Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2016"

Governo de Mortugaba inaugura quadra de esporte em colégio do município

Quarta / 15.06.2016

Por Maria Nunes

No ato, estiveram presentes o prefeito Heráclito Matos, a primeira-dama Vera Oliveira, vice-prefeita e secretária de Educação Elite Cerqueira, vereadores e populares.

Na noite do último sábado (11), o prefeito Heráclito Matos entregou uma quadra coberta à direção do Colégio João Alves de Macêdo. A quadra recebeu o nome de um ente querido do município, Narmes Alves de Oliveira, falecido no ano de 92, que tinha paixão por violão e a marcenaria, mas se destacou no esporte. O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama Vera Oliveira, da secretária de educação e vice-prefeita Elite Cerqueira e de vereadores. Também estiveram presentes os familiares do homenageado, acompanhados da genitora da escola, conhecida por “Tia Lourdes”.

Os alunos do Colégio realizaram apresentações de varias modalidades esportivas, tais como futebol, vôlei, karatê, capoeira, futsal, basquete, dentre outras que irão ser praticadas no anexo. O Grupo da Terceira Idade também prestou homenagem à administração municipal, a convite da secretária de Esporte Lazer e Cultura, em agradecimento pela conclusão da obra que era o sonho de todos. Foram muitas homenagem em agradecimento, deixando os administradores públicos felizes pelos reconhecimentos da população que foram lhes prestigiarem e a agradecer pelos trabalhos prestados no município. Um dos irmãos do homenageado, falando em nome da família, disse que todos os familiares estavam emocionados e agradecidos pela lembrança e homenagem à Narmes.

O Prefeito Heráclito e a secretária de Educação Elite Cerqueira externaram a alegria e satisfação em estarem participando do momento, prestando uma justa homenagem à família de Dona Lourdes. Também falaram sobre a importância da obra com a parceria do Estado. “Hoje estamos muito mais felizes pela conclusão desta obra. O Colégio Macêdo há muito tempo desejava ter este espaço para as praticas desportivas e culturas do colégio. No entanto, a área da escola não permitia que fosse construído em suas dependências. Então, depois de mitos estudos e esforços em busca de convênios, conseguimos realizar esta obra em parceria com o Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esperamos que os alunos do Colégio Macêdo usufruam com muita saúde e energia, deste espaço”, comentou Elite. A secretária também falou da sua satisfação em trabalhar ao lado de Heráclito, ressaltando que está valendo a pena, pois a cidade está bonita e muito bem desenvolvida

Heráclito agradeceu as manifestações de carinho recebido e externou sua satisfação em trabalhar pelo desenvolvimento do município. “Agradeço a presença de todos, o carinho e as homenagens por parte da direção da escola. Estou muito honrado e feliz por ter conseguido realizar o desejo tão esperado por todos”. O prefeito também parabenizou os alunos pelas belíssimas apresentações e aos familiares de Narmes. “O esporte de Mortugaba deve muito a essa família! Família da Dona Lurdes e Salvador. Foi muito justo dar a esta unidade o nome de uma pessoa que muito fez pelo esporte de Mortugaba. Parabéns a todos familiares”, frisou o Prefeito. Após o descerramento da placa, o cantor Élber David animou o público com um forró aconteceu na quadra poliesportiva.

A quadra recebeu o nome de um ente querido do município, Narmes Alves de Oliveira, falecido no ano de 92, que tinha paixão por violão e a Marcenaria, mas se destacou no esporte.

Governo de Caculé entrega reforma da quadra poliesportiva do Colégio Eleutério Tavares

Quarta / 15.06.2016

Por Tayga Ribeiro

Estiveram presentes o deputado Luciano Ribeiro, prefeito Beto Maradona, vice-prefeito, vereadores, secretários, equipe escolar, funcionários públicos e lideres comunitários.

Na tarde da última sexta-feira (10), o Governo de Caculé entregou a reforma e cobertura da quadra poliesportiva do Colégio Municipal Professor Eleutério Tavares. Realizada por meio de recurso federal e municipal, a obra beneficia a população proporcionando mais saúde, integração social e lazer. Na oportunidade, os alunos apresentaram a ginástica artística, orientada pelo professor de educação física Washington Almeida, com uma notável admiração dos presentes. Houve também uma demonstração da Capoeira com a mestre Alessandra Guerreiro, Muay Thai com os campeões do Interestadual e uma partida de futsal entre as equipes do colégio.

A inauguração contou com as presenças do deputado Luciano Ribeiro, prefeito Beto Maradona, vice-prefeito José Cruz, vereadores, secretários, equipe escolar, funcionários públicos, presidentes das associações comunitárias e lideres comunitários. A diretora Maria Marta Magalhães demonstrou gratidão pela conquista de uma obra que favorece os alunos e a comunidade. “Vamos exercer um comportamento ético no dia-a-dia e cuidar do bem comum a todos, como se fosse o próprio bem”. A secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, ressaltou o valor da pratica esportiva como forma de lazer e entretenimento. “Agradeço ao prefeito pela sensibilidade em sempre trazer melhorias para a educação e nunca medir esforços para isso”.

Em um gesto nobre, a presidente da Câmara de Vereadores, Sônia do Carmo Neves Santana, devolveu ao cofre da prefeitura o valor de 25 mil do repasse do mês para a compra de uma ambulância. Beto Maradona agradeceu a doação e destacou que a nova aquisição garante melhor acolhimento dos pacientes. O prefeito ainda revelou o início de mais obras nos próximos meses e a telefonia móvel, já em licitação, para o Povoado da Várzea Grande. O deputado Luciano Ribeiro fechou os discursos destacando o diferencial do município com investimento em educação e, mais uma vez, parabenizou o trabalho realizado pela administração atual. “Cidadania plena só se alcança através da educação”, finalizou o parlamentar.

Na oportunidade, foi apresentado ginástica artística, demonstração da Capoeira, Muay Thai e uma partida de futsal entre as equipes do colégio.

Final do Campeonato Caetiteense de Futsal lotou o Ginásio de Esportes

Quarta / 15.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento fez parte dos festejos de 206 anos de Caetité.

Na noite do último sábado (11), uma multidão lotou o Ginásio Poliesportivo Prof. Hélio Negreiros para assistir às partidas finais da Copa Caetiteense de Futebol Feminino e do Campeonato Caetiteense de Futsal. Também houve uma partida amistosa entre as seleções “másters" de Igaporã e Caetité, esta última com o consagrado atleta Manoel Tobias em seus quadros. Na primeira partida, da final feminina de futsal, as equipes de Igaporã e Urandi se enfrentaram. A equipe de Urandi mostrou uma enorme superioridade em quadra, vencendo pela elástica diferença de 5 X 0. O time ainda venceu com a melhor goleira, a atleta revelação Mariana e a artilheira Raiane. Os troféus e medalhas foram entregues pelo prefeito Zé Barreira e pelo secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt), Sebastião Carvalho.

Seguiu-se a partida amistosa de másters entre o time de Igaporã e a equipe mista de antigos craques caetiteenses, aos quais se juntaram ao jogador eleito três vezes melhor do mundo pela FIFA, Manoel Tobias, hoje com 45 anos de idade. Tobias marcou dois belíssimos gols na vitória de Caetité que ficou 5 X 2. Craques das duas cidades exibiam com alegria suas camisas autografadas pelo atleta trazido pela prefeitura para abrilhantar o evento, parte dos festejos dos 206 anos de Caetité. Em clima de muita solenidade, a grande final entre as equipes caetiteenses Borússia e Barcelona entraram na quadra com grande pompa, sendo cada um dos atletas anunciado para a torcida e fazendo sua entrada para a peleja. O Hino Nacional foi entoado pela jovem estudante caetiteense Franciele, que ficou em segundo lugar no festival estudantil baiano.

O Barcelona entrou para a partida com a vantagem do empate, pois venceu a primeira partida, no dia 6 de junho, por 4 a 3. O Borússia, por sua vez, contava com uma animada torcida que vibrou quando, ao fim do primeiro tempo, a equipe ostentava a vantagem de 4 a 2. O segundo tempo foi pleno de emoções até o último segundo: numa reação impressionante o Barcelona virou o placar, já em 7 a 6, e nos últimos minutos garantia o bicampeonato quando o Borússia fez um belo gol que encheu sua torcida de esperanças. A equipe lutou bravamente até o fim, mas o empate garantiu ao Barcelona, pelo segundo ano seguido, o título de Campeão Caetiteense. O evento consagra o apoio que o município vem dando ao esporte, o que foi realçado por Manoel Tobias em sua fala. Ele agradeceu a hospitalidade do povo caetiteense e parabenizou a administração pelo apoio dado ao esporte, tão importante para todas as gerações, sobretudo aos jovens.

O craque Manoel Tobias, eleito três vezes melhor jogador de futsal do mundo, prestigiou o evento.

Dia do Evangélico encerra a comemoração do 139º aniversário de Brumado

Quarta / 15.06.2016

Por Guto Bernardes

O evento contou com apresentações musicais, com a participação do cantor Kleber Lucas (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

No último sábado (13), como parte da comemoração dos 139 anos de emancipação política de Brumado, a Ordem dos Ministros Evangélicos do Sudoeste da Bahia (OMESB) realizou o Dia do Evangélico, evento cristão que contou com apresentações musicais, com a participação do cantor Kleber Lucas, e apresentação de dança. Este ano, um grande público lotou a Praça Cel. Zeca Leite. Na ocasião, a OMESB homenageou o prefeito Aguiberto Lima Dias com uma placa de horaria, entregue pelo pastor Clóvis Fraga. Os vereadores da Câmara de Brumado também se fizeram presentes no evento.

A OMESB homenageou o prefeito Aguiberto Lima Dias com uma placa de horaria (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Brumado comemora 139 anos de emancipação política com muita alegria e animação

Terça / 14.06.2016

Por Guto Bernardes

A noite foi regada com muita alegria e animação ao som de Caviar com Rapadura e Amor de Cinema (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

A animação e alegria tomou conta da cidade de Brumado na última sexta-feira (10), dia em que foi comemorado o 139º aniversário do município. A Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), onde aconteceu a comemoração, ficou lotada para festejar ao som de Caviar com Rapadura e Amor de Cinema. Na ocasião, o Prefeito Aguiberto Lima e o secretário de Agricultura, deputado Vitor Bonfim, estiveram presentes prestigiando o evento. O aniversário de Brumado também ficou marcado pelas inúmeras inaugurações nas áreas de saúde, esporte, lazer e educação. “Deixo aqui meus parabéns para Brumado e que este município continue firme rumo ao seu destino de grandeza”, disse Aguiberto parabenizando a cidade.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Um grande público se concentrou na Praça Cel. Zeca Leite para comemorar o aniversário da cidade (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Reinauguração da Praça Pompílio Leite marcou programação dos 139 anos de Brumado

Terça / 14.06.2016

Por Guto Bernardes

A reinauguração da Praça Pompílio Leite foi de grande alegria para a população brumadense (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

A Praça Pompílio Leite (Praça do Jurema), que muito era cobrada pelos brumadenses a realização de sua reforma, foi reinaugurada na última sexta-feira (10). A solenidade, assim como outras obras entregues pelo prefeito, fez parte da programação dos 139 anos de emancipação política de Brumado. O projeto de revitalização da praça, que teve as obras iniciadas em 28/12/2015, foi encabeçado pelo vereador Weliton Lopes, através de recursos de emenda do deputado Luciano Ribeiro, com investimentos de 221 mil. No ato estiveram presentes o deputado Luciano Ribeiro, o prefeito Aguiberto Lima, o secretário de Agricultura Vitor Bonfim, os vereadores Weliton Lopes, Alessandro Lôbo, José Carlos dos Reis, José Carlos de Jonas, Zé Ribeiro, Catorze, Édio Pereira e Santinho, além do prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (Ceará).

Em seu pronunciamento, o vereador Weliton Lopes agradeceu ao deputado Luciano Ribeiro pelo empenho na conquista do investimento. “Nós, brumadenses, queremos agradecê-lo Luciano, pois você é um deputado de compromisso que prometeu e agora está cumprindo grandes obras em Brumado e região. E ao prefeito Aguiberto, que participou da inauguração em 1971, quis o destino que ele estivesse aqui hoje para entregar a reinauguração da mesma. Muita história se passou aqui nesta praça, e nesta noite especial estamos devolvendo esta importante e bela obra. Estou muito orgulhoso de fazer parte desta conquista para a comunidade, e estou certo de que a população está muito feliz com a revitalização desta praça”.

O secretário de Agricultura, deputado Vitor Bonfim, destacou que o município tem que estar bem gerido para que os investimentos do governo Federal. “Quando conseguimos um recurso junto ao governo Federal o município também participa, tendo que colocar os recursos da municipalidade para fazer a contrapartida na obra. E o município tem que estar bem gerido para receber os recursos, com suas contas em dias”.

O deputado Luciano Ribeiro ressaltou que a praça é como uma sala de visitas, onde as famílias se encontram para terem seus fins de tarde. “Eu sempre tive como concepção de que uma cidade precisa ter a sala de visita, o lugar onde as famílias se encontram no fim de tarde, e este lugar, sem dúvida nenhuma, são as praças públicas. Quando adolescente frequentei muito aqui e aprendi a entender que esta praça era o coração de Brumado, era a praça dos namorados, a praça dos encontros e das alegrias, naquela época em que o romantismo interava. Então, porque não voltar a esse romantismo? Dentro das minhas composições políticas eu coloquei, através de um deputado federal, esta emenda para Brumado porque eu entendia que está praça merecia voltar a ser o coração de Brumado, voltar a ser a Praça do Jurema, a praça dos namorados”.

Já o prefeito Aguiberto destacou ser uma satisfação entregar a praça para a população e agradeceu a Luciano Ribeiro e aos vereadores pelos esforços nos trabalhos parlamentares. “Temos acompanhado o trabalho de Luciano na Assembleia Legislativa, nos representando com muita dignidade, e quero agradecê-lo por estamos reinaugurando esta praça hoje graças a uma emenda, que com a interseção do vereador Weliton Lopes e por seu intermédio tornou possível esta realização. Quero dizer a Weliton que Brumado agradece pela iniciativa de buscar, junto a Luciano, uma emenda parlamentar para estarmos hoje reinaugurando esta linda obra”. Logo após os pronunciamentos, foi realizado o descerramento da placa inaugural.

O projeto de revitalização da praça foi encabeçado pelo vereador Weliton Lopes, através de recursos de emenda do deputado Luciano Ribeiro (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Guanambi realizará a 2ª Conferência da Cidade nesta quarta-feira (15)

Terça / 14.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Conferência será realizada nesta quarta-feira (15), no Auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 7h.

Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidade Inclusiva, Participativa e Socialmente Justa", Guanambi realizará, nesta quarta-feira (15), a 2ª Conferência Municipal da cidade, no Auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 7h. A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil – construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios. “O principal objetivo da conferência é debater uma política de desenvolvimento urbano que dê conta das demandas da cidade. A idéia é fortalecer a participação social nas decisões de planejamento urbano. Levantaremos questões pontuais da cidade, visando chegar num denominador comum e, a partir desse resultado, levaremos propostas para a etapa estadual”, salienta Evilázio Neves Costa, Presidente do Conselho. Na última semana, diversos representantes de entidades e da sociedade civil foram convidados para participar dos debates e proposições.

SineBahia de Caetité comunica suspensão temporária na emissão de Carteira de Trabalho

Sexta / 10.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A suspensão ocorreu devido à mudança que ocorrerá no sistema de emissão de Carteira de Trabalho.

Tendo em vista a mudança que ocorrerá no sistema de emissão de Carteira de Trabalho, estará suspenso o atendimento desse documento a partir de hoje, dia 10 de junho, em Caetité. A normalização do serviço está prevista para o dia 04 de julho. Mais informações através do telefone (77) 3454-4182.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 12/06

Sexta / 10.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no domingo, dia 12/06, das 07:30h às 13:30h, no Bairro das Flores, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Frei Caneca; Rua Padre Feijo; Av. Mestre Eufrasio; Rua Barão de Vila Velha; Rua Padre Miguelino; Rua Sebastião Rocha Leite; Rua Sargento Antenor Santos; Rua Tenente Amarilio Silva Leite; Rua Visconde de Ouro Preto. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.  A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guajeru se destaca no Ranking da Transparência e nota ultrapassa média estadual

Sexta / 10.06.2016

Por Aloísio Costa

O município de Guajeru conseguiu uma pontuação expressivamente superior à do passado, atingindo 5,1, valor que ultrapassa a média estadual, que ficou em 4,06.

Foi divulgada na última quarta-feira (08), pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF), a classificação do Ranking Nacional da Transparência. A pesquisa avalia o cumprimento, por parte dos governos estaduais e municipais, de normas relativas à publicidade de informações de gastos públicos e disponibilização de canal para pedidos de informação por meio de sites oficiais ou portais de transparência. Nesta segunda avaliação, relativa ao ano de 2016, o município de Guajeru, com aproximadamente 10.000 habitantes, conseguiu uma pontuação expressivamente superior à do passado, atingindo 5,1, valor que ultrapassa a média estadual, que ficou em 4,06. Em 2015 o município havia atingido o índice de 2,3.

Na Bahia, os 417 municípios foram avaliados e muitos deles tiveram notas inferiores em comparação a 2015. Caculé, Brumado e Presidente Jânio Quadros, por exemplo, apresentaram notas mais baixas nesta segunda etapa do Ranking Nacional da Transparência, pontuando: 0,20; 4,40 e 1,20, respectivamente. Segundo a pesquisa, foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. O Índice Nacional de Transparência subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Para o prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu, este resultado é mais um reflexo das ações e medidas que têm sido adotadas pelo município. “Desde que assumimos esta gestão, em 2013, pautamos sempre o nosso trabalho na transparência e lisura de nossas ações, implantando no município um modelo de gestão que fosse compatível com a nossa realidade, buscando sempre prestar contas, tanto aos órgãos fiscalizadores como à população”, destacou Gilmar.

A Grande final da Copa Caetité de Futsal com a presença de Manoel Tobias será amanhã (11)

Sexta / 10.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Copa integra os festejos dos 206 anos de Caetité e terá uma premiação de R$ 5 mil aos vencedores.

A Copa Caetité de Futsal, que teve início em 07 de abril, terá sua grande final amanhã, dia 11 de junho, no Ginásio de Esportes, a partir das 20h. A entrada será 1Kg de alimento não perecível. As equipes do Borússia e Barcelona fizeram uma grande partida no primeiro jogo da final, que aconteceu na última terça-feira (06) e terminou em 4x3 para a equipe do Barcelona. "Não tenho dúvida que será uma noite de muita emoção. Até porque, teremos a participação do grande jogador de Futsal, Manoel Tobias, considerado um dos maiores e melhores do mundo. É um momento de muita alegria, ver como o esporte caetiteense vem crescendo ao longo dos últimos anos!", comemorou o secretário municipal de Esporte, Tião Carvalho. A Copa integra os festejos dos 206 anos de Caetité e terá uma premiação de R$ 5 mil aos vencedores. “Compareça, prestigie o esporte da nossa terra!”, convida a Prefeitura.

Bahia: Seleção de pessoal da ADAB começa na segunda-feira

Sexta / 10.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A ADAB tornou pública a realização do Processo Seletivo através do Edital Nº 01/2016, no Diário Oficial de sábado, 04 de junho de 2016.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, anuncia o início das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, a serem realizadas, exclusivamente, via internet, no período das 9 horas do dia 13 às 18 horas do dia 17 de junho deste ano, seguindo o horário de Brasília. Para inscrever-se, o candidato deverá preencher o formulário disponibilizado no site da ADAB ou pelo endereço (www.selecaoreda.adab.ba.gov.br), de acordo com os procedimentos estabelecidos na Ficha de inscrição e no Edital. As 117 vagas são para profissionais de nível médio, nas funções de Auxiliar de Fiscalização e Assistente de Atividades Administrativas, distribuídas entre alguns municípios da Bahia, como Barreiras, Itabuna e Salvador. O prazo de validade do processo será de um ano, contano a partir da data de homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da diretoria geral. A ADAB tornou pública a realização do Processo Seletivo através do Edital Nº 01/2016, no Diário Oficial de sábado, 04 de junho de 2016. 

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 11/06

Sexta / 10.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 11/06, das 08:00h às 13:00h, no bairro Santo Antônio, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais. Av. Deolinda Martins; Rua Hermes da Fonseca; Rua A; Rua B; Rua Maria Basto; Rua Joaquim Chaves; Rua Sandoval de Moraes; Trav. Deolinda de Martins; Trav. Sandoval Moraes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Prefeitura inaugura creche no bairro Baraúnas em comemoração aos 139 anos de Brumado

Sexta / 10.06.2016

Por Guto Bernardes

A creche recebeu o nome de Natanael Ribeiro Teixeira, ex-aluno da creche que faleceu com 2 anos e 8 meses (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

No final da tarde de ontem, dia 09 de junho, em Brumado, após inaugurar uma creche no bairro Irmã Dulce, o prefeito Aguiberto Lima e comitiva seguiram para o bairro Baraúnas, onde foi inaugurada mais uma creche. No ato, estiveram presentes familiares do homenageado, diretora da creche, os vereadores José Carlos de Jonas, Santinho e José Carlos dos Reis, moradores do bairro e secretários municipais, entre eles Acácia Gondim, secretária de Educação, que fez a introdução do evento.

Acácia Gondim destacou que as políticas públicas melhoram qualquer município. “Quero agradecer aos meus colegas secretários que estão sempre empenhados em melhorar a situação cidade, realmente são as políticas públicas que melhoram o município. E nós, como secretários, temos a obrigação de trabalhar para o serviço público”. A secretária também parabenizou os estagiários e a diretora pelos trabalhos realizados na creche, que antes tinha o nome de Creche Casulo Acalanto e, para homenagear uma criança que foi aluno da mesma, foi colocado o nome de Creche Natanael Ribeiro Teixeira. Ela destacou ainda que a obra foi totalmente reformada com recursos municipais.

O tio de Natanael, Elielson Teixeira, falou em nome da família e disse que todos estavam comovidos com a homenagem. “Estamos comovidos com essa homenagem. Natanael foi uma criança que viveu dois anos e oito meses somente e nesse período não se ouviu uma única palavra dele, mas ele conseguia cativar a todos com quem tinha contato. Ele tinha um sorriso tão franco e tão alegre que Deus preferiu levá-lo para Ele”, disse Elielson.

O prefeito Aguiberto fez agradecimentos aos profissionais da creche, a todos os presentes, e parabenizou Acácia pelos seus trabalhos na Educação de Brumado, como secretária de Educação. Segundo o prefeito, a obra ficou orçada em aproximadamente R$ 450 mil e a creche atende, atualmente, 80 alunos. “Quero agradecer aos professores, se não fossem vocês não seria possível ter educação, todos nós unidos vamos cada vez mais longe”, finalizou Aguiberto.

No ato estiveram presentes secretários municipais, prefeito, vereadores, moradores do bairro e familiares do homenageado (Foto: Guto Bernardes/Sertão Hoje).

Ibicoara: Rui entrega obras e reforça segurança na Chapada Diamantina

Sexta / 10.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

No distrito de Cascavel, o governador inaugurou amplo espaço de convivência com jardins, bancos e outros equipamentos para a população (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA)

Novas viaturas passam a reforçar o policiamento em municípios da Chapada Diamantina e dezenas de agricultores já possuem regularização de suas propriedades na região, após a visita do governador Rui Costa a Ibicoara, realizada nesta sexta-feira (10). Além dessas entregas, foram inauguradas obras que melhoram a assistência à saúde e qualificam a urbanização na sede e interior do município. Além de Ibicoara, Lençóis, Abaíra, Seabra, Ibiquera e Nova Redenção receberam uma nova viatura da Polícia Militar, totalizando  um investimento de R$ 827 mil. Somente em 2016, as entregas de novos veículos para o policiamento já somam 198 unidades, em 49 municípios.

No distrito de Cascavel, o governador inaugurou a Praça Braulino da Silva Ledo, amplo espaço de convivência onde foram instalados jardins, bancos e outros equipamentos para a população e visitantes da localidade. A obra teve investimentos de R$ 600 mil, com recursos do Governo do Estado e execução em parceria com a Prefeitura Municipal. No mesmo espaço ainda foi instalada a Academia de Saúde Osmar Matos, na qual aparelhos ao ar livre permitem à comunidade se exercitar gratuitamente. Os moradores do distrito também receberam uma nova unidade de ensino municipal. A Escola Professor Ricardo Silva Luz ofertará os ensinos fundamental I e II, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e em breve receberá uma quadra poliesportiva que será construída em convênio com o Governo do Estado. O anúncio foi feito por Rui Costa após pedido dos estudantes.

Os pequenos agricultores da Chapada Diamantina também tiveram motivos para comemorar. Rui entregou 63 títulos de domínio de propriedades a produtores dos municípios de Ibicoara, Barra da Estiva, Abaíra, Itaeté, Jussiape, Mucugê e Piatã, totalizando investimento superior a R$ 41 mil. Na sede de Ibicoara também foi aberta ao público mais uma Academia da Saúde, localizada na Praça José Novais Pina. Já no bairro Caixa D' Água, melhores condições de assistência médica foram proporcionadas com a entrega da Unidade de Saúde da Família Renan de Sá Teles. A inauguração das instalações também teve a participação do governador.

Além de Ibicoara, Lençóis, Abaíra, Seabra, Ibiquera e Nova Redenção receberam uma nova viatura da Polícia Militar, totalizando um investimento de R$ 827 mil.