Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2019"

Arraiá de Mortugaba 2019 superou todas as expectativas e foi um sucesso; confira as fotos

Quarta / 03.07.2019

Por Maria Nunes

Fotos: Maria Nunes/Sertão Hoje

Entre os dias 22 e 25 de junho, o Governo de Mortugaba realizou os tradicionais festejos juninos do município e a festa superou todas as expectativas, sendo um sucesso de público, com muita gente bonita e animada prestigiando o evento. Destaque especial para as excelentes atrações que se apresentaram, a exemplo do cantor Frank Aguiar, da Banda Luan Estilizado e do forrozeiro Mateus Boa Sorte, o matuto.

No Arraiá de Mortugaba, a ornamentação da festa merece um capítulo especial. A equipe responsável caprichou em cada detalhe para garantir que todos entrassem no clima dos festejos juninos e, principalmente, no clima da ‘roça’. Uma casa de adobe, com dois pavimentos foi erguida na área do evento, que ganhou também fogão a lenha, curral, fonte e áreas de entretenimento, tudo feito por artesãos locais. A ornamentação e infraestrutura do evento, além de garantir que todos se sentissem muito bem acolhidos, garantiu ainda mais opções para moradores e visitantes, já que os mesmos podiam transitar entre as áreas de entretenimento (palco alternativo e Rancho do Forró) durante os intervalos para troca das atrações no palco principal. Além da belíssima decoração, todos puderam apreciar ainda as comidas e bebidas típicas.

Na parte cultural, destaque para a apresentação do Grupo de Terceira Idade, que com sua coreografia pra lá de ensaiada e um belíssima figurino, arrancaram aplausos do grande público presente. Destaque também para a celebração realizada no dia 22, dedicada aos filhos de Mortugaba que residem em outros municípios da Bahia e do Brasil, mas que aproveitam essa época do ano para voltar para terra natal e rever amigos e familiares.

Falando ao Site Sertão Hoje/Jornal Tribuna do Sertão, a prefeito de Mortugaba, Rita de Cássia destacou a sua satisfação por ter realizado mais um festejo junino no município. “O são João é a maior festa popular da Bahia. Eu adoro o São João, porque tem esse clima de aproximação, de reencontro, de amizade, de alegria que toma conta de todos. É uma coisa muito gostosa. O clima da cidade muda completamente. Todo mundo fica mais alegre, tranquilo, feliz e isso é motivo de muita alegria pra gente”, destacou. A Prefeita comentou ainda o esforço da gestão municipal para tornar possível a realização do evento. “Desde que assumi, pela primeira vez estamos realizando a festa com essa estrutura. Isso só foi possível por causa do comprometimento e boa vontade de toda equipe. Todos se empenharam e fizeram com que a nossa cidade ficasse ainda mais bonita e atraente para receber os nossos irmãos mortugabenses que moram em outros lugares e os visitantes. Quero aqui aproveitar para agradecer a presença de cada um deles, porque essa união entre moradores e visitantes é que faz com que nossa festa seja cada vez mais bonita”, afirmou Dona Cássia.

O cantor Frank Aguiar, um dos destaques do Arraiá de Mortugaba, se apresentou no dia 25 e mais uma vez deu um show de carisma. O cantor chegou cedo em Mortugaba, tomou café da manhã no Posto Minas Bahia, onde ficou hospedado, posou para fotos com fãs e almoçou na casa da Prefeita Rita de Cássia. Na parte da tarde, o cantor aproveitou para circular pela cidade e conhecer um pouco mais dos espaços públicos, oportunidade em que teceu muitos elogios a Mortugaba. À noite, no palco, como não poderia ser diferente, o cantor deu aquele show e agradou em cheio o público que lotou a área do evento. O Arraiá de Mortugaba 2019 contou ainda com as apresentações de Luan Estilizado, Banda Painel de Controle, forrozeiro Mateus Boa Sorte (O Matuto), Banda Kasaca de Kouro, Marcelino Bahia, Erlan Mohamed, Hamilton Souza e Helber David.

Guanambi: Prefeito Jairo Magalhães entrega mais obras de pavimentação

Quarta / 03.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Dando continuidade ao cronograma de entrega de obras, definidas como prioridades em contato e encontros com a população, o prefeito de Guanambi Jairo Magalhães entregou na noite dessa sexta-feira, dia 28, obras de pavimentação de ruas nos bairros Paraíso e Deus Dará. O ato foi realizado na residência do casal Marcos e Anne, onde o anfitrião agradeceu o prefeito por atender a demanda em parceira com o vereador Fausto Azevedo, autor da indicação na Câmara: “esta obra nos trouxe a valorização do bairro, conforto e a qualidade de vida dos moradores, Jairo assumiu e fez mais que o prometido”.

