Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2020"

Bahia registra 807 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (22)

Terça / 23.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, são 47.086 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que 23.305 já estão curados, 22.340 encontram-se ativos e 1.441 tiveram óbito confirmado.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 807 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,7%), 50 óbitos (+3,6%) e 717 curados (+3,2%). Ao todo, são 47.086 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que 23.305 já estão curados, 22.340 encontram-se ativos e 1.441 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 359 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (50,67%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100 mil habitantes foram Ipiaú (1.218,58), Uruçuca (1.072,18), itajuípe (1.059,00), Gandu (1.052,37) e São José da Vitória (1.007,60). Na Bahia, 6.340 profissionais da saúde já foram infectados pelo vírus.

Dos 2.183 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.306 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 60% No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 896 leitos exclusivos para o coronavírus, 666 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 74%.
.

Barra da Estiva: Prefeito descumpre próprio decreto, realiza ato de pré-campanha e gera aglomeração em bar

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Um morador de Barra da Estiva entrou em contato com a redação do Jornal Tribuna do Sertão/Site Sertão Hoje para relatar uma situação, no mínimo, inusitada. Segundo as informações recebidas, o prefeito João de Didi teria realizado, na última sexta-feira, dia 19, um ato de pré-campanha em um bar da cidade, que causou uma grande aglomeração de pessoas e desrespeitou um Decreto Municipal editado pelo próprio prefeito.

Nas fotos, que circularam nas redes sociais e nos vídeos feitos pelos moradores, é possível ver apoiadores do prefeito colando adesivos com o texto ‘segue o líder’ em carros e motos, bem como dá para identificar uma grande aglomeração de pessoas, sendo que algumas sequer usavam máscaras de proteção. Em uma das fotos, o próprio prefeito aparece sentado, ao lado de duas outras pessoas, no interior do bar, o que estaria proibido pelo Decreto Municipal assinado por ele mesmo.

No Decreto Municipal N.º 48/2020, atualizado pelos Decretos 58, 62, 65 e 68, o Prefeito havia determinado medidas restritivas temporárias para prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus. No Artigo 3º, o Gestor recomendou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais não essenciais até às 23h59min do dia 28/06/2020. Neste mesmo artigo, no parágrafo 4º, o Prefeito determinou que os bares e demais vendas de bebidas alcóolicas só poderão atender pedidos para entrega em domicílio, sendo permitido o atendimento com o balcão na porta do estabelecimento para evitar entrada e aglomeração de pessoas.

Malhada de Pedras: Secretaria de Saúde confirma segundo caso do novo coronavírus

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria Municipal de Saúde Malhada de Pedras confirmou oficialmente nesta segunda-feira, dia 22, o segundo caso de coronavírus (COVID-19) no município. Segundo o boletim divulgado, o município tem um total de 34 casos em monitoramento/isolamento, já realizou 21 testes rápidos e descartou 26 casos via teste rápido ou PCR. No momento, não tem nenhum caso aguardando resultado. Na semana passada, o município registrou o primeiro óbito, de um homem de 67 anos, paciente renal crônico, diabético, hipertenso e cardiopata, que foi diagnosticado no dia 31 de maio, foi transferido para UTI COVID, em Vitória da Conquista, onde ocorreu o falecimento (CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA).

PIB da Bahia pode ter queda de até 7,6% neste ano, estima Corecon-BA

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A queda vai depender de quando será o decréscimo do consumo das famílias. Este quesito representa cerca de 70% do PIB do estado. (Foto: thiagonori / Getty Images)

A crise por conta da pandemia do novo coronavírus pode acarretar numa taxa de decrescimento entre 5,8% e 7,6% no Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia. A estimativa foi feita pelo Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA).

Segundo o presidente do Conselho, Gustavo Pessoti, o índice desta queda, até o fim do ano, vai depender de quando será o decréscimo do consumo das famílias no estado. Este quesito representa cerca de 70% do PIB do estado. “Num cenário otimista as famílias vão diminuir consumo de bens e serviços em aproximadamente 13%. É isso que dá a dinâmica da economia como um todo. Num cenário pessimista, o consumo das famílias pode se retrair 20,7%. Isso que provocaria uma possível queda mais forte no PIB, de 7,6%. Significa que é um ano a ser lembrado, não a ser esquecido. Isso com certeza vai reverberar nas taxas de crescimento dos anos seguintes”, projeta.

