Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2016"

Forrozão e Folia 2016: Igaporã retornará as festividades juninas nos bairros da cidade

Segunda / 30.05.2016

Por Samuel Gonçalves

Uma das mais tradicionais festas juninas do Alto Sertão Baiano, trás como novidade o retorno das festividades aos bairros da cidade.

É chegada a hora de uma das datas comemorativas mais esperadas do Brasil, principalmente na região Nordeste: as festas juninas. Em Igaporã, a tradição é escrita e vivida há mais de 33 anos com muita festa e alegria. No decorrer desses anos a data se tornou a maior festa cultural do município. Para 2016 a grande novidade preparada pela Administração Municipal é o retorno das festas nos bairros da cidade. Além de significar uma tradição, a festa é abrilhantada pelo folclore e elementos da cultura popular, atraindo a maioria dos visitantes, constituindo-se como um importante momento econômico, com a atração de muitos turistas.

Assim, serão sete dias de festa, alegria e animação. De 27 a 30 de junho a festa acontecerá com o “Arraiá nos Bairros”. Diversas apresentações culturais retomarão a tradição junina no município, o qual fortalece a realização desse evento, onde toda a comunidade será beneficiada. A festa continuará de 01 a 03 de julho na Praça do Forró. A temática trabalhada no Forrozão e Folia 2016 faz referência à evolução histórica dos festejos juninos comemorados na Praça do Forró, desde sua origem em 1983 até os anos atuais. Serão destacado os blocos, brincadeiras que animavam as tardes, as quadrilhas, comidas típicas, as principais bandas que passaram por esse período e o fortalecimento das tradições.

Confira a programação: 27/06: Bairro Alto da Varginha – Apresentações Culturais e Show com Edu Amado. 28/06: Bairro Vila Fagundes – Apresentações Culturais e Show com Xandy do Forró. 29/06: Bairro Alto do Cruzeiro – Apresentações Culturais e Show com Gil Martins e Banda. 30/06: Bairro Alto da Usina – Apresentações Culturais e Show com Dio do Acordeom. 01/07: Praça do Forró - Apresentações Culturais e Show com Artistas da Terra, Som de Bar, Alan Júnior, Xamêgo Proibido. 02/07: Praça do Forró - Show com Júlio e Aldo, Sensação Forrozeira, Som de Bar, Mastrus com Leite e Banda Magníficos. 03/07: Praça do Forró - Show com Som de Bar, Márcia Fellipe e Lordão.

Católicos de Ibitira realizam seresta em prol de construção da Igreja Matriz no distrito

Segunda / 30.05.2016

Por Maria Nunes

O cantor Figueiredo animou a noite dos presentes na Seresta (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

Uma seresta com o cantor Figueiredo estava prevista para o dia 08 deste mês (Dia das Mães) em Ibitira, mas o evento foi estendido para o último sábado (28). O evento foi organizado pelos grupos, pastorais e religiosos sobre a coordenação do Pároco Osvaldino Batista, sendo realizado no Clube Edgard, que gentilmente cedeu o espaço para a realização do mesmo. Mesmo com os imprevistos, a membros da Comunidade Católica mostraram-se perseverantes, fortes, e acima de tudo, mostraram muita fé em Deus e na padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, ao mesmo tempo que fizeram de tudo para que a festa fosse realizada. “Infelizmente imprevistos acontecem. Temos que ser fortes para passarmos pelas provações Divinas. Esta festa tinha que acontecer, e nós preparamos com muito carinho para que todos pudessem aproveitar a oportunidade de ter um momento de lazer e diversão, mas nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos que fosse”, frisou uma das voluntarias do evento Maria Aparecida Alves Dias. A nossa Redação se fez presente registrando os momentos da festa, aderindo-se ao apoio solidário dos comerciantes, amigos, e pessoas das cidades de Brumado, Ibiassucê, Caetité, Rio do Antônio, dentre outras.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Participaram do evento religiosos do município e de outras cidades vizinhas (Foto: Maria Nunes/Sertão Hoje).

Ao lado do Prefeito Zé Barreira, Rui Costa entrega importantes obras em Caetité

Segunda / 30.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

Rui inaugurou a BA-611, o Mercado de Brejinho, Retran, ampliação da 94ª CIPM, com a entrega de 8 viaturas e equipamentos de câmera e videomonitoramento (Fotos: Mateus Pereira).

