Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2017"

IBFC divulga locais das provas do concurso da Embasa

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

As provas acontecerão no próximo domingo (09).

Nesta segunda-feira (03), o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) divulgou os locais para realização das provas do concurso da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que acontecerá no próximo domingo (09). Para a maior parte das funções, a prova ocorrerá no período da manhã. Somente os candidatos à função de agente administrativo farão a prova à tarde. Clique aqui e veja os locais das provas.

INB realizará audiência pública em Caetité nesta quarta-feira (05)

Terça / 04.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A audiência é para dar continuidade ao processo de contratação da empresa que fará a lavra na Mina do Engenho.

Nesta quarta-feira (05), acontecerá a audiência pública para dar continuidade ao processo de contratação da empresa que fará a lavra na Mina do Engenho, em Caetité. A área, que pertence à INB, tem previsão de produzir cerca de 250 toneladas de concentrado de urânio - o yellowcake - por ano. O evento é uma etapa em cumprimento do Art. 39 da Lei de Licitações 8666/93, com objetivo de prestar esclarecimento sobre a contratação da futura prestadora de serviços à população local. A audiência ocorrerá no Auditório da Casa Anísio Teixeira, na Praça da Catedral, 51, em Caetité, às 18 horas.

Governo de Caetité promove cursos para Agricultores Familiares

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições estão sendo feitas no Escritório da Associação dos Agricultores de Maniaçu e na sede da Associação Viva.

A Prefeitura de Caetité, em parceria com o SEBRAE, irá promover um seminário da Agricultura Familiar em Maniaçu, no dia 07 de julho, às 8h30, no auditório do Colégio Zelinda. A programação será a seguinte: 09h – Clínica tecnológica: Boas Práticas na Produção de derivados de Mandioca; 13h – Oficina Negociar no Campo. As inscrições estão sendo feitas no Escritório da Associação dos Agricultores de Maniaçu e na sede da Associação Viva (Secretaria de Desenvolvimento Social – Praça Pompeu Fernandes da Cunha). Já no dia 14 de julho é a vez da sede do município de Caetité receber a palestra “Planejando nosso empreendimento”, às 08h, no Auditório Municipal. Na oportunidade, também serão tratados assuntos relacionados às ações da Associação Viva para o ano de 2017.

Arraiá de Caculé 2017 supera expectativas e reúne grande público

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além da ornamentação impecável, uma mega estrutura de palco, som e luz, semelhante aos grandes festivais, foi montada para receber artistas de nome nacional.

Ao longo do mês de junho, foi realizado o Arraiá de Caculé 2017. O mês festivo contou com vários eventos, culminando em três noites de grandes shows na Praça Deoclides Cardoso. A programação dos dias 24, 25 e 26 de junho foi bastante especial e inesquecível para muita gente, superando as expectativas do Governo de Caculé, que realizou o evento. Além da ornamentação impecável da artista Neide Chaves, uma mega estrutura de palco, som e luz, semelhante aos grandes festivais, foi montada para receber artistas de nome nacional como o sertanejo Zé Felipe, a banda Saia Rodada e o forrozeiro Dorgival Dantas. As tardes dos dias 25 e 26 de junho foram animadas pelas apresentações das quadrilhas Xiado do Xinelo, Busca Pé, Mistura da Terra e Jacques Carvalho e pelo espetáculo infantil da Galinha Pintadinha, que atraiu uma multidão de pais e crianças. A festa contou com milhares de pessoas de todo Brasil, principalmente por moradores de Caculé, das regiões circunvizinhas e filhos da terra que residem fora. Os dias de animação foram considerados de muita paz e com poucas ocorrências, não havendo registro de nenhum incidente grave.

Além das três noites, vários eventos fizeram parte do Arraiá 2017. As quadrilhas juninas caculeenses Busca Pé, Xiado do Xinelo, Jacques Carvalho e Mistura da Terra realizaram verdadeiros espetáculos com dança, coreografias, cenários e belos figurinos na Praça Ramiro Pereira da Silva, durante o mês. Os artistas da terra também se apresentaram abrilhantando ainda mais o Arraiá das Quadrilhas. No dia 14 de junho teve o “Arraiá da Educação”, com o tema “Uma Explosão de Alegria no Seu Coração”, com a participação de todas as instituições de ensino municipais. No dia houve apresentações e estandes sobre cultura, culinária, ecologia, diversidade, valores, higiene, entre outros. O Governo Municipal agradeceu a todos os funcionários públicos municipais envolvidos de forma direta ou indireta, a Guarda Municipal, as policias Militar e Civil, aos colaboradores contratados para o período e toda a sociedade que participou da melhor forma possível para a festa acontecer.