O secretário de administração Walguimar Cotrim (Guima) e o vereador Homero Castro também fizerem uso da palavra destacando que o prefeito vem trabalhando por todos. “Hoje nós celebramos uma obra importante, de uma gestão que cuida das pessoas e que foi premiada com melhor da Bahia”, destacou Guima. O vereador Fausto Azevedo expressou sua alegria em comemorar com o povo esta conquista, "estivemos aqui em setembro com o prefeito e com Marcos solicitando essa pavimentação que hoje se torna uma realidade com apoio do nosso mandato".

Ao finalizar o ato, Jairo agradeceu o apoio e a compreensão dos moradores, "é assim que estamos honrando os compromissos, ouvindo o povo, com nossa equipe, com os vereadores, fazendo Guanambi avançar para que seu povo tenha progresso e desenvolvimento, na ocasião, o prefeito entregou com recursos próprios do município as ruas Dionísio Vilas Boas, Nelson Cardoso Rego, Nilza Fernandes, Eurita Vieira Pereira, Professor Nair Ivo Fernandes, Professora Elza Cardoso e Professora Arlinda Pereira, totalizando 1,7km de pavimentação.

Deputado Charles Fernandes solicita melhorias em rodovias baianas no DNIT

Quarta / 03.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Foto: divulgação

O Deputado Federal Charles Fernandes cumpriu agenda de trabalho neste início de semana em Salvador, onde foi recebido em audiência pelo Diretor do DNIT, Dr. Amauri Sousa. Na oportunidade, o parlamentar solicitou melhorias e retorno dos serviços na BR-030, no trecho que liga Carinhanha à BR-135. Charles solicitou ainda a melhoria da BR-135, trecho que liga Correntina à São Desidério, bem como da Rodovia BR-030, trecho que liga Carinhanha à BA-594, estrada de acesso ao município de Cocos. “São vias usadas como rotas para o escoamento da produção, que ligam municípios localizados em polos produtivos, em regiões importantes do nosso estado”, ponderou o Parlamentar. Segundo a Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Charles Fernandes, as demandas foram recebidas e acolhidas pelo Diretor do DNIT.

Enem terá aplicação digital em fase piloto em 2020 e deixará de ter versão em papel em 2026

Quarta / 03.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Alexandre Lopes, presidente do Inep, Abraham Weintraub, ministro da Educação, e Camilo Mussi, diretor do Inep, em entrevista coletiva nesta quarta (3) (Foto: Maria Ferreira/G1).

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá aplicação digital a partir de 2020. No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva, com início no próximo ano e previsão de consolidação em 2026. Nada muda para os participantes inscritos em 2019. As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.

Com essa nova versão, por meio de computador, o governo federal pretende realizar o exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento. A aplicação permanecerá em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro, e os resultados serão divulgados de forma conjunta. Em 2020, portanto, o Enem terá três aplicações: a digital, a regular e a reaplicação. Este último caso é voltado para candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.

Há também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente. Somente em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas para o Enem. Os custos da aplicação superam R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes confirmados na edição. Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.

Municípios tem até o dia 08/07 para se inscrever no Prêmio MuniCiência da CNM

Quarta / 03.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

A fase de inscrições para o Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores encerra em 08/07 (segunda-feira). Promovido desde 2015 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da União Europeia, o prêmio chega em sua 3a edição com o objetivo de identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais transformadoras, com impacto positivo na administração pública e na sociedade. Serão aceitas inscrições de iniciativas voltadas a todos os setores, porém é necessário que elas estejam em fase de implementação ou em curso no ato da inscrição.  Municípios, consórcios municipais e intermunicipais interessados devem ser filiados à CNM no momento de divulgação dos resultados, podendo inscrever até dois projetos em formulários separados.

