Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

Aneel deve manter bandeira verde nas contas de luz até dezembro

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o operador do sistema, a queda do consumo de energia elétrica tem ajudado a garantir o abastecimento (Foto: Reprodução).

A conta de luz continuará na bandeira verde em setembro, o que significa que o consumidor não terá aumento do custo da energia. Na última sexta-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde no próximo mês, um indicativo de que as represas das hidrelétricas estão com bom volume e não será preciso acionar as usinas térmicas, que têm energia mais cara. Além disso, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o mesmo deve acontecer pelo menos até dezembro. O governo muda a bandeira da conta de luz – verde, amarela ou vermelha – toda vez que as hidrelétricas não produzem o suficiente para atender a demanda. Com a seca na região Nordeste, o nível dos reservatórios caiu, o que levou o mercado a apostar na adoção da bandeira amarela em setembro. Mas, segundo o operador do sistema, a queda do consumo tem ajudado a garantir o abastecimento. Segundo a Aneel, com exceção do Nordeste, a incidência de chuvas tem ajudado a recompor os reservatórios. Além disso, novas hidrelétricas foram incluídas no sistema. ‘O balanço entre produção e consumo está permitindo isso manter a bandeira verde. Não vem sendo necessário despachar muitas térmicas, disse Luiz Eduardo Barata, diretor-geral do ONS.

Prefeitura de Malhada de Pedras realizará Audiência Pública para elaboração da LOA

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Audiência acontecerá amanhã, dia 30 (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Prefeitura de Malhada de Pedras informou, por meio de Edital publicado na última sexta-feira (26), no Diário Oficial do Município, que realizará uma Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) Exercício de 2017. A Audiência acontecerá amanhã, dia 30, no Ginásio da Escola Raios de Sol, às 17h.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (29)

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em destaque está o uso da Tribuna Livre pela Srª. Vanúsia Lôbo, que esclarecerá sobre a Campanha Salarial dos Trabalhadores em Educação de Brumado (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 29. Em destaque está o uso da Tribuna Livre pela Srª. Vanúsia Pereira Lôbo, com objetivo de esclarecer à comunidade sobre a Campanha Salarial dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Brumado. Em única discussão e votação estão: Veto ao Autógrafo do Projeto de Lei n.º 009/2016, de autoria do Executivo, que dispõe sobre atualização das Tabelas de Vencimentos dos Profissionais do Magistério; Indicação Nº 053/2016, de autoria do vereador Agno Meira, que indica ao prefeito municipal a necessidade urgente de uma tela de malha para cobertura da quadra da comunidade do Fundão; Indicação N° 054/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis, que indica ao prefeito municipal a necessidade de construir uma quadra poliesportiva com arquibancada no povoado de Arrecifinho. Indicação Nº 055/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis, que indica ao prefeito municipal a necessidade de construir a Praça Deolino da Silva Pinto, no bairro Olhos D’água; Indicação N° 056/2016, de autoria do vereador Romar Pereira, que indica ao prefeito municipal, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, o calçamento e esgotamento sanitário da Rua Clareano Leandro Hora, localizado no bairro Olhos D’água; Indicação N° 057/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis, que indica ao prefeito municipal a necessidade de construir uma quadra Poliesportiva com arquibancada no povoado da Baixa da Baraúna; Indicação N° 058/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis, que indica ao prefeito municipal, com urgência, que seja construído uma Quadra Poliesportiva na Comunidade de Lagoa de São João.

Brumado: Itaquaraí sediará o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento terá a participação de vários palestrantes e acontecerá no dia 10 de setembro (sábado).

Com o tema ‘Maracujá, uma alternativa sustentável para a comunidade de Itaquaraí’, o 2º Encontro dos Produtores de Maracujá do Sertão acontecerá dia 10 de setembro (sábado), a partir das 07:30 da manhã, na comunidade de Itaquaraí. O evento terá a participação de vários palestrantes, como: Dr. Marcelo Fialho, que falará sobre o controle de pragas, o Dr. Alessandro Arantes explicará com é feito o manejo na cultura do maracujazeiro, Dr. César Aquino explanará sobre o que é Fusariose, o representante da ADAB, Sr. Ricardo de Sá, falará sobre a Lei dos agrotóxicos e devolução das embalagens, e o bacharel em agronomia Wellington Leite falará sobre outorga do direito do uso da água.

Projeto da Codevasf oferece ações educativas para juventude rural do semiárido

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto já beneficiou, desde 1993, mais de 30 mil pessoas de 14 a 26 anos, nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.

