Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2016"

Brumado: Cachorro causa acidente de motociclista na Avenida Centenário

Sexta / 10.06.2016

Por Guto Bernardes

O homem trafegava pela Avenida Centenário quando um cachorro atravessou na sua frente, o mesmo perdeu o controle da moto e caiu (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

No final da tarde de ontem, dia 09 de junho, um motociclista que trafegava pela Avenida Centenário com uma Bross 150cc sofreu um acidente devido um cachorro que ultrapassou em sua frente, o piloto assustou, acabou perdendo o controle da moto e caiu. O homem gemia de dores, uma equipe do SAMU 192 realizou todos os procedimentos e o encaminhou para o Hospital Magalhães Neto. Isso traz à tona, mais uma vez, a necessidade da instalação de um canil no município, onde inúmeros cachorros andam soltos pelas ruas causando medo e riscos a população,como o acidente ocorrido ontem, além dos agravos que podem ocorrer com a saúde pública eo meio ambiente.

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brumado, havia realizado uma reunião em 21 de janeiro deste ano, a fim de resolver essa grande problemática que vive o município. Durante a reunião foram expostos todos os agravos que podem ocorrer com o meio ambiente e à saúde pública com a existência dos animais soltos na cidade. Mediante a urgente necessidade de providências, a Promotoria definiu pela assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde o Município deverá construir, no prazo máximo de seis meses, o canil e gatil municipal. A administração ficará por responsabilidade da Associação AUAU através de convênio/parceria. Após a construção, o Município terá prazo de trinta dias para capturar e apreender todos os cães e gatos que estiverem soltos nas vias públicas, dentro dos limites do canil. Também será realizado a identificação, registro, vacinação antirrábica, teste de leishmaniose e cuidados zoosanitários.

Aguiberto diz que se depender dos órgãos que devem manter a UTI de Brumado ‘vai realmente ficar difícil’

Sexta / 10.06.2016

Por Guto Bernardes

O prefeito disse que o município precisará de aproximadamente 700mil/mês para manter a UTI (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Ontem, dia 09 de junho, na inauguração da Creche Mariana Pereira Santos, no bairro Irmã Dulce, o prefeito Aguiberto Lima falou acerca do funcionamento da UTI de Brumado, que é de suma importância para a saúde no município e tão aguardada por todos. Na ocasião, o prefeito disse que esteve como Rui Costa em Ibiassucê tratando sobre a UTI, e segundo ele, ao conversar com o governador, viu que se depender dos órgãos que devem manter a UTI em Brumado “vai realmente ficar difícil”. Ele disse ainda que a prefeitura não tem condições de custear a manutenção da mesma. “Não temos recursos para manter a UTI, precisaríamos no mínimo de 700 mil/mês, esse é o custo. Fazer saúde de portas abertas para 21 municípios é realmente muito difícil”. Ainda segundo o prefeito, “quando cortam investimentos na União ou no Estado estão cortando dos municípios. O Estado e a União não produzem um bocal de caneta, nós que produzimos tudo, mandamos pra lá e recebemos através de repasse”.

139º aniversário de Brumado: Prefeitura inaugura creche no bairro Irmã Dulce

Sexta / 10.06.2016

Por Guto Bernardes

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Aguiberto, vereadores, secretários e moradores do bairro (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Na tarde de ontem, dia 09 de junho, o prefeito Aguiberto Lima Dias entregou a Creche Mariane Pereira Santos, no bairro Irmã Dulce, em Brumado. Na ocasião, estiveram presentes a mãe da homenageada, diretora da creche, Zilda Meira, os vereadores Zé Ribeiro, José Carlos de Jonas, Santinho, Catorze e José Carlos dos Reis, secretária de Educação Acácia Gondim, os secretários Acácia Gondim (Educação), Themis Carvalho (Desenvolvimento Social e Cidadania), Miguel Lima (Cultura, Turismo, Esporte e Lazer), Raimundo Lima (Administração), André Luis (Controladoria Geral) e moradores do bairro.

