Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

1ª Feira AgroGuanambi começa nesta sexta-feira (31)

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Organizada pela Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e feira terá uma vasta e diversificada programação

Terá inicio nesta sexta-feira 31/07 no Centro Municipal de Comercialização de Animais, a 1ª Feira AgroGuanambi. O projeto nasceu da cobrança e do clamor de produtores rurais e criadores que comercializam no local, e devido ao cancelamento da Exposição Agropecuária, se viram em dificuldades em realizar um evento que possibilitasse o fortalecimento do setor. Organizada pela Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e feira terá uma vasta e diversificada programação, “a organização tem por finalidade fortalecer e gerar oportunidades para os criadores e comerciantes, teremos palestras com profissionais competentes e com temas diversos, vendas e exposição de animais, de máquinas e implementos agrícolas, e acima de tudo, queremos promover a integração do setor”, disse Luzinaldo Correia Costa, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Criadores de diversos setores, como de ovinos, caprinos, equinos, e bovinos, de leite e corte, terão oportunidade de fortalecer os seus negócios. “Temos dados de que na feira do Centro Municipal de Comercialização de Animais, é movimentado mais de 1 Milhão de reais por mês, gerando emprego e renda para o homem do campo e divisas para a nossa cidade, por isso, estamos trabalhando em parceria com os nossos criadores”, disse  o Prefeito Charles Fernandes.

Produtores de toda a região já confirmaram participação na feira, uma grande estrutura já está sendo montada no local, que está sendo reformado e ampliado. “Estamos firmando acordos de cooperação com diversos órgãos, que estarão se instalando no local, o que irá facilitar  o trabalho dos produtores”, finalizou o secretário. 

O evento terá entrada franca e será realizado nos dias 31/07, 01 e 02 de agosto. Shows musicais também levarão entretenimento para os frequentadores, atrações como Edmilson Batista, Gilvan da Paraíba, Sandro Matos, Marcondes e Thiago e diversas atrações regionais.

Demais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 3451-8705 ou 3451-2348 ou pessoalmente na nova sede da Secretaria da Agricultura, que está localizada ao lado do antigo escritório da Codevasf.

Produtores de toda a região já confirmaram participação na feira, uma grande estrutura já está sendo montada no local

Paramirim: Secretaria de Agricultura inicia o Programa de Aquisição de Alimentos

Quarta / 29.07.2015

Por Fagner Abreu

A reunião com os beneficiários fornecedores foi realizada, e os mesmos estão adequados às solicitações exigidas pelo PAA

Foi iniciado nesta sexta-feira (17), a comercialização de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Paramirim. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), do Governo do Estado da Bahia e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A reunião com os beneficiários fornecedores foi realizada e os mesmos estão adequados às solicitações exigidas pelo Programa, já estando cadastrados na SEFAZ Secretaria da Fazenda, e trabalhará com nota fiscal eletrônica.

O PAA vem sendo executado por estados e municípios com a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento. O programa possui vários campos de atuação, sendo que incentiva e apoia a produção familiar agrícola, bem como auxilia entidades municipais ou com finalidade filantrópica no fornecimento dos alimentos obtidos pelo produtor.

“Sendo uma política pública que contribui para a segurança alimentar e nutricional. Todo o processo de cadastramento do PAA e a operacionalização foram e serão acompanhados por profissionais aptos e os paramirinhenses que se alimentam em serviços oferecidos pelo município como também entidades com finalidade filantrópica, receberão para suas refeições, alimentos frescos e saudáveis, advindos com toda a assistência técnica prestada ao nosso agricultor familiar. São 32 produtores fornecedores cadastrados e 30 instituições beneficiadas, incluindo parte das escolas municipais, os CAPS, os hospitais e a APAE. Com estrutura física compatível com a operacionalização”, afirmou o secretário municipal de Agricultura Anselmo Caires.

O programa é coordenado pelo Engenheiro Agrônomo Silvio Netto das Neves Filho e a Nutricionista Géssica Silva Ferreira.

