Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2017"

Caetité: Prefeito Aldo Gondim recebe feirantes em seu gabinete

Quinta / 27.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Aldo salientou que cumprir a lei é mais que defender o interesse de alguns. É agir com seriedade, responsabilidade e respeito com os munícipes e trabalhadores de forma geral.

Após receber, por meio de sua ouvidoria, reclamações e denúncias veiculadas nas redes sociais sobre a ação dos agentes públicos de Caetité em parceria com a Polícia Militar, na última terça-feira (25), no intuito de cumprir a Decreto Municipal Nº 68/2009, foi realizada uma reunião para esclarecer os pontos que ficaram pendentes. O ato aconteceu no gabinete do prefeito Aldo Gondim, na manhã desta quinta-feira (27), e contou com a participação dos feirantes do município. Na ocasião, Aldo disse que está desenvolvendo projetos para a Praça do Mercado no intuito de organizar o entorno da feira e de suas barracas. Numa mostra de que se preocupa com a geração de emprego e renda, em tempos de crise como o atravessa o país, Aldo Gondim afirmou não ter interesse em prejudicar os feirantes. Entretanto, ponderou que é necessário pensar no bem comum, além de encontrar um meio termo para que a cidade fique organizada e as pessoas possam trabalhar tranquilamente.

O prefeito fez questão de salientar que o Decreto Municipal é datado do ano de 2009, inclusive tendo sido debatido junto ao Ministério Público, tendo todos os envolvidos ciência e conhecimento deste. Por fim, ficou acordado entre o prefeito e os feirantes que as barracas serão montadas de segunda a quarta e desmontadas nestes dias até às 16h. Já na quinta-feira, serão montadas e assim permanecerão até o sábado, devendo ser desmontadas, neste dia, também às 16h. “Cumprir a lei é mais que defender o interesse de alguns. É agir com seriedade, responsabilidade e respeito, sobretudo respeito aos munícipes e aos trabalhadores de forma geral”, salienta o gestor.

Paramirim: Polícia Militar profere palestra do PROAPEC para estudantes do Povoado de Caraíbas

Quinta / 27.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

A ação atendeu a convite do diretor do Colégio Extensão do Paramirim.

Na última terça-feira (25), a Polícia Militar esteve no Povoado de Caraíbas, município de Paramirim, proferindo mais uma palestra com base no Projeto de Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC). A ação atendeu a convite do diretor do Colégio Extensão do Paramirim, João Paulo. O evento contou com a participação de alunos, pais, demais pessoas da comunidade, do diretor do Colégio de Paramirim, Vanoel Marques e alguns vereadores do referido município.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento programado dia 29/04

Quinta / 27.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 29/04, das 14h às 16h, no bairro São Francisco, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Deocleciano Andrade, Avenida Barrão do Rio Branco, Avenida Joaquim Dias Guimarães, Rua Luiz Teixeira Freire e Rua da Integração. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Secretária de Educação participa de aula inaugural do Proerd

Quinta / 27.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

A aula contou com a presença de professores, coordenadores e direção da unidade, e foi ministrada pelas instrutoras da Polícia Militar.

Na manhã de ontem (26), ao lado de educadores e representantes da Polícia Militar, a secretária de Educação de Guanambi, professora Maristela Teixeira Cavalcanti, participou da aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação foi realizada na Escola Municipal Professor Celito Brito, localizado no Residencial das Árvores, no bairro Novo Horizonte. O reinício do programa na cidade se deu através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Guanambi, através da pasta de educação e o Comando do 17º Batalhão da Polícia Militar, na pessoa do Tenente Coronel Marcelo Queiroz. Ao todo, durante o ano, mais de mil alunos serão beneficiados, em 12 escolas da rede municipal de ensino da zona urbana e distritos.

A aula contou com a presença de professores, coordenadores e direção da unidade, na pessoa da professora Ildete Costa, e foi ministrada pelas instrutoras da Polícia Militar, as policiais Neide e Lieci. No primeiro contato com o programa, os alunos tiveram as primeiras impressões de como funciona o Proerd, recebendo instruções, agenda e cartilha, em linguagem adequada para melhor compreensão das crianças. De caráter social preventivo, o PROERD consiste num reforço cooperativo da Polícia Militar, educadores, família e comunidade. Tendo como objetivo prevenir o uso de álcool, drogas e a violência aos alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, o Projeto oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem a necessidade de desenvolver as suas potencialidades e o exercício de sua cidadania.