É imprescindível consultar o edital e cumprir todos os prazos estabelecidos para concorrer ao prêmio. Para participar, o representante da prefeitura deve acessar o site www.municiencia.cnm.org.br e realizar o cadastro (CLIQUE AQUI). Neste campo serão solicitados os dados do Município. Mais detalhes do regulamento podem ser obtidos AQUI. “Valorizar e compartilhar as boas práticas realizadas pelos Entes locais é um importante instrumento para fortalecer a capacidade dos Municípios de aperfeiçoarem a gestão por meio do conhecimento”, aponta o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

IBGE: Produção industrial cai 0,2% em maio

Quarta / 03.07.2019

Por Raphael Costa/AGR

A indústria brasileira registrou uma queda no volume de produção no mês de maio em comparação que foi produzido em abril. O dado foi apresentado nesta terça-feira (2) pelo IBGE. De acordo com o levantamento, a indústria brasileira caiu 0,2% no comparativo entre os meses. Essa queda, segundo os dados do IBGE, aconteceram porque 18 dos 26 ramos da indústria que compõem a pesquisa apresentaram queda. O destaque negativo ficou com o setor de veículos automotores, que apresentou uma diminuição de 2,4% em sua produção. Bebidas e couro, artigos para viagem e calçados também influenciaram diretamente no resultado apresentado. Seguindo o sentido oposto, o setor de indústrias extrativas teve um salto de 9,2%, recuperando parte da queda de 25,6% acumulada nos meses até abril desse ano.

Na comparação com maio de 2018, a produção da industrial teve um salto de 7,1%. No resultado de 2019, a indústria teve uma queda em seu volume de 0,7%, enquanto nos últimos 12 meses a indústria se recuperou da sequência de resultados negativos desde julho de 2018 e zerou o resultado.

Resultado da 2ª chamada do ProUni já está disponível para consulta

Quarta / 03.07.2019

Por Luciano Marques/MEC

Quem estava aguardando o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao segundo semestre, já pode conferi-lo no site do programa desde ontem (02). Os candidatos também podem verificar a lista diretamente com a instituição de ensino superior para a qual se inscreveu. Os pré-selecionados têm até terça-feira, 8 de julho, para apresentar às instituições os documentos que comprovem as informações fornecidas no momento da inscrição. É de responsabilidade do aluno checar a hora e o local de comparecimento. Se o candidato não tiver sido chamado nas duas etapas, poderá tentar mais uma chance por meio da lista de espera. Para isso, precisa acessar o site do programa, nos dias 15 e 16 de julho, e manifestar o interesse. O resultado sairá em 18 de julho. Nesse caso, quem for contemplado terá entre 19 e 22 de julho para entregar a documentação junto à instituição.

Rui apresenta projetos de infraestrutura e telecomunicações a empresas espanholas

Quarta / 03.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Fotos: Carlos Prates/GOVBA

Nesta terça-feira (2), em Madrid, o governador Rui Costa apresentou a empresas espanholas os próximos projetos de infraestrutura e de telecomunicações que serão implantados na Bahia. Destaque para a construção da Ponte Salvador-Itaparica e do Centro de Convenções. Ele se reuniu com representantes do grupo Acciona, que já opera na Bahia como fabricante de componentes eólicos. Aos executivos, Rui mostrou as potencialidades da Bahia para novos investimentos. "Um dia bastante produtivo. Estivemos com um dos maiores investidores do mundo nas áreas de energia eólica e solar, que é a Acciona, reforçando investimentos no interior da Bahia para gerar energia e investimentos para montagem de equipamentos para geração de energia", afirmou o governador.

Três obras que serão realizadas na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) receberam atenção durante o encontro: o Sistema Viário Oeste (SVO), o Centro de Convenções e um projeto de saneamento para Salvador e Ilha de Itaparica. O SVO, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica, está orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado. Além dos espanhóis, empresas chinesas, italianas e francesas têm interesse na execução do projeto. Outras possibilidades de investimento apresentadas à Acciona foram na área de energias renováveis e o projeto de concessão de prédios públicos no Centro Histórico de Salvador. 

O diretor de Desenvolvimento da Acciona, César de Carlos, se mostrou surpreso com o potencial da Bahia na geração de energia eólica e disse que é um mercado a explorar. “Por isso que estamos aqui: para convidar vocês a investir lá”, comentou o governador. Representantes da Acciona visitam Salvador nas próximas semanas para dar andamento às negociações. 

