Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2021"

Pessoas com idade a partir dos 47 anos já estão sendo vacinadas em Caculé

Terça / 22.06.2021

Por ASCOM/PMC

Foi iniciada nesta segunda-feira (21), em Caculé, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade a partir dos 47 anos. Um total de 350 doses foram aplicadas em uma ação conjunta que contou com stands de vacinação em áreas do município e região rural. A vacinação começou por volta das 8h da manhã e foi encerrada às 12h, além da vacinação na sede, também tiveram pessoas sendo vacinadas no povoado da Várzea Grande e na comunidade rural de Água Branca.

Pela cidade o clima foi de total animação para aqueles que iam receber a primeira dose da Pfizer na quadra do Colégio Municipal Professor Vespasiano Filho, pois um som ambiente com um bom forró pé de serra tomou conta das quadras e deixou todo mundo animado. Caculé segue avançando na imunização da população e tem dado um verdadeiro show durante as ações de vacinação. As doses encaminhadas ao município têm sido ligeiramente aplicadas para que o máximo de moradores possam ser imunizados de forma breve.

Policiais da 4ª CIPM encontram rapaz que estava desaparecido desde Abril

Terça / 22.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Nesta segunda-feira (21), por volta das 11h, policiais militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), sediada em Macaúbas, encontraram um rapaz que estava desaparecido desde o dia 11 de Abril. Segundo informações da 4ª CIPM, o homem havia desaparecido na cidade de Ninheira/MG e foi localizado pelo policiais militares no Povoado de Beira, município de Oliveira dos Brejinhos, após uma abordagem e verificação, que constatou se tratar de uma pessoa com registro de desaparecido na Delegacia de Mairiporã. O desparecimento foi reportagem no programa Balanço Geral, no dia 1º de Maio. Após a averiguação dos dados, o homem foi conduzido para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Oliveira dos Brejinhos.

Bahia registra 2.160 novos casos de Covid-19 e mais 77 óbitos pela doença

Terça / 22.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.160 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.790 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (21) também registra 77 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.099.499 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.059.838 já são considerados recuperados, 16.407 encontram-se ativos e 23.254 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.345.656 casos descartados e 230.807 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 50.415 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.254, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,95% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,24%, preta com 15,42%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,84% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,09%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,01%).

Defesa Civil reconheceu situação de emergência em Iuiu e mais seis municípios nordestinos

Terça / 22.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, as cidades ficam aptas a solicitar recursos do MDR

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em Iuiu e mais seis municípios da Região Nordeste do País entraram por conta de desastres naturais. As cidades de Cruzeta, Jandaíra, Japi e Riachuelo, no Rio Grande do Norte, e Iuiú, na Bahia, registraram estiagem. Já Betânia do Piauí passa por seca e Itaquara, na Bahia, sofre com chuvas intensas. Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, as cidades ficam aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O dinheiro pode usado de três maneiras, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil: “Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”. Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Ministro da Saúde anuncia que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam hoje (22)

Terça / 22.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Queiroga reafirmou que o governo planeja a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro

Durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado, nesta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19, da farmacêutica Janssen, deve chegar ao Brasil hoje (22). A previsão inicial era de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, mas de acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos. Mesmo assim, o ministro voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação, com ao menos uma dose, de 70% dos adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro. Para isso, a previsão da pasta é distribuir 60 milhões de doses em agosto e outros 60 milhões em setembro, além de 41 milhões confirmadas para julho. Entretanto, o cronograma detalhado ainda não foi divulgado pelo ministério.

Policiais da 46ª CIPM participam do 8º Curso Básico de Emprego Tático Operacional Sudoeste

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Nesta sexta-feira (18), na cidade de Maracás, foi encerrado o 8º Curso Básico de Emprego Tático Operacional (CBETO), realizado pela RONDESP Sudoeste. O curso foi Iniciado no dia 14/06, com 25 alunos, sendo 23 policiais da 93ª CIPM e 02 policiais da 46ª CIPM, que compõem o orgânico do Comando de Policiamento da Região Sudoeste. Um dos participantes da 46ª foi classificado como 2º colocado no curso. Ao longo do curso, os alunos tiveram instruções acerca das Técnicas e Táticas Militares, Patrulhamento Urbano, Doutrina de Policiamento Tático, Abordagem Policial, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Uso Diferenciado da Força e Tiro Tático. O CBETO teve por objetivo selecionar e capacitar policiais do PETO das Unidades, para que os pelotões de emprego tático executem o mesmo procedimento técnico. O CBETO contou com instrutores da RONDESP Sudoeste, 34ª CIPM e Esquadrão de Motociclistas Falcão. Ao fim dos 05 dias do curso, 24 policiais conseguiram concluir o treinamento.

