Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2018"

SMAS realizou conscientização ao Dia Mundial da Atividade Física em Malhada de Pedras

Terça / 10.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

A ação contou com duas tendas, uma da Secretaria de Saúde e outra ofertando limpeza de pele com a esteticista, Fernanda Portela e massagens com a massoterapeuta, Keu Andrade.

A Secretaria de Assistência Social (SMAS) de Malhada de Pedras, com o apoio da Prefeitura Municipal, promoveu nesta última sexta-feira (06) um evento em conscientização ao Dia Mundial da Atividade Física. O objetivo foi ressaltar a importância da atividade para o bem estar físico e mental. A ação contou com duas tendas, uma da Secretaria de Saúde e outra ofertando limpeza de pele com a esteticista, Fernanda Portela e massagens com a massoterapeuta, Keu Andrade. A Secretária Municipal de Assistência Social, Neiva Miranda agradeceu aos colaboradores, comerciantes, aos funcionários do setor administrativo e da saúde, aos secretários municipais, Maria Zélia, Filipe Gadeia, Maécio Roberto, Edna Pereira, a toda equipe do CRAS, a prefeita Terezinha Baleeiro e em especial, ao Grupo de Mulheres (Woman Fitness) do CRAS liderado com muito êxito, por Deivison Porto, aos Grupos da Melhor Idade de Rio do Antônio e de Malhada de Pedras, ao Grupo do NASF de Guajeru, aos professores do super aulão de axé retrô (Swingão das antigas) Jimmy, Larissa e Fernando de Vitória da Conquista e a toda população que prestigiou o evento.

Fonte: Malhada Online

Saeb lança Novo Portal do Servidor

Terça / 10.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O projeto, encabeçado pela Assessoria de Comunicação da Saeb, foi desenvolvido em parceria com a Superintendência de Gestão e Inovação (SGI/Saeb) e Prodeb.

Acaba de ser lançado nesta segunda-feira (09), pela Secretaria da Administração (Saeb), o novo Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), que agrega informação e serviços relevantes ao funcionalismo público baiano. Mais moderno, a plataforma ganhou layout mais limpo e leve, com conexão às redes sociais, destaque às principais notícias e funcionalidades disponíveis, reunidas em botões de acesso rápido. O projeto, encabeçado pela Assessoria de Comunicação da Saeb, foi desenvolvido em parceria com a Superintendência de Gestão e Inovação (SGI/Saeb) e Prodeb. Outro destaque é a reformulação do conteúdo nas áreas de cursos para servidor, concursos públicos e Clube de Desconto. Os conteúdos agora podem ser consultados rapidamente por meio de categorias.

O novo Portal agora conta com uma área especial no menu que concentra todas as suas funcionalidades, chamada Serviços. Neste espaço estão agregados serviços administrativos, como acesso a guias, formulários e tramitação de processos e serviços previdenciários, com requerimentos, declarações, autorizações e certidões da área. As demais abas do menu concentram e organizam informações relevantes na área de Pessoal, como desenvolvimento de carreira, recadastramento de servidores ativos, orientações de RH, entre outros e Previdência, com o balanço da gestão previdenciária do Estado, explicações sobre a Previdência Estadual, seus benefícios e beneficiários, o Regime Próprio de Previdência Social da Bahia (RPPS-BA), recadastramento de inativos, legislação e orientação sobre a PrevBahia. Em Saúde, o servidor pode se informar sobre as competências da Junta Médica Oficial do Estado e do Planserv, bem como seus endereços e horários de atendimento, e o programa de Saúde Ocupacional, de responsabilidade da Junta Médica. Na área Legislação, é possível consultar a Constituição do Estado da Bahia. No campo Benefícios, estão reunidos os principais programas e projetos que têm como foco o servidor estadual, como o Clube de Desconto, Universidade Corporativa do Serviço Público, Prêmio de Boas Práticas e Prêmio Servidor Cidadão, Balcão Previdenciário, Prepare-se e SAC Servidor, entre outros.  No novo Portal do Servidor ainda é possível acessar site de instituições parceiras, como Planserv, RH Bahia e PrevBahia, consultar telefones das coordenações de recursos humanos do Estado, assinar a newsletter do Portal e encaminhar demandas por meio da Ouvidoria Saeb.

