Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Luciano Ribeiro apresenta Moção de Congratulações ao município de Ibiassucê

Sexta / 17.07.2015

Por Giselle Quintão

Ibiassucê é conhecido e reconhecido pelos seus habitantes, turistas e moradores de municípios vizinhos como a capital da amizade

O deputado Luciano Ribeiro apresentou Moção de Congratulações ao município de IBIASSUCÊ pela passagem do seu 53º aniversário de emancipação política, a ser comemorado no dia 18 de julho. Ibiassucê, município que dista 625 KM da capital Salvador, é conhecido e reconhecido pelos seus habitantes, turistas e moradores de municípios vizinhos como a capital da amizade. Sua população, segundo o IBGE, em 2010 era de 10.062 habitantes.

Os primitivos habitantes da região eram índios Caetés. No século XIX, o território integrava o município de Caculé. Nessas terras desenvolveu-se a fazenda Lagoa do Cisco, propriedade de Anselmo Cruz Prates, Sebastião Figueiredo Cardo e das famílias Lima, proprietária da Casa Grande - primeira edificação do sito e onde celebrava-se as missas inicialmente, e Gonçalves de Aguiar. Logo surgiram as primeiras casas e edificou-se a capela de São Sebastião. Formou-se o povoado São Sebastião do Cisco, situada à margem do Rio das Antas ou Jacaré e da Lagoa do Tamboril em fins do século XIX.

A denominação do vilarejo foi alterada para São Sebastião, em 1920, para São Sebastião do Caetité, em 1933, e voltando a São Sebastião, em 1938, para finalmente ser nomeado Ibiassucê, topônimo definido pelo Decreto Estadual nº 141, de 1943. Contudo, era ainda distrito de Caculé. O povoado evoluia lentamente e a sua população ansiava pela sua emancipação política, que só veio a ocorrer em 18 de julho de 1962, pelo Decreto nº 1.724, do então governador da Bahia coronel Juracy Magalhães, desmembrando a vila do município de Caculé e conseguindo a sua municipalização.

Na data maior, em que IBIASSUCÊ comemora a sua emancipação política, a Assembleia Legislativa da Bahia solidariza-se com seus habitantes, através da Câmara de Vereadores, pelos vereadores José Caetano dos Santos, Dércio Cruz, Júlio Antônio Farias, Maria de Lourdes Brito, desejando-lhes progresso e desenvolvimento socioeconômico a essa amável terra.

Membros da Associação Viva participam de reunião que apresentou novos projetos para os associados

Sexta / 17.07.2015

Por Thayná Lima

Entre os novos projetos está a Assessoria Contábil que irá auxiliar no processo burocrático de regularização legal das associações

 Por uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, foi realizada na manhã da última quarta-feira (16) uma reunião com os Presidentes das Associações de Caetité, integrantes da Associação Viva, para que a equipe da administração municipal apresentasse as novidades e benefícios dos associados. São diversos Programas Sociais e ações desenvolvidas pela administração municipal que visam o desenvolvimento das famílias de agricultores familiares. Programas como o CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Prai, o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, o PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural, Minha Casa, Minha Vida... Ações como cursos profissionalizantes oferecidos com a qualidade SENAC, atendimentos médicos através da Unidade Móvel, Dentista na Escola, a Vila das Associações durante a Festa de Santana, o Mutirão de Documentos (com a conquista do Ponto Cidadão que vai agilizar a retirada de documentos), direitos ao BPC e outros contribuem para que essas famílias vivam com mais qualidade de vida.

Durante a reunião foi informado aos presentes que agora as Associações cadastradas no projeto Associação Viva poderão contar com uma Assessoria Contábil. A contadora Eulália Moreira ficará de plantão na Secretaria de Desenvolvimento Social, todas as sextas-feiras, das 08h às 12h para auxiliar os presidentes de associações em todo o processo burocrático de regularização das entidades e na busca de projetos, junto a CAR, que visem a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Ainda na reunião, os representantes de associações receberam orientações sobre a montagem da Vila das Associações, que acontecerá pelo sexto ano consecutivo durante os festejos da Festa de Sant’Ana. “A Associação Viva é um dos nossos maiores Programas e não temos medido esforços para melhorar a vida de vocês. Na Vila das Associações vocês terão a oportunidade, mais uma vez, de encantar os caetiteenses e visitantes com o trabalho que vocês realizam tão bem”, declarou a Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro.

