Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2017"

Governo convocará dois mil policiais da reserva para atuar em funções de retaguarda, afirma Rui Costa

Quinta / 10.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

“Com isso, vamos liberar quase dois mil policias de funções de retaguarda e da área administrativa, para atuar nas ruas”, afirma Rui Costa. (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

O governo baiano encaminhará à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ainda neste mês de agosto, projeto de lei criando uma remuneração especial para policiais da reserva (oficiais e soldados). Segundo o governador Rui Costa, os profissionais da reserva serão convidados a retornar à ativa para exercer funções de retaguarda, a exemplo de monitoramento de câmeras de segurança, que exigem a presença de policiais 24 horas por dia, ao longo de sete dias na semana. “Com isso, vamos liberar quase dois mil policias de funções de retaguarda e da área administrativa, para atuar nas ruas”, afirmou. Com os dois mil policiais e igual número de novos concursados da Polícia Militar, cujo concurso está em andamento, o governador afirmou que a Segurança Pública do Estado contará com o reforço de mais quatro mil policiais para atuar nas ruas das cidades baianas já no primeiro semestre de 2018.

Guajeru: IV Conferência Municipal de Saúde discute a atenção integral aos usuários do SUS

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento trouxe para a discussão o tema: “Atenção integral – desafios para o aprimoramento de uma saúde de qualidade”. (Foto: ASCOM/Governo de Gaujeru)

Foi realizada em Guajeru, na última quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Vereadores a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento trouxe para a discussão o tema: “Atenção integral – desafios para o aprimoramento de uma saúde de qualidade” e reuniu trabalhadores da saúde, usuários do serviço, representantes do poder executivo e legislativo e de associações e sindicatos. A Conferência teve como objetivo discutir a situação da saúde da população local, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Saúde e aprovar diretrizes que serão apresentadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde que terá vigência de 2018 a 2021, conforme ressaltou a Coordenadora da Atenção Básica em Guajeru, Daiane Meira.

“A Conferência de Saúde é um espaço público de debates, onde se exerce a democracia participativa, ou seja, são espaços onde diversos setores da sociedade discutem e apontam soluções para os problemas que envolvem a saúde da população”, acrescentou Érica Leal, Secretária Municipal de Saúde, em sua fala durante a abertura do evento. Sobre o tema apresentado para discussão na Conferência, Érica Leal ressaltou que foi oportuno pelo fato de entender que: “O indivíduo precisa ser examinado, ser analisado como um todo. Ele precisa ser considerado de maneira integral. Então não adianta investirmos em apenas na prevenção e na promoção da saúde se a gente deixa a parte curativa, a parte de reabilitação ainda sem boas condições de assistência. Quando falamos em atenção integral, estamos falando desde a atenção básica, atenção primária até o processo de curativo e de reabilitação do paciente”.

O indivíduo precisa ser examinado, ser analisado como um todo. Ele precisa ser considerado de maneira integral. (Foto: ASCOM/Governo de Gaujeru)

Câmara de Ituaçu divulga Ata da 16ª Sessão Ordinária de 2017

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto de Resolução que alterava o sistema de votação de secreto para aberto foi rejeitado por maioria simples dos votos.

A Câmara Municipal de Ituaçu, após a devida aprovação em plenário, disponibilizou a Ata da 16ª Sessão Ordinária do legislativo. Realizada no dia 30 de junho de 2017, a sessão contou com as presenças dos vereadores: Márcio Aparecido Araújo Rocha (Presidente); Ronaldo da Silva Rocha (Vice-Presidente); Joel Teixeira Silva (1º Secretário); Elza Marillu Martinelly Silva Ramos (2ª Secretária); Almir Santos Pessoa, Reinalvo Rocha Ferreira, Sivaldo Ferreira da Silva, Adriano Silva Machado, Tertulina Silva Andrade, Otacilio Caíres de Souza e Euvaldo Figueredo da Silva.

Constou da Ordem do Dia da Sessão: parecer verbal contrário ao Projeto de Resolução nº 001/2017, apresentado pelos membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que foi aprovado por 06 votos favoráveis e 04 votos contra. Votaram a favor do mencionado parecer e contra o supracitado Projeto de Resolução nº 001/2017, os Vereadores: Reinalvo, Sivaldo, Euvaldo, Tertulina, Otacilio e Adriano. Votaram contra o mencionado parecer e a favor do mencionado Projeto de Resolução nº 001/2017, os Vereadores: Almir, Ronaldo, Elza Marillu e Joel. Em seguida, o Senhor Presidente declarou rejeitado por maioria simples de votos, o Projeto de Resolução nº 001/2017 que “Altera o artigo 11, o caput do artigo 163, revoga o seu inciso IV, ficando inalterado os demais incisos e acrescenta ao mesmo artigo um parágrafo, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Ituaçu, Bahia e dá outras providências”. 

