Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Operação Pipa é suspensa em Caetité por 15 dias

Terça / 07.04.2015

Nesta segunda-feira Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, de Caetité, se reuniu com os representantes do Ministério da Defesa e Exército Brasileiro. Após a reunião ficou decidido que o Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca “Operação Pipa” será suspensa por quinze dias, para que possa passar por ajustes e reajustes. O programa hoje atende 131 comunidades, 3.016 famílias, totalizando 15.082 pessoas. 

Weliton Lopes defende criação de comissão especial para estudar implantação de curso de medicina em Brumado

Terça / 07.04.2015

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão

Na última quinta-feira, o vereador Weliton Lopes enviou um requerimento para o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado pedindo a criação de uma comissão especial que estude a viabilidade da adesão à pré-seleção, pelo Ministério da Educação, do Município de Brumado, para implantação de novos cursos de medicina, dentro do programa mais médicos. Segundo o documento enviado pelo vereador, a sugestão para o pedido partiu de um cidadão, brumadense, após o jornal A Tarde, de Salvador, publicar a participação do município na pré-seleção. Além disso, o vereador pede que os colegas o apoiem para que a casa legislativa participe ativamente dos preparativos para a definição da implantação do curso de medicina na cidade, lembrando que a conquista não pode se prender a disputas políticas ou ideológicas.

Aprovada adequação ao PNE do Plano Municipal de Educação de Guanambi

Terça / 07.04.2015

Com o tema: “Unindo forças pela Educação que queremos”, a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi realizou na tarde da última quarta-feira (01), a Audiência Pública que discutiu a reconstrução e a adequação do Plano Municipal de Educação de Guanambi ao PNE – Plano Nacional de Educação. O evento contou com a participação de autoridades, educadores, diretores e coordenadores da rede estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil do município, de pais, alunos e da educação básica e superior. Após a composição da mesa, houve o momento cultural, onde os professores da Escola de Música e Dança Barbara K cantaram o Hino Nacional e o Hino de Guanambi, seguidos por uma bela apresentação de alunas da Escola Municipal Josefina Teixeira, participantes do Programa Mais Educação, com um número de ballet. 

Grupo de Convivência com a Melhor Idade de Guajeru faz passeio em Ilhéus

Terça / 07.04.2015

Por Aloísio Costa

Cerca de 40 idosos, do Grupo de Convivência com a Melhor Idade de Guajeru, estiveram em um passeio na cidade de Ilhéus, litoral sul baiano. Promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o passeio que teve como objetivo a promoção do lazer e integração entre os membros do grupo. Desde 2013 têm sido constantes as ações promovidas para a promoção do bem-estar e socialização dos integrantes do “Melhor Idade”. O grupo, que conta com cerca de 100 idosos inscritos, realiza encontros nas terças e quintas-feiras no Cine Teatro Glauber Rocha, que promove, além de momentos de lazer, atividades físicas com acompanhamento do fisioterapeuta, palestras com temas relacionados à saúde do idoso e atividades culturais.

Seleção de Barra do Choça e UESB se classificam para próxima fase do Campeonato Sudoeste de Futsal

Terça / 07.04.2015

Seleção de Barra do Choça classificou-se em 1º lugar

No último final de semana, ocorreu em Barra do Choça o segundo zonal do 13º Campeonato Sudoeste de Futsal. Após a etapa, a Seleção de Barra do Choça se classificou em primeiro lugar e o time Uesb de Conquista, em segundo lugar, para a próxima fase da competição. No primeiro zonal, no mês passado, já haviam se classificado as equipes do AABB de Conquista, em primeiro lugar, e do Skina Mainha de Conquista, em segundo lugar. O próximo zonal será no município de Maiquinique nos dias 11 e 12 de abril, só então serão definidos os times participantes da semifinal do campeonato na segunda quinzena, do próximo mês. Até agora foram realizados 16 jogos na competição que tem como artilheiro o jogador Buba, da equipe, semifinalista, Skina Mainha de Conquista. 

