Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "03/2020"

Complexo Integrado de Educação de Caetité disponibiliza plano de estudo para mais de 770 estudantes

Quinta / 26.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

As aulas das escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia, estão suspendas por causa da Pandemia do Coronavírus (Covid-19). (Foto: Divulgação / SEC-BA)

Em um momento que todo o país se mobiliza para minimizar os efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), unidades escolares da rede estadual de ensino buscam alternativas para motivar os estudantes neste período de suspensão das aulas. No Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), os professores estão disponibilizando "Planos de Estudo" que contemplam atividades pedagógicas adequadas a cada turma, que somam 771 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com oferta da Educação em Tempo Integral.

"Esta iniciativa tem duas intenções. A primeira é mantermos os nossos alunos em isolamento, como medida eficaz de contenção à proliferação do vírus. E a segunda é criarmos uma ambiência de estudos, envolvendo toda a família. O trabalho está suspenso na escola, mas os professores do CIE de Caetité estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos. Por isso, eles estão recebendo os Planos de Estudo de todas as disciplinas, via grupo de líderes no WhatsApp, contendo livros em PDF, videoaulas, lista de exercícios, fichas de leitura, roteiro de pesquisa e produção textual, dentre outras atividades. Chegou a hora de utilizarmos a tecnologia para fortalecer o trabalho pedagógico", destacou a diretora do CIEC, Marizete Carvalho.

O governador Rui Costa anunciou a suspensão de aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença Covid-19.  Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas, garantindo os 200 dias de ano letivo.

Coelba amplia serviços digitais e suspende corte de energia de clientes residenciais por 90 dias

Quinta / 26.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida atende à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e abrange todo o estado da Bahia.

Em alinhamento com as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Coelba ampliou a disponibilidade de canais digitais e suspendeu o corte de energia para os mais de seis milhões de clientes em toda sua área de concessão. A atividade de corte será suspensa por 90 dias, conforme Resolução Normativa da Aneel, deliberada nesta terça-feira (24).

Apesar da suspensão excepcional do corte, a Aneel solicitou que os clientes que tiverem condições de pagar as contas honrem seus compromissos e, assim, evitem a incidência de encargos. A recomendação da agência reguladora reforça a importância do setor elétrico para a economia e para a arrecadação de recursos para a União e os Estados, que utilizam a verba para implementar políticas públicas e, neste momento, para combater ao coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona como meio de arrecadação para hospitais e instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar promovendo atendimentos.   Por prestar um serviço essencial à população, a distribuidora manterá equipes de prontidão trabalhando initerruptamente para assegurar o regular fornecimento de energia aos clientes. Nesse sentido, todo o esforço da Coelba, bem como das demais distribuidoras da Neoenergia, será com a finalidade de permitir o funcionamento, sobretudo, de hospitais, unidades de saúde, instituições públicas e privadas, além de contribuir com o conforto e o bem-estar de milhares de famílias.
.

Hemoba registra queda de quase 50% no estoque de sangue na Bahia

Quinta / 26.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O estoque está em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos com fator RH negativo.

Com a pandemia do coronavírus, a Fundação Hemoba registra em toda Bahia uma queda considerável no número de candidatos a doação de sangue. Comparando o mesmo período no mês anterior, do dia 13 de fevereiro ao dia 24 do mesmo mês, 5.168 pessoas procuraram o hemocentro para fazer a doação. No mesmo intervalo de tempo em março, apenas 2.646 pessoas tentaram doar sangue. Com isto, o estoque está em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos com fator RH negativo.

De acordo com a médica Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação, o estoque de sangue é classificado no Brasil em três índices: estável, alerta e crítico. “Consideramos o estoque de sangue estável, quando temos uma quantidade de hemocomponentes que atende a demanda de oito a dez dias. Classificamos como alerta, um número suficiente para quatro a sete dias, e crítico, quando temos apenas a quantidade para atender no máximo três dias”. Explica a hematologista.