Brumado: nova edição do Boletim Informativo do legislativo já está disponível

Sexta / 17.07.2015

Por Eliana Costa

Nesta edição o Boletim destaca a integração e interatividade do legislativo brumadense com a comunidade

Já se encontra á disposição da população a nova edição do Boletim Informativo da Câmara Municipal de Brumado, trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação, tendo como objetivo principal destacar as ações dos parlamentares, na execução de seus mandatos, em prol da comunidade. Nesta edição o Boletim destaca a integração e interatividade do legislativo brumadense com a comunidade, sendo uma das principais metas do presidente da mesa diretora, vereador Alessandro Lôbo e Silva e todos os demais vereadores que compõem a Casa. “Ficamos muito satisfeitos por verificarmos a proximidade da comunidade com o legislativo e para que isso fique ainda mais evidenciado estamos realizando ações no sentido de oferecer uma estrutura que atenda às necessidades da população, tendo como exemplo a biblioteca e o infocentro. Nossa intenção é oferecer cada vez mais. Desejamos uma Câmara vibrante e participativa”, destacou Alessandro Lôbo.

Festa de Santana 2015 terá Sala de Imprensa para profissionais de comunicação

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A estrutura será um importante apoio aos veículos de comunicação de Caetité e região

Os profissionais de comunicação de Caetité e região que farão a cobertura da Festa de Santana 2015 terão, pela primeira vez, uma estrutura para dar suporte nos cinco dias do evento (22 a 26). A Sala de Imprensa Oficial da Festa de Santana 2015 vai funcionar no Auditório Municipal (antigo Fórum), localizado na Praça da Catedral, no circuito da festa. Coordenada pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité, a estrutura contará com computadores, acesso à internet, pontos de energia, mesas, cadeiras, banheiro, além de uma equipe da Assessoria de Comunicação para dar suporte durante a festa. Apenas os profissionais devidamente credenciados poderão ter acesso à Sala de Imprensa – onde também funcionará o camarim dos artistas. De acordo com o diretor de Comunicação, Henrique da Mata, a ideia é oferecer condições para a cobertura feita pelos meios de comunicação nas noites de festa. “O objetivo da prefeitura, quando lança essa novidade na Festa de Santana, é dar condições de trabalho aos veículos de Caetité e de outras cidades vizinhas para realizarem uma boa cobertura do evento”, destaca.

Brumado: Presidente da Câmara está indignada com licitação para gestão de presídio que nem começou a ser construído

Sexta / 17.07.2015

Por Eliana Costa

Alessandro Lôbo e Silva ressalta que essa informação está completamente equivocada

A notícia veiculada na manhã desta quinta-feira (16.07) no site Bahia Notícias causou no presidente da Câmara Municipal de Vereadores Alessandro Lôbo e Silva um misto de estranheza e indignação, já que na mesma o Secretario de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado, Nestor Duarte informa sobre a construção de novos presídios e a licitação da co-gestão de presídios já prontos, a serem inaugurados, em cinco cidades da Bahia, estando entre eles, a unidade de Brumado.

Alessandro Lôbo e Silva ressalta que essa informação está completamente equivocada, visto que as obras de Brumado ainda não foram iniciadas e se torna quase impossível realizar uma licitação de co-gestão de uma obra não existente. “O legislativo e a população brumadense estão se sentindo ludibriados, pois foram realizadas sessões extraordinárias para aprovação do projeto de construção do presídio, em regime de urgência/urgentíssima, sob pena de perdemos a importante obra para outro município. Não foi possível uma discussão mais ampla com a comunidade, chegando a nos causar transtornos com moradores de algumas localidades e agora nos vêem com a notícia de que a obra está concluída sem nem ao menos ter sido iniciada. Isso é inadmissível”, ressalta o presidente.

Continua informando que já está buscando audiência com o secretário Nestor Duarte a fim de buscar maiores esclarecimentos sobre a matéria veiculada, que no mínimo é contraditória a realidade existente em Brumado. “Nosso problema com a segurança pública aumenta a cada dia e a construção de um presídio é indispensável dentro de um cronograma de ações que precisam ser realizadas a fim de oferecer maior tranqüilidade aos brumadenses e, desta forma, iremos ao encontro do secretário Nestor Duarte solicitar o início imediato da obra”, frisou Alessandro Lôbo.

