Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2018"

Guanambi: Prefeito Jairo participou de reuniões com moradores da Comunidade de Icó e Vila Ceraíma nesta quinta-feira (26)

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

“É importante ouvir de perto as prioridades apresentadas pelo povo para nos planejarmos e focar os investimentos” frisou o Prefeito Jairo Magalhães. (Foto: Ascom Guanambi)

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, esteve em reunião com moradores da Comunidade de Icó e da Vila Ceraíma, nesta quinta-feira (26). No encontro na Comunidade de Icó, promovido pela Associação de Moradores e presidido por Dona Alzira, os moradores relataram demandas e o prefeito, acompanhado dos vereadores Tião Nunes e Maria Silvia, anunciou algumas ações para assegurar a melhoria do abastecimento de água, levantamento técnico de demandas na área de energia, além da construção de uma passagem molhada e manilhas para melhoria do acesso. Já na Vila Ceraíma, Jairo estabeleceu compromissos com pavimentação de duas ruas, melhoria na iluminação do cemitério, apoio para conclusão da sede da associação, entrega da quadra poliesportiva em fase de liberação de recursos pela Caixa Econômica Federal, reforma do Posto de Saúde e elaboração do projeto para construção de uma praça, além de cursos pelo Programa Mutirão Social.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no sábado (28)

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no Bairro Monte Pascoal, em Guanambi, no sábado (28), das 8h às 14h. Serão afetados os seguintes locais: Rua Acelino Andrade, Rua Adolfo Amorim, Rua Artur Bernardes, Rua Cassimiro de Abreu, Rua João Meira, Rua João Pompílio de Abreu, Rua Niterói, Rua Otacílio Fernandes, Rua Paraguassu, Rua Paulo de Souza, Rua Prudente de Morais e Travessa Acelino Andrade.
 

TCM aprova retirada dos terceirizados do índice de pessoal

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

Eures Ribeiro, presidente da UPB, na Mobilização Pró-Município em outubro do ano passado. (Foto: UPB)

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) aprovou, por unanimidade, no plenário da corte nesta quarta-feira (25) a instrução normativa que orienta a retirada do gasto com trabalhadores terceirizados do índice de pessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece como teto do gasto com funcionários das prefeituras 54% da receita corrente líquida do município. Com a decisão esse cálculo não computará mais os trabalhadores terceirizados. A decisão, aguardada pelos prefeitos, foi fruto de intensa articulação do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, junto ao presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel. A expectativa com a nova instrução é reduzir o número de contas rejeitadas e as penalidades aplicadas aos gestores municipais, como explica o presidente da UPB. “Não dá para prestar um serviço de qualidade no município sem mão de obra. Mas, o prefeito que contratava, mesmo para a saúde, o transporte, a vigilância ou o técnico de informática, era penalizado por preservar o atendimento à população. Não tenho dúvidas que se faz justiça e, na ponta, essa decisão vai se reverter a favor do cidadão”, avalia Eures Ribeiro.
 

Guanambi: Servidores da Secretaria Municipal de Administração participam de capacitação sobre o eSocial em Salvador

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

O curso foi ministrado pelo Prof. Heleno Rocha, Perito Contador, Auditor e Instrutor de Sistemas de Folha de Pagamento e RH, e Pós-Graduado pela UCSAL. (Foto: Ascom Guanambi)

Os servidores da Secretaria Municipal de Administração Gertrudes Rodrigues e Gabriel Soares, participaram em Salvador nos dia 19 e 20 de julho de 2018, na sede da Abacom, do Curso de capacitação “eSocial para o Serviço Público”. A capacitação buscou proporcionar melhor qualificação para os servidores municipais no cumprimento das obrigações acessórias advindas do eSocial, que tem por objeto as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, orientando passo a passo a rotina dos Setores de Recursos Humanos com o novo Sistema do Governo Federal, que tornou-se obrigatório a partir de 1º de Julho de 2018 para todos os órgãos públicos. O curso foi ministrado pelo Professor Heleno Rocha, Perito Contador, Auditor e Instrutor de Sistemas de Folha de Pagamento e RH, e Pós-Graduado pela UCSAL.

