Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "02/2018"

Brumado: Coelba comunica desligamento programado no sábado, dia 24

Quinta / 22.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado (24), das 9h30 às 14h30, na Fazenda Várzea Queimada, na localidade de São Sebastião, em Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Correios propõe acordo para devedores; Descontos de até 90%

Quinta / 22.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O maior benefício é o desconto de até 90%, relativo aos juros de mora de 1% por mês, que será oferecido aos clientes que optarem pelo pagamento à vista.

Os Correios recebem, até o dia 28 de março, propostas de renegociação de dívidas de clientes por meio do Programa de Realização de Acordos (Praect). Inspirado no Refis do governo federal e com base na Lei nº 9.469/97, o programa visa oferecer condições vantajosas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.  Entre as vantagens do acordo estão a possibilidade de refazer contratos comerciais com os Correios, a reutilização serviços à crédito e reabilitação para participar de licitações. O maior benefício é o desconto de até 90%, relativo aos juros de mora de 1% por mês, que será oferecido aos clientes que optarem pelo pagamento à vista. O saldo devedor também poderá ser pago em até 60 vezes, com desconto de 50% nos juros; ou em até 120 vezes, com 25% de desconto nos juros. No entanto, continua a incidir a correção monetária sobre o valor principal, acrescido dos honorários advocatícios.

O Praect destina-se a clientes que respondem a processos judiciais abertos pelos Correios, sejam decorrentes de contratos administrativos, comerciais ou títulos executivos, se ainda não judicializados. A dívida não pode ter ultrapassado R$ 5 milhões até 6 de abril de 2017. Os devedores somam 11 mil processos que podem se encaixar nesse tipo de acordo e cujo saldo equivale, apenas com a correção monetária, a quase R$ 1,2 bilhão devidos à empresa. É a primeira vez que os Correios propõem esse tipo de acordo e a expectativa é de que haja muitas adesões devido às condições oferecidas. A empresa está encaminhando telegramas aos clientes que se enquadram nessa situação. O cliente que ainda não foi contatado e tem interesse em participar do Praect pode obter informações no site dos Correios.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DOS CORREIOS

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado no domingo, dia 25

Quinta / 22.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo (25), das 6h30 às 16h20, na Avenida Barão do Rio Branco, Avenida Senador Nilo Coelho, Rua Dr. Joaquim Manoel, Rua Duque de Caxias, Rua Otavio Mangabeira, Rua Santa Catarina, Rua Tomaz Gonzaga, Travessa Barão do Rio Branco e Travessa Tomaz Gonzaga, no Centro, em Guanambi. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Prefeito de Caetité convida população para audiência pública

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A audiência tem como objetivo apresentar os Relatórios das Metas Fiscais e o relatório detalhado dos recursos da saúde. (Foto: Direcom Caetité)

O Prefeito de Caetité, Aldo Gondim, através da Assessoria Municipal de Comunicação, convida toda a população caetiteense para participar de uma audiência pública, que será realizada na próxima terça-feira (27), às 16h, na Câmara de Vereadores de Caetité. A audiência tem como objetivo apresentar os Relatórios das Metas Fiscais e o relatório detalhado dos recursos da saúde referentes ao 3º quadrimestre do exercício 2017, em cumprimento ao que determina o artigo 68 da Lei Orgânica Municipal, considerando o disposto no artigo 9º, Parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal.

Guajeru: Palestra realizada com motoristas discute regras do transporte escolar

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com o tema “As regras que regem o transporte escolar” o evento expôs as orientações quanto aos direitos e deveres da função de motorista. (Foto: Ascom Guajeru)

Neste último domingo (18), o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no Colégio Municipal uma palestra com os motoristas do transporte escolar que atuam no município. A palestra foi ministrada pelo Sargento PM Djalma Pereira da Silva, acompanhado do Soldado PM Edivo Oliveira da Cruz da 34ª CIPM de Rio do Antônio. Com o tema “As regras que regem o transporte escolar” o evento expôs as orientações quanto aos direitos e deveres da função de motorista. O tema foi amplamente discutido entre os participantes e os motoristas aproveitaram o momento para tirar dúvidas quanto ao trabalho realizado por eles com o transporte de alunos. A palestra também contou com a presença do coordenador do transporte escolar, o secretário de Transporte do Município, o representante da Empresa Silveira e o psicopedagogo professor Adelito Leite. Segundo a secretária de Educação, Terezinha de Souza, o objetivo da palestra foi de promover o aperfeiçoamento dos profissionais que exercem uma função extremamente importante para o desenvolvimento dos trabalhos docentes e considerando também o início das aulas já nesta semana.