Caetité recebeu a visita do governador Rui Costa e sua comitiva no último sábado (28) para, junto com o prefeito Zé Barreira, entregar uma série de obras que melhoram ainda mais a qualidade de vida dos caetiteenses. Na sede do município, Rui Costa e o Prefeito entregaram oito novas viaturas, sendo duas para Caetité e as outras irão beneficiar também Bom Jesus da Lapa, Macaúbas e Santa Maria da Vitória. Também foram entregues o novo pavilhão da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), equipamentos de câmera e videomonitoramento e um Posto Regional de Trânsito (Retran), unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que vai prestar serviços relacionados à veículos e documento de habilitação.

Em seguida, o governador Rui Costa foi para o distrito de Brejinho das Ametistas, onde inaugurou a BA-611, rodovia que liga o distrito à sede de Caetité, facilitando a vida dos moradores de toda a região. O Prefeito agradeceu o apoio de Rui Costa e dos deputados que contribuíram para o asfaltamento da via. “Hoje o senhor, Governador, realiza o sonho de muitos caetiteenses, principalmente o dos moradores aqui de Brejinho. Muitos não acreditavam, achavam impossível a gente conseguir, mas eu tenho amigos que me ajudaram, e hoje a BA-611 é uma realidade que já mudou a vida de muita gente”, destacou Zé Barreira.

Ainda em Brejinho os moradores acompanharam a entrega do Mercado Municipal e da Unidade de Educação Infantil Maria Aparecida Santos Borges, que homenageia a mãe do vereador Cláudio Borges. Rui ainda realizou a entrega de 122 títulos de terra, um trator e 6 motocicletas para agricultores de Brejinho, além de 60 barracas para os comerciantes da feira. De acordo com Paulo Sérgio Vieira, presidente da Associação de Produtores Rurais de Caetité, a entrega das motos e do trator vai beneficiar mais de 18 mil agricultores associados.

As obras melhoram ainda mais a qualidade de vida dos caetiteenses (Fotos: Mateus Pereira).

Paramirim: Reunião do Poder Judiciário com o Conselho Tutelar define estratégias para a realização dos festejos do Santo Antônio

Segunda / 30.05.2016

Por Fagner Abreu

Estiveram presentes comerciantes, o policiamento militar, representantes do poder executivo e o Conselho Tutelar (Foto: Luiz Carlos Marques Cardoso).

Na noite da última segunda-feira (23), em Paramirim, o Conselho Tutelar participou de uma reunião com o Juiz da Comarca do Município, Gleisson dos Santos Soares, no Fórum Desembargador Arnaldo Almeida Alcântara. O momento foi para tratar as diretrizes de atuação em relação a segurança durante os festejos de Santo Antônio, que acontecerá de 01 a 12 de junho. Estiveram presentes comerciantes, o policiamento militar, representantes do poder executivo e o Conselho Tutelar. A Portaria n° 012/2016, emitida pelo Juiz de Direito da Comarca de Paramirim, resolve determinar a proibição de venda de bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes. A proibição está estabelecida pelo artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fica determinado ainda, de acordo com o artigo 243 do ECA, que não se venda, forneça, sirva, ministre ou entregue, mesmo que gratuitamente, bebidas alcoólicas ou quaisquer outros produtos que contenham substancias que causem dependência física ou psíquica à criança e ao adolescente. Quem infringir poderá cumprir detenção que varia de 02 a 04 anos e multa, caso o fato não constitua crime mais grave. A portaria ainda determina os responsáveis por crianças e adolescentes zelem pelos direitos que a eles são concedidos pelo ECA, garantindo-lhes a não exposição à situações que possam ferir os artigos mencionados. Esta terminante proibida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro ou servidas em recipientes de vidro, sendo contempladas também as bebidas trazidas de casa pelos foliões nessas mesmas condições, ficando autorizado, desde a constatação, o confisco de tais bens pelos agentes de segurança pública. Fica garantido o atendimento prioritário pela autoridade policial quanto ao registro de ocorrências decorrentes das violações à presente portaria, devendo submeter, assim que possível, o procedimento criminal retro a conclusão deste juízo para adoção de medidas cabíveis.

A reunião foi para tratar as diretrizes de atuação em relação a segurança durante os festejos de Santo Antônio, que acontecerá de 01 a 12 de junho (Foto: Luiz Carlos Marques Cardoso).

