Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2015"

Deputado Luciano Ribeiro em defesa do patrimônio dos servidores inativos e pensionistas da Bahia

Quinta / 11.06.2015

Deputado Estadual Luciano Ribeiro

O deputado Luciano Ribeiro apresentou Emenda Aditiva ao Projeto de Lei Nº 21.293/2015, do Poder Executivo, pelo qual o Governo pretende alienar o imóvel pertencente ao antigo clube dos aposentados e pensionistas. Pela Emenda, o deputado busca preservar o equilíbrio financeiro do Funprev – Fundo Financeiro de Previdência Social dos Servidores do Estado da Bahia, no sentido de que os recursos oriundos da alienação do imóvel sejam depositados, por cinco anos, em conta do próprio Funprev e, findo o prazo, poderá ser utilizado para cumprimento dos seus objetivos, ouvido o Conprev – órgão consultivo e deliberativo vinculado a Secretaria de Administração do Estado da Bahia. 

Brumado, 138 anos de emancipação político-administrativa

Quinta / 11.06.2015

Foto: J.L.Vieira

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva, em nome de todos os parlamentares que compõem o legislativo brumadense parabeniza Brumado pelos 138 anos de emancipação político-administrativa. Aspiramos que as conquistas de nossa cidade sejam sempre em benefício de todos, evidenciando que cabe a nós fazermos o amanhã, na busca incessante do caminho adequado por um município mais digno com os direitos cada vez mais consolidados. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, não desistindo e não perdendo de vista a esperança, pois não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos.

Câmara Municipal de Vereadores de Brumado

Alessandro Lôbo e Silva

Presidente

OAB Brumado comunica realização de treinamento

Quinta / 11.06.2015

No dia 16/06/2015, das 08:30 às 12:30h, na sede Subseção da OAB Brumado, será realizada uma palestra  treinamento do PJE – Processo Judicial Eletrônico, ministrada pela própria equipe do TRT da 5a. Região. Como amplamente vem sendo divulgado, a partir do dia 19/06/2015, quando deverá ser inaugurada a nova sede da Vara do Trabalho, os novos processos só poderão ser promovidos através do Processo Judicial Eletrônico, sendo imprescindível o treinamento dos(as) advogados(as) e sua equipe técnica.

São Pedro é em Guajeru

Quinta / 11.06.2015

Depois do arrastar pé no São João, a região já pode ir se preparando para curtir a Festa de São Pedro em Guajeru, uma festa tradicional da cidade, e que acontece nos dias 27 e 28 de junho. A festança contará com a participação das bandas Rasta Chinela e Gibão de Couro, dentre outras. Um dos pontos altos do evento é a 8ª Cavalgada de Guajeru prevista para acontecer no dia 28 de junho. 

6ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada em Guanambi

Quinta / 11.06.2015

Prefeito Charles Fernandes fazendo a abertura oficial do evento

A Prefeitura de Guanambi realizou nesta terça e quarta-feira 9 e 10/06 no Clube de Campo de Guanambi, a 6ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. O município já tinha realizado as pré-conferências Distritos de Morrinhos, Mutans e Ceraíma. O prefeito Charles Fernandes participou da abertura oficial do evento, estando acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Manoel Paulo Fraga Rodrigues. Também foram convidados a compor a mesa de abertura, a Sra. Alzira Stella Boa Sorte - representante da Base Operacional de Saúde em Guanambi, a Dra. Silvana Abreu Sampaio - Defensora Pública Estadual, a Sra. Maria Leide Caldeira - Representante dos usuários no Conselho Municipal de Saúde e a Dra. Karoline Silva Rebouças - Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste da Bahia. O prefeito municipal destacou durante o seu pronunciamento da evolução dos serviços prestados em saúde no município, como a ampliação da cobertura das Unidades de Saúde da Família, além do aumento significativo da realização de diversos procedimentos e exames, afirmando: “Muito conseguimos realizar. Estamos lutando para continuar evoluindo, tanto na estruturação como na qualidade dos serviços prestados. Esta conferência e os debates aqui realizados serão de suma importância para esta evolução”.  A Conferência foi aberta com palestra proferida pela Dra. Karoline Silva Rebouças e Jamille Amorim Carvalho – Enfermeira Sanitarista, quando ressaltaram a importância do fortalecimento do SUS e a sua evolução em diversos aspectos. Após a palestra, foi realizado o debate sobre a temática, com questionamentos formulados pelos presentes, onde diversas questões pertinentes foram abordadas pelas palestrantes. Encerrado as palestras e debates, na quarta-feira os participantes da conferência se dividiram, formando os grupos dos seis eixos temáticos para discussões e apresentação de propostas para os temas em questão: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS. Ao final, foram realizadas as apresentações das propostas de cada eixo e votação das mesmas em plenária.  Encerrando foi realizada a plenária final para eleição dos delegados representantes de Guanambi na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá nos dias 29 e 30/09 e 1º de outubro em Salvador: Evilásio Pereira Bonfim, Alzira Stella Boa Sorte. José Wilson Lima Vieira, Camila Donato, Wilma Moura, Solange Cardoso Brito, José Humberto Silva Teixeira e Geyse Cristine Souza Fernandes. 