Governo de Caculé investe na recuperação de estradas que ligam o município à Guajeru

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a prefeitura, as melhorias aplicadas nas estradas visam um acesso seguro à cidade de Caculé e algumas regiões do município de Guajeru. (Fotos: Ascom Caculé)

Após o encontro com agricultores da Comunidade de Pintada, onde discutiram o fortalecimento da agricultura familiar, o Governo de Caculé com o apoio do deputado Luciano Ribeiro atende a demanda e faz investimento na recuperação de estradas até as casas dos agricultores, limpezas e construções de aguadas. A prefeitura está realizando também o “Alargamento e tiragem das curvas” da estrada que liga as comunidades de Pintada, Tapagem, Morro e Passagem do Rio. Segundo o professor Sílvio Batysta, morador da Comunidade de Pintada, as melhorias feitas na estrada já podem ser notadas. “Já vemos a diferença e agora temos mais segurança ao trafegar pela via. O que antes era um obstáculo à frente do outro, com curvas perigosas e lugares que mal cabia um veículo, hoje já não se ver essas dificuldades”, finaliza o mesmo. Segundo a prefeitura, as melhorias aplicadas nas estradas visam um acesso seguro à cidade de Caculé e algumas regiões do município de Guajeru.

Polícia prende suspeitos de homicídio e apreende armas na região da Chapada

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ricardo Moreira da Silva (à esquerda) e Izael Moreira (direita) são suspeitos de participação no assassinato de um comerciante da localidade de Bananeira. (Fotos: SSP-BA)

Em duas ações realizadas nesta terça-feira (20), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada prendeu dois suspeitos de homicídios e apreendeu drogas e armas nos municípios de Itaetê e Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina.  Ricardo Moreira da Silva e Izael Moreira, ambos suspeitos de participação no assassinato de um conhecido comerciante da localidade de Bananeira, foram capturados no povoado de Rumo, cidade de Itaetê. De acordo com o comandante da Cipe Chapada, Major PM Ricardo Passos, com os criminosos foram apreendidos um revólver calibre 38, com seis cartuchos, duas espingardas de fabricação artesanal, e uma trouxa de maconha. Os presos e o material foram apresentados na Delegacia Territorial de Itaberaba.

Já no município de Ruy Barbosa as guarnições da especializada localizaram, em um imóvel situado no Povoado Morro das Flores, duas espingardas de fabricação caseira, uma bucha de maconha prensada, oito sacos para embalar drogas e uma máscara. O registro foi realizado na Delegacia Territorial de Ruy Barbosa. O Major destaca que os resultados foram alcançados com o apoio da comunidade, através de um aplicativo de mensagens disponibilizado pela unidade, passam informações valiosas para os policiais.

O Major destaca que os resultados foram alcançados com o apoio da comunidade, através de um aplicativo de mensagens disponibilizado pela unidade. (Foto: SSP-BA)

MEC aprova implantação de curso de medicina em Brumado e mais 3 municípios baianos

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

O edital abrange, no total, 22 cidades de todo o país. (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a implantação do curso de Medicina em instituições de Educação Superior Privada em quatro municípios baianos: Irecê, Porto Seguro, Valença e Brumado. O resultado do edital foi publicado nesta quarta-feira (21) pela pasta. O edital abrange, no total, 22 cidades de todo o país. As informações são do site Bahia Notícias.

Comitiva da INB busca novos negócios no exterior

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

“A INB é capaz de oferecer uma gama enorme de serviços. Precisamos conquistar uma fatia maior nesse mercado”, frisou o presidente da INB Reinaldo Gonzaga.

