Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2017"

Deputado Luciano Ribeiro lamenta falecimento do ex-prefeito de Caetité Zé Ladeia

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

José Augusto Teixeira Ladeia faleceu na manhã desta sexta-feira (21).

O deputado Luciano Ribeiro apresentou Nota de Pesar pelo falecimento do líder político e ex-prefeito de Caetité, José Augusto Teixeira Ladeia, na manhã desta sexta-feira (21). Zé Ladeia é pai de Ricardo Ladeia, grande líder político e também ex-prefeito do município, que faleceu no ano passado. “Neste momento de grande perda, nos solidarizamos com os familiares, amigos, aliados e a todos os caetiteenses, ao tempo em que desejamos que Deus possa confortar os nossos corações, nos trazendo força, fé e esperança na passagem para a vida eterna”, externou o parlamentar.

Rui Costa vai autorizar obras e entregar centro de diagnóstico por imagem em Jequié

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O governador também vai celebrar convênio no âmbito do programa Bahia Produtiva com Associações do Assentamento Flor da Terra, na área de fruticultura.

Em viagem ao interior baiano nesta semana, o governador Rui Costa visitará o município de Jequié neste sábado (22), onde vai entregar obras e autorizar novas ações. O primeiro compromisso do governador, às 10h, é uma vistoria às obras do estádio de Jequié, em companhia do presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes, e ao Frigorífico Vale do Sol. Em seguida, Rui inaugura a segunda etapa de implantação do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Prado Valadares, na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), com instalação de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Entre obras e equipamentos, a unidade de bioimagem está orçada em R$ 11 milhões. Logo depois, o governador assinará ordem de serviço para execução da obra de conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Porte I, localizada na avenida Governador Lomanto Júnior, no loteamento Santa Luz, no bairro Cansanção, onde ocorrerá a solenidade. Durante o evento, Rui vai autorizar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio no âmbito do programa Bahia Produtiva com Associações do Assentamento Flor da Terra, na área de fruticultura. Ao final da visita, ele vistoriará as obras de construção da policlínica regional de Jequié, na Avenida Otávio Mangabeira, no bairro de Mandacaru. Orçada em R$ 13 milhões, a conclusão dos serviços está prevista para agosto.

Governo de Brumado realiza premiação nacional das produções literárias dos alunos das escolas municipais

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Durante a cerimônia os ganhadores receberam o tão sonhado Prêmio Espantaxim 2016.

Nesta quinta-feira (20), na Sala de Treinamento da Prefeitura de Brumado, foi realizada a premiação do 4º Concurso Nacional Literário Infantil - Espantaxim e o Castelinho Mágico - 2016, durante a qual receberam o tão sonhado Prêmio Espantaxim 2016. Estiveram presentes: a equipe diretiva das escolas municipais, professores, equipe da Secretaria de Educação, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, homenageados do dia, alunos escritores e demais estudantes das escolas municipais do município, além dos pais. O concurso aconteceu em junho de 2016, com o tema “Brasil, gigante pela própria natureza”. A autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim, teve como objetivo despertar o sentimento de patriotismo e cidadania, desviar o foco das crianças para o lado positivo do Brasil, as belezas naturais e riquezas culturais de nosso país, assim como incentivar a escrita e a leitura e estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

A equipe do Espantaxim recebeu 3.400 trabalhos, entre redações, poesias e mensagens de pequenos escritores de 7 a 12 anos de todo o Brasil. Ao todo, foram crianças de mais de 80 escolas, de 30 cidades, de 10 Estados Brasileiros. Entre estes alunos, escolas e cidades, estão alunos brumadenses participando deste projeto tão grandioso e significativo para aprendizagem dos discentes. No município, foram selecionadas 13 obras para compor a 4ª Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2016. O Governo Municipal agradece a participação das escolas, a dedicação e empenho dos professores que trabalharam o tema com seus alunos em classe e de todas as crianças que escreveram suas obras.