Equipe da UESB de Vitória da Conquista classificou-se em 2º lugar

Guanambi: Semana do Microempreendedor Individual será de 13 a 17 de abril

Segunda / 06.04.2015

Para colaborar na gestão de negócios dos microempresários, será realizada em Guanambi a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento que tem como foco principal oferecer capacitações aos empreendedores já formalizados e acontecerá de 13 a 17 de Abril. Nesse período, os empreendedores receberão capacitação gratuita, orientados através de oficinas e palestras, sobre temas pertinentes aos optantes (MEI). Em Guanambi, os interessados em maiores informações e inscrições para participar da jornada de capacitação profissional,  poderão se dirigir à Sala do Empreendedor, localizada na Praça Jacinto Lobo, s/n – Centro, que fica no Mercado Municipal, ou pelos telefones: (77) 3451 4724 ou 9846 8959, ou  e-mail: [email protected] A Semana do Microempreendedor Individual conta com o apoio e realização da Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, do SEBRAE, CRA/Ba, Sala do Empreendedor  e CRC/Ba. 

Cobertura Fotográfica do 2º dia de comemoração dos 52 anos de Sebastião Laranjeiras

Segunda / 06.04.2015

Por Maria Nunes

A 1ª Etapa da Copa Brasil de Supercross foi o grande destaque do segundo dia de evento (Foto: Maria Nunes/Jornal Tribuna do Sertão)

Dando continuidade às comemorações pelo aniversário de 52 anos de emancipação político administrativa do município de Sebastião Laranjeiras, foi realizado ontem (05) a 1ª Etapa da Copa Brasil de Supercross e o show de freestyle com Rodrigão e sua FMX450. Destaque para Mariana Balbi, de Belo Horizonte, que com apenas 18 anos de idade 'roubou' a cena e foi muito assediada pelo grande público que prestigiou a competição. Ela, que desde muito cedo compete na categoria, já vinha se destacando em seu estado natal e agora conquistou em definitivo o público baiano, tendo subido duas vezes ao pódio e ficando com o título na categoria SX3 Pró. À noite, a praça do mercado mais uma vez ficou lotada para as apresentações de Gil Martins e Kleytones. Hoje (06), a programação é voltada para os evangélicos, com as apresentações de Viana e Banda Samar. O Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje estão fazendo a cobertura e clicando no link abaixo você tem acesso à cobertura fotográfica completa do 2º dia de evento.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO

Novo Defensor Público Geral da Bahia defende interiorização das ações

Segunda / 06.04.2015

Por Cláudia Cardozo/Bahia Notícias

Foto: Vanda Amorim/ DP-BA

O novo defensor público geral da Bahia, Clériston Macêdo, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês, conta, em entrevista ao Bahia Notícias, os desafios que encontrará para gerenciar a instituição nos próximos dois anos. Eleito em janeiro deste, após concorrer três vezes ao cargo, Clériston afirma que observou que a Defensoria nos últimos anos “estava se afastando um pouco dessa atuação junto às cidades do interior”. Com um quadro de 267 defensores e um déficit de 316 para atender todo o estado, o desafio será interiorizar as ações da instituição com o curto orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, aprovado para o ano de 2015. O chefe da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) afirma que precisará de mais defensores e servidores efetivos, além de fortalecer a identidade da instituição, para conseguir interiorizar os serviços do órgão e assim cumprir a Emenda Constituicional nº 80/2014, que estabelece a interiorização da Defensoria Pública em todo o país. Clériston Macêdo conta que, apesar da instituição estar em boa parte das grandes cidades do interior, é preocupante que ainda não tenha um defensor público no oeste baiano. Ainda há 20 aprovados no último concurso para defensores, realizado em 2010, para serem nomeados, entretanto, segundo Clériston, alguns já sinalizaram que não tem mais interesse no cargo. Outra preocupação do novo gestor do órgão é a criação de novas varas judiciais pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Toda vara que é instalada, em tese, precisa de no mínimo, um defensor público”, sinaliza. Fonte: Bahia Notícias

