Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2016"

Prazo para renegociação de dívidas da tarifa d'água K1 é prorrogado

Sexta / 29.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

A decisão de prorrogação será publicada no Diário Oficial da União, no 1º de agosto, com a indicação de um novo prazo (Foto: Reprodução).

Em decisão conjunta, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Ministério da Integração Nacional prorrogaram o prazo para o parcelamento de débitos vencidos da tarifa d’água K1. As tarifas são de produtores dos perímetros de irrigação sob responsabilidade da Companhia nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. O K1 é uma tarifa de uso de água e de amortização de investimentos, feitos pelo governo federal na implantação da infraestrutura de irrigação de uso comum dos perímetros. O prazo de renegociação se encerraria nesta sexta-feira, 29 de julho. A decisão de prorrogação será publicada no Diário Oficial da União, no 1º de agosto, com a indicação de um novo prazo. Dos cerca de 15 mil produtores de perímetros da Codevasf, aproximadamente 10 mil serão beneficiados pela medida. Produtores dos perímetros irrigados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) também serão atendidos.

Brumado: PTC realizará convenção para escolha dos candidatos à disputa eleitoral

Sexta / 29.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento acontecerá no dia 05 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores de Brumado (Foto: Reprodução).

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) em Brumado realizará, no dia 05 de agosto, sua Convenção Municipal para escolha dos candidatos à disputa eleitoral do município. O evento acontecerá às 14h, na Câmara de Vereadores de Brumado. No ato, serão discutidos assuntos importantes como: deliberação sobre coligação partidária para eleição majoritária e proporcional, com discussão para aprovação do nome da coligação, se houver; escolha de candidato a prefeito e vice-prefeito; escolha de candidatos a vereador; sorteio dos respectivos números para candidatos a vereador e outros assuntos de interesse partidário e eleitoral.

Polícia Civil prende mais um receptador e recupera outro veículo em Livramento

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

Douglas Luz Moura desmontava um veículo F-350, de cor vermelha, na localidade conhecida como Curtume, no município de Livramento.

Investigadores da Polícia Civil conseguiram prender em flagrante delito, na manhã de hoje (28), o indivíduo Douglas Luz Moura, de 26 anos. O individuo desmontava um veículo F-350, de cor vermelha, na localidade conhecida como Curtume, no Perímetro Irrigado, no município de Livramento de Nossa Senhora. Douglas foi autuado, na Delegacia de Brumado, pelo Delegado Rafael Araújo, em razão da prática do crime de receptação qualificada. O Inquérito Policial deve ser encaminhado à Justiça no prazo de 10 dias.

Polícia Civil prende receptador e recupera veículos em Livramento de Nossa Senhora

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

Foram apreendidos caminhão Ford F-4000, um caminhão caçamba Mercedes Benz, um Fiat Strada, uma grande quantidade de placas de veículos, ferramentas e documentos CRLV.

Em operação coordenada pelo Delegado João Kléber Bittencourt Trindade, equipes da Polícia Civil cumpriram, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, três mandados de busca nos bairros Estocada, Piçarrão e Centro. Foram apreendidos, nos locais citados, um caminhão Ford F-4000 com chassi e motor adulterados, um caminhão caçamba Mercedes Benz, placa BHB 7278, também com número de motor e chassi com indícios de adulteração. Ainda foram encontradas peças de um veículo Fiat Strada, uma grande quantidade de placas de veículos, ferramentas e documentos CRLV.  O indivíduo Gilson Miranda Lima, vulgo Gordo Lima, de 39 anos de idade, foi preso novamente pelos Policiais da 20ª COORPIN, horas após ter sido autuado em flagrante por receptação, na Delegacia de Polícia de Guanambi, no dia 25/07/2016. O indivíduo foi atuado pelos crimes de Receptação e Adulteração de sinal de veículo Automotor, sendo que a Polícia Civil tem 10 dias para encaminhar o Inquérito Policial para a Justiça. Além dos investigadores de Livramento, participaram ainda da citada operação Policiais Civis de Paramirim, Presidente Jânio Quadros e Rio do Antônio.

Previdência Estadual realizará o Prepare-se Guanambi de 02 a 05 de agosto

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Prepare-se é voltado para servidores estaduais das regiões de Guanambi e Caetité que estejam em vias de se aposentar (Foto: Reprodução).

