Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2018"

Guanambi: Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 15 de junho

Terça / 05.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vacina oferecida é a trivalente e protege contra os vírus influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B (Foto: Divulgação).

O Ministério da Saúde prorrogou a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza até 15 de junho, em função da greve do transporte rodoviário que atingiu todo o país. A vacina oferecida é a trivalente e protege contra os vírus influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B. “Guanambi segue com um dos maiores índices de imunização do interior, com mais de 90% do público alvo. As unidades e os profissionais de saúde estão preparados para atender a população nesta prorrogação da campanha”, disse o secretário da Saúde, André Moitinho. Poderão ser vacinados os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses  a menores de 5 anos, gestantes e puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde da rede pública e privada, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, detentos e funcionários do sistema prisional.

Petrobras aceita discutir revisão do reajuste diário da gasolina

Terça / 05.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Condição é que cotação internacional continue lastreando preço no mercado interno (Foto: Reprodução/Internet).

Assim como ocorreu com o gás de cozinha e com o diesel, a Petrobras sinalizou ao governo que aceita debater a revisão da política de reajuste diário do preço da gasolina, desde que a cotação internacional do combustível continue a servir de referência para o preço no mercado interno. Outra condição, segundo a Folha de São Paulo, é que a estatal seja protegida contra importações caso o preço no exterior fique mais baixo do que o praticado no Brasil. A Petrobras vem sendo ouvida informalmente pelo governo sobre o tema, subsidiando com informações os técnicos que participam das conversas.

Ainda segundo pessoas próximas à negociação, a avaliação é que a mudança não representaria uma novidade total na política da empresa, já que o preço do gás de cozinha residencial, desde janeiro deste ano, passou a ser atualizado trimestralmente, em vez de mensalmente. Já o diesel teve o preço congelado por 60 dias, medida possível pelo subsídio dado pela União ao desconto de R$ 0,46 no litro do combustível. Nesse caso, para evitar distorções entre o preço do mercado interno e o combustível importado, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, anunciou a criação de um imposto de importação, a ser corrigido diariamente para compensar eventuais diferenças.  Uma medida similar teria que ser tomada caso a revisão no preço da gasolina deixe de ser diária.

Na última sexta-feira (1º), o Ministério de Minas e Energia afirmou em nota que seria criado um grupo de trabalho, em conjunto com a ANP (Agência Nacional de Petróleo) e técnicos do Ministério da Fazenda, para discutir uma nova política de reajustes. Havia uma reunião sobre o tema marcada para ontem (04), mas esta não ocorreu. Fonte: www.folha.uol.com.br.

Brumado: Forró do Sítio Novo 2018 terá um terceiro palco com forro pé de serra

Terça / 05.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As atrações do palco três serão as bandas Forró de Capim Santo e o Forrozão de Arapuca.

Tradicionalmente, dois palcos fazem a festa no Forró do Sítio Novo em Brumado. Buscando o melhor para o público, em 2018 a produção do evento traz mais uma novidade: haverá o palco três com muito forró pé de serra com as bandas Forró de Capim Santo e o Forrozão de Arapuca. A festa acontecerá no dia 16 de junho, pontualmente às 18h. Além das duas bandas supracitadas, já estão confirmadas as atrações campeãs: Solange Almeida, Luan Estilizado, Edigar Mão Branca, Donas do Bar e Fann Estourado. Não dá pra perder, vai ser a melhor festa da região com serviço  All Inclusive. Garanta seu ingresso e faça parte dessa folia.

SAC Móvel estará em Maetinga, Guajeru, Malhada de Pedras, Tanhaçu e Macaúbas no mês de junho

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na unidade os cidadãos poderão tirar RG, CPF, recadastrar-se como Pensionistas do Estado, solicitar ficha de Antecedentes Criminais e acessar outros serviços.

Neste mês de junho o SAC Móvel estará nas cidades de Maetinga (dias 05 e 06), Guajeru (dia 08), Malhada de Pedras (dias 10 e 11), Tanhaçu (dias 13 e 14) e Macaúbas (16 e 17). Na unidade os cidadãos poderão tirar Carteira de Identidade, fazer o cadastro de CPF, recadastrar-se como Pensionistas do Estado, solicitar ficha de Antecedentes Criminais e ainda registrar críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.