Homem morre após colidir de frente com ônibus da Novo Horizonte

Segunda / 06.04.2015

Foto: Leitor/Whatsapp

Na noite de ontem (05), um homem morreu após colidir de frente com um ônibus da Viação Novo Horizonte na estrada que liga a sede do município de Dom Basílio à BA-148 (estrada Brumado a Livramento de Nossa Senhora). Segundo informações, o acidente, que aconteceu por volta das 19h00, vitimou fatalmente Nivaldo Aparecido de Oliveira, de 47 anos, morador da comunidade rural de Jatobá, município de Dom Basílio. A vítima trafegava em uma motocicleta Honda CG 125 Titan, sentido Dom Basílio, e teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com o ônibus, que trafegava no sentido oposto. Segundo relatos de testemunhas, a moto trafegava com os faróis apagados e, apesar de estar usando capacete no momento do acidente, os danos causados na região da cabeça e pescoço acabaram ocasionando a morte de Nivaldo, ainda no local do acidente. A Polícia Militar de Dom Basílio e Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas e preservaram o local do acidente até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da 20ª COORPIN, de Brumado.

BR-030: motorista 'joga' caminhão contra barranco para evitar colisão frontal

Domingo / 05.04.2015

Por Leonardo Oliva

Na tarde de ontem, por volta das 15h00, um acidente com pouca gravidade foi registrado na BR-030, trecho que interliga os municípios de Brumado e Caetité. Segundo informações colhidas no local pela reportagem do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, o motorista do caminhão Mercedes Benz, Placa policial OUM-6140, de Bom Jesus da Lapa (BA), teria jogado propositalmente o caminhão contra um barranco para evitar a colisão frontal com outra carreta, que estava fazendo o transporte de peças para instalação das torres de energia eólica. O acidente aconteceu em uma trecho conhecido como 'curva da morte', onde frequentemente acontecem acidentes. Ainda segundo informações, as carretas que fazem o transporte das torres de energia eólica precisam usar praticamente toda a pista para fazer esta e outras curvas existentes na estrada.

Cidão denuncia 'Farra da Gasolina' da Prefeitura de Livramento

Domingo / 05.04.2015

Por Leonardo Oliva

Vereador Cidão Aracatu (esquerda) e Prefeito Dr. Paulo Azevedo (Foto: Raimundo Marinho/Mandacaru da Serra) (Montagem: Jornal Tribuna do Sertão)

O Vereador Aparecido Lima, o popular Cidão Aracatu, denunciou durante sessão do legislativo municipal, o aumento excessivo dos gastos com combustíveis pela Prefeitura de Livramento, que tem à sua frente o prefeito Dr. Paulo Azevedo. Na ocasião, Cidão denunciou que apenas duas motos Honda Biz, com placas policiais de Feira de Santana, consumiram mais de R$ 44 mil em apenas um ano, com base nas informações fornecidas pela própria Prefeitura ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), através do SIGA. Uma das motos, placa policial NZU-4301 teria consumido 7.800 litros em 9 meses, o que seria suficiente para rodar mais de 390 mil quilômetros, levando-se em consideração que este veículo tem consumo médio de 50 quilômetros por litro. Agora, neste fim de semana, Cidão divulgou um panfleto intitulado 'A Farra da Gasolina' demonstrando que em 2013 a Prefeitura gastou R$ 360 mil com gasolina e em 2014 este gasto foi de R$ 565 mil, ou seja, um aumento de 56% no consumo de um ano para o outro. 'Não faltou dinheiro para gasolina, mas remédios para os necessitados não teve, médicos nos postos de saúde também não teve, iluminação pública de qualidade não teve, mas o consumo de gasolina foi grande, sem atender as necessidades do povo', afirmou o Vereador em seu panfleto.

