Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2019"

Bahia chega perto dos 15 milhões de habitantes, informa IBGE

Quarta / 28.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

O número representa um aumento de 60 mil em relação a 2018, enquanto o Brasil registrou um acréscimo de 2 milhões, totalizando 210 milhões.

A Bahia alcançou 14.821.617 de habitantes este ano, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União. O número representa um aumento de 60 mil em relação ao ano de 2018, enquanto o Brasil registrou um acréscimo de 2 milhões, totalizando 210 milhões. Três estados do Sudeste estão no topo da lista dos mais populosos. São Paulo lidera, com 45.919.049 de habitantes. Depois, vêm Minas Gerais, com 21.168.791 de habitantes; e Rio de Janeiro, com 17.264.943. A Bahia ocupa a 4ª colocação.

PT realiza coletiva de imprensa para anunciar apoio de Edmundo e Marizete à pré-candidatura de Zé Ribeiro a Prefeito de Brumado

Quarta / 28.08.2019

Por Leonardo Oliva

Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje

Na noites dessa terça-feira (27), o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou uma coletiva de imprensa para anunciar o apoio do ex-prefeito de Brumado por 3 mandatos, ex-deputado estadual e ex-vice-governador da Bahia Edmundo Pereira e da ex-deputada estadual Marizete Pereira à pré-candidatura do Vereador Zé Ribeiro a Prefeito de Brumado. Na oportunidade, o Presidente do PT de Brumado, José Luiz Ataíde disse que muitos correligionários queriam o lançamento da pré-candidatura de Edmundo Pereira a prefeito, mas que esse acabou declinando e, após uma ampla discussão com a base, chegou-se ao consenso de que o Vereador Zé Ribeiro seria o melhor nome do partido para concorrer às eleições municipais.

Respondendo a um dos questionamentos, o ex-prefeito, ex-deputado Estadual e ex-vice-governador da Bahia Edmundo Pereira explicou os motivos que o levaram a declinar os pedidos para que se lançasse pré-candidato a prefeito novamente. Segundo Edmundo, muitos correligionários o procuraram em sua residência para defender que ele seria o nome com mais força na disputa, mas que ele analisou as pesquisas e entendeu que, mesmo com vários candidatos já tendo lançado suas pré-candidaturas há alguns meses, muitos eleitores ainda estão indecisos, o que para ele evidencia que o povo quer algo novo. “O povo quer a mudança e o grande número de pessoas indecisas nas pesquisas revelam que nenhum dos candidatos que constam na pesquisa são vistos pela população como esse ‘algo novo’. Não estou com isso querendo desmerecer nenhum dos nomes que constam na pesquisa, dentre os quais eu me incluo, mas apenas dizendo que o povo quer a mudança, quer algo novo e para mim o Vereador Zé Ribeiro é quem tem melhores condições de vencer a disputa”, afirmou.

A ex-deputada estadual Marizete Pereira também respondeu a um questionamento sobre porque não havia optado por se lançar pré-candidata, afirmando que já enfrentou essa disputa em duas oportunidades e é muito grata ao povo de Brumado pelos votos de confiança recebidos, mas ratificou as palavras de Edmundo Pereira afirmando que o povo quer a mudança. Para ela, o povo de Brumado quer o fim de um modelo de uma gestão totalmente desconectada dos anseios populares, cujas políticas públicas são decididas nos gabinetes, sem nenhuma participação popular.

Sobre a criação de uma frente única de oposição, o Presidente do Diretório Municipal do PT, José Luiz Ataíde afirmou que não houve nenhuma reunião formal, mas que eles já procuraram alguns pré-candidatos e todos se mostraram abertos ao diálogo. Já o vereador e pré-candidato a prefeito Zé Ribeiro afirmou que, nesse momento, cada pré-candidato vai dar continuar se articulando para fortalecer as suas pré-candidaturas, mas quando chegar o momento da definição será preciso analisar quem tem mais condição de vencer a disputa, quem está melhor pontuado nas pesquisas, que tem a menor rejeição.

Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje

Ibitira: Dia do catequista foi comemorado na Paróquia Senhora do Carmo

Quarta / 28.08.2019

Por Maria Nunes

Fotos: Maria Nunes/Sertão Hoje

No último domingo (25), a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Ibitira, homenageou os catequistas da comunidade católica durante a missa dominical. Em sua homilia, o Padre José Rocha destacou a importância do catequista para a Igreja Católica, afirmando que o ‘catequista é um sustento da Igreja, uma das bases principais, que erguem a Igreja’. Após a celebração, os catequistas foram convidados para participar de um jantar na Casa Paroquial, ocasião em que todos se uniram para fazer uma surpresa para a catequista Beatriz, que está esperando o seu primeiro filho e foi surpreendida com a realização de um chá de bebê. Falando na ocasião, a Coordenadora Maria Aparecida Guimarães agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os catequistas na missão de evangelizar. “Ser catequista é muito importante, é apresentar a boa nova, apaixonar-se pela vida e pelo seu ministério, saboreando o banquete da partilha e temperando com generosas pitadas do Sagrado a vida de nossa gente, é fazer com que nos reconheçamos filhos amados, participantes de uma mesma e grande família”, destacou.

A catequista mais velha no grupo, Elizabete Nunes (Dona Bezinha), também fez uso da palavra para expressar seu amor e dedicação na missão de catequizar. Ela aproveitou ainda para doar aos demais catequistas livros que recebeu em doação das Casas Paulinas, de Belo Horizonte. Dona Bezinha é a catequista mais antiga e hoje, aos 73 anos de idade, ainda tem muita disposição para partilhar os seus conhecimentos com os mais jovens. Falando ao Site Sertão Hoje, ela destacou que “ser catequista é estar em sintonia com Deus, é encontrar tempo e disposição de se colocar a serviço de Deus, é ser família e Igreja, anunciadores e reveladores do amor do Criador.  É também ser matemático prático que se divide e multiplica, dando conta de reuniões, encontros, planejamentos, estudos, ser pai, mãe, cantor, animador, diretor espiritual e tantos quantos forem necessários. Eu sou catequista com amor, graças a Deus”, afirmou Dona Bezinha.

Gelson Caires assume mandato de Vereador na Câmara de Dom Basílio

Quarta / 28.08.2019

Por Leonardo Oliva

Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje

Na quinta-feira (22), o 1º suplente da Coligação Avante Dom Basílio, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Gelson Caires assumiu o mandato de vereador, substituindo o Vereador Juvenal Francisco da Silva, que licenciou-se para tratar de assuntos pessoais pelo período de 90 dias. O pedido de afastamento foi protocolado pelo vereador Juvenal no dia 12 de agosto e aprovado por unanimidade, em plenário, na sessão ordinária realizada no dia 15. Com isso, o Presidente da Câmara João Marcos Oliveira (Marcão) convocou o suplente Gelson Caires para tomar posse do cargo, em solenidade que foi realizada na sede do legislativo municipal, na quinta-feira (22), pouco antes da sessão ordinária. Na primeira sessão que participou, o Vereador Gelson Caires afirmou que o seu objetivo é fazer um debate salutar dos problemas do município, enfatizando ter ciência de que os poderes executivo e legislativo são independentes, mas que podem e devem atuar de forma harmônica, visando sempre o desenvolvimento do município. Todos os vereadores que compõe o legislativo municipal deram as boas-vindas ao recém empossado, ressaltando que o fato dele já ter exercido o mandato de vereador em outras legislaturas vai contribuir ainda mais para o enriquecimento dos debates no âmbito do legislativo municipal.

Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta quinta-feira (29)

Quarta / 28.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que nesta quinta-feira, dia 29, haverá um desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 13h, nas Fazendas Baraúnas, Água Boa e Boa Sorte, localizadas na estrada Brumado-Umburanas, na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Promotorias de Justiça no interior da Bahia são reorganizadas; confira

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

As Promotorias de Justiça de Brumado e Simões Filho foram elevadas para Entrância Final e mais 8 municípios tiveram suas promotorias elevadas a Entrância intermediária.

As leis estaduais 14.110 e 14.111/2019 foram sancionadas pelo governador Rui Costa e publicadas na edição do último sábado, dia 24, do Diário Oficial do Estado. A primeira lei extingue Promotorias de Justiça desativadas, transforma cargos provenientes das desativações, reclassifica entrâncias e cria novas Promotorias de Entrância Intermediária e de entrância final, e a segunda transforma cargos de promotor de Justiça vinculados a Promotorias de Justiça Especializada em Combate à Sonegação Fiscal, de âmbito regional, em seis novas Promotorias de Justiça de entrância final.

Com as leis, as Promotorias de Justiça de Brumado e Simões Filho foram elevadas para Entrância Final e as de Capim Grosso, Inhambupe, Irará, Mucuri, Mundo Novo, Paramirim, São Gonçalo dos Campos e Tucano para Entrância Intermediária. Além disso, 33 cargos de promotor de Justiça de Entrância Inicial foram transformados em 15 cargos de promotor de Justiça de Entrância Intermediária e 14 cargos de promotor de Justiça de Entrância Final, e criados 1 cargo de promotor de Justiça de Entrância Inicial e 7 cargos de promotor de Justiça de Entrância Intermediária.
 

