Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Dom Basílio comemorou o 53º aniversário de emancipação política

Quinta / 14.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na programação incluiu roda de capoeira, shows musicais, missa, além de um lindo desfile realizado pela Fanfarra do SCFV e Tiro de Guerra de Brumado.

Com uma programação especial organizada pela prefeitura em parceria com suas secretarias, de 04 a 07 deste mês, incluiu roda de capoeira, shows musicais, missa, além de um lindo desfile realizado pela Fanfarra do SCFV e Tiro de Guerra de Brumado. A noite da quarta-feira (06) foi marcada com muita animação com a apresentação de Nandão e banda de abertura, além da apresentação da banda Sem Limite em comemoração a 53º aniversário de Dom Basílio. Exatamente a meia noite a banda cantou o tradicional parabéns para alegria do público que compareceu ao evento. O prefeito do município de Dom Basílio, João Dias Pereira, o ‘João Careca’, marcou presença na festa.

Augusto Castro assume Procuradoria Parlamentar da Assembléia Legislativa

Quinta / 14.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Castro foi escolhido dentre os pares pelo destaque na destreza e conhecimento no âmbito da gestão pública e legislativa que tem demonstrado em sua atuação.

Na semana passada, o Deputado Estadual Augusto Castro (PSDB) assumiu a Procuradoria Parlamentar da Assembléia Legislativa da Bahia. Castro foi escolhido dentre os pares pelo destaque na destreza e conhecimento no âmbito da gestão pública e legislativa que tem demonstrado em sua atuação. O órgão está vinculado à Mesa Diretora e tem por finalidade “promover a defesa da Assembléia, de seus órgãos e membros perante a sociedade”, prestando ampla publicidade de resposta quando atingidos ofensivamente em sua imagem e honra. O parlamentar também exercerá funções que consiste em promover juridicamente a defesa da Casa. “Assumir essa atribuição não é apenas um desafio, mas uma oportunidade de desenvolver com maior presteza a capacidade judicial pública, com a qual lidamos na carreira política”, disse o Deputado com encorajamento. Anteriormente, Castro era o líder do Partido Social da Democracia Brasileira, função que passou a ser do colega Adolfo Viana (PSDB).

Weliton Lopes: 'Não podemos admitir esse golpe vergonhoso nos trabalhadores terceirizados do Estado e alunos sem aula'

Quinta / 14.04.2016

Por Eliana Costa

Weliton Lopes salientou que estará buscando junto aos órgãos competentes a solução de toda essa problemática. (Foto: Arquivo/Sertão hoje).

A condição dos trabalhadores contratados pelas empresas terceirizadas do Estado, para atuarem na área da educação em Brumado, é de muita indignação e preocupação. Essa situação já vem sendo denunciada no legislativo brumadense, tendo inclusive, já sido motivo de denúncias no Ministério Público do Trabalho a fim de obter a efetivação de pagamentos salariais atrasados.

No uso da tribuna livre, na Sessão da Câmara da última segunda-feira (11), o vereador Weliton Lopes frisou que o ápice da situação de não aceitação e da indignação do que vem sendo realizado pelas empresas terceirizadas foi a paralisação dos contratados. Destacou que, o que chamou mais ainda a sua atenção foi o fato inédito dos alunos também terem realizado protestos nas ruas contra a atual situação da estrutura do Estado. “Essa atitude revela o cansaço de todos em esperar ações para solução de todos esses problemas que o calote das empresas terceirizadas casaram na educação. Alunos sem aula, em razão da falta de funcionários para realizarem serviços de fundamental importância para a escola: limpeza e merenda”, disse.