Brumado: IPTU em cota única com 10% de desconto pode ser pago até amanhã (10)

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os tributos municipais já podem ser pagos nas agências e correspondentes bancários do Bradesco e Caixa Econômica Federal. (Foto: Ascom Brumado)

A prefeitura Municipal de Brumado comunica a todos os contribuintes proprietários de imóveis urbanos neste município que a cota única do IPTU 2017 vence dia 10 de abril. Para garantir o desconto de 10%, o IPTU e todos os tributos municipais já podem ser pagos nas agências e correspondentes bancários do Bradesco e Caixa Econômica Federal.

Cipe Semiárido apreende arma e cerca de 2 kg de drogas em Xique-Xique

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a SSP, foram encontrados aproximadamente 2 kg de maconha prensada e cocaína, além de R$ 659,00. (Foto: SSP-BA)

Uma pistola e cerca de 2 kg de drogas foram apreendidos, no início da tarde deste sábado (07), na cidade de Xique-Xique. Materiais encontrados por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido estavam com um traficante que terminou preso em flagrante. Sugundo os PMs, enquanto eles passavam pela localidade conhecida como Ponta da Ilha, um homem, ainda não identificado, jogou um embrulho na direção de um matagal. Diante da atitude suspeita o indivíduo foi imobilizado e, no meio do mato, os militares localizaram uma pistola calibre 22. Após depoimento preliminar o homem informou que faz parte de uma quadrilha de traficantes e indicou um imóvel usado para guardar drogas. Na casa foram encontrados aproximadamente 2 kg de maconha prensada e cocaína, além de R$ 659,00. O criminoso e os materiais seguiram para a Delegacia Territorial de Xique-Xique, onde foi registrada ocorrência. "As Guarnições estão de parabéns pela atenção total. Retiramos da cidade uma arma que com certeza seria utilizada na prática de crimes contra a vida e o patrimônio", ressaltou o comandante da Cipe Semiárido, Major PM Carlos Maltez.

44% dos municípios baianos estão com Decreto de Emergência por Seca, reconhecidos pela Defesa Civil

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Sudec, o maior número foi registrado em 2012, quando 265 municípios tiveram decreto emergência reconhecidos por seca.

As chuvas que vêm caindo em regiões como Chapada Diamantina e no Oeste reduziram o número de municípios baianos com decreto de emergência por seca reconhecidos pela Defesa Civil do Estado. Mesmo com esse decréscimo, 44% dos municípios da Bahia, somando uma população de 3.935.352 indivíduos, estão enfrentando período de forte estiagem. De 220, em março de 2017, a quantidade de municípios com decreto de emergência foi reduzida para 184 em março deste ano. Outros, principalmente do sertão de clima semiárido, estão há muitos anos seguidos com baixo índice de chuvas. Segundo o coordenador da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Paulo Luz, o maior número foi registrado em 2012, quando 265 municípios tiveram decreto emergência reconhecidos por seca.

Um desses municípios que sofre com a falta de chuvas e está com decreto de emergência por seca é Dom Basílio, onde, desde 2012, a cidade e o interior são abastecidos com carros-pipa, afetando diretamente a vida de mais de 12.000 pessoas. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Manoel Jeremias, "a gente se adapta como pode, plantando culturas resistentes, como palma e umbuzeiro. Quem pode faz lavoura pequena com gotejamento, que é o sistema mais econômico de água". O coordenador Paulo Luz, afirmou que o decreto de emergência não representa que um município vai receber verbas. "Acontece que depois de reconhecido o problema, os gestores terão facilidades para aprovar projetos cuja finalidade única é resolver as demandas ligadas à seca ou chuva forte", explicou o coordenador. Entre as regiões afetadas pela estiagem, ele apontou o Sudoeste como um lugar que choveu pouco e alguns reservatórios merecem preocupação. Citou, também, que na divisa com Minas Gerais, a barragem de Condeúba está com 15% da sua capacidade. "Ela abastece três municípios e pode entrar em colapso porque o período chuvoso já acabou", concluiu.

Fonte: Agência A Tarde

Caetité: Tamboril é campeão do zonal de futebol realizado em Vargem do Anguá

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Campeonato é uma realização da Prefeitura de Caetité através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. (Fotos: Direcom Caetité)

Neste domingo (08), foi disputado o Zonal do Campeonato Regionalizado de Futebol de Várzea da Zona Rural realizado na localidade de Vargem do Anguá. 08 equipes participaram do torneio com o objetivo de ser o grande campeão. Com partidas de muita emoção e duelos equilibrados, as equipes de Tamboril e Chão Duro chegaram a grande final e fizeram um grande jogo com todos os ingredientes de uma decisão. O time de Tamboril levou a melhor, venceu o jogo e sagrou-se o campeão do torneio. O Campeonato Regionalizado de Futebol de Várzea da Zona Rural é uma realização da Prefeitura de Caetité através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt), e visa o desenvolvimento e valorização do futebol nas comunidades rurais do município.