Estiveram presentes: equipe diretiva das escolas, professores, equipe da Secretaria de Educação, prefeito, homenageados, alunos escritores e pais dos mesmos.

Ex-prefeito de Érico Cardoso Antônio Medrado é cremado em Salvador

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Ético, líder e dono de uma extraordinária oratória, exerceu os cargos mais importantes da instituição.

Foi cremado na manhã desta sexta-feira (21), no bairro Jardim da Saudade, em Salvador, o corpo do ex-delegado e ex-prefeito de Érico Cardoso, Antônio Medrado, que faleceu na tarde desta quinta-feira (20), aos 80 anos, em Érico Cardoso, vítima de um enfarte fulminante. Nascido em Paramirim, em 11 de abril de 1937, Medrado se diplomou em Direito pela Universidade Católica do Salvador, em 1962, e já em 1967, após um breve período integrando o departamento jurídico da Petrobras, ingressou nos quadros da Polícia Civil.

Ético, líder e dono de uma extraordinária oratória, exerceu os cargos mais importantes da instituição, inclusive o de superintendente – o equivalente hoje ao de delegado-geral – de 1977 a 1979, durante o governo Roberto Santos e tendo o coronel Luiz Arthur de Carvalho, como titular da Secretaria da Segurança Pública. Foi também diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Divisão de Polícia da Capital (DPC), atual Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e da Academia da Polícia Civil (Acadepol), além de atuante presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb).

Ainda estudante, no início dos anos 60 do século passado, jogou futebol pelo Vitória, destacando-se como vigoroso zagueiro central, ao lado do lendário Roberto Rebouças, com quem formou uma respeitável dupla desde o time de aspirantes. Abandonou os gramados em 1964, voltando ao clube 10 anos depois como dirigente, ocupando a vice-presidência de futebol. Medrado foi prefeito de Érico Cardoso, antiga Água Quente (1989 a 1992), juiz do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Baiana de Futebol e atuou, como jornalista esportivo, nos primeiros anos da ‘Tv Aratu’ – programa no ‘Campo do Quatro’ – e no seminário ‘Equipe’, de curta duração.

Caetité: Barracão Cultural deu início aos festejos de Senhora Sant’Ana

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Barracão Cultural começou na última quarta-feira (19), às 21h, com apresentações que encantaram e fizeram o público vibrar com vários estilos de dança.

Após a novena em homenagem à Padroeira de Caetité Senhora Sant’Ana, teve início às apresentações artísticas na Praça da Catedral, que acompanham os festejos com uma bela sucessão de espetáculos de dança, além de show do artista Ricardo Santoly. O Barracão Cultural começou na última quarta-feira (19), às 21h, com apresentações que encantaram e fizeram o público vibrar com vários estilos de dança. O primeiro grupo de dança a se apresentar foi o do Serviço de Convivência do CRAS. Em seguida, o grupo Ôcotô realizou uma coreografia linda, que fez todos os presentes aplaudirem por várias vezes. Não menos emocionante foi a apresentação do grupo SDR Dance, do bairro Nossa Senhora da Paz. O grupo Nossos Passos levou a platéia à reflexão social sobre o preconceito, com a beleza da arte em movimento.

A animação correu solta com a turma do TriCool, do bairro Santo Antônio, seguido pela apresentação do coreógrafo de Ibiassucê Jhormes Jackson no grupo Black Angels; o romance ganhou vida com a dupla Dance For Love do belo casal Abigail e Lucas. As apresentações dançantes foram encerradas com a espetacular apresentação da quadrilha junina da Acafecc da cidade de Guanambi, que esteve plenamente caracterizada e entrosada. Uma noite tão emocionante foi coroada com a voz do cantor Ricardo Santoly. Nesta quinta-feira (20), o Barracão Cultural trouxe uma mostra de curtas-metragens, dentro do projeto “Curtas de Quinta”. E na noite desta sexta-feira (21), será a vez do sertanejo de raiz no encerramento, com violeiros e apresentação de Geovane.