A secretária Acácia Gondim iniciou o momento formando a mesa com o prefeito, os vereadores presentes e a diretora da creche, e em seguida destacou a importância da educação na vida das crianças. “É através da educação que a gente avança no dia-a-dia das pessoas. As crianças bem escolarizadas e bem tratadas certamente darão respostas melhores como cidadãos à sociedade. Quero agradecer Aguiberto, se não fosse por ele essa realização não seria possível”.

O prefeito Aguiberto disse que o momento vivido no país é muito difícil, e que entregar uma obra que vai contribuir para educação das crianças é muito prazeroso, pois são o futuro. “É uma satisfação muito grande estar aqui inaugurando esta creche que vai trazer educação para as crianças, que são futuro da nossa cidade, então cuidem bem deste espaço, ele não é nosso, é de vocês. Zelando bem vocês terão uma obra magnífica aqui no bairro. São 300 mães que vão poder trabalhar fora e ter aqui os seus filhos bem cuidados” finalizou o prefeito.

A creche recebeu o nome em homenagem à criança moradora do bairro Mariane Pereira Santos, que faleceu ainda bebê, e foi adquirida através Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa ProInfância, do Governo Federal, com recursos de 1,3 milhão. A obra tem capacidade para 300 crianças.

A creche recebeu o nome de Mariane Pereira Santos, moradora do bairro e que faleceu ainda bebê (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Polícia Civil elucida homicídio e prende traficante de drogas em Brumado

Quinta / 09.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Jonathan Santos Lima, de 21 anos, é apontado nas investigações como autor do homicídio que vitimou o adolescente Ramon de Souza Soares, de 19 anos, em 29/11/2015.

Investigadores da Polícia Civil conseguiram chegar à autoria de um homicídio e prender em flagrante delito o indivíduo Jonathan Santos Lima, de 21 anos. O indivíduo foi encontrado com 05 pinos de cocaína, 01 trouxinha de maconha, 01 revólver calibre 38 com 05 cartuchos, 02 balanças digitais, diversas embalagens utilizadas para acondicionamento de drogas e outro pertences. O mesmo é apontado nas investigações como autor do homicídio que vitimou o adolescente Ramon de Souza Soares, de 19 anos, fato ocorrido em Brumado, na localidade conhecida como Cascalheira, no dia 29/11/2015.  O assassinato ocorrera por vingança, em razão de dívidas de drogas da vítima com o traficante. O acusado foi autuado em flagrante pelo Delegado plantonista, Dr. Cláudio Marques, pelos crimes de Tráfico de drogas e Posse irregular de arma de fogo.

Dom Basílio: Secretaria realiza caminhada em combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Quinta / 09.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A caminhada teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade do município a participar da luta e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Na manhã da última segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Dom Basílio, juntamente com as equipes do CRAS e SCFV, em parceria com Conselho Tutelar, realizou uma caminhada de mobilização pela avenida principal da cidade. A ação foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade do município a participar da luta e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Iniciada às 7:00 h, os participantes partiram da entrada da cidade em direção ao centro. Estiveram presentes representantes do CRAS, Conselho Tutelar e Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Governo de Igaporã inicia curso de capacitação de pintura em tecidos do SENAC

Quinta / 09.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os cursos, desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, fazem parte do Convênio entre a Prefeitura de Igaporã e o SENAC de Vitória da Conquista.

Na última segunda-feira (06), foi dado início ao curso do SENAC na zona rural de Igaporã, onde estão sendo oferecidas Técnicas de Pinturas em Tecidos para duas comunidades rurais do município: Santana e Capão. Os cursos, desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social através da Coordenação dos Cursos Profissionalizantes, fazem parte do Convênio entre a Prefeitura de Igaporã e o SENAC de Vitória da Conquista. O SENAC custeia o instrutor do curso e a Prefeitura ofereceu todos os materiais necessários, como pincéis, tecidos e tintas. O curso Técnicas de Pinturas em Tecidos tem uma duração de 100 horas, sendo ministradas 4 horas diárias, no turno vespertino na comunidade de Capão, e noturno na localidade de Santana. Cada turma é composta por 15 alunas previamente inscritas no SENAC. 