Mais de 390 jovens moradores de comunidades rurais do semiárido ganharão, até o final deste ano, novos horizontes profissionais: eles serão capacitados em diversas áreas de conhecimento pelo Projeto Amanhã. O Projeto é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que já beneficiou, desde 1993, mais de 30 mil pessoas de 14 a 26 anos, nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. As capacitações são gratuitas e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional.

No Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sede em Bom Jesus da Lapa (BA), 74 alunos recebem capacitação nas áreas de apicultura básica, produção de rainhas, mandiocultura e caprinocultura. Os cursos contam com a parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê (Sinpri). O público atendido reside nos municípios de Irecê, São Gabriel, Ibipeba, América Dourada, João Dourado e América Dourada.

Os jovens interessados em participar do Projeto Amanhã podem procurar a Codevasf em seu estado, ou enviar ofício ou carta à Companhia. ‘As atividades de treinamento são complementadas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo para oportunizar o primeiro emprego’, explica a coordenadora geral do projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva.

As capacitações são gratuitas e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional e nacional.

Funceb e IRDEB assinam convênio para divulgar a literatura baiana

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os textos dos autores baianos, selecionados em concurso, serão transformados em produtos audiovisuais.

O projeto Grafias eletrônicas, criado pela Coordenação de Literatura/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), consiste na realização de concurso para a seleção de até 20 textos literários de autores baianos. Os textos serão transformados em produtos audiovisuais, para serem veiculados nos canais de comunicação da emissora do Instituto Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) - TV Educativa, WEB e Rádio Educadora - e das entidades vinculadas ao projeto. A parceira para a realização do projeto Grafias Eletrônicas será um meio de incentivar e divulgar os escritores e a literatura baiana, valorizando a grade de programação com conteúdos regionais.

O IRDEB realizará também, em conjunto com a Funceb, a análise das obras inscritas pelos artistas e disponibilizará equipe técnica para a realização das gravações e edições dos vídeos. Irá viabilizar, ainda, a veiculação dos vídeos nos intervalos publicitários da TV Educativa da Bahia, portal do IRDEB e na Rádio Educadora. Fernanda Tourinho, diretora da Funceb, e Flavio Gonçalves, diretor do IRDEB, assinaram um convênio de cooperação para a realização do projeto Grafias Eletrônicas. Também participaram do ato Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura da Funceb, e Janaína Rocha, assessora de Conteúdos e Projetos Colaborativos do IRDEB.

O objetivo do projeto, que é criar um espaço contemporâneo para a difusão dos artistas da palavra e a literatura baiana, através do diálogo com o vídeo e as novas tecnologias, está alinhado com a missão do IRDEB de desenvolver comunicação de interesse público. Por meio da Rádio, TV e WEB, busca fortalecer a diversidade cultural, a cidadania e a democracia, valorizando a ética, transparência, responsabilidade socioambiental, respeito a diversidade, criatividade e valorização dos colaboradores.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta segunda-feira (29)

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta segunda-feira, dia 29/08, das 14:00h às 18:00h, Loteamento Residencial das Arvores, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua D; Rua E; Rua C; Rua B; e Avenida Jucelino Kubstchek. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Coordenador do MODERA toma posse como membro titular do Comitê do Contas

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O coordenador, Capitão Henrique Rocha, tomou posse durante plenária de posse dos membros do CBHRC, realizada na Câmara de Vereadores de Jequié.

Concluindo o processo de renovação dos comitês de bacia, previsto na Resolução Nº 73 do CONERH, foi realizada a plenária de posse dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC) e da sua nova diretoria. O evento aconteceu na última sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Jequié. Na plenária, tomou posse como membro titular do segmento sociedade civil do Comitê, o coordenador geral do MODERA Capitão Henrique Moreira Rocha. Além do coordenador, outros membros vindos da Bacia do Rio do Antônio tomaram posse, como o suplente Joelson da Silva Pereira, agente da Associação Divina Providência, e o titular Frederico Maciel de Carvalho Neves, Secretário de Meio Ambiente de Brumado, que também foi reconduzido para a vice-presidência do Comitê.

Sucedendo o Presidente Aurelino Barros Meira, foi eleita e empossada a Bióloga Rita Braga, do segmento sociedade civil, para cumprir um mandato de dois anos. O Comitê do Contas é formado por 30 representantes dos segmentos poder público, usuários diretos de água e sociedade civil. Trata-se de um órgão normativo, deliberativo e consultivo, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bahia e atuante na gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas.