Inscrições dos CURSISTAS do Projeto Universidade para Todos são prorrogadas em Caculé

Segunda / 30.05.2016

Por Tayga Ribeiro

As inscrições foram prorrogadas para 31 de maio.

A Secretaria de Educação do Estado comunica que as inscrições dos CURSISTAS do Projeto Universidade para Todos foram prorrogadas para dia 31 de maio, conforme apresentado a seguir: 25 a 31 de maio de 2016 - Prorrogação das Inscrições exclusivamente pela internet no site: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos; 06 e 07 de junho – Divulgação da relação dos contemplados nos locais de funcionamento do curso (polos e extensões); 08 a 10 de junho - Matricula no local e turno que o aluno optou para cursar.

Tribunal da Justiça mantém taxa de esgoto em 40% na cidade de Guanambi

Segunda / 30.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

Examinando o Agravo de Instrumento, o Desembargador João Augusto Alves negou o pedido de efeito suspensivo e manteve a liminar concedida pelo Juiz Almir Edson Lélis.

Uma decisão proferida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, através do Desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto, impôs mais uma derrota à Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) em Guanambi. Examinando o Agravo de Instrumento, o Desembargador negou o pedido de efeito suspensivo e manteve a liminar concedida pelo Juiz Almir Edson Lélis Lima, que determinou a cobrança da taxa de esgoto em 40%, endossando a atuação do magistrado que decidiu “em perfeita sintonia com as questões fáticas”. O Desembargador João Augusto também fez menção ao trabalho do Ministério Público, a quem compete velar pelo sistema jurídico. “Devo prestigiar a atuação do representante local do ‘Parquet’ mantendo a decisão do Juiz da causa”, menciona em trecho da decisão. A promotora Dr.ª Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro é a autora da Ação Civil Pública que acionou o município de Guanambi e a EMBASA, exigindo o cumprimento da Lei Municipal 990/2015 que fixou o valor máximo da tarifa de esgoto em 40%. De acordo o escrivão da Vara, Bel. Franklin Ribeiro da Silva, o processo segue o seu curso normal, tendo a Embasa oferecido contestação e o Cartório promovido a remessa dos autos (processo digital) ao Ministério Público para oferecer impugnação de estilo aos termos da peça de defesa mencionada, tendo sido promovida a publicação do respectivo Edital de Citação aos Terceiros possíveis interessados, como previsto em lei. A decisão foi destacada pelo presidente da Câmara Carlos Jackson (Loló) e o vereador Hugo Costa, que foram autores do Projeto de Lei posteriormente sancionado pelo Prefeito municipal fixando o novo percentual de cobrança da taxa.

Está confirmada a realização do São João 2016 de Dom Basílio

Sábado / 28.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

A comissão organizadora tem realizado reuniões para tratar de assuntos referentes aos festejos.

A comemoração do padroeiro da cidade de Dom Basílio, São João Batista, acontece todos os anos de 15 a 24 de junho. Neste ano não será diferente, a comissão organizadora tem realizado reuniões para tratar de assuntos referentes aos festejos. De 15 a 21 acontecerá, na praça principal do município, às quadrilhas juninas e apresentações culturais com o apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social. Já as noites dos dias 22, 23 e 24 serão animadas com atrações musicais, ainda a confirmar.

Governo de Igaporã entrega kits esportivos aos times de futebol da zona rural

Sexta / 27.05.2016

Por Samuel Gonçalves

Os kits foram entregues os representantes das 14 equipes que disputarão o Campeonato Igaporaense de Futebol 2016 – Divisão Rural.

No último sábado (21), a Prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim, e o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Demócrito Oliveira, se reuniram, na sede da secretaria, com os representantes das 14 equipes que disputarão o Campeonato Igaporaense de Futebol 2016 – Divisão Rural. Na ocasião, a gestora entregou aos líderes de cada equipe participante da competição um kit esportivo, contendo um jogo de uniformes com 18 camisas, 18 calções e 18 pares de meiões, uma bola e um par de rede. Além disso, foi realizado um trabalho de melhoria nos campos de futebol das Comunidades onde acontecerão os jogos. Essas iniciativas reforçam as ações de incentivo e fortalecimento da modalidade no município. A competição que acontece anualmente e é de grande tradição, terá inicio neste domingo (29) com a participação de 14 equipes representando as mais diversas localidades do interior do município de Igaporã, desde os extremos do Baixio até os limites dos Gerais. Para a Prefeita Rosana, a iniciativa de equipar os clubes do município representa o compromisso da administração com o esporte de Igaporã. "O futebol amador da nossa terra é, para nós, motivo de orgulho e dedicação. Entregar aos times um kit de qualidade como esse, demonstra nossa preocupação e apreço por todos os envolvidos com o futebol, tão tradicional em nosso município", afirmou.

