Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2021"

Projeto Glaucoma será realizado neste final de semana em Guanambi

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Serão beneficiados os pacientes já foram triados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e estão em tratamento da doença. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi realizará no 1° Centro de Saúde, entre os dias 28 e 29 de maio, o "Projeto Glaucoma". Serão beneficiados os pacientes já foram triados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e estão em tratamento da doença, os quais terão os horários de atendimentos agendados e comunicados por meio dos agentes comunitários, passarão por consulta médica e em seguida receberão os devidos colírios para tratamento. Para quem não foi contemplado, é válido procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para posterior agendamento, já que o projeto dará continuidade no decorrer do ano no intuito de conseguir atender e acompanhar todos os pacientes que necessitam de tratamento de Glaucoma.

O anúncio do projeto em Guanambi é feito exatamente no Dia Nacional de Enfrentamento ao Glaucoma, dia 26 de maio. A data foi instituída para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações. O Glaucoma provoca lesão no nervo óptico e no campo visual e como muitas vezes não apresenta sintomas, a doença pode se agravar e provocar a perda progressiva da visão, levando a total cegueira. Por isso é importante o diagnóstico precoce, que pode ser feito pelo oftalmologista em consultas de rotina, cujo tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Caculé: entrega dos Kits de merenda escolar vai até esta sexta-feira (28)

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

A entrega está ocorrendo nas sedes de todas as escolas municipais, durante o horário normal de funcionamento, e vai até a sexta-feira (28). (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caculé, desde segunda-feira (24), está realizando a entrega dos 3.537 Kits de merenda escolar aos estudantes da rede municipal de ensino. A entrega está ocorrendo nas sedes de todas as escolas e colégios municipais, durante o horário normal de funcionamento, e vai até a próxima sexta-feira (28). Os pais ou responsáveis deverão comparecer a unidade escolar usando máscara.

De acordo com a coordenadora do Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE) e responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, Naiara Azevedo, devido à pandemia de Covid-19 os recursos do PNAE que antes eram destinados à merenda escolar, agora devem ser entregues como Kits, já que as aulas estão ocorrendo de forma remota. Esses kits também são montados conforme a faixa etária de cada aluno

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Caculé (@prefeituradecacule)

Malhada de Pedras: Audiência Pública de prestação de contas acontecerá nessa quinta (27)

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

A audiência acontecerá nessa quinta-feira, dia 27, às 9h, no salão do CRAS, além de ser transmitida ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook. (Foto: Arquivo / Sertão Hoje)

A Prefeitura de Malhada de Pedras está convidando a população para participarem da audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021, da gestão do prefeito Beto de Preto Neto. A audiência acontecerá nessa quinta-feira, dia 27, às 9h, no salão do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de ser transmitida ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook. Aqueles que participarem presencialmente da audiência deverá, obrigatoriamente, fazer uso de máscara, devido ao risco de contágio da Covid-19.

Caculé: prefeito Pedro Dias e vice Willian Lima visitaram a Fábrica de Biscoitos Dona Bella nessa segunda (24)

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Fábrica Dona Bella está fazendo produtos que serão adicionados a nova leva do Kit Merenda, que é destinado aos estudantes da rede municipal de ensino. (Foto: Divulgação)

Na manhã dessa última segunda-feira (24), o prefeito Pedro Dias e o vice-prefeito Willian Lima visitaram a Fábrica de Biscoitos Dona Bella, localizada na Comunidade do Amargoso, que está fazendo produtos que serão adicionados a nova leva de cestas básicas que serão disponibilizadas pelo município aos alunos da rede pública e municipal de ensino, através do programa Kit Merenda, coordenado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A Fábrica Dona Bella está no mercado desde 2017 e funciona em parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto Sustentável da Agricultura Familiar (COOMADAC). Os produtos fabricados são comercializados na feira livre do município e contribuem para a geração de renda de diversas famílias da comunidade. Após a confirmação da parceria com o PNAE, a produção diária do setor tem sido de 70kg, mas o contrato fechado estipula uma produção total de 870 kg de sequilos.