Microempreendedores e Microempresas podem ser isentos de pagar depósito recursal trabalhista

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Proposta do deputado Nereu Crispim (PSL/RS) pretende isentar e reduzir valor do depósito recursal a Microempreendedor individual (MEI) e microempresas

Pensando em proporcionar a isenção do valor do depósito recursal aos empregadores domésticos, microempreendedores individuais e microempresas, o deputado Nereu Crispim (PSL/RS) propôs o Projeto de Lei 5931/2019, que reduz pela metade o valor do depósito para entidades sem fins lucrativos e empresas de pequeno porte. Além disso, ficam isentos os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas, empresas em recuperação judicial, empregadores domésticos, microempreendedores individuais e microempresas.

O depósito recursal trabalhista é uma obrigação que o empregador tem quando deseja recorrer de uma decisão judicial definitiva dos órgãos jurisdicionais quando enfrentam reclamatórias trabalhistas. Os recursos contra as decisões definitivas das Varas de Trabalho (sentenças) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (acórdãos), bem como o depósito recursal estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para o autor da proposta, deputado Nereu Crispim, o objetivo principal é reduzir o valor e até mesmo isentar os depósitos recursais para que empresas não fechem as portas por não ter capacidade financeira para realizar o pagamento. “Sabemos que os trabalhadores têm que ter os seus direitos garantidos mas, normalmente, quando essas pequenas empresas têm uma ação trabalhista, acabam, inclusive, fechando as portas, quebrando, se endividando, exatamente dentro de um contexto onde eles são os maiores geradores de emprego e renda no Brasil”, explica.

Ainda segundo o parlamentar, o atual cenário econômico que o País atravessa não permite que para alguns, os valores para fins de interposição de recursos perante a Justiça do Trabalho sejam elevados. “Dentro desse contexto, inclusive, da pandemia de Covid-19, sabemos da necessidade de recuperar a economia após a vacinação e esses pequenos empresários, certamente, não teriam capacidade financeira de fazer um depósito recursal. Tem que haver uma diferença entre as grandes organizações, as grandes empresas e esses pequenos empresários que são a locomotiva do Brasil”.

De acordo com o professor de direito tributário do Ibmec, Thiago Sorrentino, se aprovada, a medida vai beneficiar os empresários das empresas de pequeno porte. “Se for retirada a exigência do depósito recursal para as microempresas e pequenos empreendedores, isso realmente vai trazer um fôlego e melhorar a situação deles, pois poderão lidar melhor com as dívidas trabalhistas que tiverem”. Agora, o projeto de lei aguarda deliberação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).

Bahia recebe 491.250 doses de imunizantes contra Covid-19 para segunda aplicação

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBa

A Bahia recebeu na manhã desta segunda-feira (21) mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São ao todo 491.250 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O voo trazendo a carga pousou no aeroporto de Salvador às 9h20. As vacinas serão destinadas para completar o esquema vacinal das pessoas que já tomaram a primeira dose.

Todo o carregamento será encaminhado para Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), de onde será expedido para as regionais de saúde e posteriormente para os municípios a medida que os estoques de segundas doses forem sendo utilizados.

De acordo com a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, o quantitativo para cada município referente a esta remessa será definido de acordo com o que já foi distribuído anteriormente. “Como se trata de doses para complementar o esquema vacinal, vamos distribuir de acordo com o que já foi enviado anteriormente para a primeira aplicação”, explica. Com esta nova carga, a Bahia ultrapassa a marca de 8 milhões de vacinas recebidas. São 8.005.140 doses de vacinas, sendo 3.179.200 da Coronavac, 4.285.400 da AstraZeneca/Oxford e 540.540 da Pfizer/BioNTech.

Covid-19: Brasil ultrapassa marca de meio milhão de mortos

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o balanço divulgado na noite de sábado (19), pelo Ministério da Saúde, 500.800 vidas já foram perdidas para a pandemia

Mais de meio milhão de brasileiros morreram em decorrência da Covid-19. Segundo o balanço divulgado na noite de sábado (19), pelo Ministério da Saúde, 500.800 vidas já foram perdidas para a pandemia. Só nas últimas 24 horas foram 2.301 mortes e 82.288 novos casos confirmados, além de outros 1,199 milhão sob acompanhamento.