Para aumentar a segurança dos doadores e funcionários, a Fundação Hemoba adotou uma série de medidas, evitando aglomerações e higienizando com mais frequência os locais. De acordo com o diretor geral da instituição, Fernando Araújo, a iniciativa tem como objetivo minimizar os efeitos de um momento, que é delicado para todos. “A demanda de sangue não para. Mesmo diante da pandemia, procedimentos de emergência continuam e muitas pessoas no estado precisam do tratamento com hemocomponentes para sobreviver. Nossa equipe está trabalhando com a busca ativa de doadores e agendamento de doações para organizar os voluntários e evitar a aglomeração de pessoas. É importante que as pessoas que possam doar sangue, agendem a sua doação e venham direto para o hemocentro, evitando circular em muitos ambientes e voltem imediatamente para casa”, alerta o diretor.

Os interessados em doar sangue com hora marcada podem preencher o formulário disponível no site da Hemoba (confira aqui), ou enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo telefone: 71 3116-5643.

Bahia salta para 91 pacientes confirmados com o novo Coronavírus

Quinta / 26.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, na noite desta quarta-feira (25), um boletim sobre a situação do novo Coronavírus (Covid-19) no estado. Até às 17h de quarta, a Bahia registrou 91 pacientes confirmados com a doença e nenhum óbito. Os municípios com casos positivos são Barreiras (1), Brumado (1), Camaçari (1), Canarana (1), Conceição do Jacuípe (1), Conde (1), Feira de Santana (8), Ilhéus (1), Itabuna (1), Jequié (1), Juazeiro (2), Lauro de Freitas (3), Porto Seguro (8), Prado (2), São Domingos (1), Teixeira de Freitas (1), e Salvador (57).

Rui Costa volta a se reunir com prefeitos do interior nesta quinta-feira (25) via webconferência; saiba como participar

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

A conversa, intermediada pela UPB, ocorrerá pela internet, por meio do canal oficial do Governo do Estado no YouTube e poderá ser acompanhada pelos internautas.

O governador Rui Costa se reúne novamente com os prefeitos do interior do estado, às 10h desta quinta-feira (26), para falar sobre medidas adotadas pelo Governo do Estado em relação ao combate e prevenção à Covid-19. O primeiro bate-papo foi realizado no dia 18, também pelo YouTube.  A conversa, intermediada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), ocorrerá pela internet, por meio do canal oficial do Governo do Estado no YouTube (youtube.com/governodabahia), e poderá ser acompanhada pelos internautas. Os prefeitos enviarão perguntas para o governador por um canal exclusivo intermediado pela UPB e as respostas serão dadas ao vivo.

Coronavírus: Prefeitura de Macaúbas anuncia cancelamento dos festejos de São João

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Seria muita irresponsabilidade pensar em festejo num momento como este. O foco agora é tentar coibir e blindar um pouco o município desse vírus”, disse o prefeito Amélio Costa.

A Prefeitura de Macaúbas cancelou o seu tradicional São João neste ano por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada, nesta terça-feira (24), pelo prefeito Amélio Costa Júnior, que explicou que o foco no momento é proteger o município contra a doença. Amélio chamou de “irresponsabilidade”, a possível decisão de qualquer município manter a festa. “A gente ainda não sabe a dimensão dessa crise. Levando em consideração que já estamos no final do mês de março e a projeção é de que abril e maio vai ser o pico, acho que é impossível qualquer município realizar o São João. Seria muita irresponsabilidade de qualquer gestor pensar em festejo num momento como este. O foco agora é tentar coibir e blindar um pouco o município desse vírus”, disse Costa.

CNA disponibiliza WhatsApp para produtores rurais relatarem problemas ou dúvidas em relação ao coronavírus

Quarta / 25.03.2020

Por Marquezan Araújo

A CNA também doou R$ 5 milhões ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para ajudar em ações de combate ao novo coronavírus. (Foto: Arquivo / EBC)

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disponibilizou um número de WhatsApp para que produtores rurais possam entrar em contato e relatar possíveis problemas de saúde ou que comprometam a produção no campo. O número é o (61) 9 3300-7278.

