Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2018"

Brumado estreia com vitória no Intermunicipal de 2018

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O próximo compromisso da Seleção Brumadense será contra a equipe de Luís Eduardo Magalhães. (Foto: Ascom Brumado)

A Seleção Brumadense de Futebol iniciou o Campeonato Intermunicipal 2018 com vitória sobre a Seleção de Paratinga. Brumado abriu o placar no início do jogo com um belo gol de Zé Márcio aos 6 minutos do primeiro tempo, mas, o que parecia que seria um passeio, se tornou um jogo truncado e difícil para ambas as equipes. A rede voltou a balançar já no final do jogo com Leozinho, que fez uma bela partida, ampliando o placar para Brumado aos 46 minutos do segundo tempo. O próximo compromisso da Seleção Brumadense será contra a equipe de Luís Eduardo Magalhães.

Ficha Técnica:

Brumado 2 x 0 Paratinga 

Estádio Gilbertão, às 15h, em Brumado.

Seleção de Brumado: Rai, Tarcísio, Zé, Sandro, Clebinho, Romeu, Bimba, Bute, Sermão, Zé Márcio e Joabe. Técnico: Fezinho.

Seleção de Paratinga: Igor, Cebolinha, Lió. Sibitão, Geube, Som, Tontom, Sonzinho, Roberto, Magal e Juliano. Tecnico: Ondinha.

Caetité: 2º Seminário da Agricultura Familiar esclarece dúvidas sobre o Garantia Safra

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Houve algumas mudanças, então fizemos a parceria com o Sebrae e a BahiaTer, para que fossem tiradas as dúvidas”, explica o secretário Rosival de Almeida. (Foto: Direcom Caetité)

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Sala do Empreendedor, realizou na manhã da última sexta-feira (10), o 2º Seminário da Agricultura Familiar com o tema “Garantia Safra e Políticas Públicas”, com o objetivo de informar os agricultores e agricultoras do município sobre o programa. Segundo a Prefeitura, centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes no evento realizado no auditório da Rádio Educadora e acompanharam as palestras sobre a temática do encontro. Inicialmente, o Gerente da Agência do INSS em Caetité, Mário Rebouças, explicou sobre os benefícios, direitos e garantias assegurados ao trabalhador rural pela Previdência Social. Em seguida, o técnico da BahiaTer, Fábio Silveira, explicou e esclareceu todas as dúvidas sobre o Garantia Safra. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosival de Almeida, o evento teve o objetivo de orientar os produtores rurais. “Houve algumas mudanças no Garantia Safra e isso gera dúvidas, então fizemos a parceria com o Sebrae e a BahiaTer, para que fossem tiradas essas dúvidas. A partir de agora começamos as inscrições, e lembramos que o prefeito já assinou o termo de adesão junto ao Governo da Bahia e Caetité terá uma cota de 3 mil cadastrados no programa”, ressaltou o secretário.

O Garantia-Safra é uma política que disponibiliza renda mínima para agricultores familiares, que vivem na área da SUDENE, principalmente do Semiárido Brasileiro, em caso de perda de pelo menos 50% da produção, por motivo de seca ou excesso de chuva. Os recursos arrecadados do Governo Federal (40%), Governo Estadual (12%), Municípios (6%) e dos Agricultores (2%) compõem o Fundo Garantia-Safra que, após comprovação de perdas, paga o valor de R$ 850,00, em 05 parcelas para cada família que fez a adesão. Podem participar os agricultores familiares que plantam entre 0,6 a 05 hectares de feijão, arroz, milho, mandioca e algodão e tenham renda bruta familiar mensal de até 1 salário mínimo e meio. Para se inscrever são necessários: o RG e CPF, se for casado RG e CPF do cônjuge e certidão de casamento; DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf); Folha V7 do Bolsa Família. As inscrições são realizadas na Sede da BahiaTer, localizada na Praça da Feira Velha, das 8h às 12h e 14h às 17h, até o final de setembro.

