Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2015"

Jogos Escolares e OLIMPEJA serão realizados em Caetité

Quinta / 03.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Evento contribui para formação do cidadão participativo e consciente

Nos dias 10 e 11 de setembro, serão realizados em Caetité: os Jogos Escolares de Rede Municipal (JERMEC), durante o dia; e o campeonato esportivo da Educação de Jovens e Adultos (OLIMPEJA), durante a noite. Os jogos, realizados pela Prefeitura de Caetité, através da Secretária Municipal de Educação, são uma oportunidade para os alunos da rede municipal de ensino desenvolver e elevar sua autoestima, por meio da prática esportiva escolar.

Os eventos acontecerão no Ginásio de Esportes Professor Hélio Negreiros, no Estádio Municipal Paulo Souto, CETEP e Praça da Feira Velha. E modalidades disputadas serão: vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol, atletismo, jogos pré-desportivos (corferbol, hand boliche, futebol de mãos dadas, câmbio, baleado e mini atletismo) e jogos de mesa (xadrez e dama). Dessa forma, o evento pretende democratizar a prática das atividades físicas nos alunos de ensino fundamental da rede pública municipal, oportunizando o desenvolvimento contínuo de modalidades esportivas e contribuindo para a formação integral do aluno.

Para a Secretária de Educação, Rosemária Joazeiro, os jogos são um espaço de desenvolvimento social dos alunos. “Esse é um momento muito importante para os alunos do nosso município. Pois os jogos promovem ações através da prática esportiva escolar, que visam garantir ao educando o melhor desenvolvimento de suas qualidades na diversidade cultural, lazer e de saúde, contribuindo para formação do cidadão participativo e consciente”, informou a Secretária.

Missa em Ação de Graças marca início das comemorações pelos 55 anos de Igaporã

Quinta / 03.09.2015

Por Samuel Gonçalves

Autoridades marcaram presença na celebração, a exemplo da Prefeita Rosana Cotrim, vereadores, secretários e funcionários da administração municipal

Na manhã desta terça-feira (1º), marcando o início das comemorações pelos 55 anos de emancipação política de Igaporã, foi realizada uma Missa em Ação de Graças, que contou com grande participação popular e foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento. Funcionários e população participaram da celebração ministrada pelo Padre Paulo Henrique, que em sua homilia enfatizou sobre os avanços e desafios vividos pelo município nos dias atuais. Padre Paulo lembrou ainda as origens do município, que iniciou com a construção da igreja matriz.

Autoridades também marcaram presença na celebração, a exemplo da Prefeita Rosana Cotrim, o Vereador Elpídio Alves Sobrinho, o Presidente da Câmara Marlúcio Seixas, o Diretor de Infraestrutura e Obras Celso Fagundes, o Diretor do SAAE Jurandy Júnior, a Secretária de Cultura e Turismo Daiana Oliveira, a ex-prefeita Olga Laranjeira Bastos, e o ex-prefeito Dr. Dalmar Fagundes de Azevedo.

Na celebração a Prefeita Rosana Cotrim enfatizou sobre sua dedicação a frente da Administração Municipal. “Quis o destino que eu estivesse á frente desse sonho de progresso e prosperidade desejado pelo o nosso povo, e estamos lutando todos os dias, trabalhando todas as horas, na realização das obras, das benfeitorias e das ações que resultam em melhores condições de vida para todos. Parabéns Igaporã pelos seus 55 anos de Emancipação Política, estamos trabalhando para fazê-la cada vez melhor.” Afirmou.

A Missa em Ação de Graças contou com grande participação popular e foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento

Estudo desvenda como veneno de vespa brasileira mata célula de câncer

Quinta / 03.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Vespa Polybia paulista tem veneno que contém toxina anticancerígena (Foto: Mario Palma/Unesp)

A ciência já conhecia as propriedades anticancerígenas do veneno da vespa brasileira Polybia paulista, que se mostrou eficaz em coibir a proliferação de células de câncer de próstata e bexiga, bem como de leucemia. O que não se sabia era como a toxina presente no veneno conseguia atacar seletivamente determinadas células de câncer, deixando intactas as células normais.