No mandato que se inicia, o MODERA pretende contribuir para que sejam tomadas novas deliberações pelo Comitê contra os projetos do agronegócio à montante da Barragem de Cristalândia. Uma vez que representam não só ameaça para diminuição da qualidade e quantidade de água para abastecimento humano, como podem favorecer o processo de desertificação na Região do Alto Contas, que faz parte do Semiárido. Atualmente, a disponibilidade de água na Barragem de Cristalândia contribui para um saldo positivo no balanço hídrico da Bacia do Rio do Antônio.

Juiz defere candidatura a prefeito de Brumado de Genivaldo Azevedo

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Genivaldo Azevedo foi o primeiro a registrar a candidatura e o primeiro a ter o registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O candidato a prefeito de Brumado, Genivaldo Azevedo (PTdoB), que tem como vice Fabiano Bonfim, teve sua candidatura deferida pelo juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães no último sábado (27). Genivaldo Azevedo foi o primeiro a registrar a candidatura e o primeiro a ter o registro deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O partido também registrou Cleusa Barbosa dos Santos e Jansem Ricardo Rocha como candidatos a vereador.

TRE-BA reconhece legalidade e autoriza divulgação de pesquisa que aponta Emerson Leal com 48% das intenções de voto

Sábado / 27.08.2016

Por Leonardo Oliva

A pesquisa do Instituto Agilidade sobre a disputa eleitoral em Livramento ouviu 823 eleitores e está registrada na Justiça Eleitoral (TSE).

De nada adiantou o grupo situacionista, liderados pelo prefeito Dr. Paulo e pelo candidato a prefeito Ricardinho, ajuizarem uma ação na Comarca Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora para tentar barrar a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Agilidade e divulgada em primeira mão pelo Site Sertão Hoje – A pesquisa aponta o candidato oposicionista Emerson Leal com larga vantagem à frente de Ricardinho. O Juiz Eleitoral de Livramento até concedeu uma liminar suspendendo a divulgação, mas a sua decisão liminar foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Na decisão, o Juiz Relator Fábio Alexsandro Costa Bastos entendeu que o grupo situacionista quis atribuir um ‘caráter fraudulento’ a referida pesquisa pelo simples fato do estatístico responsável não ter registro profissional no Conselho Regional da Bahia. ‘À luz da prova pré-constituída, verifica-se que o estatístico possui registro no CONRE da 2ª região, preenchendo, assim, o requisito delineado pela Resolução TSE Nº 23.453/2015 e Decreto Nº 62.497/1968’, afirmou o Magistrado em sua decisão.
Em razão da liminar concedida pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Livramento de Nossa Senhora, havíamos retirado do ar a referida matéria, mas agora, respaldado por uma decisão do TRE-BA, segue a matéria abaixo, na íntegra.

Uma pesquisa realizada pelo  Instituto de Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública Agilidade aponta o candidato Emerson Leal (PSL) à frente do seu adversário Ricardinho (REDE). Na pesquisa estimulada, que coloca os dois candidatos frente a frente, Emerson Leal aparece com 48,00%, enquanto Ricardinho aparece com 39,73%. Neste cenário os indecisos são 9,84% e os que responderam que vão anular o voto ou votar em branco chegam a 2,43%. Na pesquisa, outro dado que chama a atenção é a convicção do eleitorado em relação ao voto. Segundo a pesquisa, 79,17% dos eleitores entrevistados afirmaram que o voto é fechado e não muda, contra 20,83% de entrevistados que afirmaram poder mudar até a eleição.

O levantamento também avaliou a atual administração do prefeito Dr. Paulo, que apóia Ricardinho. Segundo a pesquisa, 36,12% avaliam o governo do atual prefeito como ótimo ou bom, contra 63,07% que avaliam como regular, ruim ou péssimo. 0,81% dos entrevistados não souberam/quiseram opinar. A pesquisa do Instituto Agilidade sobre a disputa eleitoral em Livramento de Nossa Senhora foi realizada entre os dias 17 e 19 de agosto, ouviu 823 eleitores em todo o município. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo BA-00102/2016 e pode ser consultada na íntegra no site do TSE (www.tse.jus.br).

Obras dão continuidade à programa de infraestrutura em Guanambi

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

São investimento com recursos próprios do município que coloca Guanambi no patamar de mais de 80% das vias públicas pavimentadas.

