Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2019"

Câmara dos Deputados aprova texto-base da nova Lei de licitações

Quinta / 27.06.2019

Por Paulo Henrique

Destaques apresentados à proposta, que ainda podem mudar trechos do texto, serão analisados nesta quarta-feira (26) pelo Plenário (Foto: Câmara dos Deputados).

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (25), o texto-base do projeto que cria a Lei Geral de Licitações (PL 1292/95). A proposta disciplina e regulamenta vários aspectos do assunto para as esferas da União, dos estados e dos municípios. O texto estabelece modalidades de contratação, tipifica crimes relacionados ao tema e exige seguro-garantia para grandes obras. "O projeto traz transparência, agilidade no processo de uma licitação e traz penalidades a um gestor quando fica caracterizada a intenção de fraudar. Novidades que são positivas e que se coadunam com o que acontece no restante do mundo", afirmou o deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), relator do projeto.

Os destaques apresentados à proposta, que ainda podem mudar trechos do texto, serão analisados nesta quarta-feira (26) pelo Plenário. Entre as alterações propostas pela Nova Lei de Licitações está a unificação das normas que já estão em vigor e a revogação da atual Lei de Licitações e Contratos Administrativos - LLCA, assim como da Lei do Pregão e do Regime Diferenciado de Contratações, conhecido como RDC.

A atual legislação, segundo os deputados, é atrasada e impõe aos investidores uma série de exigências burocráticas que não são justificáveis. De acordo com eles, ao longo de uma obra, por exemplo, é necessária a apresentação de inúmeras declarações e licenças que já foram emitidas anteriormente no processo. “Esse projeto traz um novo tempo ao nosso país e nós precisamos avançar. Ele, pelo menos, é um alento no que tange a novos avanços sobre licitações no país”, avalia o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).

O deputado federal Luizão Goulart (PRB-PR) possui opinião semelhante. “É um projeto que não é deste ou daquele governo. É um projeto que vem modernizar as licitações no Brasil, de interesse dos municípios, dos estados, enfim, da União. Porque hoje nós temos legislação ultrapassada, gerando prejuízo para a administração pública, insegurança para os licitantes. Então, é uma atualização de toda a legislação de compras para o nosso país”, pontuou.

Atiradores do TG de Brumado assistem palestra sobre DST

Quarta / 26.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

No dia 26 de junho, o Tiro de Guerra 06-024, sediado em Brumado, recebeu a visita do médico mineiro Doutor Lucas Nápoles, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Grupo Saúde e Vida, o qual ministrou uma palestra para os atiradores, de prevenção às Doenças Sexualmente Transmitidas (DST). Com uma palestra rica e dinâmica, os atiradores receberam ensinamentos importantes para elevar a autoestima e manter-se sempre motivados e saudáveis. O Grupo Saúde e Vida é uma instituição que há mais de 25 anos realiza palestras gratuitas nos quartéis em empresas e escolas sobre Medicina e Odontologia Preventiva em todo o Brasil.

Guanambi: Prefeito Jairo Magalhães faz avaliação positiva dos festejos do Gurutuba

Quarta / 26.06.2019

Por ASCOM/PMG

Por ocasião do encerramento das atividades no último sábado, durante a entrega da premiação para os vencedores do Concurso de Quadrilhas Juninas e apresentação da ACAFECC, campeã da competição, o Prefeito Jairo enfatizou que a palavra de ordem é agradecer, “com planejamento, sem comprometer as finanças do município e os investimentos, fizemos uma festa bonita que marca nosso centenário, e isso foi possível graças aos esforços de todos, equipe, polícia militar, entidades sociais e sobretudo o povo que respondeu comparecendo e abrilhantando o evento”. Para o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Costa, “o empenho do poder público aliado aos parceiros envolvidos, à equipe e ao respaldo do Prefeito Jairo Magalhães proporcionou um evento vitorioso com segurança e paz, presença das famílias, maior concurso de quadrilha já realizado e o bom nível das atrações, inclusive nossos valorosos talentos da terra”.

