Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2017"

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Aeroporto Velho

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira, dia 30/08, das 07h30 às 16h, no bairro Aeroporto Velho, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua 14; Rua 10; Rua 8; Rua 2; Rod. Anel Viário Gov. Valdir Pires; e Av. A. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: Estão abertas as inscrições para os cursos da Carreta de Panificação do SENAI

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os cursos são direcionados para pessoas a partir de 18 anos, que concluíram o ensino fundamental e são cadastradas no Programa Bolsa Família.

As inscrições para os cursos de panificação, que serão oferecidos pelo SENAI em Caetité, já estão abertas. Essa é mais uma iniciativa do Governo Participativo pela qualificação profissional do cidadão caetiteense. Serão oferecidos cursos de Produção de Salgados, Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Produção de Sequilhos, Pães Especiais de Massa Salgada e Pães Especiais de Massa Doce. Os cursos são direcionados para pessoas a partir de 18 anos, que concluíram o ensino fundamental e são cadastradas no Programa Bolsa Família. Para se inscreverem, os interessados devem se dirigir ao antigo fórum com os seguintes documentos: CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e número do NIS.

Não perca tempo, inscreva-se agora. É essa a oportunidade que você esperava para se profissionalizar. Confira os horários e datas dos cursos: Produção de Salgados –vespertino – carga horária 48 horas, de 11/09 a 26/09; Auxiliar de Confeitaria – noturno – carga horária 180 horas, de 11/09 a 21/11; Produção de Sequilhos – vespertino – carga horária 28 horas, de 27/09 a 05/10; Pães especiais (massa salgada) – vespertino - carga horária 16 horas, de 09/10 a 16/11; e Pães especiais (massa doce) – vespertino - carga horária 16 horas, de 17/10 a 20/10.

Prefeitura de Guanambi emite comunicado sobre loteamentos irregulares e clandestinos na cidade

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O comunicado foi feito através das rádios, redes sociais e site oficial, e alerta sobre os cuidados que se devem ter antes de adquirir lotes.

A Prefeitura de Guanambi, através das secretarias de Infraestrutura e da Fazenda, mediante a proliferação de loteamentos clandestinos e irregulares na zona urbana e rural da cidade, divulgou nesta segunda-feira (28), um comunicado aos cidadãos da cidade. O mesmo foi feito através das rádios, redes sociais e site oficial, e alerta sobre os cuidados que se devem ter antes de adquirir lotes. No comunicado, a Prefeitura salienta que intensificou a fiscalização e vem notificando estes empreendimentos irregulares para a tomada de providências legais.

Segundo o anunciado, o cidadão só deve adquirir terrenos de loteamentos depois de certificar-se de todas as licenças e documentação junto às secretarias municipais, estando devidamente autorizados pelo município, evitando assim, problemas futuros de ordem legal e prejuízos financeiros. Os loteamentos devem possuir projeto de desmembramento devidamente aprovado pela prefeitura, como também o seu licenciamento ambiental e o registro emitido pelo Cartório Imobiliário da Comarca de Guanambi.

Os cidadãos que queiram certificar da legalidade de loteamentos na cidade devem procurar a Secretaria Municipal de Infraestrutura, localizada na Av. Gov. Nilo Coelho, nº 1.600, através do seu Departamento de Engenharia, ou contato através dos telefones: (77) 3451-8764 ou 8759.

Prefeitura de Guanambi emite nota de pesar pelo falecimento da Professora Enedina Costa de Macedo

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Enedina Costa de Macedo, notável baluarte da educação da cidade, faleceu no último domingo, dia 27, em São Paulo.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Educação, registrou o seu profundo pesar pelo falecimento da Professora Enedina Costa de Macedo, notável baluarte da educação da cidade, ocorrido no último domingo, dia 27, em São Paulo. O seu corpo foi sepultado nesta segunda-feira (28), no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, em São Paulo. “Neste momento de grande consternação para a todos os seus amigos e familiares, não será demais, senão necessário, além de lamentar a sua perda, lhe render merecidas homenagens pelo relevante trabalho que realizou, tanto como educadora, como cidadã de nossa cidade. Prestamos nossas mais sinceras condolências a toda família, que neste momento, enfrenta a dor imensurável, se despede da sua matriarca e desta notável mulher perpetuadora do saber, professora honrada, servidora pública extremamente comprometida e que muito contribuiu para a educação de nossa cidade. Sua memória seguirá sempre viva em suas obras e seus alunos, como semente plantada, em cada aula e cada aprendizado realizado, irá perdurar nas mentes e no saber dos muitos que educou”, dia a nota de pesar.

