Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2020"

RHI Magnesita anuncia doação de 4 mil metros de tecido para produção de máscaras

Sexta / 29.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A ação faz parte do projeto Máscara para Todos. (Foto: Christo Anestev / Pixabay)

A RHI Magnesita se juntou ao governo da Bahia para ampliar o acesso da população carente às máscaras de uso individual. O item, que se tornou essencial no combate ao novo coronavírus, ainda não alcançou 100% da população, principalmente aqueles em situação de rua e/ou vulnerabilidade social. Diante desse cenário, através do projeto “Máscara Para Todos”, o governo estadual vem mobilizando diversos órgãos e instituições na arrecadação de doações de matéria prima (tecidos, elásticos e linhas) para fabricação dos itens de proteção. Os materiais são repassados a uma rede de costureiras contratadas e as máscaras confeccionadas são doadas a pessoas em vulnerabilidade social, residentes em território baiano.

Através do Sindicato Das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos Metais Nobres e Preciosos e Magnesita da Bahia (SINDIMIBA), a RHI Magnesita, que possui operação nas cidades de Brumado e Santaluz, fará esta semana doação de cerca de 4mil metros de tecido, uma ajuda importante para que a campanha alcance a meta de produzir cerca de 5 milhões de máscaras para doação em todo estado. Para Pedro Leite, diretor de mineração da RHI Magnesita, esta é uma oportunidade de ampliar os esforços sociais da empresa na prevenção e minimização dos impactos da doença. “No mês de abril realizamos um projeto semelhante, chamado Costurando Amor, que proporcionou renda extra para cerca de 34 costureiras de Brumado e Santaluz através da confecção de máscaras que foram distribuídas aos nossos funcionários, e seus dependentes, e também à grupos comunitários da região. Agora, apoiando esta iniciativa do governo, temos a possibilidade ampliar a solidariedade também a outros milhares de baianos que ainda não possuem esse item que se tornou fundamental nessa pandemia. Ficamos felizes em poder contribuir”, ressalta Leite. 

Além do projeto Costurando Amor (confira mais aqui), que produziu em abril cerca de 50 mil máscaras pelas mãos de 50 costureiras, integrantes de projetos sociais nas cidades de Brumado e Santaluz, no interior da Bahia, Contagem e Uberaba, em Minas Gerais, a RHI Magnesita também vem contribuindo em outras frentes emergenciais com as comunidades onde atua. Já foram doados pela empresa a comunidades e instituições de saúde da América do Sul mais de 15 mil quilos de alimentos, 9 litros de produtos de limpeza e mais de 16 mil itens de proteção individual – luvas e máscaras N95, cirúrgicas e Protetores Faciais.

Prefeito Jairo Magalhães quer instalação de Centro de Apoio ao COVID-19 na região de Guanambi

Sexta / 29.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A referência seria a Unidade de Tratamento ao Câncer, em Guanambi. (Fotos: Divulgação)

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, participou da Assembleia Geral do Consórcio Regional de Saúde, ao lado dos prefeitos e secretários de saúde dos municípios consorciados na manhã desta quinta-feira (28). Em seu pronunciamento, Jairo defendeu que o Governo do Estado implante, com urgência, o centro de prevenção ao coronavírus em Caetité, tendo como referência a sede da Unidade de Tratamento ao Câncer.

Caetité: audiência pública para apresentação dos relatórios da do 1º quadrimestre de 2020 será transmitida ao vivo

Sexta / 29.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Por causa da Pandemia do Coronavírus, a audiência, que ocorrerá nesta sexta-feira (29), às 10h, não contará com público, mas será transmitida ao vivo.

O Edital de Convocação para a realização da audiência pública para apresentar os relatórios da Prefeitura de Caetité relativos ao 1º Quadrimestre do ano de 2020, foi publicado nesta quinta-feira (28). Por causa da Pandemia do Coronavírus, a audiência, que ocorrerá nesta sexta-feira (29), às 10h, não contará com público, mas será transmitida ao vivo – confira aqui

2 ônibus clandestinos foram apreendidos em Vitória da Conquista

Sexta / 29.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Um dos ônibus vinha de São Paulo (SP) com destino a Gandu (BA) e o outro ia para o Rio de Janeiro (RJ). Os dois juntos transportavam 52 passageiros. (Foto: Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira (28), Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam dois veículos fazendo transporte interestadual clandestino de passageiros em Vitória da Conquista. Segundo informações da ANTT, os fiscais estavam no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista, no KM 836 da BR-116, quando abordou os veículos. Um dos ônibus vinha de São Paulo (SP) com destino a Gandu (BA) e o outro ia para o Rio de Janeiro (RJ). Os dois juntos transportavam 52 passageiros. 