Para 2021, a projeção é de crescimento. De acordo com Pessoti, no entanto, não há método estatístico consolidado para esta estimativa, que foi sinalizada em discussões na plenária do Codecon-BA. Neste contexto, a depender da evolução da economia no último trimestre de 2020, o próximo ano pode ter um crescimento no PIB entre 1,5% e 2%. “Isto a depender dos vetores econômicos e a depender de como se dê o comportamento do segundo semestre agora”, diz, ressaltando que está é uma previsão moderada.

MP-BA recomenda que Poções mantenha suspensas todas as atividades comerciais não essenciais

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O município já teve 107 casos confirmados e 2 mortes por Covid-19 desde o início da Pandemia. Atualmente, Poções possui 40 casos ativos.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao município de Poções que mantenha suspensas todas as atividades comerciais consideradas não essenciais por conta da pandemia do coronavírus.

A recomendação, de autoria dos promotores de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite e Fabiane Lôrdelo Rêgo Andrade, também requer que o Município regulamente a proibição de festas e aglomerações e condicione a reabertura gradual do comércio ao surgimento de um cenário epidemiológico favorável, com evidências científicas baseadas em indicadores emitidos pelas autoridades sanitárias.

A recomendação também foi enviada ao comandante da Polícia Militar (PM-BA), para que a instituição promova campanhas educativas, veiculação de orientações por carros de som e disponibilize auxílio de força policial aos profissionais de saúde quando necessário; à delegada de Polícia Civil, para que desenvolva a apuração das infrações penais, expedindo as guias periciais com brevidade; aos vereadores, para que editem projeto de lei municipal para tratar das consequências administrativas acerca do descumprimento de medidas sanitárias; e aos proprietários de estabelecimentos comerciais e a população em geral, para que cumpram as instruções sanitárias restritivas expedidas pelos órgãos de saúde e se abstenham de realizar festas e aglomerações enquanto perdurar a pandemia.

Conforme o último boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura de Poções, no domingo (21), o município já teve 107 casos confirmados e 2 mortes por Covid-19 desde o início da Pandemia. Atualmente, Poções possui 40 casos ativos.

Vitória da Conquista: Patrulha Solidária da PM arrecada 1,6 tonelada de alimentos

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

"Agradecemos o apoio de todos que se uniram a essa ação, sejam policiais militares, voluntários ou moradores das distintas localidades", explicou o Major Edmário. (Foto: SSP-BA)

Na manhã do último sábado (20), policiais militares da 78ª CIPM realizaram a Patrulha Solidária, arrecadando cerca de 1,6 toneladas de alimentos para serem entregues à famílias em situação de vulnerabilidade social, em Vitória da Conquista. De acordo com o comandante da 78ª CIPM, Major Edmário José Brito Araújo, o cortejo partiu da sede da unidade e seguiu recebendo doações pelos bairros Brasil, Patagônia, Kadija, Campinhos e Jardim Valéria. Durante o percurso, uma banda animou os moradores com músicas tradicionais da época. "Agradecemos o apoio de todos que se uniram a essa ação, sejam policiais militares, voluntários ou moradores das distintas localidades", falou o comandante. O oficial reforçou que os alimentos ainda podem ser entregues na sede da unidade.

Prefeitos querem recomposição do FPM até dezembro

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O assunto foi discutido em reunião virtual realizada pela CNM com entidades municipalistas de todo o Brasil na última sexta-feira (19).

Principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios baianos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) vem sofrendo perdas significativas decorrentes da retração econômica durante a Pandemia do Coronavírus (Covid-19). Em abril deste ano, a Medida Provisória (MP) 938 instituiu a recomposição do fundo por 4 meses, entretanto a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), atenta que devido as dificuldades financeiras a recomposição deve se estender para além desse prazo, uma vez que não há vacina e a curva de contaminação do vírus continua ascendente no país. O assunto foi discutido em reunião virtual realizada pela CNM com entidades municipalistas de todo o Brasil na última sexta-feira (19).

O Deputado Federal Hildo Rocha (MDB-MA), que é autor da proposta que estende essa recomposição, demonstrou preocupação com os rumos do debate na Câmara dos Deputados e alertou a importância da articulação dos prefeitos com seus Deputados. O diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Caculé, Beto Maradona, questionou o parlamentar sobre a falta de compromisso dos representantes brasileiros no Congresso. “Estamos discutindo o pacto federativo há anos e por que não avança? O atual governo se elegeu pregando “mais Brasil, menos Brasília” e não resolvemos essa situação pra que a gente evite ficar discutindo as quedas do FPM o tempo todo”, perguntou Maradona.

