Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Bahia: criadores de gado se preparam para o início da vacinação contra aftosa

Domingo / 19.04.2015

A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2015 ocorrerá entre os dias 1º a 30 de maio. Neste período, mais de 10 milhões de bovinos e bubalinos existentes na Bahia devem ser vacinados, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com prazo de 30 dias, o produtor poderá adquirir e realizar a aplicação das doses em todo o rebanho, independente da faixa etária. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem (5 ml para qualquer idade), prazo de validade, meio de transporte e conservação, cuidados na assepsia da seringa e local correto de aplicação da vacina (tábua do pescoço).

A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade. Nos últimos anos o Estado obteve conquistas importantes, tornando a agropecuária ainda mais forte. São 18 anos sem registro da doença no Estado, por isso o diretor-geral da ADAB, Oziel Oliveira, solicita maior o empenho a todos os criadores, mas principalmente ao pequeno produtor, considerando o risco para a enfermidade. “Aqueles que têm uma, duas ou três cabeças de gado, também precisam vacinar. O Pequeno faz grande diferença, já que trabalhamos para atingir o índice de 100%”, prospecta Oziel. 

Estrada Caetité a Guanambi: carros da Renova Energia se envolvem em acidente

Sábado / 18.04.2015

Por Leonardo Oliva

Na manhã da última quinta-feira , por volta das 09h, um acidente envolvendo três carros aconteceu na BR-030, trecho que interliga os municípios de Caetité e Guanambi. A reportagem do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje estiveram no local e conversou com os motoristas dos carros envolvidos, sendo dois deles da empresa Renova Energia, que está instalando torres de energia eólica na região. Segundo informações colhidas no local, o trânsito era intenso no momento do acidente e o motorista da Toyota Hilux Preta, placa policial NWN-1929, da cidade de Posse, estado de Goiás, não teria conseguido frear a tempo e acabou causando a colisão com os dois carros da Renova Energia. Ninguém se feriu e quando estávamos deixando o local, uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual estava chegando no local para fazer a ocorrência.

Ciclismo: amanhã (19) tem Ecotrilha em Jacaraci

Sábado / 18.04.2015

Por Maria Nunes

A Prefeitura Municipal de Jacaraci, juntamente, com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o Governo da Bahia e a marca Tia Sônia, organizam amanhã (19), a Ecotrilha Mountain Bike de Jacaraci. Apesar de o evento começar, oficialmente, no domingo, no dia anterior a organização fará uma recepção para os ciclistas que participarão do evento. No domingo a programação contará com um café da manhã, a competição e a premiação ao meio-dia. A proposta da Ecotrilha é que o participante, além de competir, conheça o berço do Rio Gavião. Para participar é necessário fazer uma inscrição, com um valor de trinta reais, que dá direito de receber uma camisa, café da manhã, almoço e uma vaga no alojamento. A competição conta com dois percursos e cinco categorias.

Grupo de Montaria Asa Branca vai realizar XI Cavalgada de Pindaí

Sábado / 18.04.2015

Por Maria Nunes

O Grupo de Montaria Asa Branca organiza, nos dias 25 e 26 desse mês, a XI Cavalgada de Pindaí Parque Velho Tico. O evento conta com atrações musicais divididas entre os dois dias: Banda Ajuste do Forró, Zelito e Grupo Xamego, Família do Forró, Sérgio dos Teclados, Toniel Santos e Cícero e João Paulo. Além das duas principais bandas: Forrozão Sela Rasgada e 100 Parea, uma em cada dia, respectivamente. O evento possui entrada franca e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pindaí.

Faculdade Guanambi cria primeiro Núcleo de Apoio Fiscal da Bahia

Sábado / 18.04.2015

A Faculdade Guanambi (FG) assinou, na tarde da última quarta-feira (15), o Termo de Cooperação Técnica para criação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF). Trata-se de uma atividade de extensão da instituição, que tem a finalidade de promover a prática contábil, por meio da realização de atendimentos a Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, visando o aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo diretor acadêmico e administrativo da FG, Georgheton Nogueira, e pelo delegado e auditor-fiscal da Receita Federal, André Reis, segundo quem, o NAF surge com a proposta de aprimorar os serviços prestados à sociedade, por meio da educação fiscal e fomento da consciência de cidadania. Reis destacou que o NAF da Faculdade Guanambi é o primeiro a ser instalado na 5ª Região fiscal, que engloba os estados da Bahia e Sergipe. 

