Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2017"

Caetité: Secretaria de Educação promove oficina de avaliação da Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização

Quarta / 21.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A oficina foi ministrada pelas formadoras da Coordenação de Formação de Profissionais da Bahia (CFP) do NTE do Sertão Produtivo, as professoras Núbia Silveira e Judite Azevedo.

A secretaria municipal de Educação, através da Gerência de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE 13), promoveu no dia 14 de junho uma oficina de apropriação dos resultados Avaliações Externas (Prova Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização). Participaram todos os coordenadores pedagógicos, a secretária de Educação Iamara Junqueira, a Coordenadora Administrativa Airam Pedagógica e a Gerente de Acompanhamento Pedagógico Marta Caramelo. A oficina foi ministrada pelas formadoras da Coordenação de Formação de Profissionais da Bahia (CFP) do NTE do Sertão Produtivo, as professoras Núbia Silveira e Judite Azevedo. “O objetivo dessa oficina foi de utilizar as avaliações externas como ferramentas para amparar tomadas de decisões no âmbito de cada escola e auxiliar nas melhorias na educação municipal”, explicou Iamara.

Esses resultados são fundamentais para o planejamento das ações dos professores, coordenadores pedagógicos e demais funcionários. As professoras Núbia Silveira e Judite Azevedo destacaram a importância de analisar não só o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas, principalmente, a escala de proficiência, pois é esta que oferece elementos aos educadores para aferição do que os alunos sabem e são capazes de fazer com habilidade e competência. Ainda no encontro foi elaborado um plano de ação, que será executado seguindo um cronograma proposto e elaborado pela coordenação pedagógica, e será apresentado à comunidade escolar para melhoria na aprendizagem dos alunos e problemas a serem superados por cada escola. A oficina ainda proporcionou o acesso a resultados da Prova Brasil/Saeb e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), visualizando o nível de proficiência dos alunos, comparando os resultados da sua escola com outras escolas semelhantes na região.

Ainda no encontro foi elaborado um plano de ação, que será executado seguindo um cronograma proposto e elaborado pela coordenação pedagógica.

Decoração do Arraiá Guajeru 2017 prepara a cidade para o melhor São Pedro da região

Quarta / 21.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na festa terá fogueira, balão, forró e muita animação.

O Arraiá de Guajeru 2017, que acontecerá nos dias 01 e 02 de julho, já está tomando forma e os trabalhos se concentram na decoração da Praça da Prefeitura, palco da grande festa de São Pedro. Os preparativos estão a todo vapor com o objetivo de oferecer ao público um ambiente aconchegante, agradável e que tenha elementos característicos do sertão e das tradicionais festas juninas. Na festa terá fogueira, balão, forró e muita animação. O Arraiá é uma realização do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Governo do Estado da Bahia.

Confira a programação: Sábado (1º/07) shows musicais na Praça da Prefeitura, às 22h, com Caviar com Rapadura, Kangaia Suada, Amantes do Forró; Domingo (02/07), às 10h, 10ª Cavalgada de Guajeru – saída da Fazenda Mandacaru e concentração dos cavaleiros e amazonas na Praça Deoclides Pereira Dias (Praça da Feira) com sorteio de brindes, shows musicais na Praça da Prefeitura às 20h, com Kara Nova, Forró Aceso e Banda Gigantes da Bahia.

Governo de Caetité realizará 2ª Mostra de Quadrilhas do município

Quarta / 21.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento é um encontro entre cultura, arte, memória e sertão.

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria municipal de Cultura, convida a todos os quadrilheiros e quadrilheiras do município para a 2ª Mostra de Quadrilha. O evento vai acontecer dia 29 de junho, na Feirinha do Bairro Ovídio Teixeira, a partir das 18h. A dupla Jorge e Jorginho vai animar a festa. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura, no Centro Administrativo, no prédio da Prefeitura.

Vereadora Ilka Abreu indica a necessidade de patrolamento, limpeza de aguadas e abertura de cacimbas na zona rural de Brumado

Quarta / 21.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A parlamentar justificou que são benefícios que proporcionarão a melhoria da qualidade de vida dos moradores das localidades.

Na sessão da última segunda-feira (19), a vereadora Ilka Abreu (PR) indicou ao prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), a necessidade de patrolamento, limpeza de aguadas e abertura de cacimbas nas localidades de Tanquinho, Riacho Fundo, Mandacarú, Jatobá, Araponga, Lagoa da Pedra, Patos, Caldeirãozinho, Algodão, Lagoa do Feitor, Baixa do Jataí, Barra do Mirante, Pebas, Lagoa do Tônico, Furtuoso, Pompéia, Corredor e Curupati. A parlamentar justificou que são benefícios que proporcionarão a melhoria da qualidade de vida dos moradores das localidades.

