Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2017"

Brumado: Polícia Civil recaptura mais um evasor do sistema prisional

Sexta / 02.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Ailton Queiroz de Almeida se encontrava na condição de evadido do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, após obter o benefício da saída temporária de Páscoa.

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Brumado obteve êxito em localizar e prender, no centro da cidade, Ailton Queiroz de Almeida, vulgo Ailtinho, de 41 anos, condenado por tráfico de drogas. O indivíduo se encontrava na condição de evadido do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, após obter o benefício da saída temporária de Páscoa e não retornar. Em 2012, Ailton foi preso em uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar, na cidade em Brumado, quando foi flagrado com um tablete e várias trouxinhas de maconha, além da quantia de R$ 558,00. Vale ressaltar que na ocasião de sua prisão em 2012, o indivíduo também se encontrava evadido do sistema prisional e possuía um mandado de prisão em aberto, também por tráfico de drogas. Ailton deve ser recambiado para o presídio Nilton Gonçalves nos próximos dias. Este é o segundo evasor do sistema prisional recapturado nesta semana pela Polícia Civil de Brumado.

Governo de Guanambi vai inaugurar novos boxes do comércio de carnes e reforma de pavilhão do Mercado Municipal

Sexta / 02.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

A entrega das obras será no próximo domingo (04), às 08h, no pavilhão 3.

A Prefeitura de Guanambi inicia o mês de junho com a entrega de mais uma obra para a população. O prefeito Jairo Magalhães, juntamente ao vice-prefeito e secretário Municipal de Indústria e Comércio, Hugo Costa, irão inaugurar os 53 novos boxes de comércio de carnes da feira e a reforma do pavilhão 3 do Mercado Municipal. Ao todo, foram mais de R$ 800 mil reais de investimento, com recursos próprios da prefeitura. A entrega das obras será no próximo domingo (04), às 08h, no pavilhão 3. Para Jairo, a inauguração irá propiciar a adequação do espaço às normas sanitárias e maior comodidade e espaço digno aos comerciantes e consumidores. O ex-prefeito Charles Fernandes, que iniciou a obra em sua gestão, comemora a e entrega do serviço para a população. “O prefeito Jairo Magalhães segue avançando com a entrega de obras na cidade e em vários setores da administração”, salientou. A prefeitura ainda lançou licitação para a climatização do ambiente de circulação dos comerciantes e consumidores de carne bovina, suína, frangos e peixarias.

Caetité: Secretaria de Meio Ambiente realizará cerimônia de premiação dos alunos que venceram o concurso de desenho

Sexta / 02.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado na próxima segunda-feira (05), às 08h, no Anfiteatro da Praça da Catedral, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caetité, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Olhos D'água (IODA), convida a todos para participar da cerimônia de premiação dos alunos vencedores do concurso de desenho: “Quem é responsável pelo Meio Ambiente?”. O evento será realizado na próxima segunda-feira (05), às 08h, no Anfiteatro da Praça da Catedral, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Estão concorrendo às categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação Especial, entre escolas da rede pública e privada do município de Caetité. O evento conta com o apoio da Bahia Mineração, Renova Energia, Consorbyte e Eletrolaser.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 05/06

Sexta / 02.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima segunda-feira, dia 05/06, das 09h às 15h, no bairro Malhada Branca, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Casemiro Meira Sertão, Rua Anita Garibaldi, Rua Sabino Carvalho, Rua Edgar F. Brito, Rua Virgílio P. Meira, Rua Laudilino Azevedo, Rua Voltaire Meira Sertão, Tv. Isaura Caires Meira, Tv. Corina Pereira da Silva, Rua Manoel Leite, Rua Plinio Virgílio Meira, Rua Henrique Caldeira, Rua Laurinda Azevedo, Povoado Pradoso, Rua E. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Luciano Ribeiro reivindica do Estado indicações para pavimentação asfáltica de estradas no sudoeste da Bahia apresentadas há dois anos

Sexta / 02.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Passados dois anos do parlamentar ter apresentado as indicações a Rui Costa, nenhuma providência foi tomada até o momento.

