Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2018"

Luciano Ribeiro apresenta Moção de Pesar pela morte do deputado federal Coriolano Sales

Quarta / 23.05.2018

Por Giselle Quintão

Coriolano estava com 74 anos, sofreu um infarto na semana anterior e estava internado na UTI do Hospital Samur, porém, não resistiu a uma cirurgia cardíaca.

A morte do deputado federal Coriolano Sousa Sales, ocorrida no dia 21 de maio, em Vitória da Conquista, foi lamentada pela Assembleia Legislativa do Estado, através de Moção de Pesar apresentada pelo deputado Luciano Ribeiro (DEM). Cori, como é conhecido, estava com 74 anos, sofreu um infarto na semana anterior a sua passagem, e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Samur, porém, não resistiu a uma cirurgia cardíaca. Natural de Santa Teresinha, Cori foi um dos políticos mais atuantes da Bahia. Advogado de formação pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), foi um dos responsáveis por trazer para Vitória da Conquista uma subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entidade que dirigiu duas vezes, consecutivamente. Com uma trajetória política de destaque, foi presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista até chegar a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, exercendo três mandatos de deputado estadual, quando de 1987 a 1989 tronou-se presidente da Casa Legislativa. Exerceu também três mandatos como deputado federal e na Câmara dos Deputados foi onde encerrou suas atividades políticas. O deputado Luciano Ribeiro, que ocupa a liderança da Oposição, se solidarizou junto aos familiares, amigos e ao povo conquistense, desejando que Deus traga conforto, força e esperança.

“Chegarei ao final do mandato com 100% da frota das polícias renovada”, destaca Rui durante entrega de 461 viaturas

Quarta / 23.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Do total de veículos entregues, 130 ficarão em Salvador e 331 serão destinados ao interior do estado. (Foto: SSP-BA)

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) ganhou um reforço expressivo para melhoria da qualidade dos serviços de segurança prestados à população. Na manhã desta terça-feira (22), durante cerimônia no pátio da Governadoria, em Salvador, o governador Rui Costa realizou a entrega de 461 viaturas à corporação. A ação representa um investimento de mais de R$ 31 milhões, utilizados na compra de 20 bases móveis, 62 monovolumes, 144 caminhonetes e 235 motocicletas. “Tenho orgulho de saber que chegarei ao final deste mandato com 100% das viaturas das polícias Civil e Militar renovadas. Outro fato inédito e que me dá muita alegria é que chegaremos ao final deste ano com um total de 6.800 policiais militares, civis e bombeiros contratados. Nunca, na história da Bahia, um governador realizou este feito, nesse espaço de tempo. Estamos atendendo os anseios destes profissionais, que atuam em prol da população baiana e da nossa segurança, garantindo melhores condições de trabalho e mais estrutura para as instituições”, destacou o governador. Do total de veículos entregues, 130 ficarão em Salvador e 331 serão destinados ao interior do estado.  Nos últimos três anos, o Governo realizou investimento superior a R$ 461 milhões em Segurança Pública. A entrega das viaturas aos municípios foi iniciada na segunda-feira (21), quando o governador entregou 11 viaturas em Jequié durante a inauguração do Hospital Prado Valadares. A próxima entrega deve ser realizada na próxima segunda-feira (28), em Feira de Santana, município que recebe o maior número de veículos. A previsão é de que todos os equipamentos sejam entregues aos municípios baianos até o mês de junho.
 

A previsão é de que todos os equipamentos sejam entregues aos municípios baianos até o mês de junho. (Foto: SSP-/BA)

Após denúncias de supostas irregularidades, MP recomenda suspensão do concurso da Polícia Civil da Bahia

Terça / 22.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Para as promotoras, as provas colhidas apontam para a ocorrência de graves falhas na atuação da equipe de aplicação das provas, em diversos locais que sediaram o concurso.

