Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2018"

Cipe Chapada erradica plantação de maconha no município de Palmeiras

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A polícia encontrou 166 mudas de maconha, 43 pés da mesma erva, meio quilo de sementes e uma espingarda em sítio de traficante.

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada erradicaram, na última terça-feira (19), uma plantação de maconha no Vale do Capão, município de Palmeiras. Mudas e pés da erva, além de uma espingarda, foram encontrados pelos militares após denúncias anônimas. O flagrante começou com a localização de uma mulher que, segundo denúncia, vendia drogas no Bar das Paulistas. A jovem foi encontrada e contou que as drogas eram compradas com Givaldo de Oliveira Almeida, o 'Gigi'. Ela levou os militares até o sítio de Gigi, que tentou fugir, mas após varreduras foi capturado. No sítio foram encontrados 166 mudas de maconha, 43 pés da mesma erva, meio quilo de sementes e uma espingarda. Perto do terreno, outro homem foi abordado e mais dois pés de maconha apreendidos. O trio e os materiais localizados foram apresentados na Delegacia Territorial de Seabra. "Quando a denúncia chega, imediatamente colocamos as guarnições na estrada para apuração. Este trio plantava e comercializava drogas na região. Excelente flagrante", comentou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

Ministro da Educação estará em Brumado para autorizar implantação do curso de medicina

Quinta / 21.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Ministro Rossieli será recepcionado no prédio administrativo da Prefeitura pelo prefeito Eduardo, pelo presidente da Câmara, Léo Vasconcelos, e comitiva.

Na próxima quarta-feira (27), o Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva visitará a cidade de Brumado, ocasião em que irá autorizar a implantação do curso de medicina no município. Assim como a visita do Ministro da Saúde Gilberto Occhi, o Ministro Rossieli estará na cidade no período matutino e será recepcionado no prédio administrativo da Prefeitura pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pelo presidente da Câmara Municipal, Léo Vasconcelos (PDT), e comitiva. O ministro também deverá acompanhar o prefeito e o presidente da câmara até o local destinado a receber as obras de instalações da escola de medicina, próximo ao campus do IFBA, na Fazenda Santa Inês. Até o presente momento, cinco redes particulares já se prontificaram a concorrer pela operação do curso em Brumado.

Brumado: vereadora Ilka Abreu visita escolas da zona rural

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ilka Abreu esteve visitando o Colégio Myriam Meira, na Lagoa Funda, e o Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes, em Itaquaraí.

Nesta terça-feira (19), a vereadora Ilka Abreu esteve visitando o Colégio Myriam Meira, na comunidade de Lagoa Funda, em Brumado, onde foi bem recebida pelas professoras e diretora Marialda Gonçalves Nogueira. Na oportunidade, a vereadora pode contemplar os alunos realizarem uma importante apresentação sobre o mosquito Aedes Aegypti e das doenças transmitidas por ele.

Ilka Abreu esteve ainda no distrito de Itaquaraí ouvindo as reivindicações para melhor conhecer as necessidades dos moradores. Na visita ao Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes, pode constatar de perto a boa qualidade oferecida aos alunos. “Parabenizo a gestão do prefeito pelas escolas e por proporcionar um ensino de qualidade, possibilitando uma mudança que trarão melhoras para educação. Por fim, agradeço por me receberem tão bem, tornando-se uma visita muito produtiva”, disse a parlamentar.

Brumado: Lia Teixeira comemora importante conquista obtida por meio do seu mandato parlamentar

Quarta / 20.06.2018

Por Eliana Costa

A vereadora Lia Teixeira conquistou através de emenda do deputado Artur Maia uma importante obra de abastecimento para Umburanas e Cristalândia.

Um dos grandes dramas vivenciados pelos moradores da região dos distritos de Umburanas e Cristalândia, bem como das comunidades de Várzea de Areia, Morrinhos, Barreiro Branco e Roça de Baixa é o forte déficit no abastecimento. Deve se levar em conta que na região foi construída a Barragem do Rio das Contas, que serve Brumado e outros municípios circunvizinhos. Diante deste paradoxo hídrico, a vereadora Lia Teixeira (PDT) iniciou a sua luta, mesmo no período eleitoral, na busca de atender a essa grande necessidade das centenas de famílias que residem na região.

Em seus primeiros contatos com o deputado federal Arthur Maia (DEM), o mesmo se prontificou a atender ao pedido, o que realmente se concretizou com a liberação dos recursos por parte da União. Agora, o próximo passo seria a realização do processo licitatório, o qual teve a sua confirmação por parte de uma publicação no Diário Oficial da Prefeitura de Brumado. A licitação ocorrerá no dia 03 de julho, às 09h, na sede da Prefeitura Municipal. Caso tudo ocorra de forma normal, as obras poderão ser iniciadas ainda no segundo semestre deste ano, o que alegrará os mais de mil habitantes que moram na região.