Caculé: Educação Ambiental foi tema de encontro promovido pela SEMEIA

Sexta / 17.07.2015

Por Tayga Ribeiro

Encontro teve o objetivo de formar multiplicadores em Educação Ambiental

Profissionais de vários setores municipais participaram na noite do dia 14 de julho, terça-feira, de um encontro para formação de multiplicadores sobre educação ambiental promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente. O intuito do evento foi ampliar e intensificar em Caculé ações e programas, principalmente na rede municipal de ensino, relacionados com educação ambiental, formando multiplicadores e promovendo a sustentabilidade.

O encontro contou com a contribuição do especialista em Gestão do terceiro Setor, George Euzébio Silva, que explanou sobre a importância da conscientização da população para o cuidado com o meio ambiente. “Educação ambiental deve ser trabalhada todos os dois e em todos os setores”, avalia.

Na oportunidade estiveram presentes os secretários, profissionais dos setores municipais e representantes da Cooperativa de Catadores Catando a Vida. “É preciso fortalecer a política do cooperativismo no município e alertar a importância social da coleta seletiva”, destaca George ao apresentar os cooperados presentes no encontro.

Novas regras de isenção de IPVA já beneficiaram mais de 800 portadores de deficiência na Bahia

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Antes, a isenção do IPVA era concedida apenas ao condutor de veículo adaptado para portador de deficiência física

A isenção do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) já foi obtida por 832 contribuintes após a ampliação do benefício para os portadores de deficiência física, visual, mental e autismo, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). As novas regras permitem que o portador de deficiência se torne beneficiário sem que necessariamente seja o condutor do veículo, podendo indicar até três condutores.

Com a ampliação, pessoas que não podem dirigir, mas necessitam do automóvel para facilitar sua locomoção, também passaram a ter direito ao benefício. Antes, a isenção do IPVA era concedida apenas ao condutor de veículo adaptado para portador de deficiência física, visando diminuir os custos de quem precisasse adequar seu carro. Ao todo, considerando os benefícios concedidos antes da nova regra, 5.629 contribuintes do IPVA estão isentos na Bahia, em um universo de 1.752.756 veículos tributáveis.

Como solicitar - A documentação necessária para solicitar o benefício é a mesma prevista pelo convênio 38/2012 do ICMS, que concede a isenção na compra de veículos destinados a pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental e autismo. Para requerer o benefício, é necessário dirigir-se a um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda, apresentando um laudo de avaliação emitido por um serviço de saúde que integre o Sistema Único de Saúde (SUS), que possa atestar a condição de deficiência, além dos seguintes documentos: comprovação de disponibilidade financeira ou patrimonial do portador de deficiência ou de seu representante legal; cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação, quando tratar-se de deficiência física, na qual constem as restrições referentes ao condutor e as adaptações necessárias ao veículo; comprovante de residência. Caso o beneficiário não seja o motorista do veículo para o qual deseje isenção do IPVA, também deve indicar quem serão os condutores, apresentando a cópia da Carteira Nacional de Habilitação de cada um deles. Mais informações podem ser obtidas através do Call Center 0800 0710071.

Brumado: Tiro de Guerra promove palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os atiradores aprenderam medidas de profilaxia e todos os cuidados necessários para evitar a contaminação

No dia 15 de julho, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, ministrada pela enfermeira Sandra Muniz, do Hospital Regional de Base de Vitória da Conquista, durante a qual, os atiradores aprenderam medidas de profilaxia e todos os cuidados necessários para evitar a contaminação. As informações são do Segundo Tenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG 06-024 Brumado/BA.

Guanambi: Secretários recebem visita do 'menor advogado do mundo'

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O advogado é credenciado, e foi encaminhado pela embaixada do Peru

Na manhã desta quarta-feira 15/07, o Secretário de Planejamento Jairo Magalhães e a Secretária de Educação Maristela Cavalcante receberam a visita do advogado peruano e conferencista internacional, Mauro Figueroa, conhecido em dezenas de países como “o menor advogado do mundo”. O advogado é credenciado, e foi encaminhado pela embaixada do Peru. Dr. Mauro tem apenas 75 centímetros de altura, não tem as mãos, veio Diretamente de Macchu Picchu, e viaja por toda América Latina, palestrando para estudantes dos países que apresenta, levando a sua mensagem de otimismo.

Por onde passa, Mauro explica que integra uma missão cultural, social e humana, para transmitir mensagens de força de vontade para as pessoas. O conferencista agradeceu a receptividade dos secretários, e o apoio cultural da prefeitura de Guanambi, os parabenizando pela sensibilidade. Na oportunidade, Dr. Mauro foi convidado para proferir palestras para os estudantes da rede pública e comunidade, ficando articulado para a próxima semana, 23 e 24/07, (quinta e sexta-feira) a sua realização, com entrada franca e em três horários.