O Ministério Público estadual (MP-BA) recomendou a suspensão do concurso público da Polícia Civil da Bahia, até que sejam esclarecidas as supostas irregularidades apontadas por candidatos no processo seletivo. Com vagas para delegado, escrivão e investigador, o concurso foi realizado no último dia 22 de abril. A recomendação foi encaminhada na segunda-feira (21) ao secretário de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Edelvino da Silva Góes Filho, e à direção da Fundação Vunesp, empresa responsável pela execução do certame. A recomendação de suspensão do certame é de autoria das promotoras de Justiça Heliete Viana e Rita Tourinho. Segundo o documento, foram protocoladas no MP diversas denúncias de supostas irregularidades ocorridas durante a aplicação das provas da primeira e segunda etapa do concurso. Entre as irregularidades estão o uso de aparelho celular para fotografar o momento de aplicação da prova, ausência de identificação formal dos candidatos, retirada do gabarito antes do término do tempo estabelecido para a realização da prova, deficiências na fiscalização e descumprimento da proibição do candidato levar consigo o caderno de prova após a finalização do tempo regular. As promotoras afirmam que as irregularidades foram comprovadas com cópias de fotografias de candidatos com aparelhos celulares no momento da realização da prova, reproduções de conversas realizadas entre candidatos por meio de aplicativos e registros nas redes sociais. Para Heliete Viana e Rita Tourinho, as provas colhidas apontam para a ocorrência de graves falhas na atuação da equipe de aplicação das provas, em diversos locais que sediaram o concurso.

Fonte: G1 Bahia

Brumado: Coelba comunica desligamento programado no sábado, dia 26

Terça / 22.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado (26), das 7h30 às 12h, na Rua Sargento Antenor Santos, Rua Frei Caneca, Rua Tenente Amarílio Silva Leite, Rua Padre Miguelino e Av Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores, em Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Prefeito de Caetité participa de audiência com o Ministro dos Transportes, cobrando maior empenho nas obras da Ferrovia Oeste Leste

Terça / 22.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Vivemos uma expectativa muito grande, na perspectiva de que essa iniciativa possa promover o desenvolvimento socioeconômico de Caetité”, destacou o prefeito Aldo Gondim.

O Prefeito de Caetité, Aldo Gondim, esteve em audiência na manhã dessa terça-feira (22), em Brasília, com o Ministro dos Transportes, Valter Casimiro, solicitando empenho e celeridade para viabilizar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Porto Sul, para que o projeto da Bahia Mineração (Bamin) se concretize, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região. Desde o início de sua gestão, o prefeito Aldo Gondim e dirigentes da Bamin vêm movendo esforços juntos às instancias estadual e federal, para viabilizar o projeto. “Hoje vivemos uma expectativa muito grande, na perspectiva de que essa iniciativa possa promover o desenvolvimento socioeconômico de Caetité, gerando emprego e renda”, destacou Aldo. Na oportunidade, estiveram presentes a comitiva chinesa da empresa CREC, através do seu vice-presidente Liu Hui; o Diretor Presidente da Bamin, Eduardo Ledsham; o Deputado Federal José Rocha; o secretário municipal de Relações Institucionais, Herbert Carvalho; e o vereador Deyvisson Andrade.

Guajeru: Prefeito busca apoio para os Festejos de São Pedro e Campeonato de Futebol Society

Terça / 22.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“O São Pedro valoriza nossa cultura. Já o Campeonato virou tradição no município. Além disso, os eventos aquecem a economia, reunindo mais de 10 mil pessoas”, destaca Gil Rocha.

O prefeito de Guajeru, Gil Rocha, anunciou nesta segunda-feira (21), a busca por convênios para a realização dos Festejos de São Pedro e do Campeonato de Futebol Society 2018. Segundo o prefeito, as documentações necessárias já foram encaminhadas para a Bahiatursa e Sudesb. “Fizemos os projetos de solicitação, apresentamos toda a documentação necessária graças à situação de adimplência da nossa prefeitura de Guajeru, conquistada mediante muito esforço para manter a situação fiscal do município em ordem”, expila o gestor. Gil também participou de uma audiência com os deputados estaduais Zé Raimundo e Vitor Bonfim, buscando apoio através das emendas parlamentares. O prefeito ressaltou a importância da ajuda do governo estadual e os benefícios culturais e financeiros vindos dos eventos. “O apoio financeiro do Governo do Estado é fundamental para a realização destes importantes eventos Guajeruenses, o São Pedro valoriza nossa cultura e tradição, assim como a nossa cavalgada se tornou um importante festejo em nossa região. Já o Campeonato de Futebol Society é um evento esportivo que virou tradição em nosso município, onde participam mais de 450 atletas. Além desses benefícios, esses eventos aquecem a economia do nosso município, reunindo mais de 10 mil pessoas durante o período dos festejos e realização dos jogos”, destaca Gil Rocha.