Para a secretária de educação, o programa é fundamental para promover a prevenção de drogas para crianças e adolescentes, graças a capacidade da PM em realizar a ação conjunta com a escola e comunidade. “O prefeito Jairo Magalhães determinou todo apoio necessário para que esta parceria com a Polícia Militar seja fortalecida, beneficiando as nossas crianças e jovens”, salientou Maristela. Representando o comando da PM, a Capitã Leila salientou a importância da parceria com a gestão municipal e destacou a competência e a dedicação dos instrutores Proerd, que são policiais voluntários selecionados através de rigorosos critérios.

De caráter social preventivo, o PROERD consiste num reforço cooperativo da Polícia Militar, educadores, família e comunidade.

Motoqueiro vai a óbito no hospital de Jussiape após acidente na BA-148

Quinta / 27.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

Leonardo Terezine, de 37 anos, conduzia uma Broz de cor vermelha.

Na última terça-feira (25), um motoqueiro identificado como Leandro Terezine, 37 anos, sofreu um acidente na BA-148, próximo a Jussiape, na Chapada Diamantina. Leonardo pilotava uma Bros de cor vermelha, placa PP NTU 3229/BA, e foi transferido pelo SAMU ao Hospital da cidade, mas não resistiu e foi a óbito. A polícia também esteve no local do acidente. A vítima era natural de São Paulo, mas residia no Povoado da Cruz, em Jussiape.

'Diga Não à extinção da justiça': Ex-prefeito de Barra da Estiva se manifesta contra extinção de comarcas e defende nomeação de novos magistrados

Quinta / 27.04.2017

Por Leonardo Oliva

'Já assumi o compromisso com os serventuários e com a OAB de marcar audiências com deputados para mostrar a importância destas comarcas’.

O ex-prefeito de Barra da Estiva, Dr. Adriano Pires (Dinho), que também é advogado, participou da audiência pública realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na manhã desta quarta-feira (26), em Ituaçu. Na oportunidade, o ex-prefeito, que participou da audiência acompanhado por seus sócios e serventuários da justiça da Comarca de Barra da Estiva, falou ao Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão sobre a intenção do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de extinguir 101 comarcas no estado, inclusive a de Barra da Estiva. 'Já assumi o compromisso com os serventuários da comarca (Barra da Estiva) e com a OAB de marcar audiências com deputados e representantes dos municípios para mostrar a importância da manutenção destas comarcas (Tanhaçu, Ituaçu e Barra da Estiva) para a nossa região e o impacto que o fechamento causaria na vida da nossa população', afirmou Dinho. O ex-prefeito destacou ainda esperar que o TJ-BA e seus desembargadores se sensibilizem e vejam que a região precisa de mais juízes e serventuários e não que comarcas sejam extintas. 'Não é a desativação destas comarcas que vai enxugar a folha de pagamento do TJ-BA, mas sim a manutenção das mesmas e a reorganização do judiciário baiano, que precisa ser feita de forma urgente', destacou Dinho.

'Diga Não à extinção da justiça': Presidentes de Câmaras destacam que extinção de comarcas prejudica população

Quinta / 27.04.2017

Por Leonardo Oliva

Os Presidentes Marcinho de Noé (Ituaçu), Tõe Brito (Tanhaçu) e Bô do Sindicato (Barra da Estiva) participaram da audiência pública (Fotos: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Os Presidentes das Câmaras de Vereadores Marcinho de Noé (Ituaçu), Tõe Brito (Tanhaçu) e Bô do Sindicato (Barra da Estiva) participaram da audiência pública realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, através da Subseção Brumado, na manhã desta quarta-feira (26). Na oportunidade, os Presidentes foram unânimes em afirmar que a extinção das comarcas vai prejudicar diretamente a população e que todos devem se unir contra este ato do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Para o Presidente da Câmara de Ituaçu, Marcinho de Noé, o cidadão procura primeiro o executivo e o legislativo em busca de ter atendidas as suas demandas, mas quando não consegue precisa recorrer ao judiciário, sendo preciso olhar esta questão pelo lado humano. Marcinho afirmou ainda que a Câmara de Ituaçu vai encaminhar ofícios a todos os deputados votados no município e que já manteve contato com os Deputados Marquinhos Viana e José Rocha para tratar do assunto.