O diretor-geral do Sistema CNA/Senar, Daniel Carrara, explica que todas as sugestões e pedidos de orientações enviados pelos produtores serão respondidos por profissionais técnicos, capacitados para esta atividade. Segundo Carrara, até o momento, pelo menos 3 mil produtores já fizeram contato pelo número disponibilizado pela entidade. “O objetivo é termos uma visão nacional dos problemas e das possíveis soluções. O problema de São Paulo, certamente não será o mesmo de Porto Velho ou de Manaus. A nossa ideia é interagir com os órgãos, sejam federais, sejam estaduais, para resolvermos e destravarmos gargalos nessa garantia de abastecimento da população brasileira”, explica o diretor-geral Sistema CNA/Senar, apontando ainda que as dúvidas mais relatadas são sobre os pagamentos de parcelas que estão para vencer, já que as instituições financeiras estão fechadas. Além disso, os trabalhadores têm compartilhado dificuldades em comercializar produtos e, por isso, pedem linhas de crédito rural para terem capital de giro.

Além de disponibilizar o WhatsApp como canal de comunicação entre os produtores rurais e técnicos do Sistema CNA/Senar, a confederação doou R$ 5 milhões ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ajudar em ações de combate ao novo coronavírus. “A orientação do governo é acessar a plataforma ‘Todos por Todos’, que vai centralizar o recebimento dessas doações. Nós resolvemos fazer isso sob orientação da ministra [Tereza Cristina]. Tínhamos algumas alternativas, como comprar respirador, atender a asilos, mas achamos que, para resolver essa crise, tem que haver uma coordenação nacional. A gente pode intervir, sugerir, mas a coordenação tem que ser nacional”, esclareceu o diretor-geral do Sistema CNA/Senar, Daniel Carrara. Apesar de não sugerir em que área o dinheiro deve ser aplicado, a CNA vai pedir informações de como o valor foi aplicado, para que haja uma prestação de contas junto aos produtores e a sociedade civil. 
.

Em nota de repúdio ao pronunciamento de Bolsonaro, UPB diz que o Brasil está desgovernado, “sem liderança coerente e responsável”

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

A UPB orienta que os prefeitos sigam tendo responsabilidade, garantindo o direito à vida, implementando as medidas necessárias já orientadas pela OMS. (Foto: UPB)

A União dos Municípios da Bahia (UPB) publicou hoje, quarta-feira (25), uma nota de repúdio ao pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro, realizado na noite de terça-feira (24).

Na nota assinada pelo presidente da instituição e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, a UPB diz que “assistiu [o pronunciamento] com grande preocupação”, pois “após esforços concentrados em ações locais de conscientização da população para manter o distanciamento social, fechar escolas, rodoviárias e estabelecimentos comerciais, os prefeitos foram descredibilizados em rede nacional pelo presidente da República, em um ato contraditório das orientações dadas pelo seu próprio governo, através do Ministério da Saúde”.

Ainda conforme a UPB, Bolsonaro passa a sensação de que o Brasil está desgovernado, “sem uma liderança coerente e responsável, que respalde as decisões dos gestores locais nesse momento de crise”, explicou Entidade, afirmando ainda que Bolsonaro “deixa a certeza de que, ao seguir seus delírios de que trata-se de uma "gripezinha", serão as lideranças municipais criminalizadas pelas mortes diante da total falta de estrutura para atender casos graves como vêm sendo registrados em diversos países”.

Por fim, a UPB orienta que os prefeitos sigam tendo responsabilidade com seus munícipes, garantindo o direito fundamental à vida, implementando as medidas necessárias já orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo da Bahia na contenção do vírus.