“Realmente é uma vitória histórica e ficamos muito satisfeitas por ter participado dessa conquista, que concretizará a realização de um dos maiores sonhos dos moradores dessa região. Tenho que agradecer o grande empenho do deputado Arthur Maia, que desde os primeiros contatos se mostrou muito receptivo e garantiu que iria buscar os recursos junto ao governo federal, o que realmente aconteceu. Agora vamos buscar novas conquistas, pois conhecemos de perto a realidade e as necessidades dos moradores”, ressaltou Lia Teixeira.

 

Certificação Digital passa a ser obrigatória para empresas e MEI

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A certificação veio para assegurar a validade jurídica, autenticidade e integridade nas transações realizadas pela internet (Foto: Reprodução).

A partir do mês que vem, as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que emitirem Nota Fiscal Eletrônica ou fizerem cadastros e consultas no e-Social terão a obrigatoriedade de realizar essas atividades por meio de Certificação Digital. A certificação veio para assegurar a validade jurídica, autenticidade e integridade nas transações realizadas pela internet. Com um Certificado Digital é possível assinar contratos e documentos digitalmente sem necessidade de reconhecimento de firma; efetuar declarações, cadastros e consultas das obrigações com o governo, como imposto de renda de pessoa física e de pessoa jurídica, sem deslocamento, com economia de tempo e dinheiro. No site dos Correios é possível solicitar a Certificação Digital para pessoas e empresas. Bastar agendar o atendimento em uma agência credenciada e comparecer com a documentação necessária.

Coelba reforça que lotéricas não recebem mais pagamento da conta de energia

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os clientes da Coelba, no entanto, continuam contando com milhares de pontos para quitação das contas em todos os municípios baianos.

A Coelba reforça que, desde o último dia 1º de junho, as casas lotéricas de Salvador e do interior do estado não estão mais recebendo o pagamento das faturas de energia. Os clientes da Coelba, no entanto, continuam contando com milhares de pontos para quitação das contas em todos os municípios baianos. Segundo a concessionária, as condições impostas pela Caixa Econômica Federal inviabilizaram a manutenção do convênio de arrecadação. O banco apresentou um reajuste de 54% no valor da tarifa por fatura arrecadada. Em decorrência desse aumento, outras empresas de serviços públicos também não renovaram o contrato de arrecadação com as lotéricas.

Atualmente, os clientes da Coelba podem contar com 3.668 pontos físicos para pagamento da fatura de energia em todo o estado, incluindo a rede própria de arrecadação da concessionária com 730 pontos. Até o final do ano, a rede será ampliada para quase mil estabelecimentos credenciados que irão receber o pagamento das faturas de energia. Além de poder pagar as contas em diversos pontos comerciais como farmácias, mercadinhos e papelarias, os clientes dispõem ainda de toda a rede bancária, correspondentes bancários e bancos postais. A empresa também disponibiliza a possibilidade de quitação das faturas on-line, pelo site, aplicativo Coelba ou por meio de débito automático, sem a necessidade de deslocamento do cliente. Para consultar os locais credenciados mais próximos para pagamento da conta de energia, em cada cidade, o cliente pode acessar o site da Coelba.

Guanambi: ‘Balança, mas não cai’ vence concurso de quadrilhas juninas do São João do Gurutuba

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A premiação e a reapresentação da campeã acontecerão nesta quarta-feira (20), às 20h, último dia do São João do Gurutuba.

Seguindo a tradição de manter uma das mais importantes manifestações culturais dos festejos desta época, foi realizado o concurso de quadrilhas juninas dentro da programação cultural do São João do Gurutuba. As apresentações ocorreram nos dias 18 e 19 de junho, com dois grupos em cada dia. Ao todo, foram R$ 8.500,00 reais de premiação. A quadrilha junina do Bairro Santo Antônio (Antiga Village) também apresentou no dia 18, mas apenas como demonstração.  A grande campeã do concurso deste ano foi o grupo “Balança, mas não cai”, do Bairro Alvorada. A premiação e a reapresentação da campeã acontecerão nesta quarta-feira (20), às 20h, último dia do São João do Gurutuba.