No período de 02 a 05 de agosto, o município de Guanambi receberá a vigésima edição do Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria, o Prepare-se. O evento acontecerá das 8h30 às 12h30, no auditório do campus avançado da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), situado na Av. Universitária Vanessa Cardoso de Lira, s/n, bairro Ipanema. Desde que foi lançado, em 2008, o programa já contou com a presença de mais de 6 mil pessoas. Voltado para servidores estaduais das regiões de Guanambi e Caetité que estejam em vias de se aposentar, o Prepare-se terá em sua programação o atendimento do Balcão Previdenciário e da Clínica Financeira. As ações trarão os serviços da Previdência Estadual, que orientarão o servidor sobre planejamento financeiro. O Prepare-se ainda terá palestras sobre qualidade de vida, educação financeira, legislação de aposentadoria e pensão previdenciária, e orientações de gerontóloga, médica da terceira idade especialista em acompanhamento pós-carreira, além de atividades culturais, Feira de Serviços e sorteio de brindes. As inscrições ainda podem ser feitas no Portal do Servidor, procedimento obrigatório para garantir a participação no evento. Vale ressaltar que os participantes deverão comparecer ao local no primeiro dia no evento, às 8h, para o credenciamento. Informações e dúvidas pelos telefones (71) 3116-5710 / 3116-5709.

Deputado Luciano Ribeiro deseja felicitações aos municípios que aniversariam em julho

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro parabeniza Macaúbas, Malhada de Pedras, Ibiassucê, Candiba e Rio da Antônio.

O deputado Luciano Ribeiro se solidariza com os municípios que comemoraram sua emancipação política no mês de julho, desejando aos seus munícipes muitas conquistas e dias sempre melhores. ‘Parabéns para Macaúbas, Malhada de Pedras, Ibiassucê, Candiba e Rio do Antônio!’, parabeniza o parlamentar.

Guanambi: Governistas irão realizar convenção para referendar chapa majoritária com Jairo Magalhães e Hugo Costa

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

O grupo será formado pela base aliada de Rui Costa em Guanambi, capitaneado pelo prefeito Charles Fernandes, a deputada Ivana Bastos, Paulo Costa, entre outros (Foto: Reprodução).

Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, acontecerá a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Guanambi. O evento será realizado no auditório da Câmara dos Vereadores. A comissão provisória do partido na cidade divulgou hoje o edital de convocação, para que os militantes possam deliberar sobre os rumos da sigla nas eleições de outubro, como a escolha dos candidatos ao cargo de prefeito e vice, vereadores, sorteio dos números entre outros assuntos. A convenção deve confirmar o nome de Jairo Magalhães como candidato a prefeito e a coligação com o PSD para indicação do vereador Hugo Costa como vice. O grupo será formado pela base aliada do governador Rui Costa em Guanambi, capitaneado pelo prefeito Charles Fernandes, a deputada Ivana Bastos, Paulo Costa, entre outros.

Conforme informações levantadas pela nossa redação, deverão coligar os partidos PRB, PSL, PC do B, PSD, PSB, PT, PSC, PR e PROS. Muitos destes partidos iniciarão as suas convenções a partir das 16 horas, com alternância de horários, tanto no auditório da Câmara ou na sala de reuniões. O evento político deverá contar com a presença de diversas lideranças estaduais e nacionais, como os senadores Otto Alencar, presidente estadual do PSD, Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, Josias Gomes, que é deputado federal licenciado e chefe de gabinete do governador Rui Costa, e o deputado federal Daniel Almeida, liderança estadual do PC do B.

INB de Caetité abrirá inscrições para o Programa Jovem Aprendiz em agosto

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

Serão selecionados 15 jovens por meio de um sorteio público, no dia 17 de agosto de 2016, às 15h, no Espaço INB (Foto: Reprodução).

Jovens com idade entre 18 e 21 anos, que estejam cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou tenham concluído o Ensino Médio (ou equivalente), podem participar do sorteio do Programa Jovem Aprendiz da INB, em Caetité. As inscrições podem ser feitas do dia 1º até o dia 12 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Espaço INB (Praça da Matriz de Caetité, nº 23, telefone (77) 3454 3600). Serão selecionados 15 jovens por meio de um sorteio público, no dia 17 de agosto de 2016, às 15h, também no Espaço INB. Todos os interessados poderão acompanhar o sorteio.