Uma pesquisa desenvolvida a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriu o mecanismo de ação da toxina, abrindo o caminho para o desenvolvimento de uma nova classe de drogas para tratamento de câncer. Os resultados foram publicados na revista científica “Biophysical Journal” nesta terça-feira (1º).

Nas células cancerígenas, existem dois tipos de lipídios que ficam do lado de fora da membrana das células. Em células normais, esses lipídios ficam localizados do lado de dentro da membrana. O que a toxina MP1 faz é interagir com esses lipídios que por acaso só estão "acessíveis" nas células cancerígenas. O resultado dessa interação é a formação de “buracos” na membrana da célula cancerígena, mecanismo que acaba levando à morte das células.

Os pesquisadores puderam testar esse mecanismo de ação em modelos de membranas criadas em laboratório, que continham esses tipos de lipídio. A exposição dessa membrana à ação da toxina MP1, do veneno da vespa, revelou à formação de poros que, em uma célula de verdade, levaria à sua morte. Segundo os autores, a toxina tem o potencial para ser um tratamento seguro contra câncer, mas mais pesquisas são necessárias para desenvolver um medicamento. Fonte: globo.com.

Dom Basílio: Sindicato e Prefeitura retomam negociações e greve é suspensa

Quinta / 03.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Assembleia Extraordinária foi realizada ontem (02)

Nesta quarta-feira (02), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dom Basílio (SINDSERV-DB) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir as propostas apresentadas pelo município, a mobilização dos servidores e votar a paralisação por tempo indeterminado.

Através dos Ofícios N.º 136/2015 e 137/2015, o poder executivo municipal apresentou as seguintes propostas: aumento para 15% na gratificação de Atividade Complementar; criação de gratificação de 5% para professores de classes multisseriadas; criação do adicional por estímulo de classe, com variação de 3 a 10%, conforme comprovação dos cursos através de certificados e carga horária; aumento de 17% na mudança de nível I para II; aumento de 22% na mudança de nível I para III; criação da gratificação por deslocamento que varia de 3% a 10%; incorporação da gratificação no salário base dos técnicos em enfermagem; e manutenção do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

Na Assembleia Extraordinária, a categoria deliberou pela aceitação das propostas contidas nos ofícios, com a ressalva de incorporação no plano de carreira todos os servidores da área da educação e definição da carga horária de 13 horas/aula semanais para o fundamental I.

A categoria deliberou ainda pela apresentação das seguintes contrapropostas: incorporação de todos os profissionais da educação no plano de carreira, cargos e salários do magistério; reajuste de 8% (oito por cento) para os servidores que recebem remuneração acima do salário mínimo mensal, retroativo a janeiro; manutenção da negociação dos panos de carreira, cargos e salários dos servidores.

Em votação, os servidores públicos deliberaram também pela suspensão do movimento grevista, mas deixou em aberto a possibilidade de retornar ao estado de greve, caso as negociações não continuem.

Os servidores públicos deliberaram pela suspensão do movimento grevista

Governador Rui Costa determina maior combate ao crime

Quinta / 03.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Rui Costa destacou ainda que está reforçando o contingente de policiais (FOTO: MATEUS PEREIRA / GOVBA)

Esta semana o governador Rui Costa determinou que o Estado deve ampliar o uso da força contra a criminalidade na Bahia. A explicação de como e porque Rui tomou esta decisão está no programa ‘Digaí Governador’, que já está no ar. “Até o mês de julho, e agosto deve manter isso, conseguimos reduzir, em todas as regiões do Estado, o número de homicídios, comparado com o ano de 2014. Mas, os últimos acontecimentos aqui em Salvador e em algumas cidades do interior, acenderam a luz amarela, para que nós possamos intensificar as ações de prevenção e de repressão, para não permitir que o número de homicídios cresça”, afirma o governador.