Deputado Luciano Ribeiro apresenta Moção pelo aniversário de Rio do Antônio

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O município de Rio do Antônio completou, no dia 27 de julho, 53 anos de emancipação político-administrativa

O deputado Luciano Ribeiro apresentou Moção de Congratulação pelo aniversário de emancipação política do Município de Rio do Antônio, que completou hoje, dia 27 de julho, 53 anos. ‘Parabéns a Rio do Antônio com votos de mais desenvolvimento a esta querida terra’, diz a nota encaminhada à Redação do Sertão Hoje. Rio do Antônio dista cerca de 717 quilômetros da capital Salvador, com população, em 2010, de 14.815 habitantes, segundo o IBGE. O município teve os primeiros habitantes no ano de 1874, na Fazenda do Senhor Bemardo José Dias, onde o mesmo com seus filhos construiu uma Capela em louvor a Nossa Senhora do Livramento, que atualmente é a Padroeira do Município. Formou-se um povoado e como situava-se próximo à Fazenda do nativo Antônio, e na referida fazenda, passava-se um rio, aí denominou-se o Povoado de Rio do Antônio.

Em ocasiões mais tarde passou-se a Vila de Rio do Antônio, com a administração pública e a jurisprudência, pertenceu ao Município vizinho de Caculé. E só concretizada a sua emancipação política e oficializada em 27 de julho de 1962, publicado no Diário Oficial do estado da Bahia em 1º de agosto do mesmo ano, na lei vigente n° 1759.

Na sua dimensão geográfica-política, o município compõe-se de um Distrito por nome Ibitira e um povoado por nome Umbaúba. A sua situação sócio/econômica tem como principais produtos agrícolas a mandioca, feijão, milho, algodão e cana-de-açúcar voltados à agricultura familiar. Também com pequenos rebanhos de aves, suínos, bovinos, equinos e caprinos. No comércio, em atacado e varejo, com destaque para casas comercias com mercadinhos, farmácias, restaurantes, padarias, hotéis, bares e similares. Na extensão do leito do rio, apresenta olarias no fabrico artesanal de tijolos e telhas e também de cerâmica, além de pequenos alambiques na fabricação de aguardente.

Maior produtor brasileiro de coco, Bahia sofre com concorrência de produto importado

Quarta / 29.07.2015

Por Viviane Cruz

Atualmente, a importação de coco ralado representa mais de 50% do consumo nacional do produto (Foto: Aurelino Xavier)

A Bahia é o maior produtor de coco do Brasil, com produção estimada em 554 milhões de frutos/ano, mas essa cadeia vem sofrendo graves prejuízos, causado pela concorrência predatória dos produtos importados (água de coco e coco ralado) oriundos principalmente do continente asiático. Segundo informações do Sindicoco, atualmente as importações de coco ralado representam mais de 50% do consumo nacional do produto. Diante disso, o Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil (Sindicoco), encaminhou documento, ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) relatando o problema, e solicitando a defesa do produto nacional, através da recriação do Padrão de Identidade e Qualidade para o coco ralado; a exigência de que esse produto apresente certificado que foi processado em obediência às boas práticas de fabricação, as quais é submetido o produto brasileiro, e a manutenção do imposto de importação com tarifa de 55 %.

  “A invasão desses produtos sem os devidos cuidados representa riscos para a cultura e para os consumidores, além de expor o segmento à ação dos especuladores, que visam derrubar o preço do produto nacional, sem gerar nenhum benefício para o consumidor”, destaca o secretário da Agricultura da Bahia, Paulo Câmera. Ele ressalta que a cultura do coco tem apelo socioeconômico importante, principalmente no Nordeste do País, região que concentra maior parte da produção, visto que mais de 90% é realizada por pequenos agricultores, envolvendo mais de 220 mil pessoas. “A Bahia, por exemplo, lidera a produção de coco no Brasil, com área plantada de 75,8 mil hectares. É preciso salvaguardar estes produtores”, disse.

 Para a importação da água de coco, os produtores pleiteiam a criação de uma Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) específica; a exigência de que a água de coco importada apresente certificado, e também seja processada em obediência às boas práticas de fabricação.