Nascida em 24 de outubro de 1917, na Fazendo Laranjo, na cidade de Guanambi, filha de Alcebíades Pereira da Costa e Petronilha Petrilha Pereira, a professora Enedina Costa de Macedo iniciou os seus estudos em Guanambi, continuando em Caetité, onde foi diplomada em Magistério pela Escola Normal, em 11 de dezembro de 1939. Foi agente recenseadora no município de Guanambi, lecionou na fazenda “Volta’ e, logo mais, em Ceraíma, nomeada e designada como regente da 3ª classe do Grupo Escolar Getúlio Vargas, aluna da Escola de Enfermagem Carlos Chagas, Diretora do Grupo Escolar Getúlio Vargas, aposentando-se com 28 anos de serviço naquela escola. Diplomou-se Professora de datilografia pela Escola Costa Santos, fundou a primeira Escola de Datilografia, Santa Rita de Cássia. Neste mesmo ano foi membro integrante da equipe do primeiro ginásio de Guanambi, no Ginásio de Guanambi, hoje Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, lecionou história Geral e do Brasil, fundou a escola primária São Lucas, que em 1959 foi é transformada em Ginásio e Escola Normal São Lucas, do qual foi proprietária, fundadora e diretora.

Lecionou Estudos Sociais e História de 1 e 2 Graus no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, foi coordenadora do Ensino Religioso e Assistente do diretor do referido colégio, candidata a uma vaga na Câmara de Guanambi, ficando como suplente, participou da 2ª Missão Pedagógica promovida pela Inspetoria de Ensino Secundário em Caetité, como Diretora, representou o Colégio São Lucas, na função de Diretora, participando da Missão pedagógica, em Bom Jesus da Lapa, participou do 1º Encontro Nacional de Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia, foi condecorada em Roma pela participação ativa da peregrinação à Europa e Terra Santa. Ela ainda foi condecorada pelo BNH Clube de Guanambi – Honra ao Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade guanambiense no setor de Educação, recebeu menção Honrosa com Medalha Laert Ribeiro da Silva, pelos serviços prestados no Setor Educacional da comunidade, homenageada pela Prefeitura de Guanambi, fazendo constar seu nome em um dos colégios municipais da cidade, casou-se em 27 de janeiro de 1950 com Antônio Neves de Macedo, nascendo dessa união duas filhas (gêmeas): Kátia das Graças Macedo Bonfim e Aparecida Kátia Costa Fernandes, que lhe deram netos e bisnetos.

Governo de Caetité realizou a 21ª Festa da Mandioca de Maniaçu

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A festa é de ampla participação popular, que reafirma Caetité como terra da cultura.

No último final de semana a Prefeitura de Caetité realizou a 21ª Festa da Mandioca do Distrito de Maniaçu. O evento, que foi organizado pelo Grupo de Montaria Amigos de Maniçu, é tradição no município e começou na noite do último sábado (26). Na ocasião foi realizado o concurso da maior e mais pesada mandioca. O vencedor foi o Sr. Ademar Fagundes da comunidade Elefante, com uma mandioca de 15,495kg.

“Esse concurso é feito todos os anos, e os produtores participantes são premiados do primeiro ao terceiro lugar”, explicou o prefeito Aldo Gondim. Em seguida, a banda Rasta Chinela, fechou a noite com chave de ouro, animando o maior público presente na história da festa. Na manhã do domingo (27) foi realizado um lindo e emocionante desfile cívico que, além de valorizar o povo e a cultura local, mostrou diversas formas de se trabalhar com a mandioca.

O desfile contou também com a participação dos grupos de montaria da região. Ainda no domingo, foi realizado o Campeonato de Equinos da Festa da Mandioca de Maniaçu, com uma prova de marcha picada para cavalos registrados e sem registro. A festa é de ampla participação popular, que reafirma Caetité como terra da cultura.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Na ocasião foi realizado o concurso da maior e mais pesada mandioca. O vencedor foi o Sr. Ademar Fagundes, com uma mandioca de 15,495kg.