Weliton Lopes questionou qual o compromisso do Estado com a Educação. “Rui Costa caiu muito em meu conceito. Ainda mais quando anunciou que a terceirização do Estado está uma bagunça e irá tomar providências em noventa dias. E enquanto isso como fica a educação? É inaceitável que essa situação dos terceirizados continue. Golpe vergonhoso nos trabalhadores, pessoas honradas que acordam de madrugada para realizarem seus serviços”. Finalizando, o vereador falou sobre a falta de recebimento dos direitos e a decretação de falência da empresa Contrate, salientando que estará buscando junto aos órgãos competentes a solução de toda essa problemática. “Espero que, com a demissão do secretário estadual de Educação o governador nomeie um novo com real comprometimento com a educação. Parabéns a todos que tiveram coragem de irem às ruas cobrarem seus direitos, fato que antes era veladamente proibido”.

Confira a programação oficial da ExpoBrumado 2016 que será realizado de 15 a 17/04

Quinta / 14.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A celebração de uma parceria muito mais robusta com os governos federal e estadual está proporcionando um avanço muito significativo.

Com um dinamismo muito maior, a ExpoBrumado 2016 terá início nesta sexta-feira 15 e, desta feita, o evento deverá marcar uma nova fase, com a realização de grandes negócios e a participação muito maior de expositores de toda a região. A celebração de uma parceria muito mais robusta com os governos federal e estadual está proporcionando um avanço muito significativo, que deverá consolidar ainda mais a participação de Brumado no mercado agropecuário regional. Consequentemente irá gerar emprego e renda para um grande número de pessoas. Uma das grandes atrações deste ano é a apresentação do Clube do Jeep e a participação dos personagens covers da Galinha Pintadinha, da Turma da Pepa Pig e dos Pintacaras. Outra grande atração será a 2ª Feira da Agricultura Familiar, que acontecerá no sábado (16) e domingo (17). Na última quarta-feira (13), foi lançada a programação oficial do evento, confira:

Sexta Feira (15): 13:00 – Feira De Animais; 19:00 – Apresentação Club Do Jeep; 20:00 – Abertura Oficial; 21:00 -  Show Com Rafa Dias.

Sábado (16): Feira De Animais Durante Todo Dia; 2ª Feira Da Agricultura Familiar Com Palestras; Visita Aos Stands; 13:00 Apresentação Club Do Jeep; 17:00 – Presença da Turma Peppa Pig World (Couver); 17:30 – Show Lazaro Jacarini; 22:30 – Área De Show do parque shows com as atrações Gigantes Do Brasil é Fann Estourado, ingressos nos pontos de venda ou na portaria do evento.

Domingo (17): Visita Aos Stands; Feira De Animais Durante Todo Dia; 2ª Feira Da Agricultura Familiar Com Palestras; 09:00 – Presença da Turma Da Galinha Pintadinha  (Couver) e Pinta Caras; 10:00 Apresentação Club Do Jeep; 12:00 - Animado Leilão Multiraças; 18:00 – Show Boteco Do Rossi.

Doação de medula óssea na Bahia supera meta nacional para estados

Quinta / 14.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Para se cadastrar o voluntário precisa ter idade entre 18 e 55 anos e comparecer à sede da Hemoba ou aos postos móveis de coleta (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA).

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), no ano passado, recebeu 27 mil novos voluntários para doação de medula óssea. O número, 30% maior em relação ao de 2014, superou a meta nacional para os estados brasileiros, de 20 mil novos doadores. Nos três primeiros meses de 2016, mais de 5 mil baianos se integraram à rede de doadores. Como a possibilidade de compatibilidade é de uma em cada grupo de 100 mil pessoas, quanto maior o banco de doadores, maior a chance de se encontrar pacientes que necessitam de nova medula e de realização do transplante.

Para se cadastrar é bem simples. O voluntário precisa ter idade entre 18 e 55 anos e comparecer à sede da Hemoba ou aos postos móveis de coleta. Na fundação é preenchida uma ficha com os dados pessoais e retirada uma amostra de 5 a 10 mL de sangue. Este ano, na Bahia, já foram convocados 36 voluntários para verificar a compatibilidade com pacientes que tenham linfoma e leucemia. Para essas pessoas, não só o cadastro é importante, mas também a doação de sangue, como explica a diretora de Hemoterapia da Fundação Hemoba, Iraildes Santana. “Esses receptores, durante o tratamento para receber o transplante, necessitam de acompanhamento hospitalar e de transfusão de sangue. Por isso eu deixo o meu convite, aos que desejam doar e aos que já são doadores de medula óssea, para se tornarem também doadores de sangue, porque essa é mais uma forma de ajudar a quem precisa de transplante”.