Em comemoração pelos seus 100 anos, Caculé realizou o Arraiá do Centenário

Quarta / 26.06.2019

Por Germano Afonso

O Governo de Caculé realizou nos dias 22, 23 e 24 de junho, o Arraiá do Centenário, em comemoração aos CEM ANOS de Emancipação Política do Município. O São João de Caculé que se tornou uma tradição vem crescendo a cada ano, atraindo cada vez mais pessoas para curtir as atrações que se apresentam nos dias de festa.

No ano de seu centenário, Caculé organizou um mega evento com estrutura de palco diferente dos anos anteriores, som, iluminação, painéis de LED, ornamentação do espaço da festa, Corpo de Bombeiros e segurança pública. Tudo isso foi planejado para proporcionar aos festeiros um ambiente de muita diversão com familiares e amigos.

Apresentaram-se nos palcos grandes nomes da música Brasileira, como: Calcinha Preta, Enok Virgulino, Marcos e Belutti, Michele Andrade, Forró dos Plays, Edigar Mão Branca, Maike José, Kleytones e muito mais, deixando todo o público maravilhado, se apaixonando e dançando muito forró. Além das bandas, tivemos uma programação especial para as crianças com “O Circo Mágico”, que se apresentou no domingo (23) e na segunda (24), contamos com a reapresentação das quadrilhas juninas: Jacques Carvalho, Xiado do Xinelo e Busca-Pé. O Arraiá de Caculé que já é considerado o melhor da região, está se tornando o melhor do Sudoeste Baiano, segundo os festeiros.

Segundo os números da Polícia Militar, estima se que passaram pelo local da festa nos dias de maior movimento, aproximadamente 30 mil pessoas por dia, batendo recorde de público.

O evento contou com o apoio dos patrocinadores: Dimacol, Câmara de Vereadores, Cachaça Poço da Pedra, Bradesco, Posto Radar, Skol Puro Malte, Radar Palace Hotel, Grupo Valdir Saraiva, Connect, Sertão Em Dia e Bonfim Artes. O Governo Municipal, em nome do Prefeito Beto Maradona e do Vice-Prefeito Zé Cruz agradecem todos que vieram prestigiar essa festa maravilhosa, ao mesmo tempo em que convidam para o Arraiá de Caculé em 2020.

Prévia da inflação fica em 0,06% e é a menor para mês de junho em 13 anos

Quarta / 26.06.2019

Por Paulo Henrique/Agência do Rádio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (25) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país. O índice caiu de 0,35% em maio para 0,06% em junho. De acordo com o IBGE, essa é a menor taxa para o mês desde junho de 2006, quando o indicador ficou em -0,15%. As baixas nos preços de alimentos e combustíveis ajudaram a desacelerar a inflação na passagem de maio para junho. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas o setor de alimentação e bebidas apresentou queda no mês, de 0,64%. Ainda de acordo com o IBGE, a safra agrícola fez com que os preços de alguns alimentos registrassem queda significativa em junho. Entre os produtos que ficaram mais baratos, estão o tomate, a batata-inglesa, frutas, além do feijão preto, mulatinho e carioca. Dos 11 estados pesquisadas pelo IBGE para compôr o IPCA-15, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Belém e Porto Alegre registraram deflação. Brasília, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador registraram alta no índice.