Para a emissão da 1ª via da do RG é necessário levar a certidão de nascimento. Para a 2ª via, mudança de estado civil ou correção ortográfica, quem for solteiro deve levar certidão de nascimento original ou cópia autenticada. Já quem for casado, é preciso levar a certidão de casamento original ou cópia autenticada. Quem for viúvo, deve levar a certidão de casamento e certidão de óbito originais ou cópias autenticadas. Para separados ou divorciados é necessário a certidão de casamento averbada com sentença do juiz. Ainda para a emissão do RG, devem ser apresentadas duas fotos 3x4 iguais, coloridas com fundo branco ou cinza.

Os interessados em emitir o certificado de antecedentes criminais, devem apresentar a carteira de identidade. Para a emissão do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) é necessário o recadastramento e orientações sobre benefícios para pensão, carteira de identidade e CPF (xerox e original), comprovante de residência (xerox e original), último contracheque do pensionista (xerox e original) e extrato da conta corrente Bradesco do pensionista.

9º Campeonato de Equinos de Caetité será realizado no próximo domingo (10)

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

No campeonato serão realizadas as disputas em três modalidades: Marcha Picada para cavalo e égua, Marcha Batida para cavalo, Poeirão e Tirada de Argolinha.

A 9ª edição do tradicional Campeonato de Equinos de Caetité acontecerá no próximo domingo (10), a partir das 9h, no Parque de Comercialização de Animais Vereador César Ladeia. O evento é realizado pela Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e para participar é obrigatório que o cavalo tenha feito o Exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE). Serão realizadas as disputas em três modalidades: Marcha Picada para cavalo e égua, Marcha Batida para cavalo, Poeirão e Tirada de Argolinha. O juiz da competição será o médico veterinário Lucas Lira. “A realização do 9º Campeonato de Equinos destaca a importância dessa comemoração no fortalecimento da tradição, cultura e valorização dos fatos históricos da Bahia em nosso município”, destacou o prefeito Aldo Gondim.

Confira a grade de atrações do Arraiá de Caculé 2018

Segunda / 04.06.2018

Por Germano Afonso

Foram divulgadas como atrações: Felipe Araújo, Cangaia de Jegue, Maike José, Chiclete com Banana, Trio Virgulino, Fann Estourado e Cheiro de Milho.

De 22 a 24 de junho acontecerá a festa mais esperada do ano: o Arraiá de Caculé, que é considerado um das melhores festas de São João da Bahia. A equipe organizadora busca inovar todos os anos com atrações que possam agradar a todos os festeiros na Praça Deoclides Cardoso. Se preparem para dançar e curtir muito ao som de grandes bandas, como: Felipe Araújo, Cangaia de Jegue, Maike José, Chiclete com Banana, Trio Virgulino, Fann Estourado, Cheiro de Milho e muito mais.De 22 a 24 de junho acontecerá a festa mais esperada do ano: o Arraiá de Caculé, que é considerado um das melhores festas de São João da Bahia. A equipe organizadora busca inovar todos os anos com atrações que possam agradar a todos os festeiros na Praça Deoclides Cardoso. Se preparem para dançar e curtir muito ao som de grandes bandas, como: Felipe Araújo, Cangaia de Jegue, Maike José, Chiclete com Banana, Trio Virgulino, Fann Estourado, Cheiro de Milho e muito mais.

Guanambi: Encerramento do Trezenário de Santo Antônio terá celebração musical com o cantor Tony Allysson

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães se reuniu com o Pároco da Paróquia de Santo Antônio, Pe. João Teles, que estava acompanhado do vereador Fausto Azevedo, para assinar o contrato do show.

Dando continuidade a parceria nos eventos sociais de Guanambi, nos quais diversos projetos assistenciais contam com o apoio da gestão municipal, o prefeito Jairo Magalhães se reuniu com o Pároco da Paróquia de Santo Antônio, Pe. João Teles, que estava acompanhado do vereador Fausto Azevedo. Na ocasião, foi garantido também o apoio para o encerramento do tradicional Trezenário de Santo Antônio, que será realizado na Praça do Feijão, com a grande estrutura montada, no dia 13/06, às 20 horas, posterior à festa em louvor na Praça da Igreja Matriz. O contrato do show religioso foi assinado, sendo então anunciado que este será realizado pelo cantor católico Tony Allysson, da comunidade de aliança Geração de Milagres, da Arquidiocese de Goiânia (GO).