Brumado: UBS do Bairro São Jorge será inaugurada nesta sexta-feira, dia 30

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a prefeitura, essa será a 20ª inauguração do ano.

A Prefeitura de Brumado anunciou, nesta terça-feira (27), a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Franciole Lima Alves Teixeira, localizada no bairro São Jorge. A cerimônia acontecerá na sexta-feira, dia 30, às 18h30, e contará com a presença do prefeito Eduardo Vasconcelos, de secretários municipais, vereadores, profissionais da área de saúde e demais autoridades.

Feira Cidadã atende cerca de 10 mil pessoas em Caetité

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi organizado pelos governos municipal e estadual com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia. (Fotos: Divulgação)

Os Governos Municipal e Estadual, juntamente com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), estão promovendo a Feira Cidadã desde a quinta-feira passada, dia 22, no Ginásio de Esportes de Caetité. O evento, que termina nesta quarta (28), oferece consultas médicas em diversas especialidades, exames de mamografia, ultrassonografia, raio-x, tratamento de canal, além de aferição de pressão e medição de glicemia; emissão de RG, CPF e outros documentos foram oferecidos gratuitamente à população de Caetité e região. A feira contou ainda com brinquedoteca e espaço de beleza. “A Feira Cidadã atendeu cerca de 10 mil pessoas aqui em Caetité. E a prefeitura deu todo o suporte para a infraestrutura e logística do evento, porque nosso objetivo é atender bem a população. Agradeço a parceria do Governo do Estado, e dizer que estou muito feliz por mais essa conquista e pelas outras que virão pela frente, a exemplo da Unacon”, afirmou o prefeito Aldo Gondim.

Alguns serviços permanecem na cidade por mais tempo. A odontologia atenderá até a quarta (28), realizando restaurações, extrações, limpezas, canais, próteses e cirurgias. Os pacientes que vão realizar cirurgias eletivas já realizaram a marcação e aguardam o agendamento.

Projeto Amanhã insere jovens na Cadeia Produtiva da Piscicultura no Oeste Baiano

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

O treinamento é resultado de uma parceria entre a Codevasf e a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Palmas e Passos. (Foto: Divulgação / Codevasf)

Vinte e cinco jovens rurais do município de Serra do Ramalho (BA) foram inseridos na Cadeia Produtiva da Piscicultura no Oeste Baiano a partir de uma capacitação realizada pelo Projeto Amanhã da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O treinamento é resultado de uma parceria entre a Codevasf e a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Palmas e Passos. O curso foi ministrado pelos técnicos da Codevasf Isabel Denis, da Unidade de Desenvolvimento Territorial da companhia em Bom Jesus da Lapa, e Rodrigo Bernardes, do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura em Xique-Xique (BA).

O treinamento abordou conteúdos como piscicultura básica, noções de manejo alimentar na piscicultura, construção de viveiros e noções de legislação. Além da abordagem teórica, os jovens tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos em uma aula prática realizada em cultivos de tilápias e de tambaquis. A realização do curso atendeu a uma demanda por capacitação profissional apresentada pelo presidente da associação parceira no treinamento e teve como objetivo de incentivar o desenvolvimento da cadeia da piscicultura local.

Os jovens também tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos em uma aula prática realizada em cultivos de tilápias e de tambaquis. (Foto: Divulgação / Codevasf)

Vitória da Conquista: PM recupera objetos furtados durante o Festival de Inverno

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

A PM foi informada por meio de denúncias anônimas que um indivíduo estava com diversos objetos de origem duvidosa no bairro Patagônia. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Nesta segunda-feira (26), policiais militares da CAESG 07, da CIPE Sudoeste, recuperaram diversos objetos furtados durante os três dias do Festival de Inverno de Vitória da Conquista. Segundo informações da PM, os policiais foram informados por meio de denúncias anônimas que um indivíduo estava de posse de diversos objetos, dentre eles aparelhos celulares, de origem duvidosa no bairro Patagônia. No local indicado, um indivíduo, de iniciais “E. R. S.”, atendeu a guarnição e ao ser questionado sobre a procedência dos objetos, confessou que havia furtado mais de 30 celulares, sendo alguns deles já vendidos. Ainda conforme a PM, no interior da residência, foram encontrados diversos objetos de origem não declarada, dentre eles 4 aparelhos celulares, 2 relógios, 2 pares de tênis, 4 carteiras porta cédulas, 1 bolsa feminina, 1 aparelho de som automotivo, R$ 1.107,00 e US$ 2,00, além de 2 petecas de maconha. “E. R. S.”, que possui extensa ficha criminal por outros estados, juntamente com todo material apreendido foi apresentado à Delegacia de Polícia de Vitória da Conquista, onde o caso foi registrado.

