Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2019"

Guanambi: Coelba comunica que haverá desligamento programado de energia nesta segunda-feira (29)

Terça / 30.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Companhia de Eletricidade da Bahia (COELBA) emitiu um comunicado informando que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no município de Guanambi, nesta quarta-feira (01), das 9h às 12h, nos seguintes locais: Fazenda Caicara, Fazenda Tanquinho, Rua 05, Rua Braulino Pereira Donato, Rua Gasparino Donato Beto, Rua Gasparino Pereira Donato, Rua I, Rua J, Rua Osvaldino Pereira Donato e Rua Ulpiano Amaral.
 

Brumado: vereador Gison Ledo visita obra da rotatória na Av. João Paulo I, nos Olhos D’Água

Terça / 30.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A obra, que fica no encontro da Av. João Paulo com a Rua Antônio Horácio da Silva, é fruto de uma indicação do vereador realizada em março. (Foto: Assessoria Parlamentar)

Na manhã desta segunda-feira (29), o vereador Girson Ledo fez uma visita às obras da rotatória no encontro da Av. João Paulo I com a Rua Antônio Horácio da Silva, no bairro Olhos D’água, fruto de sua indicação à administração municipal realizada no mês de março.

Segundo a assessoria parlamentar, Girson ficou muito satisfeito com o que presenciou, já que as mesmas estão num ritmo muito positivo e vinham atender as suas expectativas. Ele também fez questão de agradecer à administração municipal pelo atendimento de sua indicação, que irá beneficiar um grande número de pessoas, já que o tráfego no local está em constante elevação. “Agradeço à prefeitura municipal por atender a nossa indicação que é o reflexo dos desejos dos moradores e condutores de veículos, que, a partir de agora, terão uma segurança muito maior no local”, destacou Ledo.

Operação Água Potável: Credenciamento de pipeiros em Guajeru será feito dia 07 de maio; confira como se inscrever

Terça / 30.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O pipeiro, ou a empresa, deverá acessar o encaminhar os formulários, disponíveis no site da SUDEC, no dia 07 de maio, na sede da Prefeitura, a partir das 8h.

A Prefeitura de Guajeru publicou em seu site oficial, nesta segunda-feira (29), o processo de inscrição para credenciamento dos prestadores de serviços para coleta, transporte e distribuição de água potável, através de carro pipa, no município.

De acordo com a publicação, o pipeiro, ou a empresa, deverá acessar o encaminhar os formulários, disponíveis no site da SUDEC (clique aqui), no dia 07 de maio, na sede da Prefeitura de Guajeru, a partir das 8h. Caso ocorra pendência na documentação, o participante terá de saná-la em até 5 dias úteis. Se caso os documentos pendentes não sejam entregues no prazo estipulado, o pipeiro ficará na reserva para o próximo sorteio, desde que as pendências sejam sanadas.

Homem é assassinado dentro de sua casa no Povoado de Umbaúba, em Guajeru

Terça / 30.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Pedro Guimarães, de 44 anos de idade, deixou dois filhos, um menino de 10 anos e uma menina de 5, que presenciaram o fato. (Foto: Reprodução / Internet)

O Destacamento de Polícia Militar (DPM), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na noite desta segunda-feira (29), atendeu um chamado da equipe do SAMU para averiguar um possível suicídio no Povoado de Umbaúba, zona rural de Guajeru.  

A hipótese foi descartada assim que foram avistadas marcas de tiros na janela de vidro da cozinha, “sugerindo que foram realizados de fora pra dentro, atingindo a vítima que se encontrava próximo à janela, com seu dois filhos também na cozinha”, esclareceu a PM, em nota. Ainda segundo a CIPM, “a esposa da vítima relatava que estava tomando banho, momento em que ouviu os disparos e foi correndo para a cozinha, deparando-se com seu esposo ensanguentado no chão, aparentemente com um tiro no peito, e seus filhos desesperados”. Pedro Guimarães, de 44 anos de idade, deixou dois filhos, um menino de 10 anos e uma menina de 5, que presenciaram o fato.

A guarnição, com o apoio do agente de Polícia Civil, conseguiu deter um suspeito em sua residência, próxima ao local do crime, e realizaram o teste de pólvora combusta, liberando-o em seguida. O corpo da vítima foi conduzido pela equipe de Polícia Técnica.

Programa de Aquisição de Alimento em Guajeru conta com R$ 100 mil neste ano

Terça / 30.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

20 agricultores já foram cadastrados e fornecerão os alimentos ao CRAS que e distribuirá paras as mais de 200 famílias cadastradas.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guajeru anunciou o investimento de aproximadamente R$ 100 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) neste ano de 2019.