Para Georgheton Nogueira a iniciativa da criação do NAF abre novas agendas, no curso de Ciências Contábeis, e amplia a atuação da instituição frente as necessidades da população local e regional. Já a coordenadora do Núcleo, Profa. Denise Neves, destacou que a iniciativa tem como objetivo “o fortalecimento do vínculo teoria e prática do exercício profissional dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, proporcionando aprendizado prático por meio do contato direto com a realidade local”, afirmou.

Também estavam presentes no ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica o coordenador de Ciências Contábeis da FG, Fabrício Neves; os representantes da Receita Federal Silio Barreto e Maria Edna; a discente Iolanda Silva, representando o Centro Acadêmico de Ciências Contábeis (CACIC); e o Prof. Warlei Oliveira, coordenador do CESOL em Guanambi.

SMTT de Brumado retira piquetes de rua; Superintendente nega desperdício de dinheiro público

Sábado / 18.04.2015

Por Luís Gustavo

Foto: Luís Eduardo/Site Sertão Hoje

O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT), Clidemar Amorim, deu entrevista ao Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão,  para abordar a retirada dos piquetes provisórios que faziam o bloqueio da Rua Euclides da Cunha, na intercessão com a Praça Senhor do Bonfim. Segundo o gestor, 22 dias de conscientização à respeito da mudança do sentido do trafego, junto com os agentes da SMTT, foi suficiente para que os condutores já tenham a noção de que esta via se tornou de mão única. 

No local ainda se manterá barricadas removíveis sinalizando a via. O superintendente de trânsito foi muito criticado por fazer desperdício de material publico, mas ele alega que os materiais utilizados para a confecção dos piquetes foram fruto do reaproveitamento e doações de populares e empresas. 

Outra medida tomada pra a melhoria do fluxo do trânsito foi tornar a Rua Joana Angélica, uma via de mão única do trecho que cruza a Avenida Cassemiro Pinheiro Azevedo até a Rua Coronel Paulinho Chaves. Amorim reforça que as fiscalizações dessas vias continuaram constantes, pois ainda há condutores que insistem em infringir as novas medidas.

Prefeitura de Caetité realiza Mutirão do Glaucoma e atende mais de 500 pessoas

Sábado / 18.04.2015

Por Henrique da Mata

A prefeitura de Caetité, através da Secretaria da Saúde e em parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba), realizou na última sexta-feira (17) o Mutirão de Combate ao Glaucoma. A doença atinge a visão e pode levar à cegueira irreversível, de acordo com especialistas.

O atendimento, que ocorreu por ordem de chegada, foi realizado por uma equipe montada para atender às 530 pessoas previamente cadastradas pelos agentes de saúde do município. De acordo com a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, o mutirão tem como principal finalidade diagnosticar e tratar a doença ainda em seu estágio inicial. “Muita gente começa a desenvolver a doença, mas não sabe que a dificuldade na visão são os sintomas do glaucoma. Hoje as pessoas tiveram essa oportunidade de fazer o exame sem custo algum e descobrir se tem o problema”, destacou. 

Ainda segundo Cynthia, as pessoas com idade superior a 80 anos correm um maior risco de ter o problema. Pacientes com diabetes, problema de pressão intraocular elevada, miopia, usuários de corticoides ou que tenham casos da doença na família também devem ficar atentas. Quem participou do Mutirão do Glaucoma recebeu um colírio durante o atendimento para fazer o tratamento dos olhos e poderá participar de uma revisão no prazo de três meses, a contar da data do atendimento.

Prefeita de Igaporã visita obras na comunidade de Altamira

Sábado / 18.04.2015

Por Samuel Gonçalves

A Prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim, acompanhada do Diretor de Infraestrutura e Obras e do Vereador Elpídio Alves Sobrinho esteve na última quinta-feira (16) na comunidade de Altamira, visitando uma obra de melhoria e encascalhamento de estradas vicinais. Para a realização do serviço, uma frota de máquinas do município foi disponibilizada: moto niveladora, retroescavadeira, caminhão caçamba e caminhão-pipa. Essa intervenção beneficiará as comunidades rurais de Meireles, Caiçara, Salão, Oiterinho de Pedras, Lagamar, Altamira, Lajedo Velho, Curral Fácil, Lagoinha e Canabrava. Atualmente as obras estão concentradas em Altamira e Oiterinho de Pedras.

