Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2020"

IF Baiano abre 80 vagas de graduação com inscrição via SISU; 40 em Bom Jesus da Lapa

Terça / 30.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições estarão abertas de 7 a 10 de julho e devem ser feitas por meio do site Sisu, do Ministério da Educação (MEC), sisu.mec.gov.br

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está disponibilizando 80 vagas para ingresso no Ensino Superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 40 vagas para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Campus Governador Mangabeira) e 40 vagas no curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica (Campus Bom Jesus da Lapa) para ingresso no semestre 2020.2. As inscrições estarão abertas de 7 a 10 de julho e devem ser feitas por meio do site Sisu, do Ministério da Educação (MEC), sisu.mec.gov.br

Para participar da seleção, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. No momento da inscrição, o estudante deve informar a opção de curso escolhida e se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas de acordo com as políticas de ações afirmativas do IF Baiano. O processo seletivo será constituído de única chamada, que será divulgada no dia 14 de julho nos sites do Sisu e do IF Baiano (ifbaiano.edu.br/portal). Candidatos não selecionados poderão manifestar interesse para constar na lista de espera no período de 14 a 21 de julho de 2020.

Os estudantes selecionados deverão realizar matrícula junto ao IF Baiano. A chamada regular de matrículas vai de 16 a 21 de julho de 2020. Por conta da Pandemia do novo Coronavírus, a documentação exigida deverá ser enviada pelos estudantes por meio eletrônico. Mais detalhes sobre os procedimentos estarão disponíveis no Edital de Convocação de Matrícula, que será divulgado no site do IF Baiano.  Ainda em decorrência da pandemia, que ocasionou a suspensão das atividades presenciais no IF Baiano, não há data definida para início das aulas do semestre 2020.2. Os selecionados deverão aguardar divulgação de novo calendário acadêmico da instituição, que será definido após o retorno regular das atividades.

Brumado: Projeto que trata do empréstimo consignado para servidores municipais é aprovado

Terça / 30.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto de Lei 17/2020 foi aprovado em 2ª votação pelos vereadores na sessão desta segunda-feira, dia 29, na Câmara. (Foto: Divulgação / Ascom CM Brumado)

Na sessão desta segunda-feira (29) da Câmara de Vereadores de Brumado, o Projeto de Lei 017/2020 foi para a segunda votação. O projeto trata dos empréstimos consignados aos servidores públicos municipais, os quais teriam o respectivo desconto na folha de pagamento.

Segundo os vereadores de situação, a votação era inócua, porque a lei já está em vigência. A oposição argumentou que mesmo em vigência existiam muitas restrições, principalmente porque o prefeito Eduardo Vasconcelos teria o direito de vetar. Foi insinuado inclusive que poderia estar existindo favorecimentos à instituição financeira, o que, com a nova votação iria ser desfeito, já que não poderia mais existir o veto por parte do chefe do executivo. No final, o projeto foi aprovado pela maioria e irá entrar em vigor permitindo assim que os servidores públicos municipais tenham acesso ao empréstimo consignado, o qual tem o teto de 30% do salário.

Aracatu, Boquira, Ibiassucê, Mucugê, Presidente Jânio Quadros e mais 37 municípios tem transporte intermunicipal suspenso devido à Pandemia; Bahia já soma 1.800 mortes pela Covid-19

Terça / 30.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Biritinga, Boa Nova, Catolândia, Mirante, Piatã e Várzea da Roça. (Foto: Reprodução / Internet)

O transporte intermunicipal será suspenso nos municípios de Araçás, Aracatu, Barra do Mendes, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Boquira, Cafarnaum, Canavieiras, Canudos, Carinhanha, Cipó, Fátima, Feira da Mata, Firmino Alves, Heliópolis, Ibiassucê, Ibiquera, Ichu, Itagi, Itagimirim, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jacaraci, Jiquiriçá, Jucuruçu, Lajedo do Tabocal, Macururé, Mucugê, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pé de Serra, Piritiba, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, São Miguel das Matas e Tremedal, a partir de quarta-feira (1º de julho). A lista completa está disponível no ‘leia mais’, ao final da matéria.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Biritinga, Boa Nova, Catolândia, Mirante, Piatã e Várzea da Roça, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça (30), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus. Desde o início da Pandemia, a Bahia já registrou 69.467 casos de Covid-19. Atualmente, 43.946 já estão curadas, 1.800 vieram a óbito e 23.721 encontram-se como casos ativos.
.

