Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

PM erradica mais de 40 mil pés de maconha em Umburanas

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação contou com PMs da 24ª e da 54ª CIPM. (Fotos: Divulgação / PM-BA)

Na tarde desta terça-feira (16), policias das 24ª e 54ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), de Jacobina e de Campo Formoso respectivamente, participaram de uma ação conjunta que erradicou um plantio com cerca de 40 mil pés de maconha na zona rural do Povoado de Barriguda, no município de Umburanas.

De acordo com informações da PM-BA, no momento da abordagem, ao perceber a presença das guarnições, alguns indivíduos conseguiram fugir por uma área de caatinga. Um senhor de 59 anos, que se apresentou como funcionário da propriedade, foi preso no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realização da perícia e, logo após, o plantio foi cortado e incinerado. O acusado, juntamente com uma amostra do plantio, foi apresentado à Polícia Civil na sede da 16ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin), em Jacobina. "As equipes estão de parabéns pelo trabalho de excelência realizado, mesmo com os riscos, em razão da natureza da ocorrência enfrentada. Continuaremos realizando ações de prevenção e enfrentamento contra o crime contando com o importante apoio da população, por meio de denúncias”, ressaltou o Major PM Flailton Oliveira, comandante da 24ª CIPM.

MP-BA recomenda medidas de segurança e de preservação ao meio ambiente para realização da Romaria de Bom Jesus da Lapa

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

O evento religioso acontecerá entre os dias 28 julho e 6 de agosto. (Foto: Harlen Cristian)

O Ministério Público estadual (MP-BA) recomendou ao município de Bom Jesus da Lapa a adoção de uma série de medidas para garantir a segurança e a preservação do meio ambiente urbano e do público durante a realização da Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019.

A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação no último dia 9, decorre de reunião realizada em junho na Câmara de Vereadores do município sobre o planejamento, a organização e execução das políticas de segurança, meio ambiente e cidadania voltadas para o evento, que acontece entre os dias 28 julho e 6 de agosto.

De acordo com a Central de Comunicação do MP-BA, foi recomendado que sejam retiradas as barracas das ruas e calçadas e transferidas para local adequado e seguro; que seja proibida na calçada e em locais não autorizados pelo Poder Público qualquer tipo de instalação que atrapalhe o trânsito, como barracas, mesas, toldos e carros de vendas de produtos de ambulantes; que sejam realizadas ações para melhorar a fluidez do trânsito, como sinalização, proibição de circulação de ônibus no circuito, além da criação de fluxo para acesso de veículos maiores, como ônibus, vans e similares, às portas dos hotéis. É recomendado ainda que veículos como esses sejam proibidos de estacionar nas ruas em horários com grande concentração de público.

Governo da Bahia nomeia 277 novos professores e coordenadores pedagógicos

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

O concurso ofertou 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. (Foto: Reprodução / Internet)

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (18), a nomeação de 277 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. As nomeações são realizadas dentro do quantitativo de candidatos aprovados correspondente ao número de vagas ofertadas em edital. A distribuição dos candidatos ficará a cargo da Secretaria da Educação do Estado (SEC).  Lançado em novembro de 2017, o concurso ofertou 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. O concurso recebeu 103,5 mil inscritos, com mais de 41 mil habilitados.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LISTA DE NOMEADOS.

Brumado: agentes passam por treinamento para a Campanha de Vacinação Contra a Raiva

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os agentes foram orientados quanto à importância da vacinação, controle de raiva e os cuidados durante o manejo com os animais durante a vacinação. (Foto: Gov. Brumado)

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Brumado realizou, nesta terça-feira (16), o treinamento das equipes que receberam a atualização teórica e prática para a realização da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. A campanha começa no próximo mês, já que agosto, segundo a Secretaria, “é comprovadamente o período mais perigoso do ciclo da raiva canina, pois a concentração de cadelas no cio aumenta sensivelmente, os cachorros por disputarem a mesma fêmea acabam entrando em confronto, fazendo com que, a raiva se espalhe mais facilmente”. Os novos agentes foram orientados quanto à importância da vacinação, controle de raiva e os cuidados durante o manejo com os animais durante a vacinação.

I Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Caetité debate educação especial e inclusiva no município; encontros vão até novembro

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

O seminário é direcionado aos pais, acompanhantes, intérpretes e mediadores da aprendizagem. (Fotos: Direcom Caetité)

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Centro Estadual de Educação Especial de Caetité (CEEEC), realizou, no último dia 05, a abertura do I Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Caetité, no auditório da Casa Anísio Teixeira. O evento contou com palestra e apresentações culturais dos alunos. A ação terá duração até novembro, com encontros mensais. "Esse é um momento de suma importância e extremamente necessário, uma vez que estamos dando mais um passo no nosso compromisso de Governo que é tornar as escolas municipais cada vez mais inclusivas", destacou o Prefeito Aldo Gondim durante a abertura.

O seminário, que é direcionado aos pais, acompanhantes, intérpretes e mediadores da aprendizagem, contou em sua abertura com a palestra “Educação Especial e Educação Inclusiva: dos princípios legais e teóricos à prática pedagógica”. O município de Caetité atualmente conta com uma Equipe Multiprofissional formada por psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e especialista em TEA para atender a rede de ensino. “A Secretaria de Educação está desenvolvendo uma série de ações, buscando novas formas de organização, capacitando os servidores e repensando o processo educativo em um contexto de ensino em que todos os alunos, com ou sem deficiência, sejam atendidos da melhor forma possível”, destaca a secretária de Educação, Iamara Junqueira.

Vitória da Conquista: cães da CIPE Sudoeste são usados em cinoterapia com membros da APAE

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Na cinoterapia, o cão é utilizado como co-terapeuta no processo de reabilitação de pessoas com déficit no desenvolvimento mental, cognitivo e/ou motor. (Fotos: CIPE Sudoeste)

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Vitória da Conquista, desenvolveram uma parceria para implantação do projeto piloto de cinoterapia entre as crianças e adolescente de até 14 anos da APAE. Segundo a Companhia, a cinoterapia consiste em abordagem terapêutica complementar, na qual se utiliza o cão como co-terapeuta no processo de Reabilitação (Habilitação) de pessoas com déficit no desenvolvimento mental, cognitivo e/ou motor.

O Comandante da CIPE Sudoeste, Major PM Edson Ramos Mascarenhas Júnior, o cinotécnico Capitão PM Guimarães e o Sub-tenente PM Washington participaram das atividades juntamente com os cães da companhia, além da ajuda da equipe multiprofissional da APAE. De acordo com a CIPE, a seleção dos cães usados na cinoterapia consiste em aptidões comportamentais relativas às necessidades do grupo atendido, sendo imprescindível para a consolidação das atividades na estimulação das funções motoras, socialização, autoestima e desenvolvimento cognitivo dos pacientes, principalmente no caso das crianças, que serão o público alvo em primeira instância na aprimoração do serviço.

Prefeitura de Guanambi anuncia mais de R$ 3 milhões para pavimentação asfáltica

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

O projeto inclui a requalificação da Avenida Tiradentes, Bairro Beija-flor, entre outros trechos. (Foto: Ascom Pref. de Guanambi)

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, assinou um contrato com a empresa Paviservice, vencedora do processo licitatório para aquisição e pavimentação asfáltica de várias vias públicas na sede e nos distritos. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, serão investidos R$ 3.167.711,86 para diversos serviços, incluindo a requalificação da Avenida Tiradentes, Bairro Beija-flor, entre outros trechos. “Temos uma meta arrojada para ainda atender muitas demandas, dotando Guanambi de pavimentação asfáltica, melhorando nosso perfil urbano”, confessou o Prefeito.

Caetité: Secretaria torna documento obrigatório solicitação de licenciamento ambiental

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

A medida foi definida em reunião entre os municípios do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão para padronizar a documentação exigida.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caetité emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (17), no site oficial da Prefeitura (caetite.ba.gov.br), informando que a entrega da Certidão Negativa de Débitos Municipais para a solicitação de Licenciamento Ambiental no município passa ser obrigatória, além dos documentos já exigidos. A medida, segundo a nota, foi definida em reunião entre os setores de licenciamento dos municípios integrantes do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão com o objetivo de padronizar a documentação exigida.

