Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2019"

Ruy Barbosa: estudantes visitam base da Cipe Chapada

Segunda / 27.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os estudantes tiveram ainda contato com o cão farejador K9 Loke, que realizou demonstrações de localização de entorpecentes. (Fotos: Divulgação / SSP-BA)

Estudantes da Escola Municipal Carneiro Ribeiro, em Ruy Barbosa, visitaram a base militar da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada na última quarta-feira (22). Os alunos conheceram um pouco do trabalho dos PMs, bem como as instalações físicas e apetrechos utilizados nas operações.

Os visitantes assistiram um vídeo institucional e puderam tirar todas as dúvidas sobre o serviço policial militar. Os estudantes tiveram contato também com o mais novo guerreiro da chapada, o cão farejador K9 Loke, que realizou demonstrações de localização de entorpecentes. “As ações da Cipe são voltadas para crianças e adolescentes que precisam de referência na vida, e as visitas só incentivam os bons valores da PM e o compromisso com a cidadania”, destacou o Tenente-Coronel PM Ricardo Passos, comandante da Cipe Chapada.

Fonte: SSP-BA

Prefeitura de Caetité está notificando empresas da cidade que não contratam mão de obra local

Segunda / 27.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Caso não sejam apresentados documentos que comprovem o cumprimento das obrigações legais, as empresas poderão pagar multas e até terem suas atividades suspensas”.

A Prefeitura de Caetité montou uma equipe de auditoria para fiscalizar empresas que têm Caetité como sede e contratam mão de obra de outros municípios. “Até o momento, notificamos duas empresas. Caso não sejam apresentados documentos que comprovem o cumprimento das obrigações legais, as empresas poderão pagar multas e até terem suas atividades suspensas”, explicou o Procurador do Município, Dr. Élcio Dourado.

Segundo nota da Prefeitura, as empresas instaladas no município devem contratar 70% de seus empregos no município, para obterem os benefícios previstos na legislação fiscal do município. Para o Prefeito Aldo Gondim a medida é necessária e vai ajudar a diminuir o desemprego na cidade.

Vitória da Conquista: PMs participam do aniversário do menino Kauã

Segunda / 27.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Em publicação veiculada em seu perfil oficial no Facebook, a Companhia destacou a ação dos agentes com a comunidade. (Fotos: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, em Vitória da Conquista, comemoraram no final da tarde da quinta-feira passada, dia 23, o aniversário de 03 anos do garotinho Kauã.

Em publicação veiculada em seu perfil oficial no Facebook, a Companhia destacou a ação dos agentes com a comunidade. “O sonho de mais uma criança sendo realizado por aqueles que têm o dever e a honra de bem servir e proteger a sociedade. Que Deus te proteja e ilumine sempre seus caminhos, Kauã! Obrigado por nos proporcionar participar desse momento tão especial!”.

Prefeitura de Caetité realiza reunião com as famílias pré-selecionadas para o Minha Casa Minha Vida

Sábado / 25.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, o condomínio já tem mais de 80% das obras físicas finalizadas e contará com 300 unidades habitacionais. (Foto: Direcom Caetité)

Na tarde da última quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Caetité realizou uma reunião com as 390 famílias pré-selecionadas para o Programa Minha Casa Minha Vida – Residencial Esmeralda, localizado no Bairro Nossa Senhora da Paz. O encontro aconteceu no auditório da Rádio Educadora e teve o objetivo “informar sobre a realização e as etapas do programa, bem como informações gerais sobre as exigências e deveres necessários aos futuros e possíveis beneficiários do residencial”, segundo divulgado pela Prefeitura.

O Gestor do Programa Bolsa Família em Caetité, Paulo César Moreira destaca que esse projeto irá dar dignidade de moradia para mais de 1.200 pessoas. “Desde o início nós temos seguido à risca todas as recomendações para que a escolha das famílias aconteça de forma justa e isenta. Essas famílias que estão aqui hoje foram escolhidas pelo Conselho Municipal de Habitação que trabalharam dentro de parâmetros extremamente técnicos, baseados em critérios nacionais e municipais, para a escolha dos 300 nomes + 10%, para encaminhá-los à Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela escolha final das 300 famílias contempladas”, explicou Paulo.

O prefeito Aldo Gondim destacou que nessa etapa foram liberadas somente 35 mil casas para todo o país. Na Bahia, apenas dois municípios foram contemplados, dentre eles, Caetité. “Esse é o maior projeto habitacional da história de Caetité! Um programa grandioso que é a realização de um grande sonho dos caetiteenses”, comemorou o prefeito.
 

