Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

IBGE divulga nova estimativa que aponta Brumado com 69 mil habitantes

Quarta / 31.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O número equivale a um aumento de pouco mais de 7% com relação ao último senso demográfico, divulgado em 2010 (Foto: Reprodução).

De acordo com nova estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Brumado possui atualmente 69 mil habitantes, o equivalente a um aumento de pouco mais de 7% com relação ao último senso demográfico, divulgado em 2010. O estado mais populoso do país é São Paulo, com 44,75 milhões de habitantes. Minas Gerais (21 milhões), Rio de Janeiro (16,63 milhões), Bahia (15,28 milhões), Rio Grande do Sul (11,29 milhões) e Paraná (11,24 milhões) superam os 10 milhões de habitantes. Segundo o levantamento, a cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil, com população de 12,04 milhões, ou seja, 5,8% do total nacional. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (6,5 milhões), Brasília (2,98 milhões), Salvador (2,94 milhões), Fortaleza (2,61 milhões), Belo Horizonte (2,51 milhões) e Manaus (2,09 milhões).

Brumado: Professores deflagram greve após tentativas de negociações com o executivo municipal

Quarta / 31.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Sem acordo com o executivo municipal, os professores optaram por unanimidade pela greve (Foto: Lay Amorim).

Insatisfeitos com o posicionamento da administração municipal, os professores do de Brumado deflagraram greve na noite de ontem, dia 30, durante assembleia da categoria com representantes da APLB/Sindicato. A diretora do núcleo da APLB, Vanuza Lobo, disse que foram esgotados todos os recursos de entendimento com a prefeitura nos três meses de negociação. Nesse período, o prefeito Aguiberto Lima Dias chegou a conceder reajuste salarial de 7% para a categoria. Embora estivesse abaixo da porcentagem desejada pelos professores, a proposta foi aceita e aprovada pelo legislativo. Porém, semanas depois, o prefeito encaminhou veto ao reajuste alegando que o mesmo ultrapassaria o teto da folha estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Diante do impasse, foi realizada uma nova mesa de negociações e a administração alegou que daria reajuste zero aos profissionais da educação. O sindicato e os professores apresentaram o plano de carreira do magistério, mas o governo municipal protelou o encaminhamento do projeto, provocando a obstrução de três sessões legislativas. Na última sexta-feira (26), o prefeito e a secretária municipal de educação, Acácia Gondim, ainda impuseram limites ao plano de carreira. Sem acordo, os professores optaram por unanimidade pela greve.

O representante regional da APLB, César Nolasco, explicou que, apesar de ter sido declarada a greve, os professores continuarão em sala de aula durante esta semana. Segundo ele, a paralisação geral só começará na próxima segunda-feira (04). Também na segunda-feira haverá uma nova assembleia da categoria para apresentar a agenda de manifestações aos professores. O primeiro passo, no entanto, será convencer o parlamento a derrubar o veto do prefeito, garantindo a permanência do reajuste cedido inicialmente pela administração. A expectativa é de que o veto seja votado em sessão extraordinária, que deve ser realizada na noite de hoje (31). ‘Estamos em estado de greve até que o senhor prefeito encaminhe nosso plano de carreira para ser aprovado na câmara’, pontuou Nolasco. A deflagração da greve suspende o andamento do ano letivo e compromete de imediato a participação dos alunos das escolas municipais no desfile cívico do 7 de setembro.

Caculé: APAE destaca Educação Especial nas atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Quarta / 31.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em palestras durante abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, destacaram a importância de estimular o desenvolvimento das crianças com deficiência.

Na última segunda-feira (29), a equipe que trabalha com a Educação Especial em Guajeru participou do evento de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caculé. A equipe da Educação Especial de Guajeru foi convidada para um relato e troca de experiências psicopedagógicas, que são realizadas com sucesso no município. A palestra foi presidida pela Psicopedagoga Clínica Daiane Hoffmann, que atua no município de Guajeru. Daiane discorreu sobre a legislação vigente no Brasil e a importância da implantação de mecanismos de aprendizagens no contexto escolar, que estimulem o desenvolvimento das crianças com deficiência.