O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Reinaldo Gonzaga, está em viagem internacional em busca de novos negócios. A ideia é estreitar as relações comerciais com a empresa francesa Framatome e a coreana KNF (Korea Nuclear Fuel). Expandir os negócios está entre as metas previstas no Planejamento Estratégico da INB, traçado após estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  A comitiva que acompanha o presidente é formada pelo diretor de Combustível Nuclear, Marcelo Xavier, e o superintendente de Engenharia do Combustível, Márcio Adriano da Silva. “A INB é capaz de oferecer uma gama enorme de serviços, com o nível de qualidade exigida no cenário internacional. Esta é a razão desse contato com as empresas estrangeiras. A INB precisa conquistar uma fatia maior nesse mercado”, frisou o presidente Reinaldo. A primeira parada da comitiva será na França para uma visita à Framatome (antiga Areva) que produz combustível nuclear para várias empresas no mundo. Com o desligamento dos reatores alemães previstos para ocorrer até 2022, a empresa francesa terá apenas uma usina na Espanha semelhante à Angra 2 e 3. A INB tem a intenção de oferecer componentes e combustíveis para a planta espanhola.  Há ainda o projeto de instalar no Brasil as máquinas de solda a laser descomissionadas pela Framatone, que poderiam ser usadas na fabricação das grades espaçadoras dos combustíveis e gerar receita para a INB. Já na KNF, será discutida a possibilidade de ampliar a participação da INB na parceria hoje em curso entre as duas empresas. A INB quer aumentar a produção de bocais, que compõem o Elemento Combustível, para a empresa coreana. A comitiva da INB chega ao Brasil no dia 02 de março.

Oposição pode definir novo líder na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia

Quarta / 21.02.2018

Por Giselle Quintão

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) é um dos nomes cogitados para o cargo desde o ano passado para substituir o então líder deputado Leur Lomanto Junior (PMDB).

Uma reunião da bancada da oposição pode definir nesta terça-feira (20), o novo líder do grupo que faz oposição ao governador Rui Costa na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) é um dos nomes cogitados para o cargo desde o ano passado para substituir o então líder deputado Leur Lomanto Junior (PMDB). O assunto não está na pauta do bloco, mas essa discussão toma os corredores da Casa e a mídia já há algum tempo. Questionando sobre a possibilidade de assumir ao cargo, o deputado Luciano Ribeiro nega que esta seja uma decisão acertada e que será decidida em consenso com o grupo. “As decisões são tomadas de acordo com a vontade de uma maioria. È preciso extrair o posicionamento de cada parlamentar, avaliar o que é melhor para o grupo e decidirmos pela vontade da maioria, como sempre acontece.”, salientou Ribeiro.

Rui Costa anuncia editais com R$ 98 milhões para agricultura familiar

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os editais estarão disponíveis no site da SDR (www.sdr.ba.gov.br) após o lançamento.

Quatro editais de apoio à agricultura familiar, por meio do Projeto Bahia Produtiva, serão lançados na próxima semana. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa, ao lado do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, durante o #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelo Facebook, nesta terça-feira (20). Os editais representam um investimento de R$ 98 milhões. Dois editais são voltados às agroindústrias da agricultura familiar, com lançamento marcado para a próxima segunda (26), no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. O primeiro vai investir R$ 20 milhões em projetos para recuperação de agroindústrias. Já o segundo destinará R$ 60 milhões ao apoio à formação de alianças produtivas territoriais. "Fizemos um levantamento daquelas agroindústrias que estão paradas há pelo menos 20 anos e vamos apoiar para que volte a funcionar, gerando emprego e renda. São casas de farinha, unidades de mel, laticínios. Queremos colocar tudo para funcionar", afirmou Rui.  Outros dois editais, cada um com investimento de R$ 9 milhões, vão selecionar projetos socioambientais para comunidades quilombolas e povos indígenas. O lançamento será realizado na terça (27), no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Os editais estarão disponíveis no site da SDR (www.sdr.ba.gov.br) após o lançamento. As propostas podem ser apresentadas a partir do dia 1º de março. "Todos os projetos terão o crivo técnico para serem aceitos", acrescentou Rui. Nos últimos três anos, nove editais do Bahia Produtiva foram lançados, no valor de R$ 163 milhões. O projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, por meio de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