Participantes da conferência que formaram os seis grupos para discussão e apresentação de propostas dentro dos seis eixos temáticos da Conferência.

TRT ministra curso para servidores da Vara do Trabalho de Brumado na Câmara Municipal

Quinta / 11.06.2015

Por Eliana Costa

Na manhã desta segunda-feira (08.06) teve início no Infocentro da Câmara Municipal de Brumado o treinamento para os servidores da Vara do Trabalho de Brumado, ministrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Eles prestarão serviço  na nova sede que tem data prevista para inauguração no próximo dia 19 de junho. O curso terá duração de cinco dias e tem como objetivo principal a qualificação dos servidores lotados na Vara do Trabalho de Brumado para utilização do Processo Judicial Eletrônico – PJE, tendo como instrutor o servidor Elton Dhiego D. Fernandes, Seção de Suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC). O PJE tem como destaque a agilidade de acesso a informação, onde o usuário pode acessar às informações do processo eletrônico de qualquer lugar e ao mesmo tempo, além da facilidade de eliminar as tarefas repetitivas e mecânicas como juntar petição, numerar folhas, bater carimbo, etc., além da economia de tempo que o sistema trará para os usuários externos. O presidente da Casa Legislativa vereador Alessandro Lôbo e Silva falou da importância do novo sistema que estará sendo implantado na nova sede da Vara do Trabalho de Brumado e também da sua satisfação em poder oferecer o espaço para que fosse ministrado o treinamento para os servidores. “Inauguramos este espaço para servir a nossa população e ficamos muito satisfeitos em saber que realmente está atendendo às nossas expectativas”, pontuou.

 

Cessão de área da Ceplac consolida a implantação da UFSB

Quinta / 11.06.2015

Foto:Josivaldo Dias

O processo de consolidação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deu um passo importante com a assinatura, nesta terça-feira (9), do Termo de Cessão de um terreno da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura. A área de 37 hectares, localizada nos municípios de Itabuna e Ilhéus, vai ser utilizada para a instalação da reitoria e do campus Jorge Amado, abrigando laboratórios, sala de aulas e demais estruturas do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, do Centro de Formação em Tecnociências e o Centro de Formação em Agroflorestais. O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, que representou o governador Rui Costa na solenidade, destacou ser “este um momento histórico para o sul da Bahia, já que a educação é o caminho para a retomada do desenvolvimento regional”. Segundo o secretário, “o Governo do Estado trabalha para que o conhecimento acadêmico seja revertido em benefício da comunidade, incentivando a adoção de tecnologias que atendem demandas como a verticalização da cadeia produtiva do cacau, com a produção de chocolate, a agroecologia e a capacitação do setor de serviços”.

Ações integradas - O reitor da UFSB, Naomar Almeida, afirmou que “a cessão do terreno pela Ceplac vai agilizar a instalação dos equipamentos, que incluem um polo de tecnologia”. Ele disse que “a universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do sul da Bahia” e defendeu ações integradas pelos governos federal e estadual e a sociedade organizada, a exemplo do Programa Todos pela Educação, que tem a UFSB como parceira. Além da área cedida pela Ceplac, a Universidade Federal do Sul da Bahia vai dispor de mais 40 hectares doados pela Prefeitura de Itabuna e outros 40 hectares pela Prefeitura de Ilhéus, totalizando 117 hectares para o campus Jorge Amado.