Empresários chineses sobrevoam mina e Ferrovia Oeste-Leste em Caetité

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O governador Rui Costa se reunirá com os executivos das companhias chinesas para discussão dos resultados dos projetos da mina, Porto Sul e FIOL. (Foto: Divulgação)

Representantes do governo do Estado, da Bahia Mineração (BAMIN), da ERG – acionista da BAMIN – e empresários chineses sobrevoaram, neste domingo (12), a mina de minério de ferro localizada na região de Caetité e trechos da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL). As empresas da China, a BAMIN e a ERG vão trabalhar em conjunto para desenvolver os projetos da FIOL, mina de ferro e Porto Sul. "O objetivo dessa visita é continuar fortalecendo a parceira dos projetos da FIOL, Porto Sul e mina de ferro. O presidente da companhia chinesa CREC e suas subsidiárias veio conferir de perto o projeto que vai contribuir para o desenvolvimento da Bahia", afirmou o coordenador executivo da Casa Civil, José Carlos. Nesta segunda-feira (13), o governador Rui Costa se reunirá com os executivos das companhias chinesas para discussão dos resultados dos projetos da mina, Porto Sul e FIOL. Além dos chineses, participam da reunião o presidente da BAMIN e o chefe regional da ERG.

Fonte: Bahia Notícias

Polícia baiana apreende 17,5 toneladas de drogas em pouco mais de 7 meses

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Em 2017, o número total foi de 16 toneladas. As maiores apreensões de maconha ocorreram em plantações, nos meses de março. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

Em pouco mais de sete meses foi apreendido mais drogas do que em todo ano de 2017 pela polícia baiana. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), entre janeiro e o início de agosto, cerca de 17,5 toneladas de entorpecentes foram encontradas na Bahia. Em 2017, o número total foi de 16 toneladas. As maiores apreensões de maconha ocorreram em plantações, nos meses de março. A CIPE Semiárido localizou 10 toneladas em Xique-Xique, no centro norte. Em maio com a COE foi achado 1,5 tonelada em Esplanada, no agreste, e em junho, em Canarana, também no centro norte, onde equipes da Rondesp Chapada e da Delegacia Territorial encontraram 1,5 tonelada. Além dos plantios, em Feira de Santana, no dia 4 de julho, 350 kg de maconha prensada foram retirados das ruas pela DTE.

Fonte: SSP-BA

As maiores apreensões de maconha ocorreram em plantações. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

PM encontra drogas debaixo de sofá em casa no centro de Barra da Estiva

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

No local, os policiais realizaram as buscas e encontraram debaixo do sofá 16 papelotes e 3 trouxinhas de maconha. (Foto: Divulgação PM)

Na manhã do domingo (12), equipes do Departamento de Polícia Militar (DPM) de Barra da Estiva e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste apreenderam papelotes de maconha em casa no centro de Barra da Estiva. Segundo os militares, após receberem informações sobre um movimento suspeito em uma residência, as guarnições se deslocaram ao local e mantiveram contato com os moradores da casa, que autorizaram a entrada. No local, os policiais realizaram as buscas e encontraram debaixo do sofá 16 papelotes e 3 trouxinhas de maconha. Elias Silva do Nascimento, 21 anos, e Valmir Lima da Silva Neto, 27 anos, foram conduzidos e apresentados a Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.

Brumado: Subcomandante da 34ª CIPM conclui Curso de Gestão de Excelência da PM-BA

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

As atividades do curso foram realizadas no 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, em Vitória da Conquista, nos dias 09 e 10 de agosto. (Foto: 34ª CIPM)

O Subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado, o Capitão PM Valmari Santos Nogueira Júnior, concluiu o Curso de Gestão de Excelência da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). O objetivo é preparar gestores para direcionar organizações com excelência em desempenho profissional, melhorando resultados por intermédio de processos gerenciais, práticas e padrões de qualidade. As atividades do curso foram realizadas nas instalações do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Vitória da Conquista, nos dias 09 e 10 de agosto, tendo exigido do oficial dedicação, empenho e alto grau de comprometimento profissional.

