Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2019"

Governadores do Nordeste entregam carta e cobram respostas da União

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O grupo entregou uma carta regional, em busca de ações federais na área de educação e da retomada de obras. Um dos pontos é a manutenção do Fundeb (Foto: Carolina Antunes/PR)

O governador da Bahia em exercício, João Leão, e os outros oito governadores do Nordeste se reuniram com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (9). O grupo entregou uma segunda carta regional, em busca de ações federais na área de educação e da retomada de obras. Um dos pontos do documento é a manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que hoje, nas palavras dos governadores, se acabar, trava a educação em todo país. O fundo, conforme as regras em vigor, se encerra neste ano. Além da manutenção e expansão do Fundeb, os gestores do Nordeste querem que a União equacione a dívida com os Estados provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e cobram a revisão do corte no orçamento das universidades e institutos federais. Os governadores pedem ainda a retomada de obras rodoviárias, obras hídricas e habitacionais. Pelo texto, a ação impulsionará "o crescimento econômico e a geração de empregos".

Vacinação contra gripe ainda não atingiu metade da meta no País

Sexta / 10.05.2019

Por Adriano Pereira

Um mês após o início da campanha, apenas 43,93% dos brasileiros compareceram para tomar a vacina (Foto: reprodução/internet).

Mais da metade da população apta a tomar a vacina contra gripe (influenza) ainda não compareceu aos postos de saúde brasileiros. Um mês após o início da campanha e após o Dia D – data em que todos os postos abrem durante o final de semana exclusivamente para vacinas – apenas 43,93% tomaram suas doses. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 58,6 milhões de pessoas que integram os grupos de risco até o dia 31 de maio. A gripe é coisa séria: afeta de 3 a 5 milhões de pessoas e mata até 650 mil delas todos os anos. Neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O estado do Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação para o estado, que já está vacinando a população desde o dia 20 de março.

Grupos prioritários:

- Indivíduos com mais de 60 anos
- Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade)
Gestantes
- Mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas)
- Trabalhadores da área da saúde
- Professores de escolas públicas e privadas
- Povos indígenas
- Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema prisional

Prefeito de Guajeru participa de reunião para alocação de água do reservatório do Truvisco

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A reunião contou com participação de representantes da ANA, DNOCS, INEMA, EMBASA, Prefeituras, Associações, Câmaras Municipais e Produtores Rurais (Foto: reprodução/Facebook).

Na tarde da última quarta-feira (08), o prefeito de Guajeru Gil Rocha, acompanhado do Chefe de Gabinete Tico Xavier, do vereador Ney Costa e do representante da sociedade civil Salvador, participaram da reunião para alocação da água do sistema hídrico do reservatório do Truvisco e Comoxico (Caculé), Lagoa da Horta (Rio do Antônio), dentre outras. A reunião foi realizada na cidade de Licínio de Almeida e contou com participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), EMBASA, Prefeituras, Associações, Comitê de Bacias do Rio de Contas, Câmaras de Vereadores e Produtores Rurais. Sobre a reunião, o prefeito Gil Rocha se manifestou através de uma rede social: “estamos sempre empenhados e de braços dados para resolver da melhor maneira a distribuição de água para a nossa região, todos precisam da água, e se faz necessário bom senso e pensamento coletivo para que possamos manter o abastecimento para todos”, afirmou.

Segundo volume da antologia poética ‘Café com Poemas’ será lançado no dia 25

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O lançamento da segunda edição pretende reunir poetas de outros lugares do estado e do país e vai contar com a participação de alunos de escolas do munícipio (Foto: divulgação).

A cidade de Cordeiros, no sertão da Bahia será palco do LANÇAMENTO do segundo volume da Antologia Poética Café com Poemas. A coletânea reúne poetas de vários cantos do Brasil e é o resultado do “2º Concurso Nacional de Poesia”, organizado pelo Projeto Café com Poemas em 2018. O lançamento do segundo volume da antologia poética ‘Café com Poemas’ pretende reunir um número maior de poetas, inclusive de outros lugares do estado e do país e vai contar com a participação de poetas de Cordeiros e região, além de alunos de escolas do munícipio. O evento será realizado pelo Movimento Cultivista de Cordeiros, conhecido como o Movimento Café com Poemas de Cordeiros, que surgiu em 2018 e vem espalhando poesia, arte, entretenimento pelo sertão cordeirense. O Movimento Cultivista de Cordeiros é formado por um grupo de jovens e talentosos artistas e pensadores, liderados pela mentora/coordenadora Ângela Dias. O Movimento já realizou vários eventos de recitais, poemas produzidos, desenhos, cantores, atores, além de uma proposta “itinerante” de levar a poesia para a zona rural de Cordeiros e que acabou se tornando uma referência. Desde o início dessas atividades, a Prefeitura Municipal de Cordeiros, por meio do Departamento de Juventude e Cultura vem apoiando algumas iniciativas do grupo e possibilitado a efetivação de alguns eventos.