Brumado: Vereador Wanderley conquista poço artesiano para atender 42 Famílias na comunidade de Tibiraba e adjacência

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Para conseguir o benefício o parlamentar contou com a parceria do deputado Estadual Vitor Bomfim.

O vereador brumadense Wanderley Amorim, o popular Nem, conquistou através de seu mandato a perfuração de um poço artesiano que irá atender 42 famílias, com o abastecimento de água, na comunidade de Tibiraba e adjacência. Para conseguir o benefício o parlamentar contou com a parceria imprescindível do deputado Estadual Vitor Bomfim. “Esse é um sonho que conseguimos realizar através do nosso trabalho na Câmara de Vereadores”, ressaltou Nem.

Brumado: Prefeitura atende solicitação do vereador Rey de Domingão e recupera esgoto da Rua Domingos Medrado

Terça / 20.06.2017

Por Eliana Costa

Vereador Rey de Domingão visitou a obra de esgoto juntamente com o secretário André Cardoso.

O vereador Reinaldo de Almeida Brito, o Rey de Domingão, solicitou do até então secretário de Infraestrutura de Brumado, Renato Mendonça, a recuperação do esgoto da Rua Domingos Medrado, no Bairro Malhada Branca. Sua solicitação foi atendida e na tarde da última segunda-feira (12), o vereador, acompanhado do agora secretário de Infraestrutura, André Cardoso, visitou a obra que está bem adiantada. O parlamentar ficou bastante satisfeito com a obra, que é uma antiga reivindicação da comunidade: "Quero agradecer a secretaria de Infraestrutura e ao prefeito Eduardo Vasconcelos por terem atendido minha solicitação", disse o vereador.

Saúde da Mulher: Propostas sugeridas pelo município de Guajeru serão apresentadas na Conferência Estadual

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Andréia Coutinho, Daiane Meira, Ericarla Dias e Magna Viana representaram o município de Guajeru na Conferência Macrorregional em Vitória da Conquista.

Nos dias 07 e 08 de junho, Andréia Coutinho, Daiane Meira, Ericarla Dias e Magna Viana representaram o município de Guajeru na Conferência Macrorregional de Saúde da Mulher, em Vitória da Conquista, com o tema: Saúde das Mulheres – Desafios para integralidade com equidade. O evento teve como objetivo a formulação de estratégias e a apresentação de propostas para a implementação e intensificação de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher na Bahia. As propostas serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde da Mulher, que acontecerá em Salvador entre os dias 27 e 29 de julho. Das propostas sugeridas pelo município e que foram levantadas em discussões durante a reunião ampliada realizada em Guajeru no dia 08 de maio, três foram escolhidas na Conferência Macrorregional e serão apresentadas na 3ª etapa em Salvador, onde o município será representado pela professora Andréia Coutinho.

Câmara de Ituaçu disponibiliza ata da 3ª sessão extraordinária realizada em 2017

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A sessão foi realizada no dia 23 de maio.

A Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu disponibilizou a ata da 3ª Sessão Extraordinária realizada pelo legislativo municipal em 2017. A sessão foi realizada no dia 23 de maio e contou com as presenças dos seguintes vereadores: Márcio Aparecido Araújo Rocha, Ronaldo da Silva Rocha, Joel Teixeira Silva, Elza Marillu Martinelly Silva Ramos, Reinalvo Rocha Ferreira, Otacílio Caires de Souza, Almir Santos Pessoa, Adriano Silva Machado, Tertulina Silva Andrade e Euvaldo Figueredo da Silva. Ausente o Vereador Sivaldo Ferreira da Silva (falta Justificada). Na oportunidade fez uso da palavra o Advogado do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ituaçu, Dr. Tadeu Cincurá;  o ex-prefeito, Senhor Albércio da Costa Brito Filho;  e a Presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ituaçu-BA, Senhora Maria do Alívio Silva Cangussú.

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO À ATA DA 3ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Festas juninas têm sabor da agricultura familiar no estado da Bahia

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O jovem casal Maria de Fátima e José Domingos são produtores de milho na comunidade de Panelas, no município de Fátima, Território de Identidade Semiárido Nordeste II.

