Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

A 18ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas se aproxima

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Corrida Ecológica é válida pelo ranking brasileiro e fiscalizada pela Federação Baiana de Ciclismo.

O dia de 04 de setembro está perto, nesta data acontecerá a 18ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. Nesta edição, com várias alterações realizadas na estrutura do evento para melhor receber os atletas, haverá ainda muitas boas surpresas na competição. Válida pelo ranking brasileiro e fiscalizada pela Federação Baiana de Ciclismo, a Corrida Ecológica já tem espaço reservado no coração e no calendário dos ciclistas de diversos lugares do Brasil. As inscrições podem ser realizadas no site oficial do evento: www.corridaecologica.com.br. No total, serão 11 mil reais de premiação. Muitas emoções esperam você nesta data especial.

Deputado Luciano Ribeiro destaca, mais uma vez, a participação da cultura caculeense nas Olimpíadas Rio 2016

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Caculé levou a festa junina para dentro das Olimpíadas Rio 2016

A Olimpíada do Rio 2016 chegou ao fim, mas deixou muitas boas lembranças, uma delas bem especial para o município de Caculé, que teve um sonho conquistado através dos dançarinos de uma de suas quadrilhas juninas, a Busca-pé. A convite da organização das Olimpíadas 2016, em parceria com a Presidência da República, a Busca-pé se apresentou como parte da programação cultural dos Jogos Olímpicos. A apresentação foi realizada no dia 10 de agosto, na Casa Brasil - espaço montado na Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro, com a missão de expor a diversidade cultural e esportiva do País.

Direto do interior da Bahia, a quadrilha Busca-pé animou os visitantes em uma grande festa no estilo junino, com o espetáculo ‘Meu Cordel Encantado é o Sertão. Aqui é o meu lugar! O sertão é do tamanho do mundo. O sertão é dentro da gente’. A apresentação, baseada na literatura de cordel, contou inclusive com integrantes do autêntico trio nordestino: zabumba, triângulo e sanfona. A quadrilha chamou a atenção do público nas duas apresentações, no armazém 1 e 2 do Pier Mauá, e também quando saíram em cortejo pelos corredores da Casa Brasil.

A diretora do grupo, Elisângela Alves, agradeceu a oportunidade de poder levar um pouco da história e da cultura nordestina para o mundo. ‘Nossa intenção foi manter viva a tradição da cultura regional, e para isso, não podia faltar o sertanejo e a força da mulher nordestina, explanados com ritmos, como o xaxado, o forró e o baião. O espetáculo valoriza ainda grandes sucessos da música popular brasileira’, destacou Elisângela. A avaliação final foi a melhor possível. ‘A rica cultura nordestina por si só já chama a atenção, ainda mais se trabalhada em arte, beleza, música e dança tão bem sincronizados. O mundo aplaudiu, a Busca-pé está de parabéns’, destacou o representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Clésio Ledo.

Tiro de Guerra de Brumado realiza corrida em comemoração à Semana do Soldado

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento contou com a participação dos atiradores e esportistas da sociedade brumadense na condição de atletas.

No último sábado (20), o Tiro de Guerra de Brumado realizou uma corrida de 5 km abrindo as comemorações da semana do soldado. O evento contou com a participação dos atiradores e esportistas da sociedade brumadense na condição de atletas. A participação e integração dos atiradores e convidados enalteceu o nome do Exército Brasileiro junto à comunidade brumadense. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, agradeceu a participação de todos os que prestigiaram o evento e ao apoio dado pelos ex-atiradores e pela Guarda Municipal.

Projeto de Lei de Convivência com o Semiárido é aprovado pela Assembleia Legislativa

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A nova lei visa criar e incrementar linhas de financiamento e ações de apoio para implantação de cooperativas e associações, entre outros benefícios (Foto: Reprodução).

Ontem, dia 23, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que institui a Política e o Sistema Estadual de Convivência com o Semiárido, que vai trazer avanços significativos em diversas áreas, permitindo às pessoas desta região conviver de uma forma mais digna com os períodos de estiagem no estado. Para atingir os objetivos, as ações serão adotadas de forma transversal, integrando diversas áreas de governo na busca conjunta por soluções das necessidades do semiárido baiano, que ocupa 70% do território do estado.

Segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, as ações integradas são o grande diferencial da lei e vão permitir obter avanços. ‘O que o Plano traz de maior beneficio é a sistematização de uma política de transversalidade, levando em conta vários aspectos, e não se prendendo a uma situação ou outra a ser resolvida. Isso é muito importante porque, ao fazer isso, você tem condições de dar um tratamento sistêmico a vários problemas ao mesmo tempo’, explicou. Com a aprovação do Projeto de Lei, a aplicação de recursos será priorizada para o semiárido, buscando garantir acesso à água e à terra, desenvolvimento econômico da região, através da assistência técnica e organização das cadeias produtivas.