Reis de Copas e de Paus do Baralho do Crime da SSP-BA foram presos em São Paulo

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Jesiel Miranda Campos, o 'Bolo' e Carlos Henrique Santos Silva, o 'Cumpadre', fazem parte de organizações criminosas rivais (Fotos: Divulgação SSP).

O Rei de Copas, Jesiel Miranda Campos, o 'Bolo', e o Rei de Paus, Carlos Henrique Santos Silva, o 'Cumpadre', do Baralho do Crime da SSP-BA foram capturados em São Paulo durante esta semana. Eles fazem parte de grupos criminosos rivais. A ação foi realizada em conjuntos pelas Polícias Civis da Bahia e de SP. 'Cumpadre' foi preso na última segunda-feira (6) e, nesta quinta-feira (9), pela manhã, foi a vez de 'Bolo'. Segundo o titular da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), delegado Fabiano Aurich, os dois fazem parte de facções criminosas rivais e são responsáveis por diversas mortes em Jequié. “Só para manter o domínio no tráfico, eles já mataram muita gente inocente. É gratificante para nós tirá-los das ruas”, disse. 'Bolo' assassinou pelo menos sete pessoas na região de Jequié, além de traficar drogas. E 'Cumpadre' é apontado como um dos autores da chacina ocorrida no dia 17 de setembro de 2016, no município, deixando quatro mortos e três pessoas gravemente feridas. Além disso, ele é autor de mais dois homicídios. A dupla liderava o tráfico na cidade.

Presente de Grego: Coelba comunica desligamento programado no centro de Guanambi no Dia das Mães

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo (12), em pleno Dias das Mães, das 7 às 12h, no centro de Guanambi.

A Coelba, através do seu departamento de comunicação, informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo (12), em pleno Dias das Mães, das 7 às 12h, no centro da cidade de Guanambi, atingindo os seguintes logradouros: Praça Cel. Cajaíba, Rua Manoel Vitorino, Rua 15 de Novembro, Rua Cel. Zequinha, Tv. 15 de Novembro, 15 de Novembro e Cel. Zequinha. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Caetité: Espetáculo OS GIGANTES DA MONTANHA chega a Caetité dia 21

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. (Foto: Divulgação / SECELT)

A Praça da Catedral, em Caetité, receberá o espetáculo ‘Os Gigantes da Montanha’, do conceituado Grupo Galpão, no dia 21 de maio, às 19h. Com direção de Gabreil Villela, a fábula narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita por Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro e, por extensão, da poesia e da arte e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.

O evento, com duração de 90mim, tem entrada gratuita e é promovido pela Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECELT), além do patrocínio da Petrobrás. 

Prefeito de Barra da Estiva é denunciado ao Ministério Público Federal

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

A denúncia ao MPF de Vitória da Conquista foi formulada pelos vereadores Alessandro Pereira (Bico), Fabrício Viana, Zito de Noé, Gilson Dantas e Rena (Foto: divulgação).

O Prefeito de Barra da Estiva João Machado Ribeiro (João de Didi) foi denunciado ao Ministério Público Federal por irregularidades na aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Esses recursos são repassados pelo governo federal para os municípios e só podem ser usados no setor de educação, mas segundo a denúncia estariam sendo usados para efetuar pagamentos com fins diversos dos previstos na legislação. Em 2017, já havia sido protocolado um pedido de investigação referente ao processo licitatório vencido pela empresa Tribo Transportes. Nesse ano de 2017, a empresa Tribo Transportes recebeu um montante de R$ 3.293.964,96 (três milhões, duzentos e noventa e três mil, novecentos e sessenta e quatro reais e noventa e seis centavos) da Prefeitura de Barra da Estiva, o que dá uma média mensal de R$ 274.497,08 (duzentos e setenta e quatro mil, quatrocentos e noventa e sete reais e oito centavos). A denúncia ao MPF de Vitória da Conquista foi formulada pelos vereadores Alessandro Pereira (Bico), Fabrício Viana, Zito de Noé, Gilson Dantas e Rena.

