Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2017"

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 26/06

Terça / 27.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Governo de Guanambi promove oficina para jovens estagiários que atuam na administração pública municipal

Terça / 27.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

As representantes do IEL, Lilian e Clara, proferiram palestra para os jovens.

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Administração, promoveu uma oficina de estágio, reunindo jovens estagiários que estão atuando em diversos setores da administração pública municipal. O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Jairo Magalhães, que destacou a importância dos estagiários na gestão. “Desde nossa passagem por secretarias na Prefeitura, tivemos a satisfação de conviver com estes jovens que representam muito. Quero dizer a vocês que sejam pró-ativos, tomem iniciativas, questionem, façam sugestões, pois isto irá melhorar ainda mais o serviço público que é o nosso foco”, destacou Jairo. O secretário de Administração, Walguimar Cotrim, e o vereador Fabrício Lopes também usaram da palavra, frisando o papel importante do estagiário no serviço público. Ainda estiveram presentes: a secretária de Educação, Maristela Cavalcante, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Pereira, os vereadores Fausto Azevedo, Rafael Macedo, Homero Castro e as representantes do IEL, Lilian e Clara, que proferiram palestra para os jovens.

O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Jairo Magalhães.

Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Social realiza Forró do CRAS

Terça / 27.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O arraiá animado foi realizado com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Esta segunda-feira (26) foi de muita alegria e diversão na Praça da Barriguda, em Caetité. A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou o Forró do CRAS com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento teve o objetivo de promover a integração entre as famílias atendidas nos serviços, além de proporcionar um momento de descontração e comemoração em virtude do mês que é celebrado as festas juninas. Crianças, adolescentes e idosos se uniram com a equipe da secretaria e se divertiram com muito arrasta-pé, quadrilhas, apresentações e comidas típicas. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Aldo Gondim, a primeira-dama Aline Gondim e a secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia. “No Serviço de Convivência são realizadas diversas atividades culturais, esportivas, oficinas de artes, música e dança. A realização desse evento hoje é um momento de integrar todos os núcleos desse lindo projeto. Buscamos contribuir de forma efetiva, para uma melhor qualidade de vida através de valorização dos participantes”, explicou a secretária Cátia.

Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Aldo Gondim, a primeira-dama Aline Gondim e a secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia.

Jairo Magalhães destaca importância da recuperação da estrada que liga Guanambi ao Distrito de Ceraíma

Terça / 27.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A demanda pela pavimentação do trecho foi pauta de recente audiência entre o prefeito e a deputada Ivana Bastos com o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcante.

Nesta segunda-feira (26), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, destacou a publicação feita pelo Governo do Estado do edital de licitação para pavimentação asfáltica e requalificação da BA-938, estrada que liga Guanambi ao Distrito de Ceraíma. A demanda pela obra foi pauta de recente audiência entre o prefeito e a deputada Ivana Bastos com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante. Na ocasião, Jairo frisou a importância do Distrito como polo produtor e sede do Instituto Federal Baiano, além de interligação a diversas comunidades rurais. Serão 13 quilômetros, com aplicação do asfalto CBUQ - concreto betuminoso usinado a quente, do mais resistente do mercado. A obra é fruto da parceria administrativa entre a gestão estadual e municipal. “É uma grande conquista do nosso grupo, da comunidade de Ceraíma que terá esta via de acesso com uma rodovia moderna e sinalizada”, frisou Jairo. A gestão municipal realizou operação tapa buraco em trechos da rodovia no início do mandato em caráter emergencial.

Vereador José Carlos de Jonas busca tecnologia para agricultura de Brumado

Terça / 27.06.2017

Por Eliana Costa

Zé Carlos de Jonas destacou que foi um evento de grande importância, pois obteve conhecimentos a respeito de técnicas para produção de algodão.

No dia 21 de junho, o vereador brumadense José Carlos de Jonas esteve participando de um dia de campo da agricultura do algodão irrigado com alta tecnologia e produção de 400 arrobas por hectare em Cana Brava, no município de Malhada de Carinhanha. O parlamentar esteve acompanhado do presidente da Associação do Boi Morto, Osvaldo Borges, e os produtores Jorge Paulo Ferreira de Oliveira e Deusdete Ferreira Oliveira, na Comunidade do Represo. Zé Carlos de Jonas destacou que foi um evento de grande importância, pois puderam obter conhecimentos a respeito de técnicas para produção de algodão, que geram uma maior produção com maior garantia de safra. “Estaremos buscando a implantação da tecnologia para as localidades rurais de Brumado, para que nossos produtores possam ter uma produção moderna e que garantam um maior rendimento para as famílias”, pontuou o vereador.