Uma das maiores lutas do mandato do deputado Luciano Ribeiro (DEM) é a reivindicação de estradas para a região do Sudoeste, nos trechos que ligam: Caculé - Condeúba; Jacaraci / Mortugaba - Condeúba; Rio do Antônio - Caculé; Guajeru - Caculé; Licínio de Almeida e Jacaraci - Urandi. Passados dois anos do parlamentar ter apresentado as indicações a Rui Costa, com recebimento de resposta do governador e aprovação pela Assembleia Legislativa, nenhuma providência foi tomada até o momento. “O total abandono do governador só mostra o descaso com o qual vem tratando a nossa gente, que enfrenta estradas intransitáveis e que são tão necessária ao deslocamento e desenvolvimento da nossa região. A população de Licínio de Almeida, por exemplo, precisa ir a Urandi para buscar assistência jurídica através do Fórum local. E ainda assim, o Governo não toma nenhuma providência. Uma situação vergonhosa”, lamentou Luciano Ribeiro. Clique aqui e veja o vídeo que mostra o tratamento do Governo do Estado para com estradas baianas.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 04/06

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo, dia 04/06, das 07h30 às 13h30, no bairro São Francisco, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Barão do Rio Branco, Rua Benjamim V. Costa e Rua Urbino Pereira Donato. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Doação de terreno para a construção do Campus XX da UNEB foi concretizada

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Reitor José Bites de Carvalho reuniu com o empresário Alipio, a diretora da AJS Mariana Oliveira e Alessandro Oliveira Silva para a assinatura do documento de doação do terreno.

Nesta quinta-feira (1º), em Salvador, foi concretizado o processo de doação do terreno para construção da sede do Campus XX da UNEB em Brumado. A liberação só foi possível após um longo processo, no qual foram observadas todas as questões necessárias para a doação do terreno e a viabilidade da área para a construção de um campus universitário, uma vez que visitas técnicas ao local foram realizadas e aprovadas. O terreno onde irá ser construir o Campus pertencia ao empresário Alipio Joaquim da Silva, proprietário da AJS Empreendimentos Imobiliários Ltda. Estiveram presentes no gabinete do Reitor José Bites de Carvalho, o empresário Alipio Joaquim da silva, a diretora da AJS Mariana Oliveira Silva Pires e Alessandro Oliveira Silva, para a assinatura do documento de doação do terreno de 40.000 m² , que serão somados aos 10.000 m² doado pela prefeitura. O Campus poderá ser aproveitado para diversos cursos, promovendo uma expansão universitária que trará o progresso para o município de Brumado e região. Após este ato, toda população brumadense e cidades vizinhas podem voltar a sonhar com a sede própria do Campus XX da UNEB.

Deputado Luciano Ribeiro continua na luta pela permanência das comarcas no sudoeste da Bahia

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano em audiência no TJ-BA com o prefeito de Tanhaçu, Dr. Jorge, presidente da Câmara, Antônio Brito, advogado Dr. Rafael e representante da OAB, Dr. Marino Alves.

O deputado Luciano Ribeiro esteve em audiência na Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia para defesa da permanência da comarca do município de Tanhaçu. Participaram da Audiência o prefeito do município, Dr. Jorge Teixeira, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Brito, o advogado Dr. Rafael Matos e o representante da OAB, Dr. Marino Alves Marinho. A juíza Marielza explicou que está sendo realizado um estudo das comarcas da Bahia para que então seja definido quais serão desativadas. O deputado Luciano Ribeiro entrou em defesa das comarcas que são imprescindíveis ao acesso à justiça no interior, com serviços essenciais, a exemplo da Comarca de Tanhaçu. “Vamos continuar lutando por melhor acessibilidade a justiça aos cidadãos baianos”, afirmou Ribeiro.

Governador Rui Costa inaugura sistema ampliado e adutora em Rio de Contas

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além de entregar o sistema e a adutora, Rui Costa assinou a adesão do município ao Programa Garantia Safra.

A água tratada está chegando com mais força para 4,5 mil moradores do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) da sede e a implantação da adutora da localidade Marcolino Moura foram entregues pelo governador Rui Costa (PT), nesta quinta-feira (1º). Juntas, as obras representam um investimento de R$ 2 milhões, com recursos da Embasa e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Na visita a Rio de Contas, Rui ainda assinou a adesão do município ao Programa Garantia Safra, que garante renda mínima para famílias que perderem a lavoura por estiagem ou excesso de chuva. O programa é coordenado no estado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Na ocasião, Rui Costa destacou que o número de agricultores cobertos pelo Garantia Safra saltou de seis mil em 2006 para 350 mil neste ano. Segundo o governador, em 2016, cerca R$ 250 milhões circularam na Bahia a partir do Garantia Safra.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 04/06