Governo publica a Lista das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado da Bahia

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, que a Bahia agora completa sua lista vermelha, instrumento essencial para o planejamento das ações de proteção à flora e à fauna.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) publicou, no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (22), a Lista Oficial das Espécies Endêmicas da Flora Ameaçadas de Extinção do Estado da Bahia. A Portaria nº 40, de 21 de agosto de 2017, apresenta 744 espécies classificadas nas categorias Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU), que ficam protegidas de modo integral, ficando proibidas sua coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização no território baiano. Espécies como Massaranduba (Manilkara decrescensT.D.Penn. e M. multifida T.D.Penn.), Oiti-cumbuca (Parinari alvimii Prance), bambuzinho (Anomochloa marantoidea Brongn.); olho-de-boi e pau-sangue (Ormosia limae D.B.O.S.Cardoso & L.P.Queiroz e Pterocarpus monophyllus B.B.Klitgaard, L.P.de Queiroz &G.P.Lewis) aparecem na lista.

"A Bahia agora completa sua lista vermelha, instrumento essencial para o planejamento das ações de proteção à flora e à fauna no estado. O próximo passo é avançar com os planos de manejo dessas espécies", explicou o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis. O gestor lembra que a lista da fauna foi publicada no D.O. no dia 16 de agosto (Portaria nº 37, de 15 de agosto de 2017), e foi bastante comemorada pela comunidade ambientalista. A Portaria nº 40 exige que os estoques ou planteis cultivados das espécies enquadradas na lista vermelha sejam declarados em até 180 dias após a data da publicação, em qualquer unidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Para as finalidades de pesquisa científica ou de conservação das espécies, ficam permitidas a coleta, o transporte, o beneficiamento, o armazenamento e o manejo, desde que autorizados pelo Inema.

Para o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais, Luiz Ferraro, a produção da lista de espécies endêmicas da flora ameaçadas de extinção é um salto importante para a gestão da biodiversidade. O documento resulta da avaliação de 1.255 espécies da flora consideradas raras, endêmicas ou sob ameaça de extinção no território estadual. O estudo encontrou 744 espécies em ameaça de extinção, sendo 122 na categoria Criticamente em Perigo (CR), 356 Em Perigo (EN) e 266 em situação Vulnerável (VU).

O projeto da Superintendência de Estudos e Pesquisas Ambientais (SEP/SEMA) teve a coordenação da Professora Sofia Campiolo (UESC) e sua componente botânica do Professor Jomar Jardim (UFSB), e o apoio executivo do Instituto Dríades de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade. O trabalho demandou envolvimento da comunidade científica nacional, por meio de instituições de pesquisa e acompanhamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Participaram do processo cerca de 100 especialistas de aproximadamente 30 instituições, que prestaram relevante colaboração ao trabalho.

Brumado: Secretaria de Infraestrutura acompanha obra de acesso ao IFBA

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A finalidade é proporcionar segurança viária aos usuários nas imediações.

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf), está acompanhando diariamente a obra de acesso ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), localizada no Bairro São José. Na Rua Francisco Manoel da Cruz está sendo executada a pavimentação asfáltica e a construção de canteiros centrais dividindo a via. Além disso, a Seinf está promovendo a urbanização de todo o entorno, a qual inclui a colocação de meio-fio, passeio, galerias e até uma rotatória. O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Engenheiro André Cardoso, ressaltou que a obra também contemplará projeto de sinalização e iluminação, com a finalidade de proporcionar segurança viária aos usuários nas imediações.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (28)

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 28/08. Em apresentação estão: Projeto de Decreto Legislativo 003/2017, de autoria do vereador Léo Vasconcelos; Projeto de Decreto Legislativo 004/2017, de autoria do vereador Léo Vasconcelos; Projeto de Lei 027/2017, de autoria do executivo municipal. Em única discussão e votação está: Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Brumado, de autoria da mesa diretora do legislativo. Em primeira discussão e votação estão: Projeto de Lei 025/2017, de autoria do vereador Zé Ribeiro; Projeto de Lei 026/2017, de autoria do executivo municipal. Em primeira e única discussão e votação estão: Requerimento N° 005/2017, de autoria do vereador Wanderley; Indicação N° 462/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 463/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação N° 464/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 465/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 466/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 467/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 468/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 469/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 470/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 471/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 472/2017; Indicação N° 473/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 474/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 475/2017, de autoria do vereador Zé Carlos de Jonas; Indicação N° 476/2017; de autoria do vereador Zé Carlos de Jonas; Indicação N° 477/2017, de autoria do vereador Zé Carlos de Jonas.