Prefeitura de Guanambi apresenta portal com acesso e serviços exclusivos ao Servidor Público Municipal

Terça / 27.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O novo portal é intuitivo, leve e dinâmico, e vai permitir o acesso fácil aos serviços da administração municipal.

Visando continuar modernizando a gestão, proporcionar maior agilidade e comodidade aos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Guanambi disponibilizou esta semana no seu site oficial, uma nova ferramenta que visa atender, de forma imediata, diversas necessidades dos seus colaboradores. O novo portal é intuitivo, leve e dinâmico, e vai permitir o acesso fácil aos serviços da administração municipal pelo endereço eletrônico http://portaldoservidor.guanambi.ba.gov.br/. Acessando o site oficial da Prefeitura de Guanambi (http://guanambi.ba.gov.br/), na opção “Servidor” e depois “Portal do Servidor”, o mesmo será direcionado aos novos serviços. “Seguimos modernizando a máquina pública, visando o dinamismo e a contínua melhoria da relação com os colaboradores da gestão”, salientou o prefeito Jairo Magalhães.

A ferramenta foi disponibilizada através da Secretaria de Administração, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação e o Departamento Pessoal. Serão disponibilizados os serviços: expedição do contracheque online; atualização cadastral; ficha financeira; e informe de rendimentos. Serviços que antes teriam de ser requisitados de forma presencial no Departamento Pessoal, com a informatização de todas estas informações, busca-se propiciar aos servidores públicos maior transparência em relação aos dados constantes em suas pastas funcionais, sem por em risco a sua segurança e a confidencialidade. Além de facilitar o acesso de forma ágil e segura através da internet, essa nova ferramenta é uma iniciativa de caráter sustentável, que reduz o impacto ambiental, pois colabora para a diminuição do consumo de papel. Também reduz os custos com impressão, energia elétrica, manutenção de equipamentos, entre outras despesas.

Para acessar os contracheques a partir do mês de maio de 2017, o servidor deverá acessar o site da prefeitura, depois o portal do servidor, clicar em demonstrativo de pagamentos, e clicar em consulta. A matrícula utilizada será a mesma dos contracheques anteriores, e para o primeiro acesso a senha será 1234, onde a página pedirá para ser cadastrada uma nova senha de seis dígitos. Após o cadastro, basta retornar a página inicial e colocar os dados e selecionar o mês e ano que deseja emitir o contracheque.

Segundo SSP, 1º quadrimestre teve redução de 776 casos de roubo de veículos na Bahia

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além da diminuição de 15,1% nos índices de carros roubados, o número de furtos também caiu em quase 20% (Foto: Alberto Maraux).

O roubo de veículos no estado, um dos delitos na categoria “Crimes Contra o Patrimônio” mais comuns, apresentou redução de 15,1% no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016. Este ano, na Bahia foram registrados 776 casos a menos (5147 contra 4371). Na capital, a diminuição foi de 10,2%, 214 casos a menos. A tendência de queda também foi observada na Região Metropolitana de Salvador, com menos 50 registros, e no interior do estado, com menos 512. O número de furtos também esteve em queda de janeiro a abril de 2017. Enquanto nos 417 municípios baianos a diminuição foi 19,5%, com 398 registros a menos, na capital baiana a redução foi de 57 casos, menos 9,8%. O padrão segue no interior do estado, que teve 324 casos a menos que 2016.

“Esse é o resultado de uma série de ações das polícias, entre elas, o aumento das blitzes realizadas pela Operação Apolo e pelo Esquadrão Águia, da Polícia Militar. A Polícia Civil também tem fechado o cerco aos locais de desmanche irregular com o monitoramento e prisão das principais quadrilhas”, destacou o secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele ressaltou ainda o acompanhamento diário da mancha criminal, o que permite uma resposta mais rápida à sociedade, aumentando assim a sensação de segurança. O índice de recuperação dos veículos roubados e furtados também é expressivo. Só em Salvador foram recuperados mais de 1600 automóveis até meados de junho.

