Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2020"

Estudantes já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Biologia

Sábado / 29.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de março no site da instituição - olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br. (Foto: Reprodução / OBB 2020)

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2020, promovida pala Instituto Butantã e destinada a alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, de qualquer escola pública ou privada do país. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de março no site da instituição - olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br

A OBB é composta por três fases e os quatro primeiros colocados na terceira fase são selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia. Já os próximos quatro colocados, formam a equipe que representa o Brasil anualmente na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB).

>> Veja outras olimpíadas que estão com as inscrições abertas:

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
Término das inscrições: 20 de março

Olimpíada Nacional em História do Brasil
Término das inscrições: 24 de abril

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica
Término das inscrições: 15 de março

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Término das inscrições: 30 de junho

Sesab divulga boletim sobre o novo Coronavírus na Bahia

Sábado / 29.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

De janeiro até às 10h do dia 28, a Bahia registrou 17 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus em 8 municípios.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou, nesta sexta-feira (28), um boletim sobre a situação do novo Coronavírus no Estado. De acordo com o boletim, de janeiro até às 10h desta sexta (28), a Bahia registrou 17 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Camaçari (1), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (5), Feira de Santana (3) e Porto Seguro (1). Encontram-se em análise laboratorial amostras de oito pacientes, sendo três de Feira de Santana, um de Itabuna e quatro de Salvador. Foram descartados laboratorialmente os demais casos.

A Sesab ressalta ainda que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada para a Fiocruz Rio de Janeiro. Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

Desemprego chega a 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, e atinge 11,9 milhões de pessoas, aponta IBGE

Sábado / 29.02.2020

Por Marquezan Araújo / AGR+

Os dados são da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE. (Foto: Arquivo / EBC)

A taxa de desemprego entre os brasileiros ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, atingindo 11,9 milhões de pessoas. É o que revela Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma queda de 0,8 ponto percentual no número de desemprego, em relação ao trimestre encerrado em janeiro de 2019, quando a taxa foi de 12%. Já na comparação com o trimestre encerrado em outubro, a redução foi de 0,4 ponto percentual.

Quando a comparação é feita com o trimestre encerrado em dezembro, no entanto, quando a taxa de desemprego ficou em 11%, houve alta de 0,2 ponto percentual. Foi o primeiro avanço desde o trimestre encerrado em março do ano passado. A taxa de informalidade, por sua vez, apresentou redução de 41,2% no trimestre de agosto a outubro de 2019 para 40,7% no trimestre encerrado em janeiro. Em 2019, a taxa média de desemprego no país ficou em 11,9%. O ano foi marcado pelo aumento da quantidade de trabalhadores na informalidade, que atingiu o maior nível desde 2016. 

Livramento de Nossa Senhora: Prefeitura entrega pavimentação das Ruas Padre Sinval e Lafaiete Coutinho

Sábado / 29.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

(Foto: Divulgação)

Na tarde desta última sexta-feira (28), os moradores das Ruas Padre Sinval e Lafaiete Coutinho, localizadas ao fundo do Cemitério Campo Santo, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, participaram de uma pequena recepção, organizada pela Prefeitura Municipal, para comemorarem a entrega da pavimentação das ruas citadas acima.

CDS Alto Sertão e AMAVALE realizarão a I Copa Intermunicipal de Futsal

Sexta / 28.02.2020

Por Mauri Oliveira

A Copa contará com as 16 equipes que compõem o Consórcio de Desenvolvimento do Alto do Sertão. (Foto: Divulgação)

De 13 de março a 30 de abril, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Alto Sertão e a Associação dos Municípios da Serra Geral e Bacia do São Francisco realizarão a I Copa Intermunicipal de Futsal com as 16 equipes que compõem a instituição pública. São elas: Palmas de Monte Alto, Malhada, Candiba, Guanambi, Pindaí, Lagoa Real, Caetité, Ibiassucê, Urandi, Iuiú, Matina, Caculé, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Riacho de Santana e Igaporã.

Para direcionar os trabalhos foi realizado dia 7 de fevereiro, no Escritório de Projetos do CDS-Alto Sertão, o congresso técnico de planejamento com líderes, coordenadores e secretários de esportes dos respectivos municípios, além da equipe da Liga Alto Sertão de Desportos (LASD), para aprovação do regulamento e infraestrutura do evento. Os jogos serão realizados em turno único, com as equipes jogando entre si na primeira fase através de 04 zonais com quatro equipes/municípios em cada zonal (zonais I, II, III e IV) classificatórios; com as equipes jogando entre si em cada zonal; classificando-se os campeões e vice-campeões de cada zonal para a segunda fase em mais 02 zonais (V e VI) na segunda fase classificando-se os campeões e vice-campeões dos dois zonais; para o zonal (VII) semifinal, e o campeão e vice-campeão do zonal, semifinal (zonal VII) para a final da Copa em 02 jogos ida e volta, nos seus respectivos municípios que compõem o território do CDS ALTO SERTÃO.

