Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2015"

Governo de Caculé finaliza diversas obras pela cidade

Terça / 01.09.2015

Por Tayga Ribeiro

A piscina semiolímpica faz parte do Complexo Esportivo no Bairro Lagoa de Cima e está em fase final de construção

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, trabalha a todo vapor para entregar importantes obras até o fim deste ano. Alguns desses recursos são liberadas pelos governos estadual e federal e o governo municipal ainda utiliza recursos próprios para complementação dos valores.

As obras beneficiam a sede do município e diversas comunidades rurais com melhoria no acesso dos produtores rurais, aquisição de espaços para lazer e pratica esportiva, além de melhores estruturas físicas que garantem um bom atendimento aos usuários dos serviços de saúde. Confira as obras que estão sendo finalizadas.

ESPORTE E LAZER - Além da cobertura das quadras poliesportivas dos colégios municipais Professor Eleutério Tavares e Professor Vespasiano Filho, a construção de uma quadra coberta, em fase final de construção, é motivo de alegria para os moradores da Comunidade de Água Branca. Outra obra que permitirá diversão, lazer e incentivo a pratica de esportes e que, como a quadra, já está em fase final, será a entrega de uma piscina semiolímpica, parte do Complexo Esportivo no Bairro Lagoa de Cima.

GUIAS, CALÇADAS E ESTACIONAMENTOS - Está sendo concluída a etapa de construção de guias, calçada e estacionamentos, utilizando recursos municipais, da nova rua aberta ligando o Centro ao Bairro São Cristóvão, facilitando o acesso dos moradores e eliminando o barro e os buracos em épocas de chuva.

USFs E POSTOS DE SAÚDE - Após a entrega da reforma das Unidades de Saúde da Família Dr. Filinto Alves Brito, no bairro Lagoa das Pedras, Drª. Dolores Oliveira Silva, no bairro Senhor do Bonfim, Esther Silveira Souza Britto, Centro, e Senhora Santana, na Comunidade de Água Branca, obras realizadas com recursos federal e municipal, chegou a vez dos moradores do Bairro da Estação comemorarem a reforma da USF Adelina Ferreira, com aquisição de materiais de primeira qualidade e arquitetura moderna que se aproxima da fase final.

Os moradores das comunidades de Tamburil, Mandacaru, Carneiros, Jatobá, Tapera, São Domingos e Araçás também têm motivo para comemorar com a entrega dos Postos de Saúde Satélites que trazem mais comodidade em um ambiente adequado para o acolhimento dos usuários.

ESTRADAS VICINAIS - O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, já recuperou diversas estradas vicinais da zona rural do município, melhorando o escoamento da produção agrícola e ainda tendo como outra importante função, garantir a segurança aos usuários do transporte escolar.

Através de recursos municipais, o governo municipal está enlarguecendo, roçando e cascalhando as estradas. Diversas vias de acesso já foram recuperadas e outras estão em fase final.

Com recursos próprios, o Governo de Caculé está pavimentando a nova rua, que foi aberta e liga o Centro ao Bairro São Cristóvão

Projeto de Leitura é grande sucesso em Malhada de Pedras

Terça / 01.09.2015

Por Luís Gustavo

O projeto tem como objetivo principal estimular o hábito da leitura nas crianças

O projeto ‘O fascinante mundo da leitura: é lendo que se aprende’, é desenvolvido pela Escola Municipal Raio de Sol, em Malhada de Pedras, com apoio da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal. O projeto tem como objetivo principal estimular o hábito da leitura nas crianças, partindo do princípio de que quem ler absorve mais cultura e informações e desenvolve melhor a parte intelectual.

Para estimular o hábito, a escola usa diversos gêneros literários, a exemplo de poesias, história em quadrinhos, contos, literatura folclórica, fábulas e notícias. Os trabalhos são realizados seguindo um cronograma, que é elaborado no início de cada ano letivo e repassado a cada turma participante. A culminância dos projetos ocorre em datas previamente estabelecidas e contribuem para o enriquecimento de eventos culturais do município, com a realização de apresentações teatrais e de dança.

Cada aluno ainda tem uma ‘pastinha literária’, tendo o acesso facilitado a livros. Ao final da leitura de cada obra, os professores realizam ‘rodas literárias’, durante as quais os alunos têm a oportunidade de comentar o livro lido. Para a equipe de coordenação da escola, estes momentos são importantes, porque ao comentar os livros lidos, as crianças exercitam a comunicação e isto contribui para a perda da timidez e da insegurança para falar em público.

Ao final da leitura de cada obra, os professores realizam ‘rodas literárias’

Tucanos de Rio de Contas de olho nas eleições de 2016

Terça / 01.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Advogado Vinícius Costa entre os deputados tucanos João Gualberto (federal) e Sandro Régis (estadual)

Desde que assumiu a presidência do Diretório do PSDB, em Rio de Contas, o advogado Vinícius Costa, ao lado do farmacêutico Alan Guimarães e do médico Thiago Reis têm buscado unificar as oposições. Eles defendem o lançamento de candidato próprio e buscam o apoio dos demais partidos de oposição a este projeto. Neste sentido, já abriram o processo de filiação em todo o município. Na presidência da sigla tucana, Vinícius Costa diz que ‘o PSDB buscará uma nova forma de fazer política em Rio de Contas, priorizando ouvir as demandas da coletividade em detrimento dos benefícios pessoais. Vamos focar as atuações na busca do incremento da atividade turística como fonte de geração de renda e de emprego, bem como na discussão de uma política de revitalização do patrimônio arquitetônico e defesa ao meio ambiente’, ressalta o presidente. Com informações do site Política Livre.