Caetité: Mais um paciente com suspeita de coronavírus testa negativo

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Agora, Caetité tem 6 casos descartados, restando 2 pacientes que estão em isolamento domiciliar a espera do resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité publicou, na manhã desta quarta-feira (25), mais um boletim sobre a situação dos casos de Coronavírus (Covid-19) no município.  Conforme a secretaria, mais 1 dos 8 casos suspeito teve resultado negativo para a doença. Agora, Caetité tem 6 casos descartados, restando 2 pacientes que estão em isolamento domiciliar a espera do resultado.

A secretária Cynthia Lopes informou que o paciente tinha histórico de viagem por Salvador, apresentava sintomas de gripe e por isso chegou a ser internado no Hospital Regional de Guanambi no domingo (22), no entanto já recebeu alta. O teste foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA), que é o responsável oficial por realizar os exames no estado.

Agora, Caetité tem 6 casos descartados, restando 2 pacientes que estão em isolamento domiciliar a espera do resultado.

Brumado: Idosa falece hoje (25) no Hospital Prof. Magalhães Neto com suspeita de Covid-19

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a Sesau, ela tinha diabetes e estava com um quadro respiratório agudo. As amostras já foram encaminhas ao Lacen/BA.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado emitiu uma nota, nesta quarta-feira (25), sobre o quadro de uma idosa, de 86 anos, que faleceu hoje no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Conforme a nota, na segunda-feira (23), a paciente deu entrada no hospital, trazida pela SAMU 192. Ela tinha diabetes e estava com um quadro respiratório agudo, sendo isolada na sala vermelha do hospital, onde recebeu todos os cuidados. A Sesau não descarta a possibilidade de se tratar de uma vítima do novo Coronavírus (Covid-19). As amostras já foram encaminhas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA).

Bahia tem 24 rodoviárias fechadas para conter o Coronavírus

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O decreto do governador Rui Costa regulando esta medida inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.

O decreto do Governo do estado, publicado nesta quarta-feira (25), incluiu Nova Soure na lista de municípios baianas com rodoviárias fechadas para o controle e prevenção do novo coronavírus. A decisão tem validade de dez dias. O decreto do governador Rui Costa regulando esta medida inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.

Os outros 24 municípios com transporte suspenso são Salvador, Feira de Santana, Entre Rios, Teixeira de Freitas, Correntina, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Guanambi, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Vitória da Conquista, Brumado, Jequié, Conceição do Jacuípe, Juazeiro e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 1 milhão nesta quarta-feira (25)

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

O concurso 2.246 da Mega-Sena, a ser sorteado nesta quarta-feira (25), promete pagar um prêmio estimado em R$ 1 milhão. O sorteio será realizado no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. O acompanhamento ao vivo dos sorteios pode ser feito pela televisão e nas redes sociais das Loterias CAIXA (perfil @LoteriasCAIXAOficial no Facebook e canal CAIXA no Youtube).

Os apostadores têm à disposição diversas formas de registrar seus jogos. O valor da aposta simples da Mega-Sena é de R$ 4,50, podendo ser feitas até às 19h nas unidades lotéricas e nos canais digitais, como o Internet Banking CAIXA (IBC), o App Loterias CAIXA e o Portal Loterias CAIXA - www.loteriasonline.caixa.gov.br

Rui anuncia compra de respiradores da China e agradece doação da Fieb

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao total, foram 600 respiradores comprados, sendo 400 adquiridos pela Bahia e 200 pelo Ceará. (Foto: Reprodução / Twitter)

Em entrevista à Record TV Itapoan, nesta terça-feira (24), o governador Rui Costa anunciou a compra conjunta de 600 respiradores de uma indústria chinesa, sendo 400 adquiridos pelo Governo do Estado para a Bahia e 200 pelo Estado do Ceará, com previsão de entrega já no dia 13 de abril, para utilizar nas unidades de campanha, no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

Durante a participação, Rui agradeceu ainda à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que comprou 100 respiradores para doar ao Estado da Bahia. No total, afirma o governador, “nós teremos 500 respiradores no estado e isto vai ajudar a equipar nossas unidades. Estamos dedicando o Couto Maia exclusivamente para isto e ainda queremos montar uma estrutura externa para acrescentar mais leitos. Dentro de 15 dias, o Hospital Espanhol deve estar em funcionamento também”.