A secretária de Educação, Fátima Viana, relatou sobre a política de Educação Especial que é executada em Guajeru, através de recursos municipais e federais, e a maneira como estes devem ser aplicados para o atendimento das crianças e jovens com deficiência. A coordenadora de Educação Especial de Guajeru, Vanuza Andrade, destacou as atividades realizadas na política de atendimento a crianças com deficiência, apontando as conquistas e avanços da Educação Especial que vem acontecendo ao longo dos últimos dez anos. Ela apontou o trabalho realizado com as crianças com deficiência auditiva no município de Guajeru e também discorreu sobre o atendimento na sala de Recursos Multifuncionais. Vanuza relatou ainda a parceria que acontece com a família e os mecanismos que o município desenvolve para atender, de forma integral, cada criança, adolesce e jovem com deficiência.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 02/09

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira, dia 02/09, das 08:00h às 14:00h, no bairro Beija-flor, da cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Tábua Grande; Rua 07; Rua André Luiz; Rua Chico Mendes; Rua Djalma Mota Argolo; Rua José Neves Teixeira; Rua Luiz Sergio; Rua Martinho do Nascimento. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Cidadãos podem fazer denúncias de crimes eleitorais pelo aplicativo do TRE-BA

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Pelo aplicativo é possível comunicar ao TER-BA ocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos, entre outros (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Com o objetivo de apurar as possíveis infrações eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou o aplicativo Pardal. Por ele, é possível comunicar ao Regional baiano ocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos ou qualquer outra infração eleitoral. O aplicativo está disponível no site do TRE-BA e também pode ser baixado em tablets e smartphones no Google Play e Apple Store. A utilização desse aplicativo obedece a Resolução nº 23491/2016, publicada no último dia 16 de agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o documento, a ampliação do uso do Pardal possibilita o fornecimento de ‘instrumentos que garantam a transparência dos trabalhos e ações da Justiça Eleitoral, permitindo à sociedade o exercício dos direitos pertinentes à cidadania’.

Para fazer uma denúncia, o eleitor deverá preencher formulário informando, obrigatoriamente, nome e CPF. Além disso, será necessário encaminhar provas que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. O sigilo poderá ser solicitado à Justiça Eleitoral.  Uma das vantagens do aplicativo é a possibilidade do envio de informação geográfica, o que possibilita ao eleitor informar ao Tribunal a localização exata da propaganda irregular. Através do aplicativo é possível também o acompanhamento da tramitação da denúncia. Em Salvador, além do Pardal, registros de infrações eleitorais poderão ser direcionados ao e-mail [email protected]. Nesse caso, é também vedado o anonimato, devendo o cidadão fornecer, pelo menos, seu nome, o nome do candidato e/ou partido, data, hora, local e tipo de propaganda irregular identificada. O Pardal foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Guanambi e mais seis municípios baianos receberão verba do governo federal para UPAs

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, até o final do ano, R$ 17.940 milhões serão repassados em parcelas mensais para unidades de Guanambi e mais seis municípios (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

Nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Bahia foram habilitadas pelo Ministério da Saúde para receberem, mensalmente, do governo federal, verbas de custeio - recursos para aquisição de material hospitalar, quitação de folha de pagamento e outras despesas semelhantes. Ao todo, até o final do ano, R$ 17.940 milhões serão repassados em parcelas mensais para unidades localizadas nos municípios de Guanambi, Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Dias D'Ávila, Itapetinga e Teixeira de Freitas.

Brumado: Polícia realiza Mandado de Busca e Apreensão na casa de Liu Vasconcelos; vereadora repudia denúncia que culminou no ato

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O mandado surgiu após denúncia de que o candidato a vereador Leo Vasconcelos, esposo da vereadora, estaria praticando atos ilícitos de campanha (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

Na tarde de ontem, dia 29, com apoio do Promotor Eleitoral, Ruano Fernando da Silva Leite, investigadores da Polícia Civil de Brumado cumpriram Mandado de Busca e Apreensão e Condução Coercitiva na casa da vereadora Heliane Bonfim Mora Vasconcelos (PDT), conhecida popularmente como ‘Liu Vasconcelos’. O Mandado de Condução Coercitivo em nome Leonardo Quinteiro Vasconcelos, não pode ser cumprido por que o mesmo não estava na residência no momento da busca. Léo Vasconcelos, como é conhecido popularmente, já foi presidente da Câmara Municipal de Brumado e é candidato a vereador pelo PDT. O mandado surgiu após denúncia de que o candidato estaria praticando atos ilícitos de campanha.  Foram apreendidos documentos e aparelhos celulares da vereadora. O processo corre em segredo de justiça.