Câmara de Ituaçu divulga Atas das 9ª e 10ª Sessões Ordinárias de 2018

Terça / 22.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Em ambas as sessões não houve a tramitação de matérias, mas durante o Grande Expediente os vereadores abordaram diversos assuntos de interesse do município.

A Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu, através da sua Mesa Diretora, divulgou as atas aprovadas da 9ª e 10ª sessões ordinárias do primeiro período legislativo do ano de 2018. A 9ª Sessão foi realizada no dia 27/04, tendo sido presidida pelo vice-presidente Ronaldo Rocha, em razão da falta justificada do presidente Marcinho de Noé. A sessão contou com as presenças dos vereadores Elza Marillu (2ª Secretária), Otacilio, Almir Pessoa, Branco do Guigó, Sivaldinho, Adriano Machado, Nenê de Dona Santa e Vade. O Vereador Joel Teixeira também justificou a sua ausência na sessão. A 10ª Sessão Ordinária foi realizada no dia 04/05, contando com as presenças de todos os vereadores. Em ambas as sessões não houve a tramitação de nenhum projeto de lei, mas durante o Grande Expediente os vereadores abordaram diversos assuntos de interesse do município, assim como realizaram pedidos de obras e serviços ao chefe do poder executivo municipal. Clique nos links abaixo e acesse o conteúdo das atas na íntegra.

Ata da 9ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2018

Ata da 10ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2018

Luciano Ribeiro: “o governo do PT não pode culpar os municípios pela sua ineficiência na saúde pública”

Terça / 22.05.2018

Por Giselle Quintão

Para o democrata os deputados da base governista deveriam agradecer o esforço dos prefeitos, que suportam a maior parte do atendimento desta carga (Foto: divulgação).

O deputado Luciano Ribeiro (DEM), líder da Oposição na Assembleia Legislativa e municipalista convicto, rebateu, na sessão de 21 de maio, deputados da base do governo que, ao justificar a ineficiência da saúde pública, culpam os municípios. Para o democrata os deputados da base governista deveriam agradecer o esforço daqueles que suportam a maior parte do atendimento desta carga, mesmo tão sofridos e tão maltratados na divisão do bolo tributário. “Quem já foi prefeito como eu, e mora em pequeno município, vive junto ao povo, de gabinete e telefone abertos, conhece, de fato, as reais dificuldades pelas quais passam os prefeitos da Bahia, sendo que todos eles, gastam muito acima daquilo que é devido com saúde – que são 15% conforme estabelece a Constituição Federal, ao contrário do que faz o governo do Estado e a União. O deputado Bira Coroa do PT deveria era se retratar com os prefeitos pelo que disse”, destacou Ribeiro, que criticou veementemente “a tal da regulação”, que na sua opinião é uma verdadeira injustiça com a população, escolhendo quem vai viver e quem vai morrer.

Outro contraponto de Luciano Ribeiro foi com relação a avaliação que a base governista faz da cobertura da saúde pública em Salvador, alegando que a prefeitura não tem cobertura de 100% na saúde básica. Para Luciano esse discurso é totalmente superficial e tendencioso. “A realidade se mostra comparando a cobertura da saúde pública quando ACM Neto assumiu e como ela está agora. Temos que mostrar é o quanto evoluiu. Neto entrou para mudar a história de Salvador e assim está a fazer”, concluiu Luciano.