Ibicoara: Homem é preso em flagrante após agredir companheira grávida

Domingo / 05.04.2015

Um homem foi preso em flagrante ontem (04), por volta das 21h00, no Distrito de Cascavel, Município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, por ter agredido com socos e pontapés a sua companheira, de apenas 16 anos de idade e que está grávida. Segundo informações da polícia, os Condutores do Flagrante foram os Soldados PM Cassemiro e Pires, que conseguiram prender Edson da Silva, natural de Lapão (BA) e o conduziram até a delegacia de Ibicoara, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por lesão corporal pelo Delegado Alex Wendel. O acusado foi encaminhado para a carceragem da delegacia de Barra da Estiva, onde está à disposição da justiça.

Empresário barraestivense capota veículo em rodovia próximo a Jequié

Domingo / 05.04.2015

Foto: Informe Barra

O empresário barraestivense Decivaldo Cordeiro e sua filha Camila sofreram um acidente de carro na noite da última sexta-feira (03), por volta das 18h00, em uma rodovia próximo da cidade de Jequié. O carro do empresário - uma Toyota Hilux - ficou bastante danificada, mas apesar dos estragos os dois ocupantes do veículo não sofreram ferimentos graves. Segundo informações obtidas pelo Site Informe Barra, o empresário perdeu o controle da direção em ma curva, o carro saiu da pista e acabou capotando. 'Foi Deus mesmo que salvou as nossas vidas, o susto foi muito grande' disse Camila, filha do empresário. Por ser bastante conhecido em Barra da Estiva, assim que a notícia chegou ao conhecimento da população, muitas pessoas ficaram apreensivas, mas a informação de que os dois ocupantes não haviam sofrido ferimentos graves tranquilizou a todos. Fonte: Informe Barra

Sucesso de público, emoção e fé marcam a encenação da Paixão de Cristo em Guanambi

Domingo / 05.04.2015

Contada por mais de dois mil anos, ainda emociona e deslumbra, onde quer que seja encenada a cena tridimensionada da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Este ano, de uma forma especial, o público lotou a Praça do Feijão, aproximadamente 5 mil espectadores, para testemunhar e fortalecer a fé cristã, prestigiando os atores do Grupo de Teatro Estrela Guia, formando um imenso palco a céu aberto, com um lindo show de luzes, figurino, som e cenários.  Com várias estações situadas ao redor da arena especialmente montada, no seu interior as encenações comoveram e emocionaram as pessoas, inclusive algumas crianças e idosos em seus diversos momentos, como no momento da crucificação, onde os presentes ouviam os estalos do martelo sobre o madeiro, outro momento emocionante, foi quando Maria abraçou o seu o filho já morto, e o seu choro de dor impactaram a todos. - É um momento de pensar na vida, e nos valores cristãos, de refletir que Ele morreu por nós. Temos que olhar para o lado, olhar para o próximo — disse a aposentada Ronilde Santana, 76, que estava acompanhada por toda a família e visivelmente emocionada.

Brumado está entre cidades baianas que receberam autorização para cursos de medicina

Domingo / 05.04.2015

Por Natália Silva

Na última quinta-feira foi publicada no Diário Oficial da União a lista de cidades selecionadas para a criação do curso de medicina pelo Governo Federal através do programa Mais Médicos. Na Bahia foram quatro cidades escolhidas para receber o curso e Brumado figura entre elas. As outras cidades foram Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim. Esta é a segunda seleção de municípios para abertura de cursos de Medicina desde o lançamento do Mais Médicos. Na primeira, realizada em 2014, 39 cidades de 11 estados tiveram cursos autorizados, com previsão de 2,4 mil novas vagas. Na Bahia foram seis cidades aprovadas (Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro). Após a adesão dos municípios interessados, serão realizadas visitas técnicas in loco, entre 11 de maio a 26 de junho. A finalidade é verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o mínimo necessário para comportar as atividades práticas do curso de medicina. Com informações do A Tarde online