Câmara de Guanambi divulga pauta da sessão ordinária de hoje (28)

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Guanambi através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 28/08. Em segunda discussão e votação estão: projeto de lei do Executivo que cria a Guarda Civil Municipal; projeto de lei do Executivo que institui o Fundo Municipal de Apoio à Agricultura Familiar; projeto de lei do Executivo destinando recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; projeto que normatiza o concurso público da Câmara de Vereadores de Guanambi. Também terá a discussão e votação de projetos Legislativos e indicações dos vereadores.

Operação da Superintendência de Trânsito recolhe animais soltos na sede e distritos de Guanambi

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A operação de captura já retirou de circulação 26 animais nas últimas duas semanas, os quais se encontram apreendidos no curral municipal.

Nesta final de semana, dando prosseguimento na operação de recolhimento de animais soltos no perímetro urbano e nas estradas, a Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Transito, recolheu mais 16 animais que estavam soltos nos Distritos de Ceraíma e Mutans, na BR-030, ao lado da casa de eventos Spaço Brasil e nas proximidades da BR-122, próximo ao Bairro Santo Antônio. A operação de captura já retirou de circulação 26 animais nas últimas duas semanas, os quais se encontram apreendidos no curral municipal. A Superintendência Municipal de Transito seguirá realizando, de forma intensiva, a operação de captura na zona urbana e rural. Após a apreensão do animal, é feito todo um trabalho de identificação do mesmo. Caso o proprietário se apresente para a retirada, é feito o recolhimento de uma taxa e assinatura de um termo se comprometendo a não soltar mais o animal em via pública. Caso o cidadão solte novamente o animal, o mesmo perde a sua posse, que será doado para instituições. Os dados dos proprietários e animais que se envolverem em acidente e que já tenham passado pela Superintendência, poderão ser compartilhados com os órgãos da justiça, em caso de requerimento, o que irá facilitar a identificação do dono e apuração das responsabilidades.

APAE de Caetité realizou Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento contou com uma semana inteira de atividades.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caetité realizou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017. O evento, que começou do dia 21 deste mês com o dia da beleza, foi encerrado na manhã desta segunda-feira (28), com um delicioso piquenique matinal. Na última terça terça-feira (22) os alunos e pais participaram de uma palestra no auditório da Casa Anísio Teixeira, com o tema: “Pessoa Com Deficiência: Direitos, Necessidades e Realizações.” Na quarta-feira (23) os alunos fizeram um Tour pela Cidade, e na quinta-feira (24) tiveram uma manhã esportiva com jogos de futebol na Praça da juventude. Na sexta-feira (25), foi realizada uma caminhada que comemorou, também, os 20 anos da APAE em Caetité, a qual atende 40 alunos. Para Dona Rosa, diretora da APAE do município, o objetivo dessa semana especial foi levar para a sociedade ações para que todos reflitam sobre a pessoa com deficiência. “Todos nós possuímos algum tipo de dificuldade, e os portadores de deficiência, dentro das suas limitações, possuem grandes qualidades que precisam ser valorizadas. Essas qualidades os diferenciam e, muitas vezes, os colocam acima da média”, explicou D. Rosa.

O objetivo dessa semana especial foi levar para a sociedade ações para que todos reflitam sobre a pessoa com deficiência.

Caetité: Creche Celsina Ladeia comemorou o Dia do Soldado

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na programação teve atividades em comemoração ao dia do soldado e muitas brincadeiras.