É mês de junho e deliciosas iguarias degustadas pelos baianos durante as festas juninas, como bolo de milho e de aipim, canjica, pamonha, amendoim, mingau, milho assado ou cozido, são preparadas a partir de produtos cultivados por agricultores familiares. O jovem casal Maria de Fátima de Jesus Costa Santos e José Domingos Silva dos Santos são produtores de milho na comunidade de Panelas, no município de Fátima, Território de Identidade Semiárido Nordeste II. O território se destaca na produção de milho pela agricultura familiar, no estado, com uma área plantada de mais 136 hectares, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2015). Além do milho, o casal ainda cultiva, em seu quintal produtivo, feijão, hortaliças, variedades de frutas e amendoim, e cria ovinos e aves.

A família é atendida pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), do Governo do Estado, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e executada pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (Arcas). A entidade foi selecionada na chamada pública da Bahiater, em 2015, para prestação de serviços de ATER, em comunidades rurais do Semiárido Nordeste II. Maria de Fátima destaca a importância da ATER, que modificou a sua forma de produção. “Antes, a gente não tinha o conhecimento sobre agrotóxicos e apesar de não usar veneno, fomos ainda mais incentivados a não utilizar. A assistência técnica mudou o nosso modo de plantar, de criar os animais, na construção do aprisco e favoreceu a diversificação e o aumento da produção”, ressaltou a agricultora.

O aprisco é resultado de um projeto que inclui a cisterna de 2ª água, que conta com a parceria CAR. O técnico em Agropecuária, Onofre das Virgens Santana, que atende as comunidades de Panelas, Araçás, Serra Velha e Pau de Colher, no município de Fátima, faz o acompanhamento das famílias beneficiárias, com visitas técnicas, capacitações, orientações e encaminhamentos para acesso a outras políticas públicas. Onofre Santana avalia os primeiros resultados do projeto de ATER, nessas comunidades, depois de um pouco mais de um ano de trabalho. “Nós conseguimos ver que as políticas públicas como as do acesso à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf) e Garantia-Safra são tão importantes para os agricultores”, destacou o técnico. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE (2006), a agricultura familiar é responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa das famílias baianas. A atividade responde por 44% de tudo que se produz na agropecuária do Estado, com o Valor Bruto da Produção (VBP) anual de R$ 3,74 bilhões, além de ser responsável por 81% da mão de obra das famílias no campo.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 19/06

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Ituaçu: Vereador Otacílio solicita construção de quadra e implantação de PSF no Açude

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além da construção de quadra e implantação de PSF no Açude, o vereador ainda solicitou a reforma e cobertura da quadra de esportes da Ovelha (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Vereador Otacílio Caires de Souza (PSD) apresentou três indicações ao chefe do executivo municipal, na última sessão ordinária do legislativo, realizada no dia 16. As indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e encaminhadas ao prefeito. A primeira indicação visa a implantação do Programa Saúde da Família no Povoado de Açude, sob a justificativa de que 'a estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua e a implantação de uma equipe na localidade facilitaria a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade'. A segunda indicação visa a construção de uma quadra poliesportiva no povoado do Açude, sob a justificativa de o equipamento é de 'suma importância para o desenvolvimento e integração de seus habitantes, pois além de ser um espaço de lazer tanto para as crianças, jovens e adultos, na prática do esporte, serve ainda para outras atividades recreativas, festivas e culturais'. A terceira indicação visa a reforma e cobertura da quadra de esportes do povoado da Ovelha, sob a justificativa de que a demanda tem por objetivo 'atender os anseios principalmente dos jovens e crianças esportistas daquela Comunidade, vez que, no estado que encontra torna-se impossível a pratica do esporte naquele Povoado'.

Secretaria de Segurança Pública investirá R$ 6 milhões no São João da Bahia

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os valores serão aplicados no pagamento dos cerca de 20 mil plantões policiais nas cidades que possuem tradição de festas juninas.

O esquema de segurança das festas juninas que ocorrem em todas as regiões do estado da Bahia já está pronto. Mais de 250 municípios estão contemplados na Operação São João 2017, que este ano teve o investimento de cerca de R$ 6 milhões para que os festejos, tradicionais nas cidades nordestinas, transcorram na paz e na alegria. Serão disponibilizados mais de 20 mil plantões, distribuídos entre as polícias Militar, Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros, sem contar as escalas ordinárias. O número é uma crescente considerável em relação ao mesmo período de 2016, onde apenas pouco mais de 13 mil plantões foram disponibilizados. A quantidade de cidades atendidas com o reforço também aumentou se comparada ao ano passado.