As quadrilhas juninas caculeenses Busca Pé, Xiado do Xinelo, Jacques Carvalho e Mistura da Terra realizaram verdadeiros espetáculos.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (03)

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 03/07. Em apresentação estão: Projeto de Lei N° 020/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Projeto de Lei N° 021/2017, de autoria do executivo municipal. Em primeira discussão e votação estão: Projeto de Lei N° 011/2017, de autoria do executivo municipal; Projeto de Lei N° 019/2017, de autoria do executivo municipal. Em primeira e única discussão e votação estão: Indicação N° 362/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 363/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 364/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 365/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 366/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 367/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 368/2017, de autoria do vereador Zé Ribeiro; Indicação N° 369/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 370/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 371/2017, de autoria do vereador Lek Cabeleireiro; Indicação N° 372/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação N° 373/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PAUTA NA ÍNTEGRA

Ex-ministro Geddel Vieira Lima é preso pela Polícia Federal

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

As investigações apontam que Geddel e o ex-deputado Eduardo Cunha atuaram na liberação de ao menos R$ 1,2 bilhão em empréstimos para empresas, em troca de propina.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (03). A prisão foi determinada pela Justiça Federal de Brasília e está ligada às investigações da Operação Cui Bono, que investiga irregularidades na liberação de créditos da Caixa, banco estatal no qual o ex-ministro ocupou a vice-presidência de Pessoa Jurídica. Geddel foi ministro da Secretaria de Governo de Temer. As investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) apontam que Geddel e o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) atuaram na liberação de ao menos R$ 1,2 bilhão em empréstimos para empresas, em troca de propina. O pedido de prisão preventiva, apresentado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, acusa o ex-ministro de atuar para atrapalhar investigações em andamento, ao tentar evitar que o ex-deputado Eduardo Cunha e o corretor Lúcio Funaro firmassem um acordo de delação premiada. Além da prisão preventiva, a Justiça também autorizou a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telemático de Geddel. Diferentemente da quebra do sigilo telefônico (que permite a interceptação das conversas), o levantamento do sigilo telemático permite o acesso ao registro das ligações efetuadas, mensagens e e-mails.

A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha. O teor das mensagens indicam que Cunha e Geddel atuavam para garantir a liberação de recursos por vários setores da CEF a empresas que, após o recebimento, pagavam vantagens indevidas aos dois e a outros integrantes do esquema. Entre esses estava Fábio Cleto, que ocupou por indicação de Eduardo Cunha a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias, e quem forneceu as primeiras informações aos investigadores. Em meados do ano passado, ele fechou acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República. O pedido de prisão foi baseado em depoimentos recentes do corretor Lúcio Funaro e dos delatores Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, e do diretor jurídico do J&F, Francisco de Assis e Silva. A ordem de prisão partiu do juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira.

Justiça Federal defere pleito da OAB Conquista e advogados poderão receber RPV em nome dos clientes

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O presidente da OAB Conquista, Ubirajara Ávila, essa é uma das mais importantes vitórias da advocacia conquistense.

A Justiça Federal, em decisão do juiz João Batista de Castro Junior, deferiu o requerimento feito pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila. Trata-se de pedido de reconsideração para que fosse determinado ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica que respeitassem os poderes constantes da procuração outorgada ao advogado, especialmente o direito de dar quitação e receber alvarás e Requisições de Pequeno Valor (RPV). Até então os bancos não vinham efetuando o pagamento aos advogados, o que atingia toda classe, sobretudo aqueles que militam na área previdenciária. Há inúmeros relatos de advogados que não receberam seus honorários em virtude da ocorrência do saque da RPV diretamente pelo cliente, muitas vezes em agências bancárias fora da cidade. O presidente da OAB Conquista se pautou na fundamentação construída pela Comissão de Prerrogativas da Subseção a qual sustenta, em suma, que a concepção de que os poderes constantes da procuração autorizam o advogado a receber créditos em nome do cliente tem respaldo na jurisprudência do STJ. Isso notadamente diante da nova sistemática do Código de Processo Civil, que entrou em vigor recentemente. Outrossim, ao receber créditos em nome do constituinte, o advogado está exercendo o seu mister, sendo inclusive aconselhado que o faça para que possa reter os honorários contratados.