Tõe Brito, presidente da Câmara de Tanhaçu  enfatizou que a extinção de comarcas não prejudica somente advogados e servidores da justiça, mas principalmente a população mais carente, que se verá privada do acesso à justiça. Ele colocou o legislativo municipal à disposição do movimento e defendeu a união de todos em prol da manutenção das todas as comarcas do estado da Bahia.

Para Bô do Sindicato, presidente da Câmara de Barra da Estiva, a luta deve ser pela manutenção de todas as comarcas, afirmando que a decisão do TJ-BA é um absurdo e que a população não pode aceitar já que é ela que paga os impostos que custeiam todos os poderes públicos. Ele destacou ainda que a Câmara de Barra da Estiva está à disposição para lutar e parabenizou a OAB pela mobilização.

'Diga Não à extinção da justiça': Prefeitos se manifestam contrários à extinção de comarcas

Quinta / 27.04.2017

Por Leonardo Oliva

Os prefeitos Adalberto Luz (Ituaçu), Dr. Jorge Teixeira (Tanhaçu) e João Machado (Barra da Estiva) participaram da audiência pública (Fotos: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Os prefeitos Adalberto Luz (Ituaçu), Dr. Jorge Teixeira (Tanhaçu) e João Machado (Barra da Estiva) participaram da audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Subseção Brumado, na manhã desta quarta-feira (26). Na oportunidade, os gestores municipais manifestaram-se contrários ao fechamento de comarcas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e que já estão mobilizando deputados para que a extinção não seja consumada.

Para o Prefeito de Ituaçu, Adalberto Luz, os prefeitos devem buscar sempre o crescimento dos seus municípios e que ele não aceita que Ituaçu perca mais nada. Ele afirmou ainda já ter entrado em contato com os deputados Nelson Leal e Benito Gama para tratar do assunto, solicitando aos mesmos que mantenham entendimento com o TJ-BA para reverter situação. Adalberto encerrou a sua fala afirmando, na pior das hipóteses, caso o TJ-BA insista na extinção de comarcas, os município devem buscar a manutenção da Comarca de Ituaçu por ser a mais centralizada das três.

Dr. Jorge Teixeira, prefeito de Tanhaçu aproveitou a oportunidade para relatar a luta travado no ano de 1988, que culminou com a implantação da comarca de Tanhaçu pelo então presidente do TJ-BA, Desembargador Mário Albiani. O gestor afirmou ainda que a luta deve ser pela manutenção de todas as comarcas e que decisão do TJ-BA é, no mínimo, questionável. Dr. Jorge afirmou ainda já ter mantido contato com o Deputado Estadual Luciano Ribeiro e que este já está articulando para que TJ-BA volte atrás.

Para João Machado, prefeito de Barra da Estiva, os três poderes devem estar representados nos municípios, porque a tripartição dos poderes é essencial para manutenção da democracia. Ele defendeu que municípios precisam se unir nesta luta pela manutenção de todas as comarcas, mas que se não houver jeito que deve se buscar, pelo menos, a manutenção de uma, evitando que população tenha que se deslocar até Brumado ou Vitória da Conquista.

'Diga Não à extinção da justiça': Representantes da OAB destacam que extinção de comarcas fere Constituição Estadual

Quinta / 27.04.2017

Por Leonardo Oliva

O Presidente da Subseção Conquista, Dr. Ubirajara e o Conselheiro Federal da OAB, Dr. Fabrício Castro participaram da audiência em Ituaçu (Fotos: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

O Presidente da Subseção Vitória da Conquista, Dr. Ubirajara Gondim e o Conselheiro Federal da OAB, Dr. Fabrício Castro afirmaram, durante audiência pública realizada em Ituaçu, na manhã desta quarta-feira (26) que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) não está cumprindo a Constituição Estadual. Segundo o Conselheiro Federal Dr. Fabrício Castro a carta magna da Bahia determina, em seu artigo 121, que cada município corresponderá a uma comarca, ou seja, deveriam existir 417 comarcas no estado, no entanto, o próprio advogado reconhece a dificuldade de implantar tantas comarcas, mas defende que as já existentes não podem ser extintas sob nenhum argumento. O Conselheiro afirmou que hoje a Bahia tem um déficit de 231 juízes e 25 mil servidores, que o sistema judiciário do estado é o 2º pior do país e que a tabela de custas é uma das mais altas do Brasil.