Campanha “Fila Zero de Córneas”: Primeira Captação de Córneas é realizada em Brumado

Segunda / 13.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

O procedimento foi autorizado pelos familiares do doador com assinatura de documentação necessária ao procedimento. (Foto: Ascom Brumado)

Uma parceria firmada entre o Banco de Olhos da Bahia, a Central de Transplantes da Bahia, o Hospital de Olhos de Conquista e o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto oportunizou a primeira captação de córneas em Brumado na tarde da última sexta-feira (10). De acordo com a assessoria da Prefeitura, desde 2014, as instituições vêm se preparando com treinamento de profissionais, ajuste de fluxos e estruturação de serviços para viabilizar esse tipo de procedimento, alcançando agora a implementação desse avanço para a saúde. O procedimento foi autorizado pelos familiares do doador com assinatura de documentação necessária ao procedimento. Foram coletadas as córneas pelos enfermeiros Daniela Queiroz e Luã Lima e enviadas ao Banco de Olhos da Bahia, em Salvador, que seguirá com o preparo das córneas para doação à duas pessoas da fila de espera. A parceria faz parte da Campanha “Fila Zero de Córneas”, que tem o objetivo de zerar as filas para espera de córneas até o final de 2019.

Divulgada a programação da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em Caetité

Domingo / 12.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A população alvo dessa campanha são crianças de 01 ano até 04 anos, 11 meses e 29 dias. (Foto: Direcom Caetité)

A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité divulgou, nesta sexta-feira (10), o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo para o município. A população alvo dessa campanha são crianças de 01 ano até 04 anos, 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% da cobertura vacinal contra a poliomielite e sarampo. Segundo a Secretaria, a estratégia tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a pólio, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de 5 anos contra sarampo e rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país. Confira abaixo os dias, horários e localidades de vacinação no Município de Caetité:
 

Prefeitura de Caetité convoca população para audiência pública de elaboração da Lei Orçamentária Anual

Sábado / 11.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A LOA é o orçamento anual propriamente dito. Todos os gastos da prefeitura para o próximo ano são previstos em detalhe na Lei. (Foto: Divulgação Direcom Caetité)

A Prefeitura de Caetité emitiu um comunicado, nesta sexta-feira (10), em seu site oficial (caetite.ba.gov.br) convidando “a população em geral, associações, sindicatos e demais entidades representativas para participar da audiência pública com vista à discussão e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2019”. Segundo a nota, a audiência ocorrerá no dia 15 de agosto, às 9h, na sala de sessões da Câmara de Vereadores de Caetité. Na oportunidade, será ouvida a comunidade quanto as suas demandas e as prioridades na execução do orçamento municipal de 2019. A LOA é o orçamento anual propriamente dito. Todos os gastos da prefeitura para o próximo ano são previstos em detalhe na Lei, dividida por temas, como saúde, educação, e obras. Prevê também quanto a prefeitura deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados.

Caixa lança site para apostas em prêmios da loteria

Sábado / 11.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Caixa acredita que essa iniciativa vai aumentar a arrecadação das loterias e os recursos que serão destinados a programas sociais. (Foto: Loterias Online)

A partir de agora, não apenas correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF) poderão apostar na Mega-Sena pela internet. Nesta sexta-feira (10), a CAIXA lançou um site que permite que qualquer adulto faça apostas online em todos os jogos: Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteca e Lotogol. A expectativa é atrair um novo público de apostadores, em especial os jovens que usam a internet para fazer transações. Assim, eles esperam que até o fim deste ano, o portal registre 3% de todas as apostas realizadas em 2018, o que equivale a R$ 457 milhões. A Caixa acredita que essa iniciativa vai aumentar a arrecadação das loterias e os recursos que serão destinados a programas sociais. Para apostar através do novo site, o apostador precisa cadastrar seu número de CPF. O valor mínimo para as apostas é de R$ 30 e o máximo de R$ 500.

