Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2018"

Megaoperação na Chapada Diamantina captura 21 criminosos com mandado de prisão

Quinta / 23.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A quadrilha se preparava para ampliar as vendas de entorpecentes durante a Micareta de Ruy Barbosa que será realizada no próximo final de semana. (Fotos: Alberto Maraux)

Uma megaoperação das polícias Civil e Militar capturou 21 criminosos com mandado de prisão, na manhã desta terça-feira (21), em Itaberaba e região. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Djalma Barbosa Pereira e Deivid Araújo de Souza continuavam liderando a facção, mesmo custodiados no presídio de Salvador. Cerca de 200 policiais cumpriram mandados também, nas cidades de Ruy Barbosa, Ibiquera e Iaçu. A quadrilha praticava tráfico, homicídios e roubos na Chapada Diamantina e se preparava para ampliar as vendas de entorpecentes durante a Micareta de Ruy Barbosa que será realizada no próximo final de semana.

Em alguns imóveis a polícia apreendeu armas, porções de drogas, munições e documentos falsos. Participaram da megaoperação diversas equipes da Polícia Militar (CPR Chapada; Rondesp Chapada; Cipes Semiárido, Chapada e Central; 11° BPM; 29ª e 98ª CIPM) e da Polícia Civil (Depin; COE; Coorpins de Itaberaba, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Serrinha e Santo Amaro). "Excelente trabalho integrado. A polícia baiana é diferenciada por conta deste trabalho irmanado", exaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Alem de Djalma e Deivid, foram capturados Carlos Telles de Oliveira, 42 anos, Cássio dos Santos Fagundes, Alessandra Bastos Martins, Maria das Graças Fagundes Souza, Uelton Santos Neri, Marcelo Martins de Oliveira, Jucilane dos Santos Rodrigues, Antônio Carlos Santos da Silva, Isabela Miranda Andrade, Davi Gomes Cardoso, Samuel de Souza Ramos, Éldy Santos Ribeiro, Jessiane Brás dos Santos, Júlio Cézar Fagundes de Assis, Edvan Lima Alves dos Santos, Altino Simões da Cruz Júnior, Solon dos Santos Sena, Iremar Lima de Jesus e Genivaldo Andrade Silva Júnior.

Fonte: SSP-BA

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na sexta-feira (24)

Quinta / 23.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no Bairro São Francisco, em Guanambi, nesta sexta-feira (24), das 7h40 às 14h. Os seguintes locais serão afetados: Avenida Guanabara, Rua Beija Flor, Rua Luiz Teixeira Freire, Rua Úbero Pereira Donato e Travessa Deocleciano Andrade.
 

Em 3 anos, Bahia registra 41 casos de Feminicídio, aponta TJ-BA

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O levantamento foi feito pela plataforma do Sistema de Automação da Justiça (e-Saj) para compor o trabalho “O silêncio acabou”. (Foto: Divulgação TJ-BA)

No período de 2015 a 2017, a Bahia registrou 41 casos de feminicídio e 15 de tentativas de crimes contra mulheres, de acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Em sua maioria, as vítimas contabilizadas pelo órgão possuem a cor parda (61%) e de 19 a 40 anos (57%), faixa etária semelhante à média da idade dos agressores. Os dados ainda mostram que 57% dos crimes foram cometidos com arma branca e no horário da noite (39%).

O levantamento feito pelo TJ-BA, por meio da plataforma do Sistema de Automação da Justiça (e-Saj) para compor o trabalho “O silêncio acabou”, é inferior aos casos contabilizados pelo Anuário de Segurança Pública 2018, que registrou 74 casos de feminicídio somente em 2017.  O secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, defendeu que o sistema de identificação de feminicídios na Bahia é fiel ao número de ocorrências apresentados pelos estudos. Em 2017, de acordo com o anuário, 474 homicídios tiveram mulheres como vítimas, mas apenas cerca de 15% dos casos foram contabilizados como feminicídio. “Temos uma cautela maior na hora de divulgar os números de feminicídio para que a gente possa ler ocorrência por ocorrência para saber se foi feminicídio ou homicídio”, contou o secretário.

Fonte: Bahia Notícias

Ministro do STF autoriza Polícia Federal a cruzar informações de inquéritos sobre Temer

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Um dos inquéritos apura se Temer editou um decreto para beneficiar empresas. O 2º investiga um suposto acerto de um pagamento de R$ 10 milhões da Odebrecht para o MDB.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal nesta terça-feira (21) a cruzar informações dos dois inquéritos em que o presidente Michel Temer é investigado. Segundo informações do G1, a decisão permite que indícios e documentos sobre uma apuração sejam também usados na outra. Um dos inquéritos apura se Temer editou um decreto para beneficiar empresas do setor de portos. O segundo investiga um suposto acerto de um pagamento no valor de R$ 10 milhões da Odebrecht para o MDB durante jantar no Palácio do Jaburu. "Como se sabe, a jurisprudência do STF admite que elementos informativos de investigação criminal ou provas colhidas no bojo de instrução penal, ainda que sigilosos, possam ser compartilhados para fins de instruir outro processo criminal", relatou Barroso em sua decisão.