VLI está entre as empresas mais inovadoras do Brasil

Quarta / 03.07.2019

Por Bianca Baamonde

Foto: Gustavo Andrade

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, faz parte do grupo das 150 empresas mais inovadoras do país, de acordo com o ranking Valor Inovação Brasil. O levantamento feito pelo jornal Valor Econômico e a Strategy& – consultoria estratégica da PwC avaliou práticas de companhias de diferentes setores. No segmento “Transportes e Logística”, a VLI alcançou o terceiro lugar. Essa é a quinta edição da pesquisa e teve como tema “Modelos Inovadores de Trabalho”. A definição do ranking tem como base cinco itens da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. “Compreendemos a inovação como um caminho para transformar a logística do Brasil. Esse tem sido um norteador dos últimos anos e o destaque da companhia na premiação evidencia que estamos na direção certa. Nossos mais de 7.500 profissionais são guiados por ‘empreender, criar e melhorar com paixão’”, destaca Marcus Penteado, diretor de Novos Negócios e Inovação.

A VLI vivencia um movimento crescente pela mudança na forma de pensar o trabalho e as soluções para o setor. A companhia tem um plano estruturado de transformação digital no qual existem, atualmente, mais de 100 iniciativas digitais em desenvolvimento por times multidisciplinares e com a aplicação de metodologias ágeis. Essas ações estão alinhadas a três direcionadores estratégicos: melhorar a experiência dos clientes, gerar ganhos de eficiência para as operações e processos internos da companhia e desenvolver potenciais alavancas de valor decorrentes de novos negócios.

CAXUMBA: Saiba o que é e como se prevenir contra a doença

Segunda / 01.07.2019

Por Janary Bastos Damacena/AGR

Atletas, comissão técnica e demais membros da delegação brasileira de futebol masculino foram vacinados contra as doenças sarampo, caxumba e rubéola. A medida foi adotada como prevenção, depois que o jogador Richarlison teve de ser afastado com diagnostico de caxumba. E você sabe o que é? A caxumba é uma infecção contagiosa e que, normalmente, atinge as glândulas que produzem a saliva ou as próximas ao ouvido. O diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, explica quais os sintomas dessa doença. “Associado a esse inchaço das glândulas salivares, que pode ocorrer em um lado só ou nos dois lados, a pessoa pode ter febre, dor de garganta, cansaço, falta de apetite e dor ao mastigar e engolir por conta do inchaço da glândula salivar”.

A doença é altamente contagiosa e a única forma de evitar é se protegendo com as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, que são aplicada gratuitamente no Sistema Único de Saúde. Por isso a importância de ficar atento ao calendário de vacinação, como afirma Júlio Croda. “A gente vem no momento do Movimento Vacina Brasil, e é importante que todas as pessoas entendam e valorizem a ação de vacinação, principalmente nas crianças, onde a maioria do calendário nosso vacinal é adotado. Nesse caso, a gente tem a vacinação de sarampo, caxumba e rubéola aos 12 meses aos 15 meses”.

A transmissão da caxumba ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Não existe um tratamento específico, por isso é recomendado apenas repouso, uso de medicamentos para aliviar a febre e dor local e observação cuidadosa de aparecimento de complicações.

Número de cadastrados para usar pílula que evita HIV cresce 38% no Brasil em cinco meses

Segunda / 01.07.2019

Por Marquezan Araújo/AGR

Foto: Fábio Silva/Secretaria de Saúde de Contagem

O número de pessoas que se cadastraram para receber a prevenção da infecção do vírus HIV por meio da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) cresceu 38% em cinco meses. De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e maio deste ano, 4.152 pessoas fizeram o cadastro. Ao todo, 11.034 pessoas se cadastraram, desde a disponibilidade do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), em janeiro de 2018. Os grupos com maior risco de contrair o vírus, como homossexuais, profissionais do sexo, homens e mulheres trans e travestis passaram a ter acesso a esse tipo de prevenção na rede pública de saúde no Brasil.

Em 2017, o Ministério da Saúde disponibilizou a pílula inicialmente para 7 mil pessoas. A prioridade foi dada para cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Manaus, Brasília, Florianópolis, Salvador e Ribeirão Preto. Os locais foram escolhidos de acordo com o grau de incidência da doença no país. Posteriormente, a pasta liberou a medicação para outras partes do Brasil. A Profilaxia Pré-Exposição, no entanto, já era utilizada em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo.

Apesar de prevenir a infecção do vírus HIV, a PrEP não impede o contágio de outras infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, o Ministério da Saúde ressalta que o uso da camisinha é indispensável, já que é o método mais eficaz contra essas doenças. Além disso, o preservativo também evita uma gravidez não planejada.