“É um grande esforço que o Governo do Estado faz, nesse período de crise, para garantir a tranquilidade para que os baianos possam curtir com suas famílias uma das festas mais tradicionais do nordeste”, explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele lembrou ainda que o Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, em Salvador, funcionará 24 horas, e a qualquer ocorrência de maior relevância as ações serão coordenadas direto da unidade. A tecnologia a favor da segurança também será utilizada com as duas Plataformas de Observação Elevada – veículo com câmeras acopladas, que fazem o videomonitoramento in loco em grandes eventos. As imagens, além de serem acompanhadas por policiais que atuam no espaço, também são observadas por profissionais do Centro de Operações e Inteligência da SSP. Os municípios de Amargosa, Ibicuí e Eunápolis receberão o apoio logístico dos veículos.

Só a PM disponibilizará mais de 17 mil plantões, com a atuação de policiais em escalas extras. As unidades operacionais, além de contemplar as ações cotidianas de policiamento, também atuarão nos entornos dos grandes eventos, terminais marítimos, de transbordo e aeroportos. O Batalhão de Polícia Rodoviária também estará a postos com a “Operação Paz no Trânsito”, nos grandes corredores rodoviários, que levam para os tradicionais municípios nesse período. Todas as unidades especializadas da PM estarão envolvidas na operação. Já a Polícia Civil, contará com a mobilização de 1.169 profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães, nas delegacias territoriais dos municípios baianos que celebram os festejos juninos. O Corpo de Bombeiros Militares mobilizará um efetivo de 2.035 profissionais, e o DPT, além de atuar com o efetivo normal durante os festejos juninos, terá escalas extras em Irecê e Senhor do Bonfim, que contará também com uma unidade móvel, e a atuação de quatro peritos criminais e quatro técnicos.

Câmara de Ituaçu divulga Ata da 12ª Sessão Ordinária de 2017

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu disponibilizou a ata da 12ª Sessão Ordinária, realizada no dia 26 de maio de 2017 (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu disponibilizou a ata da 12ª Sessão Ordinária, realizada no dia 26 de maio de 2017. A sessão contou com as presenças dos vereadores Márcio Aparecido Araújo Rocha, Ronaldo da Silva Rocha, Joel Teixeira Silva, Elza Marillu Martinelly Silva Ramos, Almir Santos Pessoa, Reinalvo Rocha Ferreira, Sivaldo Ferreira da Silva, Adriano Silva Machado, Otacilio Caíres de Souza e Euvaldo Figueiredo da Silva. Ausente a Vereadora Tertulina Silva Andrade. Constou na Ordem do Dia: votação secreta do Veto de autoria do Prefeito Municipal sobre o Projeto de Lei nº 001/2017, tendo sido o mesmo rejeitado por maioria absoluta; Parecer Conjunto apresentado pelas Comissões Permanentes de Finanças e Orçamento, de Educação, Saúde, Meio ambiente e Assistência Social e de Legislação Justiça e Redação Final sobre o Projeto de Lei nº 003/2017, sendo o mesmo aprovado;  Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 003/2017, com a emenda apresentada ao mesmo, sendo o mesmo aprovado; Indicação apresentada pelo Vereador Almir Santos Pessoa, para a "Construção de redutores de velocidade na Rua São Gaspar Bertone, localizada nesta cidade de Ituaçu", sendo a mesma aprovada por unanimidade; Indicação apresentada pelo Vereador Joel Teixeira Silva, para a "Perfuração e instalação de um Poço Tubular na comunidade do Roncador", sendo a mesma aprovada por unanimidade.

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO À ATA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA

Guanambi: Coelba comunica Desligamento programado dia 22/06

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira, dia 22/06, das 07h45 às 13h45, no bairro Marabá, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua João Cardoso, Rua Berlanino Lessa, Rua Graciliano Ramos, Rua Pernambuco, Rua Lajedão, Rua Otacílio Fernandes, Rua Enedina Malheiros, Rua Alice B. Lacerda, Rua Raposo Tavares, Rua A, Rua D, Rua João Antônio Nogueira, Fazenda Chafariz e Travessa Pernambuco. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Social realiza forró da APAE

Terça / 20.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Uma festa animada, bonita e que encheu de gratidão o coração de quem prestigiou.

Na última quarta-feira (14), a secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité realizou um animado forró para os alunos da APAE. Uma festa animada, bonita e que encheu de gratidão o coração de quem prestigiou. Houve uma troca de vibrações positivas que emocionou a todos. Na ocasião, foi realizada uma linda quadrilha junina e jogos para diversão dos participantes.