Guajeru: Prorrogado até quinta-feira (29), o prazo de inscrição do Processo Seletivo Simplificado

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

São duas vagas para odontólogo com salário de R$ 2.600,00.

Foi prorrogado até esta quinta-feira, dia 29, o prazo para inscrições do Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Guajeru para contratação de odontólogo por tempo determinado. São duas vagas com salário de R$ 2.600,00. Os candidatos devem preencher toda documentação constante no Edital e entregá-la no ato da inscrição. O processo será realizado em etapa única, mediante avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório, e terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL (pág 09).

Mega-Sena sorteia R$ 42 milhões nesta quarta-feira (28)

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Nesta terça-feira (27), a Lotomania, Timemania, Dupla Sena e Dia de Sorte podem pagar, juntas, a quantia de R$ 9,8 milhões. Na quarta-feira (28), a Mega-Sena, acumulada, sorteia o prêmio de R$ 42 milhões, do concurso 2.183. No mesmo dia, a Loteria Federal pode pagar o valor de R$ 500 mil. Os sorteios serão realizados no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Bahia registra mais de 31 mil focos de incêndio no ano

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Bahia teve 31.877 focos de incêndio entre 1° de janeiro e esta segunda-feira (26). O número é 41,7% do registrado em 2018, que finalizou com 76.264 focos. A maioria dos registros vem da região oeste do estado. Os dados são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Focos de incêndio não são exatamente queimadas. Estas têm efeitos maiores.

PM prende mulher por estupro de vulnerável em Vitória da Conquista; vídeo do crime estava circulando no whatsapp

Terça / 27.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

Todos os envolvidos foram conduzidos à DP de Vitória da Conquista, juntamente com os responsáveis pelos menores e pelo Conselho Tutelar. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Nesta segunda-feira (26), por volta das 20h, policiais militares da guarnição CAESG 07, da CIPE Sudoeste, prenderam em flagrante uma mulher pelo crime de estupro de vulnerável no bairro Henriqueta Prates, em Vitória da Conquista. Segundo informações da PM, os policiais receberam uma denúncia anônima apontando o local onde foi gravado um vídeo que estava circulando no Whatsapp, no qual mostrava uma mulher abusando sexualmente de uma criança, enquanto outra filmava. Ainda conforme a PM, no local, a mulher do vídeo foi localizada e ao ser questionada, confessou que o vídeo havia sido gravado naquele mesmo dia, indicando os nomes de dois comparsas, sendo dois menores, um de 17 e outro de 12 anos, posteriormente localizados pela guarnição no bairro Urbis 5, próximo ao Supermercado Nossa Senhora Aparecida. Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Vitória da Conquista, juntamente com os responsáveis pelos menores e pelo Conselho Tutelar.

Fachin nega liberdade a Geddel

Segunda / 26.08.2019

Por Redação Sertão Hoje

Atualmente, o processo está em fase de revisão, a última antes do julgamento definitivo. A PGR sugeriu pena de 80 anos de prisão. (Foto: Ruy Baron / Valor / Folhapress)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin negou conceder liberdade ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), preso desde setembro de 2017 no presídio da Papuda, em Brasília, por conta das suspeitas no caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro em um apartamento em Salvador (BA) em 2017, em um desdobramento da Operação Lava Jato.

Fachin não viu ilegalidades na prisão e negou soltar ou conceder medidas cautelares, como prisão domiciliar, porque Geddel não preenche os requisitos para ficar preso em casa (idade avançada ou portador de doença grave, por exemplo). “As hipóteses taxativas de colocação do preso provisório em prisão domiciliar são previstas no art. 318 do Código de Processo Penal, sendo certo que a situação fática do requerente não se amolda a estas, cuja configuração enseja, ademais, prova idônea de sua ocorrência”, afirmou Fachin, que também ressaltou que ainda que não haja data para julgamento do ex-ministro, a ação penal tramita de forma célere, “não exsurgindo de tal cenário qualquer constrangimento ilegal decorrente do lapso temporal em que se encontra submetido preventivamente ao cárcere”.

Fonte: G1