Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2020"

Autorizado o início das obras do sistema de abastecimento de água de comunidades rurais de Guanambi

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A obra beneficia as Comunidades de Vargem Comprida III, Corredor, Passagem dos Brindes e Tabua Grande, que abrangem em torno de 70 famílias. (Fotos: Divulgação)

Na tarde da última sexta-feira (31), em ato restrito devido à pandemia do novo Coronavírus, o Prefeito Jairo Magalhães assinou a ordem de serviço, autorizando o início das obras do sistema de abastecimento de água das Comunidades rurais de Vargem Comprida III, Corredor, Passagem dos Brindes e Tabua Grande. Ao todo, serão cerca de 70 famílias beneficiadas.

Além do prefeito, o ato também contou com a presença de representantes das associações de moradores das comunidades e da Embasa, do deputado federal Charles Fernandes, de Najar Ribeiro, assessor da deputada estadual Ivana Bastos, do vereador Hélio Pereira (Lelé) e do radialista Super Bené.

Operação Vassoura de Bruxa prende trio especializado em roubo de motos em Ibirataia

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A operação ocorreu na segunda-feira, dia 03, após mais um roubo de moto na região de Aricangar, zona rural de Ibiritaia. (Foto: Divulgação / 9ª Coorpin)

Nesta segunda-feira (03), investigadores, das Polícias Civil de Ibirataia e de Ipiaú, realizaram a Operação Vassoura de Bruxa, resultando na prisão em flagrante de 3 indivíduos, suspeitos de assaltarem veículos na região de Aricangar, na zona rural Ibiritaia. Segundo informações da Polícia, as investigações, que já estavam em andamento por causa do histórico de roubos de moto na região, chegaram ao nome do principal autor dos roubos, “Bigode Loiro”, de 20 anos, que foi reconhecido por algumas das vítimas.

Ainda conforme a Polícia Civil, no início da manhã desta segunda-feira (03), houve mais um roubo de moto na região, por três indivíduos armados. Os policiais civis foram ao local e passaram o dia todo na região de Aricangar a procura dos criminosos em matagais e localidades de difícil acesso. Após localizaram o grupo, composto por Bigode Loiro e dois adolescentes, um de 19 e outro de 17 anos, que estava com a moto roubada pela manhã. Ao todo, a operação resultou na apreensão de 6 motocicletas, 3 aparelhos celulares, 1 revólver, calibre 32, da taurus, e 2 espingardas curta de fabricação caseira. Os envolvidos, juntamente com o material apreendido, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Ibirataia.

A operação ocorreu na segunda-feira, dia 03, após mais um roubo de moto na região de Aricangar, zona rural de Ibiritaia. (Foto: Divulgação / 9ª Coorpin)

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima quarta-feira, dia 05; confira os locais

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na próxima quarta-feira, dia 05, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nos Povoados de Alto Alegre e de Itaquaraí, nas Ruas Santa Luzia, Dom Pedro I, São João, Castro Alves, Alto Aparecida, Raposo Tavares e Duque De Caxias, na Vila Itaquarai e na Praça Castro Alves, localizadas no distrito de Itaquaraí, e nos Povoados de Samambaia, de Lagoa do Alto e de Formosa, além da Praça Bom Jesus, das Ruas Alto da Boa Vista, dos Eucaliptos e Samambaia e nas Fazendas Samambaia, Caetano, Sitio Novo, Baixa de Baraúna, Lagoa do Leite, e Lagoa do Alto, localizadas na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Rio de Contas: Vereador Vinicius Costa propõe adicional de 40% do salário para servidores municipais que estão no enfrentamento ao Coronavírus

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Caso aprovada, o PL beneficiará servidores da saúde, das barreiras sanitárias, guarda municipal e limpeza pública. (Foto: Reprodução / Patrick Cassiano / Blog Regional)

Nesta segunda-feira (03), o vereador Vinicius Costa protocolou Projeto de Lei (PL) 288/2020, que autoriza o Prefeito Municipal a conceder o adicional de 40% sobre o salário de todos os servidores municipais envolvidos na prevenção e combate ao Coronavírus. Caso o PL seja aprovado, todo servidor municipal envolvido no enfrentamento ao Coronavírus, como servidores da saúde, das barreiras sanitárias, guarda municipal e limpeza pública, deverá receber, retroativamente à data da publicação do Decreto do Estado de Calamidade Pública até o final de sua vigência, o adicional de 40% de insalubridade pública sobre o salário.

