Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visitará Paramirim de 29/04 a 01/05

Sexta / 22.04.2016

Por Fagner Abreu

A imagem permanecerá no município até o domingo (01), onde haverá o encerramento da programação no Centro de Educação Infantil Marleide Oliveira.

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, visitará diversos departamentos do serviço público municipal na próxima semana. A imagem permanecerá no município até o domingo (01), onde haverá o encerramento da programação no Centro de Educação Infantil Marleide Oliveira. Na segunda-feira (25), às 8h, a imagem visitará a Prefeitura Municipal, e ficará disponível para visitação no Salão Nobre. Em seguida irá visitar as instituições públicas municipais, como o Grupo Escolar José Candido Vieira, a Escola Dirlene de Matos Mendonça, a Escola João Durval Carneiro, o Centro de Educação Infantil Marleide Oliveira, a Escola Beira da Lagoa, o Colégio Municipal Ulisses Caires de Brito, a Escola Raios de Luz – APAE e a Escola Família Agrícola. Na sexta-feira (29), a imagem estará presente no Hospital Municipal Aurélio Justiniano Rocha, no Conselho Tutelar, na Câmara de Vereadores e na Escola Raios de Luz – APAE. No domingo (01), o encerramento da peregrinação acontecerá com o Conselho Pastoral Paroquial e a entrega da imagem para a Paróquia de Érico Cardoso. Além dos departamentos públicos, a imagem irá estar presente também nos colégios estaduais de Paramirim e Antonio Carlos Magalhães, na delegacia de polícia, no Fórum Desembargador Arnaldo Almeida Ancantara, além de igrejas e capelas do município.

Carinhanha: Salvador Miranda participou de Audiência Pública sobre direitos dos portadoras de deficiência

Sexta / 22.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Estiveram presentes mais de 400 alunos, coordenadores, professores e secretários que atentamente ouviram a importância da acessibilidade.

Na última quarta-feira (20), o escritor Salvador Miranda começou uma série de palestras sobre acessibilidade, iniciando na Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Carinhanha. Estiveram presentes mais de 400 alunos, coordenadores, professores e secretários que atentamente ouviram a importância da acessibilidade e de como os cidadãos podem conquistar seu espaço com decisão, determinação e dedicação. Outros municípios já estão agendados, entre eles: Jânio Quadros, Condeúba, Cordeiros, Maetinga, Anagé, Planalto, Mortugaba, Caetité e Malhada.  O objetivo da palestra é chamar a atenção sobre o descaso que até hoje existe quanto o acesso dos deficientes. Seu livro vem sendo utilizado por diversas Secretarias Municipais de Educação como ferramenta conscientizadora dos direitos das pessoas portadoras de deficiência, previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Miranda tornou-se paraplégico, e nesta condição transformou-se num ativista da causa.

O livro de Miranda vem sendo utilizado por diversas Secretarias Municipais de Educação como ferramenta conscientizadora dos direitos das pessoas portadoras de deficiência.

Rui Costa entregou duas novas escolas para o município de Andaraí

Sexta / 22.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

As unidades estão localizadas nos distritos de Nova Vista e Ubiraitá, onde irão beneficiar mais de 400 estudantes da região (Foto: Manu Dias).

Em visita à Chapada Diamantina na última quinta-feira (21), o governador Rui Costa entregou duas novas escolas no município de Andaraí. As unidades, uma delas de educação em tempo integral, estão localizadas nos distritos de Nova Vista e Ubiraitá, onde irão beneficiar mais de 400 estudantes da região. Em Nova Vista, onde entregou o Anexo Francisco de Mendonça Neto, do Colégio Estadual Edgard Silva, o governador destacou a importância de ampliar o acesso à educação e aprimorar as condições para os jovens estudantes da localidade. “Eu agradeço a oportunidade de estar de volta à Chapada, e quero dizer que o bem mais precioso que se pode ter são equipamentos como este para a educação”, afirmou Rui, que foi recebido com flores pelas crianças.

