Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2018"

Caetité sediará Seminário Desenvolvimento, Cultura e Identidades do Alto Sertão da Bahia

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, no Campus VI da UNEB.

Nos dias 13 e 14 de junho, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia realizará o Seminário Desenvolvimento, Cultura e Identidades do Alto Sertão da Bahia na cidade de Caetité. A atividade será realizada no Campus VI da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). O objetivo do Seminário é reunir especialistas, professores, pesquisadores e demais interessados em discutir o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região do Alto Sertão baiano, com base em estudos desenvolvidos e realizados pela SEI.

O evento irá estimular debates para compreender os principais elementos que envolvem o tema, além de oferecer subsídios para iniciativas voltadas à sua transformação social, bem como em outras regiões da Bahia. “A SEI vem desenvolvendo estudos que visam identificar os processos estruturantes que fizeram com que determinados municípios do Alto Sertão baiano apresentassem um comportamento social diferenciado de outras regiões da Bahia. Durante o evento vamos compartilhar conhecimentos, estudos e pontos de vista para compreender os fatores condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento deles, tanto do ponto de vista econômico, quanto da formação histórica, da cultura regional e da educação”, explica Edgard Porto, diretor de Estudos da SEI.

O Seminário será um amplo espaço de compartilhamento de ideias sobre o Alto Sertão baiano, as quais serão de grande contribuição para o entendimento das especificidades do seu desenvolvimento. Por outro lado, será uma oportunidade para dar continuidade aos estudos de maneira ampla e de forma colaborativa, permitindo a participação de diversos atores sociais, levando e buscando conhecimento para além dos limites dos ambientes técnico-institucionais. O evento é uma realização da SEI em parceria com a Fundação Anísio Teixeira, Fundação Pedro Calmon (FPC) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

Estudantes caculeenses apresentam trabalhos na 7ª FECIBA realizada em Salvador

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As duplas João Vítor e Paloma Coutinho, Guilherme Rocha e William Silva, Sandro Lúcio e Vanusa Santos apresentaram três projetos.

Estudantes caculeenses, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, participaram da 7° Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) nos dias 05, 06 e 07 de junho, em Salvador, onde apresentaram três projetos. O evento, realizado no Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), reuniu um público nacional e internacional com a exposição de trabalhos, oficinas e palestras.

Entre os projetos apresentados estava o que trata do descarte do lixo eletrônico no município de Caculé, de autoria dos alunos Paloma Coutinho Brito e João Vítor Prates. O “Hi-tech, colete para postura”, de autoria dos alunos William Silva e Guilherme Rocha também foi apresentado na FECIBA, ambos orientados pela professora Edjane Alexandre Costa Soares. O terceiro projeto apresentado pelos alunos foi o “Intelcarga: Carregador Inteligente”, desenvolvidos pelos alunos Sandro Lúcio Nascimento Rocha e Vanusa Afonso Santos, que teve como orientadoras as professoras Érika Cristina Oliveira Silva e Rita de Cássia Brito do Carmo da Cruz.

Bahia: SSP e PRF assinam termo de cooperação para compartilhamento de sistemas

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O secretário Maurício Teles Barbosa e o superintendente regional da PRF Virgílio de Paula Tourinho assinaram o documento na manhã desta quinta-feira (07).

Compartilhamento de sistemas, de imagens de câmeras e troca de informações constantes entre os núcleos de inteligência são os avanços na parceria da Secretaria da Segurança Pública com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), sacramentados com termo de cooperação. O secretário Maurício Teles Barbosa e o superintendente regional da PRF Virgílio de Paula Tourinho assinaram, na manhã desta quinta-feira (07), o documento, durante solenidade realizada no Centro de Operações e Inteligência. Representantes das polícias Militar, Civil, Técnica, do Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, também participaram do evento.

"É mais um passo dado em um trabalho integrado que já vinha sendo realizado. A nossa coirmã PRF tem assento no nosso Centro Integrado de Comando e Controle Regional desde 2013, nas operações para as copas das Confederações e do Mundo", lembrou Barbosa. Destacou ainda o recente trabalho conjunto no desbloqueio de rodovias federais, na greve dos caminhoneiros. “Fomos o primeiro estado a liberar todas as estradas por que atuamos de forma integrada”, enfatizou.

O superintendente Tourinho, por sua vez, agradeceu pela parceria com as forças de segurança estaduais. “É um pacto de extrema importância para combater a política de mobilidade do crime, através dos sistemas de inteligência desenvolvidos para apoiar o policiamento ostensivo, bem como expandi-lo de forma especializada”, declarou.