Suspeito de cometer furtos de motos é preso em Barra da Estiva

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

'Fumo' estava embriagado e conduzindo um veículo no momento da prisão

Na tarde desta segunda (27), Policiais Militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), Guarnição de Barra da Estiva, com base em informações fornecidas pela Polícia Civil, prenderam em flagrante Nilson César Guimarães Silva, vulgo ‘Fumo’. Segundo informações da polícia, no momento da abordagem ‘Fumo’ estaria visivelmente embriagado e conduzindo um Veículo Uno Mille, placa policial JPU-2598, licenciado no município de Tanhaçu (BA). No interior do veículo, os policiais apreenderam uma garrafa de vinho. Ainda segundo informações da polícia, ‘Fumo’ suspeito de ter praticado diversos furtos de motocicletas no município e também de estabelecimentos comerciais. O suspeito foi apresentado à Autoridade Policial competente e está preso à disposição da justiça.

Bahia é escolhida para sediar mundial de luta olímpica em agosto

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

600 atletas com faixa etária entre 18 e 21 anos vão medir forças na modalidade – conhecida no Brasil como luta olímpica ou greco-romana

Pela primeira vez na história, o tradicional Campeonato Mundial de Wrestling Júnior (luta olímpica) vai ser realizado na América do Sul. A Bahia foi a escolhida para sediar o evento que acontece anualmente em diversos países desde a década de 70. Na tarde de segunda-feira (27), representantes da confederação nacional do esporte acertaram os últimos detalhes em reunião com o governador Rui Costa e outras autoridades na Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. No encontro, foi apresentado um balanço atualizado do evento. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Pedro Gama, 53 países, como Brasil, França, Itália, Rússia, Japão e os Estados Unidos, vão participar da competição que será realizada no Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, entre os dias 11 e 16 de agosto. 600 atletas com faixa etária entre 18 e 21 anos vão medir forças na modalidade – conhecida no Brasil como luta olímpica ou greco-romana.

Funcionários e máquinas do antigo Derba vai beneficiar 158 municípios

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Prefeito de Caetité José Barreira representou o Consórcio do Alto Sertão

Com a transferência de bens e funcionários pelo Governo do Estado, 158 municípios integrantes de dez consórcios intermunicipais receberão máquinas como retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores e caminhões-pipa para obras de infraestrutura urbana, rodovias e estradas vicinais. Os termos de cooperação técnica para cessão de 174 bens móveis e 194 servidores foram assinados, na tarde desta terça-feira (28), pelo governador Rui Costa e representantes dos consórcios. O pessoal e o maquinário pertenciam à estrutura do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), extinto com a reforma administrativa da atual gestão estadual. "Nós vamos usar essa ferramenta moderna contratando inclusive os consórcios para que eles possam fazer tanto obras nos municípios como nas nossas rodovias. Com isso ganham as prefeituras, ganha a população e ganha o governo com a manutenção a um custo menor", explicou o governador.

Os consórcios contemplados são Semiárido Nordeste III, APA do Pratigi, Alto do Sertão, Território de Irecê, Território do Sisal, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Bacia do Jacuípe, Território do São Francisco e Vale do Jiquiriçá. A contrapartida dos municípios prevê o rateio dos custos operacionais e a pavimentação de 315 quilômetros de estradas estaduais, ligações com rodovias federais e outros 262,5 quilômetros de estradas em revestimento primário. "Cada consórcio será responsável pela manutenção de uma rodovia selecionada em conjunto pelos integrantes do consórcio", explica o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Segundo ele, o processo de cessão para os primeiros dez consórcios intermunicipais será concluído, em até 90 dias, e uma segunda etapa já está em andamento.

Governo Federal assume a BR-430, trecho entre Caetité e Igaporã

Quarta / 29.07.2015

Por Samuel Gonçalves

A federalização vinha sendo reivindicada pela Prefeita Rosana Cotrim (Igaporã), Prefeito Zé Barreira (Caetité) e pelo Deputado Federal José Rocha

Após as reivindicações e audiências do governo municipal junto ao Ministério dos Transportes o Governo Federal assumiu o trecho da BR-430. A federalização vinha sendo reivindicada pela Prefeita Rosana Cotrim (Igaporã), Prefeito Zé Barreira (Caetité) e pelo Deputado Federal José Rocha. O ato oficializando a transferência foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24). O trecho da BR-430 interliga os municípios Caetité, Igaporã, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa, no sudoeste da Bahia com uma extensão de aproximadamente 150 km, até então sob responsabilidade do estado.