MPF convoca estagiários para Guanambi, Eunápolis e Salvador

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os cinco estudantes, de biblioteconomia, direito e jornalismo, devem comparecer às respectivas unidades até o dia 26 de fevereiro.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) convoca cinco estagiários aprovados no processo seletivo para vagas de nível superior nas áreas de biblioteconomia, direito e jornalismo. As estudantes de direito Ludmila Marim Amaral e Lhaiza Neves Soares foram convocadas para Eunápolis e Guanambi, respectivamente. Para Salvador, foram convocados os estudantes Alan Kássio Medrado de Araújo (biblioteconomia), Ariela Silva Barros (direito) e Danielle Jesus Santos (jornalismo). Os candidatos habilitados deverão se apresentar na respectiva unidade do MPF até o dia 26 de fevereiro, às 14h, portando os documentos detalhados no Edital de Convocação, que pode ser encontrado na página do candidato.

Luciano Ribeiro presta homenagem de congratulação à Guajeru

Quarta / 21.02.2018

Por Giselle Quintão

: O município foi emancipado pela Lei Estadual N° 4.402 de 25 de Fevereiro de 1985, assinada pelo então governador do Estado da Bahia, João Durval Carneiro.

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) prestou homenagem na Assembleia Legislativa da Bahia ao município de Guajeru pela passagem do seu 33º aniversário de emancipação política, a ser comemorado no próximo dia 25. O município teve a sua origem no Povoado de Santa Rosa do Panasco, criado como distrito de Condeúba, no final do século XIX e foi emancipado pela Lei Estadual N° 4.402 de 25 de Fevereiro de 1985, assinada pelo então governador do Estado da Bahia, João Durval Carneiro. Durante muitos anos, várias famílias viveram neste lugar, trabalhavam na agricultura e na criação de animais, principalmente de gado, galinha e cabra. Relacionavam-se com os povoados vizinhos e viviam com costumes sertanejos. O deputado Luciano Ribeiro desejou desenvolvimento social aos guajeruenses e progresso a esta terra abençoada.

Congresso aprova repasse extra de R$186 milhões aos municípios baianos

Quarta / 21.02.2018

Por Redação Sertão Hoje

A sessão que autorizou o repasse foi acompanhada em Brasília pelo presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. (Foto: UPB)

Um auxílio de R$ 186 milhões para os municípios baianos foi aprovado nesta terça-feira (20) pelo Congresso Nacional. A quantia foi reivindicada pelos prefeitos baianos em mobilizações desde novembro passado. O crédito no valor total de R$ 2 bilhões para todos os municípios do país vem da Medida Provisória 815/2017 que autoriza a União a transferir recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em 2018, destinado à superação de dificuldades financeiras emergenciais. A sessão que autorizou o repasse para as cidades foi acompanhada em Brasília pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. A expectativa dos gestores é usar os recursos para driblar a crise nos municípios. “Sentimos o fato deste apoio não ter chegado antes. Desde 2017 tínhamos a promessa desse recurso para ajudar a fechar as contas de final de ano, mas só agora se concretizou. É tardio, mas ajudará as administrações municipais a regularizarem algumas demandas em atraso”, disse Ribeiro. O presidente da UPB disse que o Movimento Municipalista continua mobilizado por mais recursos para os 417 municípios baianos. A promessa de repasse feita pelo governo federal perdurou até o último dia útil do ano, quando o presidente Temer emitiu decreto para efetuar o repasse somente no ano seguinte, vinculando a aplicação em saúde e educação. A atitude decepcionou os prefeitos brasileiros e prejudicou as prefeituras no cumprimento dos índices previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Deputado Luciano Ribeiro opina sobre divisão territorial entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas

Terça / 20.02.2018

Por Giselle Quintão

Segundo o deputado, os tribunais têm declarado inconstitucionais diversas leis aprovadas na Casa, tendo em vista a falta de consulta prévia à população.

O projeto de Lei Nº 21.766/16 que visa realinhar os limites territoriais entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia teve pedido de vista do deputado estadual Luciano Ribeiro, que pretende apresentar voto em separado a fim de adequar o mesmo à Norma Constitucional, através da qual se exige consulta prévia popular, por meio de plebiscito, para que haja a divisão pretendida. Segundo o deputado Luciano, os tribunais têm declarado inconstitucionais diversas leis aprovadas na Casa e contendo igual matéria, tendo em vista a falta de consulta prévia à população, “portanto, devemos evitar uma previsão já contida em lei”, salientou o parlamentar.