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO À ATA DA 16ª SESSÃO NA ÍNTEGRA

Prefeitura de Guanambi continua recuperação de estradas vicinais

Quarta / 09.08.2017

Por Ascom / Guanambi

Durante esta semana, a Secretaria de Infraestrutura está concluindo os trabalhos no trecho que liga a região de Pajeú do Josefino à Fazenda Belém.

O Prefeito Jairo Magalhães continua resgatando compromissos e atendendo demandas apresentadas pelas comunidades rurais, sobretudo no setor de recuperação de estradas vicinais. Durante esta semana, a Secretaria de Infraestrutura está concluindo os trabalhos no trecho que liga a região de Pajeú do Josefino à Fazenda Belém, facilitando o acesso a uma importante região que liga Guanambi ao Distrito de Morrinhos. Outra importante intervenção está sendo feita na estrada que liga Guanambi ao Distrito de Pajeú dos Ventos que interliga a região do Baixio, Morro da Inácia e outras localidades, formando o acesso facilitado em uma via com enorme fluxo de pessoas e veículos. Os trabalhos de recuperação também foram iniciados na região de Bananeira, no Baixio.

Inauguração da Policlínica Caculé acontece hoje (09)

Quarta / 09.08.2017

Por Aloísio Costa

Dentre as especialidades oferecidas pela Policlínica Caculé estão os atendimentos em Cardiologia, Clínica Geral, Ortopedia, Dermatologia, Urologia, Ginecologia, ente outras.

A partir desta quarta-feira (09) já estará em pleno funcionamento os serviços médicos serão oferecidos pela Policlínica Caculé, mais novo empreendimento na área da saúde do município que tem como foco o atendimento médico especializado acessível à população. Segundo um dos sócios da Policlínica Caculé, “o objetivo empreendimento é oferecer serviços na área da saúde, propondo o melhor sistema de atendimento particular para a população de Caculé e cidades circunvizinhas com preços acessíveis e profissionais qualificados.”

Dentre as especialidades que serão oferecidas pela Policlínica Caculé estão os atendimentos em Cardiologia, Clínica Geral, Ortopedia, Dermatologia, Urologia, Ginecologia, ente outras. A Policlínica também oferecerá serviços na área Odontológica, Fisioterapêutica, Laboratorial, Raio X, Mamografia Digital e Ultrassonografia. Nesta quarta-feira a Policlínica Caculé já estará com a agenda aberta para a maioria das especialidades. Raio “X” e Mamografia só terão início em setembro. A Policlínica Caculé está localizada na Rua Teodorico Novaes, nº127 (Próximo à Feira) – Bairro São Cristóvão. Contato: (77) 3455-2534 / 9.8129-1590.

Desfile de Carros de Boi do distrito de Maniaçu, em Caetité: um encontro entre cultura, memória e sertão!

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

As escolas Zelinda Carvalho e Nunila Ivo Frota realizaram o III Passeio de Carro de Boi do distrito, na manhã do dia 05 de agosto.

O Evento é promovido pelos Colégios municipais Zelinda Carvalho Teixeira e Nuna Ivo Frota do distrito de Maniaçu, em Caetité. Em homenagem a essa tradição que ainda se mantem viva e orgulhosa no interior do Brasil, as escolas Zelinda Carvalho e Nunila Ivo Frota realizaram o III Passeio de Carro de Boi do distrito, na manhã do dia 05 de agosto. O objetivo do projeto é o de animar as novas gerações de alunos da escola e comunidade em geral para importância desse elemento cultural que continua merecendo todas as reverências pelo que fez e ainda pode fazer pelo povo do campo e da cidade. 

Rui Costa lança nova tropa de policiamento especializado para reforçar a segurança

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A nova ferramenta foi lançada nesta manhã, pelo governador Rui Costa, no pátio da Governadoria, no CBA, em Salvador. (Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Um efetivo de 96 policiais, entre homens e mulheres, integra a partir desta quarta-feira (9) a Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), uma tropa de ocupação especializada, que prestará apoio ao policiamento local, em regiões estratégicas com alto índice de criminalidade. Treinados especificamente para missões de ocupação e paz, a companhia foi equipada com viaturas, motocicletas, cães, base móvel e veículos aéreos não tripulados (Drones). A nova ferramenta foi lançada nesta manhã, pelo governador Rui Costa, no pátio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CBA), em Salvador. “Tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar, porque, mesmo sem as condições e contingente ideais, presta um bom serviço. E é na dificuldade que temos que valorizar ainda mais o patrimônio, que não é do Governo, é da população da Bahia. Não é à toa que, ao realizar um concurso com duas mil vagas, foram mais de 140 mil candidatos. É com orgulho que o povo baiano deseja fazer parte dessa força. Essa tropa tem a função de garantir o estado de direito, para que os baianos tenham o direito de ir e vir”, afirmou Rui Costa.