No mesmo dia, à noite, na sessão da Câmara de Vereadores, Liu Vasconcelos usou a tribuna livre e mostrou toda sua indignação diante do ocorrido. Ela apontou que as denúncias que culminaram na ação da justiça em sua casa partiram de adversários políticos, com o objetivo de manchar a candidatura do seu marido. ‘Fruto de uma denúncia absurda, infundada e inverídica, de possíveis atos ilícitos eleitorais, coisa que nunca praticamos e nem vamos praticar. Nada foi encontrado que pudesse macular o meu lar e impedir nossa caminhada visando à casa legislativa em 2017. A ação da justiça partiu da denúncia de candidatos com inveja e que não confiam em seus tacos. Considero que foi um desrespeito a mim como vereadora e ao lar onde criamos os nossos filhos. Respeito a justiça, mas rejeito o abuso, pois a campanha do meu marido está sendo conduzida dentro dos ditames da justiça maior’, desabafou a parlamentar, que recebeu o apoio dos demais vereadores.

Brumado: Alessandro Lôbo e Carlinhos Moura têm candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Alessandro Lôbo (PRB) e Carlinhos Moura (PTC) são candidatos a prefeito e vice pela coligação ‘Pra cuidar de Brumado’ (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O candidato a prefeito de Brumado, Alessandro Lôbo (PRB), e seu vice, Carlinhos Moura (PTC), pela coligação ‘Pra cuidar de Brumado’, tiveram suas candidaturas deferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O deferimento foi concedido pelo juiz da 90ª zona eleitoral, Genivaldo Guimarães. De acordo com a decisão, foram preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado e não houve impugnação.

Coelba comunica Desligamento Programado na zona rural de Guanambi

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira, dia 01/09, das 09:00h às 14:00h, na Zona Rural da cidade de Guanambi. Será atingindo o seguinte local: Fazenda Lagoa do Sal. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Guarda Civil Municipal inicia ronda escolar no anseio por regulamentação

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

No primeiro contato entre os guardas e as escolas, houve uma grande aprovação por parte dos docentes e alunos.

Ontem, dia 29, a Guarda Civil Municipal de Brumado iniciou a ronda escolar nas unidades públicas de ensino do município. No primeiro contato entre os guardas e as escolas, houve uma grande aprovação por parte dos docentes e alunos. A ação visa colaborar com a segurança e inibir ações delituosas nas escolas. Apesar da atuação, a Guarda Civil ainda aguarda o encaminhamento ao parlamento local, por parte do executivo municipal, do projeto de lei que regulamenta o serviço da instituição em Brumado. O assunto está pendente desde o final da greve da categoria no ano passado. Na época, o prefeito Aguiberto Lima Dias acordou com o sindicato e com os grevistas que encaminharia o projeto para ser votado na Câmara de Vereadores até o mês de março deste ano, o que não aconteceu. ‘Para nós, será de fundamental importância termos o projeto de regulamentação aprovado ainda este ano. Ano quem vem terá uma nova administração e teremos que recomeçar do zero as negociações que envolvem esse projeto. Isso significa mais tempo perdido, sendo que nossa regulamentação visa o interesse coletivo da segurança local’, pontuaram representantes da categoria.

Brumado: APAE celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A semana tem o objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a incidência e prevenção das deficiências, direitos de cidadania e inclusão social.