Rui Costa destacou ainda que está reforçando o contingente de policiais. “Eu convoquei dois mil aprovados no concurso da PM, e 943 aprovados no concurso da Polícia Civil. Essa turma está em treinamento, e até dezembro eles vão reforçar o contingente de policiais”. Segundo ele, os policiais também serão beneficiados, recebendo hora extra, porque o contingente de policiais é limitado.

O governador ressalta a importância da família para se evitar a criminalidade e faz um apelo aos cidadãos: “Quero pedir a você, que está me ouvindo, a polícia tem um papel que é reprimir, prender. Agora, para prevenir, só a família. Só a educação, só a cultura pode prevenir”. Rui avalia que é preciso o envolvimento de todo mundo. “É do pai, da mãe, do tio, do avô, do vizinho, do padrinho, da madrinha, do padre, do pastor, enfim, todos nós devemos colocar o valor da vida acima de tudo. [...] E, portanto, o nosso povo tem a tarefa de mudar essa realidade e transformar em esperança, em alegria, em construção de um futuro, essa meninada que está aí, para não deixar os nossos filhos e os nossos netos se perderem”.

Prefeito de Guajeru reivindica pavimentação de ruas, abastecimento de água e Sine-Bahia

Quinta / 03.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

: O prefeito Gil Rocha, em companhia do Deputado José Raimundo, se reuniu com o Secretário Josias Gomes

O prefeito de Guajeru Gil Rocha, em companhia do deputado estadual José Raimundo, reuniu-se com o Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, oportunidade em que solicitou a construção de um sistema simplificado de abastecimento de água (SSAA), com a perfuração e instalação de poços artesianos em diversas comunidades rurais do município. “Também reivindiquei a pavimentação com paralelepípedos de várias ruas da sede de nosso município. Outra importante demanda é para a instalação de um posto do Sine-Bahia para a emissão de documentos como carteira de trabalho, carteira de identidade, e outros serviços. O prédio está sendo cedido pela Prefeitura para a Secretaria estadual do Trabalho (Setre) instalar os equipamentos e iniciar o atendimento à população”, explica o prefeito Gil Rocha. Ele destaca, ainda, que pretende instalar em Guajeru uma unidade da Farmácia da Bahia, a cargo da Bahiafarma. E dá a boa notícia de que já foi liberada a segunda e última parcela para a conclusão da obra de pavimentação de diversas outras ruas, serviço que está sendo realizado pela Conder.

Prefeito de Caetité assina amanhã (04) a Ordem de Serviço do Centro Administrativo

Quinta / 03.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é abrigar em um só ligar todos os setores da administração, facilitando a vida dos cidadãos, reduzindo custos e agilizando os processos internos

Nesta sexta-feira (04), a partir das 09h00, no Bairro Prisco Viana (antiga Escola Agrícola), o Prefeito José Barreira assina a Ordem de Serviço do Centro Administrativo de Caetité. A obra será realizada através de convênio com o Desenbahia e o objetivo é abrigar em um só ligar todos os setores da administração municipal, facilitando a vida dos cidadãos, reduzindo custos e agilizando os processos internos. ‘Caetité merece uma estrutura completa, sólida e eficaz, capaz de atender a todas as demandas relacionadas à administração e à promoção de interação com a sociedade. Com essa obra nós iremos reduzir drasticamente custos com combustíveis e aluguel de imóveis, por exemplo’, destaca o Prefeito José Barreira.