Na oportunidade a gestora municipal também visitou o PSF e o Núcleo Escolar da localidade, onde ouviu os anseios da população local. “Estamos acompanhando de perto as obras de melhorias em nossas estradas vicinais. Temos trabalhado incansavelmente para oferecer a população vias de deslocamento cada vez melhores e mais seguras. Nosso objetivo é atender a 100 % das localidades com essa importante ação.” Afirmou a Prefeita Rosana.

As estradas vicinais possuem importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. Os recursos investidos nessas melhorias são provenientes de recursos próprios do município.

Governo de Caculé distribui tablets com software educativo para alunos do 1º ano

Sábado / 18.04.2015

Por Tayga Ribeiro

Na manhã desta quarta-feira (15), os Diretores e Coordenadores das escolas municipais de Caculé participaram de um treinamento para aprenderem a utilizar o Galáxia Alfa, um aplicativo que auxilia na alfabetização de modo interativo. O software foi instalado nos 38 tablets distribuídos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, participantes do Programa Alfa e Beto, através de uma parceria entre o Instituto Alfa & Beto (IAB) e o Governo de Caculé. O principal objetivo do Galáxia Alfa é, por meio dos recursos de videogames, estimular os alunos a desenvolver a leitura e a escrita. “O uso de novas tecnológicas auxilia a alfabetização, sendo uma importante ferramenta na busca por mais conhecimento e avanços na educação”, garante a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles. O uso do aplicativo ainda possibilita mais liberdade ao professor, que pode individualizar o atendimento aos alunos, oferecendo avaliação permanente e global da turma, com maior  uniformidade pedagógica.

Prefeitura de Lagoa está realizando operação tapa buraco na BA-940

Sábado / 18.04.2015

Por Maria Nunes

Foto: Maria Nunes/Site Sertão Hoje

A Prefeitura de Lagoa Real, que tem à sua frente o prefeito Francisco José Cardoso (Zezinho), com o apoio do governo do estado da Bahia, está realizando uma operação tapa buraco na BA-940. A rodovia interliga a sede do município de Lagoa Real à BR-030, trecho que liga os municípios de Brumado e Caetité. A reportagem do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje registrou o trabalho dos operários contratados pela Prefeitura de Lagoa Real e constatou in loco a situação precária da rodovia, que foi construída há cerca de 20 anos e que de lá para cá já passou por diversas operações tapa buraco. A pista é estreita, sinuosa e sem acostamento sendo necessária uma intervenção por parte do governo do estado no sentido de promover a sua reconstrução. Enquanto esta obra não se torna realidade, a Prefeitura de Lagoa Real, com o apoio do governo do estado, estão realizando esta intervenção no sentido de garantir condições mínimas de trafegabilidade.

Prefeitura de Igaporã promove atividades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Sexta / 17.04.2015

Por Samuel Gonçalves

A Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio da Administração Municipal de Igaporã, realiza atividades com os alunos da faixa etária de 06 a 11 anos que participam de programas sociais, no intuito de levar aos alunos conhecimento em artes, temas transversais e aulas esportivas como o Judô. As atividades seguem um cronograma semanal, às segundas-feiras, a orientadora Carla Mendes, leva ao conhecimento dos alunos assuntos sobre temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Nas terças-feiras, o programa oferece oficina de artes com a oficineira Mª das Graças e, nas quartas-feiras, o professor Erasto Corrêa (Pita) ministra aulas de judô.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos, Projovem Adolescente, tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens.

Prefeitura de Guanambi assegura rede de água para Mutans

Sexta / 17.04.2015

Após se reunir, no último domingo (12), com moradores na sede da Associação Comunitária de Malhada e Serra em Mutans, o Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, atendendo demanda da população, visitou pessoalmente na tarde da última quarta-feira (15) o local de captação da água que vai atender a comunidade com a ampliação da rede. Charles foi ao local ouvir as sugestões e “decidir em conjunto o que é melhor para segurar água de qualidade para todos”, frisou o Prefeito. A prefeitura vai ampliar a rede e fazer parceria com a CERB para instalação do poço artesiano.