Prefeitura de Caetité convida para reunião de acompanhamento do Selo Unicef, que será realizada amanhã (27)

Quarta / 26.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef do Município de Caetité convida a população para participar da reunião Intermediária de Acompanhamento do Selo Unicef - Edição 2017/2020, que acontecerá amanhã (27/06), no Auditório Municipal, às 08h. O objetivo do encontro é discutir os avanços e desafios enfrentados na implementação das políticas de proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Caetité já foi certificada duas vezes pelo Unicef, como Município Aprovado e trabalha agora para receber a sua terceira certificação. A articuladora do Selo UNICEF em Caetité, Ana Rebouças, destaca a importância desse reconhecimento. “Fomos aprovados nas edições 2009/2012 e 2013/2016. E a nossa responsabilidade ficou ainda maior, na busca dessa edição 2017/2020. Estamos correndo atrás e trabalhando duro para desenvolvermos novas políticas públicas de qualidade, que melhorem vida das crianças e adolescentes do nosso município", afirmou Ana.

Anac suspende licença da Avianca para operar serviços de transporte aéreo

Quarta / 26.06.2019

Por Cintia Moreira/Agência do Rádio

A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, suspendeu a licença da Avianca Brasil para operar os serviços de transporte aéreo de passageiros e de cargas. Isso porque o contrato que a empresa assinou com a agência reguladora, no início de 2018, foi descumprido; no documento, estava previsto que a companhia aérea manteria as condições de funcionamento, o que não aconteceu. Vale destacar que a Avianca Brasil continua obrigada a garantir direitos aos passageiros, como a reacomodação em voos de outras empresas e o reembolso integral do valor pago. A ANAC informou também que os passageiros que comparecerem nos aeroportos por conta de falha de comunicação da companhia aérea ainda tem o direito à assistência de comunicação, alimentação e hospedagem. Caso o passageiro não tenha seus direitos respeitados, deve procurar o sistema de atendimento da empresa aérea responsável pelo voo e, se não ficar satisfeito, pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.

Ituaçu: recorde de público no Arraiá do Brejo Grande em 2019

Quarta / 26.06.2019

Por Leonardo Oliva

Na segunda (24), fechando com chave de ouro o evento, o Arraiá do Brejo Grande recebeu um público recorde para ver o cantor Thiago Brava (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Na noite dessa segunda-feira (24) chegou ao fim o Arraiá do Brejo Grande 2019. E o fechamento do evento foi com chave de ouro, com um público recorde lotando a Área de Eventos e a Praça Barão do Sincorá, para ver o show do cantor Thiago Brava, autor do hit ‘Dona Maria’, gravado em parceria com Jorge, da dupla Jorge e Matheus. Além desse hit, Thiago Brava cantou outros sucessos que estão na boca do povo e fez o público dançar pra valer ao som do sertanejo.

Em 2019, o Arraiá do Brejo Grande estava de cara nova, apesar de ser realizado no seu tradicional palco: a área de eventos. Isso porque a Praça Barão do Sincorá passou por um recente obra de urbanização do seu entorno, ganhando um enorme calçadão, que integrou totalmente a sua área lateral à praça. A nova área agradou em cheio ao público presente, que ao invés de se posicionar na frente da área de eventos, ocupou toda a lateral, onde antes ficava a rua.

O Arraiá do Brejo Grande começou na sexta-feira (21), com as tradicionais apresentações de quadrilhas juninas e os shows musicais de Alex Ribeiro e Banda Coladinho A2. No sábado (22), teve Léo Ribeiro e Pirany, Pablo Moraes, Robson Aguiar e Xote de Novela no palco principal; já no palco alternativo teve a apresentação de Paulinho Fera. No domingo (23), destaque para a apresentação da Banda Filomena Bagaceira; apresentam-se ainda no palco principal: Xamego do Brejo, Soft Music e Grasy Lima; já no palco alternativo teve a apresentação da banda Coladinho A2.

Na segunda (24), fechando com chave de ouro o evento, o Arraiá do Brejo Grande recebeu um público recorde para ver a apresentação do cantor Thiago Brava, autor do hit sertanejo ‘Dona Maria’, gravado em parceria com Jorge, da dupla Jorge e Matheus; apresentam-se ainda nessa noite: Alex Ribeiro, Mateus Boa Sorte, Menina Forrozeira e Robson Aguiar. A realização do Arraiá do Brejo Grande é da Prefeitura de Ituaçu, governo ‘Trilhando Novos Caminhos’, que tem à sua frente o prefeito Adalberto Luz.