A nova lei visa ainda criar e incrementar linhas de financiamento e ações de apoio para implantação de cooperativas e associações, além de adequar tecnologias de acesso à água para consumo humano, animal e produção apropriada à região semiárida. Para contribuir para o desenvolvimento econômico do estado, a lei propõe estimular a geração de energia eólica, solar e por meio de biomassa. Na política de acesso a terra, o objetivo é fazer um planejamento agrário, compatibilizando o uso e ocupação da terra e da água com o regime climático, condições do solo e biodiversidade. Será ainda fomentado o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias, práticas e inovações.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - SITE SERTÃO HOJE

Quarta / 24.08.2016

Por Leonardo Oliva

O Site Sertão Hoje esclarece aos seus leitores que, embora não tenha sido notificado/intimado oficialmente da decisão, que supostamente teria sido proferida pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, optou por retirar a matéria relativa a uma pesquisa eleitoral realizada neste município. Informamos ainda que mantivemos contato com o responsável pelo Instituto Agilidade, responsável pela referida pesquisa, e nos foi informado que a empresa atua de forma regular e que tem inúmeros trabalhos realizados em toda a região. O responsável nos informou ainda que está tomando todas as providências no sentido de reverter a decisão judicial e, tão logo isto ocorra, voltaremos a veicular a referida matéria no nosso site.

Brumado: Secretaria realiza reunião de Monitoramento dos projetos do Plano de Modernização

Quarta / 24.08.2016

Por Guto Bernardes

Na reunião, estavam presentes secretários municipais e representantes de diversos órgãos envolvidos com os projetos (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

A Secretaria de Administração de Brumado, o IPPLAN e o Instituto InterCement estão realizando uma reunião de ‘Monitoramento dos projetos do Plano de Modernização’ sobre os seguintes projetos: Programa Avante Sertanejo, fiscalização de tributos, plano de saneamento básico e plano diretor. A ação teve início às 8h desta quarta-feira, no auditório da Prefeitura, e será encerrada às 17h. Amanhã (25), será realizada a reunião para ‘Apresentação da Revisão do Plano de Modernização’, que contém os projetos citados anteriormente. O evento acontecerá das 14h às 15h30, também no auditório da Prefeitura. A reunião de hoje tem como objetivo a reestruturação, estruturação, implantação e revisão dos projetos supramencionados. Na ocasião, estiveram presentes os secretários Miguel Lima Dias (Secult), Acácia Gondim (Educação), Raimundo Lima Dias (Administração), Themes Carvalho (SESOC), Jorge Valério (MODERA), representante da EMBASA, Patrícia Meira Gomes, além de coordenadores e representantes de diversos órgãos envolvidos nos projetos.

TCM vai decidir sobre aplicação de recursos de precatórios do FUNDEF por prefeituras

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Pelo menos 198 municípios baianos serão beneficiados com os recursos, após ações judiciais ajuizadas que estão em fase de execução (Foto: Reprodução).

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai decidir, nesta semana, a destinação dos recursos oriundos de precatórios emitidos para complementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (FUNDEF), devido pela União entre os anos de 1998 e 2006. Pelo menos 198 municípios baianos serão beneficiados com os recursos, após ações judiciais ajuizadas que estão em fase de execução. Ocorre que os gestores de inúmeros municípios contemplados manifestam intenção de utilizar estes recursos – milionários – de forma livre e desvinculada da área de educação, sob o argumento de que estes valores não teriam mais a natureza de verba do FUNDEF (que são específicos para a educação). Isso causa preocupação e levou o Ministério Público de Contas, junto ao TCM, a propor uma intervenção da Corte de Contas para que os recursos tenham correta aplicação. O tema foi discutido pelos conselheiros do TCM na sessão da última quinta-feira (18) e ficou evidente o consenso de que os valores oriundos dos precatórios do FUNDEF devem ser aplicados em educação, como determina a natureza constitucional do fundo. Para orientação aos prefeitos, o TCM deverá elaborar uma Instrução Cameral, que deve ser aprovada pelo Pleno do Tribunal já nesta semana.

Seis mil policiais militares farão a segurança nas provas do Enem 2016 na Bahia

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o subcoordenador de operações da PM, tenente coronel Ubirajara, o plano de operações para o estado já está todo concluído (Foto: Reprodução).

Cerca de seis mil policiais militares vão trabalhar no reforço da segurança para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano, na Bahia. De acordo com o Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, em todo o estado há 664.698 inscritos para esta edição do exame, que será aplicada em 168 municípios, nos dias 5 e 6 de novembro. Durante a reunião de planejamento de logística segurança da aplicação do Enem no Nordeste, na última terça-feira (23), no Hotel Mercure Rio Vermelho, em Salvador, o subcoordenador de operações da PM, tenente coronel Ubirajara, disse que o plano de operações para o estado já está todo concluído. Mas, além do efetivo diretamente mobilizado para a prova, toda a corporação estará indiretamente envolvida. ‘Existe todo um aparato da Polícia Militar em rondas, supervisão de oficiais, inclusive do nosso comando de operações da PM engajado diretamente’, explica.