A I Copa Alto Sertão de Futsal visa promover a integração e união das equipes municipais, além de fomentar a melhoria do índice técnico da modalidade esportiva do futsal em nossa região.

A Copa contará com as 16 equipes que compõem o Consórcio de Desenvolvimento do Alto do Sertão. (Foto: Divulgação)

Caraíbas: homem morre após entrar em confronto contra a PM em Vila Mariana

Sexta / 28.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

Com o indivíduo foram encontrados 1 revolver cal. 32, 3 munições deflagradas e 3 intactas, 4 papelotes de cocaína e 4 buchas de maconha. (Foto: Divulgação / Cipe Sudoeste)

Na noite desta quinta-feira (27), por volta das 19h30, policiais militares da Cipe Sudoeste foram recebidos a tiros enquanto realizavam patrulhamento ostensivo no distrito de Vila Mariana, em Caraíbas. Segundo informações da PM, os militares avistaram um indivíduo numa moto em atitude suspeita, na BA-407. Ao tentar a abordagem, os PMs foram surpreendidos por tiros, sendo obrigados a revidar. Ainda conforme a PM, cessados os disparos, a guarnição encontrou um homem ferido, que foi encaminhado ao hospital local, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A PM informou que com o indivíduo foram encontrados 1 revolver cal. 32, 3 munições cal 32 deflagradas e 3 munições intactas, R$ 67, 4 papelotes de cocaína e 4 buchas de maconha.

Brumado: auditório do Colégio Manoel Fernandes homenageará o Professor Odair Fábio Souza Teixeira

Sexta / 28.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito pelo Prefeito Eduardo Vasconcelos, na quinta-feira (27), por meio de sua rede social. (Foto: Reprodução / Instagram)

O prefeito Eduardo Vasconcelos anunciou, nesta quinta-feira (27), o nome do novo auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Manoel Fernandes, que será entregue nesta sexta-feira (28). O auditório homenageará o professor Odair Fábio Souza Teixeira, que já lecionou em várias escolas de brumado, inclusive no Manoel Fernandes.

No comunicado, feito por meio de uma rede social, o prefeito destaca a história de Odair com a educação em Brumado. “Desde pequeno [, Odair] deixava claro a sua vocação para a área educacional. Sua vida estudantil já apontava para isso, se formando em magistério no ano de 1994. Rapidamente ele foi lecionar em várias escolas do município, com destaque para a sua atuação no então Colégio Manoel Fernandes Santos. Em seguida exerceu várias funções na rede municipal de ensino, se tornando muito respeitado pela sua importante contribuição para a área educacional do município”, informou o prefeito, em nota, lembrando ainda que “em 2005 [, Odair] iniciou a sua vida acadêmica, cursando Biologia, mas, infelizmente, veio a falecer, deixando uma história de grande relevância” e que “devido a esse legado tão positivo” seu nome será dado ao auditório.

Secretaria da Administração prorroga para esta sexta (28) convocação do Partiu Estágio

Quinta / 27.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

A lista dos selecionados pode ser consultada no site da Saeb. Quem que não apresentar a documentação exigida, ou não se apresentar dentro do prazo, perderá a vaga automaticamente.

A Secretaria da Administração (Saeb) acaba de prorrogar o prazo para os novos convocados do Programa Partiu Estágio. Os 847 estudantes universitários, da capital e interior do estado, poderão realizar a entrega da documentação exigida até esta sexta-feira (28). A prorrogação é em decorrência do recesso de Carnaval no serviço público baiano, que retomou o expediente no dia de hoje (27).

O grupo foi convocado no dia 5 de fevereiro por e-mail, mensagens de celular e ligações por telefone para ocupar vagas ofertadas pelo terceiro edital do programa, publicado em setembro de 2019. A lista completa dos selecionados pode ser consultada no site institucional da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). Estudantes que não apresentarem toda a documentação exigida, ou não se apresentarem dentro do prazo, perderão a vaga de estágio automaticamente. Confira abaixo, no “leia mais”, a documentação necessária.

Este edital somou mais de 20 mil inscritos, que concorreram a uma das 2.838 oportunidades de estágio para 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/pólo de ensino na Bahia. Dúvidas sobre a seleção ou sobre as regras do Programa devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] O Partiu Estágio tem a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física. Sobre as vagas não reservadas, tiveram prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições EAD e presenciais, estaduais, federais e privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
.