Na noite da última sexta-feira (26), a equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brumado esteve na Praça Coronel Zeca Leite para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2016. O tema deste ano é ‘O futuro se faz com a conscientização das diferenças’. A semana tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a incidência e prevenção das deficiências, para os direitos de cidadania, inclusão social e para a importância dos serviços prestados pela instituição. A presidente da APAE, Dorinalva Aragão, a vice-presidente Neuza Hora e a diretora social Solidade Brandão marcaram presença no evento. A secretária municipal de Educação, Acácia Gondim, também prestigiou o momento. A celebração foi aberta com a apresentação dos alunos da Escola Especial da APAE.

Em seguida, o Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva apresentou uma dança folclórica. A Escola Paulo Freire trouxe uma coreografia da música Pé de Manacá. O CMEAS apresentou a fanfarra, alegrando aos presentes. O Ballet Clássico realizou várias apresentações, todas muito lindas. O CRAS das Baraúnas apresentou uma dança com a aluna Jéssica. A Escola Getúlio Vargas apresentou um coral. Já o professor Guinga e seus alunos do Projeto de Boxe Juventude em Ação fizeram uma demonstração da luta de boxe. O grupo de capoeira Ginga Brasil fechou as apresentações da noite encantando a todos com a participação dos alunos da APAE. Ao término das atividades, os convidados apreciaram os artesanatos da Oficina Terapêutica.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Vomita Mel

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira, dia 01/09, das 08:30h às 12:30h, no bairro Vomita Mel, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Guanabara; Rua Tobias Barreto; Rua Padre José De Anchieta; Rua Dr. José Bastos; Rua Ana Angélica; Rua Benjamin V. Costa. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Procuradora geral de Justiça recomenda rigor na fiscalização da LRF

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A procuradora Ediene Lousada orienta os promotores a requisitar informações, dados e documentos referentes à assunção de obrigações novas, nos últimos dois quadrimestres.

A procuradora geral de Justiça, Ediene Santos Lousada, publicou uma ‘Recomendação’ aos promotores de justiça do estado para que apurem com rigor o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por parte dos prefeitos municipais, que cumprem este ano o último exercício do mandato. A procuradora ressalta que o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, através do Guia de Orientação aos Gestores Municipais e da Instrução Cameral nº005/2011, instruiu os gestores que, ‘no exame das prestações de contas, será apurada a disponibilidade financeira para fins de acompanhamento da manutenção do equilíbrio fiscal pelo município e cumprimento do art. 42 da Lei Complementar nº101/00 – Lei de responsabilidade Fiscal’.

A procuradora geral, em seu documento, orienta os promotores a requisitar informações, dados e documentos referentes à assunção de obrigações novas, nos últimos dois quadrimestres, tal como disposto no art. 42 da mencionada lei. Isto é, a partir de 1º de maio deste ano. Além de atentar também para a regularidade no pagamento de despesas de caráter continuado, cujo atraso no pagamento poderá comprometer a responsabilidade fiscal das contas municipais e onerar, imprudentemente, os cofres públicos, transferindo aos sucessores a responsabilidade pelo adimplemento procedendo as medidas jurídicas cabíveis, caso se constatem irregularidades. Ediene adverte ainda, por fim, a procuradora-geral, que ‘se à época, o agente ainda ostentar foro por prerrogativa de função, que se encaminhem à Procuradoria-Geral de Justiça cópia dos autos dos procedimentos eventualmente instaurados e dos processos judiciais porventura intentados, para subsidiar a análise de possíveis ações penais’.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 01/09

Terça / 30.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira, dia 01/09, das 08:00h às 14:00h, no bairro Monte Pascal, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Fernão Dias; Rua Lagedão; Rua C; Rua B; Rua D; Rua Cassimiro de Abreu; Rua João Popilio de Abreu; Rua José Bonifacio; Rua Sebastião José Santana; Rua Acelio Andrade; Rua Luiz Texeira Freire; Rua Ana Nery; Av. Presidente Castelo Branco; Rua A; Rua Adolfo Amorim; Rua Celso Ribeiro; Rua Otacilio Fernandes; Rua Maria Silva; Rua Ovilde Pires; Trav. Tamoios. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 31/08

Segunda / 29.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira, dia 31/08, das 13:00h às 17:30h, na Zona Rural da cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Pov. Barriguda e Pov. Cangalha. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.