Paulo Esdras foi eleito novo Presidente do COMDICA de Brumado

Quinta / 14.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em reunião ordinária na Central dos Conselhos de Brumado, o COMDICA elegeu Paulo Esdras como novo Presidente para o próximo biênio.

Na tarde da última terça-feira (12), em reunião ordinária na Central dos Conselhos de Brumado, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) elegeu o novo Presidente para o próximo biênio, Paulo Esdras. Representando a Loja Maçônica Manoel Carvalho, foi eleito dentre os representantes das entidades da sociedade civil, eleitas titulares em reunião realizada em março. Formado em Comunicação Social com especialização em Gestão Cultural, Esdras chegou a Brumado em 2008. Trouxe a semente do Movimento Cultural ABRACADABRA que germinou no município, promovendo cursos e eventos para o público juvenil e para toda comunidade. Professor de Literatura Brasileira a oito anos no Curso preparatório Lavoisier, atua como produtor cultural e publicitário. É também membro ativo da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), sendo escritor contemplado em premiações nacionais como poeta e cronista. Em 2014, foi coordenador do Projeto Social Brumado Resgate, aprovado no edital municipal do COMDICA. O Projeto objetivava atender crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, indicados pelo Conselho Tutelar, através da cultura e jogos lúdicos: capoeira, dança, música, xadrez, RPG, aliados ao acompanhamento psicológico e pedagógico.

Guanambi: Campanha de vacinação antirrábica segue cronograma por toda cidade

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A vacinação está em andamento desde o dia 30 de março e que vai até 30 de abril em diversos postos de vacinação na zona urbana e rural.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Guanambi, segue cumprindo o cronograma da Campanha de vacinação antirrábica. A vacinação está em andamento desde o dia 30 de março e que vai até 30 de abril em diversos postos de vacinação na zona urbana e rural. Neste sábado (16), será do Dia D de vacinação. Para vacinar, cães e gatos devem ter três meses, os de grande porte e ferozes devem ser levados com focinheira. “A nossa meta é vacinar, no mínimo, 80% da população canina. Com garra e determinação de toda nossa equipe e com o apoio da população vamos conseguir”, frisou o diretor do departamento, Ernivaldo Viana. Felinos e caninos são os principais transmissores da doença. A transmissão ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus, a saliva é o principal fluido animal transmissor do vírus da doença. A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva. Procure o posto mais próximo de sua casa, vacine seu animal de estimação contra raiva e proteja-se.

CLIQUE AQUI E VEJA O CRONOGRAMA COMPLETO

Estado prorroga prazo para recadastramento de inativos da Saúde

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Um edital de convocação, publicado no DOE no dia 06 deste mês, concedeu 15 dias corridos para que os faltosos realizem o procedimento (Foto: Reprodução/Internet).

1.019 servidores inativos oriundos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que ainda não realizaram o recadastramento da Previdência Estadual, têm mais quinze dias para regularizar seus dados cadastrais. Um edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 06 deste mês, concedeu 15 dias corridos, contando a partir da data da publicação, para que os faltosos realizem o procedimento. O recadastramento pode ser feito em uma das 52 unidades de atendimento do Ceprev, na capital e interior, ou no SAC Servidor. A lista completa dos convocados e o teor do edital estão disponíveis no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Para realizar o recadastramento é necessário apresentar os originais da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação, CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone. Vale lembrar que o recadastramento de inativos também pode ser realizado com hora marcada, trazendo maior conforto e comodidade ao cidadão. Para isso, bastar agendar o atendimento por meio dos números 0800 071 5353 / 4020-5353, para os postos SAC do Shopping Paralela e Salvador Shopping, em Salvador; Feira Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e Passeio Norte, em Lauro de Freitas. A primeira etapa do recadastramento de inativos, encerrada no dia 29 de fevereiro, contemplou quase 12 mil servidores oriundos de 49 órgãos do Poder Executivo Estadual. Informações adicionais podem ser obtidas pelo Call Center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 (para quem liga de telefone fixo da Bahia) e (71) 4020 5353 (para ligações oriundas de fora do estado ou de celular).