Aleluia pede a governador fim de vistorias ilegais do Detran

Quarta / 10.06.2015

Deputado federal José Carlos Aleluia

Em carta aberta ao governador Rui Costa, publicada na edição do jornal A Tarde nesta terça-feira (09), o deputado federal José Carlos Aleluia, presidente estadual do Democratas, denuncia a inconstitucionalidade das vistorias veiculares periódicas implantadas na Bahia. “A Portaria nº 2.045/2012, editada pelo Detran-BA, é uma flagrante violação à Constituição Federal e ao Código de Trânsito Brasileiro”, afirma. De acordo com Aleluia, além do órgão estadual de trânsito, ilegalmente, obrigar a submissão dos veículos a vistorias anuais, para fins de licenciamento, fixou e majorou exponencialmente o valor da “taxa” cobrada pelas tais vistorias. “É um total desrespeito ao povo baiano”. O absurdo, relata Aleluia ao governador na carta, vai atingir, a partir de 2016, todos os automóveis com mais de um ano de fabricação, que terão que ser vistoriados. “A portaria do Detran-Ba inovou no ordenamento jurídico, normatizando matéria inserida no âmbito de competência privativa da União”, reclama. Aleluia alerta: “Senhor Governador, a Constituição da República Federativa do Brasil é clara! Compete privativamente à União legislar sobre trânsito e transporte (art. 22, XI), o que impede os estados de fixarem novas obrigações nesta seara, como a insustentável vistoria periódica, contra a qual me insurjo”. O deputado democrata lembra ao governador que “o Supremo Tribunal Federal já teve a oportunidade de se manifestar sobre a matéria, considerando inconstitucional vistoria anual implantada no Distrito Federal, o que reforça o exposto”. Também observa que a Advocacia Geral da União opinou contrariamente a vistorias implantadas no Mato Grosso do Sul, baseado no entendimento da Suprema Corte. “Estes elementos trago à apreciação de Vossa Excelência, para que não tolere que se penalize ainda mais os baianos”, diz Aleluia, destacando a existência de norma do Código de Trânsito Brasileiro – art. 12, inciso X - que atribui ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a competência para normatizar os procedimentos sobre registro e licenciamento de veículos. “Não poderia a legislação do Estado da Bahia fixar nova hipótese de vistoria, ao arrepio das leis federais. Diante do exposto, insisto que Vossa Excelência adote as providências para que se ponha fim às vistorias periódicas, imposição flagrantemente inconstitucional, que onera e desrespeita o povo baiano”, assinala Aleluia.

Jovens da Ordem DeMolay participam de sessão na câmara municipal

Quarta / 10.06.2015

Membros da Ordem DeMolay de Brumado

Na última segunda-feira (08) a sessão da Câmara Municipal de Brumado contou com a presença de jovens da Ordem DeMolay tendo como orador Thales Cesar Santos Coelho, Mestre Conselheiro do Capitulo Renovação Sertaneja Brumadense. Na oportunidade, ele falou um pouco do projeto brumadense n° 374 da ordem DeMolay que tem por objetivo formar jovens de 12 aos 21 anos, fazendo com que se tornem cidadãos melhores e lideres.  Ele enfatizou algumas virtudes para uma boa conduta no meio social, destacando que a ordem DeMolay não tem intenção de tomar lugar nem da igreja nem da escola. Na Ordem, são trabalhados os valores e virtudes de seus membros e é desenvolvida a Técnica dos Cardeais com os DeMolay que tem como foco o amor filial, a cortesia, o companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. A Ordem DeMolay já vem atuando há mais de 15 anos na cidade de Brumado contribuindo na formação dos jovens, ajudando-os dessa forma a se tornarem futuros lideres, respeitando os valores da boa convivência em sociedade.  

ADAB interdita laticínios clandestinos em Planalto

Quarta / 10.06.2015

Por Amanda Almeida

Os produtos lácteos irregulares foram destruídos no aterro sanitário do município de Vitória da Conquista.