Este é o segundo ano consecutivo que a INB Caetité realiza o Programa Jovem Aprendiz. Na edição passada o foco de atuação foi a área administrativa. Neste ano, o foco será a área de manutenção. Assim sendo, os jovens aprendizes contratados serão matriculados no Curso de Aprendizagem Básica 2016.2 de Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no município de Caetité. As aulas serão no turno matutino, com início previsto para o dia 10 de outubro de 2016. Após a parte teórica, os jovens passarão pela parte prática do Programa Jovem Aprendiz na Unidade de Concentrado de Urânio da INB em Caetité.

O Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade de primeiro emprego para muitos jovens. Assim sendo, a INB firmará Contrato de Trabalho Especial de Aprendizagem e garantirá durante, todo o período, salário mínimo/hora, FGTS, INSS, 13º salário, férias e todos os direitos trabalhistas e previdenciários, conforme previsto no artigo 428 da CLT, Leis 10097/2000, Lei 11180/2005 e Decreto Federal 5598/2005.

Postos de combustíveis são autuados durante fiscalização em Malhada de Pedras, Brumado, Livramento e Dom Basílio

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

: Um posto foi interditado por comercializar gasolina com teor de etanol anidro acima do limite permitido. Outros 6 postos tinham falhas no painel de preços (Foto: Reprodução).

Uma operação de fiscalização conjunta envolvendo Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Ibametro e a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia fez a autuação de sete postos de combustíveis nos municípios de Brumado, Malhada de Pedras, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio por cometer irregularidades. Durante a fiscalização, um posto revendedor de combustíveis foi interditado por comercializar gasolina com teor de etanol anidro acima do limite permitido pela legislação, que, atualmente, é de 27%. Em outros seis postos foram detectadas falhas no painel de preços que estavam em desacordo com o estabelecido pela lei vigente, além disso, foram autuados pela ausência de equipamento de análise da qualidade de combustíveis.  No total, 31 postos revendedores de combustíveis foram fiscalizados.

Estão abertas as inscrições para oficinas da 1ª Feira Literária de Mucugê

Quinta / 28.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

Onze oficinas farão parte da programação, que busca potencializar a formação de leitores de todas as idades.

Contemplando a vertente de formação, a 1ª Feira Literária de Mucugê (Fligê) inclui em sua programação onze oficinas gratuitas, ministradas por profissionais de diversas vertentes como literatura, música, fotografia e ilustração. O projeto abraça a arte literária como mote de palavra para singularidades e diálogo com outras artes, buscando potencializar a formação do leitor de todas as idades. As atividades, voltadas para toda a comunidade interessada, serão realizadas, paralelamente, nos dias 12 e 13 de agosto, com início a partir das 9h, no Colégio Horácio de Matos, em Mucugê. Metade das vagas serão disponibilizadas para os alunos da rede pública de ensino do município.

As inscrições irão permanecer abertas até o preenchimento das vagas e cada participante poderá escolher apenas uma opção. Os interessados podem se inscrever no site da Fligê clicando AQUI, estando sujeitos à confirmação de vaga, por meio do e-mail cadastrado. A Fligê vai contar ainda com conferências, encontros, lançamentos, leituras guiadas, contação de histórias, estandes/editoras, homenagens e apresentações artísticas. Nesta primeira edição, o evento homenageará Afrânio Peixoto (1876/1947), escritor baiano nascido em Lençóis, que dedicou o seu fazer literário em narrar as histórias da Chapada Diamantina. A Fligê é uma realização do Coletivo Lavra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e o Instituto Incluso, com o apoio financeiro da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Guajeru: Justiça concede direito de resposta ao prefeito Gil Rocha após acusações divulgadas em programa de Rádio

Quinta / 28.07.2016

Por Aloísio Costa

A decisão ressalta que Gil Rocha sofreu ofensa por parte da Rádio, em decorrência de ‘mero processo judicial em trâmite, sem que houvesse qualquer decisão judicial’.