Novo aeroporto de Vitória da Conquista deve ser entregue em julho

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Uma espécie de força tarefa foi montada e tem trabalhado de domingo a domingo nas obras do novo empreendimento visando entregá-lo antes das eleições.

Ao que tudo indica o novo aeroporto de Vitória da Conquista deve ser entregue ainda no mês de julho. Uma espécie de força tarefa foi montada e tem trabalhado de domingo a domingo nas obras do novo empreendimento visando entregá-lo antes das eleições. A entrega da mega obra vem para fortalecer ainda mais a candidatura e reeleição do atual governador do estado, Rui Costa (PT).

Um convênio no valor de R$ 45 milhões, firmado entre a Secretaria de Aviação Civil e o Governo do Estado da Bahia, vai custear a construção do terminal de passageiros do aeroporto regional de Vitória da Conquista. A obra vai garantir o início das operações do aeródromo em julho 2018, com um pequeno atraso já que a previsão era ainda no primeiro semestre deste ano. O projeto prevê também a execução de iluminação da via de contorno, instalação de equipamentos de auxílio de navegação aérea, além de obras complementares como redes de telecomunicação do aeroporto.

Essa é a segunda fase de obras do aeroporto. A primeira foi viabilizada por convênio celebrado em 2012, no valor de R$ 48 milhões, oriundos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). As obras já concluídas incluem a implantação de sistema de pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves, via de acesso ao aeroporto, sinalização, construção de cerca elétrica externa e entrega da instalação da Seção contraincêndio (SCI).

Segundo o diretor do departamento do PROFAA, Eduardo Bernardi, o novo convênio garante a entrega de um aeroporto 100% operacional. “O novo terminal vai beneficiar a população do Estado da Bahia e melhor integrar o território da região à malha aérea do País. Qualificar a aviação regional é vital para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

Superior Tribunal Federal determina desbloqueio de bens de ex-presidente da Petrobras

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski em favor do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo.

Nesta quinta-feira (09), o ministro Ricardo Lewandowski, do Superior Tribunal federal, determinou que os bens do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, sejam desbloqueados. Os bens de José Sérgio haviam sido bloqueados em 2016 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir ressarcimento por um suposto superfaturamento em contratações da Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco. A justificativa de Lewandowski para desbloquear o valor foi o prazo máximo previsto na legislação, que teria passado. "Trata-se de regra de aplicação excepcional e de interpretação necessariamente restritiva, pois restringe um direito fundamental dos administrados", entendeu Lewandowski. No pedido ao STF, o ex-presidente argumentou que teve os bens bloqueados, mas que o TCU ainda não tinha julgado definitivamente a questão.

Governo de Guanambi anuncia atrações principais e novidades do São João do Gurutuba 2018

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O tradicional evento será realizado na Praça do Feijão, de 14 a 20 de junho, e a sua ornamentação será temática da Copa do Mundo.

Após intensa negociação para melhor montar a grade de atrações do São João do Gurutuba 2018, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Educação e Cultura, divulgou as atrações principais da festa deste ano. O tradicional evento será realizado na Praça do Feijão, de 14 a 20 de junho, e a sua ornamentação será temática da Copa do Mundo, nas cores da bandeira do Brasil e da Rússia, país sede da competição.  Ao lado dos grandes nomes da musica local e regional, artistas como Targino Gondim, Dorgival Dantas, Cangaia de Jegue, Frank Aguiar, Carlos Vilela e revelações, como Matheus Boa Sorte, irão se apresentar em grande estrutura de palco, som, iluminação e dois telões em led. A grade completa com as atrações locais e regionais será divulgada na tarde desta sexta-feira (08).

“Com austeridade estamos trazendo nomes de peso em âmbito nacional e regional para o sucesso deste festejo tradicional de nossa cultura popular, sem esquecer de valorizar os nossos artistas locais”, ressaltou o prefeito Jairo Magalhães. Ainda segundo o gestor, esta será a festa com o menor custo dos últimos anos, devido o reaproveitamento dos materiais para a decoração da praça, além da negociação árdua e direta com os artistas.

Devido a sua grandeza e tradição, foi confirmado que o evento terá a cobertura da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, e da TV Sudoeste, afiliada da Rede Globo. Com estrutura de stands oferecida pela Prefeitura, as 5 rádios Fm de Guanambi (Rádio Cidade104 Fm, Rádio Alvorada Fm, Rádio Cultura Fm, Rádio 106 Fm e Rádio 96 Fm) também estarão cobrindo o evento.