34ª CIPM inicia Operação Rondas em Brumado e Região

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Major PM Souza Dias baseou o planejamento na mancha criminal, visando coibir ações criminosas em toda a área de Brumado. (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado deflagrou, neste domingo (20), a Operação Rondas. Desenvolvida em regime extraordinário e com viaturas destacadas para esta finalidade, a operação é mais uma ação da corporação na área da unidade, sendo realizada paralelamente às "Operações Distrito e Rural", que já estão ocorrendo, com acréscimo de policiais e viaturas, nos municípios de Rio do Antônio, Barra da Estiva, Ibicoara e em distritos. O comandante da unidade, Major PM Souza Dias, baseou o planejamento na mancha criminal, visando coibir ações criminosas em toda a área de Brumado.

Caetité: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente realiza a Campanha Faço Bonito

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A campanha foi realizada na semana do dia 18 de maio que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. (Fotos: Direcom Caetité)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou em Caetité, entre os dias 14 e 18 de maio, a Campanha Faça Bonito, em combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante a Campanha diversas atividades foram realizadas para alertar a população quanto à proteção dos menores e para a denúncia dos casos de abusos e exploração. A equipe do Conselho esteve na segunda-feira (14) na Rádio Educadora Sant’Ana de Caetité e na Star FM, em entrevista à imprensa, nas quais falou a toda comunidade caetiteense sobre a Campanha e a importância desse assunto estar em pauta. Na terça-feira (15), foi promovida uma palestra sobre a legislação e formas de denúncia com a advogada do CREAS, Simone Leite, no CAE III. Na quarta e na quinta-feira (16 e 17), foram visitados os colégios municipais Dom Manoel Raimundo de Melo em Santa Luzia e o Zelinda Carvalho Teixeira em Maniaçu, onde foram realizadas palestras com os estudantes.
 

“A luta não se resume a um dia ou uma semana. Devemos estar alerta todos os dias para o combate à exploração e abuso sexual de menores”, ressaltou Daniana Cotrim.

Graer mobiliza região Oeste com ações em quatro cidades

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

"A Base permite um apoio em ações na região. Em breve vamos inaugurar outra unidade em Lençóis, estendendo o serviço para a Chapada", comentou o tenente-coronel Renato Lima.

Equipes do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar mobilizaram o Oeste Baiano, neste final de semana, com ações em quatro cidades. Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Santa Rita de Cássia receberam operações ostensivas e de aproximação com a comunidade. Em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães o trabalho foi conjunto com outras unidade das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e da Guarda Municipal. Pessoas, veículos e estabelecimentos foram abordados, com objetivo de prevenir crimes contra a vida e o patrimônio. Dois criminosos foram presos em flagrante com porções de drogas. Em São Desidério e Santa Rita de Cássia os militares aproveitaram para estreitar a aproximação com os moradores. No primeiro município, após patrulha rural, o helicóptero pousou e a equipe conversou com os moradores e recebeu todo o carinho. Na segunda cidade, os PMs dão apoio com uma aeronave, nos festejos em louvor à padroeira. "A nossa Base Avançada (Bavan), em Barreiras, permite um apoio em diversas ações realizadas na região Oeste. Em breve vamos inaugurar unidade semelhante em Lençóis, o que vai proporcionar o mesmo tipo de serviço, na Chapada", comentou o comandante do Graer, tenente-coronel Renato Lima.

Brumado: Inscrições abertas para o Curso do SENAI de Instalador de Drywall

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições serão efetivadas do dia 18 ao dia 23 de maio, na Central dos Conselhos, Rua Iluminato Lôbo, 33, Centro.