Além do prefeito e do vice, também participaram do encontro os Secretários Municipais de Meio Ambiente e de Relações Institucionais, Joaquim Santos e Edgar Filho, respectivamente.

Rio de Contas: caminhão perde freio e colide com barranco na BA-148

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

As vítimas envolvidas no acidente foram atendidas pelo SAMU 192 e levadas ao Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Nessa terça-feira (25) ocorreu um acidente de trânsito na BA-148, trecho do município de Rio de Contas, sentido Jussiape. Segundo informações da 46ª CIPM, que foi acionada por volta das 19h30, no local, os militares encontraram um Caminhão VW 13, com placa de Barueri (SP), que perdeu o freio e colidiu com um barranco, conforme relatos de testemunhas. As três vítimas envolvidas no acidente, que não foram identificadas, já que elas não carregavam consigo documentos pessoais, foram atendidas pelo SAMU 192 e levadas ao Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Posteriormente, por volta das 23h30, o veículo foi removido para o acostamento desobstruindo a estrada.

As vítimas envolvidas no acidente foram atendidas pelo SAMU 192 e levadas ao Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Bahia recebe lote com 351.750 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Agora, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer. (Fotos: Mateus Pereira/GovBA)

Um novo carregamento com vacinas contra Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz chegou à Bahia na manhã desta quarta-feira (26). Ao todo, são 351.750 doses do imunizante que, após a conferência da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), serão encaminhadas para municípios do interior baiano ainda nesta quarta. Com a nova carga desta manhã, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.

As vacinas serão levadas para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer-PM/BA) e da Casa Militar do Governador. Após a chegada nas regionais, as doses serão distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega.

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesab, Vânia Vanden Broucke, este lote deve ser utilizado para aplicação da 1ª dose nos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses recebidas anteriormente. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Agora, a Bahia chega ao total de 6.372.270 doses recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.200.750 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer. (Fotos: Mateus Pereira/GovBA)

Livramento: SEMAR distribui mudas de árvores nativas para replantio do canteiro central em Itanagé

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

As novas plantas substituirão os Nim da Índia e as Mangueiras que existiam no local, foram retirados para melhoria da mobilidade urbana no local. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, através da Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMAR), realizou a distribuição de mudas de Flamboyants e de Ipê Roxo na sede do Distrito de Itanagé. As novas plantas, que são nativas da região, substituirão os Nim da Índia e as Mangueiras que existiam no canteiro central de acesso da avenida principal da comunidade, que foram retirados para melhoria da mobilidade urbana no local. As mudas serão plantadas nas laterais das vias, projeto idêntico ao realizado na Rua Durval Guimarães, na região central da cidade.

Transporte intermunicipal na Bahia será suspenso 3 dias antes e depois do São João

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), na noite dessa terça-feira (25), durante o programa Papo Correria. (Fotos: Camila Souza/GovBA)

A circulação de ônibus do transporte intermunicipal será suspensa 3 dias antes e 3 dias depois do São João, para evitar que as pessoas viajem no período e aumentem as taxas de transmissão do novo Coronavírus (SARS-COV-2), causador da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), na noite dessa terça-feira (25), durante o programa Papo Correria.

“Alguns dias antes do São João, vamos proibir a colocação de horários extras e estipular a lotação máxima dos ônibus de 70%. Nos dias mais próximos ao São João, três dias antes e depois, nós vamos suspender totalmente o transporte. Então, funcionará dessa forma para não prejudicar quem precisa fazer uma viagem por necessidade de saúde ou de trabalho, sem estimular que as pessoas se locomovam com a intenção de se aglomerarem em festas e reuniões vinculadas ao período das festas juninas”, afirmou o governador, que também fez um apelo aos comerciantes em decorrência do aumento das taxas de contaminação na Bahia. “Nos ajudem a reduzir os casos de Covid-19. Não deixem entrar nas suas lojas quem estiver sem máscara, higienize a mão das pessoas ao entrarem e mantenha a higienização e o álcool gel acessível a todos. Vamos fazer um mutirão pela vida, um mutirão pela saúde, um mutirão pela redução dos casos. Com a sua participação, a gente chega lá, com fé em Deus”, disse.