A Prefeitura de Guanambi vem apoiando os eventos, que entre as finalidades é a arrecadação de recursos para a manutenção de projetos sociais desenvolvidos na cidade. Recentemente o prefeito já havia se reunido com o pároco para discutir novas parcerias e o fortalecimento de projetos realizados em Guanambi. Jairo reafirmou a sua disposição para continuar firmando parcerias para o bem da comunidade e disse que as ações sociais impactam diretamente milhares de cidadãos na cidade. “A nossa gestão é focada em parcerias com todos que querem o bem das famílias de Guanambi, a união de todos em prol da coletividade fortalece a nossa terra”, salientou Jairo. O ato contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Maristela Cavalcante; do chefe de gabinete da pasta, João Roberto Teixeira; da superintendente de Trânsito, Eleuza Nogueira, além de assessores e servidores municipais.

O show será com o cantor católico Tony Allysson, da comunidade de aliança Geração de Milagres, da Arquidiocese de Goiânia (GO).

Arrecadação cai 30% e São João fica ameaçado em cidades baianas

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Até o momento, 30% da arrecadação dos municípios foi comprometida pela greve dos caminhoneiros (Foto: Divulgação).

Faltando menos de um mês para o São João, o destino da maior festa do Nordeste do país ainda é incerto este ano. Devido à paralisação nacional dos caminhoneiros, os prefeitos já não têm certeza se os arraiás serão mantidos. Até o momento, 30% da arrecadação dos municípios foi comprometida pela greve. Segundo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, a paralisação dos caminhoneiros está tirando o sono dos prefeitos e obrigando os gestores a encurtar e, em alguns casos, até mesmo cancelar a festa. “Registramos uma queda de 25% a 30% na arrecadação, isso apenas nesses nove dias de greve. Muitos prefeitos estão reduzindo o tamanho da festa e alguns estão cancelando por falta de recurso. A orientação da UPB é que eles façam cortes para conseguir pagar a folha e manter os serviços essenciais”, disse.

Em Bom Jesus da Lapa, onde Eures é prefeito, a festa de São Pedro seria de três dias, mas foi reduzida para dois. Além disso, algumas bandas foram dispensadas, o que deve gerar economia de 40% nas despesas. Mesmo assim, o presidente da UPB acredita que, após as festas, os prefeitos terão que fazer demissões, corte de horas extras e suspender serviços. Alguns municípios estão com atraso na entrega dos equipamentos para montagem dos palcos. Outras cidades remarcaram ou cancelaram festas por falta de combustível para os geradores ou porque temem que a queda na arrecadação tributária comprometa os pagamentos.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), contou que dois eventos que estavam programados para acontecer na cidade esta semana precisaram ser revistos. Um deles foi cancelado e o outro foi adiado por falta de combustível. Na segunda, o município decretou estado de emergência. Apenas os serviços essenciais estão sendo mantidos, como o de hemodiálise, ambulâncias e viaturas. As aulas não foram suspensas, mas a merenda e o gás só têm estoques para mais uma semana. A UPB ainda não tem o levantamento de quantos municípios cancelaram a festa, mas disse que a cada dia mais prefeitos procuram a instituição preocupados com o impacto da greve dos caminhoneiros para organizar os festejos.

Planserv publica manual de nutrientes para incentivar alimentação saudável

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Preparado pela Nutricionista Beatriz Rocha Lima no âmbito do Programa de Prevenção Sou + Saúde, o manual apresenta em que alimentos cada nutriente pode ser encontrado.