Cada kit esportivo contém um jogo de uniformes com 18 camisas, 18 calções e 18 pares de meiões, uma bola e um par de rede.

Guanambi: Escola Celito Brito promove palestras sobre saúde da mulher e importância da família

Sexta / 27.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

As enfermeiras Ana Paula Costa e Adriana Pina falaram sobre diversos cuidados com a saúde feminina com foco na prevenção, respondendo a várias dúvidas das mães.

A Escola Municipal Professor Celito Brito, inaugurada em janeiro deste ano e localizada no Bairro Novo Horizonte, promoveu, durante toda a manhã do último sábado (21), palestras sobre saúde da mulher. As enfermeiras Ana Paula Brito Costa, coordenadora do Lacen, e Adriana Pina, profissional da UPA e especialista em oncologia, falaram sobre diversos cuidados com a saúde feminina com foco na prevenção, respondendo a várias dúvidas das mães. O encontro foi aberto pelo psicólogo e pastor Hélio, do Ministério Paz e Vida, que falou sobre a importância da participação da família na educação dos filhos. Houve ainda apresentação da fanfarra do Colégio Francisco Teixeira Cotrim, do Distrito de Guirapá, da cidade de Pindaí. Os participantes da fanfarra entoaram cânticos e declamaram um lindo cordel com os nomes de toda a direção e coordenação da Escola Celito Brito. A manhã festiva se encerrou com o sorteio de brindes paras as mães e um delicioso café da manhã.

“É muito importante que as escolas tenham esta preocupação em levar informações relevantes sobre saúde, e ao mesmo tempo trabalhar esta integração com as famílias. Agradeço toda a direção pelo convite”, disse Ana Paula, que também já foi diretora da Polimeg e chefe de gabinete da Prefeitura de Guanambi. A diretora da escola, professora Ildete Costa, ressaltou a importância das famílias em participar da vida escolar dos alunos, “junto com toda a equipe de coordenação, funcionários e professores sempre buscamos esta integração, pois é fundamental para o bom rendimento das crianças”. Para a senhora Maria do Rosário Santana, 62 anos, moradora do Residencial Aroeira, a manhã foi super agradável, pois ela obteve muitas informações sobre saúde e ainda viu a necessidade de ser mais participativa na vida escolar do seu neto.

A fanfarra do Colégio Francisco Teixeira Cotrim, de Pindaí, entoaram cânticos e declamaram um lindo cordel com os nomes de toda a direção e coordenação da Escola Celito Brito.

Secretaria de Agricultura de Guajeru realiza mutirão para emissão de DAPs

Sexta / 27.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

A DAP funciona como uma espécie de identidade dos agricultores, sendo exclusiva dos trabalhadores rurais que atuam em conjunto com a família.

A Secretara Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guajeru, em pareceria com a BAHIATER, realizou, na última segunda-feira (23), um mutirão onde foram emitidas cerca de 55 DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf). A DAP funciona como uma espécie de identidade dos agricultores, sendo exclusiva dos trabalhadores rurais que atuam em conjunto com a família. O agricultor familiar que possui a DAP pode participar de todos os programas do Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA), voltados ao seu perfil. Dentre algumas iniciativas, destaca-se a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que ajuda no fortalecimento das atividades agrícolas diárias. O acesso ao crédito também só é permitido com a DAP, incluindo as linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No município, aproximadamente 1.300 famílias já possuem a declaração.

MODERA entrega relatório sobre conflito pelo uso da água no Alto Contas à Maçonaria brumadense

Sexta / 27.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Relatório visa fornecer informações ao Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado pela garantia de água em quantidade e qualidade para uso humano na Barragem de Cristalândia.