Promovida pelo Inep, a reunião reuniu representantes do próprio órgão de educação, de representantes do consórcio aplicador do Enem, dos Correios, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Defesa, das Secretarias da Segurança Pública dos estados nordestinos e de membros das Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal. ‘Essa reunião é técnica, porque o Enem é um grande desafio. É uma política importante e uma política que não é de governo, é de estado, por isso tem uma série de ações em curso para regular a aplicação. Uma delas é para regular a segurança, porque não é algo isolado. A segurança precisa estar integrada às outras atividades do exame’, disse a diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos.

Entre as novidades para a prova deste ano, já anunciadas pelo MEC, estão a identificação digital dos candidatos e o uso de detector de metais nos banheiros dos locais de prova. Segundo Eunice, a identificação será feita com todos os participantes.    ‘Ela será feita sem tumultuar o processo do candidato, vai ser muito tranquilo, quando a pessoa já estiver em sala. No momento de assinar a lista de presença, também será feita a coleta da digital. Quanto o uso de detectores de metais nos banheiros, já era uma prática adotada antes, mas por amostragem. Agora serão em todos os locais de prova, em todos os banheiros’ explicou a diretora. Fonte: correio24horas.com.br.

Brumado: Prazo para isenção parcial do processo seletivo do IFBA é prorrogado

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A taxa de inscrição para os cursos técnicos integrados e subsequentes é de R$30,00, com a isenção parcial os candidatos pagarão o valor de R$ 3,00.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Brumado, prorrogou, até o dia 30 de agosto, o prazo para que candidatos ao Processo Seletivo 2017 solicitem a isenção parcial da taxa de inscrição. A isenção é destinada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas, no caso dos cursos da modalidade integrada, e que tenham cursado o ensino fundamental e médio em escolas públicas, no caso dos cursos da modalidade subsequente. Para realizar o procedimento, os candidatos devem solicitar a isenção no ato da inscrição e entregar os documentos no prazo. A taxa de inscrição para os cursos técnicos integrados e subsequentes é de R$30,00, com a isenção parcial os candidatos pagarão, por meio de boleto bancário, o valor de R$ 3,00. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de setembro, através do site www.processoseletivo.ifba.edu.br. A lista preliminar de isenções parciais concedidas será divulgada no dia 5 de setembro.

Brumado: APAE lança Semana Nacional dos Excepcionais na sessão da Câmara

Terça / 23.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

As atividades, que foram iniciadas na segunda-feira (22), vão até o sábado 28 (Foto: Lay Amorim).

Na noite de ontem (22), diretores, professores, pais e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) compareceram à sessão da Câmara de Vereadores para anunciar o início da Semana Nacional dos Excepcionais em Brumado. Este ano, o evento traz o tema ‘Construindo uma História de Igualdade e de Oportunidade para Todos’. A tribuna livre foi franqueada para a diretora Dorinalva Aragão e para a psicóloga Gilvânia Lelis. Ambas destacaram que a iniciativa tem por objetivo entender as necessidades das pessoas portadoras de deficiência, dando atenção às ações de inclusão social e direitos do público alvo. As atividades, que foram iniciadas ontem, vão até o sábado 28.

Servidores do Ministério Público iniciam série de paralisações em Brumado

Terça / 23.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Nesta terça-feira (23), no próximo dia 30 de agosto e no dia 6 de setembro, o ponto será batido às 12h.

A Diretoria Executiva do Sindsemp-BA, seguindo deliberação de Assembleia Geral ocorrida no dia 29 de julho, convocou todos os Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia para participarem de três ações mobilizatórias a fim de demonstrar a sua insatisfação com a desvalorização dos servidores da instituição. Os servidores da cidade de Brumado aderiram às ações. Nesta terça-feira (23), no próximo dia 30 de agosto e no dia 6 de setembro, o ponto será batido às 12h. Seguindo recomendação do sindicato, no dia das manifestações, os servidores devem usar a camisa do Projeto de Lei 21.346/2015 ou roupas amarelas em sinal de alerta da categoria. Também devem registrar o ponto às 12h, concentrando-se em frente ao local de trabalho durante 30 minutos e, logo após, encerrar as atividades do dia. Durante os 30 minutos de manifestações pacíficas, os servidores vão expor faixa mobilizatória ou cartazes impressos, contendo os motivos das manifestações. O Sindsemp-BA recomenda que os servidores realizem a compensação das horas em horário de almoço ou em horário que achar conveniente, pois não se trata ainda de uma paralisação de atividades.