Guanambi: Em reunião com moradores, prefeito anuncia obras de drenagem e pavimentação nos bairros Lagoinha e Vila Nova

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Após moradores relatarem a péssima condição da estrada velha. O prefeito firmou o compromisso de realizar a total recuperação, com encascalhamento. (Foto: Ascom Guanambi)

Nesta última sexta-feira (06), durante reunião do prefeito Jairo Magalhães na Rua Tamandaré, com moradores dos bairros Vila Nova e Lagoinha. O prefeito se reuniu na residência de dona Isaura, onde anunciou o início das obras de drenagem e pavimentação de um grande conjunto de ruas que vão interligar diversos bairros e duas importantes avenidas da cidade. Segundo a Prefeitura, todo o restante da Rua Tamandaré, que interliga os bairros Lagoinha e Vila Nova será pavimentado, como também os restante da Rua Antônio Virgílio de Araújo, localizada ao lado do Clube dos Médicos, que fará ligação com a Rua Maria Amélia Castro, que une as Avenidas Waldir Pires e Tiradentes, sendo importante via que desafogo do trânsito para diversas regiões da cidade. Para Jairo, “a pavimentação e drenagem destas ruas, irá beneficiar, não só os moradores locais, que sofriam com a lama, poeira e o acúmulo de água, mas também, diversos bairros, que terão mais uma opção de diminuir a distância de outras localidades, desafogando o trânsito das duas avenidas laterais”. O prefeito também anunciou obras emergenciais, e que, futuramente, toda a Avenida Tiradentes será refeita com um novo pavimento de asfalto usinado, além de nova drenagem. Durante a reunião, diversos moradores relataram a péssima condição da estrada velha, do Distrito de Mutans, depois das chuvas do último mês. O prefeito fez o compromisso, de nos próximos dias realizar a total recuperação da estrada, com encascalhamento. “Não será mais feito a passagem de máquina apenas, iremos fazer o total encascalhamento desta importante e estratégica estrada rural”, afirmou o gestor. A reunião contou com a presença de diversos os vereadores Fausto Azevedo, Nal, Homero Castro, Vandilson Medeiros e Zaqueu Rodrigues, e os secretários municipais Francisco Donato, de Assistência Social, e Márcio Luiz Marques, de Infraestrutura. 

PM apreende pistolas de uso restrito em Bom Jesus da Lapa

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Estamos trabalhando intensamente para combater a criminalidade e reduzir os índices de Crimes Violentos”, afirmou o Major PM Anselmo Bispo. (Foto: SSP-BA)

Integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado capturaram em flagrante, na manhã deste sábado (07), Cláudio Germano da Silva, 42 anos, que dirigia armado pelas ruas do município de Bom Jesus da Lapa. Com o criminoso foram apreendidas uma pistola calibre 45, uma pistola calibre 9mm, 13 cartuchos para 9mm, sete cartuchos para 45 e um veículo modelo Ford Fiesta, cor prata, de placa DXD 4107. De acordo com o comandante da Cipe Cerrado, Major PM Anselmo Bispo dos Santos Neto, Cláudio foi preso em flagrante por porte ilegal de armas e levado para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa. “Estamos trabalhando intensamente na cidade para combater a criminalidade e reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais”, afirmou o oficial.

Fonte: SSP-BA

MODERA participa da Conferência pelo Meio Ambiente em escolas do município de Brumado

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Modera foi convidado como reconhecimento a sua história de mobilizações pela água e pelo Rio do Antônio. (Foto: MODERA)

Iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, a 5ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente trata-se de um processo democrático, participativo e de ação de educação ambiental, envolvendo estudantes, professores e os demais segmentos da comunidade escolar para dialogar, refletir e realizar ações coletivas pela sustentabilidade na escola e no seu entorno. O processo de participação dos estudantes implica em levantamento dos problemas ambientais, pesquisas, elaboração e apresentação de projetos. A Conferência tem como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.