Guanambi: psicólogos estão ofertando atendimento para alunos, pais e professores da rede municipal de ensino

Terça / 30.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Para os alunos menores de 18 anos, os responsáveis deverão procurar a escola para assinarem a ficha de autorização para o atendimento. (Foto: Reprodução / Internet)

Os Psicólogos da rede municipal de Educação de Guanambi, juntamente com o Núcleo de Educação Especial e o Centro de Treinamento Pedagógico, estão oferecendo atendimento psicológico aos alunos, pais e professores da rede municipal. A ação atende as recomendações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) durante o período da Pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2).

As sessões serão realizadas de forma virtual, pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Confira abaixo a lista com os contatos dos profissionais para agendar o horário da sessão.

• Camilla Leandro C. Manhães Teixeira - CRP 03/20953 - (77) 998755901;
• Diego Hoayran O. Fernandes - CRP 03/19065 - (77) 991501960;
• Julyane S. Dias - CRP 03/19623 - (77) 991739903;
• Kellen Farias F. Beda - CRP 03/13632 - (77) 998159977;
• Rita de Cássia F. Fernandes - CRP 03/4887 - (77) 999530160;
• Fernanda Vitória Silva Costa - CRP 03/17574 - (77) 98129-0009

Para os alunos menores de 18 anos, os responsáveis deverão procurar a escola para assinarem a ficha de autorização para o atendimento.

Conheça as principais alterações na MP que ajuda empresas a pagarem folha de pagamento

Terça / 30.06.2020

Por Brasil 61

(Foto: Divulgação / Agência Brasil)

Aprovado pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira (27), o texto-base da Medida Provisória (MP) que disponibiliza linha de crédito para empresas quitarem folhas de pagamento traz alterações importantes na comparação com o que previa o Governo Federal.

Em entrevista ao Brasil 61, o relator do projeto de lei de conversão, o deputado federal, Zé Vitor (PL-MG), analisou a proposta aprovada pelos parlamentares. “O texto-base aprovado traz muitos avanços e ele facilita, desburocratiza e democratiza esse crédito para as pequenas e médias empresas. Nós alteramos alguns pontos, tiramos algumas amarras e tenho certeza de que essas alterações vão possibilitar que o recurso chegue na mão de quem precisa. É fundamental para as empresas e os trabalhadores”, comemorou.

PRAZOS E LIMITES

O projeto autoriza que as empresas solicitem a linha de crédito para o pagamento de 4 meses de salário dos funcionários. O texto original da MP limitava o empréstimo para quitação de 2 meses da folha. Além disso, o valor poderá ser usado para quitar verbas trabalhistas, como rescisão contratual de trabalhadores demitidos entre 20 de março e a data de sanção da medida.
.

Caculé: profissionais de saúde do Centro Especializado de Covid-19 passam por capacitação

Segunda / 29.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A capacitação foi oferecida pelo Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde. (Fotos: Divulgação)

Em Caculé, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu curso de capacitação para os profissionais de Saúde que irão atuar no Centro Especializado de Covid-19 e no Hospital Nossa Senhora Aparecida. O objetivo é fornecer maiores conhecimentos e habilidades para que a equipe desenvolva um serviço de qualidade e técnica para a população caculeense.

O Centro Especializado de Covid-19 irá funcionar 24h e contará com profissionais especializados da rede pública. O centro será composto por 08 leitos, sendo 02 com respiradores e demais com oxigênio, que serão utilizados no tratamento dos pacientes do município.

A capacitação foi oferecida pelo Governo de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde. (Fotos: Divulgação)

Guajeru: trator agrícola é destinado a agricultores de 4 associações de comunidades rurais

Segunda / 29.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O trator, adquirido por meio de emendas dos Deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, foi entregue às Associações de Cancela, Maxixe, São Domingos e Lagoa da Baixa do Morro.

Na manhã deste domingo (28), o prefeito Gil Rocha, acompanhado do vice-prefeito Galego e do Diretor Municipal de Desenvolvimento Rural, Izaías Rodrigues, realizaram a entrega de um trator com implementos agrícolas para a Comunidade de Cancela, localizada na zona rural. O equipamento, adquirido por meio de emendas parlamentar dos Deputados Federal Waldenor Pereira e estadual Zé Raimundo, foi entregue ao bloco de Associações de Cancela, Maxixe, São Domingos e Lagoa da Baixa do Morro (Lagoa do Ferbônio). Também estiverem presentes no ato, que seguiu todas as recomendações sanitárias devido à Pandemia do Coronavírus, como o uso obrigatório de mascara, o vereador Gilberto de Zeca, os presidentes e vice-presidentes de cada associação e o ex-vereador Joãozinho.