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo, dia 04/06, das 09h às 14h, no bairro Olhos D’água, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Horácio José dos Santos, Av. Estados Unidos, Pç. Donatila Meira Lobo, Pç. Pedro Lopes de Menezes, Rua A IV, Rua Albino Viana, Rua Ana Rita Meira Lobo, Rua Augusto Alves, Rua Carlos Cotrim Leite, Rua Celestino Francisco dos Santos, Rua Crescencio Jose Gomes, Rua Deocleciano Gomes, Rua Emiliano Pitanga, Rua Eremita Alves Novais, Rua Fidelcino Meira Lobo, Rua Horacio Jose dos Santos, Rua Isabel Alves Ribeiro, Rua Joao Arnaldo Costa, Rua Joao de Souza Neves, Rua Jose Bezerra de Souza, Rua Jose Rizerio de Carvalho, Rua Leonidio Macedo Silva, Rua Manoel Ferreira e Silva, Rua Marinho Oliveira Aguiar, Rua Nossa Senhora da Ajuda, Rua Otaviano Joaquim Alves, Rua Silvino Silva Moura e Rua Venceslau Carvalho. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Livramento: Solenidade marca entrada do major Raimundo Nonato como comandante da 46ª CIPM e exoneração de Irlando Oliveira

Quinta / 01.06.2017

Por Raimundo Marinho

O major Nonato entrou no lugar do agora tenente coronel Irlando Oliveira, que vai assumir o comando do 14º Batalhão da PM, sediado na cidade de Santo Antônio de Jesus.

A 46ª Companhia Independente de Polícia Miliar da Bahia, com sede em Livramento de Nossa Senhora, na última terça-feira (30) passou a ser comandada pelo major Raimundo Nonato de Almeida Júnior, que entrou no lugar do agora tenente coronel Irlando Lino Magalhães Oliveira. O ex-comandante vai assumir o comando do 14º Batalhão da PM, sediado na cidade de Santo Antônio de Jesus. O ato solene da passagem de comando aconteceu no auditório do Centro Diocesano, na sede do município, e foi presidido pelo coronel Inácio Paz de Lira Júnior, comandante do Policiamento da Região Sudoeste, sediado em Vitória da Conquista. Nos últimas 10 anos, essa é a quarta troca de comando na Companhia. Estiveram presentes no ato representantes dos nove municípios que compõem a 46ª CIPM, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, magistrados, delegados, vereadores e autoridades religiosas. Na solenidade, foram lidos os atos oficiais de exoneração do tenente coronel Irlando Magalhães e de nomeação do major Raimundo Nonato. O novo comandante ingressou na PM em 1989, aspirante a oficial da turma de 1991, e tem vasto currículo na corporação.

O ex-comandante Irlando Magalhães, alvo de elogio por parte do comando regional do Sudoeste, ocupou o cargo por dois anos. Em sua fala, registrou que foram muitas as dificuldades enfrentadas, mas sai satisfeito com os resultados que alcançou. Irlando também destacou que contribuiu para diminuir o quadro de violência na região, incluindo ações específicas de prevenção, como as palestras que ele mesmo proferiu para cerca de cinco mil crianças, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a cargo do tenente Washington. Afirmou ter contado com o apoio, não só dos seus comandados, mas também da comunidade e das autoridades dos municípios, possibilitando, segundo ele, “o estreitamento dos laços de união da PM com a população, tornando a 46ª CIPM uma Polícia Cidadã”. “Na verdade, temos observado que os últimos dois anos foram desafiadores para a Polícia Militar, com o crescimento da criminalidade na Bahia, inclusive vitimando policiais. E Livramento não ficou de fora, tendo que enfrentar a bandidagem sem dispor da estrutura necessária. O espetaculoso assalto, com a explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica é exemplo. Prática delituosa, aliás, registrada em diversos outros municípios baianos, com um poderio de armas superior ao das forças policiais”, ressaltou Irlando Oliveira.

O ato solene da passagem de comando aconteceu no auditório do Centro Diocesano, na sede do município, e foi presidido pelo coronel Inácio Paz de Lira Júnior.

Deputado Luciano Ribeiro na luta por mais recurso ao judiciário da Bahia

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano apresentou Emenda ao Projeto de Lei enviado pelo governador do Estado, buscando direcionar mais recursos para o poder Judiciário.

Em mais uma iniciativa pela melhoria do sistema judiciário na Bahia, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Emenda ao Projeto de Lei enviado pelo governador do Estado, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para exercício do ano de 2018, buscando direcionar mais recursos para o poder Judiciário. A Emenda do deputado, a qual defende o serviço de qualidade aos cidadãos baianos, foi publicada no Diário Oficial de ontem (31). “Uma crise assola a justiça do nosso Estado e lutamos para que isso se reverta, especialmente empenhando para a permanência das comarcas no interior”, ressaltou o parlamentar.

Guanambi: Jairo Magalhães e Hugo Costa convidam a população para inaugurações no Mercado Municipal

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Serão inaugurados 53 novos boxes de comércio de carnes e a reforma do Pavilhão 3.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, e o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Hugo Costa, convidam a população para a inauguração dos 53 novos boxes de comércio de carnes e a reforma do Pavilhão 3 do Mercado Municipal. A entrega será feita no próximo domingo (04), às 8h.

Guanambi: Jairo Magalhães autoriza cobertura de quadra poliesportiva em colégio

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo Magalhães irá investir mais de R$ 168 mil na cobertura, construção de alambrado e iluminação da quadra poliesportiva do Colégio Municipal José Neves Teixeira.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, irá investir mais de R$ 168 mil na cobertura, construção de alambrado e iluminação da quadra poliesportiva do Colégio Municipal José Neves Teixeira. O início imediato das obras foi autorizado na noite da última terça-feira (30), durante reunião com pais, alunos, direção e professores da unidade. Na ocasião, o vice-prefeito Hugo Costa relatou a prioridade e a preocupação do prefeito Jairo e da secretária Maristela em continuar melhorando a estrutura das escolas. “Tenho visitado as unidades, nas quais temos demandas e também presenciado as ações do prefeito para melhorar a educação”, ressaltou Hugo. Jairo parabenizou a união e o compromisso da comunidade educacional do José Neves em dialogar e buscar suas reivindicações. “Eu que, entre outras funções, fui Secretário de Educação, sei que o caminho para buscar a cidadania e o desenvolvimento passa pela educação de qualidade. Então desde o início da gestão procuramos assegurar a merenda, o transporte escolar, a remuneração dos professores, apesar da queda dos recursos. Planejamos e construímos o cenário que hoje nos permite autorizar a quadra atendendo uma antiga e justa demanda dos jovens estudantes, professores e direção, que é uma quadra coberta nesta escola”, ressaltou o prefeito. Em nome da comunidade educacional, fizerem uso da palavra a diretora Marinez, o aluno Joabe e o senhor Ilídio, representante dos pais. Também estiveram presentes, o secretário de Governo Edilmar Ladeia (Nenzinho) e a secretária de Educação Maristela Cavalcante, que na ocasião reafirmou seu compromisso de parceria com a unidade.

Também estiveram presentes, os secretários Edilmar Ladeia (Governo) e Maristela Cavalcante (Educação), além dos pais, alunos, direção e professores da unidade.

Ituaçu: Vereadores solicitam obras ao executivo municipal

Quinta / 01.06.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Vereador Joel solicitou a perfuração e instalação de poço na comunidade de Roncador; Já o vereador Almir solicitou a construção de redutores de velocidade na Rua São Gaspar Bertone.

Os vereadores Joel Teixeira e Almir Pessoa solicitaram ao chefe do poder executivo municipal, prefeito Adalberto Luz, benefícios para a comunidade. Através de indicação, o vereador Joel Teixeira (PSB) solicitou a perfuração e instalação de um poço tubular na comunidade de Roncador,zona rural de Ituaçu. Segundo o Edil, a solicitação se deve ao fato dos moradores da comunidade enfrentarem constantemente a falta d'água, principalmente na época da estiagem, o que causa grande sofrimento às pessoas pela dificuldade em conseguir água potável para o sustento de suas famílias. "As famílias que ali residem, há muito tempo clamam por um abastecimento de água para que possam ter uma vida mais digna", destacou o Vereador Joel em sua indicação. Já o Vereador Almir Pessoa (PSD), também através de indicação, solicitou a construção de redutores de velocidade na Rua São Gaspar Bertone, localizadas nesta cidade de Ituaçu. Segundo o Edil, a construção é de suma importância, uma vez que, os veículos que transitam pela via com velocidade não compatível, colocando em risco a vida dos moradores e transeuntes. "Entendemos que a melhor alternativa é a aplicação de ações preventivas, através da construção dos redutores de velocidade, anulando assim, os riscos de acidentes, ou, no mínimo, amenizando-os", destacou o Vereador Almir. As indicações foram aprovadas pelo plenário e encaminhadas ao executivo.