Prefeitura de Caetité entregou reforma da quadra da Praça Benjamin Teixeira Rodrigues Lima neste sábado (18)

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“O Bairro Buenos Aires é um dos maiores do nosso município e merecia uma obra desse porte”, destaca o Prefeito Aldo Gondim. (Fotos: Claudio Amaral / Direcom PMC)

O Governo de Caetité entregou, no último sábado (18), a reforma total da Quadra da Praça Benjamin Teixeira Rodrigues Lima, localizada em frente ao Colégio Municipal Manoel Lopes, no bairro Buenos Aires. Segundo a Prefeitura, foi realizada reforma de alambrados, pintura, iluminação, além de ter sido feita uma linda cobertura, para facilitar a prática de atividades físicas em dias de muito sol ou de chuva. Foi feita ainda a reforma de toda a Praça, onde fica localizada a Quadra, que foi completamente revitalizada.

A programação de entrega começou a partir das 14h com o Festival Municipal das Escolinhas de Esportes de Caetité (FEMESC), logo após, a disputa de Futsal Masculino nas categorias: Sub 10, Sub 11 e Sub 13; amistoso de Futsal Feminino entre as equipes Veneza x Gênesis; apresentações de Roda de Capoeira e Dança, além da abertura da Copa da Ladeira, com jogos entre as equipes Juventus x Planalto e Pedro Cruz x Bike.

O Prefeito Aldo Gondim destacou a importância da revitalização para o bairro e detalhou as melhorias feitas. “O Bairro Buenos Aires é um dos maiores do nosso município e merecia uma obra desse porte. A reforma englobou a instalação do telhado metálico, a revisão das instalações elétricas, o fechamento lateral com mureta e alambrado, o fechamento frontal e traseiro em alvenaria com elementos vazados, além da pintura e a demarcação da quadra. Estou bastante feliz com a entrega dessa quadra completamente reformada, além da praça que foi revitalizada, sendo ponto de integração e lazer de todos!”, comemorou Aldo Gondim.

Governo avalia emissão de carteiras de trabalho em agências dos Correios, informa Ministério do Trabalho

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O governo afirmou que a emissão continuará sendo gratuita. As taxas para entrega da carteira serão bancadas pelo próprio Ministério do Trabalho.

O Ministério do Trabalho informou, nesta terça-feira (21), que está em discussão um acordo para disponibilizar aos brasileiros o serviço de emissão de carteira de trabalho em agências dos Correios espalhadas pelo país. O objetivo do acordo seria ampliar a rede de atendimento para a população. "O acordo com os Correios tem o objetivo de permitir que todos os trabalhadores brasileiros, notadamente os que vivem nos municípios mais distantes dos grandes centros, tenham acesso ao documento", informou o ministério por meio de nota. O governo afirmou ainda que a emissão do documento continuará sendo gratuita. As taxas para entrega da carteira, de acordo com o comunicado, serão bancadas pelo próprio Ministério do Trabalho. "O ministério já decidiu, por determinação do ministro Caio Vieira de Mello, que a taxa de conveniência pela entrega do documento expedido pelos Correios será custeada pela pasta. O custo do serviço ainda está sendo avaliado", diz outro trecho do comunicado divulgado nesta terça. Atualmente, o documento pode ser expedido em toda a rede de atendimento do Ministério do Trabalho (postos do Sine, gerências regionais e superintendências do Trabalho nos estados).

Divulgada a programação do 5º Campeonato de Futebol Society de Guajeru

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Campeonato é realizado pela Prefeitura de Guajeru com o apoio da Sudesb. (Foto: Divulgação: Facebook / Gil Rocha)

O Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, divulgou em sua rede social, nesta quarta-feira (22), a programação da 5ª edição do Campeonato de Futebol Society do município. O campeonato acontece no dia 1 de setembro, começando às 16h com a concentração das delegações na Escola Prefeito Antônio Andrade. Às 17h, as delegações desfilam em direção à Praça de Esportes Luiz Cabral para a abertura oficial do Campeonato, às 18h. A programação termina às 19h com jogos amistosos. O 5º Campeonato de Futebol Society é realizado pela Prefeitura de Guajeru com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Paramirim: Polícias Civil e Militar prendem homem que ameaçou ex-companheira