Grupos de dança realizaram lindas apresentações.

Superintendência de Trânsito participa da Operação Paz no Trânsito em Brumado

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Em reunião, o Coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, falou sobre a importância das operações contra veículos clonados e sem identificação legal.

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado marcou presença na reunião de estruturação e durante a Operação Paz no Trânsito, que está sendo realizada no município desde esta quinta-feira (20). Na oportunidade, o Coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, falou sobre a importância das operações contra veículos clonados e sem identificação legal. Além deste, estiveram presentes na reunião o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), Capitão Valmari, o coordenador da 18ª Ciretran, Cleber Leal Cambuí, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Jossimar Santos, e o representante do Detran-Ba, Tenente Damaceno. Após manifestação e determinação das equipes e de suas respectivas funções, foi determinado o deslocamento de material e viaturas para a Praça Cel. Zeca Leite para execução das atividades de abordagem, retenção e apreensões de veículos. A operação será realizada até este sábado (22) e os veículos retidos serão encaminhados para um pátio disponibilizado para atendimento da demanda.

Caetité: Visite a Vila da Associação Viva na Festa de Sant’Ana

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Vila da Associação Viva é um espaço de economia solidária que valoriza o que é produzido em nosso município.

Além das tradicionais programações religiosas e culturais, a Festa de Sant’Ana de Caetité conta com um charmoso espaço: a Vila da Associação Viva. Localizada ao lado da Igreja Matriz, a Vila funcionará até o dia 25 de julho, com a comercialização de artigos produzidos manualmente, por membros de associações do nosso município. Estão sendo expostos e comercializados artesanatos, panos bordados, rechilieu, pinturas em telas, além de muita comida e música boa. A Vila da Associação Viva é um espaço de economia solidária que valoriza o que é produzido em nosso município. Faça uma visita ao espaço.

Bahia: TCM disponibiliza banco de dados com legislação municipal

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A partir de agora, anualmente será promovida a atualização da legislação municipal contida no site do TCM, sendo de responsabilidade de cada administração municipal o seu envio.

O Tribunal de Contas dos Municípios, com o propósito de fomentar o controle social no âmbito municipal, passa a disponibilizar em seu site um banco de dados de legislação municipal. Todos os documentos publicados foram enviados pelos próprios municípios, através do sistema e-TCM, junto com a prestação de contas mensal de janeiro do exercício corrente. A partir de agora, anualmente será promovida a atualização da legislação municipal contida no site do TCM, sendo de responsabilidade de cada administração municipal o seu envio. Todas as leis foram anexadas em formato “pdf”. A nova ferramenta está disponibilizada na aba “Controle Social” e pode ser acessada por qualquer pessoa, bastando escolher o município desejado e o documento de interesse. O objetivo é proporcionar aos cidadãos um maior conhecimento sobre as leis vigentes em seu município, para que atuem de forma mais ativa na fiscalização dos atos da gestão pública.

Estão disponíveis no banco de dados os seguintes documentos: Lei Orgânica do Município; Código Tributário; Lei de Plano de Cargos e Salários; Lei de Contratação Temporária; Lei de Estrutura Administrativa; Estatuto do Servidor Público; Lei de Criação dos Fundos Especiais; Lei de Criação do Regime Próprio de Previdência (se houver); Calendário de Feriados do Município; Lei de Concessão de Adiantamentos; Lei de Concessão de Diárias; Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias; Lei Orçamentária Anual; Lei dos Subsídios dos Agentes Políticos; Decreto da Programação Financeira e Cronograma de Desembolso.

Luto em Caetité: morre o ex-prefeito José Ladeia

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

José Ladeia governou a cidade no período de 1967 a 1970, ocasião em que deu início à pavimentação com paralelepípedos nas vias principais da cidade.