Bahia: Parceria entre Coelba e TRE garante informações ao cidadão sobre o recadastramento biométrico

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Termo de Parceria e Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Coelba, Fernando Arronte, e o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

A partir de agosto, as contas de energia serão impressas com informações importantes sobre recadastramento biométrico, procedimento obrigatório para os eleitores de Salvador e de mais 51 cidades baianas. O Termo de Parceria e Cooperação Técnica que garante esta divulgação nas faturas dos baianos foi assinado no dia 20 deste mês, pelo presidente da Coelba, Fernando Arronte, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. O objetivo é colaborar para o esclarecimento da população. Até o momento, pouco mais de 19% dos eleitores do estado foram identificados biometricamente e a meta é atingir cerca de 3 milhões de eleitores até 2018. Os eleitores das cidades que constam na lista do TRE-BA que não fizerem o recadastramento terão o título cancelado e não vão poder votar nas próximas eleições. Para saber os nomes das cidades que constam na lista e os locais de recadastramento, o eleitor pode acessar o hotsite: biometria.tre-ba.jus.br.

Dados do Censo Escolar apontam avanços na educação na Bahia

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são referentes a todos os níveis e etapas da Educação Básica, compostos pelos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio, de 2007 a 2015.

Dados do Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na última terça-feira (20), apontam avanços na educação da Bahia em todos os níveis e etapas da Educação Básica, compostos pelos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio, de 2007 a 2015. Os indicadores de fluxo escolar da Educação Básica demonstram que a Bahia avançou 7,6 pontos percentuais na promoção, saindo de uma taxa de 64% em 2007 para 71,6% em 2015, no Ensino Médio. Os indicadores de fluxo escolar avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos, considerando a promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A taxa de evasão foi reduzida em 5,8 pontos percentuais no mesmo período e a repetência caiu em 1,6 pontos percentuais.

Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a taxa de promoção avançou 11,4 pontos percentuais entre 2007 e 2015, quando chegou a 82,5%, e a repetência diminuiu em 8,4 pontos percentuais no mesmo período. Já a taxa de evasão era de 6,7% em 2007 e caiu para 0,6% em 2015. Os dados dos anos finais do Ensino Fundamental também apontam avanços. A taxa de promoção cresceu 6,1 pontos percentuais no período de 2007 a 2015, chegando a 70% em 2015. A repetência caiu 2,1 pontos percentuais e a evasão escolar recuou 6,3 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 4,9% em 2015. Segundo o secretário da Educação, Walter Pinheiro, os resultados demonstram o compromisso do Governo do Estado com a educação pública desde o início da série histórica, em 2007, quando lançou o programa Todos Pela Escola. “Um dos principais objetivos deste programa foi estabelecer um pacto com os municípios, para apoiar a melhoria dos índices no Ensino Fundamental. Continuamos a avançar nesta direção com o Educar Para Transformar, inclusive, firmamos agora em 2017 o pacto já em andamento com 389 municípios”, disse Pinheiro.

O secretário também destaca programas como o de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), que transmite aulas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas por 414 localidades do Estado. São beneficiados 21.120 alunos dos locais mais longínquos da Bahia. Além disso, o secretário aponta a reestruturação do eixo pedagógico na rede estadual, projetos de empreendedorismo nas escolas, o apoio aos municípios com a formação de educadores, a ampliação de escolas em tempo integral, incentivo às práticas científicas com o programa Ciência na Escola, dentre outras iniciativas que estão em curso através de parcerias estratégicas com todas as universidades públicas, centros de pesquisa e o Sistema S. Os números inéditos foram revelados durante o “Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais”, que celebrou uma década da metodologia da pesquisa.

Candiba será contemplada com obras de pavimentação da BA-612

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A obra foi conquista pela deputada Ivana Bastos (PSD) e pelo prefeito Jarbas Martins (PSD).