Bahia tem 15.963 casos confirmados de Covid-19

Sexta / 29.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, 5.220 pessoas já se curaram e 570 vieram a óbito, restando 10.173 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou, até às 17h desta quinta-feira (29), 15.963 casos de coronavírus (Covid-19) no estado, o que representa 15,21% do total de notificações. Os 39 óbitos contabilizados nas últimas 24h ocorreram nos últimos 24 dias. Ao todo, 5.220 pessoas já se curaram e 570 vieram a óbito, restando 10.173 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Na Bahia, 2.336 profissionais da saúde já foram infectados.

Na Bahia, dos 1.710 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 937 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 714 leitos exclusivos para o coronavírus, 486 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 49.086 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 28 de maio de 2020. Estão em análise 3.224 exames.

> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica neste sábado, dia 30; confira os locais

Quinta / 28.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que neste sábado, dia 30, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 15h, nas Fazendas Salina, Ayrton Sena e Pai João, nas Praças Nossa Senhora de Santana e do Mercado, nas Ruas Jorge Amado, Duque de Caxias, do Cemitério, Maria Quitéria, Raposo Tavares, localizados em Itaquaraí, na zona rural do município.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Municípios afetados pela mineração receberão valor represado da Cfem

Quinta / 28.05.2020

Por Thiago Marcolini / AGR+

O site da ANM disponibiliza a versão final da lista dos municípios afetados pela atividade de mineração beneficiários de parcela da Cfem. (Foto: Agência Brasil)

Municípios impactados por estruturas de mineração vão receber, até o final de maio, valores represados da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Naturais (Cfem). Para auxiliar os gestores, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou a Nota Técnica 27/2020 sobre os locais em que, em seus territórios, possuem armazenadas barragens de rejeitos, instalações de beneficiamento de substâncias e pilhas de estéril.

O site da Agência Nacional de Mineração (ANM) – anm.gov.br – disponibiliza a versão final da lista dos municípios afetados pela atividade de mineração beneficiários de parcela da Cfem. São 5 categorias: Municípios Afetados Ferrovias; Municípios Afetados Minerodutos; Municípios Afetados Operações Portuárias; Municípios Afetados pela edição da Lei 13.540/2017; e Municípios Afetados por Estruturas.

A Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Naturais está prevista na Constituição Federal e é uma contraprestação paga à União, ao Distrito Federal (DF), aos Estados e municípios pela utilização econômica desses recursos minerais.

Aneel decide que contas de luz não terão cobrança extra até o final do ano

Quinta / 28.05.2020

Por Paulo Oliveira / AGR+

A medida emergencial é para aliviar a conta de energia dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio à pandemia. (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde nas contas de luz dos brasileiros até o final de ano. A decisão foi tomada após reunião da diretoria do órgão. De acordo com a agência, a iniciativa faz parte de uma medida emergencial para aliviar a conta de energia dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio à pandemia de Coronavírus.

Segundo a Aneel, o acionamento da bandeira verde ocorre quando a produção das usinas elétricas está mais favorável e, desta forma, é possível suspender a cobrança de tarifas extras na conta de luz. Técnicos da agência chegaram à conclusão que o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia tornam o acionamento da tarifa possível.  Além disso, os custos cobertos pelas bandeiras tarifárias estão incluídos em empréstimos ao setor elétrico que bancos públicos e privados realizaram para aliviar os impactos da atual crise.

Bancários promovem entrega de cestas básicas em Brumado

Quinta / 28.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A ação foi realizada pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região em conjunto com a Sociedade Espírita Albino Viana. (Fotos: Divulgação)

No último sábado, dia 23, Vanessa Bianca e Gabriel Caires, diretora da Federação e delegado Sindical, respectivamente, do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), realizaram a doação 60 cestas básicas a Sociedade Espírita Albino Viana (SEAV), localizada em Brumado. A instituição que recebeu as doações desenvolve trabalhos na cidade desde 2003, com cunho religioso, beneficente, educacional, cultural e de assistência social, com fins filantrópicos e sem fins lucrativos. “O momento é de isolamento, mas a solidariedade não pode entrar na quarentena. É por isso que estamos promovendo essas ações, para levar a quem mais precisa o alimento na mesa e no coração a esperança de dias melhores”, destaca Vanessa Bianca.