Faleceu nesta sexta-feira (21) o ex-prefeito de Caetité, José Augusto Teixeira Ladeia. De tradicional família da política caetiteense, governou a cidade no período de 1967 a 1970, ocasião em que deu início à pavimentação com paralelepípedos nas suas vias principais até então calçadas com pedras irregulares, além de outras iniciativas que o fizeram figurar numa matéria da revista “O Cruzeiro”. Apesar de não mais exercer cargo eletivo desde então, sempre teve grande influência nos destinos da cidade. Casado com a prima Evani, mais conhecida por Ninita, teve sete filhos, dentre eles o também já falecido ex-prefeito Ricardo de Tadeu Ladeia. Por sua importância na história da cidade, o prefeito Aldo Gondim decretou luto oficial e, em nome de todos os caetiteenses, manifesta o enorme pesar a todos os familiares e amigos.

Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária está sendo realizada em Brumado

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na feira, além da comercialização de produtos orgânicos e plantas medicinais, os produtores familiares vão expor artesanatos e participar de rodas de conversas.

Nesta sexta-feira (21), na Praça da Igreja São Cristóvão, em Brumado, terá início a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região. O evento, promovido pela Caritas Diocesana de Caetité e organizado pela Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão de Brumado e pelo Centro Comunitário da Paróquia São Pedro de Aracatu, reúne diversos agricultores da região. Na feira, além da comercialização de produtos orgânicos e plantas medicinais, os produtores familiares vão expor artesanatos e participar de rodas de conversas e apresentações culturais. Os produtores participantes foram beneficiados com água potável e cursos de capacitação que viabilizaram a produção de alimentos livre de agrotóxicos. Um dos organizadores da Feira, Robério Virgens Aires, destacou que o objetivo é proporcionar o fortalecimento dos agricultores familiares da região, facilitar a comercialização dos produtos orgânicos, além da troca de saberes. A Feira abriu ao público às 7h desta sexta, com encerramento previsto para às 12h do sábado (22). Na programação oficial também estão previstas apresentações de Terno de Reis, shows musicais e Celebração Eucarística presidida pelo Padre Osvaldino Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Macaúbas.

Terno de Reis do Alto Sertão da Bahia é retratado em websérie

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Série mostra devoção e resistência de sertanejos para manter tradição Reiseira (Foto: Reprodução).

A manifestação de fé e a resistência para a preservação dos Ternos de Reis do Alto Sertão são os destaques dos próximos episódios da websérie Reseiros, vida de sorte e saúde. Produzida pela Olho de Peixe Filmes, com patrocínio da Coelba e do Governo do Estado, a série tem a proposta de valorizar a memória e a preservação da tradição da Folia de Reis do sertão baiano, através das vivências e visões de mundo dos seus foliões mais antigos e apaixonados. A série é exibida nas redes sociais e no hotsite www.reiseiros.com. Em um dos episódios, os jovens Osvaldo e Glicério, de 18 e 19 anos respectivamente, protagonizam o enredo, que ressalta a influência da cultura sertaneja entre os mais novos. “Muitos jovens ainda admiram e se comprometem com a continuidade do Terno de Reis da zona rural do Alto Sertão da Bahia. Sob o olhar atento dos familiares, os "Meirins" de Lagoa da Torta, no município de Igaporã, teimam em manter a tradição sertaneja”, afirma Cristiano Britto, sócio da produtora Olho de Peixe e um dos idealizadores do projeto.

Outra história narrada é a de superação do Terno de Contendas, que ganha destaque sob o olhar do reiseiro Antônio. Após a morte do chefe de Terno, conhecido pela comunidade com “seu Daniel”, em dezembro de 2016, os dois principais ternos de Contendas, localizado no distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité, se abraçam para atender ao pedido de todo Chefe de Terno: levar a bandeira mesmo que este venha a falecer antes da partida. “Os dois ternos se reuniram especialmente em 2017 para manter a tradição e cumprir a difícil tarefa de seguir com esse costume em um momento de luto”, explica Sabrina Alves, produtora, sócia da Olho de Peixe e também idealizadora do projeto.