A inauguração do Anexo, que teve investimento superior à R$ 750 mil, aconteceu menos de um ano após o governador ter visitado o povoado, em junho de 2015. Na visita, ele firmou o compromisso com os estudantes e a população de dar continuidade às obras da unidade escolar, paralisadas por desistência da primeira empresa contratada. Após a cerimônia, o governador seguiu para o distrito de Ubiraitá, onde entregou, junto com o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, a Escola de Educação Integral Bernardo Spector. O complexo escolar tem capacidade para atender até 300 alunos e oferecer atividades didáticas durante todo o dia.

Rui Costa foi recebido com flores pelas crianças (Foto: Manu Dias).

Bahia: Governo do Estado convoca 54 mil Inativos da Educação para recadastramento

Sexta / 22.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Aqueles com iniciais de ‘A’ a ‘I’ devem realizar o recadastramento durante o mês de abril, de ‘J’ a ‘M’ em maio, e as iniciais de ‘N’ a ‘Z’ no mês de junho (Foto: Reprodução/Internet).

Já está em curso o recadastramento de inativos oriundos da Secretaria de Educação do Estado (SEC). Os aposentados deste grupo, sendo 54 mil, têm até o mês de junho para atualizar seus dados junto à Previdência Estadual, que é ligada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb). O recadastramento pode ser feito em uma das 52 unidades de atendimento do Ceprev, situadas nos postos SAC da capital e interior, nas unidades do Ponto Cidadão e no SAC Servidor, localizado no bairro Boca do Rio. Como nos anos anteriores, com a finalidade de organizar o grande contingente de aposentados desta secretaria, a Previdência Estadual convocou os inativos da Educação por ordem alfabética. Aqueles com iniciais de ‘A’ a ‘I’ devem realizar o recadastramento durante o mês de abril, de ‘J’ a ‘M’ em maio, e as iniciais de ‘N’ a ‘Z’ no mês de junho. Entretanto, é importante ressaltar que os aposentados podem realizar o procedimento durante todo o período regulamentar. Até a última segunda-feira (18), 15.664 inativos já haviam se recadastrado.

Para aposentados residentes nas cidades de Amargosa, Bom Jesus da Lapa, Macaúbas, Seabra e Itapetinga, onde ainda não há cobertura previdenciária, a superintendência vai levar atendimento itinerante, com técnicos capacitados para realizar o recadastramento. De acordo com o cronograma, as datas do atendimento são: 18 a 20 de abril (Amargosa), 25 a 29 de abril (Bom Jesus da Lapa); 02 a 06 de maio (Macaúbas e Seabra); e 06 a 10 de junho (Itapetinga). Para realizar o recadastramento, é necessário que os aposentados apresentem os originais da carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial), com foto atual e em bom estado de conservação; CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone. O recadastramento também pode ser feito com hora marcada; para isso, bastar agendar o atendimento por meio dos números 0800 071 5353 / 4020-5353 para os postos SAC do Shopping Paralela e Salvador Shopping, em Salvador; Feira Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e Passeio Norte, em Lauro de Freitas.

Regional 2016: Caraibunas lidera Grupo A com 100% de aproveitamento

Sexta / 22.04.2016

Por Leonardo Oliva

A equipe do Caraibunas encerra a sua participação na primeira fase da competição no próximo dia 1º de maio, contra o Delmax.

A equipe do Caraibunas segue 100% no Campeonato Regional, Edição 2016, disputado no Estádio Municipal 'O Muritão', em Ituaçu. Após 3 jogos disputados, a equipe lidera o Grupo A com 9 pontos ganhos. A equipe já marcou oito gols e sofreu apenas dois, estando com um saldo positivo de seis gols. O Caraibunas encerra a sua participação na primeira fase da competição no próximo dia 1º de maio, contra o Delmax. A equipe da Várzea, que também está no Grupo A tem seis pontos ganhos em duas partidas disputadas e segue na cola do líder. O próximo compromisso da Várzea é neste fim de semana, dia 24, quando a equipe enfrenta o São Félix. Se vencer, a equipe iguala o mesmo número de pontos do Caraibunas. Já no Grupo B, a disputa está embolada. Melancia, Delmax, São Félix e Benfica estão empatados com o mesmo número de pontos ganhos - 3 pontos cada. Neste fim de semana, Benfica e São Félix jogam e tem chance de assumir a liderança isolada. A primeira fase da competição se encerra no dia 08 de Maio, quando serão conhecidos os quatro semifinalistas. As semifinais e final serão disputadas em jogo único.