Como reconhecimento a sua história de mobilizações pela água e pelo Rio do Antônio, escolas da rede municipal de Brumado convidaram o Movimento pela Despoluição do Rio do Antônio (MODERA). Os Coordenadores da Entidade, Capitão PM Henrique Moreira Rocha e o Professor Jorge Valério Rocha Gomes, fizeram apresentações musicais de cunho educativo ambiental e ministraram palestras sobre a água, hidrografia do Município e a problemática do Rio do Antônio. Os projetos apresentados pelos estudantes do 6º ao 9º Ano abordaram o uso racional da água em casa; reutilização das águas de pias, bebedouros, sanitários e ar condicionado; torneira com sensor; coleta da água de chuva com calhas de garrafa pet; fossas ecológicas; Estação de Tratamento de Água e matas ciliares. Os Coordenadores do MODERA avaliaram que a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é muito edificante para a comunidade escolar, em especial aos estudantes, uma vez que proporciona a construção de conhecimentos sobre conteúdos ambientais e estimula o engajamento pelo meio ambiente, sendo que um dos objetivos da Conferência é criar e fazer funcionar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola. O MODERA esteve na Conferência do CMEAS no último dia 27 de março, da Escola Clarice Morais no dia 28, da Graça Assis no dia 5 de abril e da Idalina Azevedo no último dia 6.

34ª CIPM intensifica ações na zona rural de Brumado e região

Segunda / 09.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Companhia, essa intervenção decorre de uma diretriz do comando da unidade. (Foto: Polícia Militar)

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) desencadeou, neste sábado (07), mais uma etapa das “Operações Distrito e Ronda Rural”, que visam intensificar o policiamento ostensivo em distritos e povoados. Sob a supervisão de um oficial da unidade, a operações estendem-se pela região rural de Brumado, Barra da Estiva e Ibicoara, contabilizando inúmeras abordagens a suspeitos, carros e motos. Segundo a Companhia, essa intervenção decorre de uma diretriz do comando da unidade.

Prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 é ampliado até 15 de abril

Domingo / 08.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Todos os interessados em fazer o Enem 2018 deverão fazer a inscrição entre os dias 7 e 18 de maio.

Os candidatos que têm direito à isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão fazer a solicitação até 15 de abril. O prazo inicialmente terminaria no dia 11, mas foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 que atingiram nota mínima para certificação também vão poder pedir o benefício. Além desse público, a gratuidade também valerá para: Estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; Concorrentes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, e têm renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$ 1.431); Interessados que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda e que possuam Número de Identificação Social (NIS), único e válido, e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 477) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2.862).

Todos os interessados em fazer o Enem 2018 deverão fazer a inscrição entre os dias 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que o aluno esteja inscrito automaticamente no exame – são necessárias as duas etapas. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 23 de abril. O período de recursos será entre 23 e 29 de abril, quando o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos. Se o recurso for negado, ainda haverá a opção de fazer a inscrição, em maio, e pagar a taxa de R$ 82.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Uesb divulga boletim de desempenho e classificação do Vestibular 2018

Domingo / 08.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O índice de abstenção foi de 33%. Foram 15.757 estudantes inscritos e 1.186 vagas oferecidas. (Foto: Imagem/ TV Sudoeste)

A Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) divulgou, nesta sexta-feira (6), o boletim de desempenho das provas do Vestibular 2018. O candidato pode fazer a consulta no site da Consultec, organizadora do processo seletivo. Segundo a instituição, além do desempenho, os candidatos podem consultar a classificação no vestibular. Para acessar as informações, o candidato precisa informar data de nascimento, CPF, número de inscrição e/ou e-mail. Já os candidatos do curso de Medicina podem acessar o desempenho apenas com o número de identificação. A Uesb tem campi nas cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

As provas da Uesb foram aplicadas nos dias 4 e 5 de março. O índice de abstenção foi de 33%. Foram 15.757 estudantes inscritos e 1.186 vagas oferecidas. A taxa de abstenção, conforme informou a universidade, já era esperada devido o adiamento das provas do vestibular, que inicialmente seriam em fevereiro, mas foram prorrogadas para o mês de março. Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), durante os dois dias, houve três eliminações de candidatos. Entretanto, na nota publicada pela universidade não foi informado o motivo pelo qual os candidatos foram eliminados. No primeiro dia do exame, os candidatos fizeram as provas de matemática, língua estrangeira, literatura brasileira, língua portuguesa e redação, que este ano teve como tema "Individualismo e altruísmo na atualidade: qual a direção possível e necessária?". Já no segundo dia, os candidatos fizeram provas das disciplinas das áreas de ciências humanas e ciências da natureza, como geografia, história, química, física e biologia. Os cursos mais procurados foram medicina, com 228 inscritos para cada vaga ofertada, no campus de Vitória da Conquista; medicina, em Jequié, com 160 candidatos por vaga; e direito, com 39 inscritos para cada vaga ofertada. Odontologia, psicologia e fisioterapia também estão entre os cursos mais procurados da instituição.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O BOLETIM