Caculé: CEREST e Vigilância Sanitária realizam vistoria preventiva em fábricas

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

A ação, que foi realizada nessa última segunda-feira (24), contou com o apoio do CEREST. (Fotos: Divulgação)

A equipe de Vigilância Sanitária de Caculé participou de uma ação que teve como prioridade as ações de vigilância relacionadas à saúde dos trabalhadores do município nessa segunda-feira (24). A ação de fiscalização à fábricas da cidade contou com o apoio do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão esse que é voltado à realização de ações de conscientização, articulando intervenções entre o processo de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores, a fim de proporcionar aos empregadores e empregados um espaço de labor mais seguro e consciente. Na ação, empresas do município receberam visitas técnicas com as equipes treinadas a fim de realizar possíveis ajustes nas condições de trabalho e sugestões sobre espaços adequados de trabalho. Participaram da visitação a enfermeira e o técnico em enfermagem do CEREST, Ana e Nayllan, respectivamente, o técnico em segurança do trabalho, Marcelo, e a encarregada do setor de Vigilância Sanitária, Camila Neves.

Brumado: Embasa disponibiliza canais de atendimento à população durante pandemia

Quarta / 26.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os serviços podem ser consultados através da Agência Virtual e pelos números 0800 0555 195, (77) 3441-3991, (77) 99901-2329 e (77) 99804-9826.

Devido à pandemia de Covid-19, o atendimento presencial ao público no escritório da Embasa está suspenso. Para suprir essa demanda, a população de Brumado pode solicitar serviços da empresa por meio da Agência Virtual - agenciavirtual.embasa.ba.gov.br, o Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195, o número fixo (77) 3441-3991, os números de Whatsapp (77) 99901-2329 e (77) 99804-9826, que estão disponíveis das 8h às 17h30 de segunda a sexta.

Entre os serviços que podem ser solicitados, estão: pedido para nova ligações de água, consulta e/ou parcelamento de débito, denunciar irregularidades como ligação clandestina de água tratada, religação, 2ª via de conta, troca de registro, correção de vazamentos, corte a pedido, alteração de nome e alteração de vencimento.

Câmara de Vereadores de Anagé tem contas rejeitadas pelo TCM

Terça / 25.05.2021

Por ASCOM/TCM-BA

As contas são referentes ao ano de 2019 e estão sob a responsabilidade do vereador Rogério Bomfim Soares. (Foto: Divulgação / Internet)

Os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) rejeitaram as contas da Câmara Municipal de Anagé, da responsabilidade do vereador Rogério Bomfim Soares, relativas ao ano de 2019. Essas contas foram consideradas irregulares porque o gestor utilizou recursos extraorçamentários para pagamento de despesas orçamentárias, extrapolando, assim, o limite para gastos, previsto no artigo 29-A da Constituição. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do parecer, imputou multa de R$ 3 mil ao vereador.

A Câmara de Anagé recebeu em 2019, a título de duodécimos, a quantia de R$ 1.636.083,41, sendo realizadas despesas orçamentárias no valor total de R$ 1.733.617,32, superando, assim, o limite de R$1.636.083,41, previsto no artigo 29-A da Constituição Federal. Essa irregularidade, por si só, compromete o mérito das contas. A despesa com pessoal alcançou o montante de R$1.227.177,00, que correspondeu a 2,56% da Receita Corrente Líquida Municipal de R$48.029.204,28, não ultrapassando o limite de 6% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O relatório técnico ainda destacou, como irregularidade, a contratação por inexigibilidade de licitação da empresa “Metha Consultoria e Assessoria Municipal”, pelo custo anual de R$ 40 mil, tendo por objeto a prestação de serviços de consultoria à implantação do sistema de patrimônio, levantamento e identificação com placas dos bens da Casa Legislativa. Para o conselheiro Ronaldo Sant’Anna, por não se tratar de serviço técnico de natureza singular com profissionais ou empresas de notória especialização, é indispensável a realização de processo licitatório.