Presidente do SINDSEMB pede ações para melhorar acessibilidade na Câmara de Brumado

Quinta / 03.09.2015

Por Luís Gustavo

Deficiente físico, Edilson Costa precisou de ajuda para subir e descer as escadas que dão acesso à Tribuna Livre

Na sessão da última segunda-feira (31), da Câmara de Brumado, Edilson Costa, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (SINDSEMB) fez uso da Tribuna Livre para agradecer o apoio dos vereadores nas negociações dos Guardas Municipais com o poder executivo. No entanto, o Presidente não perdeu a oportunidade de comentar a falta de acessibilidade nas dependências do legislativo municipal. Deficiente físico, Edilson Costa precisou de ajuda para subir e descer as escadas que são o único acesso à Tribuna Livre. Ele questionou ainda a falta de demarcação de vaga para deficiente nas imediações do legislativo municipal e destacou que este problema não se restringe somente a Brumado, mas que existe em todo o país, onde os portadores de algum tipo de deficiência física enfrentam diariamente problemas para se locomover pelas vias públicas, repartições públicas e estabelecimentos privados.

Agitação Cultural: SECULT divulga Edital de Dinamização em Espaços Culturais

Quarta / 02.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Serão investidos R$ 15 milhões com recursos do Fundo de Cultura da Bahia

Apoiar propostas de dinamização cultural em espaços públicos e privados é o objetivo do Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais, que foi lançado nesta terça-feira (01), no Palácio Rio Branco, em evento que contou com a participação do governador Rui Costa, do secretário de Cultura Jorge Portugal, de autoridades e da comunidade cultural. O investimento será de R$ 15 milhões, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e contemplará ações de qualquer segmento cultural que aconteçam com frequência mínima de uma vez por mês, em um período de três a seis meses, sendo o teto de apoio por proposta de R$ 150 mil. Os projetos devem ser realizados de janeiro a julho de 2016. As inscrições contemplam pessoas físicas e jurídicas e podem ser feitas de 02 a 30 de setembro.

“A grande riqueza da Bahia é a sua gente, a sua cultura. Somos referência no país inteiro. Nós temos que dar espaço às artes e culturas, como forma de combater a violência e de gerar empregos e transformação social. Elas são alimento da alma e vetor de desenvolvimento econômico”, ressaltou o governador Rui Costa.

O conceito ampliado de espaço cultural e o investimento elevado do mecanismo de fomento na Bahia, comparado ao de outros estados, foram destaques na apresentação do secretário Jorge Portugal. “Nossa prioridade, este ano, foi pagar os valores de editais anteriores que estavam em aberto, e isso foi feito. Mas estávamos determinados a celebrar os dez anos Fundo de Cultura com novidades. Por isso, resolvemos ampliar o Edital de Dinamização de Espaços Culturais, com esse novo formato e investimento maior”, afirma Jorge Portugal.

As propostas podem ser realizadas em espaços culturais convencionais – como um teatro, um museu, um arquivo público ou biblioteca – e também em espaços que funcionam ou possuem possibilidades reais para funcionar como centros e elos de difusão, fruição, formação e produção de conteúdos artístico-culturais, com ambientes capazes de abrigar ações culturais abertas à população, como shows, espetáculos, exposições, exibições audiovisuais, realização de oficinas, dinâmicas sócio-educativas de conteúdo cultural e outras atividades afins. Dessa forma, uma praça, um salão paroquial, um terreiro ou uma aldeia também poderão ser incluídos.

SEBRAE e Prefeitura de Guanambi divulgam cronograma de cursos de capacitação

Quarta / 02.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O SEBRAE e a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Indústria e Comércio e a Sala do Empreendedor divulgaram no início desta semana o cronograma de cursos de capacitação e consultorias oferecidos para a gestão empresarial. Nos meses de setembro e outubro, diversos cursos, em sua maioria gratuitos e em variadas áreas comerciais, visam aprimorar o conhecimento dos profissionais, em semanas temáticas para os optantes MEI – Microempreendedor Individual, ME – Microempresa e EPP – Empresa de Pequeno Porte. 

MOVIMENTO COMPRE DO PEQUENO - Fazendo parte do movimento nacional “Compre do Pequeno”, realizado pelo SEBRAE, a Semana de Inovação irá oferecer de 22 à 25/09 palestras e oficinas de capacitação. Segundo Josi Viana, coordenadora local do SEBRAE, “a parceria com a prefeitura de Guanambi é salutar e visa fomentar a atualização do conhecimento e o empreendedorismo na cidade”.