Cinco laticínios clandestinos, situados no município de Planalto, microrregião do Sudoeste do Estado da Bahia, foram interditados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), ontem (8), durante atendimento de denúncia anônima. Na tentativa de inibir a clandestinidade na região, a equipe da Agência em Vitória da Conquista recebeu o apoio da Policia Militar da Bahia (PMBA), nesta ação de fiscalização. Ao todo foram apreendidos cerca de 650 quilos de produtos lácteos irregulares. O regional da ADAB de Vitória da Conquista, Jardel Xavier, esclarece que o estabelecimento não tinha a mínima condição de higiene para produzir alimento seguro para a população, sem armazenamento e manipulação adequados. A ADAB sempre alerta sobre os riscos do consumo de leite e seus derivados de procedência duvidosa. “Todo produto de origem animal pode sofrer contaminação e causar mal ao consumidor, por isso é submetido a uma inspeção rigorosa mediante exigência vigente em lei. A Agência realiza ações frequentes de fiscalização e atende prontamente as denúncias da sociedade, porém precisamos muito de cidadãos mais conscientes e participativos”, reforça o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Willadesmon Silva.

Governador solicita garantia de verbas para obras de infraestrutura

Quarta / 10.06.2015

Foto: Edsom Leite

Ao defender a infraestrutura como pilar para o desenvolvimento econômico da Bahia, o governador Rui Costa solicitou ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, que, mesmo diante do ajuste fiscal promovido pelo Governo Federal, os recursos federais previstos para obras como duplicação da BR-415 e Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) sejam mantidos. A audiência aconteceu nesta terça-feira (9), em Brasília, e contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e do representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo. A duplicação da BR-415, entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, foi reapresentada ao ministro. O governador assinalou que trata-se de um projeto urgente, aguardado pela população e necessário para o desenvolvimento daquela região. Em relação à Fiol, Rui disse que é preciso garantia de liberação dos recursos federais para fluidez nas obras. Outras BRs da carteira de projetos de infraestrutura foram apresentadas. Ainda na noite desta terça, Rui participa de audiências nos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Ele segue acompanhado pelo secretário Hereda, Jonas Paulo e também pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitorio.

Prefeitura de Guanambi anuncia obras de pavimentação no bairro Belo Horizonte

Quarta / 10.06.2015

Moradores do bairro Belo Horizonte compareceram à reunião para ouvir o anúncio da pavimentação que irá beneficiá-los

No pátio da Escola Municipal Janete Alves Rocha, no Bairro Belo Horizonte, a equipe de secretários da gestão do prefeito Charles Fernandes esteve presente para se reunir com moradores e anunciar melhorias para a comunidade. Com problemas de saúde, o prefeito não pôde comparecer e coube ao Secretário de Planejamento Jairo Magalhães anunciar a pavimentação de diversas ruas do bairro, atendendo a um pedido antigo dos moradores. “Estamos aqui para anunciar obras, fruto do compromisso desta gestão. Aonde chega a pavimentação, chega qualidade de vida, por isso, amanhã as máquinas iniciarão as obras de pavimentação de diversas ruas do bairro”. Presente na reunião, o Sr. Lidivaldo Pereira, presidente da associação de moradores frisou da importância do diálogo com a gestão: “Acredito na gestão do prefeito Charles Fernandes, a partir do momento que a sua equipe vem até o bairro anunciar melhorias para o nosso povo.  Atitude que  nos deixa bastante satisfeitos” -  frisou. Presentes à reunião os vereadores Joel do Suruá e Vanilson Flores, o suplente de vereador Bene Lopes, os secretários municipais Valguimar Cotrim, Victor Boa Sorte, Maria Silvia (Lilia), Roberto Júlio e Maristela Cavalcante, o diretor do HRG Dorisvaldo Lobo, do CSU Aurelino Nogueira, além de lideranças politicas e comunitárias e ampla presença popular.