Após vários pleitos, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Candiba, Jarbas Martins (PSD), comemoram mais uma etapa para a reconstrução da BA-612, que liga a BR-122 (distrito de Pilões) à sede do município. Na última sexta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial da Bahia o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela obra. A recuperação do trecho é uma antiga reivindicação da população e a deputada e o prefeito estavam engajados nessa luta desde o mês de janeiro. “O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, nos atendeu com a maior presteza. Não medimos esforços para essa obra acontecer. Um grande passo foi dado hoje e vamos continuar acompanhando para que Candiba receba uma estrada em boas condições de trafegabilidade”, afirmou Bastos.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (26)

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 26/06. Em apresentação está: Projeto de Lei N° 019/2017, de autoria do executivo municipal, que autoriza o prefeito celebrar Termo de Concessão de Uso de Imóvel, de domínio municipal, com a Associação de Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade de Boi Morto e Adjacências, e dá outras providências. Em primeira e única discussão e votação estão: Moção de Pesar 014/2017, de autoria do vereador Elias Piau, que solicita da Mesa Diretora do legislativo o encaminhamento da referida Moção de Pesar e Solidariedade aos familiares do Senhor Samuel da Silva Lobo pelo seu falecimento; Indicação N° 357/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu, que indica ao chefe do executivo a necessidade de proceder com reforma geral da quadra poliesportiva na comunidade Espinheiro; Indicação N° 358/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu, que indica ao chefe do executivo a implantação de um posto de saúde na comunidade Espinheiro; Indicação N° 359/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu, que indica ao chefe do executivo a necessidade de mais uma lombo-faixa na avenida centenário, em frete a Escola Municipal Graça Assis; Indicação N° 360/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira, que indica ao chefe do executivo a requisição de instalação de bancos na área externa do Hospital Magalhães Neto; Indicação N° 361/2017, de autoria do vereador José Carlos de Jonas, que indica com urgência ao prefeito municipal, o atendimento da indicação nº 384/2013, solicitando que seja construído uma ciclovia na BR-030, que liga a cidade de Brumado a Vila Presidente Vargas.

Brumado: Veículos do legislativo são identificados com logomarca oficial

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A identificação dos veículos dá continuidade às ações traçadas pela nova gestão do legislativo brumadense que prima pela modernização e transparência.

Dando continuidade as ações traçadas pela nova gestão do legislativo brumadense que prima pela modernização e transparência, foi realizada a identificação dos veículos com a logomarca oficial, ficando desta forma todos padronizados. O presidente da Câmara, vereador Léo Vasconcelos, destacou que é uma obrigação da gestão identificar os veículos, pois eles são utilizados pelos parlamentares no desenvolvimento de seus mandatos em prol da comunidade. Essa identificação não vinha acontecendo nas gestões passadas, tendo ocorrido na última gestão do vereador Léo Vasconcelos, que agora volta a efetivar demonstrando transparência e probidade na administração da coisa pública.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 28/06

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira, dia 28/06, das 08h às 14h, na zona rural da cidade de Guanambi. Será atingido o seguinte local: Fazenda Quixaba. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

SMTT determina recolhimento de animais soltos nas vias públicas de Brumado

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Uma empresa foi contratada para realizar o recolhimento dos animais com o apoio de um caminhão boiadeiro.

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) determinou, por meio da Coordenação de Controle Viário, o recolhimento imediato de todos os animais soltos nas vias públicas do município de Brumado. O objetivo é evitar o iminente risco de acidentes, o impacto no trânsito e a sujeira nas ruas. Uma empresa foi contratada para realizar o recolhimento dos animais com o apoio de um caminhão boiadeiro. Na última terça-feira (20), o Coordenador de Controle Viário esteve fiscalizando as vias do sistema viário e registrou o recolhimento dos animais soltos. Os proprietários podem fazer o resgate dos animais recolhidos assinando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e pagando uma taxa junto à Prefeitura. Em caso de não comparecimento dos proprietários, os animais serão exportados para confinamento em Vitória da Conquista.

Nova sede do Ministério Público será inaugurada em Guanambi nesta quarta-feira (28)

Segunda / 26.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O imóvel será inaugurado durante solenidade com a presença de promotores de Justiça, autoridades locais e representantes da sociedade civil.

O município de Guanambi contará com a mais nova sede do Ministério Público do Estado da Bahia. O espaço, mais humanizado e estruturado para melhor atender à população e apoiar as atividades dos promotores de Justiça e servidores, será inaugurado na tarde desta quarta-feira (28), pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. O imóvel, que fica localizado na Avenida Messias Pereira Donato, s/n, no bairro Aeroporto Velho, será inaugurado às 9h, durante solenidade com a presença de promotores de Justiça, autoridades locais e representantes da sociedade civil.