Os jurados foram de cidades vizinhas, pessoas que militam na área educacional e cultural, como: Vilson Nunes (radialista e produtor da cidade de Palmas de Monte Alto), Neto (Secretário de Educação e vice-prefeito de Palmas de Monte Alto), Keyla Márcia (Diretora de Cultura da cidade de Pindaí), Renata Neri (Secretária de Educação de Candida) e Renata (Diretora de Cultura de Caetité). A ordem final do concurso deste ano ficou assim: 1º - Balança, mas não cai – Bairro Alvorada – 250,0 pontos (R$ 3 mil reais); 2º - Vale a Pena Ver de novo – Bairro Vila Nova – 242,8 pontos (R$ 2.500,00); 3º - Maria Puxadinha – Bairro Monte Pascoal – 186,7 pontos (R$ 2 mil); e 4º – Encegueirados – Distrito de Ceraíma – 133,5 pontos (R$ 1 mil).

Brumado: Conselho Municipal de Saúde convoca trabalhadores para processo de eleição

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O processo acontecerá nesta quinta-feira (21), das 14h às 15h, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal.

O Conselho Municipal de Saúde de Brumado realizará, nesta quinta-feira (21), das 14h às 15h, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal, procedimentos para o processo de escolha dos Conselheiros Municipais oriundos da Rede Privada de Saúde. Tendo o conselho que passar por mudanças de seus membros e por haver completado o período do mandato de conselheiro, são convocados os profissionais de Saúde de nível superior e médio da rede privada. Clique aqui e confira o Edital de Convocação na íntegra.

O Conselho Municipal de saúde (CMS) tem caráter permanente, com funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas, e tem como objetivos básicos o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da Política Municipal de Saúde, de conformidade com a Lei Orgânica do Município e Leis Federais NºS 8080 e 8142, constituindo-se no órgão colegiado máximo, responsável pela coordenação do Sistema Único de Saúde no âmbito do Município de Brumado.

Ministro da Saúde estará em Brumado autorizando implantação do curso de medicina

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A visita acontecerá pela manhã e o ministro Gilberto Occhi será recepcionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, pelo presidente do legislativo Léo Vasconcelos e comitiva.

O Ministro da Saúde Gilberto Occhi estará em Brumado na próxima quarta-feira (27), com o compromisso de autorizar a implantação do curso de medicina no município. A visita acontecerá pela manhã e o ministro será recepcionado no auditório de treinamento da Prefeitura pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, pelo presidente do legislativo Léo Vasconcelos e comitiva. Gilberto Occhi também deverá acompanhar o prefeito e o presidente da Câmara até o local destinado a receber as obras de instalação da escola de medicina, vizinho ao campus do IFBA, na Fazenda Santa Inês. Até o presente momento, cinco redes particulares já se prontificaram a concorrer pela operação do curso em Brumado.

Vice-prefeito representa Guanambi em encontro regional na Bahia Mineração

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Hugo Costa representou o prefeito Jairo Magalhães em evento promovido pela Bahia Mineração (BAMIN), nas instalações da empresa, em Caetité.

Nesta terça-feira (19), o vice-prefeito de Guanambi, Hugo Costa, representou o prefeito Jairo Magalhães em evento promovido pela Bahia Mineração (BAMIN), nas instalações da empresa, em Caetité. Hugo participou do evento acompanhado pela equipe do setor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura do município, representada pelo médico veterinário Dácio Plácido e o engenheiro Wilton Flávio. A visita teve como objetivo ouvir dos técnicos da BAMIN os aspectos ligados à questão ambiental, referentes ao empreendimento Pedra de Ferro e os reflexos socioeconômicos nos municípios de Caetité, Guanambi e Pindaí, sobretudo relacionados à barragem de rejeitos.

Durante o evento, Claudio Resende da Bamin ministrou palestra e apresentação de vídeo focando projeto do sistema de rejeitos. Em seu pronunciamento, Hugo Costa destacou a importância da BAMIN retomar o projeto e defendeu que a empresa venha ampliar a parceria com os municípios com transparência na relação com o poder público e a sociedade organizada, sempre cumprindo as condicionantes ambientais.

"Os investimentos precisam acontecer, mas é importante observar a questão do meio ambiente, fazendo as compensações ambientais e sociais necessárias. Devemos ter a consciência que é preciso trabalhar em conjunto, União, Estado, municípios e empresários para os que as gerações futuras possam usufruir dos resultados positivos. Além disto, é fundamental comprar nas empresas da região, contratar mão de obra nossa como forma de fomentar a economia regional. O prefeito Jairo não tem medido esforços para que comece a funcionar linha aérea no aeroporto de Guanambi, o que facilitará a vinda de novos investimentos e proporcionará melhorias na educação e na saúde, pois teremos mais especialidades médicas, garantindo uma melhor qualidade de vida para nossa gente", destacou o vice-prefeito em sua fala.

Coelba suspende Desligamentos Programados durante jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A concessionária segue orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

A Coelba informa que os desligamentos programados para realização de manutenção e melhorias da rede elétrica estão suspensos durante os jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2018.  A concessionária segue orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS) e estabelece a suspensão das intervenções durante as partidas.