No total são 10 episódios, registrados na zona rural de quatro municípios do Alto Sertão Baiano: Caetité, Guanambi, Igaporã e Pindaí, durante o período do Reisado que acontece tradicionalmente na primeira semana de janeiro.  Sete deles já estão no ar e os próximos estão programados para 21 e 28 de julho e 04 de agosto, sempre às sextas-feiras. O projeto contempla ainda a produção de um filme e um livro no mês de setembro, também patrocinados pela Coelba. “A empresa tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da Bahia e, por isso, os investimentos da distribuidora também passam por ações com foco em educação, inovação, fortalecimento da cidadania e cultura”, revela Márcio Caires, superintendente Regional da Coelba. Foram sete anos de registro de imagens e o resultado do projeto cumpre o papel de apresentar e preservar a identidade dos Ternos de Reis da zona rural do Alto Sertão da Bahia.

Secretaria de Administração da Bahia convoca aprovados no concurso da Agerba

Sexta / 21.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria da Administração convoca 24 para o cargo de Especialista em Regulação e 33 para Técnico em Regulação.

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) convocou, nesta quinta-feira (20), 57 candidatos aprovados no concurso público da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A Saeb também instaurou processo para apurar denúncias encaminhadas pelo Ministério Público de que três candidatos se declararam falsamente como negros para concorrer às vagas das cotas raciais. A convocação dos aprovados no concurso Saeb 01/2016 para suprimento de vagas na Agerba foi publicada na edição desta quinta do Diário Oficial do Estado (DOE). A Secretaria da Administração convoca 24 para o cargo de Especialista em Regulação e 33 para Técnico em Regulação. Eles devem comparecer à Agerba, com objetivo de apresentarem documentação exigida no Edital do certame e serem encaminhados para realização de exames médicos admissionais.

A realização deste concurso foi resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre os Estado da Bahia e o Ministério Público para suprir vagas na Agerba. A seleção pública foi realizada em 12 de fevereiro de 2017 e contou com a participação de 17 mil concorrentes. As 24 vagas são entre Salvador, sede da Agerba (20 vagas) e os municípios de Barreiras (1 vaga), Bom Jesus da Lapa (1 vaga), Seabra (1 vaga) e Teixeira de Freitas (1 vaga) – sendo seis reservadas para negros e uma para pessoas com deficiência, todas em Salvador. Em todos os casos, a função terá carga horária de 40 horas semanais e a remuneração inicial será no valor de R$ R$ 6.021,64.

Os outras 33 vagas são para Salvador (15 vagas) e nos municípios de Alagoinhas (2 vagas), Bom Jesus da Lapa (2 vagas), Feira de Santana (2 vagas), Itabuna (2 vagas), Jequié (1 vaga), Juazeiro (2 vagas), Santo Antônio de Jesus (1 vaga), Seabra (3 vagas), Teixeira de Freitas (2 vagas) e Vitória da Conquista (1 vaga). Deste total, cinco serão reservadas para negros (Salvador e Seabra) e uma para pessoas com deficiência (Salvador). Em todos os casos, a função terá carga horária de 40 horas semanais e a remuneração inicial será no valor de R$ 2.146,37.

Governo de Guanambi segue recuperando estradas vicinais do Distrito de Morrinhos

Quinta / 20.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

Nesta quinta-feira (20), o prefeito Jairo Magalhães, ao lado do secretário de Administração, Walguimar Cotrim, compareceu no mutirão da comunidade.

A Prefeitura de Guanambi segue com as atenções voltadas para ações de infraestrutura na zona rural do município que resultem em melhorias para os moradores. Na região de Morrinhos, além da recuperação de vários trechos das estradas vicinais, está em fase de conclusão a obra de passagem molhada da Fazenda Retiro, realizada em parceria com a comunidade, que agora terão uma estrada de qualidade. O vereador Homero Castro, representante da comunidade, ressaltou que “com a intervenção, o prefeito Jairo atende uma importante demanda dos moradores que por ali trafegam”.

Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Jairo Magalhães, ao lado do secretário de Administração, Walguimar Cotrim, compareceu no mutirão da comunidade e ressaltou a importância da parceria. “Aqui nós temos um bom exemplo de que o poder público junto com a população traz resultados positivos, viabilizando o acesso das famílias ao distrito, e a sua moradia”, destacou o prefeito. Moradores da localidade prestaram depoimento destacando que a passagem molhada atende um antigo sonho dos moradores.

Governo de Brumado recupera diversos logradouros públicos na sede do município

Quinta / 20.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O secretário André Cardoso destacou que as ações de recuperação foram realizadas com recursos próprios objetivando dar ao condutor maior segurança na via.

A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, está desenvolvendo um amplo trabalho de recuperação do leito viário na sede do município. Até o momento, foram recuperados os seguintes logradouros públicos: Rua Aureliano de Carvalho, Rua Cel. Tibério Meira, Rua Adesia Cardoso, Av. Jesuino F. Lisboa, Rua Pedro Esmeraldo Serra, Travessa Deraldo Rodrigues, Rua São Pedro, Rua Nossa Senhora da Ajuda, Rua Teodoro da S. Leite, Rua Apio C. da Paixão, Rua Santa Rita de Cássia, Rua L (Brisa 04), Rua Teotonio S. Silva, Rua Sebastião Andrade, Praça dos Trabalhadores, Rua Joaquim G. Primo, Rua Miguel Dias, Rua Ana Angélica Costa, Rua Marinho Oliveira Aguiar, Rua Eremita Alves, Rua Ernesto Carneiro, Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu, Rua Antônio Álvaro Dantas, Rua Augusto Canguçu, Av. Ana Lídia Viana Cardoso, Praça Manoelita Gama, Rua Antônio F. da Silva, Rua Padre Miguelino, Av. Apio C. da Paixão, Rua Dr. Mário Meira, Rua Felipe dos Santos, Rua Antônio Jorge Cerqueira e Rua Manoel Leobino. No total, foram recuperadas 33 vias, o equivalente a 1.982,02 m². O secretário Municipal de Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, destacou que as ações de recuperação foram realizadas com recursos próprios objetivando dar ao condutor maior segurança na via, além de melhorar a fluidez no trânsito e a qualidade de vida do cidadão brumadense.

Justiça concede liminar para que MEC inicie implantação de Faculdade de Medicina em Guanambi

Quinta / 20.07.2017

Por Redação Sertão Hoje

O processo estava suspenso atendendo a um pedido do deputado Arthur Maia (PPS-BA), único parlamentar o PPS que declara voto a favor de Temer.

A Faculdade Integrada Padrão de Guanambi obteve uma liminar que determina ao Ministério da Educação (MEC) o prosseguimento do processo de implantação da Faculdade de Medicina. O processo estava suspenso atendendo a um pedido do deputado Arthur Maia (PPS-BA), único parlamentar o PPS que declara voto a favor de Temer. A contrapartida para esse apoio seria justamente beneficiando a faculdade de Guanambi, protegida por ele e que não foi habilitada para ministrar o curso. A mantenedora da Faculdade garante que ficará atenta ao deputado Arthur Maia, para que ele não consiga agir novamente para influenciar o MEC, prejudicando-a.

A demora nas providências para permitir o início das atividades da Faculdade de Medicina, impede que a cidade baiana possa ter um curso de medicina de qualidade, além dos investimentos no SUS, estimado em 5 milhões de reais, conforme o previsto na proposta vencedora. O projeto também prevê a implantação da residência médica em Saúde da Família, beneficiando estudantes e os moradores da região. O deputado Arthur Maia nega ter envolvimento na demora do MEC na continuidade do processo para o funcionamento da faculdade, mas demonstra conhecer bem todas as ações do ministro da Educação, Mendonça Filho, que conseguiu adiar o início das atividades da escola com a abertura de uma sindicância. (Fonte: blogdopco.com.br)