Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2019"

Carnês do IPTU já estão sendo distribuídos aos contribuintes de Caetité

Sábado / 02.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

A cota única tem vencimento em 30 de abril, com desconto de 5% para o contribuinte. (Foto: Direcom Pref. de Caetité)

A Prefeitura de Caetité começou a distribuir os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na quarta-feira, dia 30 de janeiro. A cota única tem vencimento em 30 de abril, com desconto de 5% para o contribuinte. Os contribuintes que são proprietários de imóveis na zona urbana de Caetité, que não receberem o seu carnê até o dia 20 de abril, deverão procurar a Gerência de Tributos.

De acordo com Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Cleômenes Júnior, o IPTU é a mais importante fonte de renda para o município, quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios para a população. “A receita oriunda do IPTU tem por objetivo garantir o bem-estar dos munícipes, destinando a receita para saúde, educação, limpeza pública, e outras áreas de interesse público”, explicou o secretário.

Paramirim: Prefeito solicita implantação do Banco do Nordeste na cidade

Sábado / 02.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a Prefeitura de Paramirim, o Banco do Nordeste faz empréstimo com juros de 4,7% ao ano, contribuindo para a redução da pobreza.

O prefeito de Paramirim, Gilberto Brito, por meio do Deputado Ronaldo Carletto, está na busca para que o Banco do Nordeste instale um posto de atendimento avançado em nossa cidade.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paramirim, o Banco do Nordeste faz empréstimo com juros de 4,7% ao ano, contribuindo para a redução da pobreza. A Prefeitura também ressalta que na agricultura familiar, por exemplo, o Banco do Nordeste dispõe de uma estrutura própria para atender os agricultores familiares em suas demandas por financiamento de custeio e de investimento pelo Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Mais uma usina de energia solar passa a operar em Bom Jesus da Lapa

Sábado / 02.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

“A Atlas só vem para somar os esforços que já existiam aqui, com a Enel e com todas as outras empresas que se instalaram em nosso município”, afirma o prefeito Eures Ribeiro.

A Atlas Renewable Energy inaugurou mais um complexo de energia solar em Bom Jesus da Lapa. O projeto conta com 204,1 mil módulos solares, que ocupam uma área de 150 hectares. A usina foi projetada para gerar 150 GWh por ano, energia suficiente para abastecer cerca de 82 mil residências anualmente e reduzir a emissão de mais de 61.125 toneladas de dióxido de carbono, de acordo com os cálculos da própria empresa.

O empreendimento começou a ser construído em 2017, com capacidade instalada de 67,1 MWp. Já o financiamento da usina foi garantido através do Banco do nordeste (BNB), apoiado por uma soma equivalente de garantias bancárias comerciais do BTG Pactual, do Banco ACB Brasil e do Banco Bradesco.

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), participou do evento de inauguração. Para ele, a chegada desse complexo ajuda a consolidar a cidade como uma grande produtora de energia solar no país. “A Atlas só vem para somar os esforços que já existiam aqui, com a Enel e com todas as outras empresas que se instalaram em nosso município”, afirma Eures.

Tanhaçu: Coelba comunica desligamento programado nesta segunda-feira (04)

Sábado / 02.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta segunda-feira (04), das 9h30 às 13h30, no Povoado de Várzea do Dantas, na zona rural de Tanhaçu.

De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem Aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários

Paramirim: Prefeito entrega veículos à população durante feira livre

Sexta / 01.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade, também foi entregue um rolo compactador, que será utilizado para trabalho de melhoria das estradas vicinais do município. (Fotos: Ascom Pref. de Paramirim)

No último sábado (26), na feira livre de Paramirim, o prefeito Gilberto Brito realizou a entrega simbólica do ônibus, para início do funcionamento do serviço público de transporte coletivo urbano, criado pela Lei Municipal n° 225, de 06 de dezembro de 2018. Na oportunidade, também foi entregue um rolo compactador, que será utilizado para trabalho de melhoria das estradas vicinais do município.

Partiu Estágio abre inscrições para mais de 2,3 mil vagas em órgãos estaduais

Sexta / 01.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

São 2.325 novas vagas remuneradas, disponíveis em 62 orgãos estaduais de 49 municípios baianos.

O programa Partiu Estágio, do Governo do Estado, está com as inscrições abertas até o dia 24 de fevereiro, para estudantes do nível superior matriculados em cursos presenciais de universidades baianas, que tenham concluído no mínimo a metade da carga horária. Os candidatos podem se inscrever através do site www.programaestagio.saeb.ba.gov.br.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom/BA), são 2.325 novas vagas remuneradas, disponíveis em 62 orgãos estaduais de 49 municípios baianos. Têm prioridade estudantes portadores de deficiência, aqueles que estão cadastrados no CadÚnico dos programas sociais do Governo Federal, e quem cursou todo o Ensino Médio da rede pública ou como bolsista na rede privada.

Fonte: Lina Magali / Secom-BA

Guanambi: Praça do Morro da Inácia será inaugurada na próxima semana

Sexta / 01.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

O espaço contará com urbanização em bloquetes, potente iluminação, quiosque, bancos e servirá como espaço de entretenimento e eventos da comunidade. (Foto: Ascom Guanambi)

A zona rural de Guanambi ganhará a sua primeira praça, localizada na Comunidade do Morro da Inácia, na região do Baixio. O Prefeito Jairo Magalhães, ao lado do vereador Tião Nunes, do ex-vereador Vá Donato, do secretário de Infraestrutura Márcio Luiz e de lideranças locais, visitaram a etapa final das obras nesta semana, onde atestaram a qualidade dos serviços. A inauguração ficou marcada para o próximo sábado (09), às 20 horas.