Durante as palestras são abordados temas como: Querer é poder (otimismo, perseverança e força de vontade), os valores humanos (espírito e alma), o diálogo entre pais e filhos (amor, obediência e respeito) e, a droga (maior perigo a humanidade, leva a criminalidade e delinquência). Os horários de realização das palestras serão amplamente divulgados nos veículos de comunicação da cidade.

TRT 5ª Região divulga 60 vagas para seleção pública para estagiário de nível médio

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O estagiário de Nível Médio fará jus à bolsa de estágio mensal, além de um seguro de acidentes pessoais e auxílio transporte

O Instituto AOCP divulgou no site www.institutoaocp.org.br edital de seleção pública para estagiário de nível médio. O edital oferta 60 vagas, sendo para o PERÍODO MANHÃ ofertadas 37 vagas para ampla concorrência e 4 vagas para PCD. Para o PERÍODO TARDE estão abertas 17 vagas para ampla concorrência e 2 vagas para PCD. A taxa de inscrição é de R$ 10,00. O estagiário de Nível Médio fará jus à bolsa de estágio mensal, no valor de R$ 500,00 (quinhentos) reais, além de um seguro de acidentes pessoais e auxílio transporte. As inscrições serão realizadas no site www.institutoaocp.org.br até o dia 31/07/2015. A Prova será aplicada na cidade de Salvador, Estado da Bahia, na data provável de 23/08/2015 (em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br).

Brumado: Zé Carlos de Jonas comemora conquista de pavimentação e melhoria de energia elétrica

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Vereador Zé Carlos de Jonas, ao lado do Deputado Estadual José Raimundo (Foto: divulgação)

Em ações conjuntas para beneficiar o município de Brumado, os deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) e lideranças locais acabam de conseguir a execução de obra de pavimentação de via pública (prestes a começar), no distrito da Vila Presidente Vargas, e vistoria (em andamento) para melhorar o serviço de energia elétrica da Fazenda Boi Morto, distrito de Ubiraçaba, comunidade com 110 famílias. Para a pavimentação, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do estado da Bahia (Conder) já oficializou convocação para assinatura de contrato com a empresa vencedora de licitação visando à realização da obra no valor de R$419, milhões 885 mil, com recursos de emenda parlamentar de Waldenor.

A convocação publicada no Diário Oficial do Estado foi comemorada pelo vereador Zé Carlos de Jonas, durante visita ao deputado Zé Raimundo, em Salvador: “É uma grande felicidade, uma honra poder levar, junto com Waldenor e Zé Raimundo, este benefício para a comunidade do distrito de presidente Vargas, onde tenho forte atuação e tive grande votação”, orgulha-se o vereador. Dentre as demandas de Brumado encaminhadas pelos deputados, em atenção a Zé Carlos de Jonas e seus colegas vereadores petistas, Zé Carlos Meira (Catorze) e Zé Ribeiro, além da suplente de senadora Marizete Pereira, a Coelba encaminhou equipe técnica para investigar o que estaria causando a queda constante de energia elétrica da Fazenda Boi Morto, solicitada através de ofício nº 049/15, encaminhado à empresa pelos deputados, em abril passado.

Lapa: Comunidade quilombola conta com sistema de abastecimento de água

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 750 mil, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento

Cerca de 340 pessoas que vivem na comunidade quilombola de Lagoa das Piranhas, em Bom Jesus da Lapa (BA), estão sendo beneficiadas com sistema de abastecimento de água construído pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além das 77 famílias residentes no local, a obra beneficia uma escola municipal que atende a localidade. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 750 mil, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Prevenção). O sistema de abastecimento teve a gestão repassada para a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, que, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), efetua a operação e manutenção. A captação é feita no rio São Francisco por meio de um braço do rio que forma a Lagoa das Piranhas. O sistema de abastecimento foi implantado para aliviar os efeitos da estiagem prolongada que atinge a região, aumentando a qualidade de vida da comunidade quilombola. “A água tratada possui esse papel de trazer mais qualidade de vida para as pessoas da nossa comunidade. Uma boa água reflete diretamente na saúde dessas pessoas. E a Codevasf tem feito um grande trabalho aqui na região e tem trazido para a gente essa alegria de ter sido beneficiado com o abastecimento de água”, complementou Cláudio Pereira. A obra foi entregue oficialmente à comunidade no último final de semana, contando com a presença do superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Lourival Gusmão, autoridades estaduais e municipais, além de moradores da região.