Pelo segundo ano consecutivo, o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista estará presente na festa, dando todo suporte de segurança ao evento, nos dias 15, 16 e 17/06 com 10 bombeiros e viaturas especializadas. Além disso, mais uma vez, a Prefeitura de Guanambi irá oferecer à Policia Militar um sistema com 8 câmeras de alta resolução, que irão auxiliar na operação de segurança de todo o circuito da festa. A Superintendência Municipal de Trânsito também fará operação especial para organização do trânsito no entorno do local.

Até o final de semana, a Prefeitura de Guanambi finaliza toda a estrutura das barracas, que foram cuidadosamente construídas e ornamentadas, que serão utilizadas por 11 entidades assistenciais para arrecadar fundos para financiar o trabalho social desenvolvido na cidade. Uma novidade este ano será um parque infantil que está sendo montado na praça, local em que as crianças poderão se divertir.

Prefeitura de Brumado inicia preparação para aniversário da cidade e São João

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A preparação teve início na manhã desta sexta-feira (08).

Na manhã desta sexta-feira (08), a Prefeitura de Brumado iniciou a preparação da Praça Coronel Zeca Leite para os festejos de aniversário da cidade e do São João. Neste sábado (09), contaremos com shows com Magnatas, Forró Aceso e Chris Pimenta. Já no domingo (10), a festa fica por conta de Rasta Chinela, Fann Estourado e Edi Rossi.

Chapada Diamantina: Operação conjunta desarticula quadrilha em Nova Redenção

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com os criminosos foram encontradas maconha, cocaína e materiais para armazenamento dos entorpecentes.

Uma ação conjunta entre a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Chapada) e a Companhia Independente de Polícia Militar (42ª CIPM/Lençóis) prenderam três pessoas na cidade de Nova Redenção. Ana Paula André Santos “Paulinha de Movan”, 32 anos, Vaninho Martin de Oliveira, 27 anos, e Erenilton Silva dos Santos, 21 anos, foram encontrados no bairro Morro, na última quarta-feira (06), com maconha, cocaína e materiais para armazenamento dos entorpecentes.

Os bandidos perceberam a presença dos policiais que realizavam patrulhamento na área e tentaram fugir, mas foram localizados pelas guarnições. “Durante a tentativa de fuga, eles entraram em uma casa e deixaram uma bolsa com drogas, balança e embalagens para armazenamento dos entorpecentes”, contou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.  O material encontrado na bolsa e com os criminosos totalizaram 111 dolões de maconha, dez pinos vazios e oito com cocaína, seis cartões (crédito e saúde), dois relógios, um aparelho celular, uma balança e embalagens para armazenamento dos entorpecentes. Os criminosos e o material foram encaminhados para Delegacia Territorial de Andaraí.

Em greve geral, professores de Barra da Estiva protestam nas ruas por reajuste no Piso Salarial

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os professores da rede municipal de ensino protestaram nas ruas da cidade na manhã desta sexta-feira (08).

Os professores da rede municipal de ensino de Barra da Estiva, que enfrentavam greve desde o dia 25 de abril, protestaram nas ruas da cidade na manhã desta sexta-feira (08). De acordo com o diretor regional da APLB Sindicato, Cézar Nolasco, até o momento o prefeito João Machado não reajustou o Piso Nacional do Magistério em 6,81%. “Até agora não houve reajuste e o gestor não demonstra interesse em fazê-lo, alegando não ter dinheiro. Ele também chegou a mandar para Câmara Municipal um Projeto de Lei que estaria retirando direitos do plano de carreira dos professores. Isso é um absurdo”, disse Cézar. Ainda segundo o sindicalista, o prefeito promoveu cortes salariais de 13 funcionários de escolas, gerando prejuízo de até R$ 700,00 nos contracheques. A Prefeitura de Barra da Estiva ainda não se manifestou sobre o assunto.

Governo Federal revoga tabela de frete após ser pressionado por empresários e caminhoneiros

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A resolução está revogada e a tabela antiga volta a valer até que a ANTT publique uma nova versão (Foto: Reprodução).

O governo Federal foi obrigado a revogar, nesta quinta-feira (07), ao ser pressionado por empresários e caminhoneiros, a nova versão da tabela do preço mínimo do frete 4 horas após publicar a resolução. No fim da noite de quinta, o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, esteve reunido com os representantes dos caminhoneiros, que estavam insatisfeitos com as mudanças promovidas na tabela anterior. De acordo com a revisão feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o preço do frete seria reduzido em média em 20%.