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo os policiais, Valdemar Santos da Silva, de 39 anos, havia exibido a arma e ameaçado de morte sua ex-companheira no último domingo (19). (Foto: 20ª Coorpin)

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, através da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), respectivamente, nessa segunda-feira (20), prendeu em flagrante um homem por posse ilegal de arma de fogo em Paramirim. Segundo os policiais, Valdemar Santos da Silva, de 39 anos, havia exibido a arma e ameaçado de morte sua ex-companheira no último domingo (19). Ao ser efetuada a busca na residência de Valdemar, os policiais encontraram um revólver calibre 32, municiado com dois cartuchos. Valdemar foi apresentado na Delegacia de Polícia de Paramirim, onde foi autuado em flagrante pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo.

Faltam três dias para a apresentação de Rayne Almeida no Programa Raul Gil

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

No próximo sábado (25), a partir das 14h15, vai ao ar o Programa de Raul Gil no canal SBT e é grande a expectativa em toda a região para a apresentação de Rayne Almeida.

Faltam três dias para a apresentação de Rayne Almeida, de Ituaçu, no Programa Raul Gil do canal SBT. O programa vai ao ar no próximo sábado (25), a partir das 14h15, e a pequena ituaçuense vai se apresentar no quadro “Turma do Vovô Raul Gil”, sendo grande a expectativa em toda a região. A gravação foi realizada no dia 13 de agosto, nos estúdios do SBT em São Paulo. Segundo o pai Gustavo Almeida, eles fizeram a inscrição da filha e ela foi selecionada pela produção do programa. Na gravação, que vai ao ar no próximo sábado (25), Rayne Almeida cantou uma música da banda de rock Linkin Park. “Foi uma oportunidade única de representar Ituaçu e a Bahia em um dos palcos mais conhecidos da TV brasileira. No final da gravação, Rayne foi aplaudida de pé e tenho certeza que muita gente vai se orgulhar dela, dessa pequena baiana que representou muito bem o nosso estado e o município de Ituaçu”, destacou Gustavo Almeida.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR RAYNE ALMEIDA NO INSTAGRAM
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DE RAYNE ALMEIDA NO YOUTUBE

Projeto do Estado em parceria com o Google chega a mais de 300 escolas estaduais

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Os professores estão se capacitando para transmitir o conteúdo. Tudo que os alunos querem é estudar com computadores”, comentou Campos. (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Mais de 300 escolas na Bahia já foram contempladas com o projeto e-Nova Educação, lançado em abril deste ano pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Google for Education. A ação leva internet de alta velocidade e dispositivos móveis para as salas de aula de toda a rede estadual de ensino. Para verificar o andamento do projeto, o diretor do Google for Education Brasil, Alexandre Campos, está visitando esta semana Salvador e Lauro de Freitas. “Eu vim acompanhar o uso das tecnologias nas escolas que estão recebendo os Chromebooks. Os professores estão se capacitando na Ufba [Universidade Federal da Bahia] para transmitir o conteúdo em sala de aula. Tudo que os alunos querem hoje é estudar usando computadores”, comentou Campos.

Com o projeto, o conteúdo nas escolas é acessado por meio de Chromebooks, aparelho semelhante a um notebook, criado pelo Google, que funciona totalmente baseado na web. O Governo do Estado já adquiriu 14 mil unidades do produto para distribuir nas escolas. Até o fim deste ano, 500 escolas serão contempladas com os Chromebooks.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na quinta-feira (23)

Quarta / 22.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no Centro, em Guanambi, nesta quinta-feira (23), das 9h às 13h30. Os seguintes locais serão afetados: Avenida Alfarroba, Rua Paraná e Rua Ruy Barbosa.
 

Orçamento aprovado da Defensoria Pública não atenderá as necessidades, diz Adep-BA

Terça / 21.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“A deliberação traz incertezas para a Defensoria, pois propõe valores insuficientes a arcar com as despesas da Instituição", destacou João Gavazza. (Foto: Divulgação)

O orçamento aprovado, na última quinta-feira (16), pelo Conselho Superior da Defensoria Pública para o ano de 2019 de R$ 212 milhões “não atende as necessidades urgentes da instituição”, afirma a Associação de Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA). João Gacazz, presidente da Associação, destacou durante a sessão que o valor está distante de um orçamento adequado ou minimamente passível. "Foi afirmado pelo próprio defensor público-geral e sua equipe orçamentária que o valor de R$ 313 milhões seria aquele capaz a atender aos avanços previstos na legislação e projetos de lei de interesse da instituição", declarou Gavazza.