“Com o montante de recurso emergencial que o Município de Rio de Contas recebeu nos últimos meses do Governo Federal para a promoção de ações voltadas à prevenção e ao combate do Covid 19, não justifica que os servidores municipais envolvidos nesta guerra não tenham a proteção, o cuidado e o reconhecimento por parte do prefeito municipal”, explicou o parlamentar.

Fonte: Blog Regional.

Coronavírus: Governo da Bahia estabelece toque de recolher em mais 33 cidades; confira

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida foi publicada em decreto nesta terça-feira (04) e vale até o dia 11 de agosto. (Foto: Denis Tangney Jr. / iStock)

Mais 33 cidades baianas terão toque de recolher a partir desta terça-feira (04), de acordo com decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) que visam conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. Fica estabelecida a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.

Com validade até 11 de agosto, a medida passa a vigorar, das 18h às 5h, em Alagoinhas, Almadina, Barreiras, Castro Alves, Ibirataia, Itaberaba, Jaguarari, Jitaúna, Salinas da Margarida, Tucano, Uauá e Várzea da Roça. Já nos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Tapiramutá e Uibaí, a medida vale das 20h às 5h.

Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Abaíra, Guajeru e Lagoa Real têm transporte intermunicipal suspenso; total chega a 394

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado desta terça (04).

O transporte intermunicipal será suspenso nos municípios de Abaíra, Gavião, Guajeru, Itaguaçu da Bahia, Lagoa Real e Uibaí a partir de quarta-feira (05). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (04). 

• Confira no ‘leia mais’, ao final da matéria, os 394 municípios baianos com essa restrição;

Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Cravolândia, Mulungu do Morro e Rodelas, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
.

Brumado: Sesau divulga escala de funcionamento noturno das farmácias

Terça / 04.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Nesta segunda-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado, através da equipe de Vigilância Sanitária, divulgou a escala de funcionamento noturno das farmácias, durante este mês de agosto. Confira abaixo.

> ESCALA DE FUNCIONAMENTO NOTURNO DAS FÁRMACIAS DE BRUMADO NO MÊS DE AGOSTO:

1. União;
2. União/Menor Preço;
3. União /Ultra Econômica;
4. Santa Marta;
5. São Camilo;
6. São Camilo / Olhos D’água;
7. Bom Preço;
8. Central;
9. Santo Antônio (Eupério P. Canguçu);
10. Santo Antônio (Antônio M. Guimarães);
11. Bella Farma;
12. Economize +;
13. Centrofarma;
14. Aliança;
15. Pague Menos;
16. São Sebastião;
17. Meirelles;
18. Do Trabalhador;
19. Astral;
20. Drogamais;
21. São Camilo / Bom de Preço;
22. Bem estar;
23. Rosana;
24. Santa Clara;
25. Alfa;
26. Nossa Farmácia;
27. Flor de Lis;
28. São José;
29. Centenário;
30. Vitória;
31. União / Boa Saúde.

Rio de Contas: 46ª CIPM monta operação para apoiar a vigilância sanitária nas medidas de restrição de locomoção em Marcolino Moura

Segunda / 03.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Distrito de Marcolino Moura notificou 5 novos casos de Covid-19 num intervalo de 48h. O Decreto tem validade até a próxima segunda-feira, dia 10. (Foto: 46ª CIPM)

Na noite do último sábado, dia 1, a 46ª CIPM iniciou a operação de apoio às ações da Vigilância Sanitária de Rio de Contas contra a pandemia do novo Coronavírus. A ação visa atender ao cumprimento do Decreto Municipal 032/2020, que determina novas medidas temporárias de restrição de locomoção noturna, de qualquer indivíduo, das 20h às 5h, no Distrito de Marcolino Moura, que notificou 5 novos casos de Covid-19 num intervalo de 48h. O Decreto tem validade até a próxima segunda-feira, dia 10.