Para Ubirajara, essa é uma das mais importantes vitórias da advocacia conquistense. “Desde 2009 os advogados da nossa região vem sofrendo com a impossibilidade de exercer a prerrogativa de levantamento de RPVs, algo que gerava inúmeros prejuízos e transtornos para a classe. Devo inicialmente agradecer imensamente a Comissão de Prerrogativas da nossa Subseção e o faço na pessoa do seu presidente Ivalmar Garcez, pela luta incessante para que essa rotina fosse modificada. Ressalto também a sensatez e a sensibilidade da decisão do juiz João Batista, que soube bem ponderar os aspectos atuais da advocacia, notadamente o fato de que a regra na nossa profissão é a retidão e a ética, sendo que eventuais desvios de condutas são combatidos veementemente pela Ordem. Por fim, registro que essa é uma das maiores vitórias da advocacia na nossa região. Posto esse que reflete diretamente no dia a dia da nossa profissão, evitando que colegas tomem prejuízos financeiros e possibilitando o desenvolvimento do nosso mister com tranquilidade e praticidade” salientou Ubirajara. A Justiça Federal oficiará imediatamente as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica na cidade de Conquista, determinando que acatem a procuração que contiver poderes expressos para recebimento a ser apresentada pelo advogado no momento do saque. Assim fica viabilizado o recebimento de alvarás judiciais pelo próprio profissional, bem como de RPVs emitidas pela Justiça Federal em Vitória da Conquista.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DA DECISÃO

Brumado: Vereadores prestigiaram o São Pedro da comunidade de Samambaia

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os festejos em comemoração a São Pedro apresentaram tudo de mais típico da época.

Na última quarta-feira (28), o presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos, os vereadores Luiz Carlos e Zé Carlos de Jonas, o médico Marlúcio Abreu e o servidor Dilmar Amorim estiveram na comunidade de Samambaia prestigiando a festa em homenagem a São Pedro. Na oportunidade, foram recepcionados pela importante liderança política da localidade, Sr. Edilson Avelar de Souza, que realiza um efetivo trabalho na busca de melhorias para o local. Os festejos em comemoração a São Pedro apresentaram tudo de mais típico da época. Entre as apresentações culturais os presentes puderam apreciar a quadrilha, que fez uma belíssima apresentação. Léo Vasconcelos e a comitiva que o acompanhou destacaram a importância da preservação da cultura popular, principalmente dos festejos juninos que são uma tradição para as comunidades brumadenses.

O presidente do legislativo, Léo Vasconcelos, os vereadores Luiz Carlos e Zé Carlos de Jonas, o Dr. Marlúcio Abreu e o servidor Dilmar Amorim estiveram na comunidade.

Polícia prende homem suspeito de chefiar tráfico de drogas em Riacho de Santana

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Leonel Fiúza dos Santos foi autuado em flagrante e apresentado na 24° COORPIN/Bom Jesus Lapa para serem tomadas a medidas cabíveis.

Na última sexta-feira (30), policiais militares de Riacho de Santana desestruturaram o tráfico de drogas na cidade prendendo em flagrante Leonel Fiúza dos Santos, suspeito de ser chefe do tráfico. Com o indivíduo foi encontrada uma grande quantidade de entorpecentes e armas. Desde a manhã da sexta, os policiais em serviço estavam monitorando Leonel Fiuza, pois haviam recebido informações de usuários de drogas e que o mesmo era o distribuidor na cidade. Quando o indivíduo saiu de sua residência em via pública, imediatamente foi abordado pela PM, que ao ver a guarnição tirou algo do bolso e engoliu. Ao fazer busca pessoal, os policiais encontraram uma quantidade de entorpecentes em sua cintura. Ao prosseguir com a averiguação foram encontrados no interior da sua residência: 56 pedras de crack, 2 revolveres marca Rossi com a numeração suprimida e municiados, 1 rifle de pressão sem nota fiscal e uma grande quantidade em dinheiro escondido em um fundo falso de um móvel. Leonel foi autuado em flagrante e apresentado na 24° COORPIN/Bom Jesus Lapa para serem tomadas a medidas cabíveis.