Já o Presidente da Subseção Vitória da Conquista, Dr. Ubirajara Gondim destacou que a Constituição da Bahia, em seu artigo 116, determina que 'o Juiz promovido ou removido só deixará a Vara em que é titular com a efetiva posse do novo titular', bem como que ' nenhum Juiz poderá ser promovido ou removido sem atestado da Corregedoria Geral da Justiça de que, na Vara em que é titular, não existe processo concluso sem decisão e requerimento sem despacho'. Segundo o advogado, estes dispositivos são claros e deveriam ser respeitados pelo TJ-BA e que caso a extinção de comarcas seja efetivada, o cidadão comum será o mais prejudicado.

'Diga Não à extinção da justiça': Presidente da Subseção Brumado diz que OAB não aceita a extinção de nenhuma comarca

Quinta / 27.04.2017

Por Leonardo Oliva

Dr. Osvaldo Bastos classificou a atitude do TJ-BA como sendo vergonhosa e que vai causar não uma economia 'da justiça', mas sim 'de justiça' (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Em evento realizado da manhã desta quarta-feira (26), em Ituaçu, o presidente da Subseção Brumado da OAB, Dr. Osvaldo Bastos afirmou que a entidade não vai aceitar a extinção de nenhuma comarca na Bahia. Segundo a OAB, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tem intenção de extinguir 101 comarcas no estado, todas de primeira entrância. Durante o evento, Dr. Osvaldo Bastos, destacou que o TJ-BA promoveu todos os juízes de primeira entrância e, sob a alegação de que não tem como contratar novos juízes e serventuários, pretende extinguir todas elas. O Presidente da Subseção Brumado classificou a atitude do TJ-BA como sendo vergonhosa e que vai causar não uma economia 'da justiça', mas sim 'de justiça', pois vai impossibilitar o acesso à justiça das pessoas mais carentes. Dr. Osvaldo afirmou ainda que antes de pensar na extinção de comarcas é preciso debater outras questões como os super-salários de juízes e desembargadores, auxílio-moradia pagos a juízes no valor de R$ 5.700,00/mês e a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal ao judiciário, já que este tem natureza eminente de prestador de serviços e por esta razão não deveria esta sujeito ao limite para contratação de pessoal.

'Diga Não à extinção da justiça': OAB realiza evento contra a extinção das comarcas de Tanhaçu, Ituaçu e Barra da Estiva

Quinta / 27.04.2017

Por Leonardo Oliva

O evento contou com as participações de advogados, prefeitos, vereadores, serventuários da justiça e membros da comunidade (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da 21ª Subseção, sediada em Brumado, realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma audiência pública para chamar a atenção da opinião pública sobre a intenção do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de fechar as comarcas de Tanhaçu, Ituaçu e Barra da Estiva. O evento foi realizado no auditório da Congregação Mariana, em Ituaçu, e contou com as participações: dos Presidentes da Subseção Brumado, Dr. Osvaldo Bastos e da Subseção Vitória da Conquista, Dr. Ubirajara Gondim; do Conselheiro Federal da OAB, Dr. Fabrício Castro; dos prefeitos Dr. Jorge Teixeira (Tanhaçu), João Machado (Barra da Estiva) e Adalberto Luz (Ituaçu); dos presidentes das Câmaras de Vereadores Marcinho de Noé (Ituaçu), Tõe Brito (Tanhaçu) e Bô do Sindicato (Barra da Estiva); de advogados, serventuários da justiça e membros da comunidade de uma maneira geral. Segundo Dr. Osvaldo Bastos, a escolha de Ituaçu para a realização do evento foi determinada pela sua localização geográfica, mas o Presidente não descartou a possibilidade de realizar outros eventos em Tanhaçu e Barra da Estiva. Na oportunidade, a OAB distribuiu um panfleto em que destaca que 101 comarcas da Bahia podem ser extintas pelo TJ-BA, o que causaria enorme prejuízo para todos que precisam recorrer à justiça, principalmente a população de baixa renda e aqueles que precisam ajuizar demandas de baixa repercussão como reconhecimento de paternidade, ação de alimentos, entre outras.

Na oportunidade, a OAB distribuiu um panfleto em que destaca que 101 comarcas da Bahia podem ser extintas pelo TJ-BA (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Brumado: Frentes sindicais e movimentos sociais realizarão Greve Geral nesta sexta-feira (28)

Quinta / 27.04.2017

Por Guto Bernardes

A frente sindical e os movimentos sociais convidam a população a parar suas atividades e participar da caminhada, que concentrará em frente à igreja matriz as 08h30.