MPF aciona prefeito de Correntina e ex-prefeito de Santa Maria da Vitória por desvios de 1,4mi da Educação

Quinta / 18.07.2019

Por ASCOM/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) acionou por improbidade administrativa Nilson José Rodrigues, prefeito de Correntina (BA), e Amário dos Santos Santana, ex-prefeito de Santa Maria da Vitória (BA), por desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As ações foram ajuizadas respectivamente em 21 de junho e 24 de maio. De acordo com o procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva, autor das ações, juntos os acionados utilizaram um total estimado em R$1.460.923,92 em finalidades diversas da manutenção e desenvolvimento da educação básica e do pagamento dos profissionais do magistério da educação básica – como prevê a Lei nº 11.494/2007.

CORRENTINA – O MPF apurou que o atual prefeito, durante sua gestão anterior em 2005, desviou R$ 684.107,87 em recursos da Educação (à época dos fatos Fundef e hoje Fundeb, e do FNDE) para pagamentos de empréstimos e tarifa bancários, indenizações trabalhistas, empréstimos direto ao consumidor, diárias, além de pagamentos diversos sem a devida comprovação de prestação dos serviços. A ação destaca, ainda, que Rodrigues realizou o fracionamento indevido de despesas, para evitar o processo licitatório e contratar diretamente pessoas físicas e jurídicas para serviço de transporte escolar e fornecimento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. O MPF requer a condenação de Rodrigues por prejuízo ao erário, previsto pela Lei nº 8.429/92.

SANTA MARIA DA VITÓRIA – O ex-prefeito Amário Santana é acusado de desviar R$776.816,08 do Fundef (atual Fundeb), no período de janeiro a novembro de 2014, para o pagamento de pessoas que não atuavam como professores em efetivo exercício na educação básica da rede pública municipal de ensino e de profissionais não vinculados à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica, como: zeladores, merendeiras, vigias, operadores de computadores, secretários e auxiliares de creche. Santana foi, ainda, acionado penalmente pelo MPF, em 10 de maio deste ano, por crime de responsabilidade pelos desvios. As investigações comprovaram que a irregularidade foi cometida mais de 400 vezes. O MPF requer a condenação de Padre Amário por prejuízo ao erário (Lei nº 8.429/92 – Lei de Improbidade) e por crime de responsabilidade por desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ou verbas públicas (Decreto-Lei nº 201/1967 – Lei de Crimes de Responsabilidades de Prefeitos e Vereadores).

Confira o número para consulta processual na Justiça Federal (PJe) – Bom Jesus da Lapa:

1002048-29.2019.4.01.3315 – Nilson José Rodrigues

1001674-13.2019.4.01.3315 – Amário dos Santos Santana (improbidade)

0000278-18.2019.4.01.3315– Amário dos Santos Santana (penal)

Prefeitura de Lagoa Real vai realizar Audiência Pública para discutir a Lei Orçamentária Anual de 2020

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 10 horas.

A Prefeitura de Lagoa Real, Governo ‘Reconstruindo’, que tem a sua frente o prefeito Pedro Cardoso, publicou o Edital de Convocação N.º 05/2019, através do qual convoca a população em geral para participar de uma Audiência Pública que será realizada na próxima segunda-feira (22). O objetivo da audiência é a discussão e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2020. A expectativa é que a audiência conte com a participação da população e de representantes de associações, entidades religiosas, sindicatos de classe e demais entidades representativas da comunidade. A Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 10 horas.