Agência Nacional de Energia Elétrica definiu reajuste para tarifas de energia na Bahia

Sexta / 22.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O índice médio de reajuste para o consumidor foi de 10,72%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) definiu, na última terça-feira (19), as novas tarifas da Coelba. O índice médio de reajuste para o consumidor foi de 10,72%.  As novas tarifas entrarão em vigor para os 5,7 milhões de clientes da concessionária no próximo dia 22 de abril, mas o consumidor só irá perceber essa variação nas faturas recebidas a partir de maio. Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 10,76%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 10,64%, em média.

Além dos valores de tarifas fixados pela ANEEL, ainda são cobrados na conta de energia os impostos (ICMS, PIS e COFINS) e as Bandeiras Tarifárias, neste mês de abril na bandeira Verde, ou seja, sem acréscimo. Conforme definido pela administração municipal, também é cobrada na conta de energia a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). O tributo é repassado pela Coelba diretamente para as prefeituras municipais, que são as responsáveis pelos serviços de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública. Do valor cobrado na fatura, apenas 24,6% ficam na Coelba para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos.

Os encargos setoriais e impostos continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 40,4% da mesma. Já as despesas com a compra e transmissão de energia respondem por 35%. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, apenas R$ 24,60 são destinados efetivamente à Coelba para operar e expandir todo o sistema elétrico de distribuição de energia no estado.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 26/04

Sexta / 22.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça feira, dia 26/04, das 07:30h às 12:00h. Será atingido o seguinte local do bairro Novo Horizonte, da cidade de Guanambi: Rua 6. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Weliton Lopes apresentará Moção de Aplausos a profª. Maria Alice Silva Luz pelos seus 80 anos

Sexta / 22.04.2016

Por Eliana Costa

Dona Maria Alice Silva Luz, uma pessoa carismática e com muitas histórias pra contar, completou 80 anos na última quarta-feira (20).

Completar 80 anos de vida é realmente uma grande dádiva, principalmente quando se depara com uma pessoa cheia de vida, feliz e muito ativa. Assim é Dona Maria Alice Silva Luz, que, na última quarta-feira (20), completou 80 anos de vida ao lado de toda sua família. Com muita saúde e repleta de muitas histórias para contar de sua infância vivida na cidade de Ituaçu, local onde nasceu, até sua chegada em Brumado, onde já reside há mais de quarenta anos. Em homenagem a toda essa vivacidade, o vereador Weliton Lopes apresentará uma Moção de Aplausos a essa pessoa tão especial na próxima segunda-feira (25). Seu grande sonho sempre foi ser professora e nenhum obstáculo a fez desistir de concretizá-lo. Tornou-se professora leiga ao chegar em Brumado, quando montou em sua residência uma “escolinha”, na qual com muito amor e total dedicação alfabetizou muitas crianças, que puderam vislumbrar outros horizontes e que dão a sua pessoa muito orgulho.  Os adultos também tiveram a sua atenção e descobriram o mundo das letras através de suas aulas. Casou-se, criou seus sete filhos, todos residentes atualmente em Brumado, tem 15 netos e 04 bisnetos. Ficando viúva aos quarenta e nove anos de idade. Muito religiosa, é Legionária há 29 anos, e sua fé inabalável a tem feito conquistar muitas graças. Dona Maria é uma pessoa carismática e com muitas histórias pra contar.

Brumado: pré-candidatos reúnem-se para discutir sobre as eleições e novo projeto político

Sexta / 22.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo do entro foi discutir sobre as eleições deste ano.