Atendendo solicitação mediante ofício, o MODERA, por meio dos seus Coordenadores Henrique Rocha e Jorge Valério Gomes, esteve na Loja Maçônica “Aliança Sertaneja Baiana Nº 41” em Brumado, no último dia 24 de maio. A visita se deu para entrega do Relatório sobre Impasse Decorrente do Projeto das Barragens do Consórcio Hayashi-Bagisa-Arikita no município de Piatã-BA. O Relatório visa fornecer informações ao Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Sereníssimo Jair Tércio Cunha Costa, que se dispôs a interceder, junto ao Governador Rui Costa, pela garantia de água em quantidade e qualidade para uso humano na Barragem de Cristalândia. Isso se dá em razão da ameaça do projeto das barragens do agronegócio em Piatã, que poderá comprometer a maior parte da água produzida pelas nascentes da Bacia do Rio das Contas naquele município, com a irrigação, bem como o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos.

Segundo os Coordenadores do MODERA, o Relatório entregue ao Venerável Mestre da Loja Maçônica, José Eunápio dos Santos, foi dividido em quatro partes: Contexto, Manifestações, Discussões no Comitê do Contas e Deliberações. Na primeira, diz que o impasse está centrado na Micro-Bacia do Riacho das Pedras e alertar para a avaliação muito criteriosa de grandes projetos de atividade econômica na rede de drenagem. Isso tanto na nascente do Rio das Contas como em toda a sua Bacia, em razão da predominância de rios temporários, chuvas irregulares e do processo de desertificação presente no Semiárido. Na segunda, relata o início das manifestações contra o projeto das barragens. Na terceira, descreve as discussões sobre o projeto no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC), ocorridas nas plenárias de Abaíra e de Brumado. E na quarta e última parte, expõe as contradições entre a Deliberação 19/2014 do Comitê e as Portarias Nºs 10.268 e 10.270 do Inema, trazendo à tona um choque das autoridades dos dois órgãos. Uma vez que o primeiro é deliberativo e se posicionou contra a liberação de licenças e outorgas para o projeto. Já o segundo, no contexto da Bacia do Contas, funciona como secretaria executiva do primeiro e baixou as Portarias autorizando construção de barramento no Riacho das Pedras, além da supressão de vegetação nativa para construção desse barramento.

Por fim, o MODERA destaca no Relatório que o projeto do Consórcio “soma-se a captações de irrigantes nos Municípios de Jussiape e Rio de Contas, que no futuro poderão deixar a população da Região do Alto Contas sem acesso à água em quantidade e qualidade, configurando-se assim a consequência de um conflito pelo uso da água, no qual o agronegócio tem o apoio do órgão competente do Estado, por meio da concessão de outorgas e licenças ambientais.”

USF de Ituaçu realiza 4ª Oficina das Gestantes enfatizando importantes temas

Sexta / 27.05.2016

Por Guto Bernardes

As enfermeira Mayra Marques e Sabrina Castro palestraram acerca dos temas do evento.

Na última quarta-feira (25), a USF sede 2 de Ituaçu realizou palestras com os temas ‘Aleitamento materno’ e ‘Cuidados com a higiene do bebê’, ministradas pelas enfermeiras Sabrina Castro e Mayra Marques. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e aconteceu no auditório da USF sede 2, contando com a participação de 25 gestantes. Também estiveram presentes a psicóloga do CRAS Valquiria Pires e o odontólogo Alisson Matos. Durante o evento, houve o sorteio de brindes e debate com dinâmica de grupo sobre o tema abordado.

A enfermeira Mayra falou sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida do bebê, um alimento de grande importância para sua sobrevivência, pois atende todas as necessidades nutricionais, imunológicas, e psicológicas do recém-nascido, sendo livre de impurezas, fresco, disponível na temperatura ideal e facilmente digerido. O aleitamento materno possibilita a formação de uma ligação afetiva entre mãe-filho, através do contato físico, o que facilita a união entre eles. A criança pode começar a mamar logo após o nascimento ainda na sala de parto, só trazendo vantagens para a mãe e o bebê.

Já Sabrina falou sobre os cuidados com a higiene do bebê, item fundamental para a boa saúde de qualquer pessoa, especialmente da criança. Antigamente, a taxa de mortalidade entre as crianças era bem mais alta do que nos dias de hoje, e a falta de higiene era um dos fatores que ocasionavam doenças e a morte dos bebês. Além de cuidar da higiene diária, é preciso estar atenta se pode ou não usar alguns produtos que ajudam nessa higiene e consequentemente no bem-estar do seu filho. A enfermeira explicou sobre troca de fraldas, prevenção de assaduras, banho no bebê e destacou que a limpeza do coto umbilical deve ser feita com álcool 70%.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e aconteceu no auditório da USF sede 2, contando com a participação de 25 gestantes.