Segundo o Governo de Guajeru, o Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares da região, com isenção de licitações e a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Isso tem promovido a valorização dos pequenos produtores aumentando sua renda e melhorando a qualidade dos produtos que chegam aos beneficiados pelo programa.

Inicialmente, 20 agricultores do município foram cadastrados e a partir de maio irão fornecer alimentos como abóbora; melancia; coco; alface; mamão; mandioca (e derivados); ovos, entre outros, que serão repassados ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e distribuídos paras mais de 200 famílias cadastradas.

MEC anuncia corte de verbas de universidades por 'balbúrdia'

Terça / 30.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os cortes atingem as despesas discricionárias, destinadas a gastos como água, luz, limpeza, bolsas de auxílio a estudantes, etc. (Foto: Reprodução / Evandro Veiga – CORREIO)

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar recursos de universidades que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia” em seus câmpus, afirmou o ministro Abraham Weintraub ao Estado. Três universidades já foram enquadradas nesses critérios e tiveram repasses reduzidos: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse. Segundo ele, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, está sob avaliação.

De acordo com Weintraub, as universidades têm permitido que aconteçam em suas instalações eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao ambiente universitário. “A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse. Segundo o jornal Correio, Weintraub não detalhou quais manifestações ocorreram nas universidades citadas, mas disse que esse não foi o único ponto observado. Essas instituições também estão apresentando resultados aquém do que deveriam, disse. “A lição de casa precisa estar feita: publicação científica, avaliações em dia, estar bem no ranking.” Ele, no entanto, não citou rankings.

De acordo com o MEC, as três universidades tiveram 30% das suas dotações orçamentárias anuais bloqueadas, medida que entrou em vigor na semana passada. Os cortes atingem as chamadas despesas discricionárias, destinadas a custear gastos como água, luz, limpeza, bolsas de auxílio a estudantes, etc. Os recursos destinados ao pagamento de pessoal são obrigatórios e não podem ser reduzidos.  O MEC informou que o programa de assistência estudantil não sofrerá impacto, apesar desses recursos integrarem a verba discricionária. A UNB disse que verificou no sistema bloqueio orçamentário “da ordem de 30%” e espera conseguir revertê-lo. A UFBA e a UFF não se pronunciaram.

Fonte: Jornal Correio

Prazo de inscrições para UPT em Caculé termina nesta quinta-feira (02); são 50 vagas disponíveis

Terça / 30.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições serão realizadas entre 23/04 a 02/05, exclusivamente pelo site www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. (Foto: Reprodução / Pref. de Caculé)

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Caculé divulgou que estão abertas as inscrições para as 50 vagas para o curso preparatório Universidade Para Todos (UPT), realizado no pólo da UNEB, antigo Formigli Rebouças. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.

As inscrições serão realizadas no período de 23 de abril a 02 de maio de 2019, exclusivamente pelo site educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos.

Podem concorrer, os candidatos que estiverem matriculados em 2019 no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o Ensino Fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes - e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes; os candidatos matriculados em 2019 no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II; e os egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia; tenha cursado em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II.

Publicado edital para eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Caetité; inscrições até 20 de maio

Segunda / 29.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem se inscrever pessoalmente, das 8h às 13h, na sede do CMDCA localizado à Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Barriguda), até o dia 20 de maio.

Estão abertas as inscrições para a eleição de novos membros do Conselho Tutelar do município de Caetité. O edital que regulamenta o processo de escolha dos conselheiros para o mandato 2020/2023 foi publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no Diário Oficial do Município de 04 de abril (confira aqui).

Os conselheiros têm como função, fiscalizar situações que possam oferecer risco, ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, além de ações preventivas. Os interessados devem se inscrever pessoalmente, das 8h às 13h, na sede do CMDCA localizado à Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Barriguda), até o dia 20 de maio.

Em Caetité, o Conselho Tutelar é composto de cinco membros, escolhidos pela população local. Cada integrante receberá remuneração mensal de R$ 1.620,00 para 40h de jornada de trabalho semanal. Os mandatos dos conselheiros, de acordo com resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), serão de quatro anos (confira aqui).

Codevasf investe R$ 1,7 mi para estruturar municípios do Médio São Francisco baiano

Segunda / 29.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Baianópolis, Boquira e Riachão das Neves receberam um caminhão, cada, trucado para multidistribuidor de agregados e uma miniusina móvel de asfalto. (Foto: Divulgação)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) equipou três municípios do Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional, sediada em Bom Jesus da Lapa, com um caminhão e uma miniusina móvel de asfalto para cada.