Secretaria de Meio Ambiente de Ibiassucê e PRF devolvem pássaros á natureza

Sexta / 10.05.2019

Por Augusto Jackson

Os animais haviam sido apreendidos pela polícia e encaminhados para o CETAS, em Conquista, onde passaram por um tratamento especial. (Fotos: Ascom Pref. de Ibiassucê)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ibiassucê e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) libertaram 77 pássaros silvestres (Canário da Terra, Cardeal, Trinca Ferro, Sabiá, Azulão, Tico-Tico, Pássaro Preto, etc ) em uma área de Reserva Ambiental no município. Os animais haviam sido apreendidos em uma operação policial e encaminhados para o Centro Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Vitória da Conquista, onde passaram por um tratamento especial, antes de serem devolvidos à natureza.

A área de reserva ambiental faz parte de local de soltura de animais silvestres, cadastrada junto ao órgão desde 2015, onde mais de 1.000 animais já foram soltos.  A lei 9.605 proíbe a criação de animais silvestres em cativeiro, devendo o infrator responder criminalmente pela sua inobservância, mas também permite a entrega voluntária do criador sem as sanções penais e administrativas (multa) que a mesma impõe.

Prêmio recorde da Mega-Sena pode pagar R$ 275 milhões neste sábado (11)

Sexta / 10.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Neste sábado (11), a Mega-Sena sorteia o prêmio recorde de R$ 275 milhões do concurso 2.150. Este pode ser o maior prêmio já pago na modalidade, considerando-se apenas os concursos regulares (sem Mega da Virada) e o 3º maior prêmio da história das Loterias CAIXA.

Além do prêmio acumulado dos sorteios anteriores, o concurso deste sábado (2.150), por ter final 0, recebe um adicional de 22% no valor do prêmio, que é acumulado ao longo dos demais sorteios. Todos os concursos de final 0 e 5 recebem esse adicional. De acordo com a CAIXA, caso apenas um ganhador leve o prêmio e aplique todo o valor na Poupança, receberá mais de R$ 1 milhão em rendimentos mensais. O dinheiro do prêmio é suficiente para comprar 90 apartamentos de luxo, com carro na garagem, nas melhores localidades do país.

O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Cerca de 30 kg de drogas são apreendidas por dia na Bahia em 2019

Quinta / 09.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Entre as várias ações, destaca-se o flagrante em Abaré, onde 1,5 tonelada foi encontrada pela Cipe Caatinga no dia 5 de maio. (Foto: Divulgação SSP/BA)

Aproximadamente 30 kg de entorpecentes foram apreendidos por dia, na Bahia, em 2019. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) nesta quinta-feira (09), correspondem ao acumulado entre os dias 1 de janeiro e 6 de maio, quando as ações das forças de segurança estaduais alcançou o total de 3,7 toneladas de maconha, cocaína e crack localizadas com organizações criminosas. Entre as várias ações contra a distribuição de drogas, destaca-se o flagrante em Abaré, onde 1,5 tonelada foi encontrada pela Cipe Caatinga no dia 5 de maio (confira aqui).

 “Contamos com a colaboração da população, além do nosso trabalho de campo, para chegarmos nestas apreensões diárias. O cidadão pode e deve nos avisar através dos telefones 190 e 3235-0000 (Disque Denúncia). Com certeza apuraremos as denúncias”, informou o comandante de Operações da PM, Coronel Humberto Sturaro.

Prefeitura de Ibiassucê adquiriu ônibus 0km para transporte escolar

Quinta / 09.05.2019

Por Augusto Jackson

O ônibus é padronizado conforme a legislação, possui 36 lugares, elevador para alunos com dificuldade de locomoção, assentos especiais, etc. (Fotos: Ascom Pref. de Ibiassucê)

A Prefeitura de Ibiassucê, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Plano de Ações Articula (PAR), adquiriu um novo ônibus escolar, zero quilômetro, para o transporte de estudantes residentes na zona rural para a sede do município.