A média geral é de mais de mil mortos por dia, mas o ritmo variou e subiu bastante desde o começo de 2021. No pior momento da pandemia, em abril, a média móvel semanal chegou a ficar acima de 3 mil mortos diários; nos últimos dias, voltamos a ver essa média bater a marca de 2 mil vidas por dia, o que preocupa diante da lenta evolução nos números de vacinados.

São Paulo é o estado com maior número de casos e óbitos. Até o momento foram 121.960 mortes em meio a 3.573.210 casos confirmados. Minas Gerais está em segundo lugar com 44.347 óbitos e 1.733.181 casos. A lista segue com Paraná (29.975 mortes e 1.192.93 casos), Rio Grande do Sul (30.372 em meio a 1.181.872 casos), e Bahia (23.204 mortes e 1.092.772 casos).

Com a divulgação dos números, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lamentou as vidas perdidas, e declarou que seu trabalho é incansável para vacinar todos os brasileiros no menor tempo possível. “Me comprometi com a aceleração da vacinação em todo o território nacional. Para tanto, por meio do incremento do acesso a doses de vacinas como na maior eficácia da distribuição e aplicação dos imunizantes”, disse.

De acordo com dados da pasta, até o momento foram enviadas a estados e municípios 115,135 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram aplicadas 85, 390 milhões de doses, sendo 61,270 milhões da primeira dose e 24,120 milhões da segunda dose. Ao todo, já estão encomendadas mais de 662 milhões de unidades de imunizantes, mais do que suficiente para vacinar toda a população com duas doses.

Diversas entidades também lamentaram a marca de mortes e se solidarizaram com as famílias das vítimas. Em nota divulgada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ele disse que o tribunal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) "seguem empreendendo esforços para ajudar a sociedade brasileira a mitigar os impactos desta terrível pandemia.”  Segundo ele, "é preciso relembrar a cada dia que não são apenas números. São mães, pais, filhos, irmãos. Meio milhão de pessoas que partiram e tiveram seus sonhos interrompidos.”

Rui faz apelo aos baianos para evitarem aglomerações durante os festejos juninos

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

No sábado (19), em visita a Amargosa, uma das cidades-símbolo do São João da Bahia, o governador apelou à população para evitar aglomerações durante os festejos juninos. Rui esteve no município para entrega de obras e ressaltou a necessidade de reforçar as medidas de prevenção à disseminação do coronavírus. “Quero aqui fazer ao apelo não só ao povo de Amargosa, mas a toda à região e a todos baianos. Estamos insistindo nessa tecla, pela preocupação com o aumento dos casos de Covid-19. Não queremos impedir a tradição, mas precisamos nos cuidar agora e evitar o pior depois”, disse o governador.

Rui destacou que a situação da pandemia poderia ser muito diferente no país se não fosse a lentidão da vacina. “Hoje, já era para 70% do povo brasileiro já estar vacinado. Infelizmente, o presidente não comprou vacina no ano passado, quando os laboratórios ofereceram. Como a CPI está mostrando, teve laboratório que ofereceu ao Brasil vacina pela metade do preço e mesmo assim o presidente não comprou”.

Ele lembrou que, graças aos avanços na vacinação, na Europa, por exemplo está havendo jogos com público nos estádios, enquanto o Brasil se aproxima de uma terceira onda da doença. “Meu apelo é que, mesmo mantendo a tradição cultural do São João, evitem a qualquer custo as aglomerações”, enfatizou o governador, sugerindo que as pessoas façam suas comemorações dentro do grupo familiar com que convivem.

Rio de Contas: condutor e garupa ficam feridos após roda do carro soltar e colidir com moto

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

No sábado (19), um acidente de trânsito foi registrado no anel viário da cidade de Rio de Contas. Segundo informações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM), uma guarnição da PM foi acionada para atender uma ocorrência de acidente entre um carro e uma motocicleta e, ao chegar no local, encontraram o veículo do tipo caminhonete parado no acostamento, com uma das rodas faltando. Ainda segundo informações, o condutor da moto já não estava mais no local e uma mulher, que estava na garupa, estava sendo atendida pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). O condutor do veículo não sofreu nenhum ferimento. Todos os envolvidos confirmaram que a roda do carro se soltou e colidiu com a moto, causando o acidente. As partes foram orientadas pela Polícia Militar a comparecer da Delegacia de Polícia.