Estão abertas as inscrições para o Curso do SENAI de Instalador de Drywall, para membros de famílias cadastradas no CadÚnico, com renda global de até um salário mínimo. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências relativas à construção e montagem da estrutura de parede e forro com painéis de gesso acartonado, viabilizando condições adequadas para a iniciação profissional no mercado de trabalho. As inscrições serão efetivadas do dia 18 ao dia 23 de maio, na Central dos Conselhos, Rua Iluminato Lôbo, 33, Centro. O curso, que inicia no dia 28, conta com 25 vagas e terá uma carga horária de 40h. As aulas serão das 7h30 às 11h30. Para se inscrever, o candidato precisa ter no mínimo, 18 anos de idade e a 4ª série do Fundamenta I. As aulas são divididas em teóricas, que serão ministradas no Polo da UAB, Rua Antônio Carlos Magalhães, Bairro Tanque, e práticas, realizadas no CRAS Yolanda Pires, Vila Presidente Vargas - o transporte por conta do aluno. Os documentos necessários são: RG e CPF (cópia e original); Comprovante de residência (cópia e original); Extrato da situação cadastrada da família no CadÚnico / Nº do NIS; Comprovante de escolaridade (Declaração). Maiores informações: (77) 3441-2889, Heliane ou Elisângela.

Curto-circuito pode ter sido a causa de incêndio em residência do Conjunto Habitacional em Caculé

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Um caminhão-pipa foi usado para conter as chamas. Parte do teto da casa não resistiu e veio ao chão. (Fotos: Aloísio Costa | Informe Cidade)

Um incêndio, ocorrido na tarde deste domingo (20), destruiu quase por completo uma residência localizada na Rua Salvador, nº 155 do Conjunto Habitacional Antônio Alves Teixeira (CHAAT) em Caculé. Segundo moradores do local as chamas se espalharam em poucos minutos e logo o fogo consumiu tudo que havia na casa. Móveis, eletrodomésticos e peças do vestuário ficaram completamente queimados. Um caminhão-pipa foi usado para conter as chamas. Parte do teto da casa não resistiu e veio ao chão. Em declaração à polícia, a moradora da casa, Sra. Elizete de Souza, disse que o incêndio teria começado por conta de um curto-circuito em uma das tomadas de um quarto da casa onde ela morava com mais três pessoas. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Informe Cidade

Prefeitura de Guanambi promove palestra com o Professor Hamilton Werneck destacando as mudanças propostas pela BNCC

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Doutor em educação e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de mais de 30 livros e com 9 DVDs educativos, ele já realizou mais de 3 mil conferências em todo o Brasil.

A Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Educação, promoverá na noite desta segunda-feira (21), no auditório do Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP), palestra com o renomado Professor Hamilton Werneck, destacando as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, voltado para professores, coordenadores e profissionais da área da Educação, terá início às 19h e será mais uma oportunidade para os Profissionais da Educação atualizarem seus currículos com relação às mudanças no Sistema Educacional. “Vamos destacar as principais competências da BNCC e sua aplicabilidade na sala de aula”, destaca o conferencista, que é doutor em educação e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de mais de 30 livros, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 3.000 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades. Para a Secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante, esse momento irá contribuir na formação dos profissionais. "Essa troca de saberes e a experiência do professor Hamilton Werneck, só agregará na construção da educação de excelência que tanto almejamos", enfatizou a educadora. Já o prefeito Jairo Magalhães, considera mais um valioso investimento na educação municipal. "Temos o compromisso de capacitar e formar os nossos professores e profissionais da educação municipal, não medimos esforços nos investimentos, pois acreditamos que podemos fazer mais pelos nossos alunos e pela educação do nosso povo", reforçou o gestor.

34ª CIPM encontra arma de fogo artesanal e recupera motocicleta roubada em Barra da Estiva

Segunda / 21.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A chumbeira apreendida e a moto recuperada foram apresentadas a Delegacia Policial local, conforme previsão legal. (Fotos: Divulgação 34ª CIPM)

A 34ª Companhia Independente de Policial Militar (CIPM) de Barra da Estiva encontrou, nesta sexta-feira (18), uma chumbeira artesanal na zona rural do município. Segundo os PMs, a guarnição estava verificando ocorrências de roubo e de receptação na localidade do Rio Preto. A arma estava escondida em uma das casas abandonadas que servem para abrigar suspeitos. Já no Bairro São Félix, por volta das 22h30, os militares foram acionados para reprimirem um roubo de motocicleta. O veículo foi recuperado, mas os meliantes conseguiram fugir.  A chumbeira apreendida e a moto recuperada foram apresentadas a Delegacia Policial local, conforme previsão legal.