Os filiados ao SEEB/VCR aprovaram o uso de R$ 20 mil do orçamento da entidade, voltados para eventos públicos, para promover a Campanha de Solidariedade com distribuição de cestas básicas com alimentos e produtos de higiene na região. As próximas ações ocorrerão em Poções e Vitória da Conquista. No dia 17, domingo, a categoria realizou doações em Itapetinga – relembre aqui

A ação foi realizada pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região em conjunto com a Sociedade Espírita Albino Viana. (Fotos: Divulgação)

Guanambi: Prefeitura regulamenta o funcionamento do Mercado Municipal

Quinta / 28.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Portaria 09/2020 foi publicada nesta quarta-feira (27). (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, regulamentou o funcionamento do Mercado Municipal durante a Pandemia do Coronavírus. A Portaria Nº 09/2020, publicada nesta quarta-feira (27), autoriza o atendimento ao público dos empreendimentos, das 6h até às 12h, nos Pavilhões 1 e 2 aos sábados e domingos e no Pavilhão 3 nas terças e quartas-feiras. Além de prever medidas que evitam aglomerações e incentivam o delivery, a Portaria 09/2020 também estabelece que só poderão entrar 40 pessoas por vez e todas de máscara. Os feirantes deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de, após às 12h, higienizar o ambiente e deixar o perímetro do Mercado até às 13h.

PM impede explosão de banco em Jacaraci; Operação para capturar os envolvidos termina com 3 mortes em Caculé

Quinta / 28.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A tentativa de assalto ocorreu na madrugada desta quarta-feira (26) em Jacaraci. Logo após, em Caculé, a PM tentou a captura dos envolvidos. (Fotos: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na madrugada desta quarta-feira (26), por volta das 1h, policiais militares da guarnição CAESG 07, da CIPE Sudoeste, frustraram um assalto à Agência do Bradesco, em Jacaraci. Segundo informações da PM, a guarnição realizava ronda pelo local no momento. A agência amanheceu com marcas de tentativa de arrombamento dos caixas. Logo após, os PMs, com o apoio do GRAER, localizaram um carro, um Toyota Hilux, que foi roubado na terça-feira (25) em Jacaraci, abandonado próximo a Caculé. No interior do carro, os militares encontraram uma mochila, 3 emulsões TNT e 2 espoletas (Detonador por ignição elétrica). O veículo e o material, que foi recolhido pelo BOPE, foram apresentados à Polícia Civil, na sede da Delegacia Territorial de Caculé.

Ainda na quarta-feira (27), os PMs receberam uma informação, relatando que 4 suspeitos estariam escondidos numa residência na cidade de Caculé. Os policiais da CIPE Sudoeste e da 94ª CIPM se deslocaram ao local para averiguar a informação. Assim que os militares chegaram, um dos indivíduos conseguiu fugir pulando o muro do fundo da casa. Ainda conforme a PM, ao adentrar na residência, os policiais foram surpreendidos por disparos de arma de fogo em sua direção, sendo obrigados a revidar. Cessado os disparos, os PMs encontraram os 3 agressores caídos ao chão. Eles foram encaminhados ao Hospital de Caculé, mas não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.

No local, os PMs apreenderam 3 revólveres, sendo 2 Cal. 38 e 1 Cal. 32, as munições deflagradas durante o tiroteio, uma toca ninja, 3 aparelhos celulares, uma carteira com documentos, 2 bonés preto, 5 pinos de uma substância análoga a cocaína e 2 porções de uma substância análoga a maconha. Além de todo o material mencionado, os PMs também conduziram a esposa de um dos indivíduos à Delegacia Territorial de Guanambi. O indivíduo que tinha conseguido fugir foi capturado ao tentar sair da cidade de Caculé numa Moto Taxi. Ele, que também foi encaminhado para a Delegacia de Guanambi, confessou sua participação na tentativa de assalto à Agência, em Jacaraci.

Bahia recebe 219 respiradores em uma semana

Quinta / 28.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Cada respirador atende até dois pacientes por mês, o que representa 418 pessoas a mais com acesso à UTI. (Fotos: Divulgação / Elias Santos)

Com a chegada de outros 12 respiradores à Bahia, no início da tarde desta quarta-feira (27), o Estado completa 219 equipamentos recebidos, em uma semana, para reforçar a luta contra o coronavírus em todo o território estadual. Cada respirador atende até dois pacientes por mês, o que representa 418 pessoas a mais com acesso à UTI. Esses equipamentos estão sendo integrados à estrutura dos leitos montados nos centros de tratamento da Covid-19, disponibilizados pelo Estado, na capital e no interior.