Durante reuniões com moradores, o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, deu ordens de serviço para obras de pavimentação em diversos pontos da cidade, dando continuidade ao maior programa de calçamentos da história do município. Com este beneficio, serão contempladas ruas importantes dos bairros Morada Nova, Nova Olinda, São Vicente e Belo Horizonte, atendendo demandas apresentadas pelas comunidades. As novas intervenções se somam às que estão em andamento e outra em fase de conclusão, como nos bairros Beija-flor, Leolina de Sá, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Tomaz Gonzaga, além da praça com quadra poliesportiva no Bairro Alto Caiçara e praça no fundo da Igreja em Mutans. São investimento com recursos próprios do município que coloca Guanambi no patamar de mais de 80% das vias públicas pavimentadas. ‘Foi um grande desafio, mas cumprimos com grande satisfação, tirando as pessoas da lama e da poeira, promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas’, disse Charles.

Ação da Codevasf ajuda agricultores familiares no enfrentamento da estiagem na Bahia

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

46 tratores com carretas e grades aradores melhoram as condições de cultivo de associações de comunidades rurais.

Famílias de agricultores do semiárido baiano, moradoras de municípios com situação de emergência ou calamidade reconhecida pela Defesa Civil Nacional, estão melhores estruturadas para enfrentar os efeitos da estiagem prolongada. Por meio de uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 46 tratores com carretas e grades aradores melhoram as condições de cultivo de associações de comunidades rurais. São beneficiados 27 municípios na região do Médio São Francisco, um investimento de R$ 4,7 milhões. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares, com vistas ao fomento do desenvolvimento regional. ‘Temos buscado diariamente o desenvolvimento regional e sustentável. Esta ação vem contribuir para a melhoria da agricultura familiar e da qualidade de vida das pessoas, graças a uma produção maior de alimentos e, consequente, garantia de renda e de subsistência’, destaca Harley Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

Vistorias em carros de som para propagandas eleitorais em Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras são iniciadas

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os veículos passarão por aferição de som e regularização de documentos.

Nesta sexta-feira (26), a Promotoria, a 90ª Zona Eleitoral, Polícia Militar e Polícia Técnica iniciaram a inspeção dos veículos de propagação volante nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Os veículos passarão por aferição de som e regularização de documentos. Os trabalhos estão sendo realizados no pátio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar. Dezenas de carros e motos serão vistoriados a fim de manter a ordem durante o período de campanha. As autoridades fazem questão de lembrar que a polícia continuará os trabalhos de rua, com aferição de som não apenas dos carros que divulgam campanhas políticas, mas também dos anúncios comerciais, até mesmo de veículos particulares. Vale ressaltar que, dentro do pacote de acordos firmados entre as coligações, ficou limitada a passagem das propagandas volantes a, pelo menos, 200 metros de distância de prédios públicos, hospitais, escolas e templos religiosos.

Brumado: Passageiro é assaltado dentro de terminal rodoviário e perde R$ 4.500

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O caso está sendo investigado (Foto: Lay Amorim).

Por volta de 15h30 da última quarta-feira (24), um passageiro foi vítima de um assalto no terminal rodoviário de Brumado. Segundo informações da polícia, o suspeito, que aparentava ter entre 16 e 17 anos e estava armado, se aproximou do passageiro usando um capacete de cor preta e anunciou o assalto. Ele roubou R$ 4.500 da vítima e fugiu em seguida. O caso está sendo investigado.

Brasil registra perda de 623 mil empregos com carteira assinada em 2016

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é fruto de 1.168.011 contratações e 1.262.735 demissões no período (Foto: Reprodução).

Ontem, dia 25, o Ministério do Trabalho informou que o Brasil perdeu 94.724 vagas formais de emprego em julho deste ano. O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é fruto de 1.168.011 contratações e 1.262.735 demissões no período. No acumulado do ano, o saldo de postos fechados é de 623.520 pela série com ajuste, ou seja, incluindo informações passadas pelas empresas fora do prazo. Este é o pior resultado para o período desde o início da série, em 2002. De acordo com a Veja, o número de postos fechados em julho deste ano foi menos intenso do que no mesmo mês do ano passado, quando foram extintas 157.905 vagas. Superou, porém, o fechamento de 91.032 vagas formais de emprego em junho de 2016. No acumulado dos últimos 12 meses, o país encerrou julho com 1.706.459 vagas formais a menos. O número também considera os dados com ajuste.