Prefeitura de Ituaçu viabiliza água tratada para comunidades

Segunda / 01.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Neste sábado (29), o município de Ituaçu recebeu a visita de um técnico da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), que juntamente com o chefe de Gabinete Aroldo Lima e o vereador Vade, fizeram um levantamento para implantação do sistema de abastecimento de água tratada que vai beneficiar as comunidades de Capim Pubo, Tamburil, Várzea, Gruta e Mangabeira. A implantação desse sistema de abastecimento de água foi solicitado pelo Prefeito Adalberto Luz e pelo Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Nelson Leal ao Governo do Estado. Por ocasião do levantamento feito pela CERB, o prefeito não pode estar presente, tendo sido representado pelo chefe de gabinete Aroldo Lima.

A implantação do sistema de abastecimento foi solicitado pelo Prefeito Adalberto Luz e pelo Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa Nelson Leal ao Governo do Estado.

Governo de Caculé realizou o São Pedro da Várzea Grande 2019

Segunda / 01.07.2019

Por Germano Afonso

Aconteceu no dia 29 de junho, em Caculé, o tradicional São Pedro do Povoado de Várzea Grande, com muito forró, tradição e diversão. A festa de São Pedro vem se destacando no município pela sua organização, atrações, decoração e sem dúvidas pelo carinho do público que todo ano marca presença para prestigiar o evento. Grandes músicos passaram pelo palco, como: Joel e Seu Forró, Forró 20V, Fann Estourado e Daniel Paiva. Cada um com seu repertório diversificado colocaram a galera pra dançar e levantar poeira. O Governo de Caculé, na pessoa do Prefeito Beto Maradona e do Vice-Prefeito Zé Cruz agradecem imensamente a presença de todos e já deixam o convite para o #SãoPedroDaVárzeaGrande2020.

Dono de bar em Iuiu é apresentado pela CAESG na Delegacia de Guanambi por posse ilegal de arma de fogo

Segunda / 01.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

No último domingo (30), por volta das 15h, policiais militares da Guarnição CAESG 04 receberam uma denúncia anônima informado que o homem, de iniciais HJS, de 42 anos, proprietário do Bar dos Amigos, localizado no Bairro Posto Novo, Distrito de Pindorama, município de Iuiu, estaria de posse de uma espingarda e ameaçando os vizinhos. Segundo informação da Polícia Militar, os policiais de deslocaram imediatamente até o local, onde abordaram o suspeito e realizaram uma busca no referido bar, tendo encontrado um rifle de pressão adaptado para calibre 22, uma espingarda tipo chumbeira artesanal, além de várias armas brancas. Ainda segundo informações da Polícia Militar, o indivíduo teria admitido ser o dono do material encontrado, tendo os policiais conduzido o mesmo e apresentado na Delegacia de Polícia de Guanambi, onde foi registrada a ocorrência. Na oportunidade, foram apresentados: uma Espingarda de pressão, marca Rossi, modelo Plus, número de série: 181509210620 adaptada para calibre 22; uma Munição calibre 22, deflagrada; uma Espingarda artesanal tipo chumbeira; e três facas tipo peixeira.

Carinhanha: homem é preso em flagrante por tráfico de drogas

Segunda / 01.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

No último sábado (29), por volta das 20h, policiais militares da Guarnição CAESG 04 receberam a informação de um Guarda Municipal de que estaria sendo praticado o crime de tráfico de drogas na Rua da Pista, Bairro São Francisco, município de Carinhanha. Em diligência, os policiais militares foram até o local e, ao chegar, identificaram quatro pessoas em atitude suspeita. Segundo informação da Polícia Militar, ao perceber a chegada dos policiais, os indivíduos empreenderam fuga em várias direções, tendo os policiais conseguido deter um dos suspeitos, de iniciais MJF, de 44 anos, com quem foi encontrada certa quantidade de drogas. Ainda segundo informações da Polícia Militar, o homem teria confessado a prática do crime e informado que haveria drogas também na sua residência, sendo encontrado no local mais entorpecentes e aparelhos celulares de origem duvidosa. Diante dos fatos, MJF foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia de Guanambi, onde foi autuado em flagrante delito pelo Delegado Plantonista. Na oportunidade, foram apresentados: 05 papelotes de substância semelhante a maconha; R$ 16,50 em espécie; 07 papelotes de substância semelhante a cocaína; 02 Pedras de substância semelhante a crack; 04 aparelhos celulares de marcas e modelos diversos; 02 relógios de pulso; 01 pen drive; 01 lanterna; e 01 canivete.