Operação Carnaval: acidentes nas rodovias estaduais da Bahia deixam 4 mortos e 31 feridos

Quinta / 27.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os números indicam leve redução em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados foram 32 acidentes com cinco mortes. (Foto: Camila Souza / Divulgação)

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) registrou 33 acidentes, com 31 feridos e quatro mortos nas rodovias estaduais baianas durante a Operação Carnaval 2020. A fiscalização dos agentes nas rodovias começou na manhã da última quinta-feira (20) e foi encerrada na noite desta quarta-feira (26). De acordo com a PM, dos 31 feridos, 13 foram resgatados em estado grave e 18 com ferimentos leves. Os números indicam leve redução em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados foram 32 acidentes com cinco mortes.

Segundo a PM, durante a Operação Carnaval, foram abordados 13.879 pessoas e 9.194 veículos. Como resultado das abordagens preventivas, a PM recolheu 46 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), apreendeu 48 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), emitiu 2.809 autos de infração e recuperou três veículos. Ainda na operação, 10 pessoas foram conduzidas à delegacias, sete presas em flagrante e 84 veículos retidos. A Polícia Militar autuou 1.839 veículos por excesso de velocidade, com utilização de radares portáteis, e realizou 1.471 testes de alcoolemia. Desses, 116 condutores foram flagrados dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica. A ação teve atenção especial voltada para as rodovias mais movimentadas, como na região da Ilha de Itaparica (BA-001 e BA-046), Estrada do Coco/Linha Verde (BA-099), região de Saubara (BA-878), além do Recôncavo baiano (BR-420 e BA-878), BA 522, BA 523, BA 528/Estrada do Derba, BA 093 e nas vias de acesso.

Guia de Oportunidades do SineBahia: Pós-Carnaval com mais vagas para trabalho em Vitória da Conquista

Quinta / 27.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem se dirigir à uma das unidades do Sinebahia, das 9h às 18h, portando CTPS, RG e CPF. (Foto: Reprodução / Blog do Anderson)

O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. Os interessados devem se dirigir à uma das unidades do Sinebahia, localizadas no SAC CENTRO – Rua Rotary Club, 149, Centro, das 7h às 13h; ou SAC SHOPPING BOULEVARD – Avenida Olívia Flores, 2500, Candeias; das 9h às 18h, portando carteira de trabalho, identidade e CPF.

VAGAS SINEBAHIA VITÓRIA DA CONQUISTA (77 3422-9992 / 77 3424-2143)

  • Ajudante de Estruturas Metálicas
  • Atendente Balconista
  • Auxiliar de Faturamento
  • Barbeiro
  • Cabeleireiro
  • Conferente de Logística
  • Consultor de Vendas
  • Corretor de Seguros
  • desenhista de Páginas Da Internet (web designer)
  • Eletricista de Manutenção Industrial
  • Enfermeiro Nefrologista
  • Estoquista
  • Garçom
  • Instalador-reparador de Redes E Cabos Telefônicos
  • Mecânico de Auto Em Geral
  • Mecânico de Motocicletas
  • Mecânico de Automóvel
  • Mecânico de Equipamentos Industriais
  • Mecânico Eletricista de Automóveis (2)
  • Oficial de Serviços Gerais Na Manutenção de Edificações (2)
  • Operador de Máquinas Florestais (colheitadeira)
  • Operador de Laminador
  • Panfleteiro
  • Programador de Sistemas de Informação
  • Promotor de Vendas (3)
  • Representante Comercial Autônomo (2)
  • Representante Técnico de Vendas
  • Soldador
  • Técnico Em Manutenção de Equipamentos de Informática
  • Torneiro Mecânico
  • Tosador de Animais Domésticos
  • Vendedor de Serviços
  • Vendedor Pracista (6)

Saiba como participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Quinta / 27.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Olimpíada é realizada pelo Impa e promovida pelo MEC e MCTIC. A Sociedade Brasileira de Matemática também apoia a competição. (Foto: Reprodução / Obmep)

As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já estão abertas. As escolas são as responsáveis por inscrever os estudantes na competição, mas os alunos também podem solicitar que a escola os inscreva. O período de inscrições vão até 20 de março.

De acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organizador da competição, o aluno deve procurar os responsáveis pela escola — diretor, coordenador pedagógico ou professor de matemática — para informar sobre o interesse em participar. A inscrição das escolas é feita somente no site da Obmep - obmep.org.br. Cada escola indicará, no momento da inscrição, o número total de alunos para cada nível da Olimpíada. As escolas podem inscrever quantos alunos desejarem.