“Ficamos muito felizes com essa boa notícia. É a primeira etapa, agora iremos continuar acompanhando o processo no qual o próximo passo é a efetivação das obras de readequação da rodovia que são de extrema urgência. Na audiência que tivemos anteriormente com o ministro (dos Transportes) Antonio Carlos Rodrigues, ele nos prometeu empenho para realização das mesmas.” Afirmou a Prefeita Rosana Cotrim.

Essa via possui grande importância econômica e cultural, haja vista que possibilita o desenvolvimento da região, que atualmente recebe importantes investimentos no setor de geração de energias limpas como eólica e solar. Segundo dados atualizados o estado da Bahia já ocupa o segundo lugar na geração da energia pela força dos ventos, no qual essas cidades possuem importantes parques eólicos. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) o estado produz cerca de 463 megawatts médios. No âmbito cultural dentre inúmeras manifestações culturais é a principal via de acesso de romeiros ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, o qual recebe anualmente centenas de milhares de visitantes.

Vereador Weliton Lopes comemora designação de defensor público para Brumado

Quarta / 29.07.2015

Por Eliana Costa

Weliton Lopes: 'Há muito ansiávamos por essa notícia, pois a população estava sendo lesada de um direito que tinham e foi retirado'

A Comissão em prol da instalação da Defensoria Pública em Brumado conseguiu neste último dia 23 de julho a sua grande vitória com o anúncio realizado pelo defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo sobre a designação de defensores para mais cinco cidades, estando entre elas Brumado. A declaração ocorreu durante cerimônia pública de posse da ouvidora-geral do Estado no Centro Municipal da Câmara de Vereadores.

O trabalho da Comissão foi bastante intenso, tendo inclusive se deslocado para Salvador para audiência com a então defensora pública geral do Estado, Vitória Beltrão, que não se mostrou nada sensível aos conclames dos membros da Comissão que lhe informaram sobre todos os problemas que estavam sendo gerados à população, não só local, mas dos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras que também se utilizavam dos serviços prestados em Brumado. 

Desta forma a notícia deixa a todos os membros da Comissão em verdadeiro estado de alegria e satisfação, já que as milhares de pessoas que estão com seus processos parados, muitos relacionados a reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia. 

“Há muito ansiávamos por essa notícia, pois a população estava sendo lesada de um direito que tinham e sem nenhuma explicação foi retirado. É um serviço de extrema importância, que atende às necessidades dos mais carentes. Como cidadão e também vereador tenho uma grande preocupação em buscar a oferta de mais serviços públicos que garantam o atendimento das necessidades dos brumadenses e também de cidades vizinhas, já que Brumado é uma referência na região”, salienta Weliton Lopes.

Continua destacando a importância da Comissão na conquista da reinstalação da defensoria pública e também agradecendo ao defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo que foi sensível a causa e designou um defensor para Brumado. “Agradecemos ao Defensor que foi muito compassivo reconhecendo a necessidade de restabelecer a defensoria de Brumado, que também atende a Aracatu e Malhada de Pedras. Com certeza é motivo de muito júbilo para todos. Parabéns a Comissão”, pontou o parlamentar.

Serra do Ramalho: mulheres campesinas recebem kits de irrigação

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

As agricultoras receberam kits de irrigação que facilitam o trabalho e permitem que consigam ampliar a produção

Desde 28 de Julho de 1960 se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Agricultor. Esse profissional acorda cedo, carrega peso, encara o sol inclemente e ainda tem que conviver com os efeitos das estiagens para garantir o próprio sustento e produzir grande parte dos alimentos básicos que chegam aos pratos dos brasileiros. E o Dia do Agricultor deste ano foi especial para as integrantes da Associação das Mulheres Campesinas de Serra do Ramalho, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Elas comemoram uma sensível melhoria de vida devido ao apoio que têm recebido da Companhia. As agricultoras receberam kits de irrigação que facilitam o trabalho e permitem que consigam ampliar a produção.