Bahia abriu 10 mil novos empregos em abril, afirma Caged

Sábado / 25.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O Brasil registrou a abertura de 129.601 novas vagas de emprego com carteira assinada em abril, resultado de 1.374.628 admissões e 1.245.027 desligamentos.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que a Bahia teve saldo positivo na geração de empregos em abril.

No período, foram abertos 10.093 novos postos de trabalho, uma variação de 0,59% em relação ao estoque do mês anterior. Todos os setores da economia baiana tiveram saldo positivo. Os destaques foram Agropecuária, com a geração de 2,4 mil novos postos, Indústria de Transformação (2,4 mil) e Serviços (2,3 mil). A Construção Civil (1,5 mil) também apresentou resultado expressivo no mês. Confira na tabela abaixo.

O Brasil registrou a abertura de 129.601 novas vagas de emprego com carteira assinada em abril, resultado de 1.374.628 admissões e 1.245.027 desligamentos. Segundo o Ministério, esse foi o melhor resultado para abril desde 2013. Na época, o Caged registrou a criação de 196.913 vagas. Terceiro ano consecutivo de saldos positivos e crescentes no mês, o número reflete a recuperação do contingente de empregos formais em abril desde 2017.  No acumulado do ano, de janeiro a abril, foram gerados 313.835 postos de trabalho e o estoque de empregos chegou a 38,7 milhões. O resultado de abril de 2019 está diretamente relacionado aos setores de Serviços, Indústria de Transformação e Construção Civil, responsáveis pela maior parte da geração de empregos no mês. Destaca-se ainda que o saldo de emprego foi positivo nos oito setores econômicos.

Campanha Faça Bonito: Prefeitura de Ibiassucê promoveu ações de conscientização para o combate do abuso sexual de crianças e adolescentes

Sábado / 25.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

As ações foram realizadas no sábado, na Feira Livre, e no domingo, na Comunidade Brejo, localizada na zona rural. (Fotos: Ascom Pref. de Ibiassucê)

A Secretaria de Assistência Social de Ibiassucê promoveu ações da Campanha “Faça Bonito” no último sábado (19), na Feira Livre, e no domingo (20), na Comunidade Brejo, localizada na zona rural. Segundo a Secretaria, a campanha tem o intuito de “conscientizar e empoderar crianças e adolescentes a se defenderem de possíveis abusos sexuais”.

Na comunidade Brejo, os moradores participaram de um diálogo sobre o abuso e exploração sexual, conhecimento do corpo e dos toques do sim e do não, a quem recorrer em situações de risco, alerta aos pais em relação aos sinais dados pela vítima de abuso e o que deve ser feito caso isso ocorra.   No final, a comunidade pode apreciar o espetáculo teatral “O Segredo de Nara”, do diretor Jhow Abreu.

O objetivo é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. As ações são realizadas por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Tutelar (CT), que juntos fazem parte da Rede de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente.

Brumado: 6° Semana do Bebê começa neste domingo, dia 26

Sábado / 25.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

As atividades são gratuitas e acontecem em diversos espaços dos municípios. (Foto: Reprodução / Internet)

O Município de Brumado, em parceria com o Instituto InterCement, realizará entre os dias 26 de maio e 1º de junho a sua 6ª Semana do Bebê, movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeira infância - fase que contempla desde a gestação até os seis anos de idade.

Com uma programação intensa, os principais equipamentos públicos de atendimento à população na primeira infância estarão totalmente envolvidos na realização de atividades de orientação e promoção de direitos. Nas unidades de saúde, por exemplo, serão promovidas oficinas de Shantala e Ofurô com bebês, Auriculoterapia para mães, entre outras. Nas unidades de educação infantil, o foco são atividades de promoção ao brincar e incentivo à alimentação saudável. E nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) acontecerão oficinas e cines-debate.

"Anualmente, os municípios elaboram uma programação especial com o objetivo de disseminar informações sobre a Primeira Infância e esclarecer sobre a importância de investimentos nos primeiros anos de vida. Com a realização da Semana do Bebê esperamos contribuir para que as crianças tenham diretos além dos estabelecidos em lei, como crescer saudável, em segurança e em um ambiente familiar e comunitário acolhedor", afirma Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement.
 