Justiça condena DNOCS, IBAMA, ANA, INEMA e Prefeitura de Tremedal por danos ambientais

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ocupações em torno do açude público de Tremedal causaram danos ambientais à represa, órgãos ambientais se isentaram da fiscalização.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal condenou o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Prefeitura de Tremedal por danos ambientais causados ao açude público do município. Segundo as investigações do MPF, o local está passando por diversas intervenções provocadas pela ação humana, dentre elas, a construção ilegal de casas e de um loteamento particular edificado em suas margens, autorizada pela prefeitura. O MPF recebeu, inclusive, informações de construções clandestinas de barragens acima do açude, sendo que esse tipo de obra só poderia ser realizada com a autorização do poder público. Inicialmente, o procedimento também não seria possível, visto que o uso de água nesse modalidade ameaçaria a disponibilidade do recurso mineral em padrões e qualidade adequados, além de afetar a atual e ás futuras gerações. Dessa forma, a ANA não cumpriu com o seu dever de fiscalizar os usos de recursos hídricos da União.

Na denúncia, consta ainda que, embora fosse responsável pela fiscalização da obra, o Dnocs também compactuou com as irregularidades. Dentre os problemas ambientais gerados por conta da construções das barragens estão: a destruição de mata ciliar, a supressão de nascentes, a excessiva exploração das águas das nascentes, os processos erosivos e de assoreamento de margens devido a desmatamento, bem como de cultivos e construções de leito e nas margens, locais que deveriam ser área de preservação permanente. O MPF já havia tentado resolver a questão anteriormente de forma extrajudicial, porém, apesar do comprometimento das partes em adotar medidas para reduzir os danos ambientais causados ao açude, nada foi feito. O órgão então ajuizou uma ação civil pública para resolver o caso na esfera judicial, impondo aos réus ações de fiscalização e coibição de ações degradantes no meio ambiente, especificamente no que se relaciona ao açude público de Tremedal.

A segunda vara da Justiça Federal em Vitória da Conquista condenou o Dnocs a tomar as providências necessárias para proteger o patrimônio federal, além de elaborar e implementar um plano ambiental de conservação e uso do reservatório do açude público. A ANA terá que vistoriar as barragens construídas no rio Ressaca, local onde o açude está situado, com o objetivo de regularizá-las. O Ibama e o Inema devem exercer seus poderes de polícia administrativa na fiscalização da ocupação e uso irregular do açude e seu entorno. O município de Tremedal, juntamente com o Dnocs, deve reparar os danos ambientais causados ao reservatório, seu entorno e manancial, por meio da elaboração e implementação do plano de recuperação de áreas degradadas.

Vereadores da Comissão Especial que acompanhará atividades eólicas em Brumado se reúnem para inicio dos trabalhos

Quarta / 13.04.2016

Por Eliana Costa

Foram indiciados para constituir a Comissão os vereadores: José Ribeiro; Castilho Viana; José Carlos dos Reis; Édio Pereira e Heliane Bonfim Vasconcelos.