Treinados especificamente para missões de ocupação e paz, a companhia foi equipada com viaturas, motocicletas, cães, base móvel e Drones. (Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Luciano Ribeiro emite Nota de Pesar pela morte do ex-vereador de Caetité, Zé dos Tanques

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro apresenta os sentimentos aos familiares e amigos.

O deputado estadual Luciano Ribeiro lamenta profundamente a perda prematura do grande líder político de Caetité, Zé dos Tanques (José Lopes Cardoso), ocorrido em 7 de agosto de 2017. Zé dos Tanques atuou por cinco mandatos junto à Câmara de Vereadores, correlegionário e amigo, sempre defendendo interesses da comunidade e muito querido pela sociedade caetiteense, pela tamanha simpatia. Luciano Ribeiro apresenta os sentimentos aos familiares e amigos, e deseja que a presença de Deus possa renovar a fé e confortar a dor deste momento.

Câmara de Guanambi reabre trabalhos Legislativos e recebe representantes de Morrinhos

Quarta / 09.08.2017

Por Ascom / CMG

Os Vereadores presentes destacaram apoio as reivindicações colocando o legislativo como parceria do distrito e Município para buscar formas de combate a violência.

A questão da segurança pública, especialmente no distrito de Morrinhos, centralizou a pauta e os debates da sessão de abertura da Câmara de Vereadores para o segundo semestre legislativo. A comunidade do distrito de Morrinhos marcou expressiva presença na sessão e através da tribuna livre transmitiu a indignação pelo recente Homicídio solicitando providencias para coibir a violência. Usou da palavra o senhor Antônio Marcos em nome da comunidade e na ocasião entregou um abaixo assinado dirigido ao Presidente da casa solicitando a instalação de uma base da Policia Militar no referido distrito. Os Vereadores presentes destacaram apoio as reivindicações colocando o legislativo como parceria do distrito e do Município para buscar formas de combate a violência e suas causas. O Vereador Homero Castro representante de Morrinhos expressou seu apoio e solicitou a realização de uma audiência pública sobre segurança no distrito. 

Coordenador de Educação da SMTT de Brumado usa tribuna da câmara convidando para 1ª Capacitação Técnica de Primeiros Socorros

Quarta / 09.08.2017

Por Eliana Costa

A capacitação acontecerá no próximo dia 14 de agosto, na Sala de Treinamento da Prefeitura, às 13h45.

Na sessão desta segunda-feira, 07 de agosto, o coordenador de Educação da SMTT de Brumado, Jansen Ricardo fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores a fim de falar sobre a 1ª Capacitação Técnica em Primeiros Socorros que será realizada pelo setor em parceria com o SAMU 192.  A capacitação acontecerá no próximo dia 14 de agosto, na Sala de Treinamento da Prefeitura, às 13h45, com a finalidade primordial de informar e orientar os servidores, que desenvolvem suas atividades no sistema viário municipal, sobre técnicas em primeiros socorros, quando alguém se machuca, acidenta ou se sente mal. O coordenador destacou a importância da parceria com o SAMU 192 tendo a finalidade de atender uma grande demanda no município, auxiliar o trabalho do Samu e ajudar a salvar vidas.  Os servidores do legislativo brumadense também foram convidados a participarem da capacitação. Todos terão certificado de participação.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na zona rural

Quarta / 09.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na sexta-feira, dia 11/08/2017, das 08:00h às 14:00h na zona rural de Guanambi. Será atingido o seguinte local: Fazenda Milho Branco. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Secretaria de Meio Ambiente de Caetité esteve presente em Consulta Pública em Paramirim

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da Consulta Pública foi apresentar Proposta de Enquadramento das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre ao qual Caetité também está inserido.

Em 2 de agosto, representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente de Caetité, estiveram presentes, a convite do INEMA, na 3º Consulta Pública realizada pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre (CBH- PASO), na cidade de Paramirim. O objetivo da Consulta Pública foi apresentar Proposta de Enquadramento das Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre ao qual o Município de Caetité também está inserido. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente de Caetité, Italva Nery, o Engenheiro Ambiental do município, João Bastos, e o vereador Moacir Santos. "É de suma importância a participação dos setores sociais na elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das Bacias, temos que defender o uso racional e sustentável das nossas águas, como também investir em melhorias em todo o processo de captação e distribuição dessa água. Investindo, inclusive, na educação ambiental da população, para que esse recurso tão importante para todos, seja preservado", destacou Italva.