Os pré-candidatos a prefeitura de Brumado Carlinhos Moura (PTC), Genivaldo Azevedo (PT do B) e Emanoel Araújo (Manelão), e os pré-candidatos ao legislativo Gilson Dias (PV) e Paulo Esdras (Rede) reuniram-se na noite da última terça-feira (19). O objetivo do entro foi discutir sobre as eleições deste ano. Na ocasião, os pré-candidatos citaram os pontos necessários para o desenvolvimento e crescimento da Capital do Minério, ressaltando a necessidade de um novo projeto político para a cidade. O grupo discutiu futuras articulações políticas e a necessidade da melhoria na qualidade de vida da população. Frisaram, ainda, a importância da participação da juventude e mulheres na política do município.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 30/04

Sexta / 22.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no dia 30/04, das 07:30h às 13:30h, em parte do bairro Centro, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Cassemiro Pinheiro Azevedo, Rua Antonio C. Magalhães, Rua Aureliano Carvalho, Rua Aymorés, Rua Dr. Altamirando Leite, Rua Joaquim Leite Abrantes, Rua Joaquim Oliveira Nunes, Rua Martiniano Virgílio Meira, Rua Pedro Alcântara, Rua Rosinha, Rua São José, Rua Teodora da Silva Leite e Tv. dos Bandeirantes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Servidores de Vitória da Conquista receberão visita do Balcão Previdenciário

Quinta / 21.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto estará em Vitória da Conquista nos dias 28 e 29 deste mês (Foto: Reprodução/Internet).

Esclarecimentos sobre a provável data da aposentadoria, averbação de tempo, abono de permanência, auxílio-reclusão, pensão como benefício previdenciário e gratificações, além de informações sobre fundos previdenciários. Esses são alguns dos serviços disponíveis no Balcão Previdenciário, que estará em Vitória da Conquista nos dias 28 e 29 deste mês. A unidade itinerante da Previdência Estadual, vinculada à Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), vai atender aos servidores individualmente e por ordem de chegada. O serviço será realizado das 8h às 17h30, no Hospital Especializado Afrânio Peixoto, situado à Av. Maranhão, no bairro do Ibirapuera.

São esperados servidores de qualquer órgão estadual, lotados em Vitória da Conquista e demais municípios que compõem a região, que queiram esclarecimentos sobre os assuntos oferecidos no balcão. O atendimento é realizado por analistas da Suprev, especialistas nos temas em questão. Balcão Previdenciário também visa facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Previdência Estadual, disponibilizando-os no próprio local de trabalho do usuário. O projeto tem como principal objetivo a sensibilização dos servidores ativos para as questões previdenciárias, que se iniciam desde o ingresso no setor público. Criado em outubro de 2011, o balcão foi acolhido pelos órgãos estaduais que, mediante adesão voluntária, disponibilizam as condições necessárias para a sua execução, como espaço físico e equipamentos. Desde o início do programa, cerca de 5 mil servidores já foram atendidos, com 10 mil serviços prestados ao longo das visitas.

Os gestores interessados em solicitar o programa devem acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e, no ícone “Balcão Previdenciário”, imprimir o formulário “Adesão ao Balcão Previdenciário”. O documento deve ser encaminhado à Suprev pelo e-mail [email protected] ou pelo fax (71) 3271-3888. Outras informações pelo telefone (71) 3116-5710.

Governo de Igaporã inaugura Unidade Básica de Saúde na comunidade de Caraíbas

Quinta / 21.04.2016

Por Samuel Gonçalves

O posto integra uma extensão à Unidade de Saúde de Cerquinha. A comunidade contemplada contará com atendimento de uma completa equipe de saúde.

Ontem, dia 20, o Governo de Igaporã inaugurou uma Unidade Básica de Saúde na comunidade rural de Caraíbas. O posto de saúde era uma antiga reivindicação da comunidade, que se deslocava em média 12 km para conseguir atendimento médico na comunidade de Cerquinha. Com a inauguração, um antigo anseio da população foi atendido. Para isso, a Prefeitura investiu recursos próprios na reforma de readequação completa do antigo prédio escolar, que estava sem utilização e abandonado. O prédio foi totalmente modificado e adaptado para atender a comunidade. Também foram feitos investimentos na aquisição do mobiliário e equipamentos médicos necessários para tal.