O sistema de abastecimento teve a gestão repassada para a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa

Renovação de convênio garante R$ 56 milhões para cultura baiana

Sexta / 17.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, Rui afirmou que o Fundo de Cultura financiava ações de Estado (Fotos: Manu Dias/GOVBA)

Para dar continuidade ao fomento de projetos artísticos e culturais baianos, principalmente os que têm dificuldade de receber apoio da iniciativa privada, foi assinado na noite desta terça-feira (14), no Palácio Rio Branco em Salvador, a renovação do Convênio de Manutenção do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), garantindo R$ 56 milhões para o segmento cultural. Apresentações culturais deram o tom ao evento, em que o governador Rui Costa esteve presente, juntamente com os secretários estaduais Jorge Portugal (Cultura) e Manoel Vitorino (Fazenda). Também compareceram os diretores das empresas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), do Grupo Neoenergia, e a empresa de telecomunicações Oi, do grupo Telemar, que formalizaram a parceria. Na ocasião, Rui afirmou que o Fundo de Cultura financiava ações de Estado. “A partir de 2007, isso mudou. O fundo não financia mais ações governamentais na área cultural, mas sim projetos da sociedade civil”. Ele também disse que, para melhorar os índices de segurança pública, “mais do que investir em construção de presídios, é fundamental investir em projetos culturais e educacionais”.

Malhada de Pedras comemora os 53 anos de emancipação politica

Quarta / 15.07.2015

Por Luís Gustavo

A Banda Amor de Cinema foi uma das atrações que animaram a festa em Malhada de Pedras (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Em 2015, o município de Malhada de Pedras comemora 53 anos de emancipação político-administrativa e, para festejar a data, a administração municipal, que tem à sua frente o prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará) realizou dois dias de festa, repleta de boas atrações. No sábado (11), a programação foi iniciada com a realização da 3ª Expo Malhada, evento agropecuário que em sua terceira edição tem atraído cada vez mais expositores e compradores, contribuindo para incrementar a economia local. À noite, a festa foi na Praça da Bandeira, tradicional palco dos eventos festivos do município. Um grande público formado por moradores de Malhada de Pedras e visitantes de cidades vizinhas e todos os cantos da região, lotaram a Praça da Bandeira para curtir dois grandes shows: da Banda Amor de Cinema, que tem se firmado no cenário nacional como uma das melhores bandas de forró; e do cantor Renan Moreira, que sempre mostra muita animação em suas apresentações e tem um repertório para lá de eclético. Já no domingo (12), foi realizada a tradicional Cavalgada de Malhada de Pedras. O evento, mais uma vez, atraiu para o município, cavaleiros e amazonas de toda a região. A animação ficou por conta de Edy Rossi e Frann Estourado. A festa foi prestigiada pelo Deputado Estadual Vitor Bonfim e pelo Deputado Federal Waldenor Pereira, além de autoridades e lideranças políticas locais e regionais.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Um grande público lotou a Praça da Bandeira, tradicional palco dos eventos festivos em Malhada de Pedras (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Guanambi: Comunidade de Queimadas receberá Certidão de Remanescente de Quilombo

Quarta / 15.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O título foi conferido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares

Na próxima quinta-feira (16), às 19h00, a comunidade de Queimadas, região de Mutans, zona rural do município de Guanambi, receberá a certificação de comunidade remanescente de Quilombo. O Certificado de Autodefinição de Remanescente de Quilombo será feita pelo Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes para o Presidente da Associação loca, Manoel Pimentel. O título foi conferido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares. A publicação de certificação foi feita através da Portaria nº 84 da Fundação, no Diário Oficial da União, em 08 de junho de 2015 e assinada pela presidente da instituição, Maria Aparecida da Silva Abreu. Toda a documentação chegou na última semana em Guanambi, e foi enviada pela coordenação de Proteção  do Patrimônio Afro-Brasileiro. O trabalho de busca destas instituições para a realização do trabalho de estudo, pesquisa e certificação, foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Maria Silvia (Lilia) e a assistente social Rosinei Gomes, responsável pelo projeto de certificação de comunidades no município. O reconhecimento oficial vai inserir a comunidade em diversas ações de políticas públicas, recebendo todo um suporte governamental, fortalecendo a identidade local e diversos projetos que acarretarão na melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Continuaremos dando todo apoio, para que outras comunidades também sejam reconhecidas em Guanambi, onde terão o devido suporte por parte dos entes governamentais”, disse Charles Fernandes.