Rui vistoria obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista hoje (18)

Quinta / 18.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

O governador Rui Costa vistoria três obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista hoje (18). A agenda oficial na cidade terá início às 8h30, com visita às obras da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), cujo investimento é de R$ 22,3 milhões. Na sequência, o governador vai à Policlínica Regional de Saúde que está em construção no município e deve ser inaugurada no mês de agosto. O último compromisso de Rui Costa na cidade será no Novo Aeroporto Glauber Rocha, onde o governador concederá entrevista coletiva após vistoriar o equipamento, que será inaugurado no dia 23 de julho. Os assessores Eudes Benício (71 99102-5306) e Edmundo Filho (71 99935-3177) acompanharão a agenda e poderão atualizar a imprensa, em tempo real, sobre o andamento das vistorias. O horário previsto da chegada de Rui ao Aeroporto Glauber Rocha é 10h. Ainda na quinta, ele segue para a cidade de Ilhéus, no sul do estado, onde participa da abertura oficial do XI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, às 16h.

Rio do Antônio completa 57 anos com 3 dias de festa; confira as atrações

Quarta / 17.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os festejos ocorrerão entre os dias 26 e 28 de julho. O município completa 57 anos no sábado, dia 27. (Foto: Divulgação / Gov. de Rio do Antônio)

A Prefeitura de Rio de Antônio divulgou a programação dos festejos em comemoração aos 57 anos de emancipação política do município. Os 3 dias de festa, 26 a 28 de julho, irá contar com shows de Viviane Souza, Furacão Love e Lukas Lima no primeiro dia, Kleytones, Vinny Nogueira e Robertinha no dia 27, data do aniversário do município, e a Festa dos Blocos no último dia.

Homem é preso por agredir adolescente que mantinha em cárcere privado em Ituaçu

Quarta / 17.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

A menor informou que estava sofrendo agressões físicas e mentais por parte de seu companheiro, que não a deixava sair de casa, ameaçando-lhe de morte. (Foto: Internet)

Nesta terça-feira (16), por volta das 16h30, policias do 4º Pelotão da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Ituaçu, efetuaram a prisão de um indivíduo que estaria agredindo uma jovem graças a uma denúncia anônima. De acordo com informações da Polícia Militar, no local, a menor informou que estava sofrendo agressões físicas e mentais por parte de seu companheiro, que não a deixava sair de casa, ameaçando-lhe de morte. Diante dos fatos, os PMs deram voz de prisão ao homem, pelo crime de Cárcere Privado, além dos crimes previstos na Lei Maria da Penha, e o apresentaram à Delegacia de Polícia, em Brumado. A moça também foi encaminhada à delegacia para realizar o exame de corpo de delito e prestar depoimento.

Barra da Estiva: PM recupera motocicletas roubadas

Quarta / 17.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os adolescentes que praticaram os roubos foram identificados após checagem de imagens das câmaras de segurança espalhadas pela cidade. (Foto: Divulgação / 34ª CIPM)

Nesta terça-feira (16), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Barra da Estiva, recuperaram duas motocicletas que haviam sido roubadas na Rua Alcebiades Caires Coelho, no dia 12, e na Rua DT, no dia 16 deste mês de julho. De acordo com informações da Polícia Militar, os veículos, uma motocicleta Honda NXR 125 BROS ES, cor Branca, placa JMI-5768 e uma Honda CG 125 TODAY, cor Azul, placa JLR-5590, foram localizadas nas regiões de Baixa Grande, às 9h30, e de Rio Preto, às 14h, ambas na zona rural do município, pela guarnição da 34ª CIPM com apoio dos PMs da Operação Distrito. Ainda segundo a Polícia, os adolescentes que praticaram os roubos foram identificados após checagem de imagens das câmaras de segurança espalhadas pela cidade. Os envolvidos e as motos apreendidas foram apresentados à Polícia Civil na sede da Delegacia Territorial de Barra da Estiva.

Rio do Antônio e CAR assinam termo de adesão para limpeza de aguadas na zona rural

Quarta / 17.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

A medida prevê a liberação de R$ 60 mil, por meio do Projeto de Mecanização Rural Emergencial, para a realização do serviço. (Foto: Reprodução)

O termo de adesão para realização do serviço de limpeza de aguadas na zona rural do município de Rio do Antônio foi assinado nessa terça-feira (16), durante audiência entre o prefeito Deca e o diretor de Mecanização Agrícola da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson José Vasconcelos Dias. A medida prevê a liberação de R$ 60 mil, por meio do Projeto de Mecanização Rural Emergencial, para a realização do serviço.