Para as escolas públicas, a inscrição é gratuita. Para as privadas, a adesão será feita mediante pagamento de uma taxa que varia de acordo com o número de alunos inscritos. Confira os valores no regulamento do prêmio.

Em 2019, a 15ª edição da Obmep registrou mais de 18 milhões de alunos inscritos, de 54,8 mil escolas. Um total de 99,71% dos municípios brasileiros teve ao menos um jovem concorrendo. A premiação concedeu 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas. A Olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) também apoia a competição.

Reconhecimento Facial captura 42 foragidos no Carnaval de Salvador

Quinta / 27.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os indivíduos foram conduzidos e passaram pelo processo de identificação humana, em alguns casos com o recurso do Face Check. (Foto: Vitor Barreto / SSP-BA)

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) auxiliou nas capturas de 42 foragidos da Justiça, no Carnaval de Salvador. Dado foi apresentado na manhã desta quarta-feira (25), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, durante coletiva de balanço da festa.

Entre os suspeitos flagrados (40 homens e duas mulheres), e com ordem judicial de prisão, estavam dois envolvidos em homicídios, 13 relacionados a tráfico de drogas, 14 procurados por roubos, três ligados a furtos, entre outros casos. Em todos os casos, a ferramenta tecnológica indicou semelhança acima de 90%. Os indivíduos foram conduzidos e passaram pelo processo de identificação humana, em alguns casos com o recurso do Face Check (foto da palma da mão e comparação das impressões digitais), ferramenta usada em fase de teste. "O Carnaval de 2020 confirma o nosso pioneirismo no uso de tecnologia de ponta em grandes eventos. Começamos na festa do ano passado, com o Reconhecimento Facial e tivemos um preso. Na Micareta de Feira alcançamos 33 foragidos e agora, encerramos a folia de Salvador com 42 capturados", comemorou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Pela primeira vez na história do Carnaval de Salvador foi possível afirmar a quantidade mais próxima da realidade de pessoas nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A contagem foi realizada pelo Sistema de Reconhecimento Facial, que também confirmou uma grande migração do público para o circuito orla. No total foram 11,7 milhões curtindo a festa entre quinta e a quarta de cinzas. Desses, 6,9 milhões se concentraram nos bairros da Barra e Ondina. No circuito Osmar (Centro) foram 3,4 milhões e no Batatinha (Centro Histórico) 1,4 milhões pessoas. "Se pegarmos o número geral de público e fizermos uma conta proporcional à quantidade de ocorrências, temos 0,003% de vítimas de delitos. É muito pouco levando em consideração uma festa de rua, com locais apertados, uso excessivo de álcool e, em alguns casos, de drogas ilícitas", comentou Barbosa. Acrescentou que ausência de morte na festa tem de ser exaltada.

O Carnaval de Salvador terminou sem registro de morte violenta nos três circuitos. Não houve também latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão dolosa seguida de morte. As tentativas de homicídio tiveram queda de 70%. Foram três casos computados este ano, contra 10 registros em 2019. Nos seis dias de festa 3.110 suspeitos foram conduzidos aos postos, resultando nas prisões em flagrante de 52 criminosos. Nas Centrais de Flagrantes a polícia contabilizou ainda cinco registros de armas brancas apreendidas. Durante a folia nove casos de importunação sexual foram registrados, um de homofobia, dois de racismo, 157 roubos (121 em 2019), 1.090 furtos (891 em 2019) e 120 lesões corporais (118 em 2019).

Fonte: SSP-BA

Brumado: caminhão cruza passagem de nível e é atingido por trem próximo ao SAC

Quinta / 27.02.2020

Por 97NEWS

O motorista do caminhão teve ferimentos leves e foi socorrido pelo Samu. Funcionários da VLI estão no local. (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Um caminhão e um trem se envolveram em um acidente na manhã desta quinta-feira (27) no cruzamento da linha férrea que fica localizado entre o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e a Universidade Estadual da Bahia (Uneb). De acordo com informações apuradas pelo site 97NEWS, o caminhão com placa de Livramento de Nossa Senhora que vinha sentido bairro São Felix ao Centro passou pela passagem de nível sem ouvir o sinal, quando foi atingido pela locomotiva. Com o impacto, o caminhão ficou preso na frente do vagão e foi arrastado por diversos metros até que o veículo de carga conseguisse parar. O motorista do caminhão teve ferimentos leves e foi socorrido pelo Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Funcionários da VLI estão no local.