Na residência do indivíduo foram encontrados: 56 pedras de crack, 2 revolveres com a numeração suprimida e municiados, 1 rifle de pressão e uma grande quantidade em dinheiro.

Inscrições para a 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas estão abertas

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os atletas profissionais e amadores, masculino e feminino, percorrerão 80 km na rodovia BA-148.

A 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas acontecerá no dia 03 de setembro (domingo), realizada pela Shopping Bike e organizada pelo empresário brumadense Alecarlos Pires. Os atletas profissionais e amadores, masculino e feminino, percorrerão 80 km na rodovia BA-148 (Brumado - Livramento de Nossa Senhora – Rio de Contas), sendo os 9 km finais para testar todos os limites e de visual deslumbrante, a Serra das Almas. A 19ª Corrida Ecológica tem como objetivo a promoção da prática do ciclismo de estrada, também com participação do ciclismo Mountain Bike, na vertente competitiva, e instigar a preservação do meio ambiente. A prova é aberta a todos os participantes com filiação em suas respectivas federações e/ou de todos que manifestarem interesse em participar, mediante a realização e pagamento da inscrição nos prazos pré-estabelecidos. A prova é válida pelo Ranking Brasileiro de Ciclismo. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Caetité: Secretaria de Meio Ambiente assina acordo com a empresa Rio Energy

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Em reunião, o Instituto IODA assinou contrato com a empresa Rio Energy para a renovação do projeto, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na ultima quinta-feira (29), o Instituto IODA de Caetité assinou contrato com a empresa Rio Energy para a renovação do Projeto Ver Pelos Olhos D’Água, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O projeto visa o mapeamento e caracterização das nascentes do município que, anteriormente, já havia mapeado cerca de 120 áreas, objetivando chegar à meta de 160 áreas de nascentes. Ao final do projeto será publicado um livro e criada uma plataforma virtual, na qual seja possível acessar o local exato destas áreas de nascentes através do Google Earth. Isto representará um grande avanço tanto na área de pesquisa, quanto na gestão ambiental do município, servindo para o embasamento dos licenciamentos ambientais a serem emitidos pela Secretaria do Meio Ambiente, identificando as áreas de proteção permanente (APPs) em torno dessas nascentes.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Italva Cunha, a plataforma também servirá para as escolas públicas e privadas em pesquisas sobre informações de Caetité. A ferramenta conterá dados científicos tais como espécies botânicas, dados geográficos da rede hídrica, substituindo os materiais já obsoletos publicados. Isto também atenderá aos pesquisadores ambientais e alunos, como aqueles dos cursos universitários do Campus da Uneb de Caetité, ou de qualquer parte do mundo. Serão feitos os mapas da rede hidrográfica, geomorfológico, listagem das espécies botânicas e o georreferenciamento das nascentes com as espécies nativas de cada APP, com a situação atual ilustrada com fotografias. Italva ainda ressaltou que isto possibilitará um avanço, pois permitirá a formação de novas parcerias com a iniciativa privada para ações como a recuperação de áreas degradadas, indicando quais as áreas prioritárias.

Rio do Antônio: São João de Ibitira foi marcado pela tradição e alegria

Segunda / 03.07.2017

Por Maria Nunes

As atrações principais da festa foram: Forró Acesso, Chamego Proibido, Caviar com Rapadura, Edu e Marail.

Entres os dias 22 e 24, a Prefeitura de Rio do Antônio realizou uma das melhores festas de São João no Distrito de Ibitira. Como todos os anos, o espaço foi aberto para as apresentações culturais da rede de ensino municipal e estadual, que aconteceram entre os dias 18 e 21, na Praça do Forró, onde uma mega estrutura foi montada. Cada escola deu seu toque na decoração da praça, para caracterizar o tema de cada apresentação. Foi um show de glamour, elegância e criatividade em todas as escolas da Rede Pública. A intenção da direção das escolas é levar ao conhecimento do publico os projetos que foram aplicados dentro das salas de aulas, os quais enriquecem a cultura do país, e mais preciso o nordeste. Foi uma bonita competição entre as classes de alunos e professores aos olhares do publico, que se encantou com tanta riqueza cultural. A Secretária de Assistência Social também não ficou de fora das comemorações juninas em Ibitira. O grupo da 3ª idade caiu na folia com um lindo figurino, abrindo oficialmente os festejos juninos com participação especial da quadrilha Busca Pé, da cidade de Caculé.