Na última quarta-feira (20), chegaram à capital baiana 159 respiradores e, na quinta (21), vieram outros 48 – relembre aqui. Em Salvador, receberão os equipamentos a Arena Fonte Nova, o Instituto Couto Maia e os hospitais Ernesto Simões e do Subúrbio. No interior, os respiradores serão utilizados em locais como os hospitais do Oeste, em Barreiras, e Costa do Cacau, em Ilhéus, e em outras unidades contratadas pelo Estado para serem referências regionais de tratamento da doença.

Bahia passa dos 15 mil casos de coronavírus; foram 36 mortes registradas na quarta-feira (27)

Quinta / 28.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os 36 óbitos contabilizados no boletim desta quarta-feira (27) referem-se a um período de 17 dias e não nas últimas 24 horas.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou, até às 17h desta quarta-feira (27), 15.070 casos de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,18% do total de notificações no estado. Ao todo, 5.149 já se recuperaram e 531 vieram a óbito, restando 9.390 pessoas que permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

Segundo a Sesab, os 36 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta quarta-feira (27) referem-se a um período de 17 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Na Bahia, 2.234 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Confira a lista com os últimos óbitos notificados no ‘leia mais’, ao final da matéria.

Dos 1.679 leitos disponíveis do SUS exclusivos para coronavírus na Bahia, 931 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 719 leitos exclusivos para o coronavírus, 489 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) já realizou 48.314 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 27 de maio de 2020. Estão em análise 3.403 exames.

> PARA ACESSAR O BOLETIM COMPLETO, CLIQUE AQUI

.

Caraíbas, Piatã, Rio do Antônio e mais 19 municípios têm o transporte suspenso na Bahia; total chega a 240

Quinta / 28.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Irecê, Licínio de Almeida, Ouriçangas, Ruy Barbosa, Santa Luzia e Santanópolis.

A partir de sexta-feira (29), o transporte intermunicipal será suspenso em Baianópolis, Caraíbas, Conde, Coração de Maria, Coronel João Sá, Crisópolis, Fátima, Macarani, Miguel Calmon, Palmeiras, Piatã, Pintadas, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Rio do Antônio, Salinas das Margaridas, Santa Inês, Santa Teresinha, São Domingos, Terra Nova e Tucano. Confira a lista completa no ‘leia mais’ ao final da matéria.

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte em Irecê, Licínio de Almeida, Ouriçangas, Ruy Barbosa, Santa Luzia e Santanópolis, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
.

CNM pede unificação das eleições

Quarta / 27.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O documento incluiu as colaborações dadas pelos líderes municipalistas durante a reunião. Confira ao final da matéria.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reuniu os presidentes de associações municipalista de todo o Brasil na manhã desta segunda-feira (25), em videoconferência, para construir uma estratégia em defesa da não realização das eleições municipais neste ano e da coincidência dos mandatos em 2022, como medida de proteção à vida e a saúde da população brasileira diante da pandemia do coronavírus. A entidade orientou que as associações reúnam as bancadas estaduais de deputados e senadores para ampliar o debate sobre as matérias dessa natureza que tramita no Congresso Nacional, a exemplo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2020, que propõe a unificação dos mandatos eletivos.

A União dos Municípios da Bahia (UPB) foi representada na reunião pelo seu vice-presidente e prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, que reforçou o apoio da UPB à suspensão das eleições. "Neste momento, o primeiro ponto é suspender a eleição e abrir o debate da inviabilidade de haver uma eleição em 2021 e outra em 2022, objetivamente é isso. A CNM pode contar com a Bahia para fazer o Congresso entender essa necessidade", afirmou Bomfim.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, apresentou um documento construído pela equipe técnica da CNM para embasar o argumento de suspensão das eleições. Entre os pontos abordados no texto estão o fato do Brasil ser considerado o epicentro do coronavírus na América Latina e a tendência de crescimento do número de casos até o final de 2020, como aponta estudos. "Não há possibilidade de garantir a igualdade do voto. Em nome da democracia, pediremos ao Congresso um regramento provisório para a realização em tempo oportuno". Segundo Aroldi,"a eventual realização [das eleições] ao final do ano impedirá uma transição de governo adequada".

Além de ouvir os representantes de todas as associações estaduais, a reunião teve uma fala o ex-presidente da CNM, Paulo Zilkoski, que orientou aos gestores sobre a importância de buscar o diálogo com as autoridades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em cada estado. O documento formulado pela CNM incluiu as colaborações dadas pelos líderes municipalistas durante a reunião e logo após foi divulgada ao conhecimento geral dos prefeitos para a defesa junto às bancadas estaduais.

> CONFIRA AQUI, a CARTA ABERTA AO CONGRESSO E À NAÇÃO SOBRE AS ELEIÇÕES