O secretário de Assistência Social, José Maria Nogueira, esteve presente na abertura do projeto na comunidade de Capão, acompanhado da coordenadora dos cursos em Igaporã Andressa Kelly, do vereador Diogo Carlos e da instrutora Deise Teixeira, capacitada pelo SENAC desde o ano de 2014. No período da noite foi feita a abertura da aula inaugural na Associação da comunidade de Santana. “É uma forma de aumentar a renda da família, comercializando os diversos tipos de peças pintadas, além de servir como terapia para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não podemos esquecer também do esforço da prefeita Rosana Cotrim para que o curso pudesse acontecer, fornecendo todo o material necessário para a realização desses trabalhos”, salientou José Maria.

Brumado, Malhada de Pedras e Livramento são beneficiados pelo Programa Água Doce

Quinta / 09.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Representantes das três cidades estiveram presentes no auditório do Semac, em Brumado, onde receberam capacitação para manuseio de dessalinizadores.

Representantes de vinte comunidades rurais dos municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Malhada de Pedras estiveram presentes na manhã da última segunda-feira (6), no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), em Brumado, onde receberam capacitação para manuseio de dessalinizadores. O curso faz parte do Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias estadual e municipal de meio ambiente. Genivaldo Abreu, engenheiro civil que presta serviço de acompanhamento de implantação do programa, esteve no evento e explicou que o projeto é mais uma ferramenta de convivência com a seca promovida pelas três esferas de governo. Segundo ele, o mesmo visa levar água doce, boa para o consumo humano, às comunidades onde não há acesso à água potável.

Na capacitação, foi explicado que, em suas comunidades, os moradores recebem uma ficha de controle e fazem a retirada da água através do equipamento. Genivaldo informou que o processo de instalação dos aparelhos está em fase de conclusão. Nessa etapa do programa, o município de Brumado está recebendo treze equipamentos, Malhada de Pedras cinco, e Livramento de Nossa Senhora dois. O engenheiro informou ainda que cada implantação do equipamento está orçada em R$ 150 mil, recurso do Estado e da União, cabendo ao município aceitar o programa e fazer a manutenção dos aparelhos. “Esse programa está levando prazer em um copo d’água e saúde para as pessoas nessas comunidades”, destacou o engenheiro.

TCM multa prefeito de Piatã e determina formulação de representação ao MPE

Quinta / 09.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A ação contra o prefeito Edwilson Oliveira Marques foi motivada em razão de irregularidades apuradas em processos licitatórios realizados no exercício de 2013.

Ontem, dia 08 de junho, o Tribunal de Contas dos Municípios multou o prefeito de Piatã, Edwilson Oliveira Marques, em R$8.000,00 e determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, em razão de irregularidades apuradas em processos licitatórios realizados no exercício de 2013. O conselheiro José Alfredo, relator da matéria, ressaltou que tais irregularidades foram identificadas nas contas anuais do gestor, mas analisadas separadamente pela necessidade de se aprofundar as apurações. No termo de ocorrência, o gestor conseguiu descaracterizar apenas a irregularidade relativa a ausência de quatro processos licitatórios, todos na modalidade dispensa, no total de R$ 121.468,46. Foram mantidas as ressalvas referentes a processos licitatórios com diversas irregularidades, cujo somatório atinge R$ 70.816,00, ao uso indevido de dispensa ou inexigibilidade de licitação, no total de R$1.003.185,16, e o fracionamento de despesas, na quantia de R$38.220,00. Cabe recurso da decisão.

Igaporaense representa a cidade em Capacitação para Auxiliar de Biblioteca Pública em Salvador

Quinta / 09.06.2016

Por Samuel Gonçalves

Caracterizada de vaqueira, Daiana Ribeiro recitou cordéis e poesias de sua autoria. Igaporã foi contemplada com duas coleções do selo literário João Ubaldo Ribeiro.

Durante os dias 30 de maio a 02 de junho, Daiana Ribeiro, representando a cidade de Igaporã, participou do curso de Capacitação para Auxiliar de Biblioteca Pública em Salvador. O evento teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam em bibliotecas, para que possam desenvolver um trabalho mais dinâmico e que envolva atividades culturais. O curso foi realizado na Biblioteca Central dos Barris e promovido pela Fundação Pedro Calmon juntamente com o Governo da Bahia. Daiana relatou que a participação foi de grande valia e crescimento para o desenvolver de atividades na Biblioteca Municipal. “Foi um momento muito importante de troca de conhecimento e experiências. O curso nos fez refletir sobre temas muito pertinentes, a exemplo da biblioteca ir muito além de seu espaço físico. Durante a programação, fomos estimulados a desenvolver ações criativas e culturais que promovam a universalização da leitura”, enfatizou. Daiana foi convidada a realizar o encerramento da capacitação, onde caracterizada de vaqueira, recitou cordéis e poesias de sua autoria, enaltecendo o Alto Sertão Baiano. Ao final, Igaporã foi contemplado com duas coleções do selo literário João Ubaldo Ribeiro, contendo 16 exemplares.

Dom Basílio: Coelba comunica Desligamento Programado dia 11/06

Quinta / 09.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 11/06, das 07:30h às 13:30h, em parte do Centro de Dom Basílio. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Santa Rita de Cássia e Trav. Santa Rita de Cássia. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Programa baiano de parceria com o terceiro setor vira modelo para Minas Gerais

Quarta / 08.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Profissionais da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais estiveram em Salvador especialmente para conhecer Programa da Saeb (Foto: Reprodução/Internet).

O modelo de parceria com organizações sociais adotado pelo governo baiano está servindo de referência para gestores mineiros. Na última semana, profissionais da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais estiveram em Salvador especialmente para conhecer o Programa Estadual de Organizações Sociais da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). Além de debater e trocar experiências sobre a aplicação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, do governo federal. A visita, iniciada na última segunda (06), será encerra amanhã, 09 de junho.

“Decidimos vir à Bahia porque reconhecemos no modelo de parceria com o terceiro setor baiano um modelo de sucesso, maduro e executado de forma continuada pelo poder público”, explicou Eduardo Campos, superintendente do Núcleo de Parcerias com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. Na opinião de Campos, a legislação baiana sobre o tema é mais robusta do que a de outros estados. “Além disso, o governo baiano tem a vantagem de contar com uma área específica para pensar o modelo e dar suporte aos órgãos do Estado na sua aplicação”, ressaltou.

Eduardo Campos e o analista técnico Leonardo Ferreira, também do Núcleo de Parceria com OSCIP do Estado de Minas Gerais, reuniram-se, na última segunda (06), com profissionais da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI) da Saeb. Nos dias seguintes, a programação da viagem prosseguiu com visitas a projetos e instituições geridos por organizações não governamentais, como o Hospital Estadual da Criança e o Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá). Criado em 1997, o Programa Estadual de Organizações Sociais tem por objetivo promover a absorção da gestão de atividades ou serviços públicos por entidades sem fins lucrativos, selecionadas e qualificadas como organizações sociais. A proposta é que estas organizações atuem como aliadas dos dirigentes públicos na gestão de serviços nas áreas de ensino, pesquisa cientifica, desenvolvimento tecnológico e institucional, proteção e preservação do meio ambiente, saúde, trabalho, ação social, cultura, desporto e agropecuária.

Eleições 2016: PRE expede recomendações reforçando atuação preventiva de promotores

Quarta / 08.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Também foi recomendado aos partidos políticos o respeito aos percentuais de gênero no lançamento das candidatura.

O procurador Regional Eleitoral (PRE) na Bahia, Ruy Mello, expediu, na última quinta-feira, 2 de junho, recomendações reforçando a importância da atuação preventiva dos promotores nas eleições municipais de 2016. A estratégia será a principal ferramenta para evitar e reprimir irregularidades eleitorais em situações em que os ilícitos são praticados de maneira mais recorrente. De acordo com Mello, os promotores eleitorais precisam estar atentos aos seguintes temas: festividades populares; propaganda institucional; distribuição de bens, valores ou benefícios; transferência voluntária de recursos; cessão ou uso de bens ou servidores públicos em prol de candidatos; propaganda eleitoral irregular e poder de polícia; arrecadação e gastos de campanha, e registro de candidatura.

O PRE enfatiza a importância da consulta ao SisConta Eleitoral e a informações disponibilizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios na internet, que devem ser utilizados pelos promotores para busca de dados sobre condenações de candidatos. Isso com o fim de fundamentar eventuais ações de impugnação de registro de candidatura. Quanto às campanhas eleitorais, devem ser acompanhados o uso de bens públicos, a participação de servidores públicos e os valores declarados de receitas e despesas, que devem ser acompanhados para a fiscalização do cumprimento dos limites de gastos. Os promotores também devem apurar a regularidade na execução de programas sociais.

Vedações – Segundo as recomendações, ainda devem ser observado os períodos em que alguns atos, como a presença de candidatos em determinados eventos, a transferência voluntária de recursos e a veiculação de propaganda eleitoral são vedados pela legislação.

Cotas de gênero – O PRE também expediu, na quinta-feira, recomendação para que os órgãos estaduais e municipais dos partidos políticos respeitem as cotas de gênero no registro de candidatura. De acordo com a Lei nº 9.504/97 e a Resolução nº 23.455/2015 do TSE, deve haver o mínimo 30% e o máximo 70% de candidatos de cada sexo em cada partido ou coligação, nas eleições para vereador.

Eleições Municipais – Os promotores Eleitorais atuam originariamente na proposição de ações ou como fiscal da lei nos processos movidos contra candidatos a prefeito ou a vereador. O procurador regional Eleitoral atuará na 2ª instância, quando os recursos interpostos contra as decisões dos juízes de primeiro grau sobem para o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia.

Seagri anuncia ações para a Região Sudoeste durante abertura da ExpoGuanambi

Quarta / 08.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, anunciou a Portaria que suspende o vazio sanitário do algodão em municípios na região sudoeste do Estado, pelo período de 2 anos.

O secretário da Agricultura Vitor Bonfim, durante a abertura da 28° edição da Exposição Agropecuária de Guanambi, na noite da última quinta-feira (02), anunciou a Portaria que será lançada pela vinculada Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A Portaria suspende o vazio sanitário do algodão em municípios da Região Sudoeste da Bahia, pelo período de dois anos. “A Secretaria da Agricultura do Estado está trazendo ações para serem apresentadas aos produtores em Guanambi, que vão melhorar a vida do homem do campo e darão sustentabilidade à produção agropecuária da região”, declarou.

“A intenção da Seagri é devolver ao produtor a oportunidade de produzir algodão com segurança, sem descuidar da defesa vegetal, utilizando manejo adequado para que as plantações não sejam acometidas por doenças”, explicou Bonfim. A Secretaria da Agricultura (Seagri) em trabalho conjunto com as vinculadas Bahia Pesca e a ADAB ofereceram, no estande institucional montado na exposição, serviços para os piscicultores e produtores da região. Já a Bahia Pesca, que fez a exibição de um tanque de recirculação de água para criação de peixes e demonstração dos projetos da instituição no estande, realizou curso de piscicultura básica. Também foram distribuídos 50 mil alevinos para os produtores da região, entregues simbolicamente pelo secretário da Agricultura ao representante da Colônia de Pescadores Z-33, José Honório, e ao presidente da Associação de Piscicultores e Pescadores do Velho Chico, Euvaldo Fernandes.

Realizada pela COOPAG, com apoio do governo do Estado e demais instituições parceiras, a exposição foi encerrada no último (05). “A ExpoGuanambi é uma resposta do homem do campo aos tempos de incertezas, em meio à turbulência da economia e falta de chuvas. Os produtores se esforçam para realizar a exposição e um dos caminhos para a superação desse cenário é o cooperativismo, a força da união do homem do campo, demonstrada aqui no parque”, salientou o presidente da COOPAG, Sidinei Primo Júnior. “A Seagri entende a importância de oferecer oportunidade para que os produtores melhorarem a genética do seu rebanho e de impulsionar o crescimento da produção agrícola, notadamente com ações que visam a retomada da cotonicultura na região sudoeste do Estado, mesmo diante dos problemas causados pela escassez de chuvas. Por isso ela é parceira da Cooperativa Agropecuária de Guanambi (COOPAG) na realização da ExpoGuanambi porque. O crescimento de Guanambi, se tornando referência na região e na Bahia, demonstra a capacidade que os produtores possuem de superar as dificuldades”, declarou Vitor Bonfim.

50 mil alevinos foram distribuídos para os produtores, entregues simbolicamente por Vitor Bonfim a José Honório e Euvaldo Fernandes.

Secretaria de Saúde Caetité realiza reunião com farmácias e drogarias do município

Quarta / 08.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, foi discutida a Lei Municipal que determina o funcionamento das farmácias e drogarias por 24h, em esquema de rodízio.

Em cumprimento a Lei Municipal n° 796, de 10 de dezembro de 2015, que "instituiu o plantão de atendimento 24 horas para farmácias e drogarias no município de Caetité”, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realizou reunião com proprietários de farmácias e drogarias do município. A reunião aconteceu no dia 02 de junho para esclarecimento da lei, apresentação da escala de plantão de 24h e escala de final de semana. “De acordo com a Lei, as farmácias e drogarias localizadas em Caetité ficam autorizadas ao funcionamento ininterrupto, inclusive em finais de semana e feriados, em escala de rodízio, sendo que fica denominado como plantão 24 horas, das 20h às 07h do dia subsequente, de segunda-feira ao sábado, e das 07h às 07h do próximo dia, aos domingos e feriados”, explicou a secretária de Saúde, Cynthia Lopes.

Várias obras na saúde, educação, infraestrutura e assistência social estão em andamento em Guanambi

Quarta / 08.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Após inaugurar mensalmente diversas obras, a prefeitura continua em ritmo intenso de ações na área de educação, saúde, infraestrutura e assistência social.

Guanambi continua com um ritmo intenso de obras em diversos setores da administração, seja com recursos próprios, ou em parceria com o Governo do Estado e Federal. As obras irão dinamizar, ampliar e melhorar o atendimento da população. Após inaugurar mensalmente diversas obras, a prefeitura continua em ritmo intenso de ações na área de educação, saúde, infraestrutura e assistência social. Diversas ruas do Bairro Leolina de Sá estão sendo pavimentadas, na primeira etapa de execução serão beneficiadas as seguintes vias: Ruas São Pedro, Rua A, Rua 1, Rua 8, Rua 9 e Rua 10 e Rua 11, com investimentos que totalizam R$ 800 mil reais. Com a conclusão de mais essa obras, a tual gestão vai alcançar Km 88,79 de vias pavimentadas no município.

Cinco novas unidades de saúde estão sendo erguidas nos bairros Lagoinha, Caiçara, Paraíso, Novo Horizonte e Ipiranga. Com obras a ritmo intenso, todas as construções estão a ponto de laje, com recursos garantidos e nos próximos meses serão entregues para a comunidade.  Entre a construção das cinco novas unidades, modernos mobiliários e equipamentos, os investimentos ultrapassam os R$ 3 milhões de reais. Na atual gestão foram implantados 12 novos serviços e unidades de saúde em Guanambi, além da ampliação e reforma de outras 9 unidades.

Mais de sete máquinas pesadas e trinta trabalhadores desempenham um ritmo intenso nas obras da Policlínica Regional em Guanambi, localizada na Avenida Messias Pereira Donato, no Bairro Aeroporto Velho, com 3.800 metros quadrados de área construída. Com investimentos de R$ 11 milhões do Governo do Estado para a construção e de mais R$ 6 milhões em modernos equipamentos, a Policlínica de Saúde será dotada de até 13 especialidades e 32 serviços e equipamentos.

Os bairros Lagoinha, Taboinha, Monte Pascoal e adjacências receberão, em breve, um novo e moderno colégio de dois pavimentos, localizado na Avenida Tiradentes. A nova sede do Colégio João Farias Cotrim será dotado de sala multifuncional, sala de informática, quadra poliesportiva coberta e iluminada, e biblioteca. A nova sede do Centro Referência e Assistência Social (CRAS) está sendo erguida no Bairro Caiçara, onde estão sendo investidos R$ 275 mil.