Participaram do curso os servidores, da Secretaria Municipal de Administração, Gertrudes Rodrigues e Gabriel Soares. (Foto: Ascom Guanambi)

Juiz do TRE-BA arquiva inquérito por caixa 2 contra João Leão

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

O procedimento foi aberto após delação premiada dos ex-executivos da Odebrecht, José de Carvalho Filho e Luiz Eduardo da Rocha Soares. (Foto: Amanda Oliveira/ GOVBA)

O juiz Diego Castro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), determinou o arquivamento do inquérito que investiga o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), por suposto recebimento de caixa 2 na campanha para deputado federal, nas eleições de 2010. Segundo o magistrado, a decisão foi tomada porque o crime prescreveu. O procedimento investigatório foi aberto após delação premiada dos ex-executivos da Odebrecht, José de Carvalho Filho e Luiz Eduardo da Rocha Soares. Ainda de acordo com o juiz, o prazo de prescrição para o crime é de 12 anos. No entanto, como Leão tem atualmente 72 anos de idade, este período cai pela metade. Então, como o delito teria sido cometido em 2010, a prescrição ocorreu em 2016. A Procuradoria Regional Eleitoral também havia se manifestado previamente, recomendando o arquivamento do inquérito.

Fonte: Bahia Notícias

Brumado: Vereador Elias Piau busca reatar negociações para a construção da ponte entre Itaquaraí e o Distrito de Iguatemi, em Livramento

Sexta / 27.07.2018

Por Eliana Costa

“O prefeito de Brumado já mostrou disposição para a execução das obras em parceria, e, depois da reunião com o prefeito Ricardinho voltei a ficar otimista”, destaca Elias Piau.

O Vereador Elias Piau esteve, nesta quinta-feira (26), em reunião com o Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro, para tratar da construção de uma ponte entre o distrito de Itaquaraí, em Brumado, ao distrito de Iguatemi, em Livramento. De acordo com o vereador, “o prefeito Ricardinho nos recebeu muito bem e tempo atrás, disse estar aberto a resolver o problema que acaba prejudicando os moradores dos dois municípios”. Elias também destaca a urgência para a construção, antes que o período chuvoso chegue.  “Minha grande preocupação é o período chuvoso que está para chegar, então, esse problema tem que ser resolvido o quanto antes, pois se as chuvas vierem, a situação que já é grave ficará caótica, prejudicando os moradores de Itaquaraí e Iguatemi”. E encerrou dizendo que “o prefeito de Brumado (Eduardo Vasconcelos) já mostrou toda a disposição para a execução das obras em parceria, e, depois da reunião de hoje (26) com o prefeito Ricardinho voltei a ficar otimista. Então creio que tudo será resolvido, pois sei o quanto isso está deixando os moradores de Itaquaraí preocupados e, como representante daquele distrito eu vou continuar lutando de forma incansável até que a ponte seja construída”.

Prefeitura de Guanambi garante apoio a evento em comemoração ao Dia do Motociclista

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

A entrada custará 1 kg de alimento não perecível, que serão doados a entidades sociais do município. (Foto: Ascom Guanambi)

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, e o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Costa, se reuniram na última quarta-feira (25), com os representantes do Motoclube Guanambi Moto Estrada, onde firmaram apoio e parceria para a realização do evento comemorativo ao Dia do Motociclista. O evento será realizado nesta sexta-feira (27), às 20h, no Largo dos Motociclistas, localizado ao lado do Supermercado Docelar, e contará com show da Banda RagnarRocker. A entrada custará 1 kg de alimento não perecível, que serão doados a entidades sociais do município.