A reunião com o ministro foi gravada pelos caminhoneiros, que já articulavam pelos grupos de WhatsApp uma nova paralisação a partir de segunda-feira (11). No vídeo, o ministro afirma que os representantes reclamaram de alguns pontos da resolução e que, por isso, uma nova reunião foi marcada para esta sexta-feira (08), na ANTT, para rediscutir o tema. "O Ministério dos Transportes e a ANTT decidiram tornar a resolução sem efeito para que nesta sexta-feira as lideranças possam ir à agência discutir a questão e a metodologia da tabela para ser publicada novamente", disse o ministro aos representantes. Segundo ele, a intenção é fazer uma tabela factível e que represente o custo do transporte de carga no Brasil. Portanto, essa resolução está revogada e a tabela antiga volta a valer até que a ANTT publique uma nova versão. Fonte: Bahia Notícias.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nesta sexta-feira (08)

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Vereadora Ilka Abreu participa de reunião do CMDRS de Brumado

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A vereadora participou da palestra do assistente social do INSS, Valdir Pedro Rodrigues.

Na última quarta-feira (06), a vereadora Ilka Abreu esteve presente na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, quando o assistente social do INSS, Valdir Pedro Rodrigues, explanou sobre os direitos previdenciários dos trabalhadores rurais. Na oportunidade os presentes puderam conhecer de forma detalhada os tipos de aposentadoria e os requisitos básicos para que cada um possa requerer no tempo preciso. Em sua fala, Ilka Abreu ressaltou sobre a importância das associações estarem regulares com a documentação para receberem benefícios e sobre as várias indicações que estão sendo efetivadas através de seu mandato. Ao final ela agradeceu ao palestrante pela esclarecedora palestra e colocou o seu gabinete a disposição para continuar trabalhando pelas comunidades.

Festival de Inverno Bahia 2018 tem data definida e pré-venda anunciada

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O evento acontece no Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Pré-venda é apenas para clientes da Caixa (Foto: Reprodução).

A 14º edição do Festival de Inverno Bahia (FIB) 2018, que acontece em Vitória da Conquista, será realizado de 24 a 26 de agosto, conforme anunciou a organização do evento nesta quinta-feira (07). A pré-venda de ingressos da festa também foi anunciada, entretanto, só é válida para clientes da Caixa, que poderão comprar ingressos com valores promocionais para qualquer espaço do evento, de 7 a 11 de junho. A partir do dia 12 de junho serão abertas as vendas, do primeiro lote, para o público geral, com valores atualizados.

O FIB é realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida em Vitória da Conquista. Este ano, de acordo com a organização, a festa vai ganhar diversos ambientes repaginados, como por exemplo o palco, que será reposicionado e terá com novo layout. A estrutura do festival será inovada, mas com divisão semelhante a do ano passado com arena, dois camarotes (VIP e Open Prime), além do Palco do Forró e Arena do Rock. O público também vai contar com praça de alimentação com gastronomia variada, bares e food trucks espalhados por todo o parque.

Brumado: Indivíduos são presos com drogas e polícia suspeita que o material seria jogado no teto da carceragem da delegacia

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os jovens portavam 9 papelotes de substância semelhante a cocaína, 1 pacote de substância semelhante à maconha, 5 celulares, 7 baterias, 3 chips e 6 carregadores.

Na noite desta quinta-feira (07), uma guarnição do Pelotão Tático da 34ª CIPM, em rondas no Bairro Santa Tereza, prendeu dois indivíduos que transitavam de motocicleta no local. Na ocasião, os policiais procederam com a devida abordagem e encontraram com os jovens: 9 papelotes de substância semelhante a cocaína, 1 pacote de substância semelhante à maconha, com aproximadamente 100 gramas, 5 celulares de diversas marcas, 7 baterias para celular, 3 chips novos e 6 carregadores para celular. A polícia suspeita que os indivíduos pretendiam arremessar os produtos no teto da carceragem da Delegacia de Brumado. Ambos foram conduzidos e apresentados, juntamente com o material, a autoridade policial plantonista da Unidade Policial.

Inscrições para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios encerram na segunda-feira (11)

Sexta / 08.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

São 4.983 vagas que estão sendo oferecidas em todo o país, mais formação de cadastro reserva.

O prazo para se inscrever no Programa Jovem Aprendiz dos Correios termina na próxima segunda-feira (11).  São 4.983 vagas que estão sendo oferecidas em todo o país, mais formação de cadastro reserva. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência, que não tem limite de idade, e estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental. A seleção será simplificada, realizada por meio de comprovação de requisitos referentes a renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital. Todas as informações sobre o Programa Jovem Aprendiz, como o edital de abertura e o link para as inscrições, estão disponíveis no site dos Correios.