"Esse trator e seus implementos, na safra 2019, atendeu diversas associações e agora, para a safra de 2020, atenderá esse bloco de Associações. Essa região é produtora de mandioca, otimizando assim o uso da máquina principalmente na época da colheita além diminuir os custos de produção com o preparo do solo", ressaltou Izaías Rodrigues.

O prefeito Gil Rocha destacou o trabalho executado no fortalecimento da agricultora familiar com ampliação no acesso ao credito rural em parceira com Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e dos Bancos do Nordeste e do Brasil; do acesso ao programa Garantia-Safra, que garante ao agricultor indenização de R$ 850 em caso de frustração de safra; do acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que proporciona o fortalecimento dos Produtores com a compra de parte de sua produção e entregando aos as famílias em situação de vulnerabilidade social; da regularização das propriedades rurais com emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Imposto territorial rural (ITR); da prestação de assistência técnica e extensão rural, de suporte técnico e jurídico para atualização dos estatutos das associações; da aquisição de projetos para as associações por meio de editais públicos; do projeto de estruturação da cadeia produtiva da mandioca da comunidade de Lagoa do Junco; da promoção de cursos e oficinas, em parceria com o SEBRAE, para melhorar a produção no município.

Abastecimento d’água está sendo retomado na região de Guanambi, avisa Embasa

Segunda / 29.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Na cidade de Guanambi o abastecimento foi retomado no final da tarde de ontem (28), após a conclusão do serviço emergencial na Adutora do Algodão.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) encaminhou à Redação do site Sertão Hoje / Tribuna do Sertão um comunicado, informando que o abastecimento d’água está sendo retomado em Guanambi e região. Conforme a Embasa, a previsão é de que o abastecimento esteja totalmente regularizado até o final da tarde da terça-feira, dia 30, nos municípios de Iuiu, Palmas de Monte Alto, Matina, Candiba e Guanambi, e nos distritos de Mutans, em Guanambi, e Pajeú dos Ventos, em Caetité. Na cidade de Guanambi o abastecimento foi retomado no final da tarde do sábado (28), após a conclusão do serviço emergencial na Adutora do Algodão.

Brumado: RHI Magnesita doa 3 mil fraldas para Associação Luiza Marillac

Segunda / 29.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os materiais foram entregues na última sexta-feira (26). (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (26), a RHI Magnesita promoveu uma ação de solidariedade e cuidado junto aos idosos acolhidos pela Associação Luiza Marillac, em Brumado. O espaço recebeu da empresa a doação de 3 mil fraldas geriátricas, itens essenciais para garantir o conforto, higiene e saúde dos 26 idosos que lá vivem. A iniciativa é fruto de um amplo trabalho de apoio a projetos sociais realizado pela empresa na cidade e vai de encontro à uma campanha lançada recentemente pela Associação para arrecadação de materiais de limpeza, higiene pessoal, fraldas descartáveis, lençóis em bom estado de conversação e alimentos.

Sesab registra 3.251 novos casos e 51 mortes pela Covid-19 no domingo (28)

Segunda / 29.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Desde o início da pandemia, 43.072 pessoas já estão curadas, 23.675 encontram-se como casos ativos e 1.748 vieram a óbito. (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou 3.251 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +5,0%), 51 óbitos (+3,0%) e 3.079 curados (+7,7%) no domingo (28). Dos 68.495 casos confirmados desde o início da pandemia, 43.072 já são considerados curados, 23.675 encontram-se ativos e 1.748 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 386 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (47,80%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.800,79), Ipiaú (1.488,89), Gandu (1.413,45), Uruçuca (1.203,76) e Salvador (1.125,63). Ao todo, 8.198 profissionais da saúde já foram infectados pelo vírus.

Dos 2.266 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus no estado, 1.416 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 62%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 908 leitos exclusivos para o coronavírus, 715 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%.