Cantor Thiago Brava, ao lado do Prefeito Adalberto Luz e da 1ª Dama Tina.

CIPE SUDOESTE: Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo e munições

Quarta / 26.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

Na noite dessa terça-feira (25), por volta das 20h, policiais militares da Guarnição CAESG 02 estavam realizando uma ronda, em Vitória da Conquista, quando fizeram a abordagem de um indivíduo em atitude suspeita, identificado pelas iniciais DMC. Segundo informações da Polícia Militar, foram encontradas com o mesmo fotos do seu irmão, cujas iniciais são MAM, ostentando arma de fogo. Em diligência, os policiais conseguiram localizar MAM e, ao ser indagado a respeito das fotos, teria dito aos policiais que a arma era do seu vizinho, de iniciais AJ. Dando continuidade à diligência, ainda segundo informação da Polícia Militar, os policiais encontraram no interior da residência de AJ um revólver calibre 32, numeração 251073 e 17 munições intactas do mesmo calibre. Os policiais deram então voz de prisão a todos os envolvidos, sendo os mesmos conduzidos ao DISEP, onde AJ foi autuado em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo e munições.

Entenda as diferenças entre intolerância e alergia alimentar

Quarta / 26.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

Ser obrigado a maneirar em um alimento ou cortá-lo de vez do cardápio vem se tornando uma realidade para cada vez mais gente. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) revelou, em 2018, que aproximadamente 20% da população apresenta intolerância a algum ou alguns alimentos. Para conseguir combater isso é muito importante entender qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar.

A alergia alimentar é caracterizada por uma reação adversa à determinada substância presente nos alimentos, medida por imunoglobulinas IgE. Ao ingerir um determinado alimento, a pessoa irá desenvolver sintomas imediatos, que podem surgir na pele, no sistema gastrointestinal e/ou respiratório.

Já a intolerância alimentar é caracterizada por uma resposta imune permeável, que pode ser causada pela dieta hiperácida relacionada à flora intestinal, medicação, infecções, estresse e outros fatores. Os sintomas podem ser os mais diversos como problemas gastrointestinais, dermatites, dores articulares, enxaqueca, entre outros e, podem surgir depois de alguns dias após a ingestão do alimento.

No caso das reações alérgicas, elas podem ser leves ou até mesmo graves, podendo comprometer vários órgãos. Neste caso, é necessário que a pessoa pare de ingerir o alimento de forma definitiva. Apesar de terem os sintomas mais graves, as alergias são mais fáceis de serem identificadas, pois como os sintomas da intolerância demoram a aparecer, é difícil a identificação dos alimentos causadores da hipersensibilidade.

UNEB abre processo seletivo com salários de até R$ 2.814,28

Quarta / 26.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) oferece 42 vagas, em um processo seletivo para nutricionistas e de professores da Educação Profissional em Regime de Alternância. Os salários variam de R$ 2.814,28 (professores) e R$ 2.635,39 (nutricionistas). Os interessados têm até o dia 3 de julho para se inscreverem (CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER). As inscrições têm um custo de R$ 60 e as vagas estão divididas entre: 36 para nutricionistas e seis para professores. A contratação é imediata sob o regime especial de direito administrativo (REDA).