Governo da Bahia apresenta ao Ministério da Integração solicitações devido à chuva e a seca

Sexta / 17.04.2015

O governador da Bahia, Rui Costa, e os prefeitos das cidades de Candeias e Santo Amaro, Francisco Conceição e Ricardo Machado, respectivamente, estiveram em Brasília, na última quarta-feira (15), ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, situação emergencial nos municípios, que foram atingidos por fortes chuvas durante o último fim de semana. A pasta, do governo federal, coordena as ações de apoio a municípios vítimas de desastres naturais. "Trouxemos os relatórios de Salvador, Santo Amaro e Candeias, solicitando ações de apoio emergencial do Ministério e da Defesa Civil Nacional. Em Candeias, será elaborado um projeto para construção de várias encostas. Já em Santo Amaro foi feito projeto de alargamento e drenagem do rio que passa pela cidade. Uma outra opção para esse município seria a construção de uma barragem e, para isso, o Governo do Estado, vai iniciar os estudos para fazer um anteprojeto e trazer ao Ministério", explicou o governador Rui Costa. As demandas de algumas cidades afetas pela seca também foram levadas ao Ministério da Integração.

Faculdade Guanambi, Universidade de Lisboa e UFRJ promovem Colóquio de Direito Luso-Brasileiro

Sexta / 17.04.2015

Foto: Leonardo Oliva/Jornal Tribuna do Sertão

A Faculdade Guanambi (FG), juntamente, com a Universidade de Lisboa (ULISBOA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promovem, em 20 e 21 de abril, o Colóquio de Direito Luso-Brasileiro, na Faculdade de Direito da ULISBOA, em Portugal. Com o tema Hermenêutica e Ética Ambiental, o evento é coordenado pelos professores Fábio Corrêa de Oliveira e Fernando Araújo.

A participação da FG no Colóquio de Direito Luso-Brasileiro é um marco histórico para a instituição, pois a insere, especialmente o curso de Direito, no cenário acadêmico internacional. Neste sentido, a Faculdade Guanambi representa não apenas a região onde está localizada, mas projeta o Brasil nas discussões sobre temas como o Direito Ambiental, que vem sendo amplamente discutido no âmbito acadêmico jurídico europeu.

O Colóquio será voltado para discentes e docentes do curso de Direito, advogados, juristas e profissionais de áreas afins. A atividade inaugura a parceria entre a FG e a Universidade de Lisboa, com a presença dos professores da FG, Prof. Dr. Lenio Streck e Prof. Dr. Fábio Oliveira. Na programação, temas como hermenêutica jurídica e ética animal; direito dos animais não-humanos; os sentidos da ética ambiental e a universalidade da hermenêutica e o problema das demandas regionais, serão discutidos por professores doutores referência no Brasil e na Europa.

Vereador Weliton Lopes se reúne com gerente da Embasa de Brumado para garantir direitos dos consumidores

Sexta / 17.04.2015

Por Eliana Costa

Em reunião com a gerente do escritório regional da Embasa em Brumado, Dra. Patrícia Meira Gomes, o vereador Weliton Lopes entregou um ofício onde explica que diversos consumidores têm relatado o valor excessivo nas contas dos últimos meses e também a cobrança de tarifa por estimativa quando da retirada do hidrômetro para realização de algum serviço. No documento frisa, também, o conteúdo da Lei Municipal 1708/2013 que proíbe a interrupção do fornecimento de água em véspera dos finais de semana e feriado no Município.

O parlamentar explicou à gerente que solicitou a audiência a fim de expor pessoalmente todas as reclamações que tem recebido em seu gabinete, principalmente a relacionada à cobrança por estimativa que fere proibição do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que determina que seja cobrada taxa mínima na falta de hidrômetro. 

“Acreditamos no trabalho realizado em parceria e desta forma decidimos que todas as reclamações deveriam ser passadas à concessionária para que tenha conhecimento e possa conjuntamente buscar as soluções”, frisou o vereador.

A gerente explicou que a Embasa já vem cumprindo rigorosamente o que determina a Lei Municipal e nenhum corte de fornecimento é realizado nos finais de semana ou feriado. Quanto à cobrança por estimativa, que infringe o que determina o STJ, objeto recente, com toda certeza será obedecido pela Embasa. “Em relação às reclamações de valor excessivo das contas gostaríamos que os consumidores procurassem o escritório, pois cada caso é um caso e será analisado por nossa equipe” afirmou Patrícia.