A instalação de uma empresa de atividades eólicas em Brumado trouxe anseios, mas também preocupações relacionadas aos trabalhos voltados à atividade e a garantia de utilização da mão de obra local. Assim como a exploração consciente e responsável dos recursos naturais e à legalidade de toda tramitação dos procedimentos administrativos. Mediante toda essa apreensão da comunidade, a mesa diretora da Câmara de Vereadores deu entrada em Projeto de Resolução nº 001/2016, solicitando a instituição de uma Comissão Especial. A Comissão estará destinada a acompanhar as obras e ações relacionadas à atividade eólica no município. Foram indiciados para constituí-la os vereadores: José Ribeiro (Presidente); Castilho Viana (Relator); José Carlos dos Reis (Membro); Édio Pereira (membro) e Heliane Bonfim Vasconcelos (Membro).

Dando início aos debates sobre linhas de trabalho que serão seguidas pelos mesmos, com a Comissão já aprovada em plenário, os membros estiveram reunidos no gabinete do vereador José Ribeiro, na última terça-feira (12). Inicialmente, os vereadores versaram sobre as ações preliminares que estão sendo executadas pelas empresas envolvidas com o processo de instalação do Parque Eólico. Além da urgente necessidade de identificação dos representantes legais para encaminhamento de correspondências oficiais. Definiram sobre o encaminhamento de ofícios aos representantes legais das empresas e ao prefeito municipal, a fim de realizar uma reunião para apresentações e esclarecimentos necessários sobre ocasionais compromissos administrativos estabelecidos entre o Município e a Empresas. Assim como o acionamento da Secretaria Municipal de Agricultura para conhecimento dos processos relativos a concessões de licenças e alvarás. O SINEBAHIA também foi acionado para obtenção de informações e dados acerca dos trâmites legais adotados para recrutamento de mão de obra.

Devido a grande preocupação em relação a todo o processo de recrutamento de pessoal, a Comissão também solicitará a relação das pessoas encaminhadas e respectivos endereços residenciais. O relatório dos trabalhos realizados pela Comissão deverá ser apresentado em plenário no prazo de até seis meses.

Pindaí: ex-prefeito Tonhão mantém apoio à reeleição da prefeita Rosane e enfraquece candidatura da oposição

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Tonhão colocou fim às especulações sobre sua posição nas eleições municipais e decidiu manter seu apoio à reeleição da prefeita Rosane.

O ex-prefeito de Pindaí, Antônio Rodrigues Gomes (Tonhão), colocou fim às especulações sobre sua posição nas eleições municipais e decidiu manter seu apoio à reeleição da prefeita Rosane, fazendo com que seu grupo político passe a ser representado no primeiro escalão do governo, com a nomeação de sua esposa Ediane como Secretária Municipal de Saúde. Tonhão emplacou, ainda, seu sobrinho Jorge Rômulo Reis Gomes, no cargo Coordenador de Atenção Básica. Tonhão havia reivindicado a pasta para sua esposa, que já atua na secretaria desde o início da gestão. Em contato com nossa reportagem, Ediane já havia adiantado sua posição favorável ao apoio. A decisão de Tonhão foi considerada um balde de água fria na pré-candidatura do vereador Lonaldo Prates (Naná), pelo PP, articulada pelos ex-prefeitos João Veiga e Lourival (Loro), já que emissários oposicionistas já contavam com Tonhão. A articulação pode ter sido um tiro no pé dos mentores do chamado "Grupão", que já enfrentava desgaste e rejeição dos eleitores de Loro e de Naná. A aposta que já circula nos bastidores políticos de Pindaí é que o vereador não sustenta a candidatura, já que fontes ligadas a ele asseguram que ele condicionou ser candidato se contasse com o apoio de todos os três ex-prefeitos.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 19/04

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça-feira, dia 19/04, das 07:30h às 13:30h, em parte do Bairro Nobre, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. João Paulo I, Rua Donizete A. Lima, Rua Augusto dos Santos, Rua José Meira Leite, Rua Maria das Graças Abrantes, Rua Miguel Arcanjo da Silva, Rua Pedro Coqueiro Filho e Rua Rio de Contas. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Detran consegue liminar que suspende exame toxicológico para motoristas na Bahia