A Prefeita Rosana Cotrim reafirmou seu compromisso com a saúde em Igaporã. “Apesar das dificuldades econômicas e políticas que vive nosso país, estamos trabalhando incansavelmente para que nossos munícipes tenham acesso a uma saúde de qualidade. Nossa preocupação é que, além do espaço físico das unidades de saúde, a população também tenha acesso ao médico, ao dentista, ao enfermeiro, enfim, ao atendimento completo. E é isso que acontece em todas as unidades, seja na sede do município ou na zona rural”, disse a Prefeita. A solenidade contou com a presença da Prefeita Rosana Cotrim, dos secretários municipais, vereadores e membros da comunidade.  O município de Igaporã é completo 100% pelo Programa Saúde da Família, onde conta com sete equipes também completas. Já foram inauguradas outras quatro unidades: no Bairro Vila Fagundes, no Centro, no Bairro Alto da Varginha e na comunidade de Cachoeira do Tatu.

A solenidade contou com a presença da Prefeita Rosana Cotrim, dos secretários municipais, vereadores e membros da comunidade.

Faculdade Guanambi investe em equipamentos de ponta para cursos na área da saúde

Quinta / 21.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A substituição de cadáveres por mesas digitais com tecnologia 3D é uma tendência mundial, largamente utilizada em universidades da Europa e Estados Unidos.

Como parte de um conjunto de ações que visam utilizar novas tecnologias nas estratégias de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, a Faculdade Guanambi tem investido na modernização de seus laboratórios de ensino. Especialmente os utilizados pelos cursos da área de saúde. Recentemente a instituição adquiriu o Plataforma Educacional 3D, equipamento com tecnologia de última geração que substitui, dentre outras coisas, a necessidade da utilização de cadáveres nas aulas de laboratório do curso de saúde. A substituição de cadáveres por mesas digitais com tecnologia 3D é uma tendência mundial, largamente utilizada em universidades da Europa e Estados Unidos.

Segundo Cláudio Santana, sócio da empresa que desenvolveu o equipamento, o Plataforma Educacional 3D possui tecnologia brasileira, que foi desenvolvida em parceria com institutos norte-americanos. A mesa digital permite, dentre outras funções, a realização de necropsias virtuais, observação da parte fisiológica em movimento e projeção touch, oferecendo maior interação dos alunos. “Um dos diferenciais do equipamento é que ele possui um sistema de gerenciamento de imagens médicas, também produzido no Brasil, que trabalha com os sistemas modelado e real. Isto permite, por exemplo, que se coloque uma tomografia de um paciente real e faça a comparação com o corpo modelado”, afirmou o sócio. Ele destacou ainda que a FG é a primeira instituição de ensino, das regiões do Norte e Nordeste, a adquirir o equipamento.

Para o Diretor geral da FG, Felipe Duarte, a instituição busca constantemente investir na melhoria de seus equipamentos, cumprindo com o compromisso de manter o alto padrão de qualidade no que diz respeito às ferramentas de ensino-aprendizagem, disponíveis para alunos e professores. Duarte ressaltou que a FG vem investindo em uma nova geração de equipamentos e nas tendências tecnológicas voltadas para o ensino. “A aquisição do Plataforma Educacional 3D faz parte de outras ações que visam a valorização da formação de nossos alunos. Os laboratórios de ensino da FG se equiparam aos das grandes universidades no Brasil, oferecendo à comunidade acadêmica o que há de mais avançado em tecnologias de ensino”, destacou o Diretor.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 29/04

Quinta / 21.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no dia 29/04, das 08h às 14h, em parte do Bairro das Flores, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Mestre Eufrásio, Rua Frei Caneca, Rua Padre Feijó, Rua Padre Miguelino, Rua Sargento Antenor e Rua Visconde de Ouro Preto. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da FG abre seleção para estágio voluntário

Quarta / 20.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições vão até o dia 22 deste mês e deverão ser efetuadas na coordenação do curso de Ciências Contábeis, no campus FG.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Faculdade Guanambi abriu, no dia 15 deste mês, o período de inscrições para estágio voluntário. As inscrições vão até esta sexta-feira (22) e deverão ser efetuadas na coordenação do curso de Ciências Contábeis, no campus FG. Podem se inscrever alunos regularmente matriculados no curso de Ciências Contábeis da FG, segundo o Edital 15/2015. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal tem por objetivo apoiar contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos, que de outro modo não teriam acesso às orientações contábeis e fiscais básicas.

CLIQUE AQUI E VEJA O EDITAL COMPLETO