O prefeito José Souza Alves (Deca) esteve prestigiando o evento e falou com a nossa reportagem sobre a sua satisfação em estar mantendo viva essa tradição. “Este é o meu primeiro ano à frente da Prefeitura de Rio do Antonio. E mesmo tendo encontrado o município com sérios problemas, não poderia deixar de realizar o São João de Ibitira. Graças a minha competente equipe, que de mãos dadas abraçou esta causa com muita dedicação, podemos manter viva essa chama gostosa, que é o tradicional São João. A festa atrai pessoas de diversas localidades, não só de cidade circunvizinhas, como de todo o país, para curtirem o melhor São João da região. Infelizmente peguei a Prefeitura em um estado crítico, impossibilitada de receber o apoio da Bahiatursa por não se enquadrar as exigências do órgão. Todo o investimento desta linda festa foi feito com recursos municipais, ressaltou. O gestor também aproveitou a oportunidade para agradecer os participantes, os barraqueiros, que movimentam o comercio local gerando emprego e renda, as policias Civil e Militar e a todos os servidores. As atrações principais da festa foram: Forró Acesso, Chamego Proibido, Caviar com Rapadura, Edu e Marail. Também se apresentaram os artistas locais Ricardo Lima, Letícia Guedes, Cleytones, Lyryo Barbosa e Marçal.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Como todos os anos, o espaço foi aberto para as apresentações culturais da rede de ensino municipal e estadual.

Anarriê Caetité encerrou os festejos juninos com uma linda mostra de quadrilhas

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A festa típica chamou a atenção pela beleza dos figurinos juninos, criatividade, decoração e principalmente pela participação popular.

O 1º Anarriê Caetité encerrou os festejos juninos em Caetité em grande estilo. Depois do forró nos bairros Barriguda, Prisco Viana, Feira Velha, Nossa Senhora da Paz e Buenos Aires, foi a vez da Praça da Feirinha receber uma Mostra de Quadrilhas pra lá de Animada. O evento, realizado pela Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o apoio da Bahiatursa, contou com a participação de seis quadrilhas juninas: Chico Bento, Panavoow, Coração Nordestino, Brilha Sol, Nóis é Jeca Mais é Jóia e Rastapé Baiano. A festa típica chamou a atenção pela beleza dos figurinos juninos, criatividade, decoração e principalmente pela participação popular. “Foi um verdadeiro show de cultura, identidade e valorização dessa arte tão brasileira”, comemorou o prefeito Aldo Gondim.

Bahia: Governo concede promoções e progressões para 12 mil servidores

Segunda / 03.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O anuncio foi feito pelo governador Rui Costa por meio de suas redes sociais.

O governador Rui Costa anunciou, por meio de suas redes sociais, que autorizou promoções e progressões na carreira de aproximadamente 12 mil servidores estaduais em 2017.  Desta maneira, técnicos e professores universitários, profissionais da área da saúde, como médicos e enfermeiros, além de funcionários públicos de setores de fiscalização e regulação, gestão pública, entre outros, terão aumento médio de 8%. Entre os 12 mil, duas mil vagas são para promoção, em que o avanço na carreira é vertical, enquanto outras cerca de dez mil vagas são para progressão, quando o avanço na carreira é horizontal. O avanço nas carreiras foi possível em função do Estado ter deixado o limite prudencial, percentual imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), para gastos com despesas de pessoal.

As promoções e progressões nas carreiras estavam suspensas desde janeiro de 2016, em função da proibição da LRF. Agora, com a saída do limite prudencial, o Governo do Estado autorizou todas as promoções e progressões que estavam represadas. Antes de extrapolar o limite prudencial, em dezembro de 2015, o Governo do Estado já havia concedido promoção e progressão nas carreiras de 25.892 servidores. À época, foram contempladas carreiras do Magistério do Ensino Fundamental e Médio, bem como de alguns grupos ocupacionais dos setores de obras públicas, artes e cultura, fiscalização e regulação, gestão pública, comunicação social, técnico específico e outros. Somadas as promoções e progressões autorizadas este ano (12 mil) com as ocorridas em 2015 (25,8 mil), totalizam-se 37 mil servidores estaduais beneficiados com avanços nas suas carreiras, na atual gestão do Governo do Estado.