3º Show de Calouros do CAPS e 5º Festival de Música foram realizados em Igaporã

Terça / 01.09.2015

Por Samuel Gonçalves

A meta principal deste evento é valorizar o processo de expressão individual e grupal, fazendo conexões com as localidades e a identidade cultural

No último sábado (29), foram realizados em Igaporã o 3º Show de Calouros do CAPS e 5º Festival de Música. Os eventos, que têm como objetivo valorizar os artistas da terra, dando visibilidade aos talentos existentes, é uma realização da Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do CAPS.

A meta principal deste evento é valorizar o processo de expressão individual e grupal, fazendo conexões com as localidades e a identidade cultural do município, permitindo aos participantes, o envolvimento com vários contextos culturais e históricos que se dão através da música.

Os finalistas receberam prêmios que foram distribuídos nas categorias: Categoria Infantil (04 aos 12 anos) - 1º Lugar – Amanda Rieri Martins Brito, 2º Lugar – Marana Neves Fogaça; Categoria Juvenil (13 aos 17 anos) - 1º Lugar – Irânia Fernandes, 2º Lugar – Samira Silva Lima; Categoria Adulta (18 anos acima) - 1° Lugar – Abigail, 2º Lugar – Talita; Categoria Profissional - 1° Lugar – Aline de carvalho Pereira, 2° Lugar – Thaisa, 3° Lugar – Júlio Morais da Silva, 4º Lugar – Cristiana.

Os finalistas receberam prêmios que foram distribuídos nas categorias Infantil (04 aos 12 anos), Juvenil (13 aos 17), Adulta (18 acima) e Profissional

Governo de Caetité realizou com sucesso a 1ª Semana do Bebê

Terça / 01.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Foram atendidas aproximadamente mil pessoas, com foco no público alvo formado por gestantes, mães e crianças de até 6 anos

O Município de Caetité, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, realizaram entre os dias 24 e 28 de agosto a 1ª Semana do Bebê. O evento é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda municipal.

Na segunda-feira (24), foi realizada a abertura oficial do evento na Casa as Gestante. Na oportunidade o Prefeito José Barreira falou sobre a importância da Semana do Bebê. “Muito mais que uma condicionante para que Caetité conquiste novamente o Selo Unicef Município Aprovado 2013/2016, nessa semana nós vamos intensificar ações que já vem sendo realizadas no município. Nós iremos fazer uma avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece às crianças na sua primeira infância e, com essa avaliação, poder melhorar os serviços. Porque é nesse sentido que nós trabalhamos: tornar Caetité um município ainda melhor para se viver”, declarou o prefeito.

Durante a semana, profissionais de diversas áreas de atuação – Médicos, Enfermeiras, Dentistas e Auxiliares, Fisioterapeutas, profissionais de Educação Física e Psicólogos – realizaram em todas as Unidades de Saúde do Município palestras educativas voltadas para hábitos de vida saudáveis, rodas de conversa, dinâmicas, teatro de fantoche, escovação monitorada pelo técnico de saúde bucal, brincadeiras, dentre outras atividades.

“Os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por esse motivo, é muito importante que os municípios desenvolvam políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizem as famílias e a comunidade e assegurem uma vida melhor para meninos e meninas”, informou a Secretária de Saúde do município Cynthia Lopes. Foram realizadas atividades socioeducativas e de lazer com os seguintes objetivos: Garantir o direito ao pleno desenvolvimento; Contribuir com o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, e afetivas; Orientar mães e cuidadores sobre a importância de hábitos de vida saudáveis; Orientar as crianças e as mães sobre hábitos de higiene corporal com ênfase em higiene bucal; Proporcionar interação social entre os participantes durante o evento.

A Semana do Bebê teve seu encerramento no dia 28 de agosto, com uma palestra com as médicas Dra. Natália e Dra. Talita Naiara sobre diarreia, pneumonia e desidratação infantil.

A abertura oficial contou com a presença do Prefeito José Barreira, que destacou a importância da realização da Semana do Bebê

Bêda vence a terceira partida e fatura Campeonato Brumadense de Futsal

Terça / 01.09.2015

Por Luís Gustavo

A equipe de Bêda Auto Elétrica mostrou muita superioridade na segunda etapa do jogo e faturou o título inédito da competição

Na última sexta-feira (28), o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro recebeu um grande público, estimado em 2.200 pessoas, que foram conferir de perto a terceira e decisiva partida da final do Campeonato Brumadense de Futsal. Esta partida foi necessária porque o Feirense venceu a primeira e a equipe de Bêda Auto Elétrica venceu a segunda.

A terceira e decisiva partida teve todos os ingredientes de uma grande final, com muitos gols, viradas de placar, torcidas organizadas e muita emoção. A equipe de Bêda Auto Elétrica foi quem inaugurou o placar, mas a equipe do Feirense mostrou muita superação e terminou o primeiro tempo em vantagem, com o placar de 3 a 2 em seu favor. No segundo tempo, no entanto, a equipe de Bêda Auto Elétrica foi ofensiva, marcou sob pressão e não deu espaço para a equipe do Feirense. Ao final da partida, o placar de 6 a 3 não deixou dúvidas sobre a superioridade da equipe campeã, que faturou pela primeira vez o título do Campeonato Brumadense de Futsal.

O Prefeito Aguiberto Lima Dias, ao lado do Secretário de Esportes Miguel Lima Dias e do Deputado Estadual Vitor Bonfim realizaram a entrega das premiações para as equipes campeã e vice-campeã, além dos prêmios para os destaque individuais da competição.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

O prefeito Aguiberto Lima Dias prestigiou a final e participou da solenidade de premiação das equipes e dos destaques individuais