Bahia supera Rio Grande do Sul e passa a ter maior rebanho de ovinos do país, diz IBGE

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são do Censo Agropecuário divulgado, nesta quinta-feira (26), pelo IBGE. (Foto: Reprodução/TVTEM)

Em 2017, a Bahia ultrapassou o Rio Grande do Sul e assumiu o 1º lugar no ranking nacional com o maior rebanho de ovinos: 2,860 milhões de cabeças. Na comparação com 2006, o rebanho de ovinos no estado cresceu 7,0% e, assim, aumentou a participação no rebanho nacional, de 18,8% para 20,7%. Os dados são do Censo Agropecuário divulgado, nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Censo Agro reune dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira e foi realizado pelo IBGE, em todo o território nacional, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018.

Conforme o levantamento, a Bahia tem quatro representantes entre os 10 municípios com os maiores efetivos de ovinos do país: Casa Nova (3º lugar nacional, com 175,9 mil cabeças), Juazeiro (5º, com 143,4 mil cabeças), Remanso (6º, com 142,6 mil cabeças) e Curaçá (7º, com 136,2 mil cabeças). Com o aumento no número de cabeças de caprinos, de 2006 para 2017 (+11,4% ou 2,383 milhões de cabeças), a Bahia permanece também com o maior rebanho de caprinos do país, respondendo por 28,9% da produção nacional. Já o efetivo de bovinos na Bahia caiu 20,12% em 2017, na comparação com 2006, passando de 10,229 milhões para 8,171 milhões de cabeças, o que fez o estado possuir o 10º rebanho bovino do país, caindo duas posições no ranking, em relação a 2006.

Bahia tem maior número de ataques a carros-fortes do país em 2018, aponta levantamento do G1

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

o Nordeste é a região com maior número de ataques nos últimos três anos. Foram 34 registros em 2016, 56 em 2017 e 46 nos primeiros seis meses de 2018. (Foto: PRF)

A Bahia registrou o maior número de ataques a carros-fortes do país em 2018. Junto com São Paulo, o estado anotou 10 ocorrências nos primeiros seis meses deste ano. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp) ao G1. Segundo a ABTV, um dos pontos que favorecem os ataques são estradas “esburacadas” em regiões inóspitas “praticamente sem fiscalização” e estradas sem muito movimento. Ainda segundo o levantamento, o Nordeste é a região com maior número de ataques nos últimos três anos. Foram 34 registros em 2016, 56 em 2017 e 46 nos primeiros seis meses de 2018. Neste ano, depois da Bahia, Ceará com 9 ataques e Pernambuco com 8 tiveram mais ataques contra carros-fortes.

Fonte: G1

Brumado: Professores participam do “Dia D” de discussão da Base Nacional Comum Curricular

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

A BNCC é um documento que determina as competências, habilidades e aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica.

A Secretaria Municipal de Educação de Brumado realizou, nesta última sexta-feira (20), na Sala de Treinamento da Prefeitura, o alinhamento com as equipes pedagógicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade, contou com a participação de todos os Articuladores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de subsidiar as equipes para a realização do Dia de Apropriação da BNCC, que aconteceu nesta segunda-feira (23) em todas as unidades escolares.  A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências gerais e específicas, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica. A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.
 

SMT de Guanambi inicia Campanha de Conscientização contra animais soltos em pistas e perímetro urbano

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Somos uma das cidades que mais recolhe animais de grande porte e estamos tomando atitudes mais firmes para coibir esta prática que já ceifou muitas vidas”, disse o prefeito Jairo.

A Prefeitura de Guanambi, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), iniciou nesta semana, uma campanha de conscientização contra criadores que insistem em soltar animais nas pistas, avenidas e estradas do perímetro urbano do município. Já está no ar, em diversas emissoras de rádio da cidade, um spot com o alerta sobre a prática, onde também pede a colaboração da comunidade. “Somos hoje na Bahia uma das cidades que mais recolhe animais de grande porte das vias públicas e estamos tomando outras atitudes mais firmes para coibir esta prática que já ceifou muitas vidas”, disse o prefeito Jairo Magalhães.