Para fazer a inscrição, os interessados devem procurar o escritório do SEBRAE em Guanambi, localizado na Av. Barão do Rio Branco, nº 292, no Centro, ou ligar nos telefones (77) 3451-4557 / 9979-3978 ou na Sala do Empreendedor, localizada na Praça Jacinto Lobo, Centro, no Mercado Municipal, telefone (77) 3451-4724. A realização dos cursos também conta com o apoio da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas. 

Brumado: Diretora da APLB/Sindicato diz que município tem condição de reajustar salário dos professores

Quarta / 02.09.2015

Por Luís Gustavo

A Diretora conclamou os profissionais para se engajar nesta luta, não descartando a possibilidade de haver paralisações e greve

Na última sessão da Câmara de Brumado, a Diretora da APLB/Sindicato, Vanúsia Pereira Lôbo usou a Tribuna Livre e garantiu que o município tem condição de reajustar o salário dos profissionais do setor de educação, resgatando as perdas, mas sem comprometer o índice de pessoal. Segundo a Diretora, na última mesa de negociação com o executivo municipal, o Procurador do município, Acioli Viana teria dito que se houvesse legalidade e disponibilidade de recursos, o reajuste seria concedido. ‘Não há vitória sem luta e sem participação. A Prefeitura de Brumado tem condição de realizar este reajuste’, afirmou Vanúsia.

A Diretora conclamou ainda os profissionais da educação para se engajar nesta luta, afirmando que se for preciso a categoria vai realizar manifestações, paralisações e até mesmo uma greve. Em sua fala, Vanúsia argumentou que, em todo o país, os sindicatos e associações de classe estão sendo perseguidos e sendo alvo de perseguição por parte do poder público, tal como acontecia na época da ditadura militar.

Eleição do Conselho Tutelar: CMDCA de Caetité define regras do processo eleitoral

Quarta / 02.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

A eleição será realizada 4 de outubro, das 8h às 17h

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Caetité, e o Presidente da Comissão Eleitoral publicaram o Edital N.º 004/2015, tratando do processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar. O Edital baseou-se no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Municipal nº 559/2002 alterada pela Lei 697/2010, no EDITAL 002/2015 e com na Resolução CMDCA nº 011/2015, em consonância com a Lei Federal nº 12.696, de 25 de julho de 2012, e na Resolução nº 170 do CONANDA.

O objetivo do Edital foi: tornar público o Regimento Eleitoral que dará amparo legal a propaganda eleitoral do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Caetité; publicar a Relação dos Candidatos já habilitados ao processo eleitoral para o Conselho Tutelar de Caetité; publicar e Informar o local de votação e concentração das urnas eleitorais; definir a data do pleito eleitoral.

CLIQUE AQUI E VEJA O EDITAL NA ÍNTEGRA!

Detran e Polícia Militar firmam parceria para qualificar blitz

Quarta / 02.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O cumprimento da Lei Seca também será uma das prioridades durante as blitz (FOTOS - CARLA ORNELAS/GOVBA)

Para promover ações educativas no trânsito, fiscalizar itens de segurança obrigatórios - extintor, estepe, faróis, triângulo sinalizador, macaco hidráulico, além de reduzir os índices de crimes por meio de apreensões de armas, entorpecentes e recuperação de veículos roubados, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) firmou parceria com a Polícia Militar para capacitar parte do efetivo que atua nas blitz. Cerca de 250 policiais militares devem participar até sexta-feira (4) do curso de capacitação realizado na sede do Detran, em Salvador. A apresentação de ferramentas tecnológicas, entre elas aplicativos de celular para consultar a situação dos veículos, faz parte dos conteúdos ministrados.