 O recebimento dos kits de irrigação, aliado ao fato de elas terem passado a fazer parte do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), é responsável pela mudança na vida dessas agricultoras. O PAA é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com recursos do próprio MDS e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa adquire alimentos produzidos por associações de agricultores familiares com dispensa de licitação.

 Os alimentos são repassados gratuitamente para pessoas ou famílias que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional ou para instituições que fazem com que esses alimentos cheguem a pessoas que necessitem, como entidades de assistência social, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos.

Guanambi: Charles Fernandes inaugura obras de reforma e ampliação de UBS Ceraíma

Quarta / 29.07.2015

Por Maria Nunes

O prédio ganhou novas e modernas instalações além de adequações técnicas que atendem às exigências do Ministério da Saúde

Um concorrido ato marcou a inauguração das obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Distrito de Ceraíma na manhã desta segunda (27). O prefeito Charles Fernandes, ao lado dos familiares do saudoso médico Dr. Avelar Pereira Viana, que emprestou nome à unidade, juntamente com secretários municipais, vereadores e lideranças entregou o novo instrumento público para a população. O prédio ganhou novas e modernas instalações além de adequações técnicas que atendem às exigências do Ministério da Saúde.

Falando na oportunidade, o prefeito Charles Fernandes ratificou o compromisso com o povo do Distrito de Ceraíma, de continuar trabalhando incansavelmente, “esta é a linha de nossa gestão, de continuar trabalhando por todos, implantando melhorias para facilitar a vida de nossos munícipes”, finalizou. Ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, Charles enfatizou que a sua gestão tem priorizado as ações na área da saúde. Ele elogiou a atuação do Secretário de Saúde, Manoel Paulo, afirmando que, juntamente com sua equipe, este tem se esforçado bastante para que o setor continue melhorando. ‘Hoje, no Distrito de Ceraíma, estamos cumprindo mais um compromisso com a população, de atender melhor as pessoas na Unidade de Saúde Dr. Avelar Pereira Viana, que acaba de ser reformada e ampliada’, destacou.

Vários vereadores e lideranças também usaram da palavra, sempre exaltando a importância da obra, que dará maior conforto, estrutura e capacidade de atendimento. O Sr. Lula, liderança local, frisou das várias realizações da atual gestão na localidade, “esse governo dá atenção ao povo de Ceraíma, tanto da vila, como do núcleo, e nesta manhã, mais uma obra marca a importância de nossa gente para essa gestão”, disse.

Falando em nome da equipe da unidade, o Dr. André Moitinho se lembrou das inúmeras conquistas e da ampliação dos serviços de saúde, ratificando a evolução estrutural e da qualidade dos serviços prestados. Extremamente emocionada, Dra. Odette Barral falou em nome dos familiares de Dr. Avelar, “é uma grande emoção pra todos nós, ele completaria 69 anos ontem (domingo 26/07), o nome de Avelar está vivo na mente das pessoas e nos relatos dos bons serviços prestados, todos os nossos filhos estão aqui presenciando o legado que o pai deles deixou”, disse.   

Após as falas, o prefeito Charles, ao lado de Dra. Odette, filhos e familiares de Dr. Avelar, descerrou a placa inaugural, seguido de visitação das instalações por parte de todos os presentes.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Ao Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, Charles enfatizou que a sua gestão tem priorizado as ações na área da saúde

Barra da Estiva: moto roubada é recuperada pela Polícia Militar

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A moto foi localizada na Rua 3, Bairro Alto México, em Barra da Estiva (Foto: divulgação)

Uma motocicleta, placa policial CWM-2480, Marca Honda, Modelo CG Titan 125, Cor verde, licenciada na cidade de Lins, Estado de São Paulo foi encontrada abandonada em um matagal por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), Guarnição de Barra da Estiva. Segundo informação da polícia, a moto foi localizada na Rua 3, Bairro Alto México, em Barra da Estiva.