O presidente da associação ainda criticou o pouco que tempo que a instituição teve para fazer uma melhor análise da peça já que a entidade possui profissionais contratados para estudar tal proposição. "A deliberação refletiu mais uma vez um futuro de incertezas e dificuldades para a Defensoria Pública, pois propõe para 2019 valores insuficientes a arcar com as despesas da Instituição", destacou o presidente. Atualmente, a Defensoria é composta por 310 defensores, distribuídos em 29 comarcas do estado.

Fonte: Bahia Notícias

Mega-Sena pode pagar R$ 27,5 milhões nesta quarta-feira (22)

Terça / 21.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Caixa, caso apenas um ganhador leve o prêmio e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 102 mil em rendimentos mensais.

Nesta quarta-feira (22), a Mega-Sena sorteia o prêmio de R$ 27,5 milhões do concurso 2.071, que será realizado a partir das 20h no Caminhão da Sorte da CAIXA, estacionado em Itabela (BA). Segundo a Caixa, caso apenas um ganhador leve o prêmio e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 102 mil em rendimentos mensais. O valor também é suficiente para adquirir uma frota de 55 carros de luxo no valor de R$ 500 mil cada. As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Operação Offerus desarticula fraude no transporte escolar em prefeituras baianas

Terça / 21.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo investigações, um grupo de empresários, servidores municipais, gestores e ex-gestores direcionavam licitações de transporte escolar para empresas de fachada. (Foto: PF)

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta terça-feira (21), na Bahia, da Operação Offerus. O trabalho é realizado em conjunto com a Polícia Federal (PF). O objetivo é desarticular esquema de fraude em processos licitatórios e superfaturamento de recursos destinados ao Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado. A Operação consiste no cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, uma prisão preventiva e dois afastamentos provisórios de prefeitos; além da quebra de sigilo fiscal e bancário dos principais envolvidos e arresto de bens com valor acima de R$ 5 mil. O trabalho conta com a presença de 21 auditores da CGU, além da equipe policial. 

De acordo com as investigações, um grupo de pessoas, incluindo empresários, servidores municipais, gestores e ex-gestores, atuava desde 2009 no direcionamento de licitações de transporte escolar para empresas de fachada, constituídas em nome de “laranjas”. Os editais dos certames eram elaborados para afastar concorrentes, mediante a inclusão de cláusulas restritivas (idênticas, mesmo que em localidades diferentes). O esquema incluía, também, a desclassificação de outras licitantes que tentavam participar dos pregões.   As empresas vencedoras não possuíam estrutura para executar o objeto (não havia veículos para o transporte de alunos e sequer funcionários). Elas atuavam como meras intermediárias, repassando o serviço para os motoristas locais. Esses prestadores é que arcavam com todos os custos e recebiam um valor muito inferior ao da licitação. O resultado era o superfaturamento, em favor das contratadas, que chegava a mais de 100% do preço definido no edital.  O valor dos contratos envolvendo as empresas do esquema totaliza R$ 130 milhões. Apenas nos municípios de Alagoinhas e Casa Nova, o superfaturamento chega a R$ 38 milhões no período de 2009 a 2017 – as duas cidades fizeram parte da 4º edição do Programa de Fiscalização em Entes Federativos (FEF), realizado pela CGU no ano passado e cujo os relatórios encontram-se publicados no site do órgão. O montante efetivamente desviado será devidamente apurado no decorrer do inquérito.

Guajeru: Prefeito Gil Rocha solicita a 2ª parcela do Convênio de Pavimentação das ruas a CONDER

Terça / 21.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Está sendo uma rotina positiva na capital, realizando obras, conquistando benefícios, graças ao apoio de Deputados que tem destinado emendas para as melhorias

Cumprindo agenda oficial em Salvador, o Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, já visitou diversos órgãos do Governo do Estado. De acordo com uma publicação em sua rede social, Gil Rocha esteve na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), na manhã desta terça-feira (21), para solicitar a liberação da 2ª Parcela do Convênio de pavimentação das ruas da cidade e efetuar a entrega da Prestação de Contas da 1ª parcela. A obra é fruto de emenda parlamentar dos Deputados Estaduais Vitor Bonfim e Zé Raimundo Lula da Silva com o apoio do Deputado Federal Waldenor Pereira. “Está sendo uma rotina positiva na capital, sempre realizando obras, conquistando novos benefícios, graças ao apoio do Deputado Estadual Vitor Bonfim, do Deputado Estadual Zé Raimundo e do nosso Deputado Federal Waldenor Pereira, que tem destinado emendas fundamentais para as melhorias em nosso município de Guajeru", declarou o Prefeito.