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Com a decisão, o chamado

A Justiça Federal da Bahia concedeu liminar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), na última sexta-feira (8), assinada pelo Juiz Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, que desobriga o órgão a cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução tornou obrigatório o exame toxicológico para a obtenção e renovação de habilitação nas categorias C, D e E. Com a decisão, o chamado "teste do cabelo" está suspenso no estado para os motoristas de ônibus, caminhões e carretas. O órgão recorreu à Justiça por entender que a resolução não tem aplicabilidade técnica e gera um alto custo para os condutores. Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado da Bahia (STTROBA), o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, disse que o próximo passo é a liberação das habilitações da Bahia, que estão bloqueadas no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). "A liminar é importante porque tranquiliza os motoristas que estavam sendo prejudicados no trabalho. Agora, o Denatran está obrigado a desbloquear quase sete mil carteiras dos processos que exigiam o exame toxicológico", afirmou Lúcio Gomes. O presidente do sindicato, Hélio Ferreira, comemorou a decisão judicial. "Essa resolução criou muitos prejuízos aos rodoviários, que estavam impedidos de exercer a profissão. Demos apoio ao Detran na liminar e torcemos para que as habilitações sejam logo liberadas no sistema nacional. Foi uma vitória do órgão e dos trabalhadores", disse o presidente.

IBAMA: urânio em águas de poço na Bahia é de origem natural e não tem relação com as atividades da INB

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O órgão ambiental assegura que o problema da ocorrência de urânio no poço tubular não apresenta relação com as atividades minerárias e industriais na INB Caetité.

O IBAMA concluiu que os teores de urânio detectados nas águas de poço na localidade de Varginha, município de Lagoa Real, são provenientes do ambiente geológico em que se insere. A conclusão se deu a partir de estudos e análises sobre as condições da geologia, além da hidrologia da região de Caetité e dos programas de monitoramento ambiental e radiológico desenvolvidos pela Unidade de Concentrado de Urânio das Indústrias Nucleares do Brasil. O órgão ambiental assegura, em parecer enviado à INB, que: “o problema da ocorrência de urânio no poço tubular, objeto de investigação, não apresenta relação com as atividades minerárias e industriais na INB Caetité. Mas sim com os condicionantes geológicos e geoquímicos locais, notadamente, caracterizados pela presença de rochas mineralizadas em urânio”. E que estão “sanadas as dúvidas em razão da ocorrência de urânio ultrapassando os limites legais”.

O parecer do IBAMA comprova estudos elaborados pela INB reunidos no relatório “Considerações geológicas – estruturais e hidrogeológicas”. O relatório trata, dentre outros temas, da geologia da região, das bacias hidrográficas, de dados geológicos e geoquímicos das rochas onde se localiza o poço e da avaliação integrada de fatores ambientais. Além desse material o IBAMA, também se apoiou em estudos científicos publicados pelas seguintes entidades e veículos de divulgação científica: Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Revista Brasileira de Ciências Ambientais e Journal of Environmental Management. Em seu parecer, o órgão concorda que não existe interligação entre a bacia hidrográfica onde se situa a INB Caetité e aquela onde se encontra o poço em questão, o que inviabiliza a possibilidade de contaminação das águas em decorrência das atividades de mineração. O IBAMA observa que o poço foi perfurado em local onde existe uma jazida natural de urânio (anomalia 7), portanto, a fonte dos teores de urânio no poço tubular não é externa, mas originária do próprio local no qual foi perfurado.

Governo de Caetité entregará a 15ª quadra poliesportiva do município

Quarta / 13.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Comunidade de Lagoa do Fundo receberá essa importante obra de integração social e lazer (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Prefeitura de Caetité entregará a 15ª quadra poliesportiva neste sábado (16), às 19h. A comunidade beneficiada será Lagoa do Fundo, localizada próximo a Aroeiras. A quadra levará o nome do ex-vereador Mário Honório, eleito duas vezes e que prestou importantes serviços para a comunidade.