> CONFIRA AQUI O BOLETIM COMPLETO

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica para a próxima terça-feira, dia 30; confira os locais

Domingo / 28.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado, que na terça-feira, dia 30, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Avenidas Salvino Lopes e Gabriel Messias, na Travessa Antônio Aguiar e nas Ruas João José Silva, Antônio Aguiar, Francisco Silva, Gabriel Messias, Geraldo Fidelis, Alcebino Machado, Arnaldo Martins Pinto, Alvino Caetano, Leobino Santos e Lupércio Jose De Oliveira, todas localizadas na Vila Presidente Vargas.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Guanambi: desconto de 10% do IPTU vai até terça-feira (30)

Domingo / 28.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Em caso de dúvida, o Setor Tributário da Prefeitura disponibilizou os números (77) 3452-4318/4319 e (77) 99846-8727, além do e-mail [email protected]

A Prefeitura de Guanambi está oferecendo o desconto de 10% para quem pagar o IPTU 2020 até o dia 30 de junho. O documento pode ser retirado através do site oficial (clique aqui), na aba ‘PARA SEU IMÓVEL’, depois clique em ‘2ª VIA DE IPTU’. Preencha os campos com o ano e a inscrição do imóvel que está no carnê do IPTU. Em caso de dúvida, o Setor Tributário da Prefeitura disponibilizou os números de telefone (77) 3452-4318/4319 e (77) 99846-8727, além do e-mail [email protected]

Transporte intermunicipal é suspenso em mais 5 municípios baianos; total chega a 310

Sábado / 27.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Tremedal, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

O transporte intermunicipal será suspenso em Chorrochó, Coribe, Elísio Medrado, Nova Itarana e Rodelas a partir deste domingo (28). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (27), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.  Confira no ‘leia mais’, ao final da matéria a lista com todos os municípios com essa restrição.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais ao território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Tremedal, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
.

Brumado: TCM concede liminar pela manutenção do pagamento de eventuais vantagens a profissionais da educação pública municipal

Sábado / 27.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A denúncia foi apresentada pela AUCIB. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (24), realizada por meio eletrônico. (Foto: Reprodução / Internet)

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) ratificaram liminar concedida de forma monocrática pelo conselheiro substituto Cláudio Ventin, que determinou ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, a manutenção do pagamento de eventuais vantagens a professores, diretores e coordenadores da rede pública municipal, previstas no Estatuto do Magistério e que utilizam como critério para sua percepção o “efetivo exercício”. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (24), realizada por meio eletrônico.

A denúncia, com pedido liminar, foi apresentada pela Auditoria Pública Cidadã Baiana (AUCIB) e apontou irregularidades no Decreto Municipal nº 5.247, editado em 27 de março de 2020, que estabeleceu cortes nos salários dos professores, diretores e coordenadores da rede pública municipal, sob a justificativa de garantir receitas e canalizar recursos para o combate à COVID-19 no município. Segundo a denunciante, o ato ataca o princípio da irredutibilidade salarial e o princípio da isonomia, garantidos na Constituição Federal, pois outros servidores também tiveram suas atividades suspensas, porém sem redução de salários. Além disso, registrou que os recursos que garantem o pagamento dos vencimentos dos profissionais do magistério seriam provenientes do Fundeb, do governo federal, e que não teria ocorrido diminuição nesses repasses envolvendo o município de Brumado. Ressaltou, ainda, que a prefeitura teria adotado outras medidas de contenção de gastos no município envolvendo a educação, o que representou uma economia considerável para as receitas, em razão da suspensão de vários contratados em decorrência da interrupção das atividades escolares. E, por fim, afirmou que o município de Brumado teria sido “agraciado” com “ajudas do Ministério da Saúde e outros órgãos para o combate à Covid-19”, cujo somatório, de acordo com a denunciante, seria de R$ 7.239.165,83, “valor este considerável ao combate a pandemia sem ter que sacrificar os profissionais da educação municipal, que tanto merecem o nosso respeito e consideração”.
.

Caetité: associações de bairros recebem alimentos do PAA

Sábado / 27.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os produtos são comprados diretamente dos agricultores familiares e repassados às instituições socioassistenciais, que distribuem para famílias carentes. (Foto: Divulgação)

Nesta última sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) realizou a entrega de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para as associações dos bairros Santo Antônio e Feira Velha, em Caetité. Os produtos agrícolas, como frutas e hortaliças, são comprados diretamente dos agricultores familiares e repassados às instituições socioassistenciais que, por sua vez, distribui para famílias carentes do município. A aquisição e a entrega dos alimentos acontecem uma vez por semana, sempre às sextas-feiras.

Os produtos são comprados diretamente dos agricultores familiares e repassados às instituições socioassistenciais, que distribuem para famílias carentes. (Foto: Divulgação)