Na última sexta-feira (25) foi de muita alegria na Creche Celsina Teixeira Ladeia. No turno matutino foram realizadas atividades em comemoração ao dia do soldado, e no turno vespertino alunos do Instituto de Educação Anísio Teixeira fizeram alegria da criançada, com muitas brincadeiras. “O soldado tenta servir e proteger o seu país, uma criança pode até não entender ainda a dureza que é servir e proteger a pátria, mas hoje elas puderam aprender sobre respeito, lealdade e solidariedade de um jeito diferente, através da música e brincadeiras. Foi um dia muito feliz”, comemorou a diretora da Creche, Ana dos Santos Borges.

Guanambi: Demandas de Jairo Magalhães para agricultura familiar são atendidas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Acompanhado por vereadores e assessores, Jairo esteve em audiência com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, para encaminhar diversas demandas.

Cumprindo agenda oficial em Salvador nesta semana, com compromissos em diversos órgãos e secretarias estaduais, o prefeito Jairo Magalhães esteve em audiência na tarde desta quinta-feira (24), com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, diversas demandas foram encaminhadas e atendidas. Acompanhado pelos vereadores Zaqueu Rodrigues e Rafael Macedo e assessores, o prefeito obteve a liberação de horas máquinas para a limpeza de aguadas, recuperação de estradas vicinais, equipamentos agrícolas para associações comunitárias e a perfuração de poços artesianos em comunidades da zona rural de Guanambi. No encontro também foi discutido questões relativas ao programa Garantia-Safra. “A parceria do município de Guanambi com o Governo do Estado está sempre consolidando conquistas importantes para o nosso povo”, destacou Jairo.

Brumado: Léo Vasconcelos obtém junto ao DERBA autorização para início imediato de recapeamento da BR-030

Segunda / 28.08.2017

Por Eliana Costa

Léo, acompanhado da assessora jurídica Abiara Dias, esteve em audiência no DERBA com o diretor Saulo Pontes.

Na última quinta-feira (24), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos, acompanhado da assessora jurídica Abiara Meira Dias, esteve em audiência no DERBA. O parlamentar foi recebido pelo diretor Saulo Pontes, ao qual entregou a solicitação de recapeamento asfáltico da BR-030, que liga Brumado a Itaquaraí. Mediante o empenho do parlamentar e contando com o apoio do secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, assim como com a sensibilidade do diretor do DERBA, vislumbrando a necessidade do benefício, o pedido foi prontamente aceito, sendo autorizado o início da obra já para a sexta-feira (25). Léo Vasconcelos salientou que essa é mais uma importante obra que será efetivada através do trabalho responsável e comprometido de cidadãos, que têm como primordial a busca do desenvolvimento e crescimento de Brumado. “Agradecemos ao diretor do DERBA que entendeu a importância do nosso pleito autorizando de imediato a execução do serviço, e ao secretário de Agricultura, Vitor Bonfim que tem nos dado todo o apoio na busca de benefícios para a população brumadense”, ressaltou Leo.

Esporte de Caculé foi campeão em Vitória da Conquista e Brumado

Segunda / 28.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

As Seleções Femininas e Masculinas foram campeãs no futsal da 3ª Copa Minério, em Brumado.

Com apoio do Governo de Caculé, o esporte municipal teve um final de semana memorável em Vitória da Conquista e Brumado. A equipe de Muay Thai Sparta conquistou o cinturão no Evolution Champions Fight em Vitória da Conquista, e as Seleções Femininas e Masculinas foram campeãs no futsal da 3ª Copa Minério, em Brumado. Em Vitória da Conquista, sem dar espaço para o lutador William Nascimento (Canja), o atleta caculeense Jonathas Santos (Pesadelo) se consagrou campeão da competição por nocaute técnico.

Em Brumado, na Copa Minério, a competição contou com a participação de 12 cidades e 7 disputas. A delegação de Caculé foi campeã com o Futsal Masculino e Feminino, além de ser vice-campeã com o Vôlei Feminino. As seleções de Vôlei e Basquete Masculino fizeram boas participações, mas não conquistaram títulos. Nas finais, o Futsal Feminino de Caculé derrotou Malhada de Pedras por 6 a 0.  No Futsal Masculino, Caculé derrotou Riacho de Santana nos pênaltis. No Vôlei Feminino, Caculé foi derrotado por Brumado e ficou em segundo.

A equipe de Muay Thai Sparta conquistou o cinturão no Evolution Champions Fight em Vitória da Conquista.