São Pedro do Iuiú vai ter João Neto e Frederico, Caviar com Rapadura e Babado Novo; festa começa amanhã (27)

Quarta / 26.06.2019

Por Redação Sertão Hoje

O tradicional São Pedro do Iuiú, realizado pela Prefeitura Municipal, governo ‘A força do Povo’, começa nesta quinta-feira (27) e vai até domingo (30). Serão quatro dias de intensa programação, com encontro de som automotivo na Passarela da Amizade, boate ao ar livre e shows musicais. Destaque para as apresentações: da Banda Caviar com Rapadura na sexta-feira (28), à meia-noite, na Praça do Mercado; da dupla sertaneja João Neto e Frederico no sábado (29), à meia-noite, também na Praça do Mercado; e da Banda Babado Novo no domingo (30), às 17h, no Circuito da Amizade. A expectativa dos organizadores é que o Arraiá do Povo 2019 atraia um grande número de visitantes, vindos de todos os cantos da região, de outras cidades da Bahia e até mesmo de outros estados. Para garantir a segurança, o evento vai contar com a atuação da Polícia Militar, guardas civis e segurança privada contratada pela Prefeitura de Iuiú, que vai atuar dento e fora do circuito oficial do evento. O evento vai contar ainda com as apresentações de Fernanda Portilho, Eita Bichão, Ângelo R (Gravação do DVD), Mounir Caldas, Dong Boy e Som do Povo.

Artistas locais se reúnem para gravação de clipe em homenagem ao centenário de Caculé

Terça / 25.06.2019

Por Aloísio Costa

Na noite de ontem (24), o Governo de Caculé apresentou na Praça Deoclides Cardoso, durante a programação da noite, o clipe musical “O Negro e a Rosa”, que é uma homenagem ao centenário de Caculé. O projeto reuniu músicos e cantores da cidade. O vídeo foi gravado às margens da Lagoa Manoel Caculé, onde, segundo a história, o município surgiu. “O Negro e a Rosa”, obra de compositores da cidade, foi a canção escolhida para fazer esta homenagem. Uma música que conta um pouco da nossa história e que é autenticamente caculeense. Fonte: Site Informe Cidade.

Prefeito de Brumado terá que devolver R$4 milhões gastos na aquisição irregular de terrenos a preços superfaturados

Terça / 25.06.2019

Por ASCOM/TCM

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos será denunciado ao Ministério Público Estadual por suspeita de crime contra a administração pública e terá que devolver aos cofres do município R$4.077.350,93 que foram gastos na aquisição irregular de terrenos a preços superfaturados – que sofreram acréscimos de até 6.500% em poucos meses. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (25/06), ao julgar termo de ocorrência lavrado em razão de irregularidades em dispensa de licitação para a aquisição dos imóveis pela administração, sem qualquer avaliação prévia e com claros indícios de superfaturamento. O processo foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2017, gerando uma despesa total de R$4,3 milhões.

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Os conselheiros também aprovaram a imputação de multa no valor de R$10 mil, bem como a determinação de ressarcimento aos cofres municipais do valor de R$4.077.350,93, com recursos pessoais do gestor, por ter sido constatado o superfaturamento nos valores atribuídos aos imóveis.

O termo de ocorrência analisou as dispensas realizadas para aquisição dos terrenos visando a ampliação do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (R$3.150.000,00); ampliação da Escola Municipal Prof. Roberto Santos (R$370.000,00); ampliação da Escola Municipal Armida Azevedo (R$240.000,00); e outros cinco terrenos para a construção de escolas municipais (R$110.000,00, cada).

Diante do Trono vai abrilhantar o Dia do Evangélico em Guanambi

Terça / 25.06.2019

Por ASCOM/PMG

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, se reuniu, na manhã da última sexta-feira (21), com pastores evangélicos da Ordem dos Ministros Evangélicos de Guanambi – OMEG, para a discussão da organização do Dia do Evangélico, com total apoio da Prefeitura Municipal. Na ocasião, o Presidente da OMEG, Pastor Cleudson Beda, agradeceu o apoio já assegurado pelo poder público, anunciando a presença do renomado grupo musical evangélico, Diante do Trono, e da vocalista gospel Ana Paula. O Prefeito enfatizou a importância do evento, destacando que tem feito parcerias com todos os segmentos organizados e religiosos do município. O Dia do Evangélico será realizado no dia 14 de setembro.