 Os municípios beneficiados pela ação foram Baianópolis, Boquira e Riachão das Neves, que receberam um caminhão trucado para multidistribuidor de agregados, no valor unitário de R$ 249,8 mil, e uma miniusina móvel de asfalto, no valor unitário de R$ 330,8 mil. Ao todo, foram investidos recursos da ordem de R$ 1,7 milhão, oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

O prefeito de Boquira, Luciano de Oliveira e Silva, reforça os benefícios do equipamento para o município: “Só temos a agradecer à Codevasf. Tenho certeza de que faremos um bom uso do equipamento. Toda a nossa população de Boquira almeja uma melhoria de qualidade de vida. Estamos com mais de 60% da sede cidade sem pavimentar e, agora, com a aquisição desse equipamento, temos certeza que virão dias melhores para nosso município”.
 

Caetité realizou 5ª Conferência Municipal de Saúde

Segunda / 29.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

As propostas aprovadas contemplaram 3 eixos: Saúde como direito; consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado e suficiente para o SUS. (Foto: Ascom Caetité)

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria de Saúde, realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde, trazendo como tema a “Democracia e Saúde - Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. Mais de 300 pessoas se reuniram na manhã da última sexta-feira (26), no auditório do CETEP, para discutir a construção de políticas públicas para o aprimoramento da saúde no município.

A Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, falou sobre os desafios da saúde pública no país. “Agradeço aos parceiros, sindicatos, conselhos, usuários, prestadores de serviços, trabalhadores de saúde, sociedade civil e demais autoridades que vieram participar deste evento nas discussões para melhorar o SUS com esse tema que veio da 16ª Conferência Nacional de Saúde e tem em seu pilar a inclusão social da gestão de Saúde nos municípios e a participação de todos para fazermos uma saúde melhor. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde nas cidades é a gestão conjunta de todos esses atores. E nós estamos aqui para realizar esse trabalho juntos”, destacou a secretária.

As propostas aprovadas contemplaram três eixos centrais do SUS: Saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Brumado: vereadora Lia Teixeira visita obras de recuperação de estradas na região de Cristalândia

Segunda / 29.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Agradecemos mais uma vez a gestão municipal pela sensibilidade em atender a nossa reivindicação”, ressaltou a vereadora Lia Teixeira. (Foto: Ascom Lia Teixeira)

A vereadora Lia Teixeira esteve em Cristalândia, na quinta-feira (25) passada, para acompanhar as obras de recuperação das estradas, danificadas pelas últimas chuvas, que ligam a região. Segundo a assessoria da parlamentar, a recuperação iniciou na Comunidade de Várzea de Areia, depois seguiu sentido Algodões, Roça de Baixo e Várzea da Pedra.

“Fiquei muito satisfeita ao presenciar as obras, já que está trazendo alívio para as famílias que residem nessas regiões, as quais estavam tendo a sua mobilidade prejudicada, pois o estado de algumas estradas encontrava-se muito precário”, explicou Lia, destacando também que “outra questão muito importante é o transporte escolar, que já está sendo normalizado com as obras de recuperação” e finalizou dizendo que “agradecemos mais uma vez a gestão municipal pela sensibilidade em atender a nossa reivindicação”.

Confira a classificação da 6ª Corrida do Trabalhador de Caculé

Segunda / 29.04.2019

Por Germano Afonso

O evento foi realizado por Paulino Trindade e Ralf Ribeiro, em parceria com o Governo de Caculé e demais patrocinadores. (Fotos: Ascom Pref. de Caculé)

Aconteceu neste domingo (28) a 6ª Corrida do Trabalhador. O evento vem sendo realizado todos os anos, em comemoração ao Dia do Trabalho e este ano em especial, comemorando também o Centenário de Caculé. A concentração e largada partiu da Praça da Lagoa Manoel Caculé, percorrendo pelas ruas da cidade, com destino ao CD da Dimacol, vindo a pegar uma parte em estrada de terra, dificultando ainda mais a 1ª Meia Maratona “Serra Geral” de 21 km. Os mais de 100 atletas ainda competiram nas modalidades de 5km, 10km e a novidade deste ano que foi a 1ª Meia Maratona “Serra Geral” de 21km. Confira no “leia mais” a classificação geral.