Outro ponto exposto foi a recomendação que o governador Rui Costa fez à PM de colocar mais policiais nas ruas para as abordagens. Na opinião do coordenador de Operações e Serviços Extraordinários do Comando de Operações da PM, major Antônio César, “com a possibilidade de utilizar mão de obra policial em jornadas extras, temos condição de incrementar o efetivo da cidade e atuar de maneira educativa e preventiva no trânsito, que tem sido um ponto de atenção para o desenvolvimento do nosso trabalho”.

LEI SECA - O assessor especial da diretoria geral do Detran, coronel PM Alfredo Castro, afirmou que a promoção da paz no transito é um dos focos da ação. Ele informou ainda que o cumprimento da Lei Seca também será uma das prioridades durante as blitz. “Estaremos levando ações educativas para os condutores de veículo. Isso será feito por funcionários do Detran. É um diferencial. O Detran vem assumindo, quase na sua totalidade, a fiscalização e a orientação do trânsito de Salvador, região metropolitana e em todo o estado da Bahia”.

Brumado: áudio das sessões já está disponível no site oficial da Câmara

Quarta / 02.09.2015

Por Luís Gustavo

Para o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo a participação mais efetiva da população é fundamental para o trabalho dos vereadores

Desde que as sessões do legislativo brumadense deixaram de ser transmitidas via rádio, muitas tem sido as cobranças por parte dos vereadores e da população, tendo em vista que se tratava de uma importante ferramenta de divulgação dos trabalhos legislativos. Na última sessão, o Vereador Presidente Dr. Alessandro Lôbo anunciou que a Câmara abriu procedimento licitatório visando a transmissão ao vivo das sessões através do site oficial da Câmara, bem como a criação de um aplicativo para celular com este mesmo objetivo. Segundo Dr. Alessandro, esta medida não soluciona o problema, mas ameniza, porque vai permitir que as pessoas com acesso a internet ouçam as sessões ao vivo. ‘Não vamos conseguir atingir o mesmo público que tínhamos com a transmissão via rádio, mas vamos amenizar esta situação’, destacou Dr. Alessandro.

Nesta terça-feira (02), a Assessoria de Comunicação do Legislativo Municipal entrou com contato com a nossa redação para informar que os áudios das sessões da Câmara de Brumado já foram disponibilizados no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. Para o presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo a participação mais efetiva da população é fundamental para o trabalho dos vereadores, que terão o conhecimento real das maiores necessidades de cada bairro da cidade e distritos e povoados da zona rural.

PARA TER ACESSO AO ÁUDIO CLIQUE AQUI!

Brumado: Presidente da SINDSEMB agradece apoio dos vereadores

Quarta / 02.09.2015

Por Luís Gustavo

O Presidente destacou ainda que o SINDSEMB está sempre pronto para atender aos servidores públicos municipais de Brumado

Na última sessão ordinária da Câmara de Brumado, realizada na segunda-feira (31), o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (SINDSEMB), Edilson Santos Costa fez uso da Tribuna Livre para pedir o apoio dos vereadores nas negociações com o poder executivo. Na oportunidade, o Presidente aproveitou para agradecer a intercessão dos vereadores nas negociações entre os Guardas Municipais e Prefeitura, que resultou no compromisso de pagar o Adicional de Periculosidade, a partir de 2016.

O Presidente destacou ainda que o SINDSEMB está sempre pronto para atender aos servidores públicos municipais de Brumado, independente da categoria, citando como exemplo os Agentes Municipais de Trânsito, que também estão pleiteando o recebimento do Adicional de Periculosidade. Ele destacou que durante toda a negociação com os Guardas Municipais, o executivo sempre alegou que não tinha orçamento para pagar o Adicional de Periculosidade, mas ao final a verba ‘apareceu’, afirmando que os vereadores tiveram participação importante neste processo de negociação.

Edilson Costa aproveitou ainda para solicitar o apoio dos vereadores às reivindicações que estão sendo feitas pela APLB-Sindicato. Segundo ele, os professores estão contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade da educação no município, tendo em vista os últimos resultados divulgados pelo INEP e merecem, portanto, o reconhecimento por parte do executivo municipal.