Câmara de Dom Basílio aprova projeto que institui o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A sessão contou ainda com a participação do Secretário de Educação Antônio Lima, que prestou esclarecimentos acerca do Projeto de Lei e outras questões relacionadas à sua pasta.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (23), por seis votos a favor e um voto contra, do Vereador Edy Frutas, foi aprovado o Projeto de Lei N.º 03/2019, que institui o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES) e dá outras providências. A sessão foi conduzida pelo Presidente João Marcos Oliveira (Marcão) e contou com a presença de todos os vereadores: Marcão, Ney da Van, Dr. Silvio, Edy Frutas, Chico da Ana, Gonçalo, Zilmar Chaves, Juvenal e Lôro. A sessão contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Educação, Antônio Lima, que prestou esclarecimentos acerca do Projeto de Lei e outras questões relacionadas à sua pasta. Na oportunidade, o Secretário explicou que os recursos previstos no orçamento de 2019 permitem contemplar 15 estudantes com uma bolsa de R$ 250,00 por mês. Destacou ainda que nos moldes atuais, apenas seis estudantes estão sendo beneficiados com a Casa dos Estudantes em Conquista, enquanto que, com a aprovação do projeto, 15 estudantes serão beneficiados e podem estudar em qualquer cidade do Brasil, já que o ENEM é nacional. Único a votar contra, o Vereador Edy Frutas defendeu a manutenção da Casa dos Estudantes em Vitória da Conquista e o aumento do número de estudantes beneficiados, afirmando que por não concordar com esses dois pontos, votaria contra o projeto.

TCM determina representação ao MP-BA contra ex-prefeito de Palmas de Monte Alto, além de multa de R$ 10.000,00

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A denúncia se dá por irregularidades em pagamentos realizados no valor de R$ 652.197,20 nos anos de 2014 e 2015. (Foto: Reprodução / Folha do Vale)

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quarta-feira (22), julgou a denúncia formulada contra o ex-prefeito de Palmas de Monte Alto, Fernando Nogueira Laranjeira, em razão de irregularidades em pagamentos realizados à empresa Lopes Serviços Terceirizados, no valor de R$ 652.197,20. O contrato tinha por objeto a prestação de serviços de limpeza nos prédios das secretarias municipais e da prefeitura, nos anos de 2014 e 2015. Cabe recurso da decisão.

O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MP-BA) contra o ex-prefeito para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Fernando também foi multado em R$ 10 mil.

De acordo com o sistema SIGA do TCM, embora o prazo de vigência do contrato fosse de apenas um ano, existiram diversos pagamentos, em exercícios financeiros posteriores, sem apresentação de qualquer aditivo contratual. Esse fato, por si só, comprova a existência de irregularidade e impõe a aplicação de multa ao gestor. Além disso, o trabalho de inspeção realizado pelos técnicos do tribunal demonstrou que os processos de pagamento analisados não identificaram os funcionários que prestaram serviços e que as escolas indicadas na documentação, encontravam-se desativadas entre os anos de 2014 a 2016.

Fonte: TCM

Prefeitura de Caetité assina contrato de 30 anos com a Embasa para prestação de serviços de abastecimento e saneamento

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O contrato de 30 anos tem previsão de investimentos de R$ 4 milhões para projeto de esgotamento sanitário e expansão da cobertura da Embasa em comunidades rurais.

Aconteceu na tarde da última terça-feira (21), no auditório da Casa Anísio Teixeira, a Audiência Pública para apresentação da minuta de contrato de programa para prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município de Caetité.

Na audiência, o prefeito Aldo Gondim explanou algumas medidas de curtos e médios prazos a serem realizadas na sede e no município, investimentos para expansão de atendimento da Embasa em comunidades da zona rural, condicionado junto ao Plano Quadrienal de Metas e Investimentos da Embasa.

Em seguida o Procurador Jurídico do Município, Élcio Dourado, apresentou a estrutura, o marco legal e as diretrizes do contrato de programa, explanando sobre os direitos e deveres da concessionária do serviço, da Prefeitura e dos clientes. Na sequência, o Coordenador de Contratualização da Embasa Flávio Cirqueira, detalhou os valores a serem investidos a médio e curto prazo, o programa de expansão da rede e os deveres e obrigações de responsabilidade da empresa. A Audiência foi finalizada com a participação das autoridades e populares presentes que fizeram questionamentos, os quais foram respondidos pelos representantes da Embasa.

Na quinta-feira (23), o Prefeito Aldo Gondim assinou o contrato na sede da Embasa, em Salvador, com a presença do presidente Dr. Rogério Costa Cedraz, do diretor Dr. Ubiratan e do gerente regional Paulo Lêdo. O contrato é de 30 anos, com previsão inicial de investimentos de mais de 4 milhões de reais, previstos para a elaboração do projeto de esgotamento sanitário da sede e expansão da cobertura da Embasa em comunidades rurais, conforme divulgado pela Prefeitura.

Jovem tem carro roubado na entrada de Dom Basílio

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Rádio 105 FM, Murilo, ao parar no local para ingressar na BA-148, foi surpreendido por três elementos em um veículo que lhe renderam e levaram seus pertences.