Enquanto prepara a rede pública de saúde no combate ao novo coronavírus, o governador tranquilizou a população quanto à pandemia no estado, bem abaixo da média no país. “Estamos com 3% dos casos nacionais, ou seja, estamos muito abaixo do que a população da Bahia representa em relação à população do Brasil. Não temos, na rede pública, nenhum caso grave registrado. Na rede privada, temos três pacientes entubados, mas com informação de que já passaram pelo momento mais difícil e devem, em breve, ser desentubados”, relatou Rui em entrevista durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde da San Martin, em Salvador, também na manhã desta segunda.
.

Caetité: Secretaria de Saúde passa realizar pré-triagem em frente à UPA 24h

Quarta / 25.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo é já identificar o paciente suspeito de Covid-19 antes da entrada dele na unidade de pronto-atendimento. (Foto: Divulgação)

Para o enfrentamento e prevenção do coronavírus em Caetité, a Secretaria Municipal de Saúde implantou na área externa da UPA 24h uma estrutura com barracas para pré-triagem em pacientes a ser acolhidos pela unidade. O objetivo é já identificar o paciente suspeito de Covid-19 antes da entrada dele na unidade de pronto-atendimento. “Essa é mais uma estratégia adotada pela administração municipal para enfrentar o novo coronavírus em nosso município. A equipe da UPA, como toda a equipe de saúde e voluntários de outras secretarias, estão dispostos e preparados para enfrentar essa situação”, afirmou a secretária de Saúde Cynthia Lopes.

A pré-triagem será um atendimento rápido, antes do atendimento principal. Através de um questionário serão colhidas informações importantes para posterior encaminhamento. Caetité não tem casos confirmados de Covid-19.

Em discussão no Senado, compra ou arrendamento de imóveis rurais por estrangeiros pode injetar R$ 50 bilhões no agronegócio

Quarta / 25.03.2020

Por Daniel Marques / AGR+

Hoje, apenas companhias nacionais com controle estrangeiro e empresas de fora com participação brasileira podem adquirir propriedades. (Foto: Agência Senado)

Com possibilidade de atrair investimentos para o agronegócio que podem chegar a R$ 50 bilhões, os senadores querem, por meio do Projeto de Lei (PL) 2.963/2019, alterar a legislação brasileira e permitir a compra ou o arrendamento de imóveis rurais por estrangeiros. Atualmente, apenas companhias nacionais com controle estrangeiro e empresas de fora com participação brasileira podem adquirir propriedades, desde que tenham autorização prévia do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “É um projeto fundamental para o Brasil, permite que haja progresso, geração de emprego em um mundo globalizado e possibilita que estrangeiros possam investir no Brasil”, garante o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A advogada Hanna Gomes, especialista em direito internacional, explica que, atualmente, o país vive uma “situação de insegurança jurídica” no que diz respeito à posse de terrenos rurais por estrangeiros. “A gente tem algumas restrições pela Lei 5.709, que é de 1971. A lei é antiga e não condiz sequer com a nossa Constituição, que é mais aberta com os estrangeiros”, pontua. Ainda que parte do lucro do imóvel rural utilizado por pessoas físicas ou jurídicas vá para o exterior, Hanna lembra que outra parte da riqueza produzida fica no Brasil. Isso, segundo ela, representa ganhos econômicos e sociais. “Apesar de o produto ser utilizado em sua maioria por terras estrangeiras, a gente tem a arrecadação de impostos. E a movimentação em volta daquela área rural também traz benefícios, como pequenos comércios, criação de escolas e o asfaltamento de vias”, acrescenta a especialista.
.