Saeb inicia recadastramento de aposentados da Educação

Domingo / 08.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Servidores inativos da Secretaria de Saúde, convocados a se recadastrar no mês de março e que ainda não realizaram o procedimento, terão o prazo estendido até o dia 17.

Já está em curso o recadastramento dos servidores inativos da Secretaria da Educação (SEC). Ao todo, 56.952 pessoas receberam notificação da Superintendência de Previdência (Suprev), ligada à Secretaria da Administração (Saeb), para atualização de seus dados funcionais. Como em anos anteriores, o recadastramento dos inativos da Educação será feito de forma escalonada, durante os meses de abril, maio e junho. Mais informações podem ser consultadas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Até o dia 30 de abril, devem realizar o recadastramento servidores inativos com nomes iniciados com as letras de A a I. No mês de maio, será de aposentados com iniciais de J a M. Por último, no mês de junho, deverão se recadastrar servidores inativos com nomes iniciados com as letras de N a Z. Os convocados podem atualizar seus dados funcionais, assegurando o pagamento do benefício previdenciário, em uma das 64 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigados em Postos e Pontos SAC em todo o estado. Ainda é possível realizar agendamento do serviço em cinco postos da Rede SAC, pelo Portal SAC (www.sac.ba.gov.br) e pelo aplicativo SAC Mobile.

Para realizar o recadastramento, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto atual, em bom estado; CPF e comprovante de residência. Este ano, por exigência do Governo Federal, também será necessário apresentar o número do PIS. Servidores inativos da Secretaria de Saúde (Sesab), convocados a se recadastrar no mês de março e que ainda não realizaram o procedimento, terão o prazo estendido até o dia 17.

Representantes da Prefeitura de Brumado participam do Fórum Extraordinário da UNDIME

Domingo / 08.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O município foi representado pela Secretária Municipal de Educação, Prof. Ednéia Ataíde, e pela Coordenadora Pedagógica, Prof. Andréia Míriam. (Foto: Ascom Brumado)

Na manhã desta quinta-feira (05) aconteceu a abertura do Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), no Hotel Sol Bahia Atlântico em Salvador. Mais de 380 municípios estiveram representados, entre eles, Brumado, que foi representado pela Secretária Municipal de Educação, Prof. Ednéia Ataíde, e pela Coordenadora Pedagógica, Prof. Andréia Míriam. Os temas abordados foram: Desafios dos gestores públicos nos tempos de incertezas; Aprendizagens contextualizadas no território; Relação entre o currículo, a Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Políticos Pedagógicos; BNCC e novas arquiteturas curriculares; Implementação da BNCC Sistema de gestão que qualifica a educação; Programa Nacional Educação Conectada; Alfabetização na idade certa; Mais Alfabetização; Mais Educação; PNAIC; PAR; Bolsa Família e Censo Escolar na Bahia; PGE - Programa de Gestão Municipal.

Prefeitura de Caetité promove o Encontro de Merendeiras 2018

Sábado / 07.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Nosso objetivo é passar pra nossas merendeiras informações importantes que vão contribuir com a educação e merenda de qualidade”, ressalta a Diretora Auta Rosa Gotardo.

A Prefeitura de Caetité através da Diretoria de Fomento e Apoio Municipal (DIFAM) realizará no dia 13 de abril o Encontro de Merendeiras 2018. O encontro será no Clube Santa Mônica a partir das 7h, e visa o treinamento e aperfeiçoamento das merendeiras que atuam na rede municipal de ensino para a melhor qualidade da merenda escolar. Para a Diretora da DIFAM, Auta Rosa Gotardo, o treinamento tem como foco o educando e seu desempenho. “Sabemos que uma merenda de qualidade contribui para uma melhor aprendizagem do aluno, e o nosso objetivo com esse encontro é passar pra nossas merendeiras informações importantes que vão contribuir com a educação e merenda de qualidade em nosso município”, destacou Auta Rosa.