Em resposta. o Deputado Hildo Rocha também alertou os gestores sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021. “A arrecadação da União tem caído, cairá ano que vem também. Ainda não sabemos quem será o relator da LDO, a renda deve diminuir, já são 28 milhões de desempregados, o imposto de renda deve diminuir e isso será um problema orçamentário. Não temos se quer a formação da comissão da LDO do ano que vem ainda”, afirmou. Além dessa preocupação, a CNM acrescentou a necessidade de pautar o novo Fundeb, o 1% do FPM para setembro e melhorar pontos do PLC 173 de flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal.

IF Baiano oferta 600 vagas para cursos EAD gratuitos de Libras; inscrições vão até o dia 30

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Para participar, é necessário ter Ensino Fundamental completo. A seleção dos candidatos será realizada por ordem de inscrição. As aulas terão início em 6 de julho de 2020.

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abriu inscrições para dois cursos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD) para quem deseja aprender Língua Brasileira de Sinais (Libras). Interessados podem se inscrever até 30 de junho, preenchendo formulário disponível em opinanovo.ifbaiano.edu.br, além de enviar a documentação exigida.

 Para participar, é necessário ter Ensino Fundamental completo. A seleção dos candidatos aos cursos ofertados será realizada por ordem de inscrição. As aulas terão início em 6 de julho de 2020. Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Com carga horário de 160h, o curso de Introdução à Interpretação em Libras vai ensinar como realizar interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice versa, em nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem como nos diversos serviços de atendimento ao público.

Já o curso Língua Brasileira de Sinais (Libras) Intermediário, também de 160h, é voltado para a comunicação com pessoas surdas e vai ensinar como auxiliar na conversação em Libras nos setores de instituições públicas e privadas que trabalham com atendimento ao público.

Prefeitura de Caetité publica decreto com novas medidas sanitárias; confira

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O decreto reitera a observância das medidas sanitárias, de distanciamento social e a proibição de aglomerações. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caetité publicou, na sexta-feira (19), o Decreto Municipal 054/2020 com novas medidas relativas ao Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19). Entre as medidas está a permissão excepcional para o funcionamento da Feira Livre da sede do município excepicionalmente nesta segunda-feira (22) e o retorno do atendimento presencial do Ponto Cidadão e do SineBahia.

O decreto reitera a observância de todas as medidas sanitárias e de distanciamento social como o uso obrigatório de máscara, distância de 1,5 metros de demais pessoas, higienização das mãos com álcool 70% e proibição de aglomerações.

Confira abaixo as novas medidas previstas no decreto 054/2020:

• Fica excepcionalmente permitido o funcionamento da Feira Livre da sede do Município, nos dias 20 e 22 de Junho, assim como o comércio de bijuterias e de confecções, nos locais e horários já determinados nos decretos anteriores, com a finalidade de evitar aglomeração excessiva na região da feira livre, por ocasião da véspera do dia de São João;

• As barracas de vendas de fogos de artifício passarão a funcionar na Av. Woquiton Fernandes, no trecho próximo ao Abrigo, com o fechamento parcial dessa via pública, nos dias e horários determinados no decreto anterior;

• Fica alterado o Inciso IV, do art. 3º, do Decreto nº 044/2020, passando a ser permitido que os centros, igrejas, templos, terreiros e prédios onde se praticam atividades religiosas, funcionem apenas nos dias de sexta-feira, sábado e domingo, com até dois eventos por dia, entre as 9h e 20h, ficando mantidas todas as demais normas estabelecidas no art. 3º do referido Decreto nº 044/2020;

• O Ponto Cidadão e o SineBahia voltarão a funcionar a partir de segunda-feira, dia 22/06, com a entrada controlada de pessoas para evitar aglomeração.

19,6% dos pacientes internados nas UTIs Covid-19 de Vitória da Conquista usam respirador

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados foram divulgados pela Sesab neste domingo (21).

Dos 51 leitos de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com diagnóstico com o coronavírus (Covid-19) no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, apenas dez encontram-se intubados, em uso de ventilação mecânica. Isso significa que apenas 19,6% dos pacientes estão utilizando respirador. No Hospital de Clínicas de Vitória da Conquista (HCC), que possui 20 leitos de UTI, apenas um paciente está intubado. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), neste domingo (21). “Isso demonstra que a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é assertiva e suficiente, ao estabelecer que uma UTI deve dispor de, no mínimo, um respirador para cada dois leitos, o que acontece com o HCC”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Atualmente Vitória da Conquista possui 115 leitos dedicados a pacientes de Covid-19, sendo 64 em enfermaria e 51 de UTI. A taxa de ocupação nas enfermarias é de 28%, enquanto nas UTIs é de 60%. Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, no domingo (21), o município possui 491 casos de Covid-19 confirmados, sendo que 361 já estão recuperados e 13 vieram a óbito, restando 117 casos ativos.