Em decisão publicada ontem (27), o Juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, que responde pela 93º Zona Eleitoral de Caculé, concedeu pleno direito de resposta ao prefeito do de Guajeru, Gil Rocha, em virtude de declarações ofensivas feitas no último dia 19 de julho, em programa da Rádio Alternativa FM 97,9 de Brumado. Em sua decisão, o Juiz destacou que, conforme estabelece a Lei 9.504-97, art. 58, §3º, II, a resolução nº23457/2016, art. 24, e a resolução 23462/2015, ‘é permitido o direito de resposta quando houver ofensa veiculada em meio de comunicação’.

A decisão ressalta que o prefeito Gil Rocha, que é também pré-candidato à reeleição municipal, sofreu ofensa por parte da referida emissora de Rádio em decorrência de ‘mero processo judicial em trâmite, sem que houvesse qualquer decisão judicial’. E ainda completa: ‘A forma em que foi veiculada a informação por parte da Rádio pode ter incitado, de certa forma, a população de cidade de Guajeru contra o prefeito e pré-candidato, o que é inadmissível para um meio de comunicação, que deve ser informativo e neutro. Com base nessa decisão, a Rádio Alternativa FM 97,9 deverá conceder o mesmo espaço e tempo em sua programação para que o prefeito Gil Rocha se defenda das acusações de suposto desvio de dinheiro público, através de contratos irregulares com uma empresa de contabilidade que presta serviço ao município.

A defesa do prefeito Gil Rocha aponta que as acusações, apresentadas por Ivan Krilov Ribeiro da Silva, presidente do Democratas (DEM) em Guajeru, partido de oposição que terá pré-candidato à sucessão municipal, teve ‘a evidente intenção de provocar danos à imagem e à honra do atual gestor, iniciando uma campanha caluniosa com disseminação de matérias falsas na internet, além de postagens em seu próprio perfil nas redes sociais, transparecendo a conotação eleitoral e evidenciando a intenção de se deturpar a realidade processual da ação, que ainda se encontra em fase de citação para que se apresente a defesa’.

Brumado: Conselho Deliberativo convoca Assembléia Extraordinária para implantação da 'Diretas Já' no Clube Social

Quarta / 27.07.2016

Por Leonardo Oliva

Sinval Júnior: "estamos cumprindo o nosso compromisso e acredito que já em janeiro de 2017, finalmente, os sócios terão o direito de eleger o seu Presidente".

O Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado (CSB), Sinval Figueiredo Júnior protocolou na Secretaria da entidade, no dia 20/07, o Edital de Convocação de Assembléia Geral Extraordinária. A Assembléia será realizada no dia 08/08/2016, segunda-feira, no salão de festas do CSB: em primeira convocação, às 19h00, com a presença da maioria absoluta dos Sócios-Proprietários; e em segunda convocação, às 19h30, com qualquer quantidade de Sócios-Proprietários presentes. Na ordem do dia, a alteração do Estatuto Social do Clube Social, Cultural e Recreativo de Brumado. Falando ao Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão, Sinval Júnior destacou que a alteração visa, principalmente, a implantação das eleições diretas para o cargo de Presidente da Diretoria Administrativa. "Em nossa campanha, escolhemos o Slogan 'Diretas Já', exatamente com esta proposta de implantar a eleição direta. Estamos propondo ainda algumas mudanças pontuais no estatuto, que demandaram tempo e trabalho por parte dos conselheiros deliberativos. O mais importante, no entanto, é que estamos cumprindo o nosso compromisso e acredito que já em janeiro de 2017, finalmente, os sócios terão o direito de eleger o seu Presidente", afirmou Sinval Júnior.

Guajeru: Ex-Secretário de Administração José Carlos é candidato a vereador

Quarta / 27.07.2016

Por Leonardo Oliva

Confiante na vitória de Gil Rocha e Galêgo, José Carlos destacou que quer contribuir de uma forma diferente com a administração neste segundo mandato.