Na noite de ontem (26), a frente sindical e movimentos sociais de Brumado estiveram reunidos na sede da APLB/Sindicato para construção da Greve Geral na cidade. Na reunião, ficaram definidas as ações que serão realizadas nesta sexta-feira (28) como parte da greve convocada por oito centrais sindicais: CUT, UGT, CTB, Força Sindical, CSB, NCST, Conlutas e CGTB. Diversas categorias de trabalhadores devem paralisar as atividades em decorrência da greve, que foi convocada como um movimento de resistência e enfrentamento ao projeto que trata da Reforma da Previdência. A frente sindical, organizações políticas e entidades ligadas aos movimentos sociais de Brumado, convidam a população brumadense a parar suas atividades e participar da caminhada, que concentrará em frente à igreja matriz as 08h30.

Saúde: Governo de Guajeru inicia atividades do programa ‘Medida Certa’

Quarta / 26.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

A ação acompanha os pacientes cadastrados em ações que os levem à redução do sobrepeso e, consequentemente, reduzam os riscos e desenvolvimento das doenças associadas.

Ontem (25), a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Guajeru, juntamente com a equipe da Unidade de Saúde Santa Rosa, realizou o primeiro encontro do projeto “Medida Certa”. A ação tem como objetivo acompanhar os pacientes cadastrados em ações que os levem à redução do sobrepeso e, consequentemente, reduzam os riscos e desenvolvimento das doenças associadas. O evento teve início com a realização de atividade física coordenada pelas fisioterapeutas Jocilaine Rosa e Simone Viana. Em seguida, o médico Leonardo Ataíde fez uma palestra voltada para o desenvolvimento e riscos das doenças relacionadas à obesidade. Logo após, a nutricionista Fabiane Magalhães apresentou as orientações nutricionais fundamentais para o tratamento de reeducação alimentar. Também foi realizada a avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência abdominal), aferição de pressão arterial, glicemia capilar e frequência respiratória, parâmetros para serem avaliados durante todo o acompanhamento. Segundo o nutricionista Fabiane Magalhães, a elaboração e implantação do projeto se deram em virtude do aumento da incidência de obesidade em nosso município. “Diante disso, serão realizados encontros mensais, durante um período de seis meses, envolvendo ações voltadas para reeducação alimentar, atividade física e saúde mental”, destacou Fabiane.

No evento foi realizada atividade física coordenada pelas fisioterapeutas Jocilaine Rosa e Simone Viana.

Ituaçu: Brejo Folia será realizada neste sábado (29) e contará com a gravação do novo CD do Abrakadabra

Quarta / 26.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Abrakadabra vai gravar seu novo CD com músicas novas para você dançar na festa, na academia, na rua, ou onde quer que você esteja.

Será realizada neste sábado (29), no Clube Acri, a partir das 22h, a Brejo Folia de Ituaçu, a festa mais esperada do ano. As atrações da noite serão Abrakadabra, Coladinho A2 e DJ Marley. Desde que foi anunciada, a festa tem causado grande expectativa entre os que gostam de um bom pagode baiano, arrocha e música eletrônica. A cidade deve receber visitantes de Tanhaçu, Barra da Estiva, Ibicoara e região pra fazer da Brejo Folia uma festa consagrada e de grande sucesso. No evento ainda acontecerá a gravação do novo CD do Abrakadabra, que está com músicas novas para você dançar na festa, na academia, na rua, ou onde quer que você esteja. Quem for ao Brejo Folia vai se deparar com um evento bem organizado e com uma estrutura adequada para curtir o evento. O folião vai encontrar todos os tipos de bebidas e toda a festa terá seguranças para garantir a animação de todos. Quem quiser ganhar um ingresso pra curtir a festa é só curtir a página do evento no Facebook e ficar ligado na promoção.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 30/04

Quarta / 26.04.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 30/04, das 09h às 16h, no bairro Mercado, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Virgílio Ataíde, Rua Maria Lobo, Av. Dr. Antônio Mourão Guimaraes, Av. Centenário, Praça. Teófilo Alves de Lima, Tv. do Largo, Rua Wilson Goncalves, Rua Monteiro Lobato, Rua Princesa Leopoldina. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.