Com o objetivo de ajudar seus 513 mil beneficiários a vencerem o desafio de melhorar seus hábitos alimentares, o Planserv compartilhou o “Manual de Nutrientes para seu Cuidado” em seu site e aplicativo.  A publicação online apresenta os benefícios contidos nos seguintes nutrientes: ferro, silício, selênio, cobre, zinco e vitaminas A, C e do complexo B. A água, fundamental no processo de hidratação do corpo, também recebeu destaque no material. Preparado pela Nutricionista Beatriz Rocha Lima no âmbito do Programa de Prevenção Sou + Saúde, o manual apresenta em que alimentos cada nutriente pode ser encontrado. Além de informar, por exemplo, que o ferro é um nutriente que favorece o fortalecimento de cabelos e unhas, a publicação revela que para consumir este nutriente é preciso ingerir alimentos como carne bovina, aves, peixes, mariscos, miúdos, leguminosas, cereais integrais, nozes, folhas verde-escuras, quiabo, beterraba, jenipapo, melaço de cana, rapadura e açúcar mascavo. Para conferir na íntegra o “Manual de Nutrientes para seu Cuidado”, o beneficiário do Planserv deve acessar a aba “Sou + Saúde”, disponível tanto no site www.planserv.ba.gov.br quanto no aplicativo do plano, que pode ser baixado na loja virtual Google Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones.

Assessores de Temer avaliam que reajuste diário da gasolina é 'insustentável' e preço deve ser determinado mensalmente

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A própria Petrobras, que criou a regra de ajustes diários, já estaria também convencida de que o sistema terá de sofrer modificações.

Após o diesel passar a ter reajustes mensais, a avaliação dentro do governo Temer, com certa concordância da própria Petrobras, é que o preço da gasolina também deve ser determinado a cada mês e não variar quase que diariamente. Para assessores do presidente, o reajuste diário ficou "insustentável" num ambiente de turbulências no mercado financeiro por causa da instabilidade nos cenários externo e interno. A própria Petrobras, que criou a regra de ajustes diários, já estaria também convencida de que o sistema terá de sofrer modificações, desde que sejam preservados os princípios de repassar custos com base na variação do petróleo e do dólar.

Nesta segunda-feira (04), havia previsão de uma reunião para tratar do assunto, mas a nova orientação é discutir o tema sem gerar turbulências e a mensagem de interferência política na Petrobras. A ideia é criar um colchão tributário para amortecer aumentos elevados no preço da gasolina diante de altas expressivas do barril do petróleo e do dólar. Seria algo semelhante ao que foi feito para o diesel, só que, no caso deste combustível, a maior parte da conta será bancada com subsídio. O problema para a gasolina, neste momento, é a falta de espaço fiscal para criação de um colchão tributário.

Uma das propostas que serão discutidas é usar a geração de novas receitas para bancar o colchão. O que pode ser feito com recursos de leilões do petróleo do pré-sal, que devem ser feitos a partir do acordo da cessão onerosa com a Petrobras. Na época da capitalização da empresa, no governo petista, a estatal ganhou campos do pré-sal para explorar em troca de ações entregues à União. Só que essas reservas se mostraram bem maiores do que o previsto. Uma parte será devolvida à União, que vai leiloá-la. Especialistas apontam que o governo pode arrecadar no mínimo R$ 50 bilhões com esses leilões. O fim do reajuste diário de preço dos combustíveis começa a ganhar adesão até no mercado financeiro e entre economistas, o que deve facilitar as discussões sem grandes prejuízos para a Petrobras. Fonte: g1.globo.com.

Prefeitura de Guanambi prorroga até 15 de junho o prazo para desconto de 10% no IPTU

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A prorrogação se deu por conta da paralisação nacional dos caminhoneiros que prejudicou a locomoção de muitos cidadãos.

Devido a paralisação nacional dos caminhoneiros que afetou todo o país na semana passada, prejudicando a locomoção de muitos cidadãos, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal da Fazenda, prorrogou até 15/06 o desconto de 10% na cota única do IPTU 2018. Segundo Roberto Júlio Oliveira, secretário Municipal da Fazenda, “o cidadão que, por ventura, não recebeu o carnê em sua residência ou estabelecimento, deve comparecer no setor de tributos da secretaria para fazer a retirada do documento e obter o seu desconto”. O Carnê do IPTU 2018 pode ser pago nas lotéricas e bancos. Se o cidadão tiver débitos em atraso e queira negociar, basta procurar a Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Praça Henrique Pereira Donato, que será auxiliado pela equipe.

Governo de Caetité promoveu palestra com líderes empreendedores

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A palestra Líder Coach foi ministrada pelo consultor do Sebrae, o Coach Rodrigo Leão.