Bahia registra 975 novos casos de Covid-19 e 41 mortes no domingo (21)

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Dos 46.279 casos confirmados desde o início da pandemia, 22.588 já são considerados curados, 22.300 encontram-se ativos e 1.391 tiveram óbito confirmado.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou, neste último domingo (21), um total de 975 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,2%), 41 óbitos (+3,0%) e 897 curados (+4,1%). Dos 46.279 casos confirmados desde o início da pandemia, 22.588 já são considerados curados, 22.300 encontram-se ativos e 1.391 tiveram óbito confirmado. Confira a lista com os últimos óbitos registrados no ‘leia mais’, ao final da matéria.

As confirmações ocorreram em 359 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (51,74%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100 mil habitantes foram Ipiaú (1.192,42), Uruçuca (1.062,43), itajuípe (1.044,36), Gandu (1.009,17) e São José da Vitória (1.007,60). Na Bahia, 6.278 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Dos 2.149 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus no estado, 1.314 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 61% No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 887 leitos exclusivos para o coronavírus, 683 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 77%.
.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica neste sábado, dia 27; confira os locais

Domingo / 21.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi, que neste sábado, dia 27, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 8h às 12h, nas Ruas Francisco Bezerra, Vicente Ferreira de Souza, Otacílio Pereira Donato, Niterói, Gerson Badaró, Brejinho das Ametistas e César Fernandes, além das Avenidas Ipiranga e Durval de Souza Lima, todas localizadas no centro da cidade.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

PF orienta que beneficiários do Auxílio Emergencial lesados por fraude procurem, inicialmente, uma agência da Caixa

Domingo / 21.06.2020

Por Marquezan Araújo / Brasil 61

Se, por algum motivo, a PF precisar entrar em contato com o beneficiário, isso será feito por meio dos dados informados no processo de contestação realizado pela Caixa.

Com as constantes fraudes para recebimento do Auxílio Emergencial, é comum que os beneficiários legítimos, que percebem saques em suas contas sem autorização, procurem a polícia para informar o caso. Por meio de nota, a Polícia Federal (PF), no entanto, orienta que os beneficiários lesados devem se dirigir apenas a uma agência da Caixa Econômica Federal para iniciar o processo de contestação de movimentação em conta e receber eventual ressarcimento. Ou seja, não há necessidade de comunicação ou comparecimento à sede da Polícia Federal.

De acordo com a PF, essas contestações serão compartilhadas com a instituição policial, caso seja necessário, para fins de investigação de eventuais crimes sobre essa questão. Se, por algum motivo, a Polícia Federal precisar entrar em contato com o beneficiário, isso será feito por meio dos dados informados no processo de contestação realizado pela Caixa. Dessa forma, o procedimento evita deslocamentos desnecessários, além de aglomerações para os registros. A informação da PF é de que essa atitude também não causa nenhum prejuízo às investigações, já que as informações necessárias para identificação dos autores de eventual crime serão compartilhadas entre a instituição financeira e a Polícia Federal.

Paramirim: Prefeitura conclui instalação da nova iluminação da Feira Livre

Domingo / 21.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A ação foi realizada após a conclusão de grandes readequações e melhorias na estrutura física da Feira Livre. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Paramirim concluiu a implantação da nova iluminação na cobertura da Feira Livre nesta sexta-feira (19). A ação foi realizada após a conclusão de grandes readequações e melhorias na estrutura física da Feira Livre. Ao total, foram implantadas 86 lâmpadas. Abaixo a Feira Livre com a antiga iluminação.

A ação foi realizada após a conclusão de grandes readequações e melhorias na estrutura física da Feira Livre. (Foto: Divulgação)

Xilolite doa 1.000 máscaras N95 para Secretaria de Saúde de Brumado

Domingo / 21.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

As máscaras serão utilizadas pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Pandemia do Coronavírus. (Foto: Divulgação)

A Xilolite doou ao município de Brumado 1 mil máscaras N95. O material foi entregue por representantes da empresa ao secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, na manhã da sexta-feira (19). As máscaras serão utilizadas pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Pandemia do Coronavírus. O secretário fez questão de agradecer ao gesto, fundamental para garantir a segurança dos profissionais e incrementar as ações de enfrentamento à Covid-19 na cidade.