Municípios da região de Guanambi têm venda de bebidas alcoólicas proibidas até 1º de julho

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Começou a valer no último sábado, dia 19, a determinação que restringe a locomoção noturna das 20h às 5h em 23 municípios da região de Guanambi. Também está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento. As medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, estão publicadas em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes e lanchonetes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery) apenas de alimentos, até as 24h. Demais estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar, encerrando suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado pela restrição de locomoção noturna, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

As restrições valem até o dia 1º de julho, nos municípios de Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Também fica proibida, nesses 23 municípios, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 1º de julho.

Já os estabelecimentos que funcionem como mercados devem comercializar somente gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. Esses estabelecimentos devem isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene.

A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiro, como mercados e afins, bancos e lotéricas, cujo funcionamento esteja autorizado, deverá ser definida em ato editado por cada Município, considerado o tamanho do espaço físico, com o objetivo de evitar aglomerações.

ACADEMIAS E EVENTOS - O decreto proíbe ainda, nos 23 municípios, o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, até 1º de julho, exceto os espaços voltados ao atendimento de fisioterapia, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, a exemplo de atos religiosos litúrgicos, cerimônias de casamento, solenidades de formatura, passeatas, eventos desportivos coletivos e amadores e eventos recreativos em logradouros públicos ou privados. As festas e os shows permanecem proibidos em toda a Bahia.

OUTRAS MEDIDAS - Ficam suspensos ainda, de 19 de junho a 1º de julho, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos 23 municípios. O decreto suspende também as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com Guardas Municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Bahia registra 4.567 novos casos de Covid-19 e mais 73 óbitos pela doença

Segunda / 21.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.567 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.604 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (20) também registra 73 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.097.339 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.057.048 já são considerados recuperados, 17.114 encontram-se ativos e 23.177 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.343.821 casos descartados e 231.880 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 50.384 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.177, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,81% ocorreram no sexo masculino e 44,19% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,22%, preta com 15,42%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,83% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,10%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,05%).

Guanambi: idosos de 71 e 72 anos de Mutans e Morrinhos receberão a 2ª dose da vacina de Oxford nesta segunda (21); confira os horários

Domingo / 20.06.2021

Por Redação Sertão Hoje

A data da 2ª dose também já está descrita no cartão de vacina, quando foi efetuada a aplicação da primeira dose. Confira abaixo os cronogramas divulgados.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Guanambi divulgou, na manhã da última quarta-feira (16), a data para aplicação da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 nos idosos de 71 e 72 anos que foram vacinados nos dias 25 e 29 de março deste ano com a primeira dose. Na quinta-feira, dai 17, os idosos do distrito de Ceraíma e da sede receberam a imunização.

Nesta segunda-feira (21), a aplicação da 2ª dose acontecerá das 8h30 às 11h em Mutans I e das 14h30 às 16h em Mutans e em Morrinhos. A data da 2ª dose também já está descrita no cartão de vacina, quando foi efetuada a aplicação da primeira dose.

MP que permite a desestatização da Eletrobras é aprovada pelo Senado

Domingo / 20.06.2021

Por Larissa Lago / Brasil 61

Texto volta à Câmara para nova votação e precisa de aprovação final até dia 22. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A medida provisória que permite a desestatização da Eletrobras é aprovada pelo Senado. O texto já havia sido aprovado e modificado pelos deputados federais. Mas como os senadores alteraram o texto, ele terá de voltar à Câmara dos Deputados para nova votação.

Após nove horas de debate, a MP recebeu 42 votos favoráveis, um a mais do que o mínimo necessário para a aprovação, e 37 contrários. Para o relator do projeto, senador Marcos Rogério (DEM-RO), a aprovação dessa medida provisória fortalecerá a Eletrobras e ao mesmo tempo manterá a União como um ator importante na gestão do setor elétrico.

Em contrapartida, os senadores contrários à MP reiteraram que ela compromete a soberania nacional, ao tirar do controle do Estado a empresa que é a maior produtora e distribuidora de energia do país. A medida precisa da aprovação final do Congresso até a próxima terça-feira (22), quando perde a validade.