A 1ª Câmara do TCM é composta, atualmente, pelos conselheiros José Alfredo Rocha Dias e Mário Negromonte e pelo conselheiro substituto Ronaldo Nascimento de Sant’Anna. Cabe recurso da decisão.

Ministério da Saúde libera R$ 54 milhões para custeio de 1.127 leitos de UTI Covid em 24 municípios baianos; confira a lista

Terça / 25.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os R$ 54 milhões são referentes ao mês de maio de 2021. (Foto: Geraldo Bubniak / Agência de Notícias do Paraná)

O Ministério da Saúde liberou a transferência de recurso financeiro para custeio de 1.127 leitos de UTI Covid-19 em 24 municípios da Bahia nesta terça-feira (25).  A liberação foi publicada no Diário Oficial da União. O valor liberado para a Bahia foi de R$ 54 milhões referente ao mês de maio de 2021 e varia de acordo com o número de leitos contemplados em cada município, conforme a tabela abaixo.

MUNICÍPIO Nº DE LEITOS UTI COVID
Alagoinhas 8
Barra 10
Barreiras 40
Camaçari 10
Eunápolis 20
Feira de Santana 73
Guanambi 10
Ilhéus 61
Irecê 10
Itaberaba 20
Itabuna 30
Jacobina 20
Jequié 29
Juazeiro 30
Lauro de Freitas 20
Paulo Afonso 10
Porto Seguro 20
Remanso 10
Salvador 569
Seabra 12
Serrinha 20
Teixeira de Freitas 15
Valença 10
Vitória da Conquista 70

Oeste da Bahia permanece com funcionamento apenas de serviços essenciais em 24 municípios

Terça / 25.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

As restrições, que tem o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, valem até o dia 30 de maio. (Foto: Camila Lima / Futura Press / Estadão Conteúdo)

O Governo do Estado anunciou que está mantida a restrição para o funcionamento de apenas serviços essenciais em 24 municípios do oeste da Bahia a partir desta terça-feira (25). A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos Municípios, em conjunto com guardas municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

As restrições, que tem o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, valem até o dia 30 de maio e contemplam os municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

• Confira todas as restrições no ‘leia mais’, ao final da matéria;

Nesses municípios, os restaurantes, bares e congêneres poderão operar somente de portas fechadas, via delivery, até as 24h. A realização de feiras livres para comercialização de alimentos deverá ocorrer preferencialmente nos dias úteis nestes 24 municípios. As atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais também seguem suspensas, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto, até 30 de maio. O decreto suspende ainda os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).


Governo da Bahia reconhece estado de emergência em Iuiu, Licínio de Almeida e Cândido Sales

Terça / 25.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na vigência dos decretos, as administrações municipais podem contratar obras e serviços sem necessidade de licitação. (Foto: Divulgação)

Os municípios de Iuiu, Licínio de Almeida e Cândido Sales, localizado na região sudoeste, e Olveira dos Brejinhos, no oeste, tiveram seus decretos de emergência reconhecidos pelo estado, nesta terça-feira (25), em virtude da estiagem. Já no município de Manoel Vitorino, no médio Rio de Contas, o estado de emergência se deu pela seca.

Na vigência dos decretos, que valem por 180 dias, contados a partir do primeiro decreto feito pelas prefeituras, as administrações municipais podem contratar obras e serviços sem necessidade de licitação. Essas aquisições, no entanto, precisam atender aos propósito de minimizar os problemas apontados e dentro do período estabelecido.

Mega-Sena pode pagar R$ 80 milhões nessa quarta-feira (26)

Terça / 25.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio. O valor de uma aposta simples na Mega é de R$ 4,50. (Foto: Divulgação)

Acumulada, a Mega-Sena pode pagar um prêmio estimado em R$ 80 milhões nesta quarta-feira (26). O sorteio do concurso 2.375 será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas, pelo portal Loterias CAIXA, no app Loterias CAIXA ou por meio do Internet Banking CAIXA para clientes do banco. O valor de uma aposta simples na Mega é de R$ 4,50.