Na convenção do PDT, PMDB, PR, PRB e SD, realizada na última segunda-feira, em Guajeru, foram homologados o nome de Gil Rocha e Galêgo para a disputa dos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Na ocasião, foram homologados ainda o nome de dezesseis candidatos, que disputarão as eleições para o cargo de vereador. Entre estes, está o ex-Secretário Municipal de Administração José Carlos Rodrigues Oliveira, que disputa uma vaga no legislativo municipal pelo PDT. Confiante na vitória de Gil Rocha e Galêgo, José Carlos falou ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, destacando que está colocando o seu nome à disposição da população para contribuir de uma forma diferente com a administração neste segundo mandato. 'Se neste primeiro mandato, trabalhei ao lado do prefeito Gil Rocha, ajudando a colocar o município em ordem, organizando toda a parte administrativa e resgatando a credibilidade de Guajeru, nesta segunda gestão quero dar a minha parcela de contribuição no legislativo municipal. Precisamos sempre buscar a inovação e o que é melhor para o município e eu pretendo fazer isto na Câmara de Vereadores', afirmou José Carlos.

SAC Móvel estará em Malhada de Pedras no dia 05 de agosto

Quarta / 27.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

O horário de atendimento será das 8h até às 18h (Foto: Reprodução).

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac Móvel) estará no dia 05 de agosto em Malhada de Pedras, na Praça da Bandeira. O SAC Móvel oferece os serviços de carteira de identidade (RG), CPF, certidão negativa de antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do estado, registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado. A carreta do SAC é equipada para emissão de 250 documentos por dia, com distribuição de senhas conforme ordem de chegada dos usuários. O horário de atendimento será das 8h até às 18h.

Rui Costa inaugura nova iluminação do Santuário de Bom Jesus da Lapa

Terça / 26.07.2016

Por Redação Sertão Hoje

A intervenção foi inaugurada hoje (26), pelo governador Rui Costa, em visita à cidade (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA).

Símbolo de fé visitado por milhares de romeiros de todo o Brasil, o Santuário do Bom Jesus da Lapa está ainda mais bonito. O conjunto de grutas que abriga uma série de espaços religiosos recebeu nova iluminação cênica artística, com lâmpadas de LED. A intervenção foi inaugurada hoje (26), pelo governador Rui Costa, em visita à cidade. ‘A iluminação é apenas um dos projetos. Já instalamos câmeras de monitoramento na entrada da gruta, e essas imagens estão sendo acompanhadas em tempo integral pela Polícia Militar. Além disso, vamos fazer um projeto para reurbanização do entorno desse patrimônio. Aqui registra a maior visitação de todo o Estado da Bahia, fora os picos do Carnaval. Portanto, além do valor cultural e religioso, tem um valor econômico muito forte para a cidade e a região’, disse o governador durante a visita.

O novo projeto trouxe melhor iluminação para o santuário e tem menor consumo de energia elétrica, além de proteger contra a umidade e ajudar a conservar os altares e esculturas. As mudanças tiveram investimento de R$ 861 mil do Governo do Estado, que também permitiu a instalação de nova iluminação na torre externa e nas sete grutas que integram o espaço. História, religiosidade e potencial turístico se misturam no local, que é datado do século XVII e está próximo de mais uma temporada de romarias, que acontecem durante o mês de agosto, com a visita de turistas e religiosos de diversos cantos do país.

Ainda em Bom Jesus da Lapa, Rui Costa participou da implantação do Viveiro Velho Chico. O projeto, resultado da parceria entre o Instituto Fábrica de Florestas, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa e as empresas Coca-Cola e Braskem, agrega educação ambiental com a produção de mudas nativas, que serão direcionadas para restauração ecológica de áreas degradadas às margens do Rio São Francisco. A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Lago Grande, foi escolhida para abrigar um dos Viveiros Escola. As atividades passarão a fazer parte das tarefas dos estudantes. A previsão inicial é de cultivo de cerca de 40 mil mudas, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

Durante sua passagem pelo município, o governador também entregou 419 títulos de posse de terra a moradores e pequenos agricultores da Bacia do São Francisco. Ele ainda autorizou a celebração de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação Agropastoril de Bom Jesus da Lapa, por meio do programa Bahia Produtiva. O investimento de mais de R$ 140 mil vai beneficiar 30 famílias.

Rui Costa também participou da implantação do Viveiro Velho Chico e entregou 419 títulos de terra a moradores e pequenos agricultores (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA).