Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2016"

Mistério Público busca solução para esgoto a céu aberto em Livramento

Sexta / 03.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O promotor Millen Castro reuniu-se com os secretários Jorge Requião, Lafaiete Dourado e Tácio Machado para buscar uma solução.

Há muito tempo a cidade de Livramento de Nossa Senhora está sem sistema de tratamento de esgoto, com uma coleta precária e despejada a céu aberto. A adutora que conduz os dejetos para as lagoas de decantação, conhecidas como “pinicão”, encontra-se totalmente depredada. A causa é o descaso dos gestores municipais, mas os prepostos da prefeitura culpam os proprietários dos terrenos adjacentes, acusando-os de quebrar as manilhas para irrigar pastagens com os efluentes contaminados.

No entanto, o poder público não fiscaliza, para responsabilizar os depredadores, nem faz os reparos exigidos. O odor desagradável e o risco de doenças, inclusive a dengue, atormentam moradores da vizinhança. O assunto foi parar no Ministério Público, levado pelos moradores Luciene Ramos Cardoso Reis e Gleidson Márcio Pereira Silva. O promotor Millen Castro iniciou a preparação de inquérito civil investigatório. Ele reuniu-se ontem (02) com os prepostos da prefeitura buscando antecipar uma solução. Compareceram os secretários Jorge Requião (Obras e Serviços Urbanos), Lafaiete Dourado (Meio Ambiente e Agricultura) e Tácio Machado (Saúde).

Após ouvir as partes, o promotor agendou outra reunião, para 16 de junho próximo, às 15h, ficando os prepostos municipais de apresentar a solução dada ao problema ou informar o estágio das providências tomadas. As providências incluem restauração da adutora, remoção ou cobertura dos resíduos acumulados no meio ambiente para se evitar doenças, laudo pericial dos impactos ambientais e respectivas ações reparatórias. Fonte: mandacarudaserra.com.

Confira as atrações musicais do São João de Dom Basílio 2016

Sexta / 03.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A festa será animada com quadrilhas juninas, apresentações culturais e com atrações musicais que irão animar a galera.

A comemoração do padroeiro da cidade de Dom Basílio, São João Batista, acontece todos os anos de 15 a 24 de junho. Neste ano não será diferente, a comissão organizadora vinha realizado reuniões para tratar de assuntos referentes aos festejos. De 15 a 21 acontecerá, na praça principal do município, às quadrilhas juninas e apresentações culturais com o apoio das Secretarias de Educação e de Assistência Social. Já as noites dos dias 22, 23 e 24 serão animadas com atrações musicais. As bandas que farão a festa na cidade serão: Adelmario Coelho, Sadol, Gilvan da Paraiba, Xote apimentado, Carlos Kazan, Mel do Forró e Nandão e Banda.

Justiça concede liminar que suspende reajuste na tarifa de água e esgoto na Bahia

Sexta / 03.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A decisão foi do Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Britto, atendendo a uma ação civil pública que considera o reajuste abusivo (Foto: Reprodução/Internet).

Na última terça-feira (31), a Justiça concedeu uma liminar que suspende o reajuste de 9,95% na tarifa de água e esgoto, autorizada pela Agencia Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), por meio da Resolução nº 002, de abril de 2016. O aumento estava previsto para 6 de junho. A decisão da suspensão foi do Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Almeida Britto, atendendo a uma ação civil pública que considera o reajuste abusivo. A ação aponta que a inflação do período medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 9,83%. Segundo dados da ação civil, os reajustes têm sido bem maiores que a inflação nos últimos cinco anos. A assessoria da Embasa disse que aumento é definido pela Agersa. Já a Agersa disse que só vai se pronunciar depois de ser informada oficialmente sobre a decisão.

Atletas caculeenses se destacam em competição de Muay Thai realizada em Minas Gerais

Sexta / 03.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Riken Ribeiro - vice-campeão, Micael Santiago – campeão, Matheus Nunes - campeão e Jonathas Batista – campeão, ganharam os títulos em suas respectivas categorias.

No último domingo (29), atletas caculeenses de Muay Thai, da equipe Sparta Thai Boxing, foram destaque do Campeonato Interestadual de Muay Thai 2016, realizado em Belo Horizonte-MG, onde estiveram equipes de todo o país representando seus estados. Os representantes caculeenses voltaram par casa com três primeiras colocações e uma vice, sendo: Riken Ribeiro, 16 anos, 60 kg /vice-campeão; Micael Santiago, 14 anos, 60kg / campeão; Matheus Nunes, 17 anos, 65kg, ganhador do título de campeão em sua categoria, com duas lutas e duas vitórias por nocaute; e Jonathas Batista, 15 anos, 65kg, primeiro lugar em sua categoria, vencendo as três lutas que disputou. O treinador Léo Sparta acompanhou os atletas na competição, e destacou que os representantes caculeenses impressionaram os organizadores do evento, não só pela capacidade técnico, mas também pela força e determinação. “Levamos quatro atletas, trouxemos três primeiros lugares e um segundo lugar. Essa é a maior prova da capacidade e da vontade de vencer que os garotos poderiam demonstrar”, destacou Sparta. Na oportunidade, Léo também ressaltou a importância dos parceiros que têm apoiando iniciativas como esta, sendo eles: Fundação Banco do Brasil, BB Consórcios, Governo de Caculé, Clínica Bem Viver, Academia Corpo e Forma e Gráfica Planeta News.

Agentes da SMTT são vítimas de acidente de moto em Brumado

Sexta / 03.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os agentes tentam identificar o autor do ocorrido com dados que conseguiram da motocicleta.

Na tarde de ontem, dia 02, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em Brumado, foram vítimas de acidente próximo a Igreja do Bom Jesus. Os dois agentes trafegavam no local quando pararam para dar passagem a uma pedestre e foram atingidos por uma motocicleta vermelha. Os agentes tentam identificar o autor do ocorrido com dados que conseguiram da motocicleta. O acidente serviu para reacender a discussão quanto ao auxílio periculosidade, pois os agentes entendem que o trabalho no trânsito local é de risco para a segurança e saúde física da categoria. Os mesmos levam em consideração o alto índice de acidentes com motocicletas registrados na cidade.

Caetité realizou com sucesso o 2º Fórum de Avaliação Comunitário Selo UNICEF

Sexta / 03.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Fórum apresentou as ações concretizadas em prol das crianças e adolescentes do município.

Caetité vem mobilizando a população com relação à importância da conquista do Selo UNICEF e, para isso, desenvolve projetos que beneficiam as crianças e adolescentes nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte. Durante toda a tarde de ontem (01) foi realizado o 2º Fórum Comunitário de Avaliação do Selo UNICEF – Município Aprovado, Edição 2013/2016. O evento contou com a presença de representante do UNICEF e instituição ligada a Organização das Nações Unidas (ONU), para avaliação do desempenho das ações do município em relação ao resultado inicial em 2013.

Durante o Fórum foi realizada a Feira Crescendo Juntos, com stands mostrando as ações desenvolvidas pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Cultura e Esporte, além de apresentações culturais. A escola Monsenhor Bastos, unidade escolar Grupo Conceição Pontes, alunos de Sambaíba e pelo grupo Ocotô, do projeto Arte e Eu, realizaram apresentações de danças. Em seguida, foi dado início à Assembleia, com a apresentação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Pastor Noêdson Silva, destacou a importância do 2º Fórum no processo de conquista do selo. “Esse é o momento considerado o ápice desta Edição do Selo, é aqui que gestores e articuladores mostram tudo o que foi implementado pelo município nos últimos três anos para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.”, explicou o pastor.

O evento contou com a participação do representante do UNICEF, sociedade civil organizada, das Secretarias Municipais, autoridades políticas, crianças e adolescentes.

Final do 14º Campeonato Sudoeste de Futsal será realizada nos dias 04 e 05 de junho

Sexta / 03.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Durante o Campeonato participaram 36 equipes, de 36 cidades (Foto: Reprodução/Internet).

A organização do 14º Campeonato Sudoeste de Futsal Edição 2016 convida a todos para participarem da zona final da referida competição, que será realizada no município de Presidente Jânio Quadros, no Ginásio de Esporte Municipal. Durante o Campeonato participaram 36 equipes, de 36 cidades.

Programação:
04.06 – 20:00h – Seleção de Tanhaçu x Arcel de Futsal de Cândido Sales
04.06 – 21:00h – Agradecimento ao Homenageado (Sr. Marcos Ferreira)
04.06 – 21:15h – Posto Jânio Quadros x Luís Eduardo Magalhães
05.06 – 11:00h – Vencedor 1º Jogo x Vencedor 2º Jogo
05.06 – 12:00h – Premiação aos melhores do Campeonato

TV Sudoeste, afiliada a Rede Globo, grava matéria sobre o São João de Guanambi

Quinta / 02.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Afiliada da Rede Globo na região gravou a reportagem destacando a ornamentação e as atrações do São João do Gurutuba.

Afiliada da Rede Globo na região, a equipe da TV Sudoeste gravou reportagem em Guanambi, na tarde de ontem (01), na Praça do Feijão, destacando a ornamentação e as atrações do São João do Gurutuba. A repórter entrevistou a primeira-dama Jaylma Fernandes, que deu detalhes da festa, como as atrações, expectativa de público e o trabalho social do festejo. Na festa, 11 entidades assistenciais serão beneficiadas com as barracas cuidadosamente feitas e ornamentadas pela equipe do senhor Geraldo, que coordena, junto com Jaylma, os trabalhadores no circuito da festa popular. “Grandes atrações irão celebrar o São João em nossa terra, teremos uma grande estrutura de som, iluminação, palco e segurança em toda a praça, que estará cuidadosamente organizada para receber as famílias de Guanambi e região”, frisou Gean Oliveira, responsável pela divisão de eventos da prefeitura de Guanambi.

Sucesso em toda a região nos últimos anos, o São João de Guanambi será o ponto de encontro das famílias, onde uma verdadeira festa do povo na praça irá celebrar o festejo de maior tradição da região nordeste. No ano passado, ao longo do mês de junho, a TV Sudoeste gravou três matérias sobre o São João do Gurutuba, com destaque a nível estadual, sendo veiculado nos telejornais de Salvador e em toda a Bahia. “Com muitas atrações musicais de qualidade, como os nossos artistas locais e bandas de renome nacional, este ano teremos uma economia de mais de 35% do investimento nos festejos juninos, comparados ao ano passado. Isso foi possível graças à criatividade, como no reaproveitamento do material de ornamentação, mas sem perder o brilho e o acabamento da festa, que sempre foi feito com muito carinho e dedicação pela equipe do Seu Geraldo”, destacou Jaylma. A matéria gravada deve ir ao ar nos telejornais até o fim desta semana.

A matéria gravada deve ir ao ar nos telejornais até o fim desta semana.

Governo de Guanambi inicia obras de pavimentação no Bairro Leolina de Sá

Quinta / 02.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Várias máquinas realizam o trabalho de terraplanagem no bairro Leonina de Sá.

Após compromisso firmado em reunião com os moradores no dia 30 de maio, a Prefeitura de Guanambi iniciou, na última terça-feira (30), a primeira etapa das obras de pavimentação de diversas ruas do Bairro Leolina de Sá. Várias máquinas realizam o trabalho de terraplanagem. “Estamos felizes que as obras já iniciaram em nossa rua, o sofrimento com a poeira e os buracos nos tempos de seca e com a lama nos tempos de chuva vão acabar”, comemorou dona Joana Conceição, de 57 anos e mãe de três filhos. Na primeira etapa de execução, serão beneficiadas as vias: Rua São Pedro, Rua A, Rua 1, Rua 8, Rua 9 e Rua 10, totalizando uma extensão de 1.052 metros. A gestão do prefeito Charles Fernandes alcançará com a conclusão das obras no Bairro Leolina de Sá, 88,79 km de vias pavimentadas em todas as regiões e distritos da cidade, sendo o maior programa de pavimentação da história de Guanambi.

Atendendo solicitação do vereador José Carlos dos Reis, Prefeitura de Brumado inicia recuperação de estradas vicinais no município

Quinta / 02.06.2016

Por Eliana Costa

A Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciou a recuperação das estradas vicinais nas localidades de Formosa, Tibiraba, Passagem, Legado, Pilar e Morro.

Atendendo solicitação efetivada pelo vereador José Carlos dos Reis, a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a recuperação das estradas vicinais nas localidades de Formosa, Tibiraba, Passagem, Legado, Pilar e Morro, todas localizadas na região de Arrecife. Como representante da região, José Carlos dos Reis não tem medido esforços para que as reivindicações da população local sejam realizadas, sempre buscando que a região esteja em ritmo de desenvolvimento e crescimento, ofertando condições de vivência no campo. “Estamos muito satisfeitos com o início do trabalho das máquinas nas estradas das localidades de Arrecife, pois proporcionarão melhor trafegabilidade a todos que utilizam para se dirigirem a outras regiões do município. Agradecemos ao gestor municipal e ao secretário de infraestrutura. O trabalho em parceria sempre resulta em benefícios para a comunidade”, destacou o vereador.

Exposição Agropecuária de Guanambi recebe curso de piscicultura e doação de alevinos

Quinta / 02.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os produtores de Guanambi e região têm a oportunidade de conhecer novas alternativas de geração de renda na área de piscicultura e aquicultura.

Os piscicultores de Guanambi estão sendo contemplados com uma série de atividades desenvolvidas pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado, durante a Exposição Agropecuária de Guanambi. As ações acontecem durante todo o decorrer da exposição, de 1º a 5 de junho, e contam com curso de piscicultura básica, distribuição de 50 mil alevinos de tilápia e exposições de projetos. Um dos destaques do evento é a exibição de um tanque de recirculação de água para criação de peixes, exposto juntamente com outros projetos da Bahia Pesca, no estande da Seagri no evento.

“Os produtores de Guanambi e região tem a oportunidade de conhecer novas alternativas de geração de renda na área de piscicultura e aquicultura. Uma gama de atividades e projetos estão sendo expostos e realizados durante todos os dias da exposição, pela BahiaPesca”, disse o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. “Utilizando uma pequena quantidade de água, que é constantemente filtrada e reutilizada, o piscicultor pode produzir peixe em diferentes ambientes. O sistema conta com tanques de cultivo com capacidade de aproximadamente cinco mil litros, tanques reservatórios para reposição de água, biodigestores, biofiltros, unidade de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A capacidade de produção é de uma tonelada de pescado por ano e o tanque estará disponível para visitação durante os cinco dias da exposição.

Ontem, dia 1º, a Bahia Pesca doou 50 mil alevinos de tilápia para os piscicultores da região, beneficiando cerca de 50 famílias. “Nossa equipe faz o acompanhamento técnico de todas as etapas, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, escolha do melhor tipo de ração, acompanhamento durante a fase de engorda até a retirada do peixe para consumo e venda”, explicou o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda. É com base no conhecimento sobre a tilápia, espécie que doada aos produtores de Guanambi, que o engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, montou o cronograma a ser desenvolvido no curso de piscicultura básica. O curso aconteceu no dia 1º, no auditório da Faculdade Guanambi, das 16h às 18h, montado na própria exposição.

Com apoio da Prefeitura de Paramirim, cortejo afro abre os festejos juninos de Santo Antônio

Quinta / 02.06.2016

Por Fagner Abreu

Adeptos do Candomblé, com muita água de cheiro, alfazema, arroz e banhos de pipoca, mostravam ao povo o sincretismo religioso, parte cultural da Bahia.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Paramirim apoiou o desfile do cortejo afro, realizado na tarde de ontem, dia 1º. O cortejo saiu do Centro Cultural Nabor Caires de Brito com destino a Igreja Matriz de Santo Antônio para a lavagem das escadarias. Adeptos do Candomblé, com muita água de cheiro, alfazema, arroz e banhos de pipoca, mostravam ao povo o sincretismo religioso, parte cultural da Bahia. Idealizado por Júlio Dantas do Ilê Axé Alá OmiOxaguiã, TwoLai, e apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura. O cortejo já está em sua 3ª edição e tem agradado a população. “No sincretismo religioso, Santo Antônio é Ogum, e o Candomblé é patrimônio imaterial da Bahia. É uma realidade em nosso município e nós temos que aos poucos ir quebrando tabus. A lavagem das escadarias na Bahia é um evento tradicional, como a do Bonfim em Salvador. Então este é nosso objetivo, mostrar como é bonita a nossa religião”, afirmou o Júlio Dantas.

O cortejo já está em sua 3ª edição e tem agradado a população.

Com início neste sábado (04), o forró e o arrasta-pé irão invadir o Arraiá de Caculé 2016

Quinta / 02.06.2016

Por Tayga Ribeiro

As atrações principais dos shows serão: Daniel, Amor de Cinema, Caviar com Rapadura, Amantes do Forró e Edgar Mão Branca.

O mês de junho chegou recheado de alegria e expectativa para curtir as festividades juninas. A tradicional festa de São João de Caculé, o Arraiá de Caculé, começa neste fim de semana com a apresentação da Quadrilha Junina Busca-pé, e vai até o dia 02 de julho com o São Pedro da Várzea Grande. As atrações principais dos shows, que se apresentarão na Praça Deoclídes Cardoso, entre os dias 24 e 26 de junho, serão: Daniel, Amor de Cinema, Caviar com Rapadura, Amantes do Forró e Edgar Mão Branca.

Confira a programação do Arraiá de Caculé 2016:
Dia 24 (sexta-feira): Daniel, Feras da Bahia, Zé de Chico e Daniel e Beto.
Dia 25 (sábado): Radiola de Cangaceiro, Caviar com Rapadura, Amor de Cinema e Amantes do Forró.
Dia 26 (domingo): Banda Xero Nela, Thiago Araújo, Tropa de Xote e Mão Branca.

As tradicionais quadrilhas juninas abrem os festejos com apresentações nos fins de semana anteriores ao São João. Confira a sequência das apresentações:
Dia 04 de junho, às 22 horas: Quadrilha Junina Busca-Pé.
Dia 10 de junho, às 22 horas: Quadrilha Junina Xiado do Xinelo.
Dia 11 de junho, às 22 horas: Quadrilha Junina Jacques Carvalho.
Dia 17 de junho, as escolas municipais apresentarão lindas criações no Arraiá da Educação.

Nas tardes de São João alegria e o arrasta-pé estão garantidos nas festas privadas:
Dia 22 de junho, quarta-feira: Arraiá Odonto.
Dia 23 de junho, quinta-feira: Forró do Fole Furado.
Dia 25 de junho, sábado: Forró do Bode.
Dia 26 de junho, domingo: Forró Xamegado.

Vestido para a Alegria: Lançada a camisa oficial do Forró do Sítio Novo 2016

Quinta / 02.06.2016

Por Redação Sertão Hoje

A camisa também é vista como um memorial da alegria, já que a festa é regada pelo alto astral, deliciosas comidas típicas e música de ótima qualidade.

O Forró do Sítio Novo 2016, tradicional festa realizada no período junino em Brumado, organizado pela Só Legal Produções e Beto Bonelly, todos os anos traz uma grande expectativa para o lançamento da camisa oficial. O evento é considerado o melhor de toda a região, por essa razão, a ansiedade em possuir este objeto de desejo é muito grande. Essa expectativa chegou ao fim ontem, dia 1º, quando a produção do evento realizou o lançamento oficial da camisa, que mais uma vez mostrou um designer inovador, mas tendo como tonalidade principal o verde, que simboliza a esperança. A camisa, que acaba se tornando um “suvenir”, também é vista como um memorial da alegria, já que a festa é regada pelo alto astral, deliciosas comidas típicas e música de ótima qualidade, sempre com bandas e artistas da primeira linha. Em suma, com todos os ingredientes de uma festa inesquecível. Adquira já o seu kit da alegria, que vem com a camisa, uma caneca e ingresso. Este ano, a festa acontecerá dia 18 de junho. Pontos de venda: Bar do Rey, Academia Power Gym, Rei do Som, Bar De João Da Toca, Padaria Ki Pão, Jô Lanches, Boutique Sandes, Kabana Açaí, Padaria Pérola, Shopping Bike e Loja W/Man.

Weliton Lopes critica secretário estadual de saúde e governador por compromissos não cumpridos na área de saúde de Brumado

Quinta / 02.06.2016

Por Eliana Costa

Segundo Weliton, o governo estadual vem investindo em municípios de toda região, deixando os brumadenses, que se sentem alijados das obrigações do Estado, somente na esperança.

A falta de comprometimento do governo do Estado com Brumado tem sido uma constante, visto que diversos órgãos anteriormente aqui instalados foram levados para outras cidades vizinhas, sem explicações plausíveis. O vereador Weliton Lopes tem destacado essa conduta do governo estadual em seus discursos no legislativo brumadense, dando ênfase aos compromissos assumidos pelo governador e o secretário de Saúde do estado relativos a área da saúde.

O governador e o secretário visitaram o município, inclusive o hospital municipal e outros órgãos da saúde, mas até então nada foi efetivado, como a reforma da parte antiga do hospital municipal, a construção de uma nova enfermaria com 45 leitos, a instalação de um arco-cirúrgico para realização de cirurgias ortopédicas, a inauguração da UPA que já se encontra pronta sem prestar atendimento para a população e a tão necessária UTI. Todo esse descaso contribui para que as despesas do município se elevem, pois, para oferecer os serviços essenciais para a população, o gestor municipal investe valores muito acima dos previstos em Lei e que deveriam ser custeados pelo governo do Estado.

“Na audiência pública realizada na manhã da última terça-feira (31), quando nos foi apresentada a Prestação de Contas relativas ao 1º quadrimestre, podemos observar que o Município investiu 22,34% na área da saúde. Ou seja, o equivalente a R$ 4.717.709,14, sendo que a Emenda Constitucional nº 29/00 prevê a aplicação de 15%, que seriam R$ 3.166.969,56, ficando desta forma todo o ônus para o município. Sendo assim, em razão da falta de apoio do Estado, a administração municipal investiu R$ 1.550.739,58 a mais em recursos. Recursos esses que poderiam ser direcionados para outras áreas”, explicou Weliton.

Ainda segundo o vereador, o governo estadual vem investindo em municípios de toda região, deixando os brumadenses, que se sentem alijados das obrigações do Estado, somente na esperança. “Não podemos aceitar que uma obra como a UPA fique sem funcionamento enquanto tantas pessoas necessitam de atendimento, que a UTI fique na dependência da transferência de recursos para sua manutenção, que tantas pessoas tenham que recorrer a outros municípios para realizarem cirurgias ortopédicas, e que tantos benefícios deixem de ser oferecidos à população por falta de compromisso do governo do Estado. Para os brumadenses só o ônus, enquanto para outros só o bônus”, externou o vereador.