Governo de Guajeru reforma prédio público na comunidade do Capinão

Sexta / 27.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

Esta é a segunda unidade escolar desativada que passa por reformas e que é destinada à utilização pela comunidade.

Na última semana, o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, entregou à comunidade do Capinão as novas instalações do antigo prédio da Escola Municipal Casimiro de Abreu, reformado pela atual gestão com recursos próprios. O local, desativado há cerca de dez anos, estava totalmente abandonado e com sua estrutura inapropriada para utilização. Segundo o Secretário Municipal de Infraestrutura, Manoel Ribeiro, as obras trouxeram melhorias na estrutura da unidade com a troca do telhado, reboco de paredes, pintura, instalação de calçada, reforma de janelas, portas e da rede elétrica. Esta é a segunda unidade escolar desativada que passa por reformas e que é destinada à utilização pela comunidade. As obras beneficiam a população local para diversas finalidades, como aulas do Projeto de Educação de Jovens e Adultos, reuniões de associações dos agricultores familiares, reuniões religiosas, encontros pastorais, utilização pela equipe de saúde em reuniões e campanhas, bem como demais demandas da região.

Caetité realizará o 2º Fórum de Avaliação Comunitário Selo UNICEF – Município Aprovado

Sexta / 27.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

O evento representa uma oportunidade de analisar o quanto o município se desempenhou em relação ao resultado inicial, apresentado no 1º Fórum, em 2014.

Caetité realizará, no dia 01 de junho, às 13h30, no auditório do Centro Educacional Territorial de Educação Profissional (CETEP), o 2º Fórum Comunitário de Avaliação do Selo UNICEF – Município Aprovado, Edição 2013/2016. O evento representa uma oportunidade de analisar o quanto o município se desempenhou em relação ao resultado inicial, apresentado no 1º Fórum, em 2014. Para conquistar o Selo UNICEF, Caetité vem mobilizando as instituições com relação a importância do Selo e de se trabalhar projetos que beneficiem as crianças e adolescentes. O Selo se divide em três áreas: educação, saúde e assistência social. Cada área busca mobilizar suas unidades para a avaliação do UNICEF, instituição ligada a Organização das Nações Unidas (ONU). O Fórum é o momento de avaliação de como está a atuação do município na conquista do Selo, com participação de representantes do UNICEF. Diante da importância da reunião é que a participação da população se torna essencial. Afinal, quem seria mais indicado para falar o que precisa melhorar senão a própria população? Participe!

MPF está realizando consulta pública virtual sobre combate à corrupção

Sexta / 27.05.2016

Por Redação Sertão Hoje

A consulta vai avaliar a percepção da população sobre a atuação do órgão e sugerir medidas para tornar mais eficiente o combate aos desvios de recursos públicos (Foto: Reprodução/Internet).

O Ministério Público Federal está realizando uma consulta pública, através da internet, com o objetivo de modernizar e melhorar a sua atuação, especialmente no combate à corrupção, para atender as demandas da sociedade. A consulta vai avaliar a percepção da população sobre a atuação do órgão e sugerir medidas para tornar mais eficiente o combate aos desvios de recursos públicos. A iniciativa conta com o apoio do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, e do próprio TCM, por determinação do seu presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, que tem estimulado a participação da comunidade, divulgando o projeto do MPF nos diversos municípios baianos.

A Procuradora Geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM/BA, Aline Paim do Rego Rio Branco, destacou a importância da participação popular e das organizações da sociedade civil na consulta, que será realizado no período de 16 a 31 de maio. “Quanto maior a participação dos cidadãos, melhor para o MPF, que poderá direcionar o seu trabalho no sentido de dar a resposta que a sociedade espera e merece para qualificar a administração pública, apurando e punindo eventuais desvios”. Aline Paim ainda ressaltou que o Ministério Público Federal, através da Rede de Controle da Gestão Pública, tem sido um parceiro do TCM e do MPC na fiscalização dos gastos públicos municipais e, principalmente, no combate à corrupção. A cooperação existente entre diversos órgãos públicos fortalece o controle social, permite o tráfego de informações e documentos, além do intercâmbio de experiências, tornando mais rápida e eficiente a sua atuação. Você pode fazer a consulta pública no site do MPF, através do link mpf.mp.br/ba.