Segundo testemunhas, o motorista do caminhão baú identificado como Milson Lima Silva de 37 anos ainda tentou acelerar, mas para não atingir um motociclista que seguia à sua frente, brecou bruscamente, momento este que foi atingido pela locomotiva. O trem não estava carregado. O maquinista não se feriu. De acordo com testemunhas, o sinal semafórico implantado no local funcionava perfeitamente, e o maquinista também buzinou por diversas vezes. "Não entendi o que pode ter acontecido, acho que ele se descuidou, porque o sinal estava ligado, a sirene funcionava e o trem veio buzinando. Mas acho que ele pensou que dava tempo, e não deu", relatou um mototaxista que presenciou o acidente.

Bahia recebeu 2,3 milhões de visitantes no Carnaval

Quinta / 27.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

Este ano, a receita turística do período é estimada em R$ 2,5 bilhões, afirma a Setur. (Foto: Reprodução / Internet)

Um total de 2,3 milhões é o número estimado de pessoas que visitaram todo o estado da Bahia no período do Carnaval, seja para curtir a folia em destinos como Salvador e Porto Seguro, ou para descansar em localidades do litoral ou da Chapada Diamantina. O crescimento foi de 5% em relação a 2019. Este ano, a receita turística do período é estimada em R$ 2,5 bilhões.

Para atender a demanda de turistas no período, mais de 400 voos extras foram disponibilizados pelas companhias aéreas para os principais destinos carnavalescos da Bahia, com destaque para Salvador e Porto Seguro. Já os cruzeiros marítimos trouxeram à capital cerca de 15 mil turistas nos dias de folia. O dia de maior movimento no porto foi na terça-feira (25), com a chegada de três transatlânticos. "A avaliação que fazemos é muito positiva, recebemos 2,3 milhões de turistas em todo o estado, mais de 700 mil em Salvador e, somente na terça-feira (dia 25), tivemos quatro grandes navios ancorados no porto. Por isso, montamos um esquema especial de vendas de abadás no local", afirmou o secretário estadual do Turismo (Setur), Fausto Franco, durante apresentação de balanço do Carnaval para a imprensa, realizada na manhã de quarta (26), no Quartel dos Aflitos, em Salvador.

Na 16ª edição, o projeto Guias e Monitores realizou um total de 145.321 atendimentos. Ao todo, 254 profissionais atuaram no receptivo especial, distribuídos nos portões de entrada de Salvador (aeroporto, rodoviária e porto), nos três circuitos do Carnaval da capital e em hotéis próximos, com o objetivo de prestar informações turísticas com qualidade e precisão. Eles estiveram presentes também em Praia do Forte, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Mar Grande (Vera Cruz/Ilha de Itaparica). Os atendimentos são realizados em até 10 línguas estrangeiras, inclusive yorubá e mandarim, e até na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Como estratégia para divulgar o Carnaval e destinos baianos em redes sociais e no YouTube, a Setur trouxe à Bahia 11 digital influencers dos Estados Unidos. Juntos, eles somam mais de 16 milhões de seguidores. Além de Salvador, os formadores de opinião visitaram localidades como Praia do Forte e a Chapada Diamantina.

A Setur também realizou pesquisa de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo nos principais circuitos do Carnaval e nos portões de entrada da capital baiana, além da Pesquisa de Desenvolvimento dos Meios de Hospedagem, com o objetivo de traçar o perfil dos turistas que visitam a cidade. Os resultados serão disponibilizados no Observatório do Turismo da Bahia.

Prefeitura de Brumado constitui comissão para apurar indícios de irregularidade na conduta de agente de trânsito da SMTT

Quinta / 27.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

A comissão terá o prazo de até 60 dias, a partir da ciência da Portaria, para conclusão do Processo Administrativo. (Foto: Wilker Porto / Agora Sudoeste)

A Prefeitura de Brumado, por meio da Portaria nº 087/2020, constituiu Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar indícios de irregularidade na conduta de Osmar Botelho Cavalcante Neto, servidor público da Superintendência Municipal de Transito e Transporte (SMTT). A comissão é composta pelos servidores Carlos Eduardo Trindade Leite (Fiscal de Obras), Margarete Almeida Cassemiro (Telefonista) e Fabíola Aguiar Pinheiro (Fiscal de Tributos). Eles terão o prazo de até 60 dias, a partir da ciência da Portaria, para conclusão do Processo Administrativo.

De acordo com a portaria, a comissão verificará a possível disponibilização de documentos oficiais da SMTT, por meio de Osmar Botelho, a terceiros. A Portaria considera “a gravidade dos fatos expostos em relatório apresentado pelo Superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, corroborado pelo laudo confeccionado pela Empresa Concessionária de Estacionamento, além de imagens e documentos que consubstanciam a necessidade de maior apuração acerca dos fatos”.