Na noite desta quinta-feira (23), um assalto foi registrado no entroncamento da BA-148 com a BA 424, entrada da cidade de Dom Basílio. Segundo informações da Rádio 105 FM, Murilo, filho de um comerciante da cidade, ao parar no local para ingressar na BA-148 foi surpreendido por três elementos em um veículo, sendo que dois saíram armados, que lhe renderam e exigiram que fossem entregues alguns pertences.  Os criminosos levaram também o carro da vítima, um veículo modelo Hyundai cor prata, licenciado em Dom Basílio, placa NTW 5316, seu telefone celular, e uma aliança.  O trio fugiu na direção de Brumado. A Polícia Militar foi acionada, mas até o momento, ninguém foi preso.

Fonte: Rádio 105 FM.

Polícia Militar baiana ganha primeira tenente-coronel da história

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”.

Integrante da primeira turma de mulheres oficiais da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Fernanda Dantas, de 54 anos, médica, solteira e sem filhos é também a primeira mulher a alcançar a patente de Tenente-Coronel da PM-BA. Ana Fernanda, como também é chamada, ainda é especialista em pediatria, bacharel em Direito e mestranda em Administração Pública.

 “Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, lembra com satisfação. Hoje, a Oficial se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia.

De acordo com a nota divulgada pela PM-BA, o gosto pela instituição militar veio ao acompanhar a carreira de um tio emprestado que serviu ao Exército. Após se formar médica pela Universidade Federal da Bahia (UF-BA) aos 23 anos, seguiu os estudos e fez especialização em pediatria, à espera de concursos públicos em instituições militares, até finalmente alcançar a aprovação do ingresso de mulheres na PM. Aos 28 anos foi aprovada, ingressando na instituição aos 29. Atuava no extinto Hospital da Polícia Militar, que atendia integrantes e familiares. Cumpriu funções no Colégio da Polícia Militar, e em outros setores da PM, sempre em funções ligadas à saúde.
 

Prefeitos se unem visando a construção de uma Policlínica na Chapada Diamantina

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o prefeito de Itaberaba, o município dispõe de um terreno às margens da BR-152 para abrigar a construção da policlínica. (Foto: Divulgação / UPB)

Prefeitos da região da Chapada Diamantina se reuniram na tarde da quarta-feira, dia 22, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, para discutir a formação do Consórcio de Saúde da região, que permitirá a implantação da Policlínica Regional de Saúde, no município de Itaberaba. Segundo informou a UPB, a ideia é que sejam englobados 20 municípios, beneficiando cerca de 400 mil habitantes.

De acordo com o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, os 20 municípios já aprovaram as leis para formação do consórcio e que Itaberaba dispõe de um terreno às margens da BR-152 para abrigar a construção da policlínica.  Segundo o prefeito de Andaraí, João Lúcio, “após a assinatura do protocolo de intenção com o Governo da Bahia, vamos formar o Consórcio e a partir daí a construção da policlínica que é extremamente importante para ofertar mais serviços de saúde para região”, ressaltou João.

A reunião contou ainda com a presença dos prefeitos de Marcionílio Souza (Adenilton Meira), de Mucugê (Claudio Manoel) e de Ruy Barbosa (Luiz Cláudio).

A reunião aconteceu na sede da UPB em Salvador. (Foto: Divulgação / UPB)

Prefeitura de Guanambi divulga atrações do Forró do Gurutuba 2019

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O festejo será realizado na Praça do Feijão do dia 14 a 22/06. São mais de 20 atrações, com destaque para músicos da terra, além de atrações de renome estadual e nacional.

A Prefeitura de Guanambi divulgou, nesta quinta-feira (23), a programação oficial do São João do Gurutuba 2019. O festejo será realizado na Praça do Feijão do dia 14 ao dia 22 de junho. Ao todo, são mais de 20 atrações musicais, com destaque para os valores musicais da terra, além de atrações de renome estadual e nacional, como Adelmário Coelho, Flávio José, Lucy Alves, Chambinho do Acordeon e Estakazero. Confira a programação abaixo no “leia mais”.

De acordo com a nota da Prefeitura, “embora num contexto adverso, de crise econômica, com fortes repercussões nos cofres públicos, a Prefeitura de Guanambi, com a colaboração de alguns parceiros, realizará um dos melhores São João da história, por compreender a importância do evento para o calendário cultural da cidade e da Bahia”.
 

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado, dia 25

Sexta / 24.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

O sorteio da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 3 milhões, segundo a CAIXA, acontece neste sábado (25), no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).