Brumado: Obras do Parque Eólico são paralisadas por um surto de diarréia, funcionários acusam a comida servida no local

Terça / 23.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Segundo os funcionários, a alimentação é de má qualidade.

Na manhã de hoje (23), dezenas de operários da empresa Cortez Engenharia, que trabalham nas obras de instalação do Parque Eólico, na região do distrito de Cristalândia, em Brumado, não conseguiram trabalhar por conta de um surto de diarréia. Uma longa fila se formou na entrada dos banheiros devido ao problema. Alguns dos operários nem conseguiram ir ao trabalho, enquanto outros, após passarem pelo ambulatório médico, foram encaminhados em dois ônibus ao Hospital Professor Magalhães Neto. Alguns funcionários disseram que o surto pode ter sido provocado pela comida servida no local. Segundo eles, a alimentação é de má qualidade.

Brumado: Homem que esfaqueou vizinho se entrega no posto da Polícia Rodoviária

Terça / 23.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O acusado se apresentou no posto da PRE, e em seguida foi encaminhado à delegacia para ser ouvido por uma autoridade policial.

Na última sexta-feira (19), por volta de 22h, um homem de 35 anos foi morto com um golpe de faca no peito em Brumado. Segundo informações, Raimundo Macedo Silva se desentendeu com um vizinho, sendo atingido pela facada. A briga aconteceu na Rua Sabino Lourenço Carvalho, no Bairro Malhada Branca. A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu e veio a óbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e liberado na manhã do último sábado (20). Na manhã desta terça-feira (23), o autor do crime se apresentou no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), à margem da BA-262. O acusado foi encaminhado à delegacia para ser ouvido por uma autoridade policial. Em seguida, as providências cabíveis serão tomadas.

Polícia baiana capturou 489 homicidas de janeiro a agosto de 2016

Terça / 23.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são do DHPP e representam um aumento de 23% da produtividade, quando comparados com o mesmo período do ano passado (Foto: Reprodução).

De 1º de janeiro a 21 de agosto de 2016, a polícia baiana prendeu 489 homicidas no estado, alguns com até 30 mortes confessadas. Os dados são do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e representam um aumento de 23% da produtividade, quando comparados com o mesmo período do ano passado, com 374 assassinos tirados de circulação. Entre os presos em 2016 está Claudomiro Santos Rocha Filho, conhecido como ‘Nicão’, autor de pelo menos 18 mortes, que atuava na Região Metropolitana de Salvador e pertencia ao Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Resistiram e morreram em confronto este ano os também procurados pela polícia Dílson da Paz dos Santos, o ‘Renato Químico’, responsável por pelo menos 22 homicídios, e Tarcísio Antônio Silva Itaparica, o ‘Bibiu’, autor de pelo menos 30 assassinatos. Ambos agiam no Subúrbio Ferroviário. ‘As forças de segurança estaduais estão trabalhando como nunca e os reflexos dessas atuações são o aumento da produtividade e as reduções dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em Salvador (18,9%) e na RMS (3,5%) no segundo semestre deste ano’, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Ele disse ainda que nas reuniões semanais de avaliação foi percebido um pequeno aumento nos CVLIs no primeiro semestre, comparado com 2015, e que alguns ajustes foram feitos para aperfeiçoar o policiamento. A população pode ajudar a polícia, com total sigilo, através do Disque-Denúncia da SSP (3235-0000).

Vitória da Conquista: Em operação, polícia prende quatro pessoas com drogas e arma

Terça / 23.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Dois casais foram presos, nos bairros Cruzeiro e Miro Cairo, com uma grande quantidade de drogas, arma, dinheiro e materiais utilizados pelo tráfico.

Na noite de ontem (22), a Polícia Militar prendeu quatro pessoas com uma grande quantidade de drogas, arma, dinheiro e materiais utilizados pelo tráfico em Vitória da Conquista. A ação acorreu no bairro Cruzeiro e se desenrolou pelo bairro Miro Cairo. No Cruzeiro, um casal de adolescentes, ambos de 16 anos, foi apreendido com três tabletes de maconha pesando 2,7kg. Em uma residência apontada pelos adolescentes, foram encontrados mais três tabletes de maconha de 2,9kg, 0,5kg de crack, um revolver com quatro munições, celulares, balança de precisão e várias embalagens para acondicionar entorpecentes. O casal informou à guarnição o endereço, no bairro Miro Cairo, onde foi preso outro casal, de 24 e 20 anos, com 191 cocadas de maconha, embalagens para acondicionar drogas, dois celulares e R$ 528,65 em espécie. Os quatro envolvidos foram conduzidos para o DISEP juntamente com o material apreendido para adoção das medidas legais. Apesar da menor idade, foi verificado que a adolescente apreendida havia sido detida há poucos meses com uma quantidade ainda maior de drogas.