Atletas do Muay Thai de Caculé conquistam ouro e prata no Rio de Janeiro

Quarta / 29.07.2015

Por Tayga Ribeiro

Os atletas contaram com o apoio do Governo de Caculé, do Juiz de Direito e de empresas locais para participarem do campeonato

Quatro atletas da equipe Sparta Thai Boxing, treinados pelo professor Leo Sparta, conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata no Pan-americano UAIMA realizado no Rio de Janeiro. O campeonato aconteceu nos dias 25 e 26 de julho no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro, e contou com mais de 20 modalidades de competição. Jonathas "pesadelo" Santos ganhou a medalha de ouro categoria juvenil até 63 kg, Renan Pereira também ficou com um ouro na categoria juvenil até 51 kg. A prata ficou com Hwang "Fidelão" Alves na categoria adulto profissional até 57 Kg e com Gabriel "Slip" Bruno no juvenil até 51 kg. Os atletas contaram com o apoio do Governo de Caculé, do Juiz de Direito da Comarca de Caculé, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, e de empresas locais para participarem do campeonato. A equipe será recepcionada pelos caculeenses no fim da tarde de hoje, 28 de julho, no Posto União.

Tanhaçu: após ingerir bebida alcoólica, motorista atropela mulher e foge sem prestar socorro

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Rodrigo Ribeiro Caires não tem CNH e estava dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas (Foto: divulgação)

No último dia 25, por volta das 6h00, Rodrigo Ribeiro Gomes, 20 anos, foi autuado em flagrante delito por policiais militares da GU Tanhaçu, após ter atropelado Cleonice Sampaio Santos. O fato ocorreu nas proximidades da Academia Taurus e, segundo informações da polícia, a vítima estava a caminho do trabalho quando foi atropelada pelo veículo conduzido pelo flagranteado, que após o fato fugiu do local, sem prestar socorro à vítima. A Polícia Militar foi acionada e, graças a informação de testemunhas, os PMs Davi e Modesto conseguiram localizar e conduzir Rodrigo Ribeiro Gomes até a Delegacia de Polícia de Tanhaçu, onde foi ratificado o flagrante. Uma testemunha reconheceu o acusado como sendo o condutor do veículo VW Jetta. Após o flagrante, o flagranteado foi submetido ao exame clínico, tendo sido constatado que o mesmo havia ingerido bebidas alcoólicas. Ainda segundo informações da polícia, Rodrigo Ribeiro Gomes não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A vítima foi socorrida pelo SAMU 192, sendo devidamente medicada e liberada horas depois.

Advogado Edson Pereira Santos receberá Título de Cidadão Brumadense

Quarta / 29.07.2015

Por Eliana Costa

O vereador Alessandro Lôbo e Silva é o autor do projeto de lei que concederá o tributo ao advogado e contador (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

No próximo dia 03 de agosto o legislativo brumadense estará homenageando diversas pessoas com a concessão de títulos de cidadãos brumadenses. Elas que deixaram sua terra natal para virem residir em Brumado, sendo adotadas pela cidade com muito carinho e afetividade, características típicas dos brumadenses. O vereador Alessandro Lôbo e Silva é o autor do projeto de lei que concederá o tributo ao advogado e contador Edson Pereira Santos em razão dos bons e relevantes serviços prestados ao Município.

Em sua justificativa o parlamentar destaca que o Dr. Edson Pereira Santos reside em Brumado há aproximadamente 44 anos e muito tem trabalhado em prol da cidade nas mais diversas áreas. Foi um dos fundadores do FEMB – Festival Estudantil de Música de Brumado, importante evento na área da cultura. Como contador atuou em empresas como Brumauto, Supermercado Adrimar e Usina de beneficiamento de Algodão.

No ano de 1975 ingressou na Faculdade de Direito, profissão na qual atua há 35 anos, tendo ganhado diversos prêmios de consagração pública. A vida política também faz parte de seu currículo. Foi candidato aos cargos de deputado estadual, alcançando a terceira suplência e também a vice-prefeito de Brumado.

“É uma grata satisfação poder oferecer essa homenagem ao Dr. Edson Pereira Santos, reconhecendo toda sua história em Brumado e sua dedicação e amor ao município, sendo que sempre trabalhou pelo desenvolvimento e progresso da cidade que escolheu como sua de coração”, observou Alessandro Lôbo.