Brumado: 34ª CIPM promoveu Parada Militar e duas palestras para o efetivo da unidade

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Participaram militares que atuam nos doze municípios abrangidos.

A 34ª Companhia de Polícia Militar/Brumado promoveu, durante a manhã desta terça-feira (19), uma Parada Militar aos policiais da unidade. No evento, que foi realizado no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), foram realizadas duas palestras e tratados outros temas imprescindíveis ao serviço policial militar. Participaram militares que atuam nos doze municípios abrangidos.

A primeira palestra, ministrada pela senhora Major PM Leila Gonçalves, Coordenadora do Centro integrado de Comunicação (CICOM), tratou de procedimentos administrativos e operacionais específicos deste Centro. Já a segunda, conduzida pelo Perito Médico-legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Dr. Marcondes da Silva Abreu, mencionou as rotinas do órgão e os exames de lesões corporais da Medicina Legal.

O Major PM Souza Dias, comandante da unidade, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares. Ao final, ele parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados, da instrução e capacitação contínua aos policiais militares, uma das diretrizes constantes no Plano de Ação do Comando.

Foram realizadas palestras com a senhora Major PM Leila Gonçalves, Coordenadora do CICOM, e com o Perito Médico-legal do DPT, Dr. Marcondes da Silva Abreu.

Mega-Sena segue acumulada e pode pagar R$ 35 milhões nesta quarta (20)

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Sorteio será realizado às 20h em Campina Grande (PB).

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e pode pagar, nesta quarta-feira (20), o prêmio de R$ 35 milhões ao apostador que acertar os seis números da sorte. O concurso 2.051 será sorteado a partir das 20h no Caminhão da Sorte da CAIXA que está em Campina Grande (PB). A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h de hoje em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona das 8h às 22h, exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Ato marca a entrega de uma nova ambulância para o município de Guajeru

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Esta já é a quarta ambulância (incluindo a SAMU-192) entregue ao município desde 2013, quando o Prefeito Gil Rocha assumiu seu primeiro mandado.

Na última segunda-feira (18), na Praça Deoclides Pereira Dias, foi realizado o ato que oficializou a entrega de uma nova ambulância para o município de Guajeru, adquirida por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Vitor Bonfim. A Secretária de Saúde, Érica Leal, ressaltou a importância da aquisição da nova ambulância para a melhoria na prestação de serviço à população. “Essa ambulância não representa somente uma maior agilidade no atendimento aos nossos usuários, mas também uma melhor qualificação dessa assistência”, afirmou. Ela também destacou os trabalhos que vêm sendo realizados na área da saúde em Guajeru e os avanços que o município tem obtido desde 2013.

Autor da emenda parlamentar que destinou a nova ambulância para o município de Guajeru, o Deputado Estadual Vítor Bonfim também esteve presente no evento oficial de entrega do veículo. Na ocasião, ele parabenizou o Prefeito Gil Rocha pelo trabalho que vem sendo realizado no município desde seu primeiro mandato, destacando o poder de articulação política do prefeito e sua capacidade de gerir os recursos públicos mesmo diante da crise.

O prefeito Gil Rocha encerrou o ato ressaltando que a atual gestão não tem medido esforços para buscar sempre o melhor para o município e para a população guajeruense em todas as áreas, principalmente na saúde. O gestor destacou que já é a quarta ambulância (incluindo a SAMU-192) entregue ao município desde 2013, quando assumiu seu primeiro mandado, e que desde então inúmeras ações já foram realizadas ampliando a assistência à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.

Espaço INB realizará oficina de terrário em Caetité

Quarta / 20.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os terrários são recipientes onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos total ou parcialmente terrestres.

Estão abertas até o dia 21 de junho (pela manhã) as inscrições para a Oficina de Terrário no Espaço INB (Praça da Catedral, n 23, Centro de Caetité), com a artesã Norma Lima. A oficina acontecerá no dia 21 de junho, às 14h. Serão duas turmas, a próxima data será divulgada posteriormente. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo telefone (77) 3454-3600, ou pelo email [email protected], ou ainda pessoalmente, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

Segundo a artesã Norma, os terrários são uma ótima opção para estreitar o contato com as plantas, levá-las para o dentro de casa/escritório e outros locais, presentear, aumentar o conhecimento sobre as plantas, reutilizar materiais e ainda exercitar a criatividade. Os terrários são recipientes onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos total ou parcialmente terrestres. Eles podem ter diversos tamanhos e ser feitos de diversos materiais, não apenas vidro. São comuns os terrários de madeira, rede metálica, acrílico, PVC, etc.