Jairo Magalhães recebe visita do comunicador e artista guanambiense Matheus Boa Sorte

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O jovem é apresentador do programa Dendê na Mochila, da TV Aratu, e repórter do SBT Notícias.

A tarde da última sexta-feira (04), no gabinete municipal, o prefeito Jairo Magalhães recebeu a visita do comunicador e artista guanambiense Matheus Boa Sorte. O jovem é apresentador do programa Dendê na Mochila, da TV Aratu, e repórter do SBT Notícias. Neste sábado e domingo, dias 05 e 06, apresentou no Centro Cultural de Guanambi, o seu espetáculo “Sonhar não paga imposto". Na mesma noite, o jovem poeta também lançou o seu primeiro livro: "Matuto Poeta - Histórias Rimadas no Sertão". O público prestigiou e lotou o espaço cultural nos dois dias. Na visita ao gabinete, encontrou com o presidente da Câmara de Vereadores, Agostinho Lira, vereador Rafael Macedo, o Coronel Marcelo Queiroz, Comandante do 17º BPM e o Capitão Ricardo. Com a presença da Secretária de Educação e Cultura, Maristela Cavalcante, do empresário e irmão Rodrigo Boa Sorte, do publicitário Bruno Benevides, e da amiga e colaboradora Deicy Mendes, acompanhado do sanfoneiro e maestro Jussiê do Acordeon, Matheus relembrou um pouco de sua trajetória e falou do seu espetáculo, contou causos e declamou poesias, arrancando aplausos de todos. “Lembro-me dos primeiros passos de Matheus em Guanambi, como vereador mirim, que foi um projeto de minha autoria, tudo que ele conquistou, foi fruto de sua capacidade e sensibilidade de um poeta, muito me alegra ver este jovem talento de nossa cidade brilhando nos microfones e palcos da Bahia e do Brasil”, disse Jairo Magalhães. “Deixo aqui o meu abraço, com desejo sucesso na sua gestão, que continue cuidando de Guanambi e trabalhando para o nosso povo”, salientou Matheus ao prefeito. Na oportunidade, o apresentador entregou para Jairo um exemplar do seu livro, com dedicatória.

Mais de 37 mil eleitores de Guanambi e Candiba poderão perder o Bolsa Família

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

É importante lembrar aos 37.171 eleitores irregulares que, caso não façam o recadastramento, o título será cancelado.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alerta aos quase 38 mil eleitores, que ainda não realizaram o recadastramento biométrico nos municípios de Guanambi e Candiba, sobre os prejuízos ocasionados pelo cancelamento do título, dentre eles, a suspensão do pagamento do Bolsa Família, benefício do Governo Federal. A sanção é prevista pelo Código Eleitoral, artigo 7º. Nessas cidades a revisão do eleitorado com informações biométricas está em fase obrigatória e aquele eleitor que não realizar o procedimento terá o título cancelado. Com isso, além da suspensão do Bolsa Família, o cidadão poderá sofrer outros impedimentos, como problemas para emissão e manutenção de passaporte, não receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal, não realizar matrícula em instituição de ensino superior, deixar de tomar posse em cargo público, além de outras restrições.

Em Guanambi, o total de eleitores é de 61.603, porém apenas 30.482 (49,48%) realizaram o recadastramento. Desta forma, 31.121 pessoas, o que corresponde a 50,52% do eleitorado, ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Já em Candiba, dos 10.672 eleitores, somente 4.622 (43,31%). É importante lembrar aos 37.171 eleitores irregulares que, caso não façam o recadastramento, o título será cancelado. Os eleitores podem realizar o recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, S/N, bairro Aeroporto Velho, Guanambi. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h. Além do Fórum Eleitoral, o eleitor de Guanambi e Candiba pode realizar o recadastramento biométrico no posto da Justiça Eleitoral no SAC, das 7h às 13h, porém este atendimento é realizado apenas por agendamento no site do SAC (www.sac.ba.gov.br). Informações podem ser obtidas por meio do número (77) 3451-3986. 

Governador Rui Costa destaca que o Hospital da Chapada, em Seabra será inaugurado

Terça / 08.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O governador também lembrou que quatro policlínicas serão inauguradas até outubro, em Guanambi, Jequié, Irecê e Teixeira de Freitas. (Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA)

Nesta segunda-feira (7), durante entrevista ao vivo para 40 rádios da Bahia, Rui Costa destacou que serão inaugurados entre setembro e outubro, dois novos hospitais no interior baiano, o Hospital da Chapada, em Seabra e o Hospital de Costa do Cacau, em Ilhéus. Fora grandes obras de ampliação e reforma, a exemplo do Hospital do Oeste, em Barreiras. O governador também lembrou que quatro policlínicas serão inauguradas até outubro, nas cidades de Guanambi, Jequié, Irecê e Teixeira de Freitas.