Guajeru: Indústria de Laticínio da Extrema recebe quase R$ 500 mil em novos equipamentos

Segunda / 03.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O projeto é fruto da parceria entre a Rede Gavião, a Prefeitura e o financiamento do Governo do Estado, através da CAR, por meio do PDRS Bahia Produtiva. (Fotos: Divulgação)

A Indústria de Laticínio da Extrema está sendo reativada. A parceria entre a Rede Gavião, a Prefeitura de Guajeru, através do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, e conta também com financiamento do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) Bahia Produtiva, que alocou um investimento de R$ 470.276,93 para adequação e qualificação da indústria, além aquisição de maquinário. Neste mês de agosto começa a 2ª fase de aquisição de equipamentos, a montagem e, em seguida, deve ser iniciada a fase de testes da Unidade, localizada na Comunidade de Extrema, zona rural de Guajeru.

O projeto é fruto da parceria entre a Rede Gavião, a Prefeitura e o financiamento do Governo do Estado, através da CAR, por meio do PDRS Bahia Produtiva. (Fotos: Divulgação)

Vitória da Conquista: PM apreende simulacro de pistola no bairro Panorama

Segunda / 03.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O suspeito e o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil, na sede do Disep de Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na última sexta-feira (31), policiais militares da CIPE Sudoeste aprenderam um simulacro de arma de fogo no bairro Panorama, em Vitória da Conquista. Segundo informações da PM, a guarnição recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria ostentando uma pistola em via pública. Os PMs se dirigiram a Rua A, onde localizaram a casa do indivíduo, que permitiu a entrada dos policiais no imóvel, após ser questionado sobre a arma, além de entregar voluntariamente o simulacro. O suspeito e o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil, na sede do Disep de Vitória da Conquista.

Brumado: funcionamento do comércio será facultativo nesta quinta (06)

Segunda / 03.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida se deve ao Feriado municipal de Bom Jesus. (Foto: Arquivo / Sertão Hoje)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado emitiu comunicado, nesta segunda-feira (03), informando que no dia 06 de agosto, que se comemora o Feriado Municipal de Bom Jesus, o comércio terá o seu funcionamento de forma facultativa.

CAIXA credita saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Segunda / 03.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

Instituído pela Medida Provisória 946/2020, o saque emergencial do FGTS pretende ajudar os trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus. (Foto: Divulgação)

Cerca de 5 milhões de trabalhadores nascidos em junho começam a receber nesta segunda-feira, 3, o crédito do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045. Serão liberados R$ 3,2 bilhões nas contas poupança digitais abertas pela Caixa Econômica Federal em nome dos beneficiários.

Instituído pela Medida Provisória 946/2020, o saque emergencial do FGTS pretende ajudar os trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus. Ao todo, o governo pretende injetar R$ 37,8 bilhões na economia, beneficiando cerca de 60 milhões de trabalhadores. O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma dos valores de todas contas ativas ou inativas com saldo no FGTS. Cada trabalhador tem direito a receber até um salário mínimo (R$ 1.045) de todas as contas ativas e inativas do fundo.

Nesta fase, o dinheiro poderá ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o pagamento de boletos (água, luz, telefone), compras com cartão de débito virtual em sites e compras com código QR (versão avançada de código de barras) em maquininhas de cartão de lojas parceiras com débito instantâneo do saldo da poupança digital.

O dinheiro só será liberado para saque ou transferência para outra conta bancária a partir de 3 de outubro, para os trabalhadores nascidos em junho. O calendário de crédito na conta poupança digital e de saques foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador. Até agora, a Caixa creditou o saque emergencial do FGTS para os trabalhadores nascidos de janeiro a maio.