O ônibus é padronizado de acordo com a legislação exigida para o transporte escolar, possui 36 lugares, elevador com descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção, assentos especiais, ventilador, extintor de incêndio, rádio, lixeira, câmera na parte traseira do veículo, possui bloqueio de diferencial, chassi mais alto e rodas mais próximas da frente e da traseira do veículo para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros, além dos assentos extremamente confortáveis.

O Prefeito Adauto Prates disse: “Estamos trabalhando para que a educação de Ibiassucê melhore cada vez mais, e sabemos que o transporte escolar é fundamental para garantir a presença e permanência de crianças e adolescentes nas escolas. É com muita alegria que entregamos esse ônibus aos estudantes e toda comunidade escolar que agora têm a missão de cuidar e fazer bom uso do mesmo.”

Governo estadual libera R$ 33,9 milhões em prêmios a servidores que contribuíram para redução da criminalidade na Bahia

Quinta / 09.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

O valor mínimo pago é de R$ 371, enquanto que o máximo é de R$ 2.476. Os dados foram divulgados pela SAEB nesta quinta-feira (09). (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

O governo baiano anunciou que estará liberando nesta sexta-feira (10), por meio de pagamento em folha especial, R$ 33,9 milhões em gratificação a policiais militares, civis e técnicos que contribuíram diretamente para a redução em todo o Estado no número de casos de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.  A gratificação é a maior já paga no semestre pelo Prêmio de Desempenho Policial (PDP).

No total, estão sendo contemplados 23.212 servidores, incluindo 18.180 policiais militares e 3.668 policiais civis, além de 1.299 peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e servidores diretamente ligados à Secretaria de Segurança Pública (SSP).  O valor mínimo pago é de R$ 371, enquanto que o máximo é de R$ 2.476. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) nesta quinta-feira (09).

De acordo com a SAEB, na comparação entre o segundo semestre de 2018 e de 2017, a queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais chegou a 16%. Em números absolutos, foram 3.025 vítimas, no segundo semestre de 2017, e 2.548, no segundo semestre de 2018, o que significa que foram preservadas 477 vidas no período. Além disso, 65,4% das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) e 80% das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) do Estado conseguiram cumprir integralmente as metas do Estado. O cálculo do montante pago a cada servidor se baseia diretamente no desempenho das Áreas e Regiões Integradas, que são as unidades territoriais adotadas pela SSP para o planejamento integrado de suas ações.

Eures Ribeiro defende unificar eleições e prorrogar mandatos de prefeitos

Quinta / 09.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Eures é Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e o atual prefeito de Bom Jesus da Lapa. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

O Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), comentou sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a unificação dos mandatos político-partidários no Brasil em 2022.

Ribeiro afirma que a proposta, de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), é justificada pelo interesse dos brasileiros no princípio da economicidade. Caso seja aprovada, os mandatos da esfera municipal iriam até 2022 quando seriam votados também os governadores, deputados e presidente. “Sou extremamente a favor. Uma eleição a cada dois anos se torna extremamente onerosa ainda mais nesse momento delicado em que vive a economia do país. É muito desgastante" explicou Eures, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano.

Eures ainda afirmou que a UPB está acompanhando o andamento da matéria no Congresso, com a expectativa de que a economia gerada possa ser revertida em serviços essenciais à população, tais como ensino, saúde e segurança pública.

Fonte: Bahia Notícias

Obras do Aeroporto de Guanambi estão 96% concluídas, afirma SEINFRA

Quinta / 09.05.2019

Por Redação Sertão Hoje

Com investimento de R$ 7 milhões, a obra está prevista para ser finalizada neste mês de junho. (Fotos: Divulgação Seinfra/BA)

As obras de recuperação da pista e do pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, estão 96% concluídas, segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA). Com investimento de R$ 7 milhões, a obra está prevista para ser finalizada neste mês de junho.

De acordo com a SEINFRA, o objetivo da obra é a adequação para aumentar a resistência da área de movimentação de aeronaves para possibilitar a operação do equipamento com aviação regular para receber voos comerciais. Atualmente, o local opera com aviação geral de voos fretados e particulares. “O aeroporto é um dos mais importantes do sertão produtivo, pois é uma região em grande desenvolvimento econômico no estado. A cidade de Guanambi possui uma concentração de empresas de energia eólica e solar. Com isso, o equipamento contribuirá no suporte logístico dos materiais no município”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.