Segundo a SMT, já foram recolhidos mais de 500 animais em operações semanais nos últimos meses e no comunicado pede o apoio da população para denunciar os criadores que desafiam as autoridades e as leis, ligando para os números: 3452-4611 e 9 9962-2108 na Superintendência de Trânsito ou no Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do número 3451-5658, onde o sigilo é totalmente garantido pelos órgãos fiscalizadores. Nos próximos dias, os órgãos irão distribuir panfletos de orientação e alerta sobre a prática, em eventos de cavalgada realizados na zona rural da cidade e distritos.

SEC prorroga para 3 de agosto o prazo para matrículas em cursos técnicos da rede estadual

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

São 17.310 vagas, em 50 cursos nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas da rede. (Foto: Secretaria de Educação)

O prazo, que terminaria nesta quinta-feira (26), para matrículas em cursos técnicos de nível médio da rede estadual da Bahia foi prorrogado até o dia 3 de agosto. A ampliação do prazo foi divulgada pela Secretaria Estadual de Educação (SEC). De acordo com o órgão, no total, são 17.310 vagas para o segundo semestre letivo, em 50 cursos nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas da rede, em 115 municípios. As aulas irão começar no dia 6 de agosto.

Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Cozinha, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Áudio e Vídeo, Dança, Instrumento Musical e Manutenção Automotiva.
 

Operação Impacto apreende drogas, armas e vários veículos nesta terça-feira (25), na região da chapada

Sexta / 27.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

A operação foi realizada por unidades do 7º BPM, da Cipe Chapada e da Polícia Civil, através da 14ª Coorpin/Irecê. (Foto: Divulgação SSP-BA)

Unidades do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Cipe Chapada com o apoio da Polícia Civil, através da 14ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin/Irecê), deflagraram a Operação Impacto, nesta terça-feira (25). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), foram efetuadas duas prisões em flagrante, cumprido um mandado de prisão, apreendidos três armas e 42 veículos, além do registro de duas ocorrências com drogas. Foram ainda abordados 1.168 pessoas, 198 automóveis e 43 motocicletas e inspecionados 65 estabelecimentos comerciais. Ainda de acordo com a SSP-BA, entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, a Cipe Semiárido prendeu em flagrante 100 pessoas, apreendeu 62 armas e 203 veículos, recuperou 78 carros e anotou 55 ocorrências envolvendo entorpecentes, como maconha, cocaína e crack.

Fonte: SSP-BA

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na sexta-feira (27)

Quinta / 26.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no Bairro Brindes, em Guanambi, na próxima sexta-feira (27), das 8h30 às 14h30. Serão afetados os seguintes locais: Rua 01, Rua Camerindo Pereira Costa, Rua Da Integração, Rua José Pereira Donato, Rua Juscelino Gomes Cardoso, Rua Otacílio Lopes, Rua Para e Rua Q - Décio Carneiro de Araújo.
 

Com documentação falsa, empresa é multada por transportar 165 bovinos

Quinta / 26.07.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os animais foram abatidos na manhã desta quinta-feira (26), em Barreiras. (Foto: Divulgação/Adab)

Uma empresa foi multada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) por transportar 165 cabeças de gado com documentação falsa. De acordo com a agência, os animais foram apreendidos durante uma fiscalização realizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, que ocorreu na terça-feira (24) e quarta-feira (25). Os animais foram abatidos na manhã desta quinta-feira (26), em Barreiras. Ninguém foi preso na ação, mas além de multa, a empresa foi notificada.  Segundo a Adab, a entrada irregular de bovinos na Bahia é ilegal, pois esses animais podem trazer doenças para o estado - os bovinos vinham do Estado de Goiás.

Fonte: G1