Fonte: Agência Brasil.

Projeto costurando amor é retomado com a doação de 10 mil máscaras nas comunidades de Brumado

Segunda / 03.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

As máscaras serão doadas para comunidades da Vila Presidente Vargas, Campo Seco e Pedra Preta, localizadas no município de Brumado. (Foto: Reprodução / Internet)

O Costurando Amor, projeto da RHI Magnesita que no primeiro semestre deste ano realizou a confecção e doação de cerca de 50 mil máscaras em diversas cidades e estados, nos quais a companhia possui unidades, foi retomado. A nova etapa conta com a parceria do Grupo DASS (empresa com foco em soluções industriais e mercadológicas para marcas esportivas, com unidades industriais no Brasil e na Argentina), responsável pelo corte de 10 mil máscaras que estão sendo costuradas pelo projeto Costurando Amor para doação para as comunidades da Vila Presidente Vargas, Campo Seco e Pedra Preta, localizadas no município de Brumado. Além desse número, há também a confecção de 3 mil máscaras para os colaboradores da RHI Magnesita que retornarão ao trabalho presencial nas unidades nos próximos meses.

Para que a ação pudesse ser realizada, a RHI Magnesita convocou parte das costureiras integrantes do Costurando Amor. A previsão é de que a distribuição das novas máscaras ocorra a partir de setembro, por líderes comunitários que percorrerão cada localidade. “A prevenção continua sendo a melhor atitude de proteção, pois, infelizmente, ainda convivemos com o vírus e seu poder de transmissão. As participantes estão muito felizes em prosseguir com esse trabalho tão significativo para a saúde das comunidades de Brumado, porque todos entendemos tratar-se de um incentivo ao cuidado das famílias e de nossos colaboradores. É um prazer para a RHI Magnesita contribuir no combate ao vírus”, destaca Lucilla Soledade, coordenadora dos Projetos Sociais da RHI Magnesita no Brasil.

Contendas do Sincorá: PM apreende moto com restrição de furto/roubo

Segunda / 03.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

O condutor afirmou aos PMs que teria adquirido-a cerca de seis meses antes, mas ainda não havia recebido o documento. (Foto: Divulgação / PM-BA)

Na tarde da última sexta-feira (31), por volta das 16h, policiais militares apreenderam uma moto, identificada com restrição de furto/roubo na região de Contendas do Sincorá. Segundo informações da PM, a guarnição avistou um veículo suspeito e, na abordagem, identificou incompatibilidade entre a placa e o chassi do veículo identificado, com restrição de furto/roubo. Ainda de acordo com a PM, o condutor, ao ser questionado sobre a procedência da moto, afirmou que teria adquirido-a cerca de seis meses antes, mas ainda não havia recebido o documento. O indivíduo e o veículo foram apresentados à Polícia Civil, na sede da Delegacia Territorial de Brumado.

Prefeitura de Caetité entrega sistema de abastecimento para comunidades da zona rural

Domingo / 02.08.2020

Por Redação Sertão Hoje

A obra contempla a construção de extensão de rede de 8 mil metros de canos, beneficiando mais de 160 pessoas das cinco comunidades. (Fotos: Divulgação)

Na manhã desta última sexta-feira (31), a Prefeitura de Caetité entregou o sistema de abastecimento de água das Comunidades de Olho D’Água do Zabelê, Lagoa do Meio, Lagoa de Cima, Zabelê e Ilias, localizadas na zona rural. Conforme a Prefeitura, em nota, “o serviço é uma solução que contempla os moradores com água encanada, melhorando assim a qualidade de vida de todos os beneficiados”. A obra, que contou com investimento de recursos próprios do Município, contempla a construção de extensão de rede de 8 mil metros de canos, beneficiando mais de 160 pessoas das cinco comunidades. A cerimônia de entrega contou com a presença restrita de autoridades, lideranças locais e do público em razão da pandemia de coronavírus.