Foi realizada na noite da última quarta-feira (30), no Auditório Municipal de Caetité, a palestra Líder Coach ministrada pelo consultor do Sebrae, o Coach Rodrigo Leão. O Auditório ficou repleto de participantes que procuravam dinamizar e fortalecer o espírito de liderança no ambiente de trabalho. Durante o evento foram abordadas temáticas relacionadas à liderança, os seus perfis, além das ferramentas e técnicas que o líder Coach deve aplicar em sua equipe para uma carreira de sucesso. A palestra foi oferecida de forma gratuita para os empreendedores do município por meio de uma iniciativa da Prefeitura de Caetité, através da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae.

Para o Agente de Desenvolvimento, Gledson Moreira, todo esforço será concentrado para que esse curso seja realizado novamente em Caetité. “Uma vez que, muitos empreendedores demonstraram interesse por essa capacitação de maneira mais aprofundada, vamos trabalhar para isso. Mas também quero destacar que finalizada a palestra, todos demonstraram a satisfação por participarem e levarem consigo novas expectativas, isso é importante para o desenvolvimento do nosso município”, declarou.

Correios reforça operação para normalizar entregas

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A estimativa é de que em 15 dias as entregas estejam normalizadas (Foto: Reprodução).

Em consequência da paralisação dos caminhoneiros, os Correios deixaram de entregar cerca de 85 milhões de objetos postais, entre encomendas e mensagens, uma vez que os veículos da empresa não conseguiram chegar ao seu destino por causa de bloqueios nas estradas ou devido à falta de combustível. Em dias normais, a empresa entrega aproximadamente 25 milhões de objetos diariamente. Os serviços com dia e hora marcados (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) permanecem temporariamente suspensos. Os demais serviços de encomendas como o Sedex convencional e o PAC foram mantidos e tiveram apenas o prazo de entrega ampliado. Com o término do movimento grevista, os Correios trabalham para regularizar as operações e normalizar todos os serviços. No último sábado (02), serão realizados mutirões nas unidades que receberem carga para distribuição. A estimativa é de que em aproximadamente 15 dias as entregas estejam normalizadas.

Rui Costa diz que chapa majoritária está formada e aliados foram informados sobre a decisão

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Rui afirmou que o programa de governo será construído com os partidos, em reunião do conselho político, e deve ser apresentado a partir do dia 15/06 (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O governador Rui Costa (PT) já está com a chapa para sua candidatura à reeleição formada. Segundo o governador, os aliados já sabem da formação, inclusive a senadora Lídice da Mata (PSB), que disputará umas das vagas no Senado Federal. “Já conversei com todo mundo, inclusive com Lídice. Quero anunciar nesta primeira semana a chapa completa e todos estão cientes disso", disse Rui. Ele ainda afirmou que o programa de governo será construído com os partidos, em reunião do conselho político, e deve ser apresentado a partir do dia 15 de julho. "Vamos organizar juntos, apresentar a partir do dia 15 de julho para a sociedade e ouvir. Vamos fazer propostas com a sociedade, mantendo perfil de diálogo com a sociedade do nosso governo", afirmou. Questionado se a chapa majoritária formada por ele é a "de seus sonhos", Rui afirmou que não existe chapa dos sonhos. "Existe chapa real. Tenho certeza que o mais importante é o time estar unido e mobilizado e é o que iremos demonstrar ao longo da campanha", afirmou. Fonte: Bahia Notícias.

Faculdade Pitágoras de Brumado lança o Projeto Feira da Empregabilidade em parceria com a CDL

Segunda / 04.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Faculdade receberá currículos e realizará entrevistas com pessoas que procuram inserção no mercado de trabalho, dedicando-se à área de vendas.

No período de 4 a 7 de junho, das 9h às 17h, a Faculdade Pitágoras de Brumado receberá currículos e realizará entrevistas com pessoas que procuram inserção no mercado de trabalho, dedicando-se à área de vendas. Neste período, além de receber currículos e agendar entrevistas, o candidato pré-selecionado participará do Curso "Como encantar o cliente?", ministrados pelo palestrante Zilmar Júnior, no dia 09/06, das 9h às 11h. Informações: Faculdade Pitágoras de Brumado, Endereço: Rua Eugênia Dantas Araújo, 55 - Bairro Hospital. Telefone: 77 3453 1246/1345.