A 6ª Corrida do Trabalhador foi realizada por Paulino Trindade e Ralf Ribeiro, em parceria com o Governo de Caculé e demais patrocinadores, contando com a participação de atletas do município e das cidades de: Caetité, Guanambi, Brumado, Belo Campo, Condeúba, Licínio de Almeida, Urandi, Botuporã, Irecê, Lençóis, Vitória da Conquista, Paramirim, Bom Jesus da Lapa e Ibiquera.
 

TCM multa prefeito de Irecê por falta de transparência

Segunda / 29.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A denúncia foi formulada pela vereadora Margarida Batista, que relatou a não atualização de informações contidas no site oficial da Prefeitura em 2017.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quinta-feira (25), julgou parcialmente procedente denúncia contra o prefeito de Irecê, Elmo Vaz Bastos de Matos, em razão da ausência de transparência dos atos da administração pública municipal no ano de 2017. O relator do processo, conselheiro Francisco Netto, multou o gestor em R$ 3 mil. Cabe recurso da decisão.

A denúncia ao TCM foi formulada pela vereadora Margarida Batista, que relatou a não atualização, por parte da Prefeitura de Irecê, das informações contidas no seu site, deixando, assim, de publicar atos administrativos, editais de licitação e a íntegra de contratos. Também foi apontada a ausência de repasse das prestações de contas mensais ao TCM.

De acordo com o Tribunal, em relação à ausência de publicação dos editais de licitação e contratos na íntegra, o conselheiro Francisco Netto constatou que, em alguns casos, os processos administrativos sequer foram publicados na imprensa oficial, o que confirma a irregularidade. Sobre o não repasse das prestações de contas mensais ao TCM, foi comprovado que os documentos ingressaram na plataforma tecnológica e-TCM e no sistema SIGA do tribunal, mas fora do prazo estabelecido, sendo procedente também essa irregularidade. Contudo, a relatoria não acolheu a denúncia relativa a ausência de publicação dos atos administrativos, já que as informações exigidas pela Lei Federal nº 101/2000, constam do site oficial da Prefeitura Municipal de Irecê, não procedendo, portanto, essa ilegalidade.

Brumado: Projeto do Piso Salarial dos Agentes de Saúde e de Endemias é retirado de pauta

Segunda / 29.04.2019

Por Eliana Costa

“Temos que destacar a sensibilidade do prefeito para que o projeto passe pelas modificações que viessem a contemplar os anseios da categoria”, explicou o vereador Léo Vasconcelos.

O Projeto de Lei 12/2019 que iria formalizar o Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias iria ter sua primeira votação na Câmara de Vereadores de Brumado na sessão da última sexta-feira (26), mas depois de uma reunião entre os vereadores de situação e o prefeito Eduardo Vasconcelos, o projeto foi retirado de pauta.

O presidente da casa, vereador Léo Vasconcelos, explicou a importância da participação dos vereadores que após um diálogo muito produtivo com o chefe do Executivo, contaram com a sensibilização do gestor para que o projeto fosse melhor analisado, já que existia alguns pontos que deveriam ser observados com maior amplitude. “A reunião que tivemos com o prefeito foi muito positiva nesse sentido e, agora, o projeto deverá voltar à votação com as devidas modificações, o que, certamente, irá beneficiar os agentes de saúde e de endemias”, explicou. Ele ainda fez questão de salientar que “temos que destacar a sensibilidade do gestor municipal para que o projeto passasse pelas modificações que viessem a contemplar os anseios da categoria”. Não ficou definido se o projeto retornará à pauta na próxima sessão desta sexta-feira (03).

Inscrições para seleção dos novos Conselheiros Tutelares de Guajeru vão até dia 7 de maio

Domingo / 28.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os membros do Conselho Tutelar local serão escolhidos por meio de votação secreta e facultativa dos eleitores do município. (Foto: Reprodução / Internet)

As inscrições para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Guajeru começaram no dia 08 de abril e vão até o dia 07 de maio. O processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no dia 06 de outubro de 2019, das 8h às 17h, em local a ser divulgado. A posse dos conselheiros tutelares ocorrerá em janeiro de 2020.

Os membros do Conselho Tutelar local serão escolhidos por meio de votação secreta e facultativa dos eleitores do município. O cargo de Conselheiro Tutelar tem regime de trabalho em tempo integral, escolhido pelo voto direto da comunidade, por sufrágio universal, com mandato de 4 anos, conforme a Lei Federal Nº 12.696/12.

Em Guajeru serão escolhidos cinco novos conselheiros e cinco suplentes. Além do voto direto da comunidade, os candidatos ao cargo também passarão pelas etapas de análise da documentação exigida, exame de conhecimento específico e capacitação.

CLIQUE AQUI PARA VER O EDITAL