De acordo com a Prefeitura, o espaço contará com urbanização em bloquetes, potente iluminação, quiosque, bancos e servirá como espaço de entretenimento e eventos da comunidade. “Iremos na próxima semana entregar mais uma obra, fruto de compromisso firmado com os moradores”, comemorou Jairo.

Operação Hot Doc: Coordenador da 2ª Retran de Livramento é preso

Sexta / 01.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Edelson foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e extravio de documentos públicos. (Foto: Blog Regional)

A corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN/BA) esteve na ultima quinta-feira (31), na sede da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (RETRAN), no município de Livramento de Nossa Senhora, onde apontou diversas irregularidades, entre elas emplacamentos de veículos, emissão de nota fiscal falsa, inserção de dados falsos em planilhas verdadeiras. A ação faz parte da Operação Hot Doc – Documento Quente, deflagrada no dia 20 de dezembro de 2018, em Brumado (veja mais).

De acordo com informações do Blog Regional, o coordenador da 2ª RETRAN, identificado como Edelson Dourado Castro, foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e extravio de documentos públicos.

Na sede do órgão, um aviso fixado na parede informa que está temporariamente suspenso o atendimento da 2ª RETRAN e todos os procedimentos serão feitos na 18ª CIRETRAN, em Brumado.

Fonte: Blog Regional

Operação conjunta desmonta quadrilha de roubo a banco; além da Bahia, os criminosos também agiam em outros 4 estados

Sexta / 01.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os três indivíduos capturados, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, possuíam passagens e mandados em aberto. (Foto: Divulgação SSP/BA)

Uma operação integrada da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), que contou com as Polícias Civil e Militar e com o apoio da Polícia Federal, desarticulou uma organização criminosa responsável por roubos a bancos em pelo menos cinco estados, na tarde de quarta-feira (30). Os três indivíduos capturados, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, possuíam passagens e mandados em aberto.

De acordo com a SSP, os criminosos estavam sendo investigados desde o início de janeiro de 2019, quando sequestraram a tesoureira de um banco em Luís Eduardo e exigiram R$ 500 mil. O bando agia sempre na modalidade conhecida como 'sapatinho' (extorsão de funcionários de instituições financeiras).

Através de ações de inteligência, depoimentos e imagens de câmeras, os policiais da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado, além da PF, chegaram até Isaías Lopes de Sales - que utilizava nome falso de Robson Marques Herdeisa, José Francisco Sousa Costa Júnior e Benício Rodrigues Silva. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, oito aparelhos celulares, porção de maconha e documentos falsos.

Isaías e José possuíam mandados de prisões de outros estados e eram considerados foragidos da Justiça. Benício, por sua vez, responde a processos por tráfico de drogas, furto de veículo e porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: SSP/BA

Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, oito aparelhos celulares, porção de maconha e documentos falsos. (Foto: Divulgação SSP/BA)

Ruy Barbosa: Cipe Chapada localiza responsável por arrombar loja de celulares

Sexta / 01.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os PMs estavam patrulhando quando um cidadão informou que Andinho estava mantendo sua esposa, Judmila Santos de Jesus e filha em cárcere privado. (Foto: SSP/BA)

Com mandado de prisão em aberto por furto qualificado de uma loja de celulares, na cidade de Ruy Barbosa, em 16 de janeiro, Anderson de Jesus Ferreira, mas conhecido como Andinho, foi localizado na noite desta terça-feira (29), por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe /Chapada). Ele também era suspeito de um homicídio, cometido em novembro do ano passado, e do arrombamento da sede do Ministério Público no município.

De acordo com o Major PM Ricardo Passos, os PMs estavam fazendo patrulhamento quando um cidadão, que não se identificou, informou que Andinho estava mantendo sua esposa, Judmila Santos de Jesus e a filha do casal em cárcere privado. “Ao chegarmos na referida casa, ele percebeu a presença dos policiais e começou a atirar, e no confronto foi atingido. Levamos o suspeito para a Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, contudo ele não resistiu aos ferimentos”, explicou o oficial.

Com Andinho, os policiais encontraram um revólver calibre 32, duas armas artesanais, cinco cigarros de maconha e um celular. “Era um indivíduo muito perigoso, com várias passagens por roubo e furto e muito violento”, afirmou delegada Cláudia Bensabath, titular da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa.

Fonte: SSP/BA

Guanambi: Assinada Ordem de Serviço para construção da Praça das Algaboras, em Ceraíma

Sexta / 01.02.2019

Por Redação Sertão Hoje

Serão investidos R$ 140 mil reais com recursos próprios do município. (Foto: Ascom Pref. de Guanambi)

Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, assinou ordem de serviço para a construção e urbanização da Praça das Algarobas, no distrito de Ceraíma, local onde se concentra eventos tradicionais, como a cavalgada e eventos religiosos. Serão investidos R$ 140 mil reais com recursos próprios do município.

De acordo com a Prefeitura, a praça terá 2.000m² de pavimentação em pedra de São Tomé, além de bancos, moderna iluminação, inclusive mantendo a arborização original, preservando o meio ambiente. “Será um novo espaço para dotar Ceraíma de um local aprazível, onde a comunidade irá se reunir para o encontro das famílias e realizar seus eventos tradicionais”, destacou o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito também visitou a Escola Colônia Agrícola, onde ouviu pedidos de melhorias estruturais por parte da direção da unidade, ficando o compromisso da realização posterior de um levantamento técnico e orçamentário, para execução dos trabalhos.