Secretário de Planejamento Jairo Magalhães anuncia a pavimentação de diversas ruas do bairro Belo Horizonte

Servidores do legislativo brumadense parabenizam vereador Weliton Lopes pela aprovação na OAB

Terça / 09.06.2015

Lopes  que acaba de conquistar mais uma vitória em sua caminhada – a aprovação no exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, mesmo antes de concluir o seu curso de bacharel em Direito. O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente Trabalho, foco e muita dedicação. Assim foi e tem sido a rotina diária do vereador Weliton credenciada. Ele  é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia). Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito, situação em que se coloca Weliton Lopes, que está concluindo. Parlamentar atuante, sempre apresentando no legislativo proposições que evidenciam as necessidades da população, urbana ou rural, Weliton se destaca no cenário político atual, onde busca o comprometimento com as causas sociais e econômicas do país, que refletem diretamente na vida cotidiana das cidades. Vale destacar que, segundo as estatísticas a segunda fase do XVI Exame da OAB, foi a pior no índice de aprovação, quando do total de 56.619 habilitados para segunda fase, somente 39,42% foram aprovados. Se forem contabilizados todos os inscritos 111.816 o índice de aprovação fica ainda mais baixo - apenas 19,96%. Portanto, por sua determinação, os servidores da Câmara Municipal de Brumado parabenizam o cidadão Weliton Lopes, assim como a figura política, pela sua importante conquista no exame da OAB, que representam um novo horizonte nesta jornada que só se inicia.   

Paramirim: Praça Santo Antônio é entregue totalmente revitalizada

Terça / 09.06.2015

Por Fagner Abreu

Paramirim está em festa! Alegre por estar a comemorar o padroeiro Santo Antônio com doze dias de festa e pela entrega da Praça Santo Antônio  que sempre foi o  principal ponto de entretenimento da cidade. A praça, totalmente reformada e com uma arquitetura moderna, foi inaugurada oficialmente na noite do dia 06 e contou com a presença de milhares de pessoas do próprio município e de cidades vizinhas. O novo espaço sofreu várias intervenções paisagísticas, tendo ganhado canteiros com espécies ornamentais, áreas gramadas e arborizadas, além de bancos, coretos, rampas de acessibilidade, corrimãos e uma bela fonte luminosa, oferecendo desta forma aos frequentadores um ambiente bonito e saudável. A obra começou no dia 16 de junho de 2014 e passado quase um ano, o prefeito Júlio Bernardo se mostrou bastante satisfeito com o resultado. “Estou muito feliz. É uma obra que há muito já vinha sendo pensada por mim desde quando mudamos a feira para um espaço mais moderno. A praça foi perdendo a força com o comércio, mas ela sempre foi berço cultural do nosso município. Precisávamos intervir, revitalizar e reformar.  Queremos que a população tenha um lugar para passear, se distrair, caminhar  e viver em comunidade. Isso representa mais qualidade de vida”. Estiveram presentes no ato inaugural o Monsenhor Santos, que abençoou o novo espaço; a Lira Nossa Senhora da Graça, do distrito de Canabravinha; secretários de governo, o vice prefeito Robson Martins e vereadores. O cantor e compositor Som Moreno apresentou uma melodia, de sua autoria, em homenagem a praça. O secretário de Cultura, Antônio Gilvandro, contou a história da praça e o legado histórico para o município. 

Brumado: Forró do Sítio Novo 2015 começará pontualmente às 18 horas

Terça / 09.06.2015

A “high quality” sempre foi o padrão adotado pela produção do Forró do Sítio Novo, um evento que ao longo dos anos se tornou numa grande referência regional de alegria e diversão. Nesse portfólio, um dos pontos de maior exigência é o horário do evento, então, a produção do Forró do Sítio Novo comunica que a abertura oficial da festa acontecerá pontualmente às 18 horas. A ordem das atrações também já está definida e começará com a apresentação da dupla Max e Léo; em seguida o rei do forró, Edgar Mão Branca; após o Trio da Huanna esquentará ainda mais o clima da alegria e um dos grandes nomes da música brasileira da atualidade, Adelmário Coelho encerrará o evento de forma magistral, que será regado com muitas comidas típicas e a sabor de Brahma e Antarctica, as cervejas oficiais do Forró do Sítio Novo 2015. São as últimas horas para você garantir o seu ingresso e participar deste que é o maior evento de Brumado e região que acontecerá neste sábado (13), então corra agora mesmo e vá até um dos postos de venda: Tiazinha Distribuidora, Bar do Rei (Bairro das Flores), Bocas Grill, Salão WN (Rua Arthur Revenster) ou com os comissários. Forro do Sítio Novo 2015 a alegria no estado genuíno