CLIQUE AQUI E ACESSE

Banco de Prisões registra 16,3 mil presos na Bahia; maioria tem até 29 anos

Sábado / 11.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Dos crimes que mais levam pessoas à prisão no Brasil estão o roubo (27%), tráfico de drogas (24%) e homicídio (11%). (Foto: Nei Pinto / TJ-BA)

O Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) revela que há mais de 602 mil presos no Brasil e 16.338 na Bahia. Com o cadastro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode avaliar o perfil da população carcerária brasileira. O BNMP foi instituído como prioridade na gestão da ministra Cármen Lúcia à frente do CNJ. Até o último dia 6 de agosto, havia no país 262.983 pessoas condenadas ao regime fechado. Outros 85.681 brasileiros cumpriam pena no regime semiaberto e 6.078, no regime aberto, principalmente em instituições conhecidas como casas do albergado. Do total, 28,7% aguardam julgamento há pelo menos 180 dias.

Dos crimes que mais levam pessoas à prisão no Brasil estão o roubo (27%), tráfico de drogas (24%) e homicídio (11%). Mais da metade dos presos tem até 29 anos de idade. A maioria dos presos (30,5%) tem entre 18 e 24 anos, a segunda faixa etária mais populosa (23,39%) do sistema é a de 25 a 29 anos. Do total de presos, 1.774 são estrangeiros, sendo a maioria boliviana, seguida de paraguaios, nigerianos e colombianos. O mapeamento do CNJ se diferencia das estatísticas produzidas anteriormente por ter lastro nos processos judiciais dos presos. Cada prisão contabilizada no BNMP 2.0 atribui ao preso um Registro Judicial Individual (RJI), que vale como documento de identidade dele enquanto estiver sob custódia.

Fonte: Bahia Notícias

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado (11)

Sábado / 11.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h de sábado em qualquer lotérica do país.

Neste sábado (11), a Mega-Sena sorteia o prêmio de R$ 3 milhões do concurso 2.067, que será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da CAIXA, estacionado em Ribeirão dos Índios (SP). Segundo a CAIXA, caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 11 mil em rendimentos mensais. O valor também é suficiente para adquirir uma frota de 85 carros populares. As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) de sábado em qualquer lotérica do país.

Bancários participam do Dia do Basta em Vitória da Conquista

Sexta / 10.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Os bancos não apresentaram uma proposta que traga melhorias para os bancários e para a população, por isso fomos às ruas”, destaca Paulo Barrocas. (Foto: Ascom SBVCR)

Na manhã deste dia 10, a categoria bancária participou do Dia do Basta em Vitória da Conquista. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SBVCR), a mobilização foi construída em conjunto por sindicatos, movimentos sociais e estudantis, com o objetivo de ocupar ruas do Centro para dizer não à retirada de direitos e esclarecer à população sobre os ataques que estão acontecendo contra a classe trabalhadora. Ainda conforme o Sindicato, a manifestação faz parte de um ato nacional, convocado pelas centrais sindicais para fortalecer um movimento contrário ao desemprego, à retirada de direitos sociais e trabalhistas, às privatizações, ao aumento do gás e dos combustíveis, e aos ataques do governo Temer.

Uma pauta regional também foi elaborada pelas entidades que compõem o Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista. O documento destaca a defesa das empresas públicas, da educação e do transporte público de qualidade, e denuncia também o desrespeito do governador Rui Costa e o prefeito Herzem Gusmão para com os seus servidores. “Existe um conjunto de medidas que estão sendo tomadas municipalmente, estadualmente e nacionalmente de ataques aos direitos trabalhistas. É preciso que a classe trabalhadora esteja organizada para fazer o enfrentamento. Por isso que esse dia 10 foi convocado como o dia do basta aos ataques aos nossos direitos, basta de ataque à Previdência, basta de ataques ao serviço público”, afirmou Sérgio Barroso, presidente da Adusb. Conforme deliberado em assembleia na última quarta-feira (8), as agências da região tiveram seus atendimentos retardados como forma de protesto. “Neste momento, onde estamos na eminência de termos nossos direitos retirados pelos patrões, precisamos estar unidos e na rua para denunciar os desmandos dos bancos. É a hora também de estarmos juntos com todas as categorias, que também estão sofrendo ataques, para construirmos uma saída para os de trabalhadores”, considera Lázaro Lima, bancário do BNB. O presidente do Sindicato dos Bancários, Paulo Barrocas, ressaltou a necessidade do fortalecimento da luta nessa situação de correlação de forças com as instituições financeiras. “Estamos em Campanha Nacional contra a retirada de direitos, o arrocho salarial e a privatização das empresas públicas. Até agora os bancos não apresentaram uma proposta que traga melhorias para os bancários e para o atendimento da população, por isso fomos às ruas demonstrar que não vamos ficar calados. Nossa categoria tem uma história de lutas e vitórias, e vamos resistir para alcançar novas conquistas”, considera.

PSD homologa candidatura do ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, a deputado federal

Sexta / 10.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

“O povo da minha região está carente de representante que seja verdadeiramente da terra”, destaca Charles Fernandes. (Foto: Divulgação)

Na manhã do último sábado (04), o Partido Social Democrático (PSD) homologou o nome do ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes para deputado federal. A pré-candidatura de Fernandes foi confirmada pelo presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar. Em entrevista ao site Radar Guanambi, Charles Fernandes que é importante que a região tenha um parlamentar em Brasília que realmente seja da terra e que busque do governo federal os grandes investimentos aos municípios da região. “A homologação da minha candidatura para deputado federal é mais um passo para buscamos conquistas para nossa gente sofrida. O povo da minha região está carente de representante que seja verdadeiramente da terra. Coloco-me à disposição da região, para debater um projeto de renovação, um projeto que pense na região, mas, sobretudo, um projeto aliançado no nosso estilo de fazer política, ouvindo o povo, convivendo com o povo, com humildade, com diálogo, com muita força e determinação de servir a Bahia e minha região”, destacou Charles.

Fonte: Radar Guanambi

Vitória da Conquista: Cão da Cipe Sudoeste localiza 80 kg de drogas e armas

Sexta / 10.08.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os policiais faziam abordagens de rotina em um posto da PRF quando abordaram o carro modelo Chevy, licenciado no estado do Mato Grosso do Sul. (Foto: SSP-BA)

O cão Zeus, da raça pastor malinois, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste localizou, na manhã desta sexta-feira (10), 80 kg de drogas, armas e munições em uma ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dois criminosos foram presos em flagrante durante a operação, na BR-116. Os materiais ilícitos saíram de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), os policiais faziam abordagens de rotina em um posto da PRF, entre as cidades de Vitória da Conquista e Cândido Sales, quando abordaram o carro modelo Chevy, com placa ABF-9946, licenciado no estado do Mato Grosso do Sul. Zeus iniciou o processo de faro e detectou a presença de drogas. Os militares e federais fizeram buscas no automóvel e encontraram 60 kg de maconha, 18 kg de cocaína, 1 kg de crack, uma pistola calibre 9mm, uso restrito, com brasão da Argentina, um revólver calibre 357 e 1,4 mil munições dos calibres 9mm, 357 e 38. Carlos Eduardo de Souza Figueredo e Antônio Carlos de Arruda, ocupantes do veículo, acabaram presos em flagrante e apresentados na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista. "Importante destacar a parceria com a PRF. O cão foi indispensável para indicar a presença de drogas, mas a expertise deles em identificar veículos suspeitos garantiu a eficiência da ação ostensiva", declarou o comandante da Cipe Sudoeste, major PM Édson Mascarenhas.

Fonte: SSP-BA

Carlos Eduardo de Souza Figueredo e Antônio Carlos de Arruda, ocupantes do veículo